ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


Atletismo brumadense continua fazendo bonito no cenário esportivo estadual

O atleta brumadense Everton Bryan "Avatar" vem tendo uma performance espetacular nas provas que vem participando na Bahia (Foto: 97NEWS)

O atletismo brumadense continua brilhando no cenário estadual. Neste domingo (16), Everton Bryan, o "Avatar" participou do “Caatinga Tri 2018”, que foi realizado em Vitória da Conquista, contando com cerca de 200 atletas inscritos. Foram sete quilômetros de prova, e o brumadense “Avatar” se sagrou, de forma impecável, como campeão. Com um tempo de 25m09s, ele comprovou a sua boa fase . Outra brumadense também se destacou no triatlo, Tayane Lima, a Tata, que chegou em 3º lugar, sendo o percurso de 20 km. Na semana passada, no dia 09 de setembro, os brumadenses Avatar e Tata, também participaram de outro evento esportivo, a meia maratona "Costa do Cacau” realizada no CEPLAC em Itabuna, sendo que Avatar correu 5 km e também conquisto o título. A prova teve 300 atletas inscritos, Tata foi vice campeã na categoria feminina na prova de 21 km.

Ele também ganhou outra prova importante em Itabuna na semana passada (Foto: 97NEWS)


Conquista: Cinco ficam feridos em colisão; jovem segue em estado gravíssimo

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Cinco pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, em uma batida na cidade de Vitória da Conquista, neste domingo (16). Segundo o Blog do Anderson, a colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Vivaldo Mendes Ferraz com a Rua Lions Clube, na calçada de um posto de combustível, por volta das 6h40. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. Quatro ambulâncias prestaram atendimento aos feridos. A polícia informou que uma vítima que teve pequenas escoriações foi encaminhada a UPA 24H . As demais, dois homens, um em estado gravíssimo e duas mulheres, foram levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.



Vice-prefeito Édio Pereira esclarece a questão da derrubada de pés de gameleira na Vila Presidente Vargas

A derrubada teria sido feita, inclusive, em parceria com a Magnesita, segundo o vice-prefeito (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após uma denúncia dos moradores da Vila Presidente Vargas, referente à derrubada de pés de gameleira nas proximidades da Vila de Catiboaba, foi veiculada uma matéria tratando sobre o fato, o qual teria, segundo os autores das derrubadas das árvores, uma orientação do vereador José Carlos de Jonas. Visando esclarecer a questão, tentamos, por diversas vezes, contato com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Charles Granger, mas sem sucesso. Diante disso falamos com o vice-prefeito Édio Pereira, que estava a par da situação, o qual esclareceu todo o episódio. “Houve um grande equívoco por parte das pessoas que fizeram a derrubada das gameleiras, pois, primeiramente o vereador Zé Carlos de Jonas não tem poder para dar uma autorização dessa natureza e, outra, a ação faz parte das obras de urbanização da Vila Presidente Vargas, onde estão sendo pavimentadas várias ruas”, explicou Pereira. Ele ainda declarou que “as árvores, que não são protegidas pela lei ambiental, inclusive serão replantadas, mas, da forma como estavam, iriam prejudicar o projeto de urbanização. A administração municipal tem toda a consciência nesse sentido”. E encerrou dizendo que “então, que fique claro, o vereador Zé Carlos de Jonas não tem nada a ver com essa situação”.



Operação combate crimes cibernéticos na Bahia

(Foto: Reprodução TV Globo)

A Polícia Civil cumpre 45 mandados de prisão na Bahia e em outros cinco estados nesta segunda-feira, 17, contra acusados de integrar uma quadrilha nacional especializada em crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro. Os mandados são cumpridos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que atua ainda, além da Bahia e do Rio, nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Até as 7h30, cinco pessoas já haviam sido presas.  Os investigados foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro, pela prática de crimes patrimoniais, com subtração de valores das contas bancárias por meio de transações fraudulentas, além de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao todo, 237 pessoas estão envolvidas no esquema fraudulento. Esta é a segunda etapa da Operação Open Doors, cuja primeira fase foi desencadeada em agosto de 2017. Uma das fraudes aplicadas pelo grupo é o envio aleatório de e-mails e mensagens por celular a milhares de pessoas. As mensagens eram identificadas como sendo de instituições bancárias e pediam para que os clientes atualizassem suas senhas clicando em um endereço específico na internet. Ao clicar nesses endereços, as vítimas eram direcionadas a websites com programas capazes de capturar informações de contas e senhas, que permitiam à quadrilha retirar quantias dessas contas de forma fraudulenta. Outro golpe do grupo, que causava prejuízos ainda maiores segundo o Ministério Público (chegando a R$ 500 mil em alguns casos), era a ligação telefônica para potenciais vítimas. Os fraudadores se faziam passar por funcionários de bancos para obter dados pessoais. Entre os alvos estavam inclusive funcionários do setor financeiro de grandes empresas. “Os integrantes da organização adotaram mecanismos para camuflar a origem ilícita do produto de seus crimes econômicos, na figura típica conhecida como lavagem de dinheiro, por meio da utilização de ‘laranjas’ na compra de terrenos, apartamentos e salas comerciais e para a ocultação de patrimônio”, diz nota do MP.



Ituaçu: Brumadense morre afogado em balneário da 'Gruta da Mangabeira'

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde de sábado (15), um brumadense morreu afogado na cidade de Ituaçu, a 115 km de Brumado. O homem identificado como, Vilson Lima de Oliveira, de 41 anos, era morador do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, e de acordo com a polícia, a vítima morreu após se afogar no Balneário da Gruta da Mangabeira. Segundo amigos de Vilson, cerca de vinte e cinco amigos se programaram para fazer uma visita à Gruta de motocicleta, uma viagem que já é realizados há vários anos. Mas segundo os colegas, no meio da tarde, o brumadense se separou do grupo e resolveu dar um mergulho no balneário, minutos depois Vilson foi encontrado sem vida. Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas Vilson já estava sem sinais vitais. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionada e, em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da 20ª Coorpin. A Polícia Civil investiga o caso.



Brumado: PETO prende suspeito de assalto a churrascaria no centro

Foto: Divulgação l PM

Na manhã de domingo (16) a Polícia Militar prendeu um suspeito de ter participado do assalto à uma churrascaria no centro de Brumado. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), tomou conhecimento do assalto que havia ocorrido a uma churrascaria na avenida Exupério Pinheiro Canguçu. Diante das informações, a guarnição se deslocou ao Bairro Irmã Dulce, onde deteve o suspeito, que no momento portava uma porção de maconha. Já na delegacia, as vítimas reconheceram o indivíduo como autor do assalto, confirmando a roupa e a moto que foi utilizada na prática criminosa. O suspeito e o material foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª COORPIN, onde o fato foi registrado. 



Camaçari: Polícia prende quadrilha que usava carros blindados para assaltar bancos na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha que fornecia carros blindados para assaltos a bancos foram presos, na madrugada de sábado (15). A prisão ocorreu em um sítio na cidade de Camaçari. Segundo informações do G1, Rafael Barbosa dos Santos, de 35 anos, Anderson dos Santos Caldas, 25, Nilda Fidelix dos Santos, 39, Luziane Jesus dos Santos, 28, e Caíque Nei Rosário dos Santos Costa, 27, roubavam os carros e depois adulteravam as placas para repassá-los a outros criminosos. Esse processo de adulteração era realizado no sítio onde os cinco foram detidos. No local, a polícia também encontrou três veículos e placas automotivas. Os criminosos anunciavam a venda nas redes sociais e aceitavam drogas em troca dos carros. Na casa, a polícia apreendeu 123 pinos de cocaína, mais quatro sacos com a substância, 16 pacotes de maconha, três pedras grandes de crack, aparelhos eletrônicos e uma balança. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde serão autuados por roubo de veículos, adulteração, associação criminosa e tráfico de drogas.



Cipe Sudoeste aprende drogas no Bairro Esconso em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

Na tarde de sábado (15), em patrulhamento pelo bairro Esconso em Brumado, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), apreendeu celular, dinheiro e drogas na Rua José Mariano da Silva. De acordo com a polícia, um suspeito foi conduzido a delegacia após dispensar uma sacola com 7 pinos de cocaína. O homem e o material apreendido foram entregues ao delegado de plantão.

 



Aracatu: Após fazer várias ameaças, homem é imobilizado e desarmado pela Polícia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A violência crescente vem deixando até as populações dos pequenos municípios em constante apreensão. Neste sábado, por volta das 15h, segundo informações passadas pela 34ª CIPM, um homem de prenome “Darcio”, acabou causando muito confusão. Primeiramente ele fez várias ameaças a moradores da Rua Sebastião Partes, os quais acionaram uma guarnição da PM que chegou rapidamente ao local. Assim que avistou a viatura, o suspeito empreendeu fuga e jogou a arma sobre um muro, mas, acabou sendo alcançado pelos policiais que o imobilizaram e recuperaram a arma. As vítimas, o suspeito e arma apreendida foram conduzidos para a 20ª Coorpin em Brumado, onde foram tomadas as medidas cabíveis.



Quem é Dias Toffoli, oi ministro que vai assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal

(Foto: Reprodução)

O ministro José Antônio Dias Toffoli, que assume nesta quinta-feira o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) , já tem planos para a próxima semana. Como chefe do Poder Judiciário, ele pretende se reunir na terça-feira seguinte dia (18/09/2018), com os líderes dos outros dois poderes, Executivo (presidente Michel Temer ) e Legislativo (Eunício Oliveira, presidente do Senado, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara). Mesmo antes da posse, ele já teve contato em agosto com os três. Ao contrário da atual presidente, ministra Cármen Lúcia, que costuma encontrar com as outras lideranças da República pontualmente, em geral em momentos de crise, Toffoli quer estabelecer uma agenda regular de reuniões institucionais para discutir a agenda do país durante seus dois anos de mandato. Uma das propostas é criar uma coordenadoria de grandes obras no Conselho Nacional de Justiça para destravar empreendimentos de infraestrutura paralisados por pendências judicias.

Se Cármen incorpora uma imagem de distanciamento entre a Justiça e o mundo político, que ganhou especial apelo nos últimos quatro anos marcados pela Operação Lava Jato, o novo presidente do STF é o oposto disso – sua trajetória até a mais alta Corte do país passou por anos de Congresso e Palácio do Planalto, em cargos ligados ao PT.

Essa proximidade ao longo da vida com políticos hoje investigados e, mais recentemente, suas decisões favoráveis a condenados como José Dirceu e Paulo Maluf geram desconfiança em parte da população – um abaixo-assinado online criado pelo jurista Modesto Carvalhosa contra sua posse no comando do Supremo soma mais de 400 mil assinaturas.

Já nos bastidores de Brasília a expectativa é que a experiência em todos os vértices da Praça dos Três Poderes contribuirá para reduzir as tensões que marcaram a gestão da ministra.

Sua histórica ligação com o PT não significa que a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão esteja próxima. Pelo contrário: sem querer mexer em qualquer tema espinhoso em meio à eleição presidencial e no início de sua gestão, Toffoli já afirmou que as duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) que discutem a possibilidade de cumprimento da pena após condenação em segunda instância só irão a julgamento a partir de março de 2019.

A expectativa é que, quando o caso retornar ao plenário do STF, prevalecerá uma proposta intermediária defendida por Toffoli – o réu poderá ser preso não mais após a condenação em segunda instância, mas depois de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Se isso se confirmar, é possível que a mudança de entendimento do Supremo nem beneficie Lula, já que o recurso do petista contra a condenação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região no caso tríplex do Guarujá já está tramitando no STJ e pode vir a ser recusado antes do julgamento das ADCs.

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, autor de uma dessas ações que visa impedir a prisão após a condenação em segunda instância, defende seu rápido julgamento, mas diz compreender a cautela de Toffoli.

“Em 35 anos advogando no Supremo, nunca vi um momento tão tenso. Acho que Toffoli vem se preparando nos últimos meses para assumir a presidência, já está contemporizando com os ministros. Ele é muito bom nisso, é agregador”, afirma.

Da fazenda de café ao coração da República

Pessoas que acompanharam de perto a atuação de Toffoli foram ouvidas antes e depois da entrada no STF. Há uma grande convergência entre os entrevistados ao apontá-lo como habilidoso politicamente, moderado, que constrói diálogo entre grupos divergentes e tem uma atuação bastante pragmática, voltada para construir soluções jurídicas.

Nascido em 1967 em Marília, no interior de São Paulo, o ministro foi o oitavo de nove filhos em uma família de cafeicultores de renda média, descendente de italianos e bastante católica. Deixou a vida na fazenda para cursar direito na Universidade de São Paulo (USP) em 1986, início da redemocratização.

Uma de suas primeiras experiências profissionais foi como consultor jurídico no Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT (Central Única dos Trabalhadores), entidade ligada ao PT.

Logo depois, assessorou o petista Arlindo Chinaglia quando ele era deputado estadual em São Paulo em 1994. A experiência abriu as portas para Toffoli se tornar, no ano seguinte, assessor jurídico da liderança do PT na Câmara Federal. Durante cinco anos nessa função, apresentou, ao lado do outro assessor parlamentar do partido, Luiz Alberto dos Santos, diversas ações no STF questionando a constitucionalidade de decisões do governo Fernando Henrique Cardoso.

O bom desempenho levou os dois a ocuparem cargos na Casa Civil assim que Lula assume a presidência, em 2003. Toffoli virou Subchefe para Assuntos Jurídicos, função que lhe garantia despachos frequentes com o presidente para discutir matérias de interesse do governo.

“Sempre foi muito estudioso, aplicado, criativo e audacioso nas propostas. Tinha também muito bom humor no trato. Depois que entrou no Supremo, ficou mais reservado e circunspecto”, afirma Alberto dos Santos, hoje assessor legislativo no Senado e professor da FGV.

Um dos maiores conhecedores do Congresso, o diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz, também acompanhou de perto a trajetória de Toffoli até o STF. Ele diz que era característica dele levar o problema ao seu chefe – seja um parlamentar do PT ou o presidente Lula – sempre acompanhado de uma solução.

Quando estava na Casa Civil, foi fundamental, por exemplo, na formulação da medida provisória editada em 2004 que deu status de ministro ao então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, hoje candidato ao Planalto pelo MDB.

A mudança deu foro privilegiado a Meirelles e evitou que ele pedisse demissão, depois de ter sido alvo de denúncias de sonegação de patrimônio.

“Foi construção política do Toffoli. Ele era muito habilidoso. Ajudou o governo a resolver muitos problemas”, resume Queiroz.

Nomeação controversa ao Supremo

Após o escândalo do Mensalão, que derrubou José Diceu e tornou Dilma Rousseff ministra da Casa Civil, Toffoli optou por deixar o governo em julho de 2005, mas logo voltou para assumir a Advocacia Geral da União (AGU) no início de 2007.

Dali, saiu para virar ministro do Supremo em outubro de 2009 – sua indicação se deu nos instantes final do governo, em uma vaga aberta inesperadamente com a morte do ministro Menezes Direito, após poucos meses de luta contra o câncer.

A escolha foi alvo de muitas críticas, tanto por sua forte conexão com o PT, quanto por sua suposta falta de notável saber jurídico, já que Toffoli havia sido reprovado quando jovem para um concurso de juiz e não tem sequer mestrado. Na sabatina no Senado Federal, ele rebateu as acusações argumentando que tinha amplo conhecimento prático e que a maioria dos ministros da Suprema Corte dos Estados Unidos tinha perfil como o dele, sem titulações acadêmicas.

Entre ex-integrantes do governo petista, há quem atribua sua escolha a uma crescente pressão do PT para colocar gente aliada na Corte que julgaria o escândalo do Mensalão – o caso tinha dado origem a um processo criminal em 2007.

Apesar de cobrado por parte da sociedade a se declarar impedido, Toffoli participou do julgamento em 2012 e sustenta que seus votos foram técnicos: avaliou não haver provas suficientes contra Dirceu, que acabou condenado pela maioria, mas considerou culpados o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Outras pessoas contemporâneas de Toffoli na Esplanada dos Ministérios, porém, atribuem sua nomeação à confiança que conquistou de Lula com seu trabalho, além da simpatia que despertava também entre políticos e juristas de outras legendas.

Um presidente só indica um nome ao STF, em geral, quando tem certeza de que será aprovado no Senado. Toffoli recebeu 58 votos dos 71 senadores, resultado que refletia as boas relações que construiu no Parlamento após quase quinze anos de atuação em Brasília.

Quando assessorou a bancada petista na presidência de Fernando Henrique, ao mesmo tempo que questionava decisões do governo no Supremo, Toffoli era visto como um canal de negociação quando os tucanos buscavam uma posição mais “light” do PT.

Há vinte anos, por exemplo, quando o Comando da Aeronáutica insistia na aprovação da Lei do Abate, que permitiria derrubar aviões que não atendessem a ordens de pouso e era considerada importante no combate ao tráfico de drogas, ajudou a construir um texto que reduzisse as resistências dentro da esquerda no Congresso.

A proposta gerava muita oposição de grupos religiosos e inclusive entre membros do governo tucano, como o secretário de Direitos Humanos José Gregori, por ser vista como uma “pena de morte”.

A lei foi aprovada em 1998 com a ressalva, sugerida por Toffoli, de que aeronaves só poderiam ser abatidas com aval do presidente da República ou de uma autoridade a quem fosse expressamente delegado esse poder.

Hoje deputado federal pela Rede, Miro Teixeira era na época líder do PDT na Câmara e acompanhou essa negociação, assim como outras em que Toffoli atuou. “O ministro Toffoli, como consultou do PT, era sempre uma voz de bom senso e tratava com serenidade os diferentes. Nas reuniões, muitas vezes ia até contra a opinião manifestada pelo líder da bancada petista”, recordou.

“Ele sempre foi muito capaz de unir as vontades. E é uma pessoa leve, se você convive com ele, percebe que não passa energia negativa”, elogia o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que era líder do PSDB no Senado em 2009 e apoiou a nomeação ao STF.’Nem melhor, nem pior’

Se a expectativa quanto ao novo presidente do Supremo são as melhores possíveis entre políticos de diferentes partidos, a reportagem foi buscar a avaliação distante dos corredores de Brasília de um dos maiores críticos dos rumos recentes da Corte.

No início do ano, o professor de Direito Constitucional da USP Conrado Hübner escreveu no jornal Folha de S.Paulo artigo que gerou grande repercussão, com o título Na prática, ministros do STF agridem democracia , em que repudiava a confusão em torno da autorização da prisão após segunda instância e outras decisões controversas de integerantes da Corte.

Foi dito que, fora esperar “maior capacidade de conciliação” do novo presidente do STF, considera Toffoli “uma incógnita”. Repudiou, por outro lado, as críticas de que ele não teria currículo acadêmico para o cargo.

“Não vejo nada de pior ou melhor, naquilo que ele escreve, do que nas decisões de ministros mais bem reputados lá. Na verdade, entre os erros mais grosseiros ou movimentos mais deploráveis que o STF faz, não me recordo da participação do Toffoli”, respondeu por e-mail.

*Por Mariana Schreiber, da BBC News Brasil.

CONTINUE LENDO


Caixa reduz de 9,5% para 8,75% taxas de juros para imóveis

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Caixa Econômica Federal anunciou a redução de 0,75 ponto percentual nas taxas de juros do crédito imobiliário para aquisição de imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). A redução vale para imóvel de até R$ 1,5 milhão. As taxas mínimas do SFI passarão de 9,5% ao ano para 8,75% ao ano. E a taxa máxima cai de 11% para 10,25% ao ano. As novas taxas começam a valer a partir do dia 24 deste mês. A Caixa informou também que a partir de novembro oferecerá um novo serviço de avaliações de imóveis, disponibilizando laudo diretamente para pessoas físicas e jurídicas. Segundo o banco, o Caixa Avalia é uma plataforma que vai permitir a venda de avaliações pelo site com contratação 100%,  Em abril, a Caixa reduziu em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros do crédito imobiliário para operações com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O limite de cota de financiamento do imóvel usado subiu de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%. Em julho, o banco reduziu em média de 1 a 2 pontos percentuais ao ano as taxas do crédito imobiliário para pessoa jurídica. Em agosto, a Caixa promoveu uma redução de até 0,5 ponto percentual das taxas de juros do crédito imobiliário para operações com recursos do SBPE. O limite de cota de financiamento de imóveis usados para pessoa física subiu de 70% para 80%. A Caixa tem R$ 85 bilhões disponíveis para o crédito habitacional este ano. No 1º semestre, foram contratados mais de R$ 40 bilhões. O banco tem cerca de 70% das operações para aquisição da casa própria. Operado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o SFH financia imóveis de até R$ 800 mil em todo o país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o teto corresponde a R$ 950 mil. Os imóveis residenciais acima dos limites do SFH, são enquadrados no SFI, que financia imóveis com recursos de poupança.



Brumado: Durante caminhada no centro da cidade, Rui Costa fala da regionalização da saúde no Sertão Produtivo

Foto: Luciano Santos l 97News

Candidato à reeleição, Rui Costa (PT) exaltou o projeto de regionalização da saúde no seu governo durante passagem por Brumado na sexta-feira (14). “O Sertão Produtivo já pode comprovar que a regionalização da saúde é realidade. Inauguramos em Guanambi, no final do ano passado, a Policlínica, que atende 22 municípios da região, agora nós vamos implantar o Hospital do Câncer em Caetité, pra fazer cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Serão atendidas cerca de 1 milhão de pessoas, de 48 municípios”, discursou Rui. O projeto de regionalização dos serviços de saúde, com implantação de hospitais no interior do estado e das policlínicas regionais, beneficiaram, de acordo com o governo, milhões de baianos. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado, o Governador destacou a formação do Consórcio Regional da Microrregião em janeiro deste ano, para que o município receba as instalações da Policlínica Regional de Saúde. Rui também comentou sobre a UTI que já é uma realidade no município, bem como a vinda da Escola de Medicina, e do recém inaugurado Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Ainda no evento, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), aproveitou para cobrar do governador mais recursos para manter a UTI funcionando. Na manhã deste sábado (15), o candidato ao governo esteve em Vitória da Conquista e Jequié, acompanhado do candidato à Presidência da República, Fernando Haddad. Ainda no sábado, Rui passou por Manoel Vitório. Já no domingo (16), o candidato passa por Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal. Até o final da campanha, Rui pretende visitar pelo menos 120 municípios.



Av. Lindolfo Brito: perigo constante para os motociclistas

Acidentes envolvendo motociclistas são muito comuns no local (Fotos: 97NEWS)

A tão sonhada fluidez da mobilidade urbana em Brumado, que traga um trânsito descomplicado ainda é um sonho e um desafio para os condutores de veículos, especialmente os motociclistas, os quais lideram os índices de acidentes na cidade. Dentre as várias vias de maior movimentação, uma delas, a Av. Lindolfo Brito, vem novamente ganhando a cena, com o registro de vários acidentes. Nesta sexta-feira (14) um motociclista colidiu com um caminhão caçamba, tendo um forte impacto na porta do mesmo, tendo que ser internado com suspeitas de fratura no tórax. Já na manhã deste sábado, um novo acidente envolvendo um motociclista, quase no mesmo local ocorreu. Segundo informações o motociclista acabou colidindo com a lateral do carro, indo ao solo. A equipe do SAMU 192 chegou rapidamente ao local e fez o atendimento levando a vítima para receber cuidados médicos no HMPMN. A pista da avenida não está em boas condições e, muitas vezes, os condutores acabam exercendo uma velocidade maior, o que aumenta o risco de acidentes. Fica o alerta para quem trafegar pelo local para redobrar os cuidados, pois existem até registros de vítimas fatais.



Sudoeste Baiano: Mesmo com 'decretos' de situação de emergência em vários municípios, exército diminui oferta da 'Operação Pipa'

Foto: Luciano Santos l 97News

Com a seca mais grave na Bahia no últimos meses, parte dos municípios da região sudoeste está sem água nas lagoas à vários dias. Em Malhada de Pedras, a cerca de 40 km de Brumado, o município decretou situação de emergência, e os moradores da zona rural dependem da distribuição em carro-pipa. Agravando ainda mais a crise, o exército, que faz a distribuição no interior do município, reduziu o número de veículos entregando água. O abastecimento emergencial de Malhada de Pedras, é feito com cinco caminhões-pipa. Se a operação do exército estivesse funcionando plenamente, seriam sete veículos. Com o corte, comunidades que recebiam água diariamente estão recebendo água, no máximo, duas vezes por semana. “O meu pipa levava 47 viagens mês, com o corte, caiu para 35. Num instante acaba tudinho porque é muita gente retirando água do ponto de abastecimento”, diz um dos motoristas. 

Foto: 97News

A situação em Brumado, não é tão diferente do município vizinho. Mesmo tendo uma oferta de água cobrindo alguns distritos da cidade, muitas comunidades que ainda não são abastecidas com a rede de água da Embasa, dependem da Operação Pipa para ter água em casa, até mesmo para o consumo diário. Só para se ter uma ideia, o município era atendido por 23 caminhões pipas, com o corte no bastecimento, hoje apenas 16 caminhões fazem o bastecimento nas comunidades mais afetadas com a seca. "Eu fazia em média 63 viagens por mês na zona rural, mas infelizmente, atualmente entrego apenas 56 caminhões mês na zona rural do município", relatou outro motorista. 

 



Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio, problema que tem apresentado dados alarmantes

Foto: Divulgação

Um possível caso de suicídio, ainda em investigação, que ocorreu em Pernambuco, alerta para o risco de crianças e adolescentes se envolverem em situações que podem levar a mutilações e até a morte. Uma criança de 9 anos encontrada pelos pais enforcada em uma árvore por um fio, no quintal de sua casa, pode ter relação com o chamado desafio de "Boneca Momo", tem circulado no WhatsApp. Nesta semana, também em PE, uma menina de 13 anos cortou os pulsos de pois de manter contato com perfil “Boneca Momo”, mas foi socorrida e passa bem. De acordo com Nadja Pinho, psicopedagoga da Holiste, salienta que uma das dificuldades em se identificar o risco de suicídio entre os jovens é que, naturalmente, essa fase da vida já é marcada por grandes mudanças de comportamento. O problema reside em separar o que pode ser considerado um comportamento normal daquilo que merece a atenção de um especialista. “Aquele aluno que nunca teve problemas disciplinares e que, de repente, começa a filar aula, se envolver em confusões e brigas; ou o aluno que nunca teve problemas com notas passa a ter um rendimento escolar muito abaixo da média, comprometendo sua aprovação nos exames. Esses dois perfis merecem a atenção dos pais, educadores e colegas, pois estes são indícios de que algo não está bem com o jovem”, pontua Nadja.

A psicopedagoga admite que em alguns casos os indícios podem ser mais sutis. “Certos casos vão apresentar sinais mais pontuais, que não chegam a comprometer o rendimento escolar, mas que podem caracterizar um risco. Os adolescentes tendem a amplificar o seu sofrimento, pela falta de experiência em lidar com suas emoções. Ao se deparar com essas situações de sofrimento, o jovem pode desenvolver um episódio depressivo”, alerta a especialista.

A psicóloga da Holiste, Ethel Poll, alerta para o uso excessivo da internet e os desafios que isso representa para os pais. “Educar os filhos neste universo digital se torna um grande desafio, pois é um espaço aberto, uma terra sem fim, e neste meio as crianças e adolescentes estão sendo diariamente bombardeados com os mais diversos tipos de influências e informações, muitas vezes sem a mediação de um adulto responsável”, aponta

Ethel completa que a criança está numa fase de construção do seu mundo psíquico, de suas defesas e de estruturação da sua subjetividade, e nem sempre está pronta para absorver, compreender e elaborar certas influências e informações disponíveis nas redes.

SETEMBRO AMARELO

Desde 2014 o Brasil conta com uma campanha de conscientização sobre o suicídio: o Setembro Amarelo. A campanha tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, suas formas de prevenção e a importância de se falar sobre o tema. A campanha mobiliza a equipe da Holiste Psiquiatria, que participa e promove eventos sobre o tema, tendo o mote de que suicídio se previne com informação.

 

Atenção aos sinais:

1 – A adolescência é um período de grandes transformações. É preciso estar atento e observar mudanças drásticas de comportamento e abrir espaço para o diálogo;

2 – Quando identificar que algo não está bem com o adolescente, evite julgamentos e comparações. Ao invés disso, tenha um comportamento acolhedor, demonstre empatia, interesse e disponibilidade em ouvir o que está o incomodando;

3 – Comportamentos de total isolamento social devem ser observados com cuidado;

4 – O mal rendimento escolar pode ser o indicador de algo não está bem, assim como a falta de desejo de ir à escola;

5 – Às vezes o adolescente pode manter um bom rendimento escolar, mas apresentar problemas comportamentais. Advertências, suspenções, envolvimento brigas, desrespeito a professores e outros membros do corpo pedagógico pode ser um sinal de que algo não está bem com o adolescente;

6 – O uso de drogas, lícitas ou ilícitas, deve ser observado com bastante atenção e discutido entre pais, adolescentes e educadores;

7 – Automutilações, ameaças ou tentativas de suicídio devem ser levados à sério e nunca encarados como forma de chamar a atenção para si. Nesses casos, um especialista deverá ser consultado com urgência;

8 – Psiquiatras e psicólogos são uma ajuda importante, não vão traumatizar o seu filho. Eles fazem parte da solução, não do problema, pois crianças e adolescentes podem se sentir mais à vontade para conversar com alguém que não seja seus pais;

9 – Tratamentos e medicações devem ser sempre recomendados e acompanhados por um especialista qualificado. Não utilize em seus filhos o tratamento que um (a) amigo (a) utilizou no filho dele (a). Os tratamentos em saúde mental são sempre individuais, respeitando a singularidade e a história de vida de cada pessoa;

10 – Falar sobre o suicídio é sempre a melhor escolha! Escute e converse com seus filhos, seja sempre o local seguro para que qualquer tipo de assunto possa ser abordado, tornando-se presente nas questões que eles acham importantes!

CONTINUE LENDO


A revolucionária terapia do bem-estar

(Divulgação)

O livro mais vendido e recomendado sobre depressão de todos os tempos, Antidepressão: a Revolucionária Terapia do Bem-Estar é de autoria do psiquiatra e consagrado professor de Stanford, David Burns, e chega ao Brasil pela editora Cienbook, do grupo Edipro, com apresentação do especialista terapeuta cognitivo-comportamental, Arnaldo Vicente – Coordenador, Professor e Supervisor no Centro de Terapia Cognitiva-Comportamental de Bauru. Os métodos apresentados em Antidepressão mostraram-se consistentes e eficazes, oferecendo um auxílio cientificamente comprovado para pacientes com quadros de depressão que buscam alternativas aos medicamentos por meio de sete passos: Identificar o que provoca suas variações de humor; Cortar os sentimentos negativos pela raiz; Lidar com o sentimento de culpa; Controlar a hostilidade e as críticas; Superar a necessidade de amor e aprovação; Desenvolver a autoestima; Sentir-se bem todos os dias!

Nesta obra, o especialista explica como combater os sentimentos de depressão e desenvolver autoestima. Segundo estudos publicados na revista científica norte-americana Journal of Consulting and Clinical Psychology e no periódico The Gerontologist, os efeitos da leitura de livros como Antidepressão, sem qualquer outra forma de terapia, podem ser tão eficazes quanto um ciclo completo de psicoterapia ou de tratamento com os melhores antidepressivos.

Numa linguagem de fácil compreensão, o autor apresenta métodos inovadores e eficazes para alterar os estados depressivos dolorosos e reduzir a ansiedade debilitante. Os leitores deste livro serão capazes de aplicar em seus próprios problemas os princípios e técnicas desenvolvidas em trabalhos do autor com seus pacientes.

Seus pensamentos negativos autodestrutivos fazem que se sinta péssimo. Suas emoções dolorosas, por sua vez, convencem-no de que seus pensamentos pessimistas distorcidos têm mesmo fundamento. Do mesmo modo, os pensamentos e as ações autodestrutivas reforçam-se mutuamente como um círculo vicioso. As consequências desagradáveis de não fazer nada pioram ainda mais o problema.

Por fim, este livro apresenta um conteúdo claro e direcionado, que se revela um guia útil para psiquiatras, psicólogos, pacientes e também por pessoas que apresentam desde leves sinais de tristeza recorrentes a casos de comprovada depressão. 

Toda vez que se sentir deprimido com alguma coisa, procure identificar um pensamento negativo correspondente que tenha lhe ocorrido pouco antes e durante a depressão. Como foram esses pensamentos que realmente provocaram o seu mau humor, ao aprender a reestruturá-los você pode modificar seu humor.

CONTINUE LENDO


Por que o IDEB reflete uma avaliação equivocada sobre a qualidade da educação básica?

(Reprodução)

Afinal, o que é o IDEB? Segundo o MEC, IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB é um indicador nacional com o objetivo de monitorar a qualidade da Educação da população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Mas de que forma isso é possível?

O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (Prova Brasil - avaliação nacional de Língua Portuguesa e Matemática, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, para os estados e o País, realizados a cada dois anos). (BRASIL, MEC.2018).

A partir daí, com o objetivo de provocar uma reflexão aos leitores, perguntamos: até que ponto a ênfase apenas em duas disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática) indica a qualidade na educação do país? Isso somado aos índices de reprovação nas escolas é suficiente? Ou seja, aumentar a taxa de aprovação aumenta a nota do IDEB?  Isso aumenta a qualidade do ensino na educação básica?

No mínimo os resultados do IDEB são ambíguos.

As notas do IDEB foram organizadas com objetivo de comparar a qualidade da educação no Brasil com outros países que participam do PISA. Essa comparação é possível? Pensando em questões relacionadas à própria pesquisa científica, precisaríamos no mínimo que as amostras do PISA e do SAEB fossem equivalentes, e sabemos que não são.

Será que esse tipo de avaliação não gera uma competição desmedida entre instituições, rotulando as escolas de ruins e boas, gerando um mal-estar, desânimo e fuga de bons profissionais nas escolas de rendimento insatisfatório?

Como vários pesquisadores, acreditamos que o IDEB não é suficiente para avaliar o ensino no país. Além de não dar conta da singularidade dos contextos escolares avaliados, muito menos trata da subjetividade presente nos alunos que realizam as avaliações externas.

Não podemos negar, que mesmo com falhas, o IDEB contribuiu desde a sua implementação para uma diminuição nas taxas de reprovação no Brasil. Um avanço com ressalvas.

CONTINUE LENDO


Nova obra do Escritor José Walter Pires vai ser lançada em Brumado na tarde deste sábado (16)

O escritor José Walter Pires tem como maior característica de suas obras a literatura de cordel (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Nascido em Ituaçu, mas radicado em Brumado há muitas décadas, o advogado, escritor e cordelista José Walter Pires, que é irmão do consagrado cantor Moraes Moreira, estará lançando, em Brumado, o seu novo livro “Epopeia de Horácio de Matos – o Coronel da Chapada”, às 16h no auditório da OAB, que fica ao lado do Fórum Duarte Moniz. A obra, que é fruto de uma pesquisa de cerca de 2 anos, retrata a história de um dos coronéis mais famosos da Chapada Diamantina, o qual viveu na esplendorosa cidade de Lençóis, morrendo aos 49 anos de idade. O livro que já teve o lançamento a nível estadual, no dia 20 de julho, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, tem a linguagem do cordel, pois, segundo o autor, “essa foi a melhor forma de contar a saga do coronel Horácio de Matos, que já foi também inspiração para uma biografia feita pelo inesquecível Vinicius de Moraes”.



Eleições 2018: Rui Costa candidato a reeleição pelo Governo do Estado realiza ato de campanha em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Na tarde desta sexta-feira (14), Rui Costa, candidato a reeleição pelo Governo do Estado fez uma caminhada pelas ruas de Brumado. O candidato foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, lideranças políticas e, candidatos a deputado como Márcio Moreira, Marquinho Viana, candidato a reeleição, Waldenor Pereira, Zé Raimundo, entre outros. Após percorrer as ruas de Brumado, a caravana de Rui Costa seguiu para a cidade de Aracatu, onde foi recepcionado por populares e pelo prefeito Sérgio Maia e outras lideranças. Já neste sábado (15), pela manhã, Rui Costa faz caminhada em Vitória da Conquista, onde é aguardado por milhares de correligionários. Ainda neste sábado, a caravana passar por Jequié e Manoel Vitorino.



Dinheiro não traz felicidade? Ganhadores de loteria provam o contrário

Foto: Luciano Santos l 97News

Um clássico estudo de 40 anos atrás dá força à tese de que ter muito dinheiro não faz ninguém mais feliz. Ao comentar para psicólogos como se sentiam, 22 ganhadores de loterias dos Estados Unidos não estavam mais satisfeitos com a vida do que os antigos vizinhos e até do que pessoas que ficaram paraplégicas depois de acidentes graves. O trabalho, passou a embasar a crença de que ter muito dinheiro não é lá uma grande coisa. As pessoas mostravam que rapidamente adaptam suas expectativas sobre o que as faz felizes, não importa a nova condição financeira. Já em 2018, os economistas dizem o contrário. Ao entrevistar ganhadores de loterias suecas, não encontraram um bando de desanimados. Na verdade, os sortudos ganhadores não podiam estar melhor. Não é que pesquisadores anteriores nunca tenham encontrado milionários felizes ou relatos de bem-estar entre pessoas prósperas. A questão é que quase sempre os estudos restringiam-se a mostrar apenas que quem tem mais dinheiro também é mais satisfeito com a vida. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Ao entrevistá-los, os pesquisadores logo se deram conta: os relatos de bem-estar acompanhavam as quantias recebidas. Ou seja, se alguém ganhava US$ 100 mil o bem-estar era maior do que quem levou um prêmio de US$ 10 mil. E, pelos relatos, ganhadores de US$ 10 mil eram mais felizes do que quem não ganhou nada. Os pesquisadores também verificaram que, ao contrário do que diz a crença popular, os sortudos não gastam todo o dinheiro de uma vez e logo ficam sem nada. Ao contrário, gastam aos poucos e muitos deles continuaram trabalhando, só se aposentaram antes. Ao contrário do que acontece no Brasil, os grandes prêmios das loterias na Suécia não são pagos de uma vez, mas em até 50 anos, numa quantia mensal de US$ 7 mil. Não quer dizer que você não pode ser feliz com menos dinheiro ou que basta aumentar as reservas para tudo melhorar. Mas para você e para todo mundo, a segurança financeira ajuda a auto-estima. Menos inseguros, somos mais felizes.