ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Na Bahia, mais de meio milhão de pessoas fazem menos de três refeições por dia

Alunos denunciam péssimas condições de ônibus escolar em Malhada de Pedras

Vitória da Conquista: Câmara de Vereadores diz que inauguração excluiu povo e opta por não participar

Sindicato de Servidores da Embasa anuncia paralisação de 24 horas nesta terça (23)

Suspeito de aplicar golpe milionário com campanha para filho doente é preso na Bahia

Conquista: Sem a presença da PM, Exército fará a segurança do evento presidencial na inauguração do aeroporto

Bahia é o estado com maior número de mortes por Hepatite B, diz MS

Brumado: Um homem foi preso e um menor apreendido após tentarem arremessar objetos para a carceragem da delegacia

Brumado: Primeiro dia de Área Azul deixa o centro com várias vagas de estacionamento livres

Jovem paulistana de 24 anos deseja realizar sonho de conhecer o pai biológico que provavelmente mora em Brumado

Bahia: Autorizado concurso da Polícia Militar 2019 com 2 mil vagas

Brumado: 'Toda mudança é um processo de adaptação' diz secretário de administração sobre a Área Azul

Brumado: Família da comunidade Sítio São José está sem abastecimento há 8 meses e usa água de vizinhos

Brumado: Amigas solidárias realizará torneio de baleado para arrecadar fundos à Ong AuAu

Proposta popular quer cortar pela metade os salários de prefeito, vice-prefeito e vereadores em Rio do Antônio

Livramento de Nossa Senhora: Jovem sofre acidente de moto e morre após ter 80% do corpo queimado

Tenente Coronel Mucyo Vasconcelos é o novo comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual

Brumado: Cobrança pela Área Azul passa a valer nesta segunda (22)

New Kenko Purificadores: Beba água de qualidade e garanta a saúde para sua família

Brumado: Homem trafega na contramão, bate em veículo e é preso pela PM no bairro São Felix


Inscrição para trabalho voluntário na Copa vai até domingo (16/03)

Foto: Divulgação

Quem quiser participar do Programa de Voluntários para a Copa do Mundo 2014 tem até domingo, 16, para se inscrever peloportal Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte. Para o Rio de Janeiro, são 1.500 vagas, sendo que 80 serão destinadas a servidores municipais, que ocuparão o cargo de coordenador de mobilidade urbana, durante o evento.

O trabalho dos servidores consiste em ajudar na orientação para o deslocamento e direcionamento de turistas nos dias de jogos. O vice-presidente da Rio Eventos Especiais, Márcio Valente, explica que as vagas para os servidores da prefeitura decorre do fato de eles conhecerem muito bem a cidade.

A estimativa é que o Rio de Janeiro receba de 500 a 600 mil turistas durante a Copa do Mundo, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A cidade receberá sete jogos, incluindo uma partida das quartas de final e a final. O Rio vai abrigar também o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), no Riocentro; o Centro Aberto de Mídia e a Central da Fifa, no Forte de Copacabana; e o Fifa Football for Hope, evento social na Vila Olímpica do Caju, com delegações de crianças carentes de 32 países.
A inscrição do candidato a voluntário deve ser feita no endereço eletrônico do governo federal, informando que é funcionário público do Rio de Janeiro, ou não para os demais. 

Os voluntários precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar pelo menos sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de quatro horas. O processo de seleção inclui a convocação do candidato por e-mail, capacitação à distância e um treinamento presencial durante quatro fins de semana, que vai abordar temas como hospitalidade, história do futebol, segurança, primeiros socorros, idiomas e trabalho em equipe.
Todos os voluntários receberão uniforme com casaco, camisa, calça, boné e sacola, bilhete único, refeição, seguro de acidentes pessoais e kit alimentação.
Segundo o Ministério do Esporte, na Copa das Confederações, no ano passado, as seis cidades-sede tiveram 7 mil voluntários. Para este ano, o Rio de Janeiro já tem 4.348 pessoas inscritas para disputar uma das 1.500 vagas.

A Tarde



Bandidos provocam apagão e destroem agência bancária em Macaúbas

Foto: Alécio Brandão/Macaúbas On Off

Mais uma agência bancária foi alvo de bandidos no interior da Bahia. Na madrugada desta quarta-feira (12/03), um grupo explodiu o cofre do Banco do Brasil da cidade de Macaúbas, no centro-sul da Bahia. De acordo com informações do site Macaúbas On Off, testemunhas relatam que homens fortemente armados ainda provocaram um apagão na cidade e efetuaram vários tiros contra a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia (CIPM), viaturas e residências do município.

Testemunhas ainda afirmaram que alguns bandidos usavam uniformes que imitam os das Forças Armadas, mais precisamente a do Exercito Brasileiro, e fugiram em três carros. A ação ocorreu volta de 1h30 e o fornecimento de energia retornou por volta das 5h. A polícia procura informações a respeito da possível rota de fuga e já foi solicitado reforço do comando geral e apoio aéreo para realizar diligências na região. Mesmo com a violência da ação, não há informações sobre feridos.  



Brumado: Servidores técnico-administrativos da Uneb param por uma semana

Os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais da Bahia paralisaram as atividades desta segunda (10/03) à sexta-feira (14/03). A ação foi decidida em assembleia no dia 24 de fevereiro. A principal reivindicação da categoria é a regulamentação da lei do plano de cargos e carreira. Os funcionários também pedem aumento do valor do vale refeição e reajuste salarial. Trabalhadores da Uneb e das universidades estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Feira de Santana (Uefs) aderiram à paralisação. A Uesb e a Uneb estão sem aulas, mas a Uefs continua com o funcionamento normal das classes. 



Inscrições para o Sisutec serão abertas dia 17 de março

O Ministério da Educação informou nesta segunda-feira (10) que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vão começar no dia 17 de março, com encerramento no dia 21. Em 2013, primeiro ano do Sisutec, foram abertas 239.792 vagas em cursos técnicos para quem já havia concluído o ensino médio. Por meio desse sistema que instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos. Podem se inscrever pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram, ao todo, 117 cursos oferecidos em 586 estabelecimentos, dentre instituições de ensino superior; escolas técnicas privadas, institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e unidades do chamado Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Senat, dentre outras). O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e oferece dois tipos de curso: o técnico, para quem está matriculado no ensino médio, com duração de um ano, e o curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses para quem concluiu. 

Agência Brasil



PP está definido na vice de Rui; Leão deve ser anunciado até sábado

O governador Jaques Wagner deve enfim anunciar até o fim desta semana o nome do escolhido para ser vice na chapa liderada pelo seu secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), na eleição estadual deste ano. Na briga entre o PDT do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo e o PP do deputado federal Mário Negromonte quem levou a melhor foram os pepistas, segundo os comandantes do partido no estado. "O governador definiu: vai ficar entre eu e [João] Leão. Sexta ou sábado o governador divulga. Está mais perto do que longe, mas é o governador que vai anunciar", revelou Negromonte, em entrevista ao Bahia Notícias. Durante o carnaval, o nome de Leão pintou como favorito na corrida pela indicação. "Se for Leão, eu estou contemplado", admitiu o ex-ministro das Cidades. "O PP está definido. O governador já definiu que vai ser o PP, agora precisamos definir quem do PP, se será Eliana Boaventura, Ronaldo Carletto, Negromonte ou serei eu", despistou Leão, ao comentar o clima de ansiedade que antecede o anúncio: "Sobre a expectativa, eu não sei... [risos]". A reportagem apurou, no entanto, que, em uma reunião neste domingo (9), a cúpula do PP cravou que o nome a ser indicado é mesmo o de Leão. 



Deficientes carentes podem ter assentos gratuitos em voos

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) expediu, na última quinta-feira (6), uma recomendação para que Azul, Avianca,TAM, Trip e Gol reservem, no mínimo, dois assentos por voo para uso gratuito por pessoas com deficiência e comprovadamente carentes. A medida envolve linhas que tenham a Bahia como destino ou partida e visa garantir a mobilidade de deficientes por meio de transportes aéreos. A recomendação, de autoria do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, requer ainda a ampla divulgação dos requisitos necessários para o uso da reserva dos assentos, inclusive nos sites das companhias aéreas, que através de ferramentas de acessibilidade deverão prestar maiores esclarecimentos. O texto de baseia na Lei nº 8.899/1994, que determina que é concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual”. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia concluído que a mera reserva de assentos não seria capaz de retirar o interesse na exploração econômica dos serviços de transporte aéreo.

Bahia Notícias



Receita abre concurso para 278 vagas; salário de RS 14.965

A Receita Federal abriu concurso público para preenchimento de 278 vagas de auditor fiscal. O salário inicial da categoria é de RS 14.965,44. As oportunidades são para quem tem ensino superior completo, em qualquer área de atuação. O edital foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A Receita Federal abriu concurso público para preenchimento de 278 vagas de auditor fiscal. O salário inicial da categoria é de RS 14.965,44. As oportunidades são para quem tem ensino superior completo, em qualquer área de atuação. O edital foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Terra



Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do ProUni começam nesta segunda

Cerca de 50 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ainda estão disponíveis, segundo estimativa do Ministério da Educação. As inscrições para ocupar as vagas remanescentes começam, nesta segunda-feira (10), pela primeira vez, por meio do site do projeto. Até o ano passado, os postos eram ocupados a partir de processo seletivo organizado pela instituição de ensino que oferece a bolsa. Por enquanto, podem se candidatar os que se inscreveram em turmas que não foram formadas, além de professores da rede pública. A partir da quarta-feira (12), as vagas remanescentes serão colocadas à disposição para todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, sem ter zerado a redação. Além do preenchimento dos postos, os estudantes já matriculados nos cursos, que cumpram os requisitos do programa, mas ainda não possuam bolsa, poderão pleitear o benefício. Após a inscrição online, os postulantes terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar.



Homem aparece vivo no próprio velório em Vitória da Conquista

Um homem surpreendeu os familiares ao aparecer vivo no próprio velório neste sábado (8), em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia. Segundo o filho, eles receberam a notícia da morte do pai na sexta-feira (7), por volta das 16h30, informando que João Marcos Ribeiro, de 60 anos, teria sido vítima de um acidente de trânsito. O corpo chegou a ser reconhecido por um dos filhos como sendo do idoso, informou o IML, e a documentação foi emitida para a realização do enterro. ”Nós ficamos tão tristes, tão abalados. A gente não dormiu à noite. Ficamos o tempo todo ao lado da fogueira para velar um caixão. Ele estava desaparecido, mas, na verdade, estava trabalhando na casa de um andarilho. Ele é trabalhador, parou de beber. Só ficou sabendo da situação quando chegou aqui”, conta um dos cinco filhos, Gilberto Ribeiro, de 35 anos. O idoso chegou ao local e ficou supreso com a situação. “Eu estava trabalhando”, comentou rapidamente João Marcos Ribeiro. O velório estava sendo realizado na casa da família, no bairro Campinhos. Devido à presença de curiosos, a equipe da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada e acompanhou a movimentação. De acordo com o IML da cidade, no momento do reconhecimento, a vítima estava com barba e bigode, que foram raspados para o velório. Quando o corpo foi liberado para o enterro, um outro filho chegou a sentir falta de um sinal que era marca do rosto do pai. O corpo que estava no caixão voltou ao IML e ainda não foi indentificado.

G1



Vacinação contra HPV para meninas de 11 a 13 anos começa nesta segunda em todo país

Começa nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação para meninas de 11 a 13 anos, contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. De acordo com o Ministério da Saúde, a orientação é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares). A imunização também pode ser feita em postos de saúde de todo o país. Para a adolescente poder ser vacinada, é necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada menina, deve tomar três doses para completar o esquema de proteção. A segunda dose tem de ser aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira. Segundo o governo, o objetivo da campanha é atingir 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. O governo ainda informou que em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de nove anos. 

Agência Brasil



'Lepo Lepo' leva o Troféu Bahia Folia e é escolhida a música do carnaval

A música “Lepo Lepo” recebeu nesta quinta-feira (6) o Troféu Bahia Folia. A escolha foi feita a partir de votação popular e de entrevistas nas rua de Salvador. As músicas “Raíz de Todo Bem”, “Claudinha Bagunceira” e “Tempo de Alegria”' também fizeram sucesso, mas não alcançaram a popularidade da canção do Psirico, que segundo o vocalista do Psirico, Márcio Vitor, tenta abrir um questionamento sobre o que vale mais nos relacionamentos, o amor ou os bens materiais. A canção foi composta por Filipe Escandurras e Magno Santana e alcançou o primeiro lugar mundial das mais ouvidas no iTunes, player de músicas da Apple. “A música surgiu de forma muito natural”, contou Magno ao Correio. Ela teve origem há cerca de seis meses, na casa de Márcio Vitor, em Jaguaribe.



Petistas organizam levantamento de propostas do Sertão Produtivo para programa de governo

O Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com os partidos aliados, iniciou um projeto de construção de um Programa de Governo, de maneira participativa, a partir de reuniões nos Territórios de Identidade, para que a sociedade possa discutir propostas de políticas de desenvolvimento com recortes territorial, regional ou setorial.

Após o ato do dia 16 de fevereiro em Guanambi, que contou com a presença dos pré-candidatos Rui Costa e Otto Alencar numa plenária territorial, militantes políticos do território Sertão Produtivo organizaram um Grupo de Trabalho (GT), com a responsabilidade de promover e coordenar o levantamento de propostas e atividades do Programa de Governo Participativo 2014. A primeira reunião do GT ocorreu em Guanambi, no dia 22 de fevereiro.

Com pouco mais de 20 participantes, as discussões do GT estabeleceram que após o Carnaval fossem realizadas duas reuniões, uma em Caetité e outra em Brumado, com a finalidade de envolver o maior número possível de atores políticos no processo de levantamento de propostas que contemplem os eixos fundamentais de desenvolvimento sócio-econômico para os municípios do Sertão Produtivo.

Na ocasião, a reunião que contou com dirigentes petistas de seis municípios do Território, teve a participação do Presidente do PT de Brumado, Fredinho, do vice-presidente da Executiva Municipal, José Luiz Ataíde e do militante Jorge Soares Silva, representando o Diretório de Brumado.



PSDB pedirá que Dilma seja multada por reunião

O PSDB vai protocolar uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a aplicação de multa à presidente Dilma Rousseff por ter se encontrado com o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e outros integrantes do comando de sua campanha à reeleição no Palácio da Alvorada em horário de expediente. Responsável pela área jurídica do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) diz que a atitude de Dilma fere a legislação eleitoral. "A lei veda a utilização de prédio público com finalidade eleitoral. Se ela tivesse usado a sua residência oficial no período da noite poderia ser tolerável, mas em horário de expediente é preciso que o TSE analise. O Brasil inteiro voltou a trabalhar na Quarta-feira de Cinzas e a presidente preferiu passar a tarde cuidando de sua campanha demonstrando estar mais preocupada com a eleição do que com a situação do país", disse Sampaio à reportagem. O artigo 73 da lei 9504 de 1997 prevê multa que pode chegar até 100 mil UFIRs, aproximadamente R$ 250 mil, aos agentes públicos que cederem ou usarem em benefício de candidato, partido ou coligação bens móveis ou imóveis pertencentes ao poder público. Será com base neste trecho da lei que Sampaio apresentará nesta sexta-feira, (07/03), a ação na Justiça Eleitoral.

Agência Estado



Chapa de Rui: 'Acredito que sim', diz Negromonte sobre PP; 'Nós acataremos', admite Nilo

Com a proximidade da definição da chapa governista que enfrentará as eleições deste ano, as duas maiores personagens na disputa pela vaga de vice – Mário Negromonte (PP) e Marcelo Nilo (PDT) – resolveram aparar as arestas em um café da manhã nesta quinta-feira (6). Após o encontro que, segundo eles, nada definiu, cada um, à medida do possível, puxou a sardinha para o seu lado, em conversa com o Bahia Notícias. Vice-presidente nacional do PP, sigla favorita no embate, Negromonte definiu a reunião como "conversas pós-carnaval" e reconheceu que "quem decide é o governador [Jaques Wagner]". Para ele, no entanto, o posto 2 na coligação com Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD) ficará com um pepista. "Acredito que sim, mas não quero antecipar nada. Está perto de definir", pontuou, ao salientar que o requerimento demudança no comando de órgãos estaduais de indicação da sigla "está se resolvendo". Negromonte comentou a especulação de que o deputado federal João Leão, chefe do PP no estado, seria anunciado como vice. "Quem indica é o partido. É o partido que escolhe o candidato. Tem um acordo lá atrás e nós vamos discutir isso no partido", resumiu, sem entrar em detalhes sobre qual acerto teria feito com Leão. Já considerado azarão na peleja, Nilo disse ainda apostar na recomendação do seu nome, mas ponderou que, se a vaga for mesmo pepista, não causará constrangimentos a Wagner. "Não tem problema nenhum. Se for ele [Negromonte] eu apoio e se for eu ele me apoia. O que o governador decidir nós acataremos, pelo menos da minha parte. Acredito que o governador vai ouvir os partidos na próxima semana", apostou o pedetista. Segundo o chefe do Executivo baiano, o martelo será batido até o próximo dia 16, quando ele completará 63 anos.

bahia Notícias

 



Papa Francisco admite ter roubado pequena cruz em velório de padre

O papa Francisco admitiu nesta quinta-feira (6) que já roubou uma pequena cruz durante o funeral de um padre, em Buenos Aires, na Argentina. O pontífice relatou o episódio em conversa com sacerdortes romanos. Ao contar o caso, Francisco reconheceu ter sucumbido “ao ladrão que há dentro de todos nós”. O papa disse que, ao chegar ao funeral, percebeu que não havia flores no caixão. Então, comprou algumas e as colocou no caixão, onde o sacerdote morto estava com um rosário na mão. “De repente, aquele ladrão que todos temos dentro de nós veio à minha mente. Enquanto eu estava espalhando as flores, peguei a cruz que estava sobre o rosário e, usando um pouco de força, desprendi-a”, afirmou. O papa não contou quando ocorreu o fato. Francisco disse que ainda carrega a pequena cruz consigo desde o enterro do padre, para se lembrar dele e da misericórdia que demonstrava com os outros.

Bahia Notícias



Ministério da Saúde permitirá que meninas possam tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais

Adolescentes com idade entre 11 e 13 anos poderão ser vacinadas sem autorização dos pais na campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) — usada na prevenção do câncer de colo do útero, que ocorre a partir desta segunda-feira (10). Para a ação em todo o país, 36 mil postos de saúde da rede pública vão disponibilizar a vacina que também estará disponível em escolas públicas e privadas que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. No caso de a instituição escolar oferecer a vacina, a escola pode adotar um calendário específico sem precisar informar aos pais. Segundo o ministério da Saúde, caso os responsáveis pelas adolescentes não concordarem com a imunização, eles devem preencher um termo de recusa e entregar na escola. No entanto, a pasta federal afirma que a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei. Para receber a dose no posto de saúde, as adolescentes devem apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identidade. Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção, com a segunda dose seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses. A pasta reforça que a vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde.

Portal R7



Geddel defende rompimento imediato da aliança nacional do PMDB com o PT

Pré-candidato ao governo da Bahia, o peemedebista Geddel Vieira Lima defende o rompimento imediato da aliança nacional entre a sua sigla e o PT. O ex-ministro acredita que a atual crise entre as duas legendas não pode ser resolvida nem mesmo pelo ex-presidente Lula. “Há problemas no Rio, na Bahia, no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, que até para uma figura encantadora como Lula é difícil reverter esse processo”, defendeu Geddel, em entrevista ao jornal A Tarde. Sobre a possibilidade de intervenção da presidente Dilma, o peemedebista acredita que, “se ela for tentar resolver sozinha, vai quebrar louça para tudo quanto é lado”. “Tudo na vida tem timing, momento. Quando os problemas não são administrados na hora oportuna, vão se tornando irreversíveis”, afirmou o ex-ministro, atualmente secretário-geral do PMDB nacional.

Bahia Notícias





Ministério da Educação muda regras do ProUni e do Fies deste ano

O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado. O Fgeduc existe desde 2009. O fundo cobre a partir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso, a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do financiamento mensalmente, ou 6,25% da parcela das operações de financiamento. Sem o Fgeduc, caso o estudante ficasse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor. Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas segundo entidades do setor, os dois programas ainda são atrativos. Procurado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao Fgeduc. “Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao Fgeduc e permaneceu no programa. O nosso objetivo é democratizar ainda mais o acesso à educação superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm dificuldade de conseguir um fiador”.

Em encontro no mês passado, as instituições particulares discutiram as mudanças. Segundo o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, a participação não deve diminuir.

O cenário atual é o seguinte: em média, 17% do total de alunos nas particulares contratam o Fies, e o fundo representa em torno de 25% da receita das instituições. Já o ProUni gera uma economia, em média, de cerca de 10% das despesas das instituições. O impacto calculado por Capelato deve ser uma redução de 2% ou 3% dessa economia, que é o percentual das vagas não preenchidas.

O professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira explica que as alterações do Fies podem ter sido feitas para facilitar o cumprimento da meta de superávit primário. “O governo está desenvolvendo ações no sentido de viabilizar o superávit primário e quando mexe nesses fundos, certamente há um impacto positivo”, explica.

“Por trás desse financiamento existe um risco, o Estado aparece como avalista. Se não houver pagamento, o Estado tem que honrar o compromisso. O que o governo está tentando é retirar da responsabilidade do Tesouro determinadas rubricas”, disse.

Capelato complementa dizendo que as mudanças vão possibilitar o pedido de mais créditos para o Fies. De acordo com ele, a promessa para este ano é R$ 3 bilhões em novos financiamentos. Os beneficiados devem saltar para 1,6 milhão até o fim do ano.

Quanto às mudanças no ProUni, Matias-Pereira avalia: “O governo entrou de maneira descontrolada nessa área de isenção tributária e o que está tentando é fechar essas torneiras para evitar que a arrecadação seja afetada”. Segundo ele, as instituições deverão ter maior comprometimento com a oferta de um ensino de maior qualidade e, dessa forma, atrair jovens para estudar na sua escola.

 

CONTINUE LENDO


Preços de gasolina, gás e telefone ficam estáveis este ano, diz Copom

Os preços da gasolina, do botijão de gás e da tarifa de telefonia fixa devem ficar estáveis este ano, de acordo com projeção do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Já a projeção de reajuste da tarifa residencial de eletricidade, para o acumulado de 2014, é 7,5%, mesmo valor considerado pelo Copom em janeiro. Essas estimativas foram divulgadas hoje (06/03) na ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro. Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida a projeção de alta de 4,5%, valor considerado pelo Copom em janeiro. Para 2015, também foi mantida a estimativa de 4,5%. O BC faz essas projeções para avaliar a tendência da inflação no país, na reunião do Copom, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, e a medida alivia o controle sobre a inflação. O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5%, e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Agencia Brasil