ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


‘Regulamentação dos serviços de mototáxi em Brumado é inevitável, quem não se adequar não poderá trabalhar’, alerta coordenação do SMTT

Apesar de existirem há muitos anos, os serviços de mototáxi em Brumado ainda não são regulamentados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os serviços de mototáxi e moto cargo que já existem em Brumado há mais de 20 anos, segundo as autoridades, já deveriam estar regulamentados, mas isso, apesar de algumas ações isoladas, não aconteceu até o momento. Alguns afirmam que os mototaxistas que atuam no município vêm fazendo “corpo mole”, o que estaria dificultando o processo de regulamentação. Mas, agora, um fato novo fará com que isso seja inevitável, que é a implantação do sistema de Zona Azul no município, que está em vias de ser operacionalizado. Segundo o coordenador de estatísticas do SMTT, Jansen Ricardo, o órgão já promoveu várias chamadas públicas a todos os mototaxistas que tiram o seu sustento dessa atividade, mas muito poucos atenderam a convocação. Segundo ele “com a entrada em atividade do CICOM, a consolidação do núcleo duro do sistema de segurança em Brumado foi efetivada, então os serviços, inevitavelmente, terão que ser regulamentados”. 

Com a regulamentação a padronização será obrigatória, assim como a mudança da cor da placa das motos que passará a ser vermelha (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele também lembrou que “outro fator que vem corroborar para que isso aconteça é a zona azul, que entrará em vigor brevemente, o que obrigará que as motocicletas, assim como os motoristas, sejam todos padronizados, além das placas que terão que ser vermelhas. É uma mudança para melhor, que proporcionará a valorização da segurança e, consequentemente, da vida, já que, hoje, caso aconteça um acidente fatal com algum passageiro, ninguém poderá ser responsabilizado, porque os serviços ainda estão sob a sombra da clandestinidade”. Questionado quais seriam as penas para os que descumprirem as novas normas, ele, de forma segura, respondeu que “irá se tornar um caso de polícia, pois a clandestinidade é contra a lei. Temos nos esforçado ao máximo para evitar que isso aconteça, mas os mototaxistas têm que cooperar e fazer a parte que lhes cabe, buscando a regulamentação”. Sobre prazos ele se ateve a dizer que “não podemos precisar datas ainda, mas não irá demorar, pois assim que a zona azul entrar em vigor, só serão considerados legais os mototaxistas que estiverem devidamente regulamentados”.  



Caso Kauan: Inquérito do Ministério Público fará com que novas diligências e oitivas sejam realizadas

O clamor da sociedade brumadense pela elucidação da morte do pequeno Kauan continua ecoando forte (Foto: 97NEWS)

Considerado um caso emblemático e desafiador para a equipe da 20ª Coorpin, a morte do menino Emerson Kauan, de apenas 10 anos de idade, que ocorreu às vésperas do Natal de 2016, ainda continua sem ser elucidado. Passado quase dois anos do acontecimento que abalou a população de Brumado, já que a morte foi acompanhada de tortura e culminada com a carbonização do corpo que acabou sendo “jogado” no Morro do Cruzeiro, que fica no Bairro das Esmeraldas. O 97NEWS nunca esqueceu esse episódio trágico e sempre cobra das autoridades novos relatórios, já que o índice de resolutividade da Polícia Civil de Brumado é altíssimo nos crimes contra a vida e esse seria o único caso sem elucidação até o momento. Diante disso fomos ouvir o delegado titular Samuel Paz, o qual está responsável pelo caso, que, de forma muito consciente explicou que “realmente é um caso emblemático, mas temos novidades que podem culminar na solução e até na prisão dos culpados”. Questionado sobre quais seriam essas novidades, ele respondeu que “o Ministério Público reabriu o inquérito e recomendou novas intimações de pessoas e testemunhas que podem ter informações importantes para desvendar a morte do pequeno Kauã” e ainda complementou “as investigações não foram finalizadas, mas, agora surge um novo fôlego, pois até quem foi ouvido será novamente, o que poderá contribuir de forma significativa para a solução deste crime que chocou a sociedade brumadense”.  

O delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Samuel Paz, garantiu que todos os esforços estão sendo empregados para elucidar o crime (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


MG: Acidente deixa seis vítimas fatais da mesma família na BR 381

Foto: Divulgação l PRF

Seis pessoas da mesma família morreram, cinco mulheres e um homem e, nove ficaram feridas em um acidente envolvendo uma Van e um caminhão na manhã desta segunda-feira (15) na BR-381, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta e uma van bateram de frente no km 388. De acordo com a PRF, a van saiu de Brasília (DF) com destino a Santa Bárbara do Leste, na Região Leste de Minas Gerais. A família tinha viajado ao Distrito Federal para participar de um aniversário de 80 anos. Oito vítimas foram levadas para um hospital em João Monlevade e o motorista da van para o Hospital João XXII, em Belo Horizonte. Duas pessoas que estavam na carreta e duas da van não precisaram de atendimento médico. Os bombeiros informaram que o motorista da van invadiu a pista contrária, onde não é permitido ultrapassar, e bateu de frente com a carreta. Com o impacto, a carreta que transportava rejeitos de minério, foi parar em um barranco. Policiais civis fizeram a perícia e a rodovia foi liberada nos dois sentidos por volta das 11h.

 

Foto: Divulgação l PRF


Pavimentação da Rui Barbosa é acompanhada de nivelamento da via e deixa moradores preocupados

A Rua Rui Barbosa tem um desnível latente, então, o projeto de urbanização tende a nivelar a via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diferente do que parece, o progresso traz consigo alguns contratempos, especialmente na área de infraestrutura, onde novos projetos trazem consigo transtornos inevitáveis, sendo que alguns deles culminam até na desapropriação de terrenos e propriedades em prol do bem coletivo. Em Brumado uma situação que pode se encaixar nesse contexto vem provocando temor e muita preocupação. O cenário é a Rua Rui Barbosa, situada no Bairro do Esconso, a qual já começou a receber a tão esperada pavimentação, só que, diferentemente do que os moradores esperavam, está sendo efetuado o nivelamento da via, o que provocará uma discrepância na escala de várias residências, ou seja, algumas ficarão mais altas que a rua e outras mais baixas. Como os moradores não tomaram conhecimento específico do projeto, o temor aumentou muito, já que alguns deles acreditam que seus imóveis serão desvalorizados, o que provocou até uma tentativa de bloquear a rua. Os moradores vêm buscando uma explicação da administração municipal, mas, até o momento não houve, segundo eles, um “feedback”. 

Insatisfeitos os moradores tentaram até fazer um bloqueio da via, mas acabaram desistindo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando esclarecimentos sobre a situação, o 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de planejamento, engenheiro André Cardoso, o qual explicou que “as obras já estão sendo iniciadas e o projeto será obedecido à risca, ou seja, da forma como foi aprovado”. Ele ainda fez questão de dizer que “existe todo um conceito na área de infraestrutura, então hoje temos um novo código de postura e várias adequações, então, como são verbas públicas, todos os critérios têm que ser rigorosamente obedecidos, então, o nivelamento da rua tem que ser feito como reza o projeto”. Cardoso ainda fez questão de dizer que “hoje mesmo iremos ter uma nova reunião com o prefeito e vamos tratar novamente desse assunto, para que uma solução alternativa possa ser encontrada, ou, no mínimo, uma adequação linear”.  

O projeto é de modernização, mas os transtornos são inevitáveis (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Jacobina: Dado como foragido, professor da Uneb suspeito de assédio se entrega à Polícia

Foto: Divulgação/MP

Um professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), acusado de assédio sexual, se entregou à Justiça. O docente era considerado foragido até o último sábado (13) quando se apresentou ao 12° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari. De acordo com o Bahia Notícias, nesta segunda-feira (15), Thiago de Oliveira Moreira segue à disposição da Justiça no 12° BPM. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), dezenas de estudantes relataram ter sofrido assédio sexual cometido pelo professor. Thiago lecionava Direito Constitucional no campus de Jacobina, Piemonte de Diamantina, da Uneb e também atuava nas cidades de Irecê e Itaberaba. O acusado também atuaria como procurador jurídico de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Ainda segundo o MP-BA, Thiago também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos.



CREA realiza reunião regional em Brumado nesta segunda-feira (15)

Os veículos oficiais do CREA chamaram a atenção e provocaram erros de leitura nas redes sociais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia vem dinamizando as suas ações na região sudoeste, o que vem sendo um elemento muito positivo na consolidação progressista das cidades, que poderão ser mais sustentáveis, com um viés muito interessante na mobilidade urbana e também no mercado imobiliário. Neste contexto Brumado tem um papel fundamental e, para comprovar essa posição de destaque, o órgão realizou uma reunião regional na manhã desta segunda-feira (15), a qual tinha como pauta principal a elaboração de uma planilha de ações na área de fiscalização na região sudoeste. Delegados, diretores e vários membros do órgão estiveram reunidos nesse sentido no escritório que fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite. Vale ressaltar que inúmeros erros de leitura foram postados nas redes sociais, já que vários carros do órgão, que tinham escrito Fiscalização Federal, com o símbolo do brasão da república, estacionaram ao lado da sede da prefeitura municipal, o que fez alguns incautos mencionar que o Ministério Público Federal estaria fazendo uma grande fiscalização na prefeitura, o que não teve a mínima procedência, já que são órgãos totalmente distintos, apesar de pertenceram a federação.

Diretores e membros do CREA de toda a região vieram a Brumado para a reunião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado goleia Uruçuca por 3X0 e dá passo importante para a classificação na próxima fase do Intermunicipal 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com um público ainda longe do ideal, a Seleção de Brumado conseguiu uma indiscutível e importante vitória sobre Uruçuca na tarde deste domingo (14) pela terceira fase do Intermunicipal 2018. Jogando em seus domínios, o adversário imprimiu um maior volume de jogo, pressionando, mas a defesa brumadense se portou bem. A partir da metade do segundo tempo, o jogo ficou equilibrado, onde as duas equipes acabaram criando boas chances de gol. Agora no segundo tempo, Brumado mostrou a força do mando de campo e sua soberania, marcando logo aos 2 minutos por meio de Ian. A equipe da capital do minério não se acomodou com o gol e continuou indo para cima, marcando ainda mais duas vezes, com Zé Márcio e Nego Dio. Com o resultado, Brumado dá um passo importante para a classificação inédita para a quarta fase do Intermunicipal 2018, considerado o campeonato amador mais difícil do país. Caso isso venha a se confirmar, seria uma prova que a parceria e participação mais ativa do poder público municipal na valorização do futebol já está já produzindo bons frutos, que pode estabelecer um novo paradigma, já que o talento do jogador brumadense é indiscutível tanto que vários atletas atuam no Brasil e no exterior. A decisão acontecerá em Uruçuca no próximo domingo (21), sendo que Brumado pode perder até pelo placar de 2X0 que estará classificada.



Semana começa com céu nublado, temperaturas em queda e previsão de chuvas para Brumado

O céu nublado trouxe a esperança de chuva (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado teve, neste domingo (14) um dos dias mais quentes do ano, com temperaturas variando entre 35 graus, mais com sensação térmica próximo dos 40. Com isso clubes e balneários particulares fizeram a alegria principalmente da criançada que ainda puderam comemorar o seu dia. Agora, nesta segunda-feira (15), o quadro mudou e o dia começou com nebulosidade em alta e temperaturas com projeção de queda para os próximos dias. Existe uma frase que exemplifica muito a vida nesta cidade que é considerada uma das mais quentes do semiárido baiano que é “se não esquentar até ferver, não chove”. Apesar de não existir respaldo científico nesse sentido, esta “lenda” parece ser verdadeira, pois a previsão, confirmando a tendência histórica é de chuvas para o segundo semestre de outubro. Vale ressaltar que o meio rural vive uma das suas piores crises no abastecimento, tendo alguns locais próximos do colapso, já que a distribuição por meio de carros pipas teve mudanças, o que vem deixando muitas comunidades à beira da escassez de água. Segundo os grandes institutos meteorológicos do país, a fusão entre os fenômenos “El Niño” e “La Niña” podem provocar uma queda nos índices pluviométricos na região sudoeste da Bahia, o que vier a se confirmar, pode gerar uma crise aguda no abastecimento, sendo, inclusive, ser decretado o estado de calamidade pública. A fé do brumadense ainda é grande, então, que os céus venham a derramar as tão esperadas chuvas, esse é o clamor da população.

A previsão do Seagri já aponta chuva para hoje (Reprodução)


Brumado: 21ª Edição do 'Sudoeste Criança' é realizado na Praça da Prefeitura; o domingo foi de lazer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem esteve na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), na noite deste domingo (14), na “21ª Edição do Sudoeste Criança” organizado pela Associação Casa de Caridade Idelson Silva através do empresário Idelson Silva, em parceria com empresas parceiras, pode participar das comemorações em alusão ao "Dia das Crianças", com promoção de brincadeiras, distribuição de presentes e várias atividades educacionais, voltadas para os pequenos que vieram de várias partes da cidade. Durante a noite festiva, as crianças participaram de brincadeiras, dança com palhaços, sorteio de brindes, pipoca, algodão doce, acarajé, sucos, pula-pula, atividades recreativas e muito mais para tornar esta edição ainda mais divertida. O evento aconteceu das 17h às 21h. “Sudoeste Criança” é um projeto implementado que visa promover o incentivo ao lazer, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Brumado.



Feira de Santana: Homem joga filho com pés e mãos amarradas em açude

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma sequência de agressões, tanto psicológicas quanto físicas, culminou com um pai arremesssando o filho de oito anos em um açude na zona rural de Feira de Santana. De acordo com a polícia, o vaqueiro teria jogado o garoto com mãos e pés amarrados na água porque encontrou o pequeno em um estabelecimento de jogos, onde o mesmo estava proibido de frequentar. A mãe da criança, confirmou à polícia que o menino foi castigado pelo pai, seu ex-companheiro, e que as agressões eram constantes. O conselho tutelar informou que o caso foi descoberto através de uma denúncia da escola onde a criança estuda. Após ouvir a vítima e a mãe, o Conselho Tutelar encaminhou o caso para a Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente. O menino também passará por acompanhamento psicológico. O pai será intimado pela delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso. 



Parceria entre Sebrae, RHI Magnesita e InterCement fomentará a valorização da prestação de serviços a nível local

A gestora local do Sebrae, Jéssica Lopes, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da economia local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A existência de uma ativa e produtiva rede de serviços em uma cidade pode ser o diferencial para o desenvolvimento econômico e, dentro desta nova lógica da modernidade, o Sebrae, juntamente com as empresas RHI Magnesita e InterCement , está celebrando uma parceria muito importante nesse sentido, a qual busca a valorização e comercialização da produção local do micro e médio empresariado. Buscando maiores informações sobre a ação, o 97NEWS ouviu a gestora local do Sebrae, Jéssica Lopes, a qual, logo de início destacou que “como hoje o encadeamento produtivo em Brumado está numa curva ascendente, o Sebrae formatou esse projeto com essas âncoras da nossa economia, as quais estão injetando recursos para o fortalecimento da cadeia de base da suas empresas associadas, ou seja, dos seus prestadores de serviços” e continuou argumentando que “com isso uma série de ações serão desenvolvidas, as quais, com certeza, culminarão numa maior qualidade dos serviços, o que contribuirá, inclusive, para a economia local”. Ela ainda destacou que “com o advento da criação da Sala do Empreendedor, um novo cenário vem surgindo, projetando uma grande positividade na ambiência do empreendedorismo brumadense, que já está vivendo um novo paradigma, muito mais dinâmico e contextual, onde a produção local é a grande vertente”. O evento de lançamento do projeto acontecerá na manhã do dia 25 de outubro, com a participação de autoridades e de integrantes dos respectivos parceiros.



Brumado: Homem tem carro roubado no bairro São Felix

Foto: Divulgação

Um homem de 55 anos, teve seu veículo roubado na noite da última quarta-feira (10), em Brumado. O fato aconteceu por volta das 22h, na Rua da Abolição, bairro São São Felix. Conforme o boletim de ocorrência, a vítima estacionou com seu veículo Fiat Uno, de cor vermelho, placas HZB-4301 na frente da casa de um amigo, quando retornou não o encontrou mais. Ainda segundo a vítima um outro veículo Comodoro na cor preto foi abandonado pelos meliantes no local -- provavelmente fruto de um outro roubo cometido pelos bandidos. Os criminosos foram vistos através do sistema de monitoramento de um posto de combustível abastecendo o Uno e fugiram em direção a cidade de Aracatu, pela BA-262. De acordo com relato da vítima, o veículo pode está na zona rural de Aracatu. A Polícia investiga o caso.



Querendo convencer os eleitores da Bahia, Bolsonaro promete conclusão das obras da Fiol

As obras da Fiol foram paralisadas após o agravamento da crise econômica que atingiu o país (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O candidato a presidente da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, continua a sua estratégia de buscar o convencimento da população que reside no Nordeste, reduto histórico do PT e que pode ser o fiel da balança na decisão do segundo turno. Segundo informações da mídia, o presidenciável gravou, no último sábado (13), vídeos direcionados ao eleitorado nordestino e falou sobre o pagamento do 13º salário para o Bolsa Família e propostas para o semiárido, as quais interessariam aos moradores do sudoeste do estado, onde está localizado Brumado. Em suas propostas do plano de governo, foram incluídas pautas relativas à atuação do Exército na construção de poços artesianos no sertão nordestino. Agora o foco de sua estratégia foi garantir a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que irá escoar minério e grãos na Bahia, considerada a redenção econômica, a obra que inicialmente foi orçada em cerca de R$ 2 milhões, acabou indo para R$ 6 milhões, tendo sido paralisada devido ao agravamento da crise econômica, então, a sua retomada é vista com muito bons olhos pelos baianos. 



'O youtuber errado para seu filho pode gerar fobias', alerta psicóloga

Número de crianças que utilizam internet por aparelhos móveis cresceu de 21% (2012) para 91% (Foto: Unsplhash/Divulgação)

Nada de televisão. Com mais acessos a conteúdos pelos aparelhos móveis, a não ser quando se trata da Netflix, tem sido cada vez mais difícil observar uma criança  parando na frente da tela para assistir a um canal aberto (ou, até, fechado). O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou, em novembro de 2017, que 91% das 22 milhões de crianças brasileiras com acesso à internet navegam pelo celular. Em 2012, o número não chegava a  21%. Em comparação com a TV e com a própria Netflix, o YouTube é que domina hoje as produções digeridas pelo público infantil. Sem programas com horários definidos e com possibilidades tão variadas, a maior plataforma de vídeos do mundo tem preocupado pais, que disparam, diariamente, desabafos nas redes sociais pedindo ajuda para lidar com a relação dos filhos com os youtubers. As denúncias contam, por exemplo, com casos de crianças que chegaram a se machucar pelo desejo de imitar algum ‘desafio’ feito por um youtuber em um vídeo qualquer. “Meu filho colocou a mão no congelador, ficou com ela grudada no gelo e acabou queimado. Isso porque o youtube estava mostrando, em um vídeo, o caso de um menino que grudou a língua em um cubo de gelo”. Assim começa o relato de uma das várias mães que têm disparado denúncias pela internet em desabafos que acusam youtubers por ações perigosas tomadas pelas crianças. 

PERIGOS

Diferente do caso de Felipe, que já ganhou discernimento para dialogar com a mãe, crianças menores não devem acompanhar youtubers sem a supervisão dos pais.

Em relação à idade correta para deixar que os filhos  assistam  vídeos com menos monitoramento, a psicóloga Monise Gusmão,  36, indica: “Antes da alfabetização (até os 7 anos) é ainda mais perigoso que a criança assista sozinha aos vídeos, é bom ter os pais sempre ao lado,  porque é quando eles estão criando a base da própria personalidade. Depois, é bacana, ao menos, assistir a um vídeo ou outro e ir conversando, ajudando no senso crítico da criança”.

A psicóloga ainda alerta para a necessidade da construção de bons diálogos entre pais e filhos para que esse processo seja mais simples: “Aos 12 anos, por exemplo, ainda tem que haver essa supervisão, mas, para isso, é bom estabelecer vínculos de conexão com os filhos para além dos momentos diante das telas. Eles devem saber que estão sendo supervisionados para que uma certa revolta não seja gerada pela sensação da invasão de privacidade. Por isso, é importante que o momento de assistir com os pais (ou de saber que os pais vão poder assistir aqueles vídeos depois) seja prazeroso”, explica.

Como solução, Monise Galvão aponta que o ideal é incentivar as crianças a assistirem os vídeos completos, sem ‘pular rapidamente’ para outros e sem ficar passeando por outros conteúdos enquanto assiste (como fazem usuários que ficam lendo comentários enquanto ouvem o vídeo rolar).

Os psicólogos concordam que proibir o acesso dos pequenos ao YouTube não seria o melhor caminho. Além de acabar distanciando o jovem do seu mundo atual, prejudicando até a sociabilidade da criança, a proibição poderia afastar o filho dos pais. 

“É bacana ficar de olho também no que os coleguinhas da escola estão assistindo e comentando. É bom ter uma reunião da escola do seu filho para falar sobre esse poder do YouTube e até da Netflix atualmente. As séries também estão aí como uma nova febre e, para os menorzinhos, é bom deixar a Netflix somente na aba Kids”, aconselha Juliana. O próprio YouTube tem também um aplicativo fechado para o tema Kids que pode ser mais uma solução para os pais agoniados com a realidade atual.

CONTINUE LENDO


Homenagem ao Dia do Professor

(Divulgação)

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.  A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart. 

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo.

Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

CONTINUE LENDO


Eleitores podem emitir certidão de quitação eleitoral no site do TSE a partir de hoje (15)

(Foto: Divulgação)

Os eleitores que desejam emitir certidão de quitação eleitoral podem relizar o serviço no site do Tribunal Superior Eleitoral a partir desta segunda-feira (15). O certificado é gratuito. A certidão é um documento importante que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral, e é exigido na hora de tirar o passaporte ou para assumir cargos públicos.Também nos casos em que o eleitor perdeu o comprovante de votação, a certidão pode substituir o comprovante, já que ela é uma prova que o eleitor não possui débitos com o TSE. Além da internet, a certidão pode ser obtida também pessoalmente, em qualquer cartório eleitoral. Para isso, basta levar o canhoto entregue no dia da votação do primeiro turno. Se o eleitor preferir, ele também pode baixar o aplicativo E-titulo no celular ou no tablet e emitir o documento.



'Brasil tem que abraçar todas as religiões', diz Haddad ao criticar Bolsonaro

(Foto: Reprodução)

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad , disse neste domingo, em São Paulo, que o estado brasileiro "não pode ter uma religião, tem que abraçar todas as religiões ". Haddad falou aos jornalistas após um encontro com entidades representativas de pessoas com deficiência, no Centro da capital paulista.  —  Vejo com preocupação, quando uma igreja tem um projeto de poder que, inclusive, está descrito em livros —  disse o candidato petista, em referência ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, que declarou apoio ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro, e complementou: — É importante manter o Estado brasileiro aberto a todas as religiões. Haddad também atacou Bolsonaro por espalhar "mentiras" na internet sobre sua religiosidade. E incluiu a imprensa no desabafo:   — Não entendo por que razão a imprensa não está denunciando isso.  O petista também comentou a neutralidade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", publicada neste domingo, FH disse existir um muro entre ele e Bolsonaro, e que, por enquanto, havia uma porta a ser aberta na direção de Haddad. 

—  Se depender de mim, essa porta vai ser aberta em nome da democracia — disse o candidato, que mantém uma relação cordial com Cardoso, além de amigos em comum.

—  Independentemente de o PSDB ser oposição ou situação no próximo governo, o mais importante hoje é garantir as liberdades democráticas, que estão em risco em nosso país, como ele mesmo reconhece na entrevista.  

Haddad também comentou a campanha de Bolsonaro na TV e no rádio, que aponta o PT e seus principais líderes como defensores dos regimes de Cuba e Venezuela: 

— Olha, o PT nunca violou um princípio democrático enquanto esteve no comando do governo. O Estado democrático de Direito era e continua sendo um princípio basilar nosso. O meu adversário, ao contrário, defendeu tortura, a morte de 30 mil pessoas durante a ditadura, chamou Dom Paulo Evaristo Arns de vagabundo e charlatão. E está tudo registrado. 

O candidato petista também comentou um tuíte publicado pelo filósofo Olavo de Carvalho, e republicado por um dos filhos de Bolsonaro, dizendo que o candidato do PT defendia o incesto. Carvalho apagou a publicação logo em seguida.  

—  Já disseram que sou dono de uma Ferrari e que meu relógio, presente da minha família quando me formei, custa R$ 400 mil reais —  disse —  Onde essa loucura vai parar?

CONTINUE LENDO


Apostador sortudo ganha sozinho prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena

(Foto: Reprodução)

Um apostador de Marabá, no Pará, acertou sozinho o concurso 2.087 da Mega-Sena e vai receber um prêmio de R$ 27 milhões. Ele acertou as dezenas 02,18,19,23,34 e 53 sorteadas nesse sábado (13) em Joaçaba (SC). A quina teve 52 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 41.598,96 a cada uma. A quadra teve 4.898 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 630,91 a cada uma. De acordo com a Caixa, o próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para o dia 17 de outubro, com prêmio estimado em R$ 2,5 milhões.



Aracatu: veículo roubado em São Paulo é recuperado pela Polícia

O veículo foi recuperado em mais uma ação exitosa da Polícia Militar (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Uma guarnição policial da 34ª CIPM, por volta das 17h deste sábado (13), dando sequência à sua rotina de ações no município de Aracatu, localizado às margens da BA-262, distante cerca de 40km de Brumado, conseguiu recuperar uma pickup Strada, a qual foi roubada em São Paulo. Os policiais consultaram o número do chassi do veículo e constataram ter havido alteração da placa. Há restrição no sistema de roubo desde novembro de 2012, quando ocorreu o crime. Por essa razão, o condutor e o carro foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na delegacia local.



Conquista: pequena plantação de maconha é encontrada pela polícia; jovens acabaram sendo detidos

A pequena plantação foi encontrada em uma casa do Bairro Urbis IV (Foto: Divulgação Rondesp)

Com a ventilação da possibilidade da liberação do uso da maconha no Brasil, inclusive sendo até tema de discussão durante a campanha presidencial, os usuários estão muito animados, sendo que alguns estão chegando ao ponto de cultivarem suas próprias reservas, só que vale ressaltar que isso é crime e pode incorrer ainda na ilicitude do tráfico de drogas. Em Vitória da Conquista, considerada a capital do sudoeste baiano, um fato dessa natureza acabou ocorrendo neste sábado, por volta das 17h, onde guarnições da Rondesp Sudoeste, durante patrulhamento no bairro Urbis IV, em Vitória da Conquista, perceberam um movimento muito estranho numa residência. Ao fazer a verificação e posterior abordagem no local, com a devida permissão do proprietário, os policiais perceberam que havia 3 jovens consumido a erva. Ao ser realizada a busca mais apurada no imóvel, foram encontrados 30 pés de maconha, 03 frascos contendo maconha, 04 celulares, R$ 696,90 em espécie, 01 veículo Renault Sandero Branco, 1/2 tablete de maconha e 03 sacolas contendo maconha. Diante do fato, os três jovens foram conduzidos ao Disep e, segundo informações, eles alegaram que os pés de cannabis sativa eram para consumo próprio. Eles ficaram à disposição da justiça.