ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado

Pai é preso na Bahia suspeito de colocar chumbinho em chupeta do filho de 2 meses por não aceitar paternidade

Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia


Brumado: Usuários da Central de Marcação insatisfeitos com redução no atendimento; a principal reclamação é com o Cartão do SUS

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A Central de Marcação sempre foi alvo de críticas e insatisfações e, em consequência disso, figurou com constância na mídia local. Iniciada mais uma gestão, ela volta à cena, refletindo a indignação dos usuários que relatam que as reduções na quantidade de senhas distribuídas, principalmente para a atualização do Cartão do SUS (que agora está sendo feito no local) está causando revolta, já que tem que se chegar de madrugada para conseguir uma senha. Os moradores do meio rural são os mais insatisfeitos, pois segundo eles reduziram drasticamente o atendimento, deixando somente um funcionário para atender a grande demanda. Segundo eles são distribuídas apenas 40 senhas por dia, sendo 25 pela manhã e 15 no período da tarde, o que faz com que os usuários tenham que chegar às 03h para conseguir uma, sendo que, na gestão anterior, o Cartão SUS era feito na Sesau e tinha vários funcionários para realizar o serviço de cadastramento. Nossa equipe falou com o usuário Ariovaldo Cosme de Oliveira, morador da fazenda jacaré que chegou relatou que “eu cheguei às 04h e não consegui pegar a senha, tive que ficar na fila já para tentar pegar a senha para à tarde, sem comer e muito tempo em pé”. Agora a atualização do cartão do SUS é obrigatória por que tem que ser inserido o número do CPF como documento fundamental no recadastramento. O novo sistema CADSUS WEB é integrado à base de dados da Receita Federal, essa mudança, segundo a gestão, proporciona mais segurança na identificação do cidadão. O CPF é um documento que identifica o usuário, não há como existir duas pessoas com o mesmo número, então, com esse documento o sistema filtra o cidadão, já que antes era muito fácil gerar um número de um cartão, só era necessário, nome, endereço, e RG isso gerava duplicidade de cadastro, e os homônimos não eram identificados de forma correta. Outra reclamação dos usuários é que se reduziu a marcação de exames para 15 senhas pela manhã e 10 à tarde (25 no total), sendo que na gestão anterior eram 80 senhas pela manhã e 50 à tarde. 



Comentários

  • Alessandro Sil

    "Não são mais 40 senhas, baixou, agora são 30. Eu fui pedir informações de coo essa troca de cartões funciona e fui informado dessa humilhação. Brumado está um atraso, tudo tem que ser de madrugada. Será que não dá pra desenvolver um sistema de senha?"

Deixe seu comentário