ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Milagre: Menino sobrevive a espeto atravessado no coração em Pernambuco

Waldenor participa de atos em defesa de Lula direto de Porto Alegre

Brumado: Vans particulares que realizam transporte na cidade estão na mira do SMTT

Brumado: Implantação de caixa eletrônico no Mercado Municipal deverá ser acompanhado de reforço na segurança

Em 2018 a promoção continua: RotSat rastreamento com Inteligência

Surto de vômito e diarreia preocupa moradores de Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Assaltante morre em confronto com a Polícia

4.370 jovens entram no mercado de trabalho através do Programa Primeiro Emprego em um ano

Brumado: Iniciada a vistoria dos veículos que atuam no Transporte Escolar do município

Caculé: oposição e deputados buscam ampliação da oferta de água para a cidade

Sertanejo de Raiz: Dupla Nadim e Beira-Rio participa de programa na 97FM

Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos

Conquista: Em protesto a favor de Lula, integrantes do MST fecham a BR-116; idoso falece durante a manifestação

Sorteio Eletrônico para o ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Ensino acontece em clima de tranquilidade

Sorteio eletrônico das vagas para o ano letivo de 2018 terá somente a participação do MP, educadores, conselhos e imprensa; secretária explica os motivos

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (23)

Engenheiro civil de Mucugê sofre acidente de carro entre os municípios de Brumado e Sussuarana

Vitória negocia retorno do zagueiro Victor Ramos

Começou a matrícula de estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na rede estadual

Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, e não só até os 19, defendem cientistas


Ibitira: Ação de Municipalização do Ensino Fundamental Ciclo II gera protestos e indignação

A Escola Estadual Lia Públio de Castro é muito respeitada pela qualidade do ensino oferecido (Foto: Reprodução Facebook)

A população de Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, localizado na região sudoeste do estado, já demonstra uma grande insatisfação após ter ser sido surpreendida com a real possibilidade da municipalização total do Ensino Fundamental Ciclo II. Vale ressaltar que essa modalidade de ensino era partilhada até final do ano passado entre Estado e Município e possuía um ótimo grau de resolutividade. Um grande número de alunos cuja responsabilidade é do Estado frequenta as aulas no Colégio Estadual Lia Públio de Castro, instituição de renome regional que sempre contou com a competência e comprometimento do seu quadro de funcionários. Na avaliação feita por pais e professores, a medida é um retrocesso e pode prejudicar muito a qualidade do ensino oferecido, já que, a instituição supracitada foi contemplada recentemente com a construção de nova sede, com uma estrutura invejável. A decisão teria sido tomada de forma unilateral pelo prefeito José Alves (PDT), o Deca, que estaria trazendo para o âmbito municipal o ônus que pertence ao Estado. A preocupação de pais, alunos e professores já é notória e, com isso, uma mobilização de protesto já está sendo efetiva, pois segundo eles “nesse momento em que os municípios, que são a esfera federativa mais fragilizada financeiramente em decorrência da crise fiscal e do aumento de encargos, toma uma atitude arbitrária como essa, os resultados poderão resultar em dificuldades e ou impossibilidade de atendimento com qualidade para todos”, argumentam. Eles elevam o tom ao declarar que “nos dias atuais, uma ação como essa, sem se consultar a comunidade é realmente muito questionável, pois, a impressão que fica é que a gestão municipal estaria somente preocupada em conquistar novos postos de trabalhos para agraciar seus correligionários políticos”. Em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, André Berkovitz (PEN), ele destacou que “não podemos aceitar uma decisão como essa fora do contexto. Sou totalmente contrário, pois irá prejudicar a qualidade do ensino em Ibitira, então, diante disso, já estamos prestando nosso apoio aos pais, professores e alunos”. O movimento irá buscar um encontro com o prefeito na manhã desta terça-feira (31) para tentar encontrar uma solução consensual para a questão. Caso o prefeito não receba a comissão, um forte manifesto de protesto poderá acontecer em frente à sede da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio. Nossa equipe entrou em contato com prepostos da administração municipal para buscar esclarecimentosobre o fato, ficando no aguardo das informações. 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário