ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


Ministério Público Eleitoral vai pedir ressarcimento de dinheiro público usado por candidatos inelegíveis

(Foto: Reprodução)

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, afirmou que o Ministério Público vai cobrar o ressarcimento dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha usados por candidatos com inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. A cobrança também vai incluir os gastos públicos com o custeio do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão dedicado ao candidato. O entendimento foi firmado em conjunto com os integrantes do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) e os procuradores regionais eleitorais, que se reuniram em Brasília, para alinhar a estratégia de atuação do MP Eleitoral na disputa deste ano. “O MPF pedirá o ressarcimento aos cofres públicos de financiamento a candidatura inelegível. Se houver a confirmação, todo centavo público que financiou uma campanha será ressarcido”, alertou Raquel Dodge. A interpretação a ser aplicada pelos procuradores eleitorais na disputa deste ano leva em consideração o novo modelo de financiamento de campanhas, que contará com maior aporte de recursos públicos. A PGE voltou a frisar que os protagonistas do processo eleitoral são os eleitores e os candidatos, devendo o MP Eleitoral atuar como fiscal do cumprimento das regras para conferir clareza e segurança jurídica às eleições. 

Raquel Dodge também anunciou que assinará instrução normativa com o posicionamento a ser adotado pelo MP Eleitoral em diversos temas a serem levados à Justiça Eleitoral, conforme definido na reunião. O documento vai orientar os procuradores a contestarem candidaturas de políticos condenados por órgão colegiado ou por decisão judicial transitada em julgado, segundo prevê a Lei da Ficha Limpa. O mesmo entendimento deve ser adotado para candidatos que estão com direitos políticos suspensos por decisão judicial ou que tenham praticado ato doloso de improbidade administrativa. Nesse último caso, para o MP, a inelegibilidade pode ser aplicada quando configurado dano ao patrimônio público ou enriquecimento ilícito - não sendo necessária a presença dos dois requisitos.

Candidaturas femininas – Conforme deliberado na reunião com o Genafe, o Ministério Público Eleitoral também vai cobrar e fiscalizar a destinação para candidaturas femininas do financiamento público correspondente a sua participação nas campanhas eleitorais. A medida busca garantir o cumprimento de decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que obrigou os partidos a distribuírem os recursos públicos de campanha na proporção exata de candidaturas femininas e masculinas, respeitando o mínimo legal de 30% para cada gênero. “Essa é uma ação afirmativa que visa promover o maior número de mulheres em cargos eletivos”, argumentou Raquel Dodge.

Para fiscalizar o cumprimento da norma, os procuradores regionais eleitorais serão orientados a acompanhar as decisões tomadas nas convenções partidárias quanto à distribuição dos recursos e o cumprimento numérico da cota de gênero. Além disso, devem verificar se o dinheiro foi efetivamente disponibilizado às mulheres e se as campanhas foram realizadas, como forma de combater o uso de candidaturas fictícias para burlar o cumprimento da cota.

Pré-campanha – Raquel Dodge também destacou que o Ministério Público está atento quanto às iniciativas pré-eleitorais dos candidatos. Os gastos realizados antes do início do processo eleitoral, que envolvam valores relevantes, poderão configurar abuso de poder econômico, abuso dos meios de comunicação social ou gasto ilícito de recursos. As iniciativas da pré-campanha poderão ser apuradas em Ação de Investigação Judicial Eleitoral ou representação eleitoral por captação ou gastos ilícitos, que podem ser ajuizadas até a data da diplomação dos eleitos.

Ela citou, ainda, que o MP Eleitoral vai atuar para coibir a propagação de notícias falsas, mas garantindo a liberdade de expressão. "O modo de se fazer isso não é utilizando mecanismos de censura prévia, mas sim fortalecendo no eleitor o seu compromisso em repelir as notícias falsas, não replicando essas notícias. Estimular que ele duvide de tudo que lê e que confira, cheque, indague, se dirija ao candidato ou partido para certificar-se de uma dada informação", concluiu a PGE. O vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, informou que o MP tem articulado com provedores o desenvolvimento de ferramentas para evitar a propagação de conteúdos falsos que possam interferir nas eleições.

Agentes - Durante a reunião do Genafe, a PGE recebeu do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, a lista contendo os gestores públicos com contas julgadas irregulares pela Corte. A lista contém 7.431 nomes de gestores relacionados a 11.408 contas, pois uma mesma pessoa pode ter mais de um processo. O estado com o maior número de registros é o Maranhão (com 659, até o momento), seguido do Rio de Janeiro (614), e de São Paulo (564). As informações serão atualizadas diariamente até a data das eleições.

Segundo Raquel Dodge, as informações serão analisadas com base nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. “Havendo a presença de candidatos nessa situação, as medidas eleitorais cabíveis serão tomadas pelos procuradores nos estados”, destacou a PGE. Ao entregar a lista, o ministro do TCU ressaltou que a Corte busca fortalecer a parceria com outros órgãos de controle, no intuito de garantir a efetividade da Lei da Ficha Limpa e combater a corrupção.

CONTINUE LENDO


Dia do Motociclista é comemorado com evento em Brumado

Foto: Divulgação

O Dia do Motociclista foi comemorado na capital do minério. Promovido pelo grupo K9, o evento celebrou a data no último sábado (28) na Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas com distribuição de brindes e apresentações musicais com clássicos do rock nacional e internacional. A iniciativa foi uma das prévias do aniversário do K9, que acontece no dia 1º de agosto. “Esse é um evento que tem resultados positivos para a economia da cidade. Coloca Brumado no calendário regional de eventos para motociclistas”, declarou o presidente, Salvador Castro Mirante, ao 97NEWS. Segundo a organização da iniciativa, o público foi de aproximadamente mil pessoas.

Foto: Divulgação


Pastor Sargento Isidório dispara contra Daniela Mercury: 'endemoniada'

Foto: Reprodução

O deputado Pastor Sargento Isidório em vídeo gravado na sua página no Facebook, disparou xingamentos contra a cantora Daniela Mercury, chamando-a de “endemoniada” e “escrava de Satanás”, após a ela protestar, no último dia 22, contra a decisão judicial que impediu a exibição do espetáculo teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, protagonizado pela atriz transexual Renata Carvalho, no Centro Cultural de Garanhuns, em Pernambuco. Daniela discursou durante seu show no Festival de Inverno da cidade pernambucana. Em outubro de 2017, Isidório ingressou na Justiça para proibir a exibição da peça em Salvador. “Você disse que você é gay, que você é viada, sim. Jesus lhe responderia sabe o quê? Se você quer, continue. Para você fazer sexo, você tem que introduzir borracha na vagina dos outros. Ou alguém com uma borracha na sua”, disse o deputado.



Brumado: Cachorro da raça Basset que atende pelo nome de `Scooby´ está desaparecido

Foto: Divulgação

Uma internauta pediu ajuda ao 97NEWS na manhã desta terça-feira (31) para localizar seu cachorro de estimação. Ele é da raça "Basset" e desapareceu no Bairro das Flores no dia 19 de julho. O cachorro atende pelo nome de "Scooby", e tem a pelagem na cor preta e marrom nas patas. O animal foi visto pela última vez na Rua Sargento Antenor Santos, nº 224. O telefone para contato é o (77) 9.9995-3246. Quem encontrou ou encontrar, será bem gratificado.



Integrantes do Renova OAB expandem o movimento para as cidades de Vitória da Conquista e Brumado

Foto: Divulgação

Integrantes do Movimento Renova OAB, grupo criado por advogados e advogadas militantes e insatisfeitos com omissões da seccional baiana da Ordem, visitam nesta terça-feira (31) a cidade de Vitória da Conquista. Na quarta-feira (1), será a vez de ir a Brumado. O objetivo das visitas será, além de expandir o movimento, ouvir dos profissionais do Direito que atuam na região quais as principais demandas e refletir sobre o que é necessário para a melhoria da advocacia nestas cidades. Liderado pelo o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), advogado criminalista e doutor em Direito Penal Gamil Föppel, o grupo visitará diferentes escritórios de advocacia das duas cidades. “A gente percebe em cada cidade que a gente visita que a insatisfação com os rumos da advocacia baiana e com a atuação da OAB-BA é generalizada. Por essa razão, o movimento Renova OAB tem ganhado cada vez mais adeptos. Nossa maior preocupação é devolver a dignidade da nossa profissão”, afirmou Föppel.

 

Foto: Divulgação

Em Brumado, será o lançamento oficial do Movimento Renova OAB na cidade. O encontro ocorrerá às 18h, no Hotel Terceiro Milênio II, Km 4 Anel Viário, BR-030. Criado no início deste ano por mais de 300 advogados e advogadas, o Renova OAB tem como objetivo principal pensar conjuntamente a situação da advocacia no estado e seus principais desafios. É um movimento plural formado por profissionais de diferentes ramos de atuação do Direito e representantes da advocacia jovem, feminina, do interior, entre outros segmentos. “O objetivo desse encontro do Renova OAB é difundir ainda mais as ideias do movimento. Há algum tempo um grupo de advogados começou a demonstrar suas insatisfações com omissões e posturas inexplicáveis por parte da instituição. Já tivemos encontros em Salvador e vamos levar o movimento para muitas cidades do estado”, acrescentou Föppel.



Que jogo! No apagar das luzes, Bahia empata com Atlético-MG e sai do Z-4

Foto: Divulgação / E.C. Bahia

A Fonte Nova foi palco de uma partida bem movimentada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bahia e Atlético-MG empataram em 2 a 2, com três gols nos últimos 10 minutos da partida. O Esquadrão ficou duas vezes atrás no placar, mas conseguiu empatar o jogo. Gilberto e Régis marcaram para o Bahia. Galdezani e Ricardo Oliveira para o Galo. Com o resultado, o Bahia somou 17 e saiu da zona de rebaixamento e ocupa a 15 colocação. O Tricolor volta aos gramados nesta quinta-feira (2), quando enfrenta o Palmeiras, pela partida de ida da Copa do Brasil, na Fonte Nova, às 19h15. Pelo Brasileirão, o Esquadrão vai ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense. A partida será no domingo (5), às 19h.



CBF revela que VAR terá até 16 câmeras e detalha escala para a Copa do Brasil

(Foto: Reprodução)

A CBF anunciou nesta segunda-feira que entre 14 e 16 câmeras serão usadas em cada jogo das quartas de final da Copa do Brasil em que a entidade fará as primeiras utilizações do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no futebol nacional. O sistema vem sendo testado offline em partidas do Campeonato Brasileiro. É menos da metade do número de câmeras utilizadas pela Fifa na Copa do Mundo na Rússia (33 a 35). A variação depende da quantidade de equipamentos utilizados pela Rede Globo e pela Fox Sports, que detêm os diretos de transmissão do torneio e vão gerar as imagens. A informação foi apresentada pelo coordenador do árbitro de vídeo da CBF, Manoel Serapião, em entrevista coletiva na sede da entidade, no Rio. "Vamos utilizar 15 ou 16 câmeras. São duas empresas, Globo e Fox. É bom esclarecer que com sete câmeras e mais uma invertida já teremos 95% de todos os lances. Uma situação especial, uma mão escondida (pode dificultar), mas vamos recorrer a todas as imagens disponíveis. Teremos sucesso e solução para todos os lances. Nosso árbitros estão preparados, sabem o plano de câmera, sabem as prioridades, como câmeras de impedimento, de impacto." Ele garantiu que o posicionamento das câmeras no gramado é definido pela CBF e sem interferência das emissoras. "As empresas que transmitem os jogos e geram as imagens não têm a mais mínima interferência na escolha dos ângulos e no manuseio das imagens. Esta é uma responsabilidade exclusiva da CBF por meio de seus árbitros preparados para serem árbitros de vídeo e técnicos da CBF." Serapião exaltou a experiência do árbitro de vídeo na Copa - foi a principal novidade deste Mundial, e disse que os árbitros brasileiros estão treinados para priorizar a análise dos acontecimentos do jogo, independentemente do tempo que isso poderá consumir na partida. "O tempo é nosso aliado. Temos que ter preocupação com o resultado da análise e menos com o tempo. O tempo é importante, claro, e por isso treinamos. Mas se determinada imagem não satisfizer (a dúvida), buscaremos outra. A Copa estabeleceu parâmetros. Nós pegamos a experiência do Mundial e também nossos treinamentos e estaremos alinhando e traçando nossa filosofia." A CBF também divulgou a escala de árbitros (de campo e vídeo) para as partidas de ida das quartas de final. Nesta quarta, Péricles Cortez estará no comando do vídeo para Corinthians e Chapecoense; Bráulio Machado, no duelo entre Santos e Cruzeiro, além de Rafael Traci em Grêmio x Flamengo. Na quinta, o VAR será de responsabilidade de Leandro Vuaden em Bahia x Palmeiras.



Presidente do TSE afirma que condenação em segunda instância é suficiente para barrar candidaturas

O presidente do TSE, Luiz Fux, afirmou categoricamente que candidatos fichas sujas não poderão concorrer às eleições deste ano (Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta segunda-feira (30) que a condenação em segunda instância é o bastante para impedir alguém de ser candidato nas eleições deste ano.  A declaração de Fux, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi dada em resposta a uma pergunta sobre a estratégia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de registrar sua candidatura no TSE, mesmo após ele ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A Lei da Ficha Limpa estabelece que nomes sentenciados em segunda instância não podem ter o registro de candidatura homologado. “A própria lei entende que é suficiente a condenação em segundo grau para barrar a candidatura, porque o candidato já teve apurada e reapurada sua conduta em segunda instância”, afirmou Fux, durante entrevista coletiva sobre o programa Justiça Eleitoral Itinerante, que veio para Salvador nesta segunda. Sobre o provável impedimento de Lula concorrer, o ministro preferiu não comentar. “Eu não gostaria de abordar essa questão porque é uma questão que certamente, como integrante do Judiciário, posso ter que apreciar. Isso cria, de antemão, uma pré-compreensão que pode induzir a um entendimento. Como membro do Supremo, eu preciso ter isenção para participar de decisões importantes para o nosso país”, afirmou.  Ao falar sobre as eleições deste ano, o presidente do TSE disse esperar um pleito “rígido”. “Eu acho é que a expectativa, por parte da Justiça Eleitoral, é realizar uma eleição bastante rígida, combater as fake news, combatendo os candidatos ficha-suja”, declarou. 



‘Manelão’ e Márcio Moreira têm candidaturas homologadas em Convenção do Patriota

Da esquerda para à direita, Amarildo Bonfim, Erivelton Santana, Eduardo Vasconcelos, Márcio Moreira e 'Manelão' (Foto: Divulgação)

Aconteceu neste domingo (29), em Salvador, a Convenção Estadual do Patriota, antigo Partido Ecológico Nacional – PEN, a qual foi realizada em coligação com a Rede Sustentabilidade para as eleições proporcionais na Bahia. Brumado esteve representado pela "dobradinha" feito pelos pré-candidatos Emanoel Araújo Lima, o “Manelão” que buscará uma cadeira na Câmara Federal e Márcio Moreira que irá para a disputa a deputado estadual. Os dois que tiveram as suas pré-candidaturas homologadas pela referida legenda se pronunciaram no evento, destacando a força da região sudoeste e a importância de se buscar novas conquistas para que o progresso e o desenvolvimento possam ser cada vez maiores. Outro fator ressaltado é a fusão entre os dois partidos, que acabará, segundo os líderes, fortalecendo ainda mais as candidaturas. O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez questão de estar presente à convenção e foi convocado para compor a mesa dos trabalhos, o que confirmou a importância de Brumado neste novo contexto político da Bahia. O presidente do Patriota de Brumado, Amarildo Bonfim, que exerce a função de chefe de gabinete municipal também esteve presente. O Patriota deverá ter 43 nomes para a Câmara Federal e 80 para a Assembleia Legislativa da Bahia. Já a Rede deve lançar 21 nomes para federal e 16 para estadual. O puxador de votos da coligação será o já deputado federal Erivelton Santana, que em 2014 obteve 74.836 votos, pelo PSC.

O prefeito Eduardo Vasconcelos (centro) foi convidado para integrar a mesa dos trabalhos (Foto: Divulgação)


Solidariedade: O Lar dos Idosos de Brumado precisa de sua ajuda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para começar a falar desse assunto é preciso falar de amor. Amor pela vida, pelas pessoas que fazem parte dela, e principalmente amor ao tempo, que leva com ele as facilidades e trás algumas dificuldades, muitas vezes esquecidas pelo próprio tempo, ou a falta dele. A Associação Luiza de Marillac, o "Lar dos Velhinhos", em Brumado, atualmente cuida de vários idosos com o apoio de colaboradores. Um deles é a coordenadora Selma, que definiu ao 97NEWS o que é trabalhar lá. "Trabalhar aqui é ter amor a nossa vida, amor em cuidar dessas vidas, e acima de tudo ter muita paciência". Selma diz que as necessidades são muitas, as fraldas geriátricas, é uma das dificuldades. "É importante lembrar que o atendimento aos idosos acontece durante 24 horas. Esse atendimento é composto por atendimento de enfermagem, alimentação, e todos os cuidados necessários para o mínimo de bem estar", relatou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Selma diz ainda que, para compreender isso é preciso acompanhar, conhecer e entender como funciona o Lar dos Velhinhos. "O Lar vem passando por algumas dificuldades financeiras. A renda da instituição vem de doações, e das aposentadorias dos idosos, 70% do benefício vai para as despesas da casa. Todo mundo sabe que uma aposentadoria gira em torno de um salário mínimo e sabe que o custo de vida tem aumentado cada vez mais", comentou a coordenadora. Além disso, a Associação que têm sobrevivido por meio de doações e de gestos de caridade por parte da comunidade, agora precisa de uma reforma. "É de fundamental importância que a infraestrutura do prédio esteja em condições mínimas de um abrigo digno", disse Selma a nossa equipe. Portanto, as doações podem ser feita de inúmeras formas, uma delas é o telefone (77) 9-9912-6836, ou no próprio ‘Lar dos Velhinhos’, que fica localizada na Rua Dr. Antônio Risério Leite, S/N, Bairro Jardim Brasil.



Coelba faz acordo com MP-BA para garantir pagamento de contas de energia em lotéricas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Coelba assinou na sexta-feira (27) um acordo proposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para garantir o pagamento das contas de energia nas casas lotéricas. Ao firmar o compromisso, a concessionaria se comprometeu a negociar a prorrogação do contrato com a Caixa Econômica Federal, cuja vigência é até maio de 2019. Conforme o documento, a Coelba também assumiu o compromisso de isentar das multas e juro os consumidores que, comprovadamente, não conseguiram realizar o pagamento das faturas. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, no entanto, o acordo não impede aqueles consumidores que se considerem lesados de acionarem a Justiça em busca de indenização por danos sofridos no período em que os pagamentos nas lotéricas ficaram suspensos por causa da não renovação do contrato entre Coelba e Caixa. Entretanto, o contrato foi retomado e, desde o último dia 14, o consumidor já quitar as faturas nos estabelecimentos lotéricos do estado. 



Conquista: Transexual tem prótese arrancada ao ser esfaqueada por outra trans

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma transexual foi esfaqueada em Vitória da Conquista. Segundo a Delegacia de Homicidios (DH) do município, outra transexual é apontada como suspeita da tentativa de homicídio. Segundo a Polícia, a acusada já foi identificada e prestou depoimento nesta segunda-feira (30). O caso ocorreu na Avenida Integração, no bairro Sumaré, no sábado (28). Conforme o G1, a vítima, que não teve a identidade revelada, recebeu diversos golpes de faca. Por conta do ataque, ela teve a prótese de silicone arrancada. Testemunhas disseram que as duas teriam brigado por conta de uma dívida. Após os golpes, ela foi socorrida pelo Samu e levada para o Hospital de Base do município. O estado de saúde dela ainda é desconhecido. 



Já se iniciaram as aulas do Curso de Cabeleireiro ofertado pela SETRE; mais uma conquista obtida por Elias Piau

O vereador Elias Piau juntamente com as alunas do Curso de Cabeleireiro ofertado pela SETRES (Foto: Assessoria Parlamentar)

Tendo a inclusão social e, concomitante, a busca pela ampliação da oferta de emprego e renda em Brumado, o vereador Elias Piau (PV) obteve uma nova conquista por meio do seu mandato parlamentar, em mais uma parceria com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B). Desta feita foi a vinda para o município do Curso de Cabeleireiro que é ofertado pela SETRE – Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Emprego, dentro do Programa Qualifica Bahia. As aulas já se iniciaram e estão sendo ministradas na UAB – Universidade Aberta da Bahia. São 20 alunas que foram beneficiadas, as quais agradeceram ao vereador que ainda lembrou que novos cursos virão por meio do mesmo programa. “Conhecemos de perto a realidade de nosso município e o déficit que ainda existe na geração de emprego e renda, então, a vinda de cursos profissionalizantes é uma importante ferramenta nesse sentido”, destacou o vereador. Ele ainda citou que “novos cursos ainda virão, o que nos deixa ainda mais animados, pois eles irão promover novas oportunidades para os alunos e, consequentemente, melhorar a renda familiar”.



Bahia: Mais de 180 bois apreendidos em fiscalização são abatidos; carne será vendida

Foto: Divulgação l Adab

Cento e oitenta e três bois apreendidos durante uma fiscalização no oeste da Bahia foram abatidos em Barreiras, na sexta-feira (27). Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), os animais estavam sendo transportados sem o documentos que comprava a origem. As apreensões ocorreram em Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. No total, 200 bois foram retidos pela Adab. No entanto, 17 deles, conforme a agência, foram devolvidos ao dono, temporariamente, após a Justiça conceder liminar favorável ao proprietário dos animais. Conforme a veterinária Kátia Pedrosa, da Adab, os animais abatidos foram inspecionados por um profissional da agência, que verificou que eles estavam saudáveis. A carne será vendida no comércio da região. O dinheiro arrecadado com a comercialização do produto será revertido para Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap). 



Legislativo brumadense retorna aos trabalhos parlamentares nesta quarta-feira, 01 de agosto

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na próxima quarta-feira, 01 de agosto os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado estarão retornando aos trabalhos legislativos suspensos no último dia 16 de julho em razão do recesso parlamentar. Conforme Portaria nº 37/2018 de 30 de julho todos os parlamentares e funcionários estão convocados a retornarem aos trabalhos legislativos, assim como fica também convocada a primeira Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2018 no próximo dia 01 de agosto, quarta-feira, a ser realizada às oito horas.



Brumado: Ônibus para e passageiros são revistados na Av. Centenário após furto de objetos e celulares

Foto: 97NEWS

Um ônibus precisou interromper a viagem depois que um passageiro reclamou do furto de um aparelho celular no início da tarde desta segunda-feira (30), em Brumado. O interestadual parou na Avenida Centenário, próximo ao Comando da 34ª CIPM por volta das 13h50, com todos os passageiros sendo revistados. A Polícia Militar foi acionada depois que a vítima relatou ter desaparecido da bolsa um aparelho celular. Após a parada, vários passageiros também começaram a relatar a falta de objetos pessoais. A PM realizou uma busca no ônibus, revistando maleiro, corredores e embaixo dos bancos, e encontrou os itens furtados. Também foram realizadas buscas pessoais em todos os passageiros. O local não foi revelado. A vítima ainda verificou novamente a bolsa para ter certeza se outros objetos não havia sido furtado. O autor do furto não foi identificado e o ônibus acabou liberado para seguir viagem.



PT convoca jejum nacional para reafirmar candidatura de Lula

Foto: Reprodução

O PT pretende convocar um jejum nacional para o próximo sábado (4), quando será realizada a convenção que vai oficializar a candidatura do ex-presidente Lula (PT). De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ato será em solidariedade aos militantes que farão greve de fome pela liberdade do petista. Haverá um pedido para que membros do partido levem alimentos a famílias das periferias do país com a afirmação de que “foi Lula quem mandou entregar”. O PT produziu 1 milhão de folhetos para convocar militantes de todo o país para o ato de registro da candidatura do petista no TSE, dia 15 de agosto. A legenda acredita que pode reunir de 30 mil a 40 mil pessoas em Brasília.



Ladrão chora ao descobrir que vendeu joias de R$ 50 mil por R$ 200

Foto: Reprodução

Um homem acusado de roubar joias de uma residência em Teresina foi preso na última quinta-feira (26). Por não ter conhecimento do valor dos produtos, ele chorou ao saber que vendeu por um valor bem abaixo do mercado. A ação do criminoso foi toda filmada por uma câmera de segurança de um posto de combustível que fica em frente à residência. O acusado entrou em um terreno abandonado e se aproveitou da janela aberta de um dos quartos da residência, quando "pescou" a jóia e fugiu. Pelas características, a polícia suspeita que o crime tenha sido premeditado e que ele tinha informações de onde estaria a joia. Investigações mostraram que a peça foi vendida no centro de Teresina. A pessoa que comprou também já foi identificada pela polícia. Ao ser preso, o assaltante afirmou que vendeu a peça por R$ 200 e chorou ao saber dos policiais que a joia era avaliada em R$ 50 mil.  Ele será autuado pelo crime de roubo, enquanto o comprador do produto será preso por receptação.



Genivaldo Azevedo tem sua candidatura a deputado federal homologada em convenção da REDE

Genivaldo Azevedo ao lado de Célia Sacramento e de lideranças da Rede Sustentabilidade durante a convenção do partido em Salvador (Foto: Divulgação)

O servidor público da Justiça da Bahia, o professor Genivaldo Azevedo, que disputou a cadeira do executivo brumadense nas eleições municipais de 2016, agora, dando continuidade à sua trajetória política, irá buscar uma vaga no Congresso Nacional. Neste sentido, ele participou no último sábado (28), em Salvador, da convenção estadual da Rede Sustentabilidade, a qual confirmou o nome da ex-vice prefeita de Salvador, Célia Sacramento, para a disputa ao governo da Bahia. Na oportunidade Genivaldo Azevedo teve a sua candidatura homologada como um dos membros da legenda para disputar uma vaga de deputado federal. Genivaldo que estava à frente da AUCIB - Auditoria Pública Cidadã da Bahia, - que vem promovendo uma série de ações na Justiça, denunciando possíveis irregularidades em várias prefeituras da região -, se afastou do cargo devido à legislação eleitoral. Na oportunidade ele esteve acompanhado pelo atual presidente da entidade, Paulo Esdras que foi dar o seu apoio ao companheiro de partido.



‘Será que o centro da cidade vai se tornar mais uma Lindolfo Brito?’, questiona brumadense indignado com a situação

A situação dos buracos na região central da cidade vem preocupando os condutores, já que, segundo eles, os buracos estão aumentando (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Apesar dos grandes avanços que vêm sendo conquistados, Brumado ainda continua dentro da tese “engole camelos e se engasga com mosquito”, ou seja, grandes problemas começam a ser resolvidos, mas, coisas pequenas, muito mais fáceis, acabam se “perpetuando”, causando indignação na população. Um desses “pequenos problemas” é a situação de inúmeras ruas e avenidas da cidade, as quais estão repletas de buracos, revoltando os motoristas. A grande referência deste aspecto negativo é a Av. Lindolfo Azevedo Brito, que continua em péssimo estado de conservação. Agora esse exemplo de déficit estrutural pode estar se expandido para o centro da cidade apontam os condutores. Segundo o motorista José Rodrigues (59) a região da Praça da Matriz, principal cartão postal da cidade, se encontra à beira do caos. “É uma situação que nos causa muita preocupação, pois, além de trazer uma atmosfera negativa para a cidade, prejudica os motoristas, que muitas vezes têm que desviar dos buracos, podendo até causar acidentes”, relatou. Ele ainda fez questão de declarar que “será que o centro da cidade irá ser mais uma Lindolfo Brito?, porque os buracos só estão que aumentam”. Um dos locais mencionados por ele fica em frente à agência do Banco Itaú na Praça Armindo Azevedo, conforme está registrado na foto acima.