ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Palestra sobre a impórtância da identificação precoce dos sintomas do câncer infantojuvenil será realizada em Brumado

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, dia 28 de junho a partir das 18h30, Brumado vai sediar uma palestra sobre câncer infantojuvenil. Com o objetivo de informar a população sobre sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce, a palestra será ministrada pelo médico farmacêutico, citologista e coordenador do projeto "Passos que Salvam", o Dr. Eduardo Tadeu Silva, do Hospital de Câncer de Barretos. Serão abordadas as principais dúvidas sobre a doença, quais são os sinais que o corpo dá e também sobre quais são os caminhos para que a criança e o adolescente cheguem ao serviço de referência de maneira rápida e efetiva. A palestra foi idealizada pela equipe da "Caminhada Passos que Salvam", em conjunto com o Hospital de Câncer de Barretos. A entrada é gratuita e o evento será realizado no Auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, localizado na Praça Coronel Zeca Leite.

Câncer infantojuvenil

Mesmo sendo uma doença rara, o câncer infantojuvenil representa a segunda maior causa de mortes na faixa de 0 a 19 anos. Por outro lado, o índice de cura chega a 80% se diagnosticado precocemente. Considerando que são vários os sinais para os tipos mais comuns do câncer infantojuvenil, alguns sintomas, quando persistentes, merecem a atenção dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes. Febre persistente, hematomas pelo corpo, palidez sem explicação, diminuição da capacidade motora, dores nos ossos, fraqueza, dores de cabeça e vômito já pela manhã, aumento do tamanho da barriga, ínguas e caroços em regiões como virilha e pescoço e até mesmo presença de um brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash. Diante da persistência de qualquer um destes sinais, é ideal que se procure uma unidade básica de saúde e/ou um pediatra para que o acompanhamento seja feito e, se necessário, haja encaminhamento para unidades de referência.



Brumado: Ator dos filmes, 'Tropa de Elite 2' e 'Sertânia' apresentará monólogo premiado nesta terça (26) na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Descoberta das Américas, monólogo premiado e desde 2005 com diversas temporadas, será encenada em Brumado nesta terça-feira (26), ás 19h no Auditório do SEMAC, em apresentação única, pelo ator Júlio Adrião – um dos atores do elenco principal do filme 'Sertânia' que está sendo gravado em Brumado e que integrou o filme “Tropa de Elite 2”, no papel do governador do Rio de Janeiro. Esta apresentação não havia sido planejada, mas o ator gostou tanto da receptividade da cidade que resolveu retribuir. A peça faz o público embarcar na viagem de Cristóvão Colombo rumo ao Novo Mundo acompanhando o personagem Johan, um fugitivo da inquisição, que conta apenas com sua esperteza para se livrar dos perigos das terras recém-descobertas. O espetáculo que está nos palcos do Brasil e do exterior, é um texto de Dario Fo que rendeu a Júlio Adrião o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005, e com o qual vem se apresentando de forma regular. A entrada será franca, mas com cadeiras limitadas.



Brumado: VLI e Prefeitura se reúnem para alinhamento de ações na passagem de nível entre os bairros Centro e São Felix

Foto: Divulgação

Representantes da VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, reuniram-se com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, na último dia 06 de junho, para um alinhamento de ações no município. Prefeitura e empresa têm atuado juntas como pode ser observado na construção dapassagem de nível, que liga o Centro ao bairro São Félix. O projeto, que atende novos padrões exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, está em sua fase final. Faltando a instalação do semáforo ferroviário com mecanismo de avisos sonoros e visuais e a inspeção final.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Estudantes da rede estadual de Aracatu apresentam projeto sobre meio ambiente em Salvador

Foto: Divulgação

Alunas do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos da Rede Estadual de Educação participaram da Feira de Ciências da Bahia no Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICIA). As alunas Jizele Silva Almeida e Tamires Calixto dos Anjos, tiveram a orientação das professoras Emanoela Silva, Sara Pires e Iraci Nunes. As referidas estudantes apresentaram o projeto: "Gerenciamento dos Resíduos Sólidos no Município de Aracatu. Uma questão de sustentabilidade". O Projeto sinaliza a necessidade de repensar a coleta e descarte do lixo naquele município, apontando a consciência ecológica como ponto de partida para práticas sustentáveis através do uso de ecobags, aterro sanitário e uma Cooperativa para reciclagem. A FECIBA é a culminância do Programa Ciência na Escola (PCE), cujo objetivo é estimular a pedagogia de projetos de pesquisa oportunizando aos alunos o conhecimento dos problemas que a comunidade enfrenta, ao mesmo tempo que busca respostas para a realidade que necessita ser transformada. A experiência no evento foi muito significativa, uma vez que proporcionou trocas importantes para o crescimento pessoal e intelectual das estudantes que se dispuseram à construção de conhecimentos que justifiquem a teoria, que permitam práticas sociais mais humanas. À escola, possibilitou a reflexão acerca da adoção de práticas pedagógicas coerentes com a formação do cidadão protagonista e “cuidador” do Meio Ambiente. 



Últimos preparativos para o São Pedro dos Olhos D'Água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, uma reunião entre a Comissão Organizadora do São Pedro dos Olhos D'Água e os comerciantes de barracas. Estiveram presentes na reunião, o Major Adriano acompanhado do Capitão Valmary, Ednéia Ataíde, Secretária de Educação, João Nolasco, Secretário de Administração, Amarildo, Chefe de gabinete, André Leite, Secretário de Finanças e Douglas, Secretário de Infraestrutura. A reunião contou também com a participação dos fiscais de Tributos e da Vigilância Sanitária que deram as orientações necessárias para o bom andamento da festa. As discussões aconteceram de forma  democrática, e levando-se em consideração os anseios dos barraqueiros, ficou definido pela comissão que não haverá exclusividade de marca de cerveja na festa, o que facilitará o trabalho dos ambulantes. Foi definido também que o circuito da festa será fechado a partir de meio dia, e que só terá acesso pra armação de barracas o comerciante que apresentar a credencial devidamente regularizada, caso haja alguma irregularidade, os fiscais, juntamente com a Polícia Militar estará fazendo uma varredura no local pra deixar a estrutura toda em ordem. A prefeitura tembém ressaltou que o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) será emitido a partir de hoje (25),  para quem pegar o requerimento junto a fiscalização que estará atendendo nas dependências da Escola Armida Azevedo, situada a Praça do Evento, com data de vencimento até quinta-feira (28). Prezando pela segurança do evento, a comissão informa que será proibida a venda de bebidas em garrafas no circuito da festa e espetinho no palito.



‘Aqui tem muito assalto e imagina agora sem luz’, relatam moradores da Rua Vereador Paulo Chaves

Segundo os moradores já são mais de 15 dias que a luz do poste está queimada (Foto: Leitor 97NEWS)

Com o crescimento da criminalidade nos últimos anos na cidade de Brumado, locais que sempre foram considerados tranquilos, começaram a integrar a “mancha” criminosa na cidade. Um desses locais é o Bairro Jardim Brasil, um dos mais charmosos da cidade, mas que, agora, está tendo que conviver com constantes assaltos, principalmente no período noturno. Uma das ruas em que a prática de assaltos vem sendo constante é a Rua Vereador Paulo Chaves e, na manhã desta segunda-feira (25), os moradores da referia via entraram em contato com a redação do 97NEWS para relatar que um poste localizado no cruzamento com a Rua Ângelo Leite está há mais de 15 dias com a lâmpada queimada. “Aqui acontece assalto direto e agora com o poste desse jeito sem luz é que vai ficar ainda mais fácil para os bandidos”, expressaram. Eles esperam que o setor de iluminação pública resolva a situação com urgência.



Mecânico brumadense cai em golpe aplicado por estelionatário; prejuízo foi de R$ 45mil

O suposto golpista no momento da transferência do documento do veículo (Foto: 97NEWS)

Os golpistas continuam agindo de forma muito intensa em Brumado, sendo que algumas vítimas acabam tendo grandes prejuízos. Esse foi o caso do mecânico Edmundo de Amorim Meira (37), o qual acabou sendo envolvido por um estelionatário que se disse de Vitória da Conquista. Segundo ele “a lábia do bandido foi muito grande e ele acabou caindo no golpe, passando até o DUT do veículo”. Questionado como que aconteceu o caso ele narrou que “eu trabalho com compra e venda de veículos e anunciei o carro num grupo do Facebook e aí apareceu esse comprador que se interessou muito e garantiu que iria pagar a vista” e continuou descrevendo que “ele veio aqui em Brumado no último dia 14 e disse que o pai dele iria depositar o dinheiro. Fomos ao banco e acusou na minha conta um depósito de um cheque nesse valor, só que o dinheiro ainda estava bloqueado, mas, como ele era muito esperto e acabei indo ao cartório e transferindo o documento”. E, por fim, relatou que “quando fui ao banco o dinheiro não tinha caído, pois foi um falso deposito e, aí a ficha caiu e percebi que tomei um prejuízo de R$ 45 mil”. O carro, um Corolla cinza ano 2012 de placa policial NZJ -8138 – Brumado – Bahia já está sendo procurado e quem tiver informações pode entrar em contato com o mecânico Edmundo Meira pelo celular (77) 9.9972-7839 que está oferecendo uma recompensa de R$ 5mil para quem tiver informações que levem a recuperação do referido veículo (foto abaixo)

Os dados do veículo (Foto: Reprodução Facebook)


Solidariedade: Promoter se sensibiliza e realiza sonho de menino de ter uma bicicleta

O promoter Beto Bonelly no momento em que entregou a bicicleta para o pequeno João Gabriel (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O sonho de todos os meninos é ter uma bicicleta, mas, muitos, devido às condições de vulnerabilidade social, não podem ter a popular “magrela”. Buscando realizar o sonho de seu filho, o pequeno João Gabriel, de 07 anos de idade, a catadora de material reciclável Edna da Silva Santana (37) buscou o 97NEWS nesse sentido. Após a veiculação da matéria, o conceituado promoter, Beto Bonelly, se sensibilizou com a história e foi pessoalmente na residência onde João Gabriel entregar a bicicleta. Ele destacou que “eu fui uma criança carente, precisei vender picolé para sobrevir e sei muito bem o que é o sonho de querer ter uma bicicleta e não poder ter” e ainda emendou dizendo que “então, quando me deparei com a matéria não tive dúvidas, fui comprar a bicicleta para realizar o sonho do pequeno João Gabriel”. E finalizou relatando que “foi realmente uma grande emoção, pois o sonho de uma criança é algo fantástico”.



Barbaridade: Homem é encontrado morto com pés e as mãos decepados em Guanambi; ex-mulher é suspeita de participação no crime

Foto: Reprodução l Vilson Nunes

Um homem de 43 anos foi encontrado morto com os pés e mãos decepados no domingo (24) na cidade de Guanambi. O corpo de de Antônio Carlos Silva Martins, foi encontrado em estado avançado de putrefação, por policiais na zona rural da cidade. Segundo a polícia, ele foi assassinado a facadas, e a principal suspeita seria a ex-mulher. Ainda segundo a polícia, a ex-companheira da vítima, identificada como Maria da Glória da Silva de Almeida, 31 anos, ligou para o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) informando a localização exata do corpo. Já na delegacia, em depoimento ela confessou que o homicídio foi cometido por ela e seu atual companheiro Alessandro. A mulher relatou que o atual namorado desferiu os golpes de faca, mas assumiu ter sido ela quem atraiu Carlinhos ao local com a promessa de manter relações sexuais com ele. Segundo investigações, o crime ocorreu oito dias antes do fato, no dia 17 de junho. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. A ex-mulher está presa na Delegacia de Guanambi, mas o autor do crime conseguiu fugir.



Programa de TV faz leitura labial em Neymar e revela show de xingamentos

Foto: Reprodução

O quadro “Jogo Falado”, do programa “Fantástico”, exibiu neste domingo (24) as frases ditas por Neymar durante a partida contra a Costa Rica, na última sexta. O programa fez leitura labial no jogador brasileiro. O que se viu de Neymar foi um show de xingamentos. Um deles foi depois de ter sido advertido pelo árbitro. “Vai tomar no c…, vai se f…”, disparou. Depois, o juiz se aproximou dele. “Não toca em mim, não toca em mim”, falou. Depois do árbitro não marcar um pênalti cometido em cima dele na área, Neymar voltou a xingar: “Vai tomar no c…”. Em outro momento, discutiu com um adversário: “Filho da p…”.



Brumado: Caso suspeito de H1N1; paciente está internado na UTI do HMPMN em estado grave

A Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. A gripe suína é uma doença causada por alguns dos vários tipos de vírus influenza. A primeira pandemia de que se tem registro foi no ano de 2009 e, de lá para cá, o vírus vem sofrendo constantes mutações. Na Bahia, os casos aumentaram em cerca de 30% neste ano e, que já teriam passado de 100, segundo dados ainda não oficiais, com o registro de 12 óbitos. Em Brumado ainda não existe um registro oficial da doença, mas nesse feriado de São João um caso com forte suspeita da H1N1 pode quebrar essa escrita, o que acende o alerta na cidade, já que muita gente está ficando gripada devido às temperaturas mais baixas e a garoa dos últimos dias. O 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que confirmou a suspeita da doença e ainda informou que o estado do paciente, que é morador da Comunidade de Lagoa Funda, e que está internado na UTI do Hospital Magalhães Neto, inspira muitos cuidados. Ele também informou que todas as medidas já estão sendo adotadas, tanto que a partir de hoje (25), a campanha está sendo ampliada para crianças até 10 anos e adultos entre 50 e 59 anos. O material já foi recolhido e o resultado oficial deverá sair em 15 dias. Então, a população deve tomar todas as precauções para evitar o contágio, já que as temperaturas devem continuar baixas, inclusive com possibilidade de garoa, o que é um ambiente propício para a propagação do vírus.



Fonoaudiologia na Clínica Master com Drª Marcela Cássia

Foto: Divulgação

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde que previne, avalia e trata distúrbios e alterações orofaciais, auditivas, cognitivas, da linguagem oral e escrita, da deglutição e da aprendizagem, além de atuar no aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz. A fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana em todos os seus aspectos, desde o desenvolvimento até o aperfeiçoamento de suas funções. Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente fonoaudióloga Drª. Marcela Cássia. CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, 99991-5396 e 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Copa da Rússia: Decisão do líder do Grupo A e definição do Grupo B

(Foto: Reprodução)

A Copa do Mundo da Rússia começa a afunilar e ter a sua sequência desenhada a partir desta segunda-feira (25). No grupo A da competição, a dona da casa enfrenta o Uruguai na Arena Samara, às 11h. O vencedor se garante como líder da chave. Em caso de empate, os russos ganham o grupo pela grande margem no saldo de gols. Na mesma hora, o Egito de Mohamed Salah enfrenta a Arábia Saudita em Volgogrado apenas para cumprir tabela. O grupo B, por sua vez, vai ter mais emoção. No estádio de Kalingrado, às 15h, A Espanha enfrenta o Marrocos e tem a possibilidade de se garantir como líder. A garantia da Fúria como primeira do grupo depende do duelo entre Irã e Portugal, na Arena Mordovia. A equipe do craque Cristiano Ronaldo vai ter que segurar os atletas do Oriente Médio, que possuem três pontos na chave e ainda tem chances de classificação. 



Rui Costa reúne ‘conselho político’ para apresentar chapa; anuncio não passa dessa semana, apostam aliados

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O governador Rui Costa (PT) vai passar a tarde de hoje (25) reunido com o que chama de “conselho político” no hotel Matiz, em Salvador. À imprensa, o chefe do Palácio de Ondina já confirmou que vai apresentar aos partidos o desenho da chapa que deve concorrer à reeleição este ano. Muitos apostam que dessa semana não passa o anúncio público da chapa, ainda que todos saibam que ele será candidato à reeleição, Leão concorrerá à vice, Coronel e Wagner ao Senado. A surpresa deve ficar para as suplências, disputadas a unhas e dentes nestes últimos dias.

 



Ministro do STF homologa duas delações fechadas pela PF; casos estão em sigilo

Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, homologou duas delações firmadas pela Polícia Federal. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os casos, sobre parlamentares, estão sob sigilo.  Ao menos um dos acordos foi chancelado antes mesmo do julgamento da semana passada em que a Corte confirmou a competência da PF para fechar colaborações. O relato de um dos delatores já foi remetido pelo ministro à primeira instância, para onde os autos relativos ao caso foram baixados. O segundo ainda está sob a guarda do STF.



97NEWS deseja a todos um Feliz São João

Meu coração é nordestino

Meu coração é nordestino
Ele bate mais forte no mês junino.
Corre no vento contra o destino
Que eu escolhi desde menino.

Apaixonado pelo nordeste eu sempre serei
Eu amo a Bahia podes crê meu rei
porque tem muita beleza e muita história para contar

Vamos cair no forró, 
vamos se esbaldar e se alegrar, 
Vamos os amigos abraçar
e o nosso amor beijar. 


Visse, cabra arretado óia só oque vou de falar aqui tem quadriá e quentão, pamonha e salão com muito forró para dançar. 
 



Irresistível: As delícias do São João com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

Só na Padaria Divina você encontra as delícias para o seu São João com preços bem acessíveis. Av. Antônio Francisco da Silva, 200, Bairro do Tanque (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

São João é tempo de festa, mas um dos atrativos especiais desta data tão representativa são as delícias da culinária junina, as quais são irresistíveis. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que foi recém-inaugurada, trazendo uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor, a Padaria Divina está com uma grande variedade de produtos para deixar o seu São João ainda mais saboroso. São bolos, tortas, pães, tapiocas dos mais variados sabores compondo um mix de produtos que primam pela qualidade. Um dos destaques são os bolos de mandioca ralada e o de milho na palha, os quais merecem ser degustados pelos que apreciam o bom paladar. Outra dica maravilhosa são as pizzas brotinho, que tem um toque especial e um sabor único. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. Confira as fotos das delícias que, com certeza, lhe darão água na boca: 



A síndrome metabólica e o sedentarismo

(Foto: Reprodução)

Centenas de milhares de anos atrás, o ser humano era uma espécie de caçador e coletor nômade que andava, em média, cerca de dez quilômetros por dia. Passado alguns séculos, a humanidade desenvolveu a agricultura e passou a pegar pesado no batente. Aliás, imagine construir aquelas cidades das antigas civilizações sem o uso de máquinas? Ah tá, tiveram os ETs também, mas eles não contam. Mais recentemente ocorreu a Revolução Industrial e muito do que se fazia por trabalho bruto foi alçado às máquinas. Tudo isso, facilitou a vida de muitos e trouxe diversos benefícios, mas como tudo no mundo, há um outro lado da moeda, é necessário enxergar também os pesares da dependência tecnológica. Em pouquíssimo tempo, a tecnologia avançou de um modo impressionante. Atualmente, cerca de metade do trabalho feito no mundo ocidental acontece por meio de computadores. Isso significa que quem trabalha em desktops fica sentado, em um dia só, de 11 a 15 horas, em média, aumentando o sedentarismo. Isso inclui o tempo médio de trabalho, cerca de 8 horas por dia, com o tempo livre em casa, no sofá, ou sentando no carro/ônibus enquanto se locomove pela cidade. Se você ainda estuda no meio dessa rotina, a média é ainda maior.

A síndrome metabólica


O termo “doença de ficar sentado” não existe - na verdade, é uma tradução literal de outro termo que também não existe - cunhado pela comunidade médica e científica para se referir à síndrome metabólica e aos maus efeitos de um estilo de vida demasiado sedentário. Esta síndrome pode acarretar na desregulação da fisiologia de todo nosso organismo, por exemplo; na liberação de hormônios, no funcionamento da circulação sanguínea, na absorção da glicose pelas células, na pressão arterial, na função renal, na concentração e alteração do sistema imunológico. Atitudes como usar somente o carro para meio de locomoção e passar boa parte do dia encarando a tela do computador ou da TV prejudicam sua saúde. Esse tempo que passamos sentados, parados, está associado a um risco maior de doenças do coração, diabetes, câncer, imunodepressão e até depressão. Um estudo da Australia’s Sax Institute descobriu que pessoas que praticam o sedentarismo e passam mais de 11 horas sentadas tem cerca de 40% de chances a mais de morrer dentro dos próximos 3 anos do que quem passa apenas 4 horas. Isso acontece porque as enzimas responsáveis pelo metabolismo de gorduras e açúcares na corrente sanguínea “vão dormir” depois de 60 ou 90 minutos de inatividade física. Ou seja, já é bem menos do que o tempo médio que você fica sentado em frente ao computador, pode ter certeza. Essas enzimas são acionadas com o movimento do corpo, é isso que regula a quantidade de açúcar e melhora de colesterol no corpo: baixo movimento e baixa produção de enzimas contribuem para ganho de peso, diabetes e diminuição do HDL - o colesterol bom.


O que fazer?

Nesses casos, por mais que uma hora de exercício diário seja algo positivo de se fazer, ainda não vai compensar o resto do tempo em que seu corpo se mantém inerte. O melhor a ser feito é, durante todo o seu dia, a cada hora, dar uma pausa na postura de trabalho e acordar seu metabolismo. Isso serve desde uma caminhada até o café, ou o banheiro, ou só ficar de pé e fazer qualquer movimentos muscular com as pernas. Isso tudo ajuda de forma acumulativa: mantendo suas enzimas despertas por mais tempo. A postura na cadeira também é importante de se notar: suas costas sofrem mais quando você está sentado do que em pé. Sentando-se de forma reclinada, você reduz a tensão na sua espinha. Pequenas atitudes fora do trabalho também são bem vindas: alguns minutos a mais de caminhada para ir para ao ponto de ônibus ou escolher descer dele um pouco antes ou depois, subir as escadas normais na estação de metrô ao invés de escadas rolantes, deixar o carro na garagem quando fizer viagens curtas (e você ainda diminui a emissão de gases prejudiciais à atmosfera, dois pontos pra você!) e não ficar preso à TV e ao computador quando estiver em casa. Às vezes, você quer se mexer, é um desejo primordial do homem. Não deixe a preguiça tomar conta de você nessas horas e não fique muito tempo sentado!

CONTINUE LENDO


'Fui traída por todos eles', afirmou Deborah Secco sobre polêmica envolvendo ex-namorados

Débora também falou sobre a forma como lidava com os seus relacionamentos | Foto: Reprodução

A atriz Deborah Secco deu novas declarações a respeito de traições em seus relacionamentos passados em entrevista ao programa "Conversa com Bial", da Globo, que foi ao ar na quinta-feira (21). Ela garantiu também ter sido vítima da infidelidade dos parceiros. "No caso de todos esses homens que falei, eu fui traída por todos eles. Isso nunca virou uma grande questão, né? É normal, tadinhos, eles traírem é normal. Agora, eu traí-los virou uma grande questão. Acho que isso é um quadro da nossa sociedade ainda muito machista, afirmou durante o programa. Débora também falou sobre a forma como lidava com os seus relacionamentos. "É muito triste eu assumir isso perante vocês, mas é verdade. Eu não tinha força pra me livrar da relação, mas não fazia tudo pra ser bom, não. Fazia tudo pra outra pessoa se livrar de mim", explicou

 



O que é a microtraição e quando ela se transforma em traição de verdade?

Especialistas dizem que enviar mensagens para outra pessoa pode ser considerada uma microtraição | DANAE DIAZ/BBC THREE

Houve um tempo em que ser infiel estava relacionado a uma mancha de batom no pescoço, a um cheiro de perfume na lapela da camisa ou a um recibo incriminador no bolso da calça. Mesmo quando as redes sociais começaram a aparecer, as pistas eram claras: um beijo em uma foto de festa ou alguém observando o que não deveria. Mas agora, na era de aplicativos de namoro e mensagens diretas, as coisas se tornaram um pouco mais complicadas. E é aqui que entra em cena a microtraição, a palavra do momento quando se trata de infidelidade. Como o nome sugere, a microtraição tem a ver com aquelas pequenas coisas que alguém pode pensar que não são tão ruins, mas podem ser. E aí está o dilema: se pode haver ações sutis, como definir a microtraição? E realmente pode haver algo como "traindo, mas só um pouco"? Sim, diz Martin Graff, professor de psicologia da Universidade de South Wales, no Reino Unido. Em um artigo recente publicado por uma revista de psicologia, ela explica como a infidelidade evoluiu à medida que nossas vidas se voltaram mais para a internet. Graff define microtraição como qualquer ato ou comportamento de alguém em um relacionamento que indica o envolvimento emocional ou físico com uma terceira pessoa.

 

Indícios da infidelidade

Antes dos smartphones, a microtraição poderia ser aquela de tirar a aliança de casamento quando se sai para uma festa. Mas, na era digital, é mais fácil do que nunca dar sinais a alguém de que você está disponível.

Nichi Hodgson, autor de um livro sobre namoro, concorda que a microtraição dá nome a algo que já existia antes.

"Mesmo no século 18, as pessoas flertavam com cartas inadequadas ou revelavam pensamentos indevidos em seus diários", diz ele à BBC. "O que mudou é que agora temos ferramentas que facilitam a microtraição mais do que nunca."

No entanto, Graff diz que, embora a microtraição nem sempre signifique que você esteja traindo seu parceiro, ela é um comportamento que pode levar à infidelidade. É como preparar o terreno.

"O fato de nos comunicarmos cada vez mais na Internet torna as relações cada vez mais ambíguas", explica ele.

Neste mundo obscuro de "microtraição", existe alguma maneira definida de saber se alguém está sendo enganado ou se está trapaceando?

Aqui estão quatro cenários possíveis, que discutimos com Graff, Nichi e a especialista em relacionamentos Leila Collins.

1. Enviar uma mensagem para o seu ex

Você está em um show com seu parceiro. E acontece que os shows de abertura são a banda favorita do seu ex. Você tira uma foto e envia para ele. 24 horas depois, ele responde com um beijo no final da mensagem. Se você continuar a conversa, você está sendo infiel?

Os especialistas dizem:

Nichi: "Não há nada de errado em estar em contato com o seu ex. A situação é aceitável desde que você não esteja procurando uma reconciliação, esteja entediado ou procurando atenção. Muitas pessoas escrevem para o seu/sua ex para dar uma enaltecida em seu ego, se elas sabem que essa pessoa ainda tem algum sentimento em relação a eles/elas."

Leila: "Por que você gostaria de entrar em contato com um ex se o relacionamento terminou? Não importa qual seja a intenção, não está certo. Eu diria que isso é traição."

Nível de infidelidade: 3/5

Línea

2. 'Curtir' as postagens de alguém nas redes sociais

Você está na cama. Você apaga as luzes, mas não consegue dormir. Você começa a mexer o polegar no Instagram e a curtir fotos de alguém com quem, se você não estivesse em um relacionamento, gostaria de estar. Você faz o mesmo durante o almoço e no ônibus a caminho de casa você deixa alguns emojis em suas últimas publicações, incluindo um coração.

Os especialistas dizem:

Nichi: "Pessoas que se sentem inseguras podem ficar mais chateadas que as outras e talvez seja um sinal de que há um problema maior no relacionamento delas. Curtir os posts de alguém não é necessariamente uma coisa para você se sentir mal, mas se você fizer isso com frequência nos posts da mesma pessoa, pode ser preocupante."

Martin: "É algo ambíguo. A hora do dia em que isso é feito é um bom indicador de se há algo mais."

Nível de infidelidade: 2/5 se for antes do anoitecer, 5/5 à noite.

Línea

3. Construir uma amizade 'platônica' na internet

Você saiu de férias com um grupo de amigos da universidade e teve um grande momento com alguém da sua turma. Tornar-se amigo do Facebook parecia um passo lógico. De lá, vocês começaram a se seguir no Instagram. De repente, um dia você recebe uma mensagem pedindo o número: ele quer falar com você sobre o trabalho do curso.

Os especialistas dizem:

Leila: "Você tem que ser honesto e decente sobre isso. Se você está em um relacionamento estável com alguém e troca essas mensagens, isso não está certo."

Nichi: "Muitas vezes encontramos pessoas com as quais temos coisas em comum, acho que não há nada de errado com isso, mas você precisa ser muito claro com a outra pessoa para ela entender que é apenas amizade. Se você começar a trocar mensagens diretas, que são formas privadas de comunicação, você está escondendo alguma coisa."

Nível de infidelidade: 4/5

Línea

4. Não excluir seu perfil em aplicativos de namoro

Depois de vários meses usando aplicativos de namoro, você passou algum tempo no que parece se tornar um relacionamento real. É ótimo, mas você ainda não decidiu excluir seu perfil nos aplicativos. Você até os usa quando está entediado.

Os especialistas dizem:

Nichi: "Não apagar o seu perfil de aplicativos de namoro é completamente indesculpável, é também um movimento de poder para fazer a outra pessoa se sentir ansiosa sobre o fato de que você não a eliminou."

Leila: "É cruel e inaceitável, não é só 'microtraição', mas 'macrotraição'. Por que você gostaria de se comunicar com outra pessoa se você está em um relacionamento? Eu entendo toda a comunicação que você não revela ao seu parceiro como um infidelidade, sem exceção."

Nível de infidelidade: 10/5

CONTINUE LENDO