ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


YouTube sai do ar na noite desta terça e internautas reclamam

Foto: Reprodução

Usuários de várias partes do mundo relataram ter problemas com a rede de compartilhamento de vídeos YouTube na noite desta terça-feira (16) por cerca de uma hora e meia. Por conta do problema, o nome do site chegou a figurar na lista dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter. Ao tentar entrar no site, o internauta se deparava com o plano de fundo padrão, mas não conseguia selecionar ou pesquisar nenhum vídeo. Alguns usuários, inclusive, relataram que tiveram a reprodução suspensa enquanto assistiam a algum vídeo. A rede social chegou a voltar às 23h27, mas caiu novamente. Às 23h44, a visualização de vídeos se estabilizou. Pelo Twitter, a equipe responsável pelo YouTube disse estar "trabalhando para resolver" o problema e pediu desculpas pelo inconveniente. Ainda não há, contudo, informações sobre as causas da instabilidade.



Denúncias de fraude em urnas serão registradas on-line, diz TSE

Foto: Luciano Santos l 97News

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse na terça-feira (16) que todas as denúncias feitas por cidadãos nas seções eleitorais sobre irregularidades no processo de votação serão registradas em tempo real e disponibilizadas on-line para acompanhamento da apuração do caso. Jungmann e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assinaram nesta terça-feira (16) um termo de orientação conjunta com diretrizes a serem seguidas por mesários e presidentes das seções eleitorais diante de denúncias sobre fraude nas urnas. Nesses casos, os mesários e presidentes de seção deverão fazer o registro das denúncias e enviá-las em tempo real ao sistema da Justiça Eleitoral, por meio de uma funcionalidade acrescentada ao aplicativo Pardal, que já se encontra disponível. Segundo o ministro, o objetivo é desencorajar que denúncias sejam feitas após o eleitor deixar a seção eleitoral. Desse modo, acredita o ministro, ficaria mais fácil separar situações verdadeiras de boatos que tenham como objetivo somente abalar a credibilidade da urna eletrônica. Ainda de acordo com Jungmann, reclamações posteriores necessitariam assim apresentar também uma justificativa para não terem sido feitas na hora da votação.

 



Superclássico: Sem inspiração, Brasil marca nos acréscimos e vence Argentina

Foto: Reprodução l Waleed Ali l Reuters

A seleção brasileira venceu a Argentina por 1 a 0, em Jeddah, na Arábia Saudita na terça-feira (16). A partida, que foi pra lá de sonolenta, se encaminhava para os pênaltis quando o zagueiro Miranda marcou, de cabeça, o gol da vitória aos 47 do segundo tempo. Com a vitória magra, a seleção de Tite levou o troféu simbólico do Superclássico das Américas. O primeiro tempo não teve grandes emoções, já que as duas equipes deram prioridade para a marcação e pouco chegaram ao gol adversário. Neymar foi caçado em campo pelo adversários, mas também abusou das quedas e piruetas. Na segunda etapa, em jogada de bola parada, Miranda aproveitou cruzamento de Neymar e fez o único gol da partida. Com a vitória sobre os hermanos, o Brasil fechou sua controversa excursão pela Arábia Saudita com duas vitórias que não encantaram os torcedores brasileiros. Na última sexta (12), a seleção canarinho derrotou a fraca seleção saudita por dois a zero.



PF indica participação de Temer em corrupção e pede bloqueio de bens do presidente

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre corrupção no setor portuário e afirmou que o presidente Michel Temer (MDB) e outras dez pessoas praticaram os crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com o inquérito concluído, a PF pediu o bloqueio de bens de todos os indiciados, inclusive os do presidente. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o delegado Cleyber Malta Lopes também pediu a prisão de quatro investigados, entre eles o coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer e da filha do presidente, Maristela Temer. O emedebista é investigado por um decreto assinado que permitiu ampliar de 25 para 35 anos os prazos dos contratos de concessões e arrendamentos no porto firmados após 1993. O caso está com o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos pontos do relatório da PF é uma reforma realizada na casa da filha do emedebista, entre 2013 e 2015. Em abril deste ano, a mulher do coronel, Maria Rita Fratezi, pagou em dinheiro vivo despesas da obra do imóvel de Maristela Temer. Também foram indiciados Rodrigo Rocha Loures, seu ex-assessor, Antonio Greco, ex-diretor da Rodrimar, Ricardo Mesquita, também da Rodrimar, Gonçalo Torrealba, diretor do grupo Libra, o coronel João Baptista Lima Filho e sua mulher, Maria Rita Fratezi, amigos de Temer, Carlos Alberto Costa e seu filho, diretor da Argeplan, e Almir Ferreira, contador da Argeplan.



Atletas brumadenses se destacam no Campeonato de Jiu-Jítsu em Guanambi

Foto: Divulgação

No último domingo (14), a equipe brumadense Team Ribeiro participou da 2º Etapa do Circuito Oeste Baiano de Jiu-Jítsu, realizado na cidade de Guanambi. Promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jítsu Esportivo (FBJJE), os atletas do CT Team Ribeiro da cidade de Brumado, liderados pelo professor Everaldo Santos que também representa o CT Lucas Carvalho de Vitória da Conquista, competiram com equipes da região, alcançando resultados satisfatórios e acima de tudo, ainda mais experiência para os próximos campeonatos. A equipe foi representada por dois atletas, Leandro Queiroz (Adulto Faixa Azul) que teve um desempenho considerado pela equipe como excelente, o que lhe garantiu o 1º lugar no pódio e o atleta Romário Henrique (Juvenil Faixa Branca) que também apresentou um ótimo desempenho, haja vista que com apenas 16 anos e pesando 79 kg enfrentou atletas adultos de até 103 kg, conquistando o 2º lugar. O professor Everaldo ressalta que a quantidade reduzida de atletas representando a cidade tanto nesse evento, assim como em outros, deve-se a falta de apoio dos poderes públicos e de empresários locais.



Licínio de Almeida: Cipe Sudoeste apreende pássaros silvestres em gaiolas

Foto: Divulgação l PM

Na última segunda-feira (15), a guarnição da Cipe Sudoeste juntamente com a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária do município de Licínio de Almeida, a 138 km de Brumado, receberam uma denúncia anônima informando que pássaros silvestres estavam sendo comercialização na cidade. Diante das informações, os policiais se deslocaram até o local, onde foi encontrado no interior da residência, 58 pássaros silvestres de variadas espécies acondicionadas em gaiolas. O proprietário, que não teve o nome revelado e todo material ilícito foram apresentados na Delegacia de Licínio de Almeida ao delegado de plantão. Conforme determina a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, combinado com o Decreto Nº 6524/2008, a multa para quem é flagrado com aves silvestres sem autorização dos órgãos competentes é de R$ 500 por individuo de espécie não constante listas oficias de risco ou ameaças de extinção e R$ 5 mil por individuo de espécie constante de lista oficias de fauna brasileira ameaçada de extinção.



Governo volta atrás e decide que horário de verão deve começar no dia 4 de novembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois de muito vai e vem o Palácio do Planalto decidiu que irá manter o começo do horário de verão para o dia 4 de novembro. Normalmente, o horário tem início em outubro, mas, por conta do segundo turno das eleições, a mudança foi adiada. Como o dia 4 de novembro cai no mesmo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, o Ministério da Educação solicitou ao presidente Michel Temer que a data do início do horário de verão fosse adiada para não prejudicar os candidatos. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar a data para o dia 18 de novembro, mas agora, depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes, foi concluído que a nova mudança seria inviável. Ou seja, no dia 4 de novembro, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem adiantar os relógios em uma hora. Agora, o leste do Amazonas, Roraima e Rondônia deixam o relógio atrasado em duas horas em relação a Brasília. Já o Acre e a parte oeste do Amazonas atrasam o relógio em três horas em relação ao horário oficial do país.

 



Técnicos da CAR são capacitados para atuar em programa que reforça a convivência com semiárido

Foto: 97NEWS

A convivência com o semiárido de maneira digna, justa e com acesso a água será reforçada com a atuação de técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estão em processo de capacitação, no município de Feira de Santana. Com a capacitação, os técnicos poderão atuar no acompanhamento e manutenção de dessalinizadores implantados em municípios do semiárido. Os dessalinizadores integram as ações do Programa Água Doce (PAD), que tem por objetivo garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. A iniciativa prevê o tratamento da água subterrânea salobra ou salina captada por meio de poço tubular. Na Bahia, a estimativa é captar mais 500 mil litros de água, o que beneficiará diretamente mais de 100 mil pessoas. O PDA é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a participação da Bahia no conjunto de ações dessa iniciativa, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo projeto em nível estadual, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), responsável pela perfuração de poços e instalação do equipamento nas comunidades rurais e, agora, a CAR/SDR, que fará o acompanhamento técnico dos 150 dessalinizadores já instalados no Estado e os outros 145 a serem implantados, chegando a um total de 295. 

Foto: 97NEWS

O sistema de dessalinização é composto por poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório de água bruta, abrigo de alvenaria, chafariz, dessalinizador, reservatório de água potável, reservatório e tanques de contenção de concentrado (efluente). A água subterrânea salobra ou salina é captada por meio de poço tubular profundo e armazenada em um reservatório de água bruta. Em seguida, essa água passa pelo dessalinizador, que utiliza o processo de osmose inversa. A osmose inversa é um processo no qual membranas, que funcionam como um filtro de alta potência, conseguem retirar da água a quantidade e os tipos de sais desejados, separando a água potável daquela concentrada em sais. A água dessalinizada é armazenada em um reservatório de água potável, para distribuição à comunidade, e o concentrado armazenado em um reservatório para ser encaminhado aos tanques de contenção e evaporação. De acordo com os costumes da comunidade, e a qualidade química do concentrado, parte do efluente pode ser utilizado em cochos para dessedentação animal ou “água de gasto”.



Conquista: Avião faz pouso antes de destino final e causa susto em passageiros

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Passageiros de um voo que saiu de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, na manhã desta terça-feira (16) passaram por um baita susto. Segundo o Bahia Notícias, a aeronave, que tinha como destino Belo Horizonte, teve de fazer um pouso antes do previsto na cidade de Montes Claros. A passageira e jornalista Ellen Lapa chegou a usar as redes sociais para descrever o que vivenciou. “Estamos aqui no Aeroporto de Montes Claros, o nosso voo que ia de Conquista para Belo Horizonte com meia hora de voo a gente foi atingida por um raio e ai teve um estrondo, um pouco de fogo, de faísca, e aí o piloto achou melhor a gente parar aqui em Montes Claros por uma questão de segurança”, comentou a jornalista. Os passageiros permaneceram no aeroporto da cidade mineira até as 10h45. Em nota, a Azul disse houve “problemas técnicos” no voo AD5733, e por isso a aeronave teve de descer em Montes Claros. A companhia afirmou ainda que “não houve declaração de emergência e o pouso ocorreu normalmente”. A Azul ainda disse que prestou assistência aos passageiros.

 



Quarta edição da Campanha Azul Marinho poderá ter recorde de doações de brinquedos

Cerca de mil brinquedos já foram arrecadados para esta quarta edição da campanha, mas a meta da GCM é bem maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um braço social cada vez mais pujante a atuante, a GCM - Guarda Municipal de Brumado irá realizar a quarta edição da Campanha Azul Marinho "Doe um Brinquedo. Ganhe Sorrisos", a qual visa arrecadar brinquedos para serem distribuídos às crianças carentes. A expectativa é que nesse ano de 2018 o número de doações seja largamente superado, já que a entidade está cada vez mais ativa e ganhou uma visibilidade ainda maior perante a sociedade brumadense. Então, na busca de atingir esse objetivo e fazer um grande número de crianças felizes, a GCM está solicitando a colaboração da comunidade para que as famílias que não puderam dar brinquedos aos seus pequenos possam ter essa alegria. Todos os que quiseram fazer suas doações podem se dirigir à sede da Guarda Municipal e deixar as suas doações. Segundo o coordenador da entidade, Jussimar Santos, já foram arrecadados cerca de mil brinquedos, mas a meta é, no mínimo, o dobro. Segundo eles os comerciantes são parceiros importantes do projeto, então, isso é bem possível.Quem quiser colaborar, ainda da tempo, é só levar à sede da GCM, localizada ao lado do Fórum Especial de Pequenas Causas, na Rua Dr. Mário Meira, centro. Os munícipes também podem entrar em contato pelos telefones (77) 99999-5149, 99999-7374 ou para 99999-3117.



Correntistas que nasceram em outubro começam a receber o abono salarial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os correntistas que nasceram no mês de outubro começaram a receber, nesta terça-feira (16), o abono salarial do Programa de Integração Social, o PIS. Os pagamentos deste mês devem beneficiar 1 milhão e oitocentos mil trabalhadores e injetar R$ 1,38 bilhão na economia brasileira. Os valores a serem pagos variam entre R$ 80 e R$ 954, dependendo do tempo que o cidadão trabalhou no ano passado. Segundo a Caixa Econômica Federal, quem ainda não retirou o dinheiro, pode fazê-lo até 28 de junho de 2019. Têm direito a essa gratificação quem está inscrito no Programa de Integração Social, o PIS, ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, há pelo menos cinco anos. Além disso, é preciso que a pessoa tenha trabalhado formalmente por pelo menos um mês no ano passado, com renda mensal média de até dois salários mínimos.



Sesab promoveu nesta terça-feira (16) em Brumado o Primeiro Encontro Regional de Saúde Bucal

O encontro foi realizado no auditório do IFBA de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - promoveu no auditório do campus do IFBA na terça-feira (16), o Primeiro Encontro de Saúde Bucal da microrregião, que tem Brumado como sede. O encontro que deveria acontecer anualmente, não ocorreu em 2017, então, este novo evento foi muito esperado já que grandes novidades do setor iriam ser mostradas e discutidas. Participaram cerca de 120 profissionais do setor, entre cirurgiões dentistas, técnicos e coordenadores da atenção básica em saúde bucal que correspondem a 21 municípios, sendo 13 da base de Brumado e 8 da base de Boquira. Um dos pontos centrais do encontro foi a atualização e qualificação dos profissionais do setor, tendo um enfoque especial à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal, tendo nos CEOs – Centro Especializados de Odontologia, como no caso de Brumado e Livramento, parceiros importantes para reverter esse quadro. Segundo uma das coordenadoras do encontro, Verônica Batista “ainda existe uma grande demanda reprimida do setor, o que ainda traz um grande desafio para os profissionais, mas avanços vêm sendo obtidos, como no município de Dom Basílio que foi avaliado como o de melhor conceito na saúde bucal da região”.  

Cerca de 120 profissionais de 21 municípios da região estiveram presentes ao encontro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Barcelona retira status de embaixador de Ronaldinho após apoio a Bolsonaro

Ronaldinho vestiu uma camisa do Brasil com o número 17 (Foto: Divulgação Rede Social)

Barcelona-ESP anunciou hoje (16) a retirada do status de embaixador de Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador do clube catalão e da seleção brasileira. O motivo foi o apoio do craque ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência da República. Em manifestação nas redes sociais, o jogador publicou uma foto vestindo a camisa amarela do Brasil e com o número 17, em alusão a Bolsonaro. "Por um Brasil melhor, desejo paz , segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil, e quero um Brasil melhor para todos", escreveu o jogador. Segundo o jornal espanhol Sport, o Barcelona não deve se posicionar publicamente, mas reitera que a manifestação não está de acordo com os valores da entidade. A participação do ex-atleta em eventos oficiais do Barça está suspensa. "A questão é que o clube tem visto com preocupação não é posicionar-se e pedir o voto democraticamente, mas dar o voto explícito a posições totalitárias contra a defesa dos direitos humanos, independentemente do que acabará sendo sua ação governamental", afirma a publicação, ressaltando que Bolsonaro apresenta posições homofobia, misoginia e racismo em 30 anos de vida pública. 



Alerta: Em inspeção da ADAB, animal vindo de Dom Basílio para o Mafrirb tem laudo comprovado de tuberculose bovina

O laudo condenou o animal ao confirmar a presença de tuberculose bovina (Foto: 97NEWS)

Além dos riscos do abate clandestino e da posterior comercialização e consumo da carne e derivados que representam um risco à saúde pública, a ADAB em Brumado e região vem intensificando as suas ações de prevenção e combate nesse sentido. Neste contexto o Mafrirb – Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado exerce um papel fundamental, pois além de garantir o abate fiscalizado, também permite os exames e laudos de inspeção da qualidade do rebanho, que vem de toda a região. Nesta segunda-feira (15), durante a rotina de inspeção foi constatado (clique), por meio de um laudo de condenação, que um animal, fêmea, oriundo de Dom Basílio, o qual teve a confirmação de tuberculose bovina, que pode, caso haja o consumo da carne e do leite do animal contaminado, ser transmitido para os humanos. Em contato com o médico veterinário do órgão, Clemente Fernandes Alves, ele voltou a alertar que a falta de vacinação por parte dos pecuaristas da região pode provocar várias doenças em seus rebanhos, o que coloca a vida dos consumidores em risco. 

A ADAB vem intensificando as suas ações de inspeção da carne distribuída em Brumado e região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“A inspeção sanitária é uma das maiores ferramentas que temos para evitar que carnes condenadas cheguem à mesa dos consumidores de Brumado e região, então estamos intensificando cada vez mais esse tipo de ação, pois os riscos de contaminação pela falta da vacinação correta dos animais é ainda um grande desafio para a ADAB”, destacou o veterinário. Que ainda observou que “todo o cuidado é pouco, pois além do consumo da carne clandestina e de outros derivados como leite e queijos de origem duvidosa, temos os rebanhos que não foram corretamente vacinados que podem transmitir doenças graves para a população” e finalizou apelando que “então fica o nosso alerta constante, ao terem dúvida sobre a procedência desses produtos não efetuem a compra, pois assim fazendo estará se garantindo a vida”. Ainda segundo outros casos desse tipo já foram constatados em Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, o que pode até fazer com que uma força-tarefa da ADAB venha a fazer uma inspeção mais abrangente nesses locais.

O Mafrib tem um histórico muito positivo de ações na área de inspeção sanitária (Fotos: Divulgação)


Jornalistas e radialistas em luto: Morre aos 78 anos Gil Gomes

Foto: Reprodução l Estadão

A imprensa está de luto, na madrugada desta terça-feira (16) morreu em São Paulo, o jornalista e radialista Gil Gomes. Famoso pelas crônicas policiais, Gil tinha 78 anos. Na noite de segunda, o jornalista passou mal em sua casa, na Zona Sul da capital paulista. Ele foi socorrido por equipe do Samu e levado para o pronto-socorro do Hospital São Paulo. A morte foi confirmada nesta madrugada. Segundo o G1, ele morreu em decorrência de um câncer. Cândido Gil Gomes Jr. nasceu em 1940, e era dono de uma voz potente, começou a carreira jornalística aos 18 anos, em uma rádio, como locutor esportivo. Na época, não pensava em cobrir crimes. "Polícia sempre me cheirara a coisa de mundo cão", disse em entrevista à "Folha de S.Paulo" em 2008. 

Foto: Reprodução l TV Globo

A entrada no "mundo cão" ocorreu em 1968. Lá, deixou a crônica esportiva para cobrir reportagens de temas variados. Se destacou ao cobrir, ao vivo, um caso de agressão sexual ocorrido no prédio onde trabalhava. A partir daí, aprimorou a narrativa que o marcou na crônica policial brasileira. Nos anos 90 integrou a equipe do popular “Aqui Agora”, do SBT. Manteve no vídeo a entonação de suspense que criou no rádio, acrescentando ao estilo um gesto circular que fazia com a mão e camisas com estampas coloridas. Depois do “Aqui Agora”, trabalhou em outras emissoras. Gil Gomes ficou afastado da TV por mais de 10 anos devido a problemas de saúde relacionados ao Mal de Parkinson, doença diagnosticada em 2005. Em 2016, aos 76 anos, foi convidado a participar com comentários em um programa de TV patrocinado por uma rede de farmácias.



Endocrinologia Pediátrica é no Centro Médico São Gabriel com Drª Aruze Tanajura

Foto: Divulgação

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia, para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalam desde o período neonatal até o final da adolescência, dentre elas a baixa estatura, diabetes, obesidade, transtornos da puberdade, alterações de hormônios da tireóide e supra-renais, transtornos da diferenciação sexual. O Centro Medico São Gabriel agora conta com a especialista em Endocrinologia Pediátrica Dra. Aruze Tanajura, responsável pelo diagnostico, tratamento e acompanhamento das doenças relacionadas as disfunções hormonais. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / 99925-8807 (WhatsApp).



Tido como o ‘castelo forte’ da oposição, Zé Ribeiro volta a subir o tom do seu discurso ao desafiar a bancada de situação

Zé Ribeiro poderá ser o nome da oposição para a disputa eleitoral de 2020 (Foto: 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) que está em seu terceiro mandato parlamentar, sempre se manteve fiel às suas bases políticas, tanto que, atualmente, é considerada a “voz solitária” da oposição brumadense. Passadas as eleições gerais, os olhares já estão voltados para 2020 e, devido ao seu retrospecto, que é composto pela fidelidade, enfrentamento e fiscalização aguda do erário público, ele já desponta como o “nome forte” da oposição para a disputa das eleições municipais de 2020. Formado em Letras pela Uneb e um fervoroso defensor da cultura, Zé Ribeiro vem desempenhando de forma linear as suas atividades parlamentares e, agora, parece ter ganhado um novo fôlego com o resultado das urnas, o que projeta que ele subirá o tom do discurso oposicionista. Na última sessão do Legislativo essa tendência já começou a desenhar, já que ele foi duro em suas colocações contra um projeto de autoria do Executivo, o qual solicitava dos vereadores a aprovação para um empréstimo no valor de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal, para obras de infraestrutura. Em seu pronunciamento ele disparou que “onde está a transparência desses projetos, os quais são aprovados pela bancada de sustentação da gestão municipal sem que fosse feito, no mínimo, uma projeção do impacto futuro que ele possa ter causado”. Com um relatório em mãos, ele ainda abordou que “os detalhes do projeto foram omitidos, só esse motivo seria o suficiente para que o projeto fosse reprovado, mas, infelizmente não foi isso que aconteceu”. Porém, para os membros da situação, o discurso de Zé Ribeiro não passa de um denuncismo vazio, que nunca conseguiu provar nada do que fala, então, já teria caído no descrédito. “Ele acusa, acusa e nunca prova nada, teima em ser do contra e o povo de Brumado já se conscientizou disso, pois quem é do contra não quer o bem da cidade, ou seja, para ele quanto pior, melhor, pois tem pelo menos o que falar para agradar os seus aliados”, disparam alguns da situação em resposta ao tom duro das declarações de Ribeiro.  



Everton ‘Avatar’ conquista o 2º lugar no Conquista Race

'Avatar' obteve a segunda colocação na prova de 8km do Conquista Race (Foto: 97NEWS)

Considerada uma das provas mais desafiadoras do atletismo regional, a Conquista Race teve a sua edição 2018 realizada no último domingo (14), tendo a Serra do Peri Peri como cenário, a competição contou com a presença de um grande número de atletas, comprovando que as corridas “trail run” estão em alta. Com nível de dificuldade técnica mediana, a prova foi realizada em 3 percursos, sendo que, mais uma vez o atletismo brumadense brilhou com a participação de Everton “Avatar” que vem tendo performances notáveis neste ano. Ele ficou em segundo lugar na categoria 8km com o tempo de 38m51s e destacou ao 97NEWS que “foi uma prova difícil, com muitas variações de percurso, o qual teve pedras, árvores e outros obstáculos naturais pelo caminho, numa autêntica prova de trail run”. Ele ainda citou que “mas conseguimos um bom desempenho e a segunda colocação foi um ótimo resultado”. Ele continua firme na sua preparação para as provas de final de ano, sendo que uma delas acontecerá em Feira de Santana. Ele garantiu que "sempre estarei buscando os lugares mais altos do pódio, para que Brumado esteja cada vez melhor representado no cenário do atletismo regional e estadual".   



Brumado: 'Campanha do Quilo', doe 1 kg de alimento e ganhe um delicioso acarajé

Foto: Divulgação

Uma ação solidária que acontecerá nesta terça-feira (16), no bairro Ginásio Industrial, em Brumado, vai proporcionar alegria e esperança para famílias carentes. O evento intitulado de “Campanha do Quilo” levará comida pra mesa de algumas famílias. A iniciativa será realizada por uma “Baiana do Acarajé”, e envolve além das doações à degustação do delicioso aperitivo baiano. O evento tem como objetivo motivar a doação de alimentos e destiná-los aos mais carentes. A Campanha do Quilo acontece nesta terça e começa a partir das 18h. Por tanto, doe 1 kg de alimento e ganhe na hora um delicioso acarajé da Nice. Os alimentos arrecadados serão destinados à famílias carentes de Brumado. O acarajé da Nice fica localizado na Rua Ester Gondim, nº 57, bairro Ginásio Industrial. Vá e leve seu quilo de alimento. Deus ama quem dá com alegria. Vamos fazer uma família feliz.



Principal acusado da morte de ‘Camarão’, ‘César de Lin’ já estaria em Conquista e pode ir a júri popular

'César de Lin' e Pedro Araújo foram presos na divisa com o Paraguai em junho de 2017 (Foto: 97NEWS)

A morte do motorista Sidney Meira, conhecido como “Camarão”, é considerada uma das mais cruéis da história de Brumado. O trabalho da Polícia Investigativa foi de excelência, e, rapidamente, foram revelados os principais suspeitos desse crime que chocou Brumado, o primeiro o jovem empresário César Paulo Ribeiro, que teria agido junto com Pedro Augusto Araújo. Os dois fugiram de Brumado, mas acabaram sendo presos na divisa com o Paraguai, quando tentavam fugir para aquele país. Passados mais de 1 ano e meio do ocorrido, os dois que estavam custodiados no Paraná, já teriam sido recambiados para a Bahia. Em contato com o delegado titular de Brumado, Dr. Samuel Paz, ele informou que o primeiro suspeito Pedro Augusto já teria sido transferido para Salvador, mas que, o principal acusado, “César de Lin” já estaria em uma unidade prisional de Vitória da Conquista. Questionado sobre a possibilidade de ele ir para júri popular, o delegado respondeu que “o trabalho da Polícia Judiciária já foi concluído, então o próximo passo é o Ministério Público fazer a denúncia para que os acusados possam ir a júri popular”. Sobre a previsão cronológica para que isso aconteça, ele respondeu que “não podemos prever nada nesse sentido, pois compete à Justiça”.