ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Sudoeste: Vaqueiro é suspeito de se passar por policial para raptar e estuprar mulheres na saída de shows

Polícia apreendeu armas na casa do suspeito — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um vaqueiro está sendo procurado por suspeita de se passar por policial para abordar mulheres na saída de shows e estuprar as vítimas no município de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. Uma operação foi montada para prender o homem, mas ele acabou fugindo, segundo informou a Polícia Civil nesta sexta-feira (19). Ivan Alves Santos, de 39 anos, conforme a investigação, utiliza sempre durante os crimes uma lanterna de LED, para ofuscar a visão das vítimas, uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32. As vítimas são levadas para locais desertos, onde são estupradas. A polícia não informou quantos estupros teriam sido cometidos pelo suspeito. Segundo o G1, após as denúncias, o suspeito foi identificado por uma equipe da Delegacia Territorial de Iguaí. A Polícia Civil e a Polícia Militar tentaram prender Ivan na quinta-feira (18), mas ao perceber a chegada dos agentes, o suspeito fugiu em direção a uma mata e não foi alcançado. Ele está sendo procurado. Na casa de Ivan, a polícia disse ter apreendido a lanterna de LED, a espingarda e o revólver usados nos crimes. A polícia apurou que ele trabalha há 12 anos como vaqueiro, numa fazenda da zona rural da cidade. A delegacia informou que as buscas prosseguem para tentar localizar o homem, que será indiciado pelos crimes de estupro e posse ilegal de arma.



Polícia Federal vai investigar envio de mensagens em massa no WhatsApp

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar empresas de marketing digital que estariam atuando nas eleições de maneira estruturada para envio em massa de mensagens pelo Whatsapp. Ontem (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, a pedido da chapa de Fernando Haddad (PT), uma  processo para investigar empresas de marketing digital custeadas por empresários que apoiam o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), sob a justificativa de que estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo contrários ao PT.  Em ofício enviado pela procuradora-geral Raquel Dodge ao Ministério da Segurança Pública, ela destaca que a situação “exige que se apure quem presta serviços com uso especializado e estruturado de logística empresarial para a divulgação, em massa, de informações falsas”. Para a procuradora, o quadro de possível interferência na formação de opinião dos eleitores com atuação dessas empresas com mensagens que podem caracterizar ofensas aos dois candidatos “afronta a integridade do processo eleitoral”. 

 



Brumado: Moradores do Bairro Malhada Branca cobram construção de rede de drenagem na rua Princesa Isabel

As obras foram iniciadas, mas tiveram que ser paralisadas devido à rochas à flor da terra e também pela manutenção no rompedor, mas o secretário garantiu a continuidade das mesmas (Foto: Luciano Santo

Um sonho de mais de 30 anos, o qual vem sendo acalentado pelas gerações que moram na Rua Princesa Isabel no Bairro Malhada Branca, está para ser realizado, é o que garantiu o secretário municipal de infraestrutura de Brumado, engenheiro Douglas Darlan que afirmou que “a rede de drenagem será construída, está já em nosso cronograma de atividades”. Ele ainda explicou que “o problema que estamos enfrentando e que está atrasando as obras, não só nessa localidade, é que foram encontradas rochas à flor da terra, então é necessária a ação de um rompedor. A prefeitura tem comprou um novo rompedor, mas o mesmo está em manutenção que é feita em Belo Horizonte, o que está atrasando um pouco as nossas ações, mas, assim que estiver resolvido retornaremos as atividades”. Os moradores da referida via foram ouvidos, os quais não esconderam a sua preocupação. A dona-de-casa Cátia Matos (39) disse que “a construção de uma rede de esgoto era um sonho do meu avô que morreu sem ver a sua realização. Agora é um sonho nosso, que esperamos que seja materializado”. Ela ainda lembrou que “existe aqui cerca de 500 metros da rua sem esgoto, sendo que todas as casas estão com as fossas já cheias, o que causa o refluxo. Além disso o proprietário do terreno do lado não permite que lançamos os dejetos lá, então, a nossa situação é realmente preocupante, mas como o secretário garantiu que o problema vai ser solucionado, ficamos mais aliviados”.

 

 



Presos são transferidos na manhã de hoje (19) de Brumado para unidades prisionais de Vitória da Conquista

A transferência teve o apoio da PETO (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O setor de carceragem da 20ª Coorpin de Brumado, que já foi considerada, há cerca de 15 anos atrás como um verdadeiro barril de pólvora, prova disso é que já foi palco de fugas cinematográficas que acabaram tendo uma repercussão nacional, atualmente, após um processo de atualização, se encontra em condições muito mais propícias. Com capacidade para cerca de 30 custodiados, o setor vive tempos de maior tranquilidade, sem ter nem mais princípios de motins ou rebeliões como outrora. Abrigando 36 presos, uma nova ação feita em conjunto com o Poder Judiciário, foi feita, na manhã de hoje (19), mais uma transferência de presos, onde, com apoio de um forte aparato policial, 18 custodiados foram transferidos para unidades prisionais de Vitória da Conquista. Segundo o delegado titular Dr. Samuel Paz é mais uma ação exitosa da 20ª Coorpin, que estava abrigando presos de vários municípios que integram a circunscrição que é composta por 20 municípios. Segundo ele “a Justiça de Brumado, por meio do juiz Genivaldo Azevedo, vem realizando um trabalho primoroso e, em parceria com a corregedoria geral dos presídios do CNJ, conseguiu obter as vagas nas unidades prisionais de Vitória da Conquista, recambiando os presos de outras cidades para aquele município” e ainda destacou que “com isso a carceragem da 20ª Coorpin vai ficar ainda mais humanizada, onde os presos poderão ter um convívio melhor”.

A ação só foi possível graças aos esforços da Justiça da Comarca de Brumado junto ao CNJ (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Lançado há 5 anos, Projeto de Incentivo à Leitura já apresenta evoluções em Brumado

O projeto vem sendo desenvolvido nas escolas municipais e já apresenta bons resultados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A prática da leitura no Brasil ainda está muito distante do ideal, enquanto vários lugares do mundo, como Amsterdam, capital da Holanda, a média anuel é bem alta por habitante, por aqui, em alguns locais não se chega a 5 livros por ano. Em Brumado não existe um número oficial nesse sentido, mas por contatos com educadores o índice não é muito animador. Visando reverter isso, a Biblioteca da Uneb, por meio da coordenadora Maria Salete Fausto Azevedo, lançou, no ano de 2012, o projeto “Incentivo a Leitura através da Contação de Histórias” o qual vem sendo desenvolvido nas escolas municipais do Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora “a leitura é fundamental na vida do aluno, em todos os níveis do aprendizado, pois por meio dela é feita a pesquisa e, consequentemente, se adquire o conhecimento”. O projeto conta com monitores que pertencem ao quadro de alunos da UNEB e, atualmente, o projeto transcende o município de Brumado, se expandido para inúmeros municípios da Bahia, onde existem os campi da UNEB. Ela ainda ressaltou que “hoje, com o advento da tecnologia, podemos celebrar a fusão do físico com as novas plataformas, ou seja, um livro na mão e o celular ou tablete na outra, Em suma estamos avançando e já constatamos que muitos alunos adquirem o amor à leitura o que nos deixa ainda mais estimulados para dar continuidade ao projeto”. Por fim, a coordenadora disse que o próximo passo é expandir o projeto para o meio rural, para incentivar os alunos a praticarem mais o ato da leitura.



Pelo menos 73% dos brasileiros estão insatisfeitos com a democracia no país

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A mesma pesquisa da XP Investimentos que mostrou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) liderando a corrida presidencial, revelou que pelo menos 73% da população brasileira está insatisfeita com a democracia no país. Das 2 mil pessoas entrevistadas pelo estudo, 50% respondeu que está “insatisfeita” enquanto 23% se disse “muito insatisfeita” com o regime democrático brasileiro. Apenas 2% dos entrevistados se enquadraram na faixa de “muito satisfeitos” e 21% em “satisfeitos”. De acordo com o Bahia Notícias, cerca de 40% também falou que não importa a circunstância, um governo autoritário no país poderia ser melhor. Entrevistadas, 56% das pessoas falaram que a democracia é uma forma de governo melhor do que qualquer outra praticada no Brasil. A pesquisa da XP foi registrada (BR-05349/2018) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ouviu 2 mil pessoas e tem margem de erro de 2,2%. 



Prefeito de Brumado intensifica postagens nas redes sociais contra o socialismo e dá pistas que seu voto será em Bolsonaro

No último ato de campanha em que participou, Eduardo Vasconcelos estava com uma camisa do Brasil, o que ascendeu ainda mais que o seu voto será em Bolsonaro (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Mantendo-se um pouco distante das discussões envolvendo a disputa presidencial no primeiro turno, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), já começa a deixar mais evidente, agora, a sua preferência ao candidato do PSL, Jair Messias Bolsonaro. A substância que leva a esse raciocínio tem o condão numa série de postagens que circulam nas redes sociais as quais apontam para uma tendência contra o socialismo. Em uma dessas postagens, em forma de charge, tendo um cenário de uma livraria, um cliente diz procurar um livro que relate a prosperidade de países socialistas prósperos e livres e a atendente responde que “ficção científica fica lá no fundo à direita”. Em outra é postado um link a um vídeo no Youtube com o seguinte título “Líder do MST fala besteira e acaba com campanha de Haddad e PT” e, num outra postagem é postada um banner com os dizeres “A força de Bolsonaro vem de vocês”. Esses ingredientes seriam um forte indício de que o prefeito de Brumado, mesmo que não oficialmente, acredita que as propostas de Bolsonaro são melhores que as do candidato do PT, Fernando Haddad. Com um passado político que nunca transitou muito bem no terreno do PT, Vasconcelos, que já foi integrante do PSDB, agora, cria um terreno especulativo muito forte de que, assim que for aberta a janela da mudança partidária, poderá migrar para o PSL de Jair Bolsonaro, que, pelas previsões, poderá ser, com as mudanças da próxima janela, o maior partido da câmara federal.



Brumado: Empresa inicia estudo técnico para implantação de controladores de velocidade nas principais vias da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os equipamentos eletrônicos controladores de velocidade têm como objetivos principais a educação no trânsito e evitar ancidentes graves em locais potencialmente suscetíveis à sua ocorrência. Buscando reorganizar a malha viária de Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da prefeitura municipal, acionou uma empresa para realizar um estudo técnico para viabilizar a possibilidade de instalação de controladores de velocidade, o popular radar. De acordo com o representante da empresa Tivic, Thiago Barros, o objetivo inicial é saber quais os pontos estratégicos onde haverá a necessidade de instalação dos equipamentos. “Não adianta, sair instalando lombadas em todos os pontos críticos, assim você acaba penalizando todos os condutores, inclusive pessoas com mobilidade reduzida. Com o controlador, você penaliza apenas os motoristas que passam acima da velocidade determinada na via”, comentou. Já a engenheira de tráfego, Rafaela Castro, destacou que a lombada acaba deixando a trânsito mais lento, causando prejuízos a todos os setores. "Já é comprovado que os controladores de trânsito traz eficiência e melhoria no trânsito de várias cidades, além de diminuir o número de acidentes, aumentando a demanda de resgate no SAMU 192, que hoje atende mais ocorrências que esteja relacionadas ao trânsito", destaca. O coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, informou que os radares representam um reforço nesse sentido. “Sempre foi nossa proposta colocar radares fixos em Brumado. É uma iniciativa muito comum em cidades do nosso porte e, que traz bons resultados, seguindo a tendência das cidades que estão em crescimento. A frota de carros da cidade cresceu muito nos últimos anos, por isso temos que ter medidas efetivas para melhorar o trânsito e garantir a segurança da população”, enfatizou Ricardo.



Paramirim: empresário morre em colisão entre picape e ônibus da Novo Horizonte

O empresário acabou não resistindo e falecendo ainda no local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente que aconteceu por volta das 20h25m desta quinta-feira (18) no município de Paramirim, região sudoeste da Bahia, acabou tendo uma vítima fatal. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, uma colisão entre uma picape Strada que estava sendo conduzida por um empresário conhecido como “Sinvaldo do Gesso” acabou tendo uma forte colisão frontal com um ônibus da empresa Novo Horizonte. Devido ao forte impacto o empresário acabou não resistindo e falecendo ainda no local. O motivo que causou o acidente está sendo investigado, mas, segundo depoimentos de próprios familiares, Sinvaldo, ao fazer uma conversão na pista de rolamento, tendo utilizado parte da contramão, o que, pelo fato do local ter baixa luminosidade, ter contribuído para a colisão. Ele era muito querido na cidade, assim como toda a família que está muito chocada. O corpo foi trazido para o IML de Brumado e o sepultamento deverá ocorrer nesta sexta-feira (19) em Paramirim debaixo de muita comoção.

A situação em que o ônibus ficou mostra a força do impacto da colisão (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Insegurança: Brasileiro é o 2º no mundo com mais medo de andar sozinho na rua à noite, aponta estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que sete em cada 10 brasileiros (68%) se sentem inseguros em andar à noite na sua vizinhança. Segundo o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, a pesquisa compara a evolução da percepção dos brasileiros em relação a outros países. “É uma pesquisa que cobre 124 países. O Brasil é o segundo pior do ranking. Ele só perde para o Afeganistão. Até quando a gente pergunta para a população se alguém na família sofreu algum assalto nos últimos 12 meses, a situação do Brasil é ruim, mas não é tão ruim. Mas a situação vamos dizer do medo da violência, acaba sendo maior do que a própria violência.” O levantamento aponta também que, no Brasil, as mulheres (76%) sentem mais medo de andarem sozinhas à noite na rua do que os homens (60%). Além disso, o estudo mostra que este tipo de fenômeno é típico das grandes cidades. Por exemplo, nos municípios maiores, 75% dos moradores sentem temor de andar sozinhos na rua escura. Já nas cidades menores, incluindo o campo, 61% têm essa percepção.



De quem é a culpa? Motorista derruba poste que estava no meio da rua e deixa moradores sem energia na Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores e comércio da Vila Presidente Vargas, no entorno da empresa Magnesita, em Brumado, ficaram sem energia elétrica depois que um homem bateu com uma caçamba em um poste. O incidente aconteceu por volta das 19h da última quarta-feira (17). De acordo com os moradores, a batida danificou o poste, derrubando a fiação de energia elétrica e cabos de telefone. O problema teria afetado ainda o acesso à internet na Vila. Ainda segundo os moradores, o poste foi deixado no meio da via após a pavimentação da Rua Emanoel Fernandes. Um morador que pediu reserva de identidade, informou que faltou comunicação entre a prefeitura e a Coelba. "A prefeitura realizou a pavimentação na rua, fez tudo certo, mas infelizmente a Coelba não veio retirar o poste do meio da rua", relata. Segundo testemunhas, o motorista da caçamba tentava dar ré no veículo, e não percebeu a a proximidade do poste por já estar escuro. Com o impacto, o poste quebrou e atingiu o muro de uma residência. A Coelba conseguiu restabelecer o abastecimento de energia em algumas casas da Vila duas horas depois do acidente. Na manhã de quinta-feira (18), o trabalho de recuperação da linha e do poste afetado havia sido concluído. A Coelba também mudou a localização e, instalou o novo poste na lateral da via. O motorista que provocou o acidente não foi identificado. 



Notáveis: Projeto de Irrigação por Capilaridade levará alunas do IFBA de Brumado a representar a Bahia no Robótica 2018

As alunas Fabrícia Cotrim Pires e Gabriela Porto ao lado do professor de robótica Marcos Pereira dos Santos muito felizes pelo reconhecimento do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A projeção de que a vinda de uma unidade do IFBA para Brumado iria dinamizar muito o setor educacional de Brumado superou todas as expectativas e, em poucos anos de atividades, agora em seu novo e moderno campus, a instituição já comprova um status de referência, com vários projetos que vêm ganhando dimensão nacional. A tese de que um país se muda com uma Educação de qualidade, que tenha na profissionalização um de seus fortes aliados traz a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações. A equipe do 97NEWS esteve novamente no campus do IFBA de Brumado para reportar mais um grande feito de seus alunos, que vêm mostrando que estão totalmente sintonizados com as novas vertentes do conhecimento. Desta feita, duas alunas, Fabrícia Cotrim Pires (18), estudando do curso de edificações e Gabriela Porto (17), do curso de informática, se uniram, com o apoio do professor de robótica, Marcos Pereira dos Santos na criação de um projeto admirável que foi fruto de muita pesquisa e estudos e tem uma forte sincronia com o semiárido.

 

O projeto permite a irrigação com um mínimo volume de água, evitando o desperdício e favorecendo o meio ambiente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Denominado “Irrigação por Capilaridade” o projeto, que está em estado experimental, proporcionará aos produtores rurais, por meio da automatização, uma economia substancial de água, já que, por meio de sensores, o sistema, após identificar que o volume de água já foi o suficiente, cessará automaticamente a liberação, trazendo economia e garantindo a continuidade da plantação, ou seja, o projeto proporciona a irrigação com o mínimo de água possível, o que, para a nossa região, que vem vivenciando períodos de estiagens cada vez mais intensos é de grande relevância. Então, diante da essência grandiosa do projeto, os três foram escolhidos para representar a Bahia no Robótica 2018, uma conferência nacional do setor que acontecerá na capital da Paraíba nos próximos dias 06 a 10 de novembro, onde acontecerão palestras, workshops e inúmeras apresentações científicas.

O projeto é todo automatizado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O feito é grandioso e tem que ser reconhecido por toda a sociedade brumadense que mostra o talento de seus alunos e o grande potencial ideológico e criativo para criar formas para a sustentabilidade não só do meio ambiente, como é o caso do referido projeto, mas também em vários outros setores. Vale ressaltar que existe uma nova vertente de aplicabilidade para esse projeto de irrigação por capilaridade que é na área de saúde pública, pois ele não permite o acúmulo de água, o que pode gerar a criação de um sistema paralelo nesse sentido, que pode ser utilizado, inclusive, em condomínios, indústrias e até em residências. “Temos que saber aproveitar esses avanços tecnológicos, então, estamos muito felizes pelo reconhecimento de nosso projeto e por poder representar Brumado e a Bahia num evento tanto grandioso como a Robótica 2018”, destacaram as alunas que não esconderam a grande felicidade por terem o reconhecimento de seu projeto que poderá, agora, ter uma projeção a nível nacional. Estarão presentes ao evento as grandes indústrias do país e a nata do segmento tecnológico brasileiro e, o projeto das alunas do IFBA pode ser industrializado com uma patente original em Brumado, o que seria um feito histórico para a educação da capital do minério.



Brumado: Acontece neste sábado (20) a Seresta Vip com Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi

Foto: Divulgação

Para os amantes de uma boa seresta, o programa de fim de semana será na AABB de Brumado. Neste sábado (20), a partir das 22h, acontece a 3ª Seresta Vip com os cantores Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi. O ingresso individual por somente R$ 30. Mesas custam R$ 100 (sócio) e R$ 120 (não sócio) -- corre e garanta já a sua, pois restam apenas as últimas unidades. A compra pode ser feita diretamente na secretaria da AABB ou pelo telefone (77) 9.9997-0764. Já os ingressos individuais podem ser adquiridos em Tiazinha Distribuidora. 



Ituaçu: Líder de bando especializado em assaltar farmácias é preso com ajuda de sistema de monitoramento eletrônico

As imagens capturadas pelo sistema de monitoramento eletrônico contribuíram para a prisão do líder dos assaltos (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Algumas correntes criminosas acabam se especializando em ilicitudes contra estabelecimentos comerciais, já que os mesmos possuem um fluxo de caixa em constante rotatividade. Nesta semana, no município de Ituaçu, um trio que se encaixaria neste perfil acabou sendo preso após serem flagrados por um sistema de monitoramento eletrônico. Eles já tinham assaltado duas farmácias na cidade e, numa nova tentativa, no momento da fuga tiveram o veículo identificado pelas imagens, o que facilitou a prisão do líder do bando nesta quinta-feira (18) , o qual não teve a identidade revelada, somente que é morador de Barra da Estiva e possui 42 anos. As investigações estão em curso e vários outros delitos em farmácias e outros estabelecimentos comerciais daquela região podem ser desvendados.



Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

Mulher foi queimada por ácido pelo ex-companheiro da irmã — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um ex-verador baiano e um comparsa dele foram condenados, nesta quinta-feira (18), a mais de 10 anos de prisão por atirar ácido em uma vendedora de lanches, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada pela Justiça. O crime ocorreu no dia 30 de maio de 2017. O ex-vereador, identificado como Roberto das Neves, foi o mandante da ação. O comparsa dele, Edson Eduardo Sales Guimarães, é apontado como autor. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima, identificada como Maria José de Oliveira Souza, é ex-cunhada de Roberto e teria sido atacada porque o acusado culpava a mulher pelo fim do relacionamento com a irmã dela, Noemi de Oliveira Souza. A vítima foi ferida no momento em que estava a caminho do trabalho, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Maria teve queimaduras graves nos braços e tórax. O ex-vereador e o comparsa dele estavam presos desde a época do crime, quando tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta quinta, os dois passaram por júri popular. A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos, no centro de Feira. O júri durou mais de dez horas. Conforme a Justiça, Roberto das Neves foi condenado a 11 anos de prisão. Já Edson Eduardo deverá cumprir 10 anos e 4 meses. Ambas as condenações são em regime fechado. Após o julgamento, os acusados foram levados para o Conjunto Penal de Feira de Santana, local onde estavam desde a prisão.



Menor infrator que fugiu de Casa de Acolhimento em Salvador é apreendido em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um menor, que tinha fugido da Casa de Acolhimento ao Menor Infrator em Salvador, foi apreendido na noite de quinta-feira (18), na Praça João Romão no bairro Dr. Juracy, em Brumado. De acordo com a Polícia Militar (PM), durante uma abordagem do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) que realizava rondas no bairro o indivíduo foi abordado no local e informou aos policiais que havia se evadido da Casa de Acolhimento. Por essa razão, o mesmo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Brumado, para fins legais.



Jequié: Em decisão emocionante, juiz emancipa jovem que morava em galinheiro

Foto: Divulgação

Uma jovem da cidade de Jequié que morava em situação de miserabilidade, é emancipada por Juíz. Naiane Santos Silva, de 17 anos foi abandonada pelos pais aos 11 anos de idade que teve que residir em um galinheiro às margens da BR-330 e era alimentada por pessoas que trabalhavam na pista. Conhecendo a história de vida de Naiane, o juiz Luciano Ribeiro emancipou a jovem. A jovem, recentemente, foi contemplada com uma casa do programa Minha Casa Minha Vida, mas foi impedida de assinar o contrato por ser menor de idade. Com isso, perdeu o direito à casa. A ação para emancipação foi proposta pela Defensoria Pública da Bahia. O magistrado, agora, espera que com a decisão Naiane possa ter dignidade e acesso a educação, moradia e um trabalho. Em 2014, a jovem passou a viver com o companheiro, na época já maior de idade. Ela já é mãe, separada, e, atualmente, vive apenas com recursos do Bolsa Família e mora de favor em uma casa pequena, mas pode ser despejada. Na ação, a Defensoria alega que a jovem já exerce atos de maioridade civil, sendo responsável pelo filho e por prover seu próprio sustento desde os 11 anos de idade. O parecer ministerial afirma que a história de vida da jovem “é a prova cabal da falência do Estado e de que o sistema muitas vezes não funciona”.  Na decisão, o juiz diz que, em 13 anos de magistratura, nunca imaginou julgar um processo como esse, e por isso, se viu obrigado a proferir a sentença em 1ª pessoa. “As tragédias pessoais e familiares se sucedem, de forma interminável, no nosso Brasil. Em casos assim, temos a exata compreensão de como os desmandos e a corrupção daqueles que administram o dinheiro e a coisa pública são maléficos a seres humanos”, avalia. 

 

Foto: Divulgação

Em entrevista ao Bahia Notícias, ele diz que "apesar da jovem não estar casada pela lei civil, não ter emprego, não estar prestes a ingressar em uma universidade, e não possuir estabelecimento comercial, a situação dela é “muito grave e, por isso, não se pode encerrar a análise da questão no Código Civil, partindo-se, portanto, e de forma sistêmica, a um exame harmônico com princípios constitucionais”. A adolescente só teve o primeiro documento em janeiro de 2017. Por conta do pedido de devolução da pequena casa em que residia, e por não ter onde morar, foi feito o cadastro da adolescente no Ministério do Desenvolvimento Social, onde, por ser mulher e chefe de família, teve prioridade para ser inscrita no Programa Minha Casa Minha Vida. No momento da assinatura do contrato do imóvel, a Caixa negou o direito por ser menor de idade. A partir daí, a Defensoria ingressou com a ação para emancipação. “Como resultado desse jogo mais que injusto, perde Naiane, perdemos todos nós. Até quando? Mas vai, Naiane! Comprovou-se que a vida já te emancipou, e agora quem o faz é o Poder Judiciário, que lhe deseja paz e inteireza, para cuidar de si, sua família e irmãos, pois se você ainda não tem esses direitos, caráter, honra e brio já demonstrou que possui, de sobra. Como toda sertaneja, és uma forte!”,  escreveu o juiz Luciano Ribeiro antes de declarar a emancipação. A ação já transitou em julgado. “Nós temos limitações humanas, trabalhamos com pouca estrutura, e com isso tudo, ficamos em dívida com a sociedade e a sociedade, às vezes, personaliza essa dívida por falta de empenho ou dedicação da nossa parte. Que isso também sirva, de alguma forma, para mudar um pouco a visão do Poder Judiciário. Tem muitos juízes e juízas preocupados em fazer justiça e fazer seu papel social. Nós podemos não só julgar processos, mas modificar a realidade das pessoas. E isso conforta muito a gente”.

 



No dia do médico, Sesab comemora mais de 25 mil postos de trabalho

Foto: Divulgação

Com 25.387 postos de trabalhos médicos abertos em suas unidades e nas Policlínicas Regionais de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desde 2015, quando eram 22.637, tem aumentado o número desses profissionais atuando na assistência à população. Esta expansão é resultado das ações na área da saúde entre os anos de 2015 e 2018, cujo investimento ultrapassou a casa dos R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos ao longo dos anos. O aumento do número de médicos foi possível, principalmente, por conta da inauguração de sete novos hospitais, oito policlínicas, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e abertura de diversos leitos em hospitais já existentes. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que estão sendo feitos constantes investimentos em obras para desafogar os “gargalos” existentes e oferecer mais postos de trabalho para médicos e mais serviços de saúde para a população. “Na medida em que investimos na reforma, ampliação e qualificação das unidades de saúde, valorizamos não só os pacientes, mas também os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma. Hoje, 18 de outubro, quando se comemora o Dia do Médico, os profissionais chamam atenção para a importância de se investir na medicina preventiva, e, neste sentido, a Secretaria da Saúde do Estado tem destinado recursos para a construção de unidades básicas de saúde, com o intuito de ampliar a atenção básica de saúde e, consequentemente, evitar o agravamento de enfermidade e internações.



Empresário livramentense lança o aplicativo para celular Guia Médico Saúde Sudoeste

O empresário Antônio Félix acredita no sucesso do aplicativo Guia Médico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com os avanços tecnológicos que estão transformando a vida das pessoas, os aplicativos para celulares se tornaram uma ferramenta importante, pois eles facilitam acesso a informações e inúmeros tipos de serviços. Conectado a esse novo momento, o empresário livramentense Antônio Félix está lançando o aplicato “Guia Médico Saúde Sudoeste” o qual traz numa nova concepção nos serviços na área de saúde para um grande número de municípios regionais, onde os usuários poderão ter acesso a todos os tipos de informações, imagens, contatos, orçamentos, entre outros, o que dinamizará a escolha do serviço ideal, tendo no custo/benefício outra grande vantagem. Segundo o criador do aplicativo, ele já atua neste setor há quase dez anos, já tendo lançado o Guia Médico versão imprensa. “A versão para aplicativos surgiu dos próprios clientes e das clínicas e médicos, que nos solicitaram essa adaptação que já está sendo lançada”. Para baixar o aplicativo é muito simples, é ir ao playstore do celular, colocar na busca Guia Médico Saúde e, depois, é só baixar. Félix ainda informou que ainda este ano estará lançando, nos mesmos moldes, o aplicativo “Guia Jurídico Regional”, o qual trará todas as informações e contatos da área jurídica da região.



Brumado: 90ª Zona Eleitoral deu início ao procedimento de carga e lacração das urnas para 2º turno

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 90ª Zona Eleitoral de Brumado deu início, na última terça-feira (16), aos os procedimentos de carga e lacração das urnas que serão utilizadas nas eleições do segundo turno, em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. O trabalho segue até o dia 24 de outubro. Os procedimentos acontece em uma sala anexa Fórum Eleitoral de Brumado, localizado na Avenida João paulo I. O Juíz Eleitoral Dr. Rodrigo Brito e o chefe de cartório Igor Araújo, acompanharam o início dos trabalhos. De acordo com o TRE/BA, juízes eleitorais, promotores de justiça, defensores públicos, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e também representantes de partidos políticos, podem fiscalizar os trabalhos.