ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Empresário é preso com dezenas de comprimidos de ecstasy; droga seria vendida em Festival de Inverno, diz polícia

Drogas e relógios sem nota fiscal foram apreendidos com empresário (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um empresário de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi preso em flagrante com dezenas de comprimidos de ecstasy, na manhã deste sábado (25). De acordo com a Polícia Civil, a droga seria vendida no Festival de Inverno da cidade. Glauber Menezes de Oliveira, conhecido como Binho, tem 32 anos e é dono de um restaurante, onde ele foi encontrado com a droga. A polícia informou que o estabelecimento do suspeito possui um quiosque no festival, onde os comprimidos seriam comercializados. Ainda segundo a polícia, no apartamento de Glauber foram encontrados também uma pequena porção de maconha, um carro que era usado para levar as drogas comercializadas e uma coleção de relógios de grife, sem notas fiscais. Levado para a delegacia, Glauber confessou ser dono das drogas. Ele prestou depoimento e foi levado para o Conjunto Penal de Conquista, onde ficará à disposição da Justiça. Ele deve responder pelo crime de tráfico.



'Fiz para o meu amor', declara Lulu Santos antes de cantar música 'Orgulho e Preconceito' no segundo dia de FIB

Lulu Santos tirou suspiros da plateia na madrugada deste domingo (26), durante o segundo dia do Festival de Inverno Bahia, realizado em Vitória da Conquista. O público vibrou quando o cantor anunciou a música "Orgulho e Preconceito" no palco. Ao revelar que é o autor da música que tem o verso: "Esta canção é pra você nunca mais ter que sussurrar quando diz que me ama", Lulu revelou para quem escreveu a canção: "Fiz para o meu amor, que está aqui hoje, em Vitória da Conquista. E, se depender de mim, tá sempre". Lulu, no entanto, não revelou se o rapaz estava no palco ou em outro espaço da festa. Ao final da canção, o cantor não perdeu a oportunidade de reafirmar o amor pelo parceiro. "Eu te amo", diz o trecho da música, e o artista completou: "E eu a você, Clebson". O namorado de Lulu Santos, Clebson Teixeira, é baiano e natural da cidade de Guanambi. O cantor assumiu o relacionamento com o rapaz, nas redes sociais, em julho deste ano. Daí em diante, o artista já fez diversas declarações públicas ao rapaz, que é 39 anos mais novo que ele, inclusive durante o programa da TV Globo, The Voice Brasil, do qual é técnico.



Bahia perde para o Santos e segue sem vencer fora de casa no Brasileirão

(Foto: Divulgação)

O Bahia foi derrotado pelo Santos por 2 a 0, na tarde deste sábado, 25, na Vila Belmiro e segue sem vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. Com este resultado negativo, o Tricolor acumula 10 jogos sem triunfar como visitante na competição nacional, permanece com 22 pontos e aguarda o desfecho da rodada para conhecer a sua posição. O primeiro tempo foi bastante equilibrado sem muitas oportunidades de ambos os lados. O sistema defensivo do Esquadrão conseguiu anular o ataque da equipe santista e houve poucas chances de gols. Já a segunda etapa foi de domínio dos donos da casa. Logo no início, o gringo González abriu o placar em um belo chute de fora da área. Em seguida, o atacante Gabigol marcou o segundo tento do Santos e dando números finais ao jogo. A equipe do técnico Enderson Moreira volta à campo na próxima quarta-feira (29), às 19h30, diante do Ceará, no estádio Presidente Vargas, em partida atrasada da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Intermunicipal: Seleção brumadense pode ser punida por escalação irregular de 'Magrão'

Foto: Conteúdo l 97News

O Intermunicipal de Futebol 2018 terá a sua terceira rodada sendo realizada neste domingo (26), porém a seleção de Brumado que largou muito bem na competição com duas vitórias, pode sofrer uma grave punição pela escalação irregular de um atleta. A polêmica começou logo após o jogador João Vinícius Santos Dias, o "Magrão", ter sido escalado para defender a Seleção de Brumado. Como foi apurado pelo 97NEWS, o jogador não atuou no primeiro jogo entre Paratinga e Brumado, mas no último domingo (19), o jogador acabou atuando contra o selecionado de Luís Eduardo Magalhães, onde a seleção de Brumado venceu por 1 a 0. Contudo, o zagueiro Magrão atuou pela equipe do Portela Teixeira de Freitas no Campeonato Baiano da 2ª divisão de 2018. O atleta inclusive chegou a marcar um gol no triunfo da sua equipe, sobre o Galícia, pelo placar de 4 a 1, em Pituaçu. É possível, inclusive, ver o nome do jogador constando na súmula. Veja a imagem abaixo:

Foto: Reprodução

O grande questionamento nos bastidores do futebol brumadense é. O jogador pode ou não atuar no intermunicipal deste ano? De acordo com o regulamento, Magrão não poderia atuar por nenhuma equipe no Intermunicipal em 2018, já que, no parágrafo 2º do capítulo III, “inscrições de atletas oriundos de "Reversão de Categoria" de profissionais, somente serão permitidas para aqueles que atuaram até 31/12/2017”. Diante disso, de acordo com o Artigo 35 do regulamento do Intermunicipal, “A Seleção que incluir atleta sem condições legais de jogo, além de ser enquadrada no artigo 214 do CBJD, poderá ficar suspensa do Campeonato em curso, bem como, de quaisquer competições promovidas pela FBF, pelo prazo de dois anos”. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) tem obrigação de apurar e encaminhar essa situação para o Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, já que é a organizadora da competição. Contudo, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, não admite punições às seleções com receio de perder votos das ligas do interior. Segundo a FBF, a  orientação é que, a seleção tire o atleta irregular da competição. Em contra partida a FBF mantém a seleção na disputa sem punições.

 



A origem do coaching: como surgiu esta poderosa ferramenta

(Foto: Divulgação)

Atualmente o termo Coaching é muito utilizado, mas pouco se explica sobre sua origem. Inicialmente o termo designava os cocheiros ingleses, que guiavam as carruagens, ainda na idade média. Interessante perceber o sentido originário que a palavra Coaching, derivada de cocheiros, tem de “guiar”, levar a algum lugar desejado. A utilização do termo ressurgiu, em 1850, também na Inglaterra, para se referir aos mestres e professores de universidades, especialmente àquelas figuras responsáveis pela orientação e tutela de alunos em suas provas, testes e trabalhos, conduzindo-os a resultados satisfatórios. Cem anos depois, o termo passou a ser utilizado na literatura de negócios, abordando nuances relativas ao gerenciamento de pessoas. Esse trabalho possibilitou o desenvolvimento de pessoas, a partir de habilidades comportamentais que agregam valor ao desempenho funcional. 

Em Nova Iorque, no ano de 1960, o Coaching ganha força nas empresas, especificamente o Life Coaching/Coaching de Vida. Um programa educacional foi desenvolvido e, a partir dos seus brilhantes resultados, foi levado para o Canadá e lá aperfeiçoado. Nesse momento passa-se a utilizar técnicas de controle de conflitos e a busca por resolução de problemas é um ponto importante do processo.Na década de 60 foi criado o Instituto Esalen. Lá criaram e estudaram várias técnicas de desenvolvimento humano. Esse Instituto é considerado ainda hoje o lar espiritual do movimento pelo potencial humano. O Esalen incentiva todo tipo de prática, atividade, estudos e conhecimentos que possam desenvolver pessoas e recebe estudantes, artistas, cientistas e religiosos em seus projetos e programas de pesquisa. O intuito é facilitar a transformação pessoal e social. Aqui ainda não se usava o termo para o meio esportivo, mas sabe-se que essa já era uma realidade. Autores como Timothy Gallwey citam o Coaching Esportivo (originado no tênis e no esqui) explicando a forma como os técnicos designavam o oponente do esportista na competição. Percebia-se que o grande trabalho não era avaliar a habilidade e fraqueza do outro, mas as do próprio atleta, que precisaria conhecer seus pontos para melhor trabalhá-los, buscando potencializar seu desempenho.Para os brasileiros o termo chegou associado aos esportes, em 1970. Ainda hoje são utilizadas práticas e técnicas desse setor, em um conjunto de estudos e ferramentas que são amplamente proveitosas para melhorar performances individuais, no alcance do sucesso almejado. É por essa importante característica que hoje o Coaching tem força nas grandes organizações mundiais: desenvolvimento de metas, solução de problemas e alto desempenho de indivíduos e equipes. No início dos anos 80 as empresas perceberam a importância que o Coaching tinha, bem como a eficiência de seus resultados, e o fortalecimento desse trabalho se deu de forma significativa. Foi então que surgiram trabalhos de Coaching Executivo nos programas de negócios e liderança, se estabilizando como ferramenta potencial no desenvolvimento de pessoas e profissionais. Coaching é, portanto, um processo objetivo que tem por finalidade auxiliar o indivíduo ou grupo de pessoas a alcançarem suas metas a partir do alto desempenho. E, sem dúvida, um trabalho muito elogiado pelas pessoas que já participaram dessa atividade devido aos resultados otimizados e satisfatórios.

CONTINUE LENDO


Com 62% de brasileiros nas redes sociais, profissional de Marketing Digital tem destaque no mercado de trabalho

Há dez anos, um cliente insatisfeito contava para até 11 pessoas sobre uma má experiência vivenciada com uma marca. O impacto era considerado grave e poderia colocar em risco o faturamento mensal de uma empresa. Mas esse cenário mudou. Com a alta penetração da população nas redes sociais, hoje um cliente insatisfeito tem condições de mobilizar centenas de milhares de pessoas para muito além do território geográfico da marca de maneira negativa. No Brasil, são mais de 130 milhões de internautas com potencial para interagir diariamente com marcas e outros consumidores no ambiente digital. O grande desafio das organizações, agora, é compreender como tornar positiva a experiência deste novo consumidor em canais de grande exposição e que demandam alta velocidade na resolução de problemas. Para Achiles Ferreira, coordenador do primeiro curso de graduação em Marketing Digital do Brasil, oferecido pelo Centro Universitário Internacional Uninter, já há uma transformação acontecendo no mercado de trabalho: as marcas estão à procura de profissionais altamente especializados em interações digitais. “Esse profissional precisa de formação sólida para concentrar esforços no relacionamento com clientes no ambiente virtual para garantir o crescimento do negócio”. É interessante notar, avalia Achiles, que a exigência por um novo perfil profissional, com expertise direcionada ao Marketing Digital, vem de uma mudança no comportamento do consumidor que tem impactado a forma com que as marcas fazem comunicação. “A interação constante do consumidor trouxe desafios que o mercado não estava preparado para lidar. Um único comentário negativo pode gerar uma crise com crescimento exponencial em menos de 24 horas”, explica. Apesar de as marcas já estarem cientes desse novo poder dos consumidores, muitas empresas ainda não têm uma equipe preparada para gerenciar relacionamento por meio do ambiente digital. De acordo com pesquisa realizada em 2017 pela agência Ad-Rank, 44% dos negócios pesquisados não têm definido um plano de ação em mídias digitais. Além disso, 33% ainda estão em processo de implementação. “É recomendável que as empresas direcionem seu olhar de forma mais eficiente ao mundo digital”, acredita Achiles.

Marketing Digital: Mercado de trabalho promissor

 Felipe Ferreira di Benedetto, 21 anos, começou o curso de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional Uninter no segundo semestre de 2018. Segundo di Benedetto, a escolha foi influenciada pela sua experiência e habilidade em lidar com as ferramentas de redes sociais. “Já trabalhei com criação de conteúdos para Facebook e decidi investir na área”, conta. A expectativa, avalia o estudante, é que a graduação o ajude a se destacar no mercado de trabalho. “É uma área que não para de trazer novidades tecnológicas. A cada página de conteúdo criada, surge uma demanda por um profissional capacitado para mediar o relacionamento com o cliente”, ressalta.

Na Uninter, o curso de Marketing Digital é oferecido na modalidade a distância, com duração de três anos. São disponibilizados conteúdos especializados aos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com apoio de tutores para orientação e dúvidas que possam surgir no processo de aprendizagem. “No EAD consigo administrar melhor meu tempo. Estudo onde e quando tenho disponibilidade e estou me adaptando bem”. Além disso, o estudante tem a possibilidade de definir sua grade de estudo adequando às suas expectativas profissionais. “Ainda não defini o perfil profissional, mas acho que vou investir na criação de conteúdo”, completa Felipe.

 

Graduação com perfil especializado

Segundo Achiles Ferreira, o mercado educacional e de treinamento na área de marketing já está preparada para oferecer uma gama de possibilidades de formações flexíveis em Marketing Digital nas quais o profissional escolhe sua área de atuação de acordo com as necessidades do mercado.

Para estudantes do curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital, do Centro Universitário Internacional Uninter, são oferecidas suas possibilidades de formação. “O aluno pode realizar o curso de acordo com uma grade de disciplinas sugerida ou optar pela flexibilidade de aprendizagem e personalização de perfil profissional”, conta Ferreira.

Na primeira opção, os estudantes devem escolher a formação visando a construção de um perfil profissional pré-definido. “Criamos quatro modelos de grade curricular com formação prevista que representam possibilidades reais de trabalho na área de marketing digital”, explica o coordenador. Assim, após completar sua formação, o estudante pode direcionar sua busca profissional de acordo com os cargos oferecidos pelas empresas.

Já na segunda opção, cada aluno do curso tem a opção de montar sua própria grade de disciplinas. “O curso apresenta 12 disciplinas fixas de marketing ao mesmo tempo em que oferece 12 disciplinas eletivas, escolhidas de um rol de 30 disciplinas relacionadas ao mercado de marketing digital”, afirma Achiles. Assim, o estudante fica livre para decidir seu foco profissional. “A Uninter mostra o seu pioneirismo ao criar grades flexíveis, focadas no desenvolvimento profissional. Somos uma instituição que forma para a empregabilidade”, finaliza o coordenador.

CONTINUE LENDO


TVE transmite neste domingo jogo entre Brumado e São Desidério pelo Intermunicipal

Foto: Luciano Santos l 97News

Neste domingo (26), às 15h, a TVE transmite ao vivo o duelo entre o selecionado de Brumado e São Desidério. A partida, que faz parte da terceira rodada do Campeonato Intermunicipal 2018, será realizada no Estádio Gilbertão. Essa será a primeira vez em que um jogo da seleção Brumadense na competição será transmitido em TV aberta. Na última partida, o time venceu Luís Eduardo Magalhães por 1 a 0. Com o resultado, o time segue líder do grupo 11 com 6 pontos. Já a seleção de São Desidério perdeu em sua última disputa. O time jogou contra Paratinga, fora de casa, e é o lanterna pelo saldo de gols. Para interagir por meio das redes sociais ou enviar suas fotos e vídeos acompanhando o torneio para o número de Whatsapp (71) 9.9626- 0307. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação. Os torcedores de Brumado poderão acompanhar os jogos pelo canal 9  ou no Youtube.



Conquista: Polícia incinera mais de 200 quilos de drogas

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Cerca de 230 quilos de drogas – entre maconha, crack e cocaína – foram incinerados nesta quinta-feira (23), em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Civil, o material é resultado de apreensões realizadas por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Conquista), unidade subordinada ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Nas apreensões, a polícia também indiciou acusados de tráfico e realizou prisões preventivas. Autorizada pela Justiça, a destruição da droga foi acompanhada por representantes do Ministério Público (MP) local. 



Aracatu: Cipe Sudoeste apreende dois menores e dois indivíduos por tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Dando uma resposta rápida a sociedade da região sudoeste, a CIPE/Sudoeste vem combatendo o tráfico de drogas na região. Nesta sexta-feira (24), a guarnição prendeu dois indivíduos e apreendeu dois menores por tráfico de drogas em Aracatu. Após denúncia, os policiais foram até a Rua Bons Ares, onde uma menor estaria traficando drogas. No local, uma adolescente foi localizada e, segundo ela a droga para comercialização se encontrava com um indivíduo, no Bairro Conquista. No endereço informado pela menor, o mesmo foi localizado e em seu poder, foram encontradas 11 petecas de maconha. O acusado, também menor de idade, disse à polícia que vendia a droga para outro indivíduo, que posteriormente foi localizado na Rua Arlindo Silveira, portando 10 petecas de cocaína, acompanhado de mais um comparsa. Todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com o material encontrado a delegacia de Aracatu. O delegado de plantão registrou a ocorrência.



Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões neste sábado; sorteio acontece na Bahia

Foto: Conteúdo l 97News

O concurso 2.072 da Mega-Sena, que está acumulado, pode pagar neste sábado um prêmio de R$ 33 milhões. O sorteio será às 20h em Itabela, na Bahia. O prêmio é suficiente para o ganhador comprar 1.000 carros populares modelo Renault Kwid. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro, se aplicado na Poupança, poderá render mensalmente R$ 123 mil. As apostas poderão ser feitas até às 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas ou pela internet (www.loteriasonline.caixa.gov.br).



Caixa reduz juros da casa própria e aumenta limite para financiar imóvel usado

Foto: Luciano Santos l 97News

A Caixa Econômica Federal anunciou a redução nas taxas de juros do crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e aumentou o percentual do valor para financiar imóveis usados. Segundo o G1, as mudanças começaram a valer na sexta-feira (24). As taxas mínimas passaram de 9% ao ano para 8,75% no caso de imóveis financiados dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Já os juros para imóveis do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) passaram de 10% ao ano para 9,50% ao ano. O limite de cota de financiamento de imóveis usados sobe de 70% para 80%. Com isso, é possível dar uma entrada menor na aquisição deste tipo de bem.



Operação prende mais de 600 suspeitos de homicídios em 16 estados

Foto: Reprodução / TV Globo

A Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública, prendeu 643 suspeitos de homicídio em 16 estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (24). De acordo com o G1, a expectativa é que o número passe de mil até o fim do dia. Quase 5 mil policiais cumprem os mandados. A Operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. “Nós vamos ter cada vez mais operações nacionais e cada vez mais operações integradas no combate ao crime”, comentou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.



TSE nega pedido de Lula para garantir cobertura jornalística na TV

(Foto: Reprodução)

O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu na noite desta sexta-feira (24) negar um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que emissoras de TV “incluam” em suas coberturas jornalísticas a campanha presidencial do petista e sua coligação, intitulada “O Povo Feliz de Novo”. Lula, que tem Fernando Haddad como vice na chapa, está preso em Curitiba (PR) após ser condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. “No caso em exame, ao menos em juízo de cognição sumária, não se extraem dos autos elementos suficientes para configuração da transgressão ao dever de conceder tratamento isonômico aos candidatos a cargo de presidente da República, ante a ausência de quaisquer provas sobre o alegado”, ponderou o ministro Sérgio Banhos. “Ademais, diante da contraposição de valores constitucionais de inegável relevo, no caso, liberdade jornalística e isonomia entre candidatos, entendo que a matéria apresenta complexidade que exige análise verticalizada a demandar a oitiva das representadas e a manifestação do Ministério Público Eleitoral”, concluiu o ministro. Banhos ainda pediu que as emissoras de televisão apresentem uma manifestação dentro de dois dias e, posteriormente, vai aguardar uma manifestação do Ministério Público Eleitoral.



Primeiro dia do FIB tem calcinha na cara de Luan Santana, romantismo de Fábio Jr. e homenagens ao rock com Biquíni Cavadão

Luan Santana ganha calcinha transparente de fã no Festival de Inverno (Foto: Laécio Lacerda)

O primeiro dia do Festival de Inverno 2018, que começou nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26), no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, reuniu um público diversificado: adolescentes fãs de Luan Santana, românticos que foram curtir ao som de Fábio Jr, e turma do pop rock, que agitou ao som do Biquini Cavadão. Os portões do parque foram abertos por volta das 19h40, 40 minutos após o horário marcado. O show de abertura, entretanto, começou com apenas cinco minutos de atraso. Às 21h05, Fábio Jr. deu as boas vindas ao FIB 2018. Em seguida, o hrupo Biquíni Cavadão subiu ao palco. O encerramento da noite ficou por conta de Luan Santana.



Baiano Isaquias Queiroz bate rivais em chegada emocionante e é tricampeão mundial no C1 500m

Isaquias Queiroz exibe a medalha de ouro com orgulho (Foto: Helena Rebello)

Martin Fuksa parecia ser o grande adversário. Era o então bicampeão mundial do C1 500m, o cara que venceu tudo o que disputou ao longo da temporada. Mas o baiano Isaquias Queiroz se valeu do trabalho duro e de uma máxima repetida à exaustão pelo técnico Jesus Morlán: não se pode ganhar tudo. Isaquias foi superior quando realmente importou, na final do Campeonato Mundial de canoagem velocidade de Montemor-o-Velho, em Portugal, disputada nesta sexta-feira. Cravou 1m49s203 e provou que é quem manda nessa distância. Vencedor também em 2013 e 2014, ele agora é tricampeão mundial na prova. Na disputa desta sexta, curiosamente, Sebastian Brendel, tricampeão olímpico no C1 1000m, foi a maior ameaça a Isaquias Queiroz. O alemão fez uma prova espetacular, colando no brasileiro nos metros finais, mas acabou na segunda colocação com 1m49s496. Fuksa observou tudo de perto e ficou em terceiro lugar (1m50s143).- É sensacional ser campeão mundial . Ser o melhor do mundo é uma coisa que não tem preço. Desde 2014 eu não entrava no Mundial de C1 500. Agora voltei para dominar o meu lugar. Ser tricampeão mundial é muito bom, é consequência que os treinamentos foram bem feito. Estou muito feliz de ter ganhado do Brendel, ter ganhado do Fuksa. Isaquias controlou bem a prova. Até largou atrás de Fuksa e de Brendel, mas ao passar da marca de 250m pegou a dianteira e não mais largou. Brendel até tentou fazer esse sprint e terminou bem pertinho do baiano. O ouro e o tricampeonato mundial, contudo, eram do menino de Ubaitaba. Vale lembrar que a prova não integra o programa olímpico. Com o ouro desta sexta, Isaquias chega a oito medalhas em Mundiais. Além dos três ouros no C1 500m (2013, 2014 e 2018), ele tem outro no C2 1000m, conquistado em 2015. As outras medalhas são de bronze: no C1 1000m em 2013 e 2017, no C1 200m em 2015 e no C2 200m, em 2014. Em Montemor-o-Velho, ele ainda pode ampliar a coleção. Está na final do C1 1000m e disputa neste sábado as baterias classificatórias do C2 500m.



Pais que não vacinarem crianças podem perder tutela, alerta promotor

(Foto: Reprodução)

O promotor de Justiça Eduardo Prego, do Centro de Apoio Operacional da Saúde, do Ministério Público de Goiás, é enfático ao alertar que a lei prevê que qualquer pessoa – inclusive profissionais de Saúde – pode denunciar pais ou responsáveis que não levem os filhos para vacinar nas campanhas organizadas pelo Ministério da Saúde. “Vivemos em um período em que doenças consideradas erradicadas estão voltando. Por isso, a atenção contra a reinserção do vírus no Brasil tem de ser redobrada”, diz o promotor. Eduardo cita que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem ser aplicadas medidas de proteção contra os responsáveis por crianças não vacinadas. As penalidades vão desde a multa de 3 a 20 salários mínimos até a perda da guarda da criança e destituição da tutela. O ECA diz no artigo 14 que “O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos”. Diz ainda, no primeiro parágrafo, que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. “O vizinho ou qualquer pessoa pode acionar o Conselho Tutelar de sua região, caso saiba de casos de pais que, por omissão ou crença em fake News, deixam de vacinar os filhos”, explica. O promotor adverte que a vacina é a única medida eficaz para proteger as crianças da enfermidade tão perigosa e nociva. “Posso ir além: caso a criança venha a óbito por falta de vacinação o responsável pode responder por homicídio”, alertou.



Polícia Civil prende homem que ameaçou vizinhos com arma de fogo em Guajeru

Foto: Divulgação

Investigadores da Polícia Civil de Brumado se diririram até a Fazenda Lagoa do Morro, distrito de Guajeru, onde efetuaram a prisão de um homem de 56 anos de idade, o qual possuía em sua residência uma espingarda de fabricação artesanal, que foi devidamente apreendida. De acordo com a Polícia, o suspeito teria matado animais domésticos e utilizado a espingarda para ameaçar  vizinhos, razão pela qual a delegada de Guajeru Ellen Lages Pierote representou ao Juízo Criminal da Comarca de Caculé, que espediu mandado de busca domiciliar.  O referido indivíduo foi autuado em flagrante delito pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo e liberado mediante pagamento de fiança. O Inquérito Policial deverá ser concluído nos próximos dias e encaminhado para a Justiça.



Polêmica: Zagueiro da seleção brumadense é suspeito de jogar com inscrição irregular no Intermunicipal; comissão brumadense garante que está tudo em ordem

O zagueiro 'Magrão' jogou contra o selecionado de Luis Eduardo no último domingo (Foto: Reprodução)

A polêmica que surgiu com a probabilidade de uma punição à Seleção de Brumado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) diante de uma possível escalação irregular do zagueiro João Vinícius Santos Dias, de 25 anos, o "Magrão" esquentou nos últimos dias com várias postagens nas redes sociais. Muitos afirmaram que o referido zagueiro estava irregular, pois teria desrespeitado o artigo 35 do regulamento que rege a competição, o qual reza que “a seleção que incluir um atleta sem condições legais de jogo, além de ser enquadrada no art. 214 do CBJD, poderá ficar suspensa do campeonato em curso, bem como, de quaisquer competições promovidas pela FBF, pelo prazo de dois anos”. No caso em questão, o zagueiro João Vinícius teria atuado pelo Portela Teixeira de Freitas em março deste ano, que é um time profissional, o que o poderia tornar inapto para a disputa do Intermunicipal 2018. 

Foto: Reprodução

Visando esclarecer o impasse, o 97NEWS falou com o membro da comissão responsável pela Seleção de Brumado, o vice-prefeito Édio Pereira. Muito tranquilo ele assegurou que “não existe base para essas discussões que não são fundamentadas, pois já foi feita a reversão do profissional para o amador para que o jogador pudesse atuar no intermunicipal”. Questionado sobre o porquê o atleta foi impedido pela arbitragem de entrar em campo no jogo entre Brumado e Paratinga, Édio argumentou que “na primeira partida contra Paratinga ele não jogou, só que, depois, a FBF fez novas exigências e cumprimos todas, ou seja, a reversão está totalmente dentro dos parâmetros da Federação e o atleta já está à disposição da comissão técnica e poderá atuar normalmente”. E finalizou dizendo que “na próxima segunda-feira (27) vamos ter outra reunião na FBF para colocar um ponto final nessa celeuma, mas faço questão de tranquilizar a grande torcida brumadense que está tudo certo com o atleta e Brumado continuará com sua brilhante campanha. Aproveito a conclamar a todos para irem ao Gilbertão neste domingo e empurrar a nossa equipe para mais uma vitória”.

Foto: Reprodução

Além dos times do Serrano e Vitória da Conquista, Magrão jogou profissionalmente pela equipe Portela Teixeira de Freitas, equipe que disputou a segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol. o Portela Teixeira de Freitas contratou o atleta para atuar como Zagueiro, no início do ano, mas só entrou nos gramados em março deste ano. 



Brumado: HMPMN receberá sistema ‘Saúde Digital’

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto receberá o sistema Saúde Digital (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um acordo assinado neste mês de agosto entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, proporcionará aos hospitais e maternidades estaduais passarão a utilizar, a partir de agora, um sistema informatizado de gestão hospitalar, que inclui prontuário eletrônico e módulos administrativos. A primeira unidade a receber o sistema foi o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e a meta é utilizar todas as funções do prontuário eletrônico até o final desse ano. Diante disso, a Sesau – Secretaria Municipal de Saúde de Brumado já manteve os contatos com a Sesab, para que o sistema que é chamado de Saúde Digital, que cria um prontuário eletrônico, venha a ser implantado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo o secretário Claudio Feres, “no módulo assistencial, o software contempla o paciente desde a sua entrada na unidade, podendo criar ou não um prontuário eletrônico. Nele é possível especificar as informações clínicas do paciente, englobando todos os atendimentos realizados no hospital, classificados por tipo de informação: internações, cirurgias, exames realizados, procedimentos e diagnósticos. Já a seção de internação contempla gestão de leitos, transferência de pacientes, alta administrativa, entre outros itens”. O software que será cedido gratuitamente, vai exigir cabeamentos especiais e todo um trabalho de preparação para a montagem da rede de informações, que com o sistema, integrará os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada. Com o sistema também é possível padronizar as práticas das unidades de saúde e permitir a criação de indicadores relevantes, o que facilitará a criação de subprogramas de melhorias comuns para todos. “Será um avanço fantástico que permitirá que todas as informações relacionadas ao atendimento dos pacientes possam ser compartilhadas de forma mais rápida e segura. Com isso, o Hospital Magalhães Neto passará a ter uma visão integrada dos seus processos clínicos, administrativos e financeiros, auxiliando seus profissionais nas tomadas de decisão para cada setor”.



Igreja Adventista do Sétimo dia realizará caminhada interdenominacional 'Quebrando o Silêncio'

Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar a sociedade a se unir e combater o suicídio, a Igreja Adventista promoveu, em todo o Estado, ao longo deste mês, diversas ações como passeatas, carreatas, visitas nas casas e palestras em escolas públicas e privadas, além de debater o tema dentro dos templos. Em Brumado, com a previsão de reunir vários membros da igreja e população em geral, será realizada uma caminhada na manhã deste sábado (25), encerrando as ações da campanha “Quebrando o Silêncio”. Durante o trajeto, que começará na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz), a partir das 08h30, e terminará na área do estacionamento da feira livre, no Mercado Municipal, os voluntários da campanha distribuírão panfletos e revistas que abordam o tema deste ano, que é, “Campanha contra o suicídio, promovendo a vida”. Promovido desde 2002, o projeto ocorre anualmente em 8 países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), que compõem a Divisão Sul-Americana. A instituição organiza as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia presentes nesses países e é responsável pelo desenvolvimento da campanha.