ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Avião faz pouso forçado no interior da Bahia

Foto: Divulgação l PRF

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado, na tarde de quinta-feira (30), na BR-110, entre os municípios de Inhambupe e Olindina na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o avião saiu de Paulo Afonso com destino a Salvador, no entanto, passou por um problema mecânico durante o voo. Três pessoas estavam a bordo do monomotor. Os passageiros tiveram apenas escoriações leves. Dois passageiros, um de 48 e outro de 49 anos, foram encaminhados ao Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas apenas para avaliação devido ao grande susto. O piloto não precisou de atendimento médico. Ele foi submetido a um teste de alcoolemia, que deu negativo. O avião foi deslocado para o acostamento da rodovia para não bloquear a pista. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai investigar as causas do acidente.



Barra da Estiva: Presos se rebelam em carceragem de delegacia; após revista polícia encontra celulares

Foto: Divulgação l PM

Na manhã de quinta-feira (30), presos da delegacia de polícia de Barra da Estiva fizeram uma rebelião cobrando melhores condições na estrutura da carceragem. Segundo a polícia, os detentos colocaram fogo em colchões e fizeram diversas reivindicações para a unidade carcerária. Entre as exigências estavam a transferências para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Policiais da 20ª Coorpin e da 34ª CIPM de Brumado se deslocaram até a cidade para controlar a situação. A polícia informou ainda que a rebelião foi controlada horas depois. Já com os ânimos acalmado, a polícia realizou vistoria nas três celas e diversos aparelhos celulares foram encontrados. De acordo com o delegado da cidade, Dr. Joildo dos Humildes, 13 detentos estão custodiados na carceragem da delegacia de Barra da Estiva.



‘Com o CICOM, Brumado se tornou líder regional na área de segurança pública’, afirma coordenador estadual do órgão

O Superintendente de Comunicações da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Magalhães, destacou que Brumado assumiu a liderança regional na área de segurança pública (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um marco histórico para o setor de segurança pública da região, o CICOM de Brumado foi inaugurada nesta quinta-feira (30) com a presença de várias autoridades entre eles o Superintendente de Comunicações da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Magalhães, o qual falou ao 97NEWS que “essa é mais uma grande ação do governo do estado que vem proporcionar um grande salto de qualidade na área de segurança para os 23 municípios da região, que, a partir de agora, terão todo o atendimento das polícias centralizado em Brumado” e ainda destacou que “foram investidos aqui R$ 1,5 milhão que irá promover uma celeridade muito importante no combate à criminalidade, ou seja, é a nova comunicação da polícia a serviço dos cidadãos”. Ele ainda ressaltou que “com o CICOM, Brumado se tornou líder regional na área de segurança pública”. A coordenadora do órgão a nível local, major Leia Silva também observou que “o Cicom enfim foi inaugurado e, agora, vamos lutar para preservar os grandes investimentos que foram feitos nesta unidade que irá oferecer a tecnologia mais moderna para se combater a criminalidade em nossa região”. Referente a Brumado ela aproveitou para abordar que “aqui já iniciamos o processo de integração do monitoramento eletrônico que está sendo desenvolvido com a sociedade civil organizada. Essa será mais uma ferramenta imprescindível para que a resolutividade de nossas ações seja ainda maior, oportunizando as polícias um mapeamento em tempo real do que está ocorrendo na cidade”.

A coordenadora local do Cicom, major Leila Silva, falou sobre a importância da tecnologia como aliada ao combate ao crime (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Quando devo procurar um clínico geral?

Foto: Divulgação

Dr. Carlos Junior: "Sempre que houver a necessidade de um médico e você não tiver certeza de qual especialidade consultar, consulte um clínico geral para uma avaliação inicial. Nesse procedimento o clínico realizará um  check up completo no paciente para  direcioná-lo a um especialista correto, se necessário, evitando que o paciente perca tempo procurando o especialista errado e principalmente evitando o auto diagnóstico. Contudo, o próprio clínico pode ajudar em vários casos. Uma consulta com um clínico abrange: investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, infecções intestinais, urinárias, infecções de pele e micoses, infecções pulmonares, anemias, indicação de vacinas, alergias, entre muitas outras". Clínico Geral é na  São Gabriel. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807.

 



Mãe é suspeita de cegar três filhos para receber benefícios do INSS

Foto: Reprodução

Uma mãe suspeita de provocar a cegueira dos três filhos foi presa na quarta-feira (29), na cidade de Itabaiana, em Sergipe. O objetivo dela, segundo a polícia, seria receber benefícios previdenciários. De acordo com o site G1, a polícia de Itabaiana ainda investiga o que teria provocado a cegueira das crianças. O inquérito policial aponta que a suspeita pediu o benefício financeiro ao INSS imediatamente após o diagnóstico da suposta doença, além de não haver nenhuma receita médica que comprove a origem dos medicamentos supostamente usados pelos filhos. As vítimas passam por acompanhamento médico. “As crianças estão na guarda provisória de membros da família. Eu acredito que essa decisão seja revista. A vara da infância deve reavaliar essa questão e elas devem ser reabrigadas”. Ainda segundo a delegada, a mãe vai ser indiciada por lesão corporal gravíssima.



MPD lança campanha Vote Inteligente! Eleições 2018 para mostrar o valor do voto consciente aos cidadãos

(Divulgação)

O Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) lançou nesta quarta-feira (29), no auditório da USP/Direito, em São Paulo a campanha “Vote Inteligente! Eleições 2018”. A iniciativa recebeu o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o valor e a importância do voto pautado na escolha de candidatos confiáveis e honestos. Mais detalhes da campanha estão disponíveis no site. A proposta da campanha é mobilizar a população para o processo eleitoral de 2018, gerando ampla discussão sobre o voto consciente e inteligente. A busca por informações para a escolha dos candidatos, a importância de se ampliar a representação feminina no cenário político e outros temas visam contribuir com o mais importante exercício da cidadania. “A ideia central é enfatizar o valor do voto inteligente, fornecendo dicas para a seleção e incentivando o eleitor a buscar informações confiáveis sobre a trajetória dos candidatos, além de alertá-los sobre os danos provocados pelas fake news”, diz o presidente do MPD, Ricardo Prado Pires de Campos.Nos anúncios para a TV, o ator Cássio Scapin dá dicas de como o eleitorado pode selecionar os candidatos aos Poderes Executivo e Legislativo. Nos vídeos produzidos pela Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (Acesp), o ator alerta para que o eleitor não se iluda com promessas, e não venda, nem troque o voto por nenhum favor ou valor. Já a cantora Kell Smith fala da representação feminina no Congresso e incentiva a participação de mais mulheres na política.

 

Segundo o procurador de Justiça do MP/SP, a iniciativa é fundamental para o atual cenário da política brasileira, marcado pelos inúmeros casos de corrupção desvendados pela operação Lava-Jato. “Temos de criar uma nova forma de pensar as eleições. O cidadão precisa entender a importância do seu voto para combater a corrupção e melhorar o país.” Além de engajar o cidadão comum, a campanha busca mobilizar os filiados aos partidos políticos para que entendam a sua responsabilidade nas mudanças necessárias para restabelecer a moralidade e a ética na política e na gestão pública. Outro objetivo é estimular e fornecer informações não apenas aos associados da entidade, mas a todos os integrantes do Ministério Público, que atuam como fiscalizadores do processo eleitoral.

A ideia é orientar o eleitor a mudar de atitudes para votar com inteligência. Além de pesquisar as propostas dos candidatos, a campanha recomenda a pesquisa do seu histórico em sites confiáveis para certificar a idoneidade do seu passado e, se já foi eleito, como atuou nos mandatos anteriores. Entre os cuidados recomendados está o de se informar sobre as necessidades do seu bairro, cidade ou estado, e checar se elas foram contempladas na proposta do possível candidato. 


Acompanhar as propagandas e os debates, também, é fundamental para o processo de avaliação. A iniciativa chama a atenção para um tema cada vez mais relevante: as chamadas fake news. A população precisa tomar cuidado antes de compartilhar as notícias, para não contribuir com a circulação de informações falsas. Checar a atuação do partido dos candidatos, também, faz parte dessa conscientização.

Outro ponto relevante: descartar candidatos envolvidos em corrupção ou ficha-suja. A campanha indica sites importantes para a pesquisa na web, como os dos Tribunais Eleitorais, da Transparência Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre outros. 

Sobre o MPD – O MPD é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada por membros do Ministério Público Brasileiro, em 1991. Conta com mais de 300 associados em 22 estados e tem como objetivos promover a democracia e maior justiça para a população.

CONTINUE LENDO


Brumado: Em fuga da mulher, após ser flagrado com amante, homem atropela motociclista e foge sem dar socorro

O motociclista foi lançado ao solo durante a fuga frenética do homem que foi flagrado pela esposa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A série “têm coisas que só acontecem em Brumado” ganhou mais um capítulo na noite de hoje (30) com uma perseguição diferenciada, a qual, - segundo informações de testemunhas colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS que esteve no local -, foi protagonizada por um marido que foi flagrado com a amante pela esposa, os quais não tiveram a identidade revelada. As informações dão conta que o homem estava com a sua amante no Bairro São Félix, quando a mulher chegou em pegou os dois em flagrante, possivelmente na residência da mesma, o que acabou provando uma fuga frenética do marido, já que a mulher saiu ao seu encalço numa perseguição pelas ruas de Brumado. Em dado momento, na Av. Coronel Santos, o homem, que deveria estar num estado de adrenalina pura, não observou um motociclista que transitava numa CG Titan, de placa policial JRU 8736 e acabou o atropelando lançando-o ao solo. Para agravar a situação do cidadão em questão, ele não parou para dar socorro à vítima, um jovem estudante que também não teve a identidade revelada, o qual acabou sendo atendio por uma equipe do SAMU, mas, por sorte, tendo apenas leves escoriações. Ao melhor estilo “todo adultério será condenado”, a mulher do “fujão” parou para dar socorro à vítima e acabou dando a placa do carro do marido, o que fez com que um grupo de motociclistas amigos do estudante saísse atrás do homem para entregá-lo à polícia. Até o fechamento da matéria não temos informações se o homem que estava conduzindo uma SW4 foi encontrado. A Polícia esteve no local e já está fazendo buscas no intuito de encontrar o marido, que, ao que tudo indica, deverá se apresentar à policia para dar as suas explicações sobre o fato. 

Populares se aglomeraram no local indignados com o fato do motorista não ter prestado socorro à vítima (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Caetité: Nova Delegacia Territorial reforça segurança na região sudoeste

Foto: Divulgação

A segurança publica está reforçada para os mais de 50 mil habitantes do município de Caetité, com a inauguração da nova Delegacia Territorial da Policia Civil, nesta quinta-feira (30). Construída no bairro Prisco Viana, a unidade recebeu investimento acima de R$ 1 milhão e possui alojamento para os policiais, sala de audiência e duas celas com duas camas cada uma. O secretário da Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, destacou a importância do equipamento, não apenas para a população, por oferecer melhores condições de trabalho para os servidores. Segundo o delegado titular da unidade, Joseberto Ribeiro Cruz, a Delegacia Territorial de Caetité atende anualmente cerca de sete mil pessoas, entre advogados, funcionários de órgãos como o Conselho Tutelar e público em geral. "É um equipamento que proporciona conforto para essas pessoas e mais segurança para a população".



Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e prefeito de Brumado falam sobre o andamento da proposta da vinda de um subgrupamento para o município

O coronel Francisco Teles de Macedo garantiu que o projeto está em andamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Teles de Macedo, esteve em Brumado na tarde desta quinta-feira (30) para participar da solenidade de inauguração do CICOM. Aproveitando a presença, o 97NEWS ouviu o comandante sobre o andamento da vinda de um subgrupamento para o município. Muito seguro ele afirmou que “nós estamos com propostas para a região e, no caso de Brumado, já está em andamento um estudo de viabilidade para a implantação do subgrupamento, que será uma extensão do grupamento de Vitória da Conquista” e continuou argumentando que “já estivemos reunidos com o comandante do 7º grupamento, major Valdir Ferreira de Oliveira Júnior, para a elaboração do planejamento nesse sentido”. Questionado sobre o que estaria faltando para a vinda da unidade em Brumado, ele respondeu que “falta acertar a questão dos convênios para a aquisição dos equipamentos e a decisão do local que abrigará o subgrupamento, então, diante disso solicitamos a todos os deputados, tanto federais como estaduais, que representam esse município que venham a propor emendas parlamentares que viabilizem as verbas para a aquisição dessa logística”. Sobre a previsão da data da implantação ele comentou que "ainda não podemos firmar nenhuma data, mas o projeto está andando de forma satisfatória"

O prefeito Eduardo garantiu que o município está se empenhando ao máximo para a vinda da unidade do corpo de bombeiros para Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O prefeito Eduardo Vasconcelos também foi ouvido pela nossa reportagem e citou que “nós estamos nos empenhando ao máximo para que Brumado venha a receber o subgrupamento do corpo de bombeiros, pois essa é uma necessidade que temos, pois o município se desenvolveu muito nesses últimos anos e, com isso, temos que ter, a nível local, um combate a incêndios efetivo”. Ele ainda observou que “recentemente estivemos fazendo uma visita com o comandante Valdir Oliveira Júnior ao terreno que disponibilizamos ao lado da 34ª CIPM e do Almoxarifado Central. Ele gostou do que viu, pois o local é estratégico para que se chegue ao mais rápido possível aos sinistros. Estamos no caminho certo e acredito que num futuro muito próximo Brumado terá a sua unidade do corpo de bombeiros”.  



Brumado: Promoção ligou Locar Rápido, ganhou!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Locar Rápido Moto Táxi que há 20 anos em Brumado transporta passageiros com responsabilidade, segurança e rapidez, lança uma super promoção. Corridas a partir de R$ 3,00. Isso mesmo, ligue 3441-3589 ou no Whatsapp 9.9999-2434, e peça sua corrida a partir de R$ 3,00. Ligou Chegou! E atenção para a promoção que está rolando e vai até o mês de dezembro, a cada corrida solicitada, exija seu cupom e concorra todo dia 30 de cada mês, ao prêmio de R$ 500,00. E nesta quinta-feira (30), a contemplada foi a cliente, Ducilene da Silva Meira, ela que é cliente Locar Rápido, ligou e acreditou, e levou para casa o prêmio de R$ 500. "Eu sou cliente da Locar Rápido ha vários anos, e sempre fiz corridas com eles, são eficientes e rápidos no atendimento, sem contar no preço da corrida, que em tempos de crise é muito bom", comentou Ducilene. Por tanto, você que ainda não ligou e pediu a sua moto táxi, ligue para a Locar Rápido, e exija seu cupom com o mototaxista. Quem sabe se no fim do mês você não leva pra casa uma poupança de R$ 500. Lacar Rápido, 3441-3589 ou no Whatsapp 9.9999-2434.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Jânio Quadros: Polícia prende suspeito de tráfico de drogas

O suspeito estava em uma Van que faz a linha Maetinga/Jânio Quadros. Ele e a substância apreendida foram encaminhados da DP (Fotos: Divulgação Polícia Civil)

As ramificações do tráfico de drogas na região sudoeste vêm avançando e desafiando a polícia que tem que se desdobrar para buscar conter o avanço desta prática criminosa. Municípios de pequeno porte também vêm registrando um aumento nesse sentido, onde, pequenos traficantes acabam indo a estes locais para fazer a comercialização dos produtos entorpecentes. No início da tarde desta quinta-feira (30), a Polícia Militar, por meio da guarnição de radiopatrulhamento do destacamento do município de Presidente Jânio Quadros recebeu uma denúncia anônima de que um indivíduo conhecido por "Nego" estaria trazendo drogas para fins de revender no município. Com o apoio de um policial civil, a guarnição militar deslocou- se ao KM 19 e realizou abordagens em veículos e passageiros, encontrando em uma Van, o suspeito Lourivaldo Silva Ramos, que ainda tentou se desfazer do material ilícito. Diante dessas circunstâncias, o suspeito e o produto apreendido, aparentando ser maconha, foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia local, onde o fato foi registrado.



Prefeito recepciona secretário Maurício Barbosa para evento inauguração do CICOM em Brumado

O prefeito Eduardo Vasconcelos recepcionou o secretário Maurício Barbosa (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, fez questão de recepcionar o secretário estadual de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Maurício Teles Barbosa, que veio a Brumado na tarde desta quinta-feira (30) para participar da solenidade de inauguração da Unidade de Centro Integrado de Informações - CICOM. Todas as viaturas da 34ª CIPM e da 46ª CIPM, bem como da 20ª Coorpin e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), estarão conectadas com o centro, assim como as linhas telefônicas emergenciais de acesso ao público. Esta é mais uma importante e esperada vitória para Brumado e microrregião, que teve, segundo o prefeito, uma participação importante do município. "Sabemos que a responsabilidade da segurança pública pertence ao estado, mas sempre nos colocando como cooperadores para que o combate à crimainalidade seja ampliado", destacou o prefeito que ainda ressaltou que "todos sabem que sempre fomos defensores da implantação da unidade prisional de Brumado. No primeiro momento tivemos uma forte resistência, mas, depois ficou comprovada a necessidade, tanto que o presídio foi construído e, agora, está travado numa situação jurídica, mas esperamos que logo isso seja resolvido". 

 



Secretário Estadual de Segurança Pública vem a Brumado e fala sobre os avanços do setor e a importância do CICOM para a microrregião

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa veio a Brumado para a inauguração da unidade do CIcom (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um projeto iniciado há cerca de 4 anos atrás teve a sua culminância na tarde desta quinta-feira (30) com a inauguração do CICOM – Centro integrado de Comunicações de Brumado. Inúmeras autoridades policiais estiveram presentes ao evento, tendo como destaque a vinda do secretário municipal de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o qual falou ao 97NEWS citando os avanços do setor e também comentando a questão do Presídio de Brumado que ainda está emperrado num entrave jurídico. “Esta é a 21ª unidade do CICOM na Bahia, um investimento na casa de R$ 1,5 milhão que irá centralizar, nos 23 municípios atendidos pela circunscrição da 34ª CIPM e 20ª Coorpin que têm sede aqui em Brumado, todas as comunicações que são feitas à polícia por meio do 190 e 197”, explicou o secretário que emendou dizendo que “isso significará numa melhoria substancial no atendimento à população destes municípios, promovendo uma distribuição das ocorrências às unidades policiais e um controle maior dos órgãos de segurança sobre as atividades e as viaturas em atividade”. Diante dos questionamentos feitos sobre o impasse sobre o presídio, Barbosa foi enfático ao afirmar que “posso garantir que o governador Rui Costa está totalmente empenhado no sentido de resolver essa situação que classifico como absurda, já que se travou uma batalha judicial em cima de algo que sempre aconteceu na Bahia há muitos anos que é a cogestão com a iniciativa privada para gerir as unidades, realmente é uma coisa difícil de entender que está prejudicando muito o setor carcerário não só aqui de Brumado, mas como também de Irecê que está passando pelo mesmo problema”. O secretário finalizou apontando que “nos outros Cicoms que já estão em atividade houve, neste primeiro momento, uma melhoria de cerca de 20% na resposta das solicitações feitas, mas acreditamos que esses índices aumentarão ainda mais. Em suma será um ganho muito importante na luta contra à criminalidade”.



Brumado: Tiro de Guerra e Polícia Militar irão abrir o Desfile de 07 de setembro

Neste ano de 2018, o Desfile de 07 de Setembro será aberto pelo Tiro de Guerra de Brumado (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Diferentemente da tradição histórica dos Desfiles Cívicos do Dia da Pátria em Brumado, este ano de 2018 irá apresentar um novo ordenamento, ou melhor, uma variação de extremidads das apresentações. Segundo informou o atual comandante do TG de Brumado, subtenente Edmundo, foram feitas duas reuniões com as secretarias municipais das pastas de Educação e Administração, onde ficou acertado que, o Desfile de Independência de 2018 terá uma inversão de extremidades das apresentações, ou seja, o Tiro de Guerra irá abrir o desfile e, em seguida, se apresentará a Polícia Militar. A modificação vem obedecer a Constituição da República, que reza que as forças armadas abrem o desfile, em seguida as forças auxiliares. Então muitos brumadenses que gostam de ir tarde ao desfile que sempre começa pontualmente às 8h, com o entoar no Hino Nacional, poderão perder as apresentações que são as preferidas do público. Ainda segundo informações do subtenente Edmundo, a concentração do TG será ao lado da antiga Cesta do Povo, onde a tropa seguirá em sentido às praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira.



Brumado: Alunos de Pedagogia na UNEB Campus XX se manifestam sobre determinação da Justiça em suspender o curso

Em nota, os alunos alegam prejuízos na educação do Sudoeste (Foto: Divulgação)

Após uma determinação da Justiça solicitando a suspensão imediata do curso de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX em Brumado, no último dia 15 de agosto, pelo juiz José Eduardo das Neves Brito, da cidade de Caetité, alunos da faculdade se manifestaram sobre a situação. Em nota enviada a imprensa, eles dizem que vão lutar até o fim pela permanência do curso no Campus. “Somos da primeira turma de licenciatura em pedagogia da UNEB, DHCT-Campus XX, somos os primeiros de muitos que virão. Unimonos para combater qualquer situação que nos ofenda. Não podemos nos calar diante da situação e deixar que nos tirem o que é nosso por direito. Pagamos caro pela educação e pela falta dela também". A nota ressalta ainda o direito do cidadão e do estudante em relação aos direitos adquiridos. "Construirmos uma sociedade melhor e digna de respeito. Não vamos deixar que tirem nossa conquista”, escreveram os alunos. A decisão em suspender o curso partiu de ação popular da advogada Magda Souza David. Em sua justificativa, à também graduada em Letras, diz que o curso foi criado sem a anuência e aprovação do Conselho Superior (Consu), e que implantação de novos cursos em instituições públicas devem ser precedidas de ampla discussão pública e não decidida apenas pelos gestores. 

Segundo a diretora da Campus/ Brumado documentos comprovam a legalidade do curso (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Em entrevista ao 97NEWS, na última terça-feira (28), a diretora do Campus XX, Jaciara Santana, esclareceu que, em momento algum o curso foi criado sem a aprovação do Conselho Superior, “quando se abriu a possibilidade de se implantar um novo curso há anos atrás e, com a mudança da sede em 2016, houve viabilidade para tal, então, como tinha sido realizada uma enquete,  tendo o curso de direito (que já tinha sido instituído) ficado em primeiro lugar e, em segundo, o curso de pedagogia, não tivemos dúvida em fazer logo a implantação. Então existe sim uma consulta pública que irá provar que, em momento algum, existiu uma decisão arbitrária de nossa parte. É por isso que estamos atônitos com essa decisão, que, como já citei, irá trazer prejuízos para o setor educacional local, que ainda é muito carente de novos cursos”.  



‘Pavimentação asfáltica da estrada que faz a ligação da BR-030 a Umburanas e Cristalândia já é uma realidade’, comemora vereadora Lia Teixeira

A vereadora Lia Teixeira comemorou o início das obras de pavimentação asfáltica da estrada que faz a ligação da BR-030 a Cristalândia (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador é a ligação entre o governo e o povo, é nessa interação positiva que é feita por meio do diálogo, que a vereadora Lia Teixeira afirma estar conduzindo o seu mandato parlamentar o seu trabalho no legislativo brumadense, sempre na busca efetiva da concretização de benefícios para o município. Em contato com o 97NEWS, ele fez questão de expressar uma obra que está sendo motivo de grande satisfação e alegria, a qual é concretização de um dos mais acalentados sonhos dos moradores do Distrito de Cristalândia e adjacências que é a pavimentação asfáltica da BR-030 aos distritos de Cristalândia, Umburanas e adjacências. “Foi, com certeza, uma de nossas maiores lutas, pois conhecemos de perto a grande necessidade dessa obra, que sem dúvida é uma das principais reivindicações da população daqueles distritos, que anseiam por este benefício há muitos anos”, destacou a vereadora.

As obras estão num ritmo acelerado (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ela ainda observou que “como filha da terra, tenho uma história ligada a essas comunidades, a qual foi iniciada com meu pai "Seu Didio", que mesmo antes de ser vereador, desenvolvia um árduo trabalho na busca de melhorias para essas comunidades e para esse povo merecedor”. Lia Teixeira ainda fez questão de citar que “hoje, ao vermos as máquinas trabalhando na estrada, nossa alegria é tamanha, mas não podemos deixar de agradecer imensamente ao prefeito Eduardo Vasconcelos, que atendeu a nossa solicitação e com isso irá promover o progresso para aquela região, dando uma melhor qualidade de vida para todos os moradores”. E finalizou declarando que “nosso trabalho continua na certeza de que ainda teremos muito a conquistar, mas não iremos abrir mão de estarmos sempre ouvindo os anseios das comunidades rurais. É o progresso chegando ao interior do município e isso trará novos rumos para todos nós”.

A vereadora Lia Teixeira comemorou junto com os moradores o sonho começando a ser realizado (Foto: Assessoria Parlamentar)


Como era previsto, candidatos em Brumado começam a entrar com representações na Justiça contra autores e propagadores de ‘fake news’

(Foto Ilustrativa)

Como já era previsto a utilização de “fake news” de forma abusiva já começa a se evidenciar nas redes sociais, tendo como alvo candidatos que acabam sendo atingidos por essa nova ferramenta maléfica. Muitos estão usando e abusando dessa estratégia imaginando que as redes sociais, especialmente o aplicativo whatsapp, é uma “terra sem lei”, ou seja, que não existe a mínima fiscalização por parte das autoridades. Engana-se quem pensa dessa forma e vem postando mensagens falsas, com conteúdo difamatório, injurioso ou calunioso, as quais rapidamente viralizam e acabam sendo “digeridas”, por alguns, como verdadeiras; já que a fiscalização por parte da Justiça Eleitoral vem sendo cada vez mais intensa. Os candidatos também ampliaram a sua rede nesse sentido, tanto muitos deles já nomearam equipes específicas para ficarem o tempo todo nas redes sociais monitorando e “printando” as postagens, onde os respectivos disseminadores têm seus telefones expostos. O 97NEWS foi informado que um dos candidatos que vêm sendo muito atingido por essa prática espúria já entrou com representação na Justiça Eleitoral bem como na Polícia Civil para ampliar as investigações visando desmascarar os autores das “fake news”. Ainda vale lembrar que as indenizações, caso seja provada a autoria e a propagação, podem ser altas e girar em torno de R$ 20mil. Então, quem ainda pensa em postar as famigeradas “fake news” é bom pensar muito antes.



Prédio abandonado na Rua Marechal Deodoro vira motel clandestino e antro de usuários de entorpecentes

O prédio que fica bem no centro da cidade está abandonado há mais de uma década (Foto: 97NEWS)

Prédios abandonados se tornarem uma espécie de minicracolândia é uma situação muito comum nos grandes centros, mas em Brumado, que é uma cidade de cerca de 70 mil habitantes, isso ainda é pouco comum. Mas, uma denúncia feita ao 97NEWS por moradores da Rua Marechal Deodoro, que fica no centro da cidade, atrás da Caixa Econômica Federal, veio trazer à tona uma dessas ocorrências. Segundo os moradores um prédio onde funcionava uma escola particular há cerca de uns 12 anos, acabou, com o tempo se deteriorando, se transformando numa espécie de ruína abandonada, o que acabou atraindo a atenção de usuários de crack e de jovens que acabaram fazendo do lugar um motel clandestino, que tem como principais "clientes", adolescentes. 

No local é patente os vestígios do uso de crack e outros entorpecentes (Foto: 97NEWS)

Ainda segundo os moradores, foi colocada por eles uma corrente e uma porta para barrar o acesso de meliantes, mas, eles conseguiram arrombar e vieram até em maior número. O quadro se agravou muito nos últimos meses, já que a movimentação aumentou de forma considerável, trazendo no bojo, usuários que, para manter o vício, começaram a praticar roubos e assaltos, tendo como principais vítimas as próprias famílias que residem na referida rua. 

A situação de abandono é patente (Foto: 97NEWS)

Os moradores estão muito temerosos, pois foram ameaçados que se delatassem a situação à polícia iriam sofrer graves consequências, inclusive com ameaças de morte. Amigos e parentes desses moradores comunicaram à nossa redação todo esse cenário de medo. Diante disso, nossa equipe de reportagem adentrou ao local e pode verificar até colchões e muitos preservativos, bem como inúmeras latas e outros apetrechos que são usados pelos usuários de crack.

Outra evidência inquestionável é o uso do local para práticas sexuais, muitas vezes por adolescentes (Foto: 97NEWS)

Com a matéria a Polícia Militar, se ainda não tem conhecimento da situação, irá tomar as providências necessárias para disseminar esse foco criminal e promíscuo. Para finalizar foi nos dito que o prédio pertence a uma família que alguns responsáveis já faleceram, então, muito provavelmente se tornou um espólio, o que pode dificultar uma solução mais efetiva para esse problema.



Sudoeste Baiano: Polícia Federal deflagra 'Operação Condotieri' para combater supostos crimes eleitorais

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a "Operação Condotieri", que visa combater crimes eleitorais cometidos em 2016 por um então candidato, eleito vereador, da cidade de Vitória da Conquista, a 135 km de Brumado. Mais de 100 policiais federais cumpriram 29 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de medidas cautelares diversas da prisão e 61 mandados de intimação em Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães, Salvador e Lauro de Freitas, além do Rio de Janeiro/RJ e Cuiabá/MT. A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 pela Delegacia de Polícia Federal de Conquista, sobre o crime de corrupção eleitoral e falsidade durante a eleição de 2016, em que um vereador, então candidato, oferecia empregos no novo Presídio de Vitória da Conquista, que estava prestes a ser inaugurado, em troca de apoio na campanha e de votos. A investigação desvendou ainda que a organização criminosa instalada se utilizou da estrutura de outros órgãos públicos, como o Detran e a Zona Azul, para o mesmo fim, bem como omitiu receitas e falsificou recibos entregues na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Além do vereador, estão envolvidos no esquema um ex-presidente da Câmara, o assessor de um deputado federal, um ex-deputado estadual da Bahia, assessores, o ex-diretor do 4º CIRETRAN, membros da empresa que administra o presídio, sócios administradores do consórcio Zona Azul, além de outras pessoas. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, corrupção ativa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica, patrocínio infiel e estelionato.



Torcida organizada 'Bruvascão' arrecada doações para instituições em Brumado

Torcida jovem do Vasco doa alimentos à Casa São Sebastião (Foto: Divulgação)

Representantes da torcida organizada do Vasco da Gama, em Brumado, chamado “Bruvascão" se reuniram no dia 25 de agosto em prol de uma boa causa. Os torcedores foram até a casa de acolhimento São Sebastião, localizada na Rua Vereadora Ester Trindade da Serra, 545, no Bairro do Tanque, entregar doações de alimentos não perecíveis. Este ano, o clube escolheu ajudar duas instituições, a São Sebastião por ser um espaço dedicado para receber pessoas que vem de outras localidades e não onde pernoitar, e que não tem condições de pagar hospedagem ou mesmo ficar em casa de parentes ou conhecidos. A segunda instituição beneficiada foi o Lar dos Velhinhos que fica no Bairro Jardim Brasil. A casa abriga vários idosos e também depende de doações para se manter. A instituição está passando por reformas e doações ainda podem ser feitas, basta ligar para (77) 9-9912-6836, ou no próprio ‘Lar dos Velhinhos’, localizada na Rua Dr. Antônio Risério Leite, S/N, Bairro Jardim Brasil.

A entidade vive de arrecadações (Foto: Divulgação)

A “Bruvascão” e a "Força Jovem" contam com vários associados, e este ano eles arrecadaram 150 kg de alimentos em 30 dias. Participam homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos que além de serem fãs de futebol tem o objetivo de colaborar com a sociedade e transformar o amor pelo time de coração em boas práticas. O grupo realiza durante o ano duas ações para arrecadar mantimentos e doar às instituições de caridade. Um levantamento é feito para verificar a demanda de entidades que vivem de doações. A partir daí com os dados em mãos o clube vai atrás de arrecadações. “Para nós é um sentimento bom, de fazer a diferença, de poder ajudar as outras pessoas é sempre gratificante. A gente se sente útil e isso da um sentido a nossa existência”, explicou Caetano, presidente da “Bruvascão”. Na Casa São Sebastião tudo é adquirido por meio de doações. O objetivo de arrecadar recursos para manter os projetos e as despesas. “As doações são super importantes, ela não é somente uma casa de apoio, lá oferece somente apoio. Eles servem lanche, almoço, janta e demais que precisar. A casa fica aberta tanto pela manhã quanto a tarde e as pessoas podem ficar a vontade para deixar as doações,” destacou Caetano. Uma segunda campanha será realizada pela torcida organizada ainda este ano, que será a doação de sangue para o Hemoba em Brumado. A data ainda não foi definida.