ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


PT e Haddad acreditam que ida de Moro para governo de Bolsonaro ajuda Lula

Foto: Reprodução l Nacho Doce / Reuters

Na avaliação do PT e de Fernando Haddad, a ida do juiz Sérgio Moro para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) é favorável ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula move um processo na Organização das Nações Unidas (ONU) contra sua condenação. Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, Haddad chegou a dizer que o ex-presidente "ganhou hoje a causa", se referindo ao momento em que Moro aceitou o convite do presidente eleito para assumir o Ministério da Justiça. Enquanto juiz, Moro condenou o petista a nove anos e seis meses de prisão no processo do triplex do Guarujá. Em segunda instância, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região aumentou a pena para 12 anos e um mês. Lula cumpre pena desde abril na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba.



Tradição movimenta venda de flores para o feriado de Finados em Brumado

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

A venda de flores para o dia de Finados é uma tradição na homenagem aos entes nos cemitérios. Desde esta quarta-feira (31), o comércio dos ambulantes movimentou Brumado. Na manhã de hoje, nos dois cemitérios da cidade, o Senhor do Bonfim e o Jardim Santa Inês, os ambulantes estão vendendo flores no local. Em todo o município, cerca de 5 ambulantes estão comercializando flores naturais ou artificiais. O vendedor Fábio Almeida trouxe rosas, crisântemos e chuvas de prata. "Trabalho com flores a vida toda. Neste ano, o movimento está bom, mas ainda vai aumentar muito. Finados é uma tradição religiosa e a venda costuma ser boa. Neste ano, estamos vendendo com um bom preço. Em alguns anos, vendemos com preço muito baixo, prejudicando o nosso trabalho", comentou. Ângela Cunha, de 32 anos, vende flores na época de Finados há 8 anos. Sempre fica na portaria do Cemitério Jardim Santa Inês. "Comprei gipso, margaridas brancas e amarelas. Trabalho com flores o ano todo, em decoração de casamento e, nesta época do ano, já é tradição vender em frente ao Cemitério do Caju", contou.

Foto: Luciano Santos l 97News


Bahia é líder no ranking de mortes violentas com jovens no país, diz IBGE

Foto: Reprodução l TV Bahia

A Bahia lidera o ranking de mortes violentas de jovens do sexo masculino, com idades entre 15 e 24 anos, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quarta-feira (31). De acordo com a pesquisa, em 2017, 3.430 pessoas do sexo masculino morreram vítimas de acidente, suicídio, afogamento e homicídio. Trinta e seis casos a mais que em 2016, que totalizou 3.394. A Bahia fica à frente até de São Paulo, que é o estado mais populoso do país. Conforme aponta a pesquisa, pelo segundo ano consecutivo a Bahia aparece em primeiro lugar no ranking nacional de mortes por causas externas, termo usado pelos pesquisadores que fizeram o estudo. Para especialistas que estudam o comportamento das pessoas em sociedade, a realidade apontada na pesquisa deve se manter a curto prazo. Segundo eles, o perfil da vítima de homicídio, se vê uma série de características comuns. A maioria são moradores de periferia e negros. Então, é um perfil desprovido de qualquer tipo de política pública mais voltada a prevenção dessa vulnerabilidade, desse perfil específico. Ele acumula uma série de desvantagem social e por fim, ele ainda acaba sendo vítima de homicídio.



Brumado: Polícia Civil cumpre mandado de prisão a mais um autor de roubo a transeuntes

Foto: Luciano Santos l 97News

No dia 13 de julho de 2014, foram presos pela Policia Militar quatro indivíduos que estavam em um veículo Corsa, praticando seguidos roubos a transeuntes, na área urbana do município de Brumado. Os indivíduos foram autuados em flagrante pelo Delegado Dr. Rafael Araújo e posteriormente foram liberados por decisão judicial. Ao final do processo criminal todos os autores foram condenados, com exceção de um adolescente que foi assassinado em 2015. Dois condenados já foram presos neste ano e encaminhados para cumprimento das penas em estabelecimentos prisionais. No dia 31 de outubro de deste ano, Investigadores da Polícia Civil se dirigiram até a residência do último acusado, de 30 anos, a fim de cumprir o mandado de prisão, mas não conseguiram localizá-lo. Ao saber que estava sendo procurado pela polícia, o homem se apresentou na Delegacia, acompanhado por seu advogado. L. A. foi condenado a 6 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, a ser cumprida no regime semiaberto, e deverá ser transferido para uma unidade prisional da SEAP nos próximos dias.

 



Empresário é preso em por estuprar jovem de 14 anos em Teixeira de Freitas

Foto: Reprodução l Sul da Bahia News

Um empresário foi preso na quarta-feira (31), em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, suspeito de estuprar uma adolescente de 14 anos. Segundo informações da Polícia Civil, a garota ia para a escola quando foi abordada pelo empresário e colocada dentro de um carro e estuprada dentro do veículo. O crime aconteceu no dia 14 de outubro. A estudante prestou queixa logo depois do crime e foi submetida a um exame que detectou a ocorrência de relação sexual. Com o resultado, a prisão do empresário foi pedida pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e autorizada pela Justiça. De acordo com o Bahia Notícias, o empresário está custodiado na delegacia de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça.



Bahia precisa aumentar vacinação de crianças menores de dois anos, diz SESAB

Foto: Divulgação

Na Bahia, a vacinação em crianças menores de dois anos de idade ainda não alcançou a meta do Ministério da Saúde, que é imunizar pelo menos 90% desse público. Contra a poliomielite, por exemplo, apenas 44% receberam a proteção contra a doença. E quando falamos em prevenção, é importante destacar uma criança desprotegida pode acabar doente e ter sequelas para o resto de sua vida. Esse é o caso da Eliana Zagui, que teve poliomielite quando pequena e, desde então, ficou tetraplégica. O Ministério da Saúde, acredita que notícias falsas e boatos, são uns dos grandes problemas atuais que gera a resistência de pais e responsáveis em levar as crianças ao posto de vacinação. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o total de crianças vacinadas contra as principais doenças em todo o Brasil está em torno de 50% e 70 %. 



Brumado: Cães errantes atacam idoso em frente à 20ª Coorpin; coordenador chama a atenção do poder público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um idoso ficou ferido após ser atacado por cães que ficam em frente a sede da 20ª Coorpin de Brumado. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), quando Joaquim Meira dos Santos passava pela calçada. Ao passar em frente a Delegacia, o idoso avistou os cachorros de longe. Ao ver que os animais vinham em direção a ele, o mesmo tentou se afastar, mas acabou sendo atacado. Foi neste momento que os cães mordeu o senhor na perna. "Eu fazia minha caminhada de todos os dias e, em frente a delegacia os cães me morderam. Mas graças a Deus fui socorrido rápido pelos delegados e policiais", disse o aposentado, Joaquim Meira. Imediatamente a equipe da 20ª Coorpin levou o idoso ao posto de saúde mais próximo, onde a vítima foi vacinada e recebeu os primeiros socorros. "Essa situação em Brumado é muito horrível, não podemos nem fazer mais uma caminhada. Eles atacam do nada, não da tempo nem de correr ou defender", lamentou Joaquim. Esse é o segundo caso na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em outro episódio uma mulher também foi atacada em frente a unidade de polícia. Para o Coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, a situação tem que ser levada a sério, inclusive, segundo ele, já foram enviados a Prefeitura Municipal, dois ofícios solicitando a administração municipal, à remoção destes animais de dentro do órgão. "Já solicitamos à Prefeitura através de ofício a retirada destes animais nas proximidades da delegacia, o último foi no dia 11 de outubro", relatou o Coordenador. O 97NEWS relatou na manhã de hoje (1º) a situação de cães errantes também no cemitério Jardim Santa Inês. Conforme citou a dona-de-casa Wanda Freitas, cães vadios estariam ameaçando os visitantes e, em alguns casos, partindo para o ataque. “Tivemos que pegar pedras para nos defender de possíveis ataques dos cães. Tinha quase 10 animais por aqui. É uma situação que tem que ser resolvida com urgência, pois a cidade está infestada, o que causa um aspecto muito negativo”, relatou a dona-de-casa.



Brumado: Carreta perde freios em ladeira e atinge muro da AABB

Foto: 97NEWS

Uma carreta perdeu os freios e quase invadiu o campo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Novo Brumado, em Brumado, na tarde desta quinta-feira (1º). Não havia ninguém no local no momento do acidente. O mototaxista Caio Diogo contou como tudo aconteceu. “A carreta vinha na minha frente desde o final da rodovia. Chegando próximo rotatória que liga a Avenida João Paulo I, percebi que a carreta não freava. Foi quando vi que o motorista para não descer a Avenida Centenário ele atingiu o muro da AABB”, declarou. Segundo o motorista, ela perdeu os freios e desceu desgovernada até ele decidir atingir o muro do imóvel. Por sorte, ninguém passava pela rua no momento do acidente. O motorista não se feriu. A Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão no local. A frente da cabine da carreta ficou danificada e parte do muro da AABB desabou. 

Foto: 97NEWS


Começa o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A organização aponta ainda que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o Ministério da Saúde calcula que ele causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no Brasil. Esse tipo é considerado como um câncer que acomete mais pessoas da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O Inca estima ainda a ocorrência de 68 mil casos novos em 2018 no Brasil, mostrando tendência de aumento das taxas de incidência, que pode ser explicada pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. A próstata é uma glândula que só o homem tem e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada – por isso os primeiros sintomas do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Na fase inicial, por ter poucos sintomas, o câncer de próstata pode evoluir, na maioria dos casos quando o homem procura atendimento por apresentar os sinais, já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen. Os homens que apresentam histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) devem se preocupar com esse fator de risco. Os homens negros também têm maior risco de serem acometidos pela doença, e a obesidade se configura como um fator de risco a ser igualmente considerado.



Candidatos do Enem podem denunciar Fake News

Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, fizeram um alerta para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não caiam em notícias falsas, as chamadas fake news, e para que estejam atentos ao horário de verão para não perderem a prova e chegarem após o fechamento dos portões. Segundo Maria Inês, nos últimos dias, circulou um boato de que o Enem seria adiado, o que é mentira, o exame está mantido nos dias 4 e 11 de novembro. “A fake news é uma doença social e nesse período de exame em que os participantes estão no grau máximo de ansiedade, elas atrapalham e muito”, diz. Para se proteger, os candidatos devem se informar pelos canais oficiais de comunicação. Candidatos podem alertar o Inep sobre notícias falsas pela Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, disponível para os sistemas Android e IOS. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. 



Moro aceita convite de Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça

Foto: Silvia Izquierdo l AP

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (1º) o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os dois estiveram reunidos nesta manhã, no Rio de Janeiro. Moro chegou na casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, um pouco antes das 9h. Ele veio de Curitiba em voo de carreira e sem seguranças. Após o encontro, Moro divulgou nota dizendo que aceitou "honrado" o convite. Moro disse, ainda, que aceitava o cargo com "certo pesar" pois terá que abandonar a carreira de juiz após 22 anos de magistratura. "No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão", escreveu Moro. Segundo o juiz, a Operação Lava Jato seguirá em Curitiba "com os valorosos juízes locais". Ele disse que desde já vai se afastar de novas audiências, Com a decisão de se afastar do Judiciário, Moro não vai mais interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – o petista seria ouvido em 14 de novembro. 



Pesquisa diz que registros de nascimento cresceram 2,6% de 2016 a 2017

Foto: Divulgação

Os registros de nascimento cresceram 2,6% entre 2016 e 2017, ano em que o Brasil ganhou 2,87 milhões de bebês. Os dados integram parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2017, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (31), no  Rio de Janeiro. O estudo reúne dados sobre o número de brasileiros nascidos vivos, de casamentos, óbitos e óbitos fetais remetidos anualmente ao IBGE por cartórios de registro civil e pelas varas de família, foros, varas cíveis e tabelionatos de notas de todo o país. Pesquisa revela que nascimentos cresceram 2,6% entre 2016 e 2017, ano em que o Brasil ganhou 2,87 milhões de bebês. Importante instrumento de acompanhamento da evolução populacional do país, a pesquisa é um subsídio para a implementação de políticas públicas.



Reforma e rotatória causam indignação nos moradores do em torno da Praça Nelson Lula

A rotatória que está sendo construída vem causando insatisfação nos moradores do local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A reforma da Praça Dr. Nelson Lula é uma reivindicação antiga dos moradores, só que, ao ser iniciadas as obras, a insatisfação foi aumentando, pois eles alegam que o projeto foi alterado pela administração municipal. Um dos pontos mais conflitantes é a construção de uma rotatória, que, segundo eles, irá causar uma divisão da praça. Segundo a professora Marlene Carvalho, que mora há 48 no local, a obra causa uma forte indignação. Ela comentou que “sou totalmente contra desde o princípio, pois o prédio onde funcionava a escola podia ser reformado e não destruído. Derrubaram ipê roxo e, por fim, essa rotatória é um presente de grego, pois além de dividir a praça, pode causar acidentes”, destacou. Já a moradora Silvia Cardoso foi mais além ao dizer que “é uma completa arbitrariedade, pois tinha que ser mantido o projeto original. Nós não somos contra a reforma, mas sim a forma como ela está sendo executada”. Buscando esclarecer a situação, ouvimos o secretário municipal de Planejamento, André Cardoso, o qual explicou que “realmente o projeto teve que ser modificado, pois alguns ajustes tiveram que ser feitos, como é o caso da rotatória que é uma solicitação dos transeuntes que passam pelo local. Ela está sendo feita para preservação da vida, então foi a pedido da população, pois, inclusive, existem muitos relatos acidentes no local”.



Itabuna: Após maus-tratos Adab proíbe município de confinar jumentos

Foto: Divulgação l Adab

A cidade de Itapetinga, não poderá mais confinar jumentos. A medida foi tomada nesta quarta-feira (31) pela Adab - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia. Na segunda-feira (29), a guarda municipal de Itororó, município vizinho, flagrou nove jumentos mortos em uma estrada de chão. Segundo a Polícia Civil após denúncias de populares de que um caminhão que levava os animais para o frigorífico Sudoeste parou na estrada e deixou os jegues mortos. Ainda segundo a denúncia, além dos jumentos mortos, o caminhão estava com mais 53 bichos, todos sem comida ou água. Além disso, o carro que levava os bichos estava sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). A Polícia informou que o motorista será indiciado por maus-tratos aos animais. O frigorífico da cidade presta serviço de abate para a empresa chinesa Cuifeng Lee desde agosto. A estimativa é que mais de 4 mil animais tenham sido abatidos desde então. A partir de agora, os jumentos devem ser levados diretamente para o abate. A Adab diz que o estabelecimento é legal.

 

 



Cães errantes estariam atacando visitantes no cemitério Jardim Santa Inês; direção da entidade nega

Visitantes relataram à nossa equipe que os cães ameaçaram atacar e tiveram até que pegar pedras para se defenderem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação dos cães errantes em Brumado ainda continua longe de ser solucionada, já que as reclamações da população nesse sentido continuam acontecendo. Devido à proximidade do Dia de Finados, que acontece nesta sexta-feira (02), familiares e amigos dos que estão sepultados no Cemitério Jardim Santa Inês aumentam a frequência ao local, já que é feita a limpeza dos túmulos. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta quinta-feira (01) e ouviu várias pessoas que relataram que encontram avanços na estrutura, que está mais limpa e com uma logística melhor, mas afirmaram que ainda uma questão vem causando grandes transtornos que são os cães vadios que estariam ameaçando os visitantes e, em alguns casos, partindo para o ataque, conforme citou a dona-de-casa Wanda Freitas. 

Nossa equipe flagrou alguns animais no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“Tivemos que pegar pedras para nos defender de possíveis ataques dos cães. Tinha quase 10 animais por aqui. É uma situação que tem que ser resolvida com urgência, pois a cidade está infestada, o que causa um aspecto muito negativo”. Ouvimos o administrador do cemitério, Américo Brito Conceição (82), que há quase 40 anos exerce a função, o qual explicou que “muitas melhorias foram realizadas aqui no Santa Inês, não falta mais água, a iluminação está toda funcionando, oportunizando que sepultamentos possam ser feitos durante a noite, então, os visitantes podem vir tranquilamente amanhã que tudo já está preparado”. Questionado sobre as denúncias de ataques dos cães, ele respondeu que “sim existem alguns animais, mas diminuiu bastante, mas eles não atacam as pessoas não, isso não existe. Eles ficam aqui por que não merecem maus tratos, mas podem ficar tranquilos que não existem ataques”.

O administrador do cemitério, 'Seu Beco', negou que os cães estejam atacando as pessoas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Detran confirma aplicação obrigatória das placas Mercosul na Bahia a partir de dezembro

Foto: Divulgação

A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de revogar a suspensão da entrada em vigor da placa veicular padrão Mercosul, em dezembro deste ano, por causa de decisão judicial que não se sustentou, recebeu o apoio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O órgão estadual publicou, na quarta-feira (31), a portaria 1273, que estabelece mecanismos de controle para a mudança no emplacamento, dentro do prazo estabelecido pelo Contran, para modernizar o registro de veículos e evitar fraudes. “Como a liminar que causava o impedimento caiu, não há motivo para retardar a medida. A placa com inovações precisa entrar em vigor antes da virada do ano, para iniciarmos uma fase mais segura no controle dos veículos. Após a portaria de hoje, a Bahia está pronta para executar o novo emplacamento”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes. Pela decisão do Contran, a partir de 1° de dezembro, a placa Mercosul será obrigatória para veículos novos e nos casos de placas atuais danificadas e transferência de propriedade, categoria, município ou estado. Ela dispõe de itens de segurança que vão permitir a rastreabilidade e coibir a clonagem. As empresas fabricantes e estampadoras deverão estar cadastradas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).



Brumado: SESOC realiza campanha de Combate ao Trabalho Infantil na feira livre

Foto: Divulgação

Atualmente, mais de 2,6 milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2015. Para chamar a atenção sobre esse grave problema social, várias campanhas estão sendo realizadas em todo Brasil. A iniciativa pretende dar visibilidade e sensibilizar os diversos setores da sociedade civil para a responsabilidade de todos na questão. Buscando a concientização dos brumadesnes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), dando continuidade as  Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), realizou o monitoramento para identificação de ocorrência do trabalho infantil na feira livre de Brumado, tendo como objetivo sensibilizar os feirantes e a comunidade, na tentativa de combater a exploração do trabalho infantil, ressaltando que a AEPETI busca sempre a articulação de estratégias vinculadas a uma proposta pedagógica sólida, que se alicerce no desenvolvimento infantil de modo intersetorial. A ação contou com a parceria do Conselho Tutelar de Brumado (CTB), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esther Trindade Serra. A legislação brasileira não permite que crianças e adolescentes trabalhem até os 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Mesmo dos 16 aos 18 anos, há restrições. Por exemplo, o trabalho não pode ser executado em horário noturno ou em períodos que comprometam a frequência escolar, não pode ser perigoso, insalubre ou penoso e nem pode ser exercido em locais prejudiciais ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social do adolescente.



Polícia prende suspeito de ter participado de homicídio em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

A Polícia Civil de Brumado prendeu na quarta-feira (30) no Conjunto Brisas I, em razão de cumprimento de mandado de prisão temporária, um suspeito de 19 anos. Segundo a Polícia Civil, o acusado foi apontado pelas investigações por ter participado do homicídio que vitimou Terezinha Meira Lima, de 50 anos, na noite do dia 17 de setembro deste ano no Bairro Mercado, em Brumado. O jovem deverá permanecer preso na carceragem da 20ª Coorpin até ulterior deliberação judicial.



Geddel e Lúcio Vieira Lima ficam calados em depoimento no STF

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa, ficaram em silêncio na quarta-feira (31) numa audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) relativa ao caso dos R$ 51 milhões encontrados num apartamento em Salvador. Quando informado pelo juiz instrutor sobre as acusações no início da audiência, Geddel se limitou a dizer que ficaria em silêncio "por absoluta e incisiva orientação da defesa técnica", segundo o G1. Deputado federal em fim de mandato, Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) também disse que ficaria calado por orientação dos advogados. Em meio à audiência, que é uma das últimas fases do processo, o Ministério Público fez perguntas aos irmãos Vieira Lima, mas Geddel e Lúcio se recusaram a responder todo o tempo. A audiência durou cerca de 10 minutos. Geddel saiu do STF ao final da audiência e foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, onde ele está preso desde setembro do ano passado.



Brumado: Mais um suspeito de ter roubado R$ 450 mil em jóias é preso pela polícia

Foto: Luciano Santos l 97News

Investigadores da Polícia Civil de Brumado prenderam no Bairro São Jorge, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, mais um suspeito de ter participado do roubo de jóias no Bairro Nobre. Segundo investigações da Polícia Civil, Ovídio Pereira da Silva Júnior, de 35 anos teria participado do roubo de jóias no valor de R$ 450 mil, fato ocorrido no dia 01 de setembro deste ano, em Brumado. Ovídio é o segundo autor do referido roubo a ser preso pela Polícia Civil e deverá permanecer na carceragem da 20ª Coorpin, juntamente com o comparsa, até ulterior deliberação judicial.