ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Entidades defendem exame obrigatório de proficiência em medicina

(Foto: Reprodução)

A maior parte das entidades médicas que participaram do 8º Encontro Nacional de Entidades Médicas defenderam a realização de um exame nacional obrigatório de proficiência em medicina. Foram 85% votos a favor, de um total de mais de 150 delegados. Atualmente, alguns conselhos regionais aplicam exames, mas a participação não é obrigatória e o médico pode obter o registro mesmo se for reprovado. Segundo a Agência Brasil, o Projeto de Lei 165/2017, que trata de um exame nacional e obrigatório, tramita no Senado e tem como relator o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Em março, a Associação Médica Brasileira (AMB) já havia definido que atuaria em prol da criação de lei para instituição do exame para egressos do curso de medicina. Os formados que não forem aprovados na prova não poderiam receber o registro e estariam impedidos de exercer a medicina. A expectativa, agora, é que entidades atuem juntas pela causa. "Entendemos que o Exame Nacional Obrigatório de Proficiência em Medicina é urgente e necessário para protegermos os pacientes de serem atendidos por médicos sem formação de qualidade", avaliou o presidente da AMB, Lincoln Ferreira, por meio de nota. "As escolas médicas precisam ser avaliadas e os alunos também. E quem não estiver preparado não poderá exercer a medicina", completou. Além da AMB, o 8º Encontro Nacional das Entidades Médicas reúne delegados do Conselho Federal de Medicina da Federação Nacional dos Médicos e da Federação Médica Brasileira (FMB).



Brumado: Agentes de Endemias recebem 36 tabletes; apesar dos avanços eles continuam insatisfeitos

O momento da entrega dos tabletes aos agentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em meio à crise que passa o setor de endemias, que foi, inclusive, citada em veiculação do 97NEWS, onde foi retratada a situação da precariedade das bolsas e fardas dos agentes, a administração municipal, segundo os próprios agentes, acabou agindo na contramão dos pedidos. O mote da nova insatisfação é que o prefeito, juntamente com o secretário de saúde, fez a entrega de 36 tabletes, os quais serão utilizados no sentido de dar mais qualidade aos trabalhos, que integra um amplo processo de automação dos servidores em Brumado. Há seis meses, o prefeito também havia entregado vários tabletes aos agentes comunitários do município. Segundo a prefeitura, com a informatização dos trabalhos dos funcionários, houve um aumento de 600% da produção dos servidores. Mas em meio à esta informatização, os agentes voltam a questionar que "falta farda, mochila e outros acessórios que todos os dias usamos nas visitas. Um agente não pode ter só uma farda ou uma só mochila, esse material tem que ser trocado à cada 6 meses, pois existe um desgaste muito grande”. Então, a situação, apesar dos avanços volta a mostrar um paradigma de que se “engole um camelo e se engasga com um mosquito”, ou seja, são resolvidos grandes problemas, enquanto os pequenos, que seriam até muito mais fácil de serem resolvidos, ainda persistem.  

Os agentes continuam reclamando da situação das bolsas e mochilas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Moradores do Campo Seco denunciam vazamento de água

Segundo os moradores do Campo Seco a água está vazando há vários dias (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

Em meio a campanhas de racionamento e até economia no mundo, o consumo consciente da água, vem crescendo a cada dia. Mas parece que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não vem dando muita importância para isso. Fato este que, há cerca de sete dias atrás os moradores da Rua João Caires Sobrinho, no Bairro Malhada Branca, reclamaram de um vazamento iniciado há cinco meses atrás, e mesmo depois da reportagem, o vazamento continua. De acordo com Carlos Evilásio Ferreira de Santana, 52 anos, eletrotécnico, morador da rua, o vazamento acontece na rede principal da via. "Está jorrando um volume muito grande de água há cinco meses, dá até dor no coração ver tanto desperdício. Informamos a Embasa várias vezes, inclusive quando dois funcionários terceirizados vieram realizar uma ligação na mesma rua, informamos à eles, mas até agora não recebemos resposta", enfatiza. Outra situação semelhante foi passada a redação do 97NEWS na manhã desta quinta-feira (28), onde moradores da comunidade de Campo Seco registraram em foto um vazamento na rede principal que fornece água para a comunidade. Por causa do rompimento do cano, a água pode ser vista escorrendo pela estrada vicinal. O vendedor William Fernando, de 23 anos, diz que trabalha na cidade e todos os dias presencia veículos pesados passando pelo local. "Não adianta a Embasa vir aqui e consertar, tem que afundar o cano um pouco mais, porque vários veículos de carga passam pelo local", relatou. Quem testemunhar algum desperdício ou quiser solicitar os serviços da Embasa pode ligar para o número 0800 0555 195.

 

 



Mulher é presa com R$ 700 mil em diamantes na Chapada Diamantina; ela diz ter comprado de cacique

Foto: Divulgação | PRF

Uma mulher de 40 anos foi presa com pedras de diamante após fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-242, em Seabra, na Chapada Diamantina. Os policiais abordaram um ônibus de transporte interestadual que seguia de Alta Floresta (MT) com destino a Recife (PE). As pedras de diamante que estavam escondidas nas roupas e em uma bolsa da passageira. A suspeita informou à polícia que foi contratada para comprar as pedras em Cacoal (RO), com um cacique indígena, e levar até a capital de Pernambuco. A mulher foi presa em flagrante e responderá pelo crime de usurpação contra o patrimônio da União, previsto na Lei 8.176/91, ou seja, por exploração de matéria-prima pertencente à união.



Após receber ajuda de colaboradores, pequeno Cristian Enrique consegue consulta particular e é diagnosticado com asma

A jovem dona-de-casa Raquel Ramos e seu filho o pequeno Cristian Enrique no momento da compra dos medicamentos que foram obtidos por meio de doações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O drama da jovem dona-de-casa Raquel Nascimento Ramos (20), que foi retratado pelo 97NEWS, acabou tendo um final bem melhor do que o esperado. A situação que beirou o desespero, após uma colocação feita por uma médica que atende na UBS do Caic, a qual teria ventilado a possibilidade de que o filho da jovem, o pequeno Cristian Enrique, de apenas 05 anos, poderia estar com sopro no coração, acabou não se confirmando. O caso se iniciou com uma visita da equipe do 97NEWS à residência da dona-de-casa, onde se verificou a dificuldade do menino para respirar. Diante disso a jovem iniciou uma verdadeira “via crucis”, com idas e vindas ao Hospital Magalhães Neto e a UBS do Caic, as quais não tiveram solução, já que o “jogo de empurra” que está em vigor acabou disparando o gatilho da solidariedade, onde colaboradores, sensibilizados com a matéria, se reuniram e pagaram uma consulta particular para o menino, que passou por um experiente cardiologista, que afirmou que o diagnóstico era de asma e não de sopro no coração como tinha sido sugerido. Ele também afirmou que se os médicos da UBS tivessem examinado realmente o menino, seria fácil de detectar que ele era asmático. Então, ao contrário do que se divulga, a área de saúde em Brumado ainda precisa avançar muito mais, pois são inúmeros os casos de negligência médica que vêm acontecendo, principalmente envolvendo crianças, como foi o caso da bebê de dois meses que ficou com ferimentos no pé, devido a erro na aplicação de soro. Vale ressaltar que os colaboradores também pagaram os medicamentos e a bombinha que será utilizada a partir de agora pelo menino. Raquel ficou muito aliviada e agradeceu a solidariedade das pessoas que se comoveram com a sua situação.



Vereadora Lia Teixeira comemora anúncio de obras de grande relevância para Umburanas e Cristalândia

A vereadora Lia Teixeira comemorou as conquistas históricas anunciadas pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Com um histórico muito significativo de ações em prol de Umburanas e Cristalândia, a vereadora Lia Teixeira (PDT) teve um motivo muito especial para comemorar novas importantes conquistas para essas duas localidades, já que, nesta quarta-feira (27), durante evento de oficialização do Curso de Medicina para Brumado, o prefeito Eduardo Vasconcelos anunciou a abertura de um conjunto de licitações que envolverão obras de grande relevância para o município, dentre as quais estão incluídas a pavimentação asfáltica das estradas vicinais que fazem a ligação da sede do município até as escolas municipais de Umburanas e Cristalândia, o que irá promover um grande salto estrutural para os referidos locais. Então, provavelmente após o mês de agosto as obras serão iniciadas, as quais também irão dotar os locais em torno das escolas de melhoria substancial na área de infraestrutura. “Realmente é um momento histórico para os milhares de moradores de Umburanas e Cristalândia, que terão a realização de um dos seus grandes sonhos”, destacou Lia. Ela ainda observou que “com isso a ligação com a sede do município será muito facilitada, o que será também um ganho para a economia, pois novos negócios poderão ser abertos, oferecendo a oportunidade de novos empreendimentos que irão gerar renda e postos de trabalho”. E por fim a vereadora fez questão de dizer que “venho aqui, em nome dos moradores da região de Umburanas e Cristalândia, agradecer ao prefeito Eduardo por esses feitos notáveis. Realmente são conquistas históricas e nos orgulhamos muito em fazer parte delas, já que, constantemente temos feito reivindicações nesse sentido, as quais, agora, estão sendo atendidas de uma forma muito ampla”.



Conquista: Mulher morre após bater cabeça em teto de ônibus coletivo; vítima ficou internada por 13 dias

Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Uma mulher morreu após ficar 13 dias hospitalizada em Vitória da Conquista, no sudoeste, devido a um acidente dentro de um ônibus público da cidade. Cidinalva Gusmão da Silva, de 49 anos, bateu a cabeça no teto do coletivo quando o ônibus passava por um quebra-molas. Ela fraturou uma das vértebras da coluna. A vítima veio a óbito nesta terça-feira (26), e o enterro ocorreu nesta quarta-feira (27). Familiares dela ficaram indignados com o ocorrido. Eles contam que o ônibus, da empresa Viação Vitória, estava em alta velocidade quando ocorreu o acidente, no dia 13 de junho. Com o impacto, Cidinalva, que estava em pé dentro do coletivo, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça no teto. Em seguida, a mulher caiu. Depois, ela foi levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os parentes contaram ainda que o estado de saúde dela foi piorando aos poucos. Em nota, a Viação Vitória lamentou o ocorrido e disse que tem oferecido apoio necessário para a família e os amigos da vítima. A empresa afirmou ainda que as causas do acidente são apuradas.



Vereador Palito comemora anúncio de obras importantes para a Lagoa Funda

O vereador Palito fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito Eduardo Vasconcelos pelo atendimento às suas reivindicações a favor da Comunidade de Lagoa Funda (Fotos: Divulgação)

Nesta última segunda-feira (25), o vereador Luiz Carlos Palito (PSD) teve uma audiência com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), onde fez várias solicitações de obras e melhorias para a comunidade de Lagoa Funda (foto menor). O parlamentar, que reside na localidade tem direcionado uma atenção especial do seu mandato na busca de atender as reivindicações dos moradores, já que conhece de perto a realidade dos mesmos. No encontro se tratou especificamente sobre a pavimentação do acesso à escola de Lagoa Funda e a Unidade Básica de Saúde, sendo que, segundo o vereador “o prefeito foi bastante receptivo e dentro de um cronograma deverá executar a importante obra”. Ele também observou que “temos nos empenhado no sentido de buscar junto aos órgãos competentes melhorias para Lagoa Funda e acreditamos que em breve poderemos acompanhar o início da obra que beneficiará todos os moradores da comunidade. Entregamos o projeto ao prefeito que foi bastante atencioso e sensível a necessidade da solicitação”. Já nesta quarta-feira (27), durante a solenidade da oficialização do Curso de Medicina, o prefeito Eduardo Vasconcelos confirmou o anúncio da licitação para as referidas obras, o que deixou o vereador Palito muito satisfeito (foto maior). ‘Hoje é um dia muito importante para a Lagoa Funda, já que em breve essas obras serão realizadas promovendo assim uma melhoria muito significativa. Agradeço ao prefeito por cumprir mais um compromisso assumido”, finalizou o vereador.

 



Pela primeira vez, pesquisadores conseguem imagem do vírus da zika em alta resolução

(Imagem: Divulgação)

Em tempos de Copa do Mundo, algum desavisado poderia até pensar que se trata de uma bola de futebol. Na verdade, é a imagem tridimensional mais detalhada já feita do vírus da zika. O conhecimento cada vez mais profundo da estrutura desse flavivírus é essencial para o diagnóstico, para o desenvolvimento de remédios contra a doença e até para a criação de uma vacina. Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, foram os primeiros a revelar a estrutura do vírus da zika, em 2016, depois de o Brasil ter enfrentado uma epidemia de bebês nascidos com microcefalia porque suas mães tinham sido expostas ao vírus durante a gravidez. Agora, eles conseguiram uma nova imagem, com uma resolução ainda maior; equivalente, para se ter uma ideia, ao tamanho de dois átomos. É o maior zoom já feito em um vírus desse tipo. 

A descoberta foi publicada na edição online desta terça-feira da revista "Structure". "Esta é a imagem mais precisa que temos do vírus até hoje", afirmou Michael Rossmann, professor de ciências biológicas da universidade. "O resultado nos dá novas formas de desenvolver compostos antivirais e nos dá também a base para a estrutura de uma vacina." Para além das interações químicas entre remédios e vírus, existe uma questão estrutural, mais mecânica mesmo. Imagine esta imagem do vírus como uma estrutura formada de peças de lego. Neste elevado grau de detalhamento, é possível enxergar "janelas" para a entrada de remédios e imunizantes. É possível também investir no design desses compostos para facilitar sua entrada no vírus. Dá para estudar também as partes da estrutura do vírus que se liga às células sadias para infectá-las. "Estamos aprendendo como o vírus funciona para poder manipulá-lo e evitar a doença", explicou Rossmann. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus está presente hoje em 86 países. Este ano, no Brasil, foram registrados cerca de 3 mil casos da doença, a maioria no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas uma morte foi confirmada.

CONTINUE LENDO


Brumado: Prefeito anuncia licitações que envolvem importantes obras estruturantes no valor de R$ 40 milhões

O prefeito foi firme em suas declarações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Durante evento que era para recepcionar o ministro da Educação, Rossieli Soares, que acabou não vindo a Brumado, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), aproveitou o clima de positivismo, já que o momento era histórico, pois o município está recebendo a tão sonhada Faculdade de Medicina, para anunciar que serão publicadas várias licitações para a realização de grande conjunto de obras que serão realizadas em um “combo” que envolvem os setores de Educação e Infraestrutura, as quais estariam orçadas em cerca de R$ 40 milhões. Segundo o prefeito todas as sedes de distritos que possuem escolas irão receber a ligação com a cidade por meio de pavimentação asfáltica, o que será um grande salto de qualidade para a vida dos milhares de habitantes que residem no meio rural.  Além da pavimentação asfáltica será também oferecida toda uma logística estrutural nas referidas localidades, promovendo-se assim um “upgrade” muito significativo para os distritos, que serão contemplados com a atualização da mobilidade. Ainda segundo o prefeito, as obras deverão ser iniciadas assim que terminar o prazo para o fechamento das licitações, ou seja, provavelmente no mês de agosto.



Funcionária pública assina ponto até o final do mês e posta foto na Rússia

Foto: Reprodução

Uma funcionária pública da Secretaria Estadual de Transportes (Setran), do estado do Pará, viajou para a Rússia com o marido para assistir os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Entretanto, ela não estava de férias, nem ao menos afastada do trabalho e deixou todos os pontos do trabalho assinados até o final do mês. A funcionária trabalha no Departamento de planejamento do órgão. A foto do ponto assinado pela funcionária foi divulgada pelo portal Roma News. A engenheira está na Rússia, ao menos, desde o dia 17 de junho, quando a seleção estreou na Copa jogando contra a Suíça. Na ocasião, a servidora apareceu em uma foto com as bandeiras do Brasil e do Pará nas arquibancadas do estádio. Procurada, a Setran afirmou que o órgão não é responsável por disciplinar o horário do expediente dos servidores, o que seria uma função da Secretaria Estadual de Administração.



Copa: Brasil bate a Sérvia e avança para a próxima fase da Copa

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Paulinho e Thiago Silva marcaram e ajudaram a seleção brasileira a vencer mais uma partida na Copa do Mundo. Nesta terça-feira (27), o Brasil bateu a Sérvia e selou a classificação para às oitavas de final, avançando na primeira colocação do Grupo E. O primeiro gol do jogo saiu aos 35 minutos do primeiro tempo. Philippe Coutinho avançou pelo meio, levantou a cabeça e enfiou uma bola incrível para o companheiro de Barcelona, Paulinho. O camisa 15 da seleção saiu cara a cara com Stojkovic e apenas deu um toque para encobrir o goleiro sérvio. No início da segunda etapa, a Sérvia apresentou uma postura melhor em campo, ameaçando o goleiro brasileiro em algumas oportunidades. Porém, o gol que definiu o placar da partida saiu aos 22 minutos. Neymar cobrou escanteio na medida, e o zagueiro Thiago Silva apareceu na pequena área para mandar de cabeça. A bola ainda resvalou na zaga sérvia e morreu no fundo das redes. Brasil 2 a 0 Sérvia. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra o México, que se classificou em segundo lugar no Grupo F. A partida será realizada na segunda-feira, dia 2 de julho, às 11h (Brasília), em Samara.



Juazeiro: PF apura golpes em falsificação de dinheiro; R$ 9,5 mil já foram apreendidos

Foto: Reprodução / TV São Francisco

Uma investigação da Polícia Federal (PF) apura a ocorrência de quatro “golpes” de falsificações de notas de dinheiro em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Segundo o G1, as falsificações se deram em menos de 30 dias. Até o momento cerca de R$ 9,5 mil em cédulas falsas já foram apreendidos. De acordo com a PF, entre os golpes registrados, dois ocorreram durante a venda de veículos. Um homem, que preferiu não se identificar, disse que foi surpreendido ao tentar depositar R$ 2,4 mil provenientes da venda de uma motocicleta anunciada nas redes sociais. Todas as 24 cédulas de R$ 100 eram falsas. Outro caso registrado nesta terça-feira (26) um homem vendeu um carro por R$ 5,2 mil, mas, em seguida, percebeu que o dinheiro que recebeu era falso. A PF recomendou que quem estiver com cédula falsa procure uma delegacia da instituição para fazer um boletim de ocorrência.



‘Não fiz nenhum movimento’ para retirar Lídice da chapa, diz Otto

(Foto: Reprodução)

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar “lavou as mãos”, na manhã de hoje (28), e disse que não fez “nenhum movimento” para que a senadora Lídice da Mata (PSB) não integrasse a chapa do governador Rui Costa (PT). “Não fiz nenhum movimento para que a senadora não fosse para chapa. Foi uma composição feita de acordo com o equilibro das forças políticas. De maneira nenhuma,  eu posso questionar os valores da senadora Lídice. […] Mas [ela] não pode querer também desmerecer o nosso partido”, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole. Sobre não ter uma mulher na composição governista, Otto minimizou. Lembrou que, no pleito de 2014, também não tinha e ninguém questionou. "Naquela época, não foi questionada a presença da mulher, que eu defendo muito. Até porque o partido que tem mais mulheres no estado da Bahia, com cargos, é o meu partido, o PSD”, salientou. “Claro que eu gostaria de ter uma mulher dentro da chapa. Mas não fiz esforço para retirar… Retirar, não, porque a senadora não estava na chapa. Quem estava na chapa em 2014, fomos nós. Até parece que eu fiz um esforço para retirar ela da chapa, não. Foi uma decisão do conselho político”, acrescentou. O senador fez questão de ressaltar a contribuição do PSD para a eleição de Rui Costa em 2014. Afirmou que “o melhor do desempenho do governador” foi nos municípios administrado pelo partido dele. Segundo ele, houve cidades gestadas pelo PSD em que o petista teve mais de 90% dos votos.

 



Em meio a especulações, visita do Ministro da Educação não aconteceu em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

Em meio a especulações nos corredores da prefeitura de Brumado, a visita do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, não aconteceu. O evento que deveria ter acontecido nesta quarta-feira (27), teve o chamamento oficial pelo prefeito Eduardo Vasconcelos durante toda semana. Mas segundo o próprio prefeito, o avião da FAB que trazia o ministro até Brumado não conseguiu pousar devido a falta de teto. Buscando esclarecer o que de fato aconteceu, o 97NEWS entrou em contado com o aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo em Vitória da Conquista, e a informação que nos foi passada seria de condições normais de pouso e decolagem. Em busca de mais informações concretas, visitamos a página da FAB onde todos os voos são informados, e não encontramos nenhuma escala de voo do ministro com destino ao aeroporto de Vitória da Conquista. 

Voos da FAB programados para esta quarta-feira dia 27 (Foto: Reprodução)

Segundo fontes ligadas ao governo, não havia viagem do ministro para a Bahia nesta quarta, dia 27. Já nos corredores da prefeitura, alguns secretários não souberam explicar a situação. Segundo o prefeito, uma nova data será definida. "Somente após a definição da nova data será explicado o motivo do adiamento", informou um dos assessores do prefeito". A viagem de Rossieli Soares a Brumado, seria a fim de autorizar a implementação do Curso de Medicina no município. O evento seria realizado no auditório da Prefeitura as 10h, onde também seria recepcionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, pelo presidente da Câmara de Vereadores Léonardo Vasconcelos, secretários municipais, vereadores, autoridades locais e sociedade civil e organizada. O 97NEWS buscará novas informações sobre a não vinda do ministro a Brumado.



Aracatu: Prefeitura volta a contratar banda após grupo musical cancelar show em 2017

Foto: Reprodução l TV Globo

A prefeitura de Aracatu, voltou a contratar a banda Calcinha Preta para a mesma festa em que atração foi cancelada no ano passado. Segundo, fontes ligadas à prefeitura o cachê pago agora, de R$ 60 mil, é maior do que foi oferecido – e não pago por conta do cancelamento – em 2017, que foi de R$ 40 mil. Ainda segundo informações, a contratação da banda em 2017 chamou a atenção após a divulgação de dois cachês. Na primeira publicação no Diário Oficial do Município o valor pago à banda seria de R$ 28 mil. Depois, uma nova publicação previa o pagamento de R$ 40 mil. Após repercussão por conta dos valores dos shows do grupo musical, que variavam entre R$ 90 mil e R$ 140 mil, o empresário cancelou o show que seria realizado em 09 de julho de 2017. À época, a cidade era administrada pelo ex-prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), que foi afastado do cargo em setembro do ano passado depois de uma operação da Polícia Federal. Neste ano, já sob o comando da prefeita Lêda de Souza Matias Silveira (PSB), a Banda Calcinha Preta foi contratada por R$ 60 mil para uma apresentação no dia 6 de julho no Arraiá do Gererê. 



Crianças brasileiras retidas nos EUA devem ser transferidas para o Brasil

Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Amaral, afirmou nesta terça-feira (26), após participar do almoço de recepção ao vice-presidente do EUA, Mike Pence, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, que o presidente Michel Temer falou sobre a possibilidade de buscar as crianças brasileiras que estão em abrigos norte-americanos, após entrarem ilegalmente com seus pais pela fronteira do país com o México. “Ele falou que, dentro dos limites dessa legislação [sobre imigração dos EUA], que estava disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, declarou Amaral em conversa com jornalistas, pouco antes da declaração conjunta de imprensa que Temer e Pence darão durante a tarde, no Itamaraty. De acordo com o embaixador, o governo federal tem a confirmação de que 51 crianças brasileiras estão separadas dos pais em abrigos dos EUA, mas que esse número pode ser até maior. Amaral acrescentou que Mike Pence agradeceu a possibilidade de colaboração oferecida por Temer, que já existe entre as duas nações, mas não deu uma resposta definitiva sobre a possibilidade do governo brasileiro enviar um avião da Força Aérea Brasileira para retirar as crianças retidas no país.



Conquista: Júri condena homem a 12 anos de prisão por homicídio

Foto: Conteúdo l 97News

O Tribunal do Júri de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, condenou Jorge Augusto Faustino a 12 anos de prisão pelo homicídio qualificado de Fábio Pereira da Silva. O julgamento foi presidido pelo juiz Reno Viana Soares e realizado na quarta-feira (20). O crime foi cometido em outubro de 2006, no bairro da Patagônia, em Vitória da Conquista. A vítima, Fábio Pereira da Silva, estava em frente a um bar, na Avenida Itabuna, quando, por volta das 5h40, Jorge Augusto aproximou-se e, “de surpresa”, fez vários disparos contra ele, que ainda tentou fugir para dentro do bar, onde foram dados outros tiros, resultando na morte de Fábio. Foi decretada a prisão preventiva de Jorge, que deverá começar a cumprir a pena em regime fechado. A defesa pode recorrer da decisão.



Brasil faz partida decisiva contra Sérvia nesta quarta

Foto: Francois Nel / Getty Images

O Brasil volta a campo nesta quarta-feira (27), pelo Grupo E, às 15h, quando enfrenta a Sérvia em partida decisiva. Após empatar com a Suíça em 1 a 1, o Brasil lutou e arrancou uma vitória crucial contra a Costa Rica por 2 a 0, resultado que deu a liderança aos brasileiros. Para avançar, a seleção precisa apenas de um empate. Uma derrota contra os sérvios pode eliminar a seleção na fase de grupos. Às 11 horas,na  Arena Kazan, A Coreia do Sul chega à última rodada ainda com remotas chances de classificação no Grupo F. Os coreanos foram derrotados por Suécia e México e, para avançarem às oitavas, precisam de uma vitória contra os atuais campeões mundiais, a Alemanha, além de torcer por um triunfo dos mexicanos sobre os suecos. Os alemães agora precisam de uma vitória simples contra os coreanos para chegarem às oitavas. Também às 11h, O México joga contra a Suécia na Arena Ecaterimburgo, pelo Grupo F. Os mexicanos são uma das grandes surpresas desta edição da Copa. Um empate contra os suecos garantirá a liderança no grupo aos alemães. A Suécia fez boa partida contra a Alemanha, mas foi derrotada no último lance e joga pela sobrevivência contra a seleção mexicana. No mesmo horário do jogo do Brasil, a Suíça enfrenta a Costa Rica no Estádio Níjni Novgorod, pelo Grupo E. Após arrancarem um difícil empate contra a seleção brasileira e uma vitória de virada sobre a Sérvia, os suíços estão em ótimas condições para garantir a classificação contra a já eliminada Costa Rica. O jogo, no entanto, não deve ser tão fácil, pois os costa-riquenhos fizeram jogos duros contra Brasil e Sérvia.



Brumado: Agências bancárias têm hoje horário especial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As agências bancárias de Brumado abrem nesta quarta-feira (27) em horário especial devido ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol, às 15h. O funcionamento das agências será das 9h às 13h. Segundo a Febraban, não há atendimento em horário de jogos do Brasill, por motivo de segurança das agências e de transporte de valores. A federação lembra que os bancos deverão afixar nas agências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com antecedência mínima de 48 horas. A Febraban lembra ainda que as instituições bancárias oferecem aos clientes alternativas como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo no celular e operações bancárias por telefone. Esses canais de atendimento funcionam normalmente em horários de jogos.