ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Segundo SSP: 80% dos bandidos mais perigosos da Bahia atuam no interior

As cartas do Baralho do Crime, ferramenta da SSP-BA que ajuda a localizar bandidos foragidos (Foto: Amana Dultra/Arquivo CORREIO)

Oito em cada dez bandidos listados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) como os mais perigosos da Bahia atuam no interior. O levantamento foi realizado com base no Baralho do Crime, ferramenta do governo que reúne os 52 homens e mulheres mais violentos do estado. A maioria é procurada por envolvimento em homicídios e com o tráfico de drogas. Na semana passada, a SSP-BA anunciou a atualização de 11 das 52 cartas. Feira de Santana lidera a lista dos municípios interioranos com o maior número de bandidos de alta periculosidade. São cinco procurados. A cidade fica atrás apenas de Salvador, com 10. Feira é seguida por Candeias (4), Jequié (4), Teixeira de Freitas (3) e Vitória da Conquista (3). O Baralho do Crime foi criado para estimular a população a ajudar a polícia na busca dos criminosos mais procurados pela polícia. Ele é atualizado conforme as prisões e mortes dos integrantes da lista. A maior presença dos criminosos no interior do estado é explicada pelo professor do curso de Direito da FTC, Leandro Vargas, como um transbordamento e transferência da criminalidade. A presença da polícia na capital e grandes metrópoles afasta, de acordo com ele, os criminosos e as organizações para o interior.  "Nos municípios maiores, a polícia tem maior nível de investigação e policiamento ostensivo. Isso acaba tirando as pessoas que cometem delitos da zona de conforto. A tendência é que eles comecem a fazer essa transferência, essa ida aos interiores porque lá a polícia é menos equipada, tem um sistema de segurança menos atuante", disse. O professor ainda destacou que a tecnologia auxilia os criminosos em dar ordem de comando de qualquer lugar. "Eles não precisam estar próximos da rede criminosa para dar ordens. Hoje, com a internet, eles conseguem fazer a dinâmica antiga de coordenar a organização mesmo de longe. Agora eles conseguem monitorar tudo mesmo distantes", concluiu. A dificuldade do controle do tráfico de drogas no Brasil, de acordo com Vargas, tem muita influência das dimensões do país. "A Bahia tem o tamanho da França. Até para proteger todas as fronteiras do estado não é fácil. E além da via terrestre, ainda tem o acesso litorâneo que dificulta ainda mais esse controle", ressaltou. Para que a situação seja solucionada, o professor acredita que deva existir uma integração e cooperação forte entre governo federal, estadual e municipal.



Brumado: Homem acusado de tentar matar o próprio irmão em 2008 é inocentado pelo Conselho de Sentença

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sustentado pelo Ministério Público como tentativa de homicídio ocorrida no dia 1º de julho de 2008, há dez anos, o fato ocorrido no meio rural de Brumado, mais precisamente na Fazenda Neri, teve a sua culminância jurídica nesta terça-feira (13), tendo como cenário a Sala das Sessões do Júri da Comarca de Justiça de Brumado que fica no Fórum Dra. Leonor da Silva Abreu. Segundo os autos, o acusado Lázaro Gomes da Silva, teria agido, segundo denúncia do próprio MP, com intenção de matar, com motivação torpe, ao efetuar um disparo de arma de fogo contra o rosto do seu próprio irmão, Sebastião Gomes dos Santos, o qual recebeu o pronto atendimento médico, conseguindo escapar com vida. Após uma intensa “batalha” entre acusação e defesa, onde as partes sustentaram as suas argumentações com grande eficiência, tendo a defesa exposto a atenuante de legítima defesa e a total ausência de dolo, ou seja, sem a mínima intenção de matar. Após as explanações, o Conselho de Sentença, por maioria, inocentou o acusado e arquivando o caso. O tribunal foi presidido pelo juiz substituto Rodrigo Souza Britto, que anunciou a sentença da absolvição.

O tribunal do júri foi presidido pelo juiz de Direito substituto, Dr. Rodrigo Souza Britto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Eleições OAB-BA: projeções apontem para vitória da chapa 'Avança Bahia'

A chapa Avança Bahia está cada vez mais confiante na vitória (Foto: Divulgação)

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fabrício Castro, ampliou a vantagem frente ao seu concorrente na corrida eleitoral pela presidência da seção Bahia. De acordo com o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto ao Instituto Dataqualy, Castro cresceu de 38,8% das intenções de voto, em outubro, para 47,6% neste mês. A pesquisa ouviu 500 advogados entre os dias 6 e 9 de novembro de 2018, na capital e no interior do estado. A margem de erro é de 4,4 pontos para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A eleição está marcada para o próximo dia 21 de novembro. Liderando a chapa “Renova OAB”, Gamil Föppel teve uma queda nas intenções de voto: passou de 31,8% no primeiro levantamento do Dataqualy para 27,8% na nova pesquisa. Com isso, Fabrício Castro, da chapa "Avança OAB", mais do que dobrou sua vantagem: está 19,8% à frente de Gamil de acordo com os ouvidos em novembro. Em outubro, eram apenas 7 pontos de diferença.



UESB anuncia inscrições para vestibular 2019

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre, na quarta-feira (14), as inscrições para o vestibular 2019. O prazo termina no dia 2 de dezembro, exclusivamente, pela internet. Segundo informações da universidade, são 47 cursos de graduação, com 727 vagas para o primeiro período letivo de 2019 e 459 para o segundo período. Metade dessas vagas são disputadas em ampla concorrência, e a outra metade é destinada aos candidatos cotistas. Além disso, a universidade disponibiliza três vagas adicionais por curso para quilombolas, índios ou pessoa com deficiência (uma por categoria). Entre as opções de curso, são 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos três campi. A lista completa de graduações disponíveis por campus pode ser conferida no site da Uesb. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas três cidades onde a Uesb tem campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os candidatos irão fazer provas objetivas e uma redação. As provas objetivas serão divididas em Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No ato de inscrição, o candidato deve escolher a opção de língua estrangeira: Inglês, Francês ou Espanhol.



Mistério: Mais de 60 cabeças de gado aparecem mortas em fazenda no município de Tanhaçu na manhã desta terça-feira (13)

Várias cabeças de gado apareceram mortas desde as primeiras horas da manhã de hoje (Foto: 97NEWS)

Tempestades, acompanhadas de raios, vêm causando a morte de vários animais em fazendas de todo o país, mas, existem alguns casos que são enigmáticos, onde a causa da morte, a princípio, é difícil de ser comprovada. Este seria o “script” de um caso ocorrido na manhã desta terça-feira (13) no município de Tanhaçu, mais precisamente na região da Fazenda Pica-pau. Segundo informações colhidas junto a moradores do local pelo 97NEWS, mais de 60 cabeças de gado já morreram desde as primeiras horas da manhã. O mistério é cada vez maior, porque, primeiramente não caiu uma chuva acompanhada de raios nas últimas 12 horas, então, o motivo das mortes sucessivas ainda não foi desvendado. “É assustador, pois o gado continua morrendo até agora. Não dá para entender uma coisa dessas”, expressou uma moradora que preferiu não se identificar, a qual estava muito assustada. Especula-se que uma das causas prováveis é que os animais tenham consumido ração envenenada, mas somente com a chegada de técnicos e veterinários que estão a caminho do local isso poderá ser atestado. Ataque de outros animais e até de morcegos estaria, a princípio, descartada, pois o gado não apresentava ferimentos evidentes. Até lá, o mistério continua, o que vem deixando os moradores cada vez mais intrigados.  

O motivo das mortes ainda é um grande mistério (Foto: 97NEWS)


Impasse entre a RHI e trabalhadores continua

O presidente do Sindmine, Édio Pereira se reuniu com os trabalhadores nesta segunda-feira (12) na busca de uma solução para o impasse (Foto: Ascom | Sindmine)

Na última reunião realizada no dia 25 de outubro entre os representantes do Sindicato dos Mineradores e a empresa, a RHI Magnesita se manteve irredutível insistindo em enfiar “goela abaixo” dos trabalhadores apenas um reajuste de 3,97%, referente ao INPC do período. Mesmo assim, a diretoria do sindicato flexibilizou a proposta dos trabalhadores, apresentando uma nova proposta de reajuste com base no INPC; 2% de aumento real, ticket alimentação de R$ 330,00, abono salarial de R$ 600,00 e banco de horas zerado de 3 em 3 meses. De posse da proposta a empresa, que teve um crescimento de 24% a mais em seus resultados financeiros no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo semestre do ano passado, não se manifestou simplesmente dando o silencio como resposta. Diante do não posicionamento da empresa, o Sindmine solicitou a mediação da Superintendência do Trabalho tendo como objetivo formatar uma proposta que atenda os anseios dos trabalhadores. A mediação foi realizada ontem, dia 12, na sede da DRT em Vitória da Conquista. Para surpresa de todos, inclusive do gerente da Unidade que mediou a reunião, Dr Rames Chahine, a RHI não apresentou nada de novo. Apenas reiterou a sua inaceitável proposta de 3,97%, rejeitada por mais de 80% dos trabalhadores presentes à assembleia que deliberou sobre a referida proposta. Diante da postura inflexível da empresa, o mediador da reunião solicitou a diretoria do Sindicato que flexibilizasse ainda mais a proposta, o que de pronto foi aceita pelos diretores do Sindmine. Para surpresa de todos a empresa não se manifestou. Apenas solicitou um prazo de mais 15 dias para se posicionar sobre a nova proposta, demonstrando uma total falta de compromisso com seus trabalhadores. Na manhã desta terça-feira, 13, a direção do Sindicato esteve novamente nas portarias da empresa nas unidades  de Catiboaba e Pedra Preta, onde participaram mais de 300 trabalhadores, dos quais apensas 5 (cinco) funcionários preferiram adentrar a fábrica e não ouvir as informações do Sindicato. Segundo o presidente do Sindmine, Édio Pereira, mesmo contra a vontade dos trabalhadores, a entidade vai aguardar o prazo solicitado pela empresa para se posicionar sobre a nova proposta. O presidente finalizou dizendo que “se a empresa não acatar a nova proposta não restará outra opção aos trabalhadores a não ser iniciar os atrasos e paralisações relâmpagos, não estando descartada a deflagração de paralisação por tempo indeterminado”.



Assinado na sede do Comando Geral da PM em Salvador o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Sistema de Ensino Militar em Brumado

O registro do momento que é considerado mais um marco para a Educação de Brumado (Foto: Divulgação)

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, juntamente com a secretária municipal de Educação, professora Edneia Ataide assinaram, na manhã desta terça-feira (13), na sede do Comando Gera da Polícia Militar da Bahia, em Salvador, o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre Polícia Militar e o Município de Brumado, que preconiza a implementação do Sistema de Ensino dos Colégios da Polícia Militar na Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo que fica localizada no Bairro Malhada Branca. Na oportunidade esteve presente o comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, que foi um dos grandes incentivadores do projeto. Tanto o prefeito, quanto a secretária, não esconderam a satisfação pela conquista de mais uma grande conquista para a Educação em Brumado.



Crânio humano encontrado no Poço Azul em Rio de Contas reacende uma velha lenda da região

O crânio, em forma de fóssil, foi encontrado junto à vegetação nativa (Foto: Nova Rio de Constas FM)

Reza a lenda que o Poço Azul, localizado no histórico município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina carrega sobre si o misterioso desaparecimento de pessoas. Ainda constam relatos antigos de que vítimas de doenças que eram consideradas sobrenaturais tinham que ser enterradas nas montanhas próximas. Um incidente ocorrido nesta segunda-feira (12), que teve como cenário justamente o Poço Azul reacendeu a história, já que trouxe consigo um mistério que até agora não foi decifrado. Segundo informações passadas pela Polícia Civil, as investigações já foram iniciadas sobre o aparecimento de um crânio humano que foi encontrado por moradores da região. Já em forma de fóssil, o crânio foi encontrado junto à vegetação nativa, o que levantou uma série de conjecturas. As investigações irão prosseguir buscando desvendar esse novo mistério na Chapada Diamantina.  



Câmara de Vereadores antecipa a segunda parcela do 13º salário - austeridade e compromisso na administração dos recursos públicos

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A presidência da Câmara de Vereadores de Brumado, na pessoa do vereador Léo Vasconcelos em uma evidente demonstração de seriedade, comprometimento e competência em administrar os recursos públicos, antecipou a segunda parcela do 13º salário que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 12 de novembro. . Efetivamente o pagamento da segunda parcela deveria ser realizado até o dia 20 de dezembro, mas demonstrando saúde financeira, o presidente Léo Vasconcelos, assim como fez com a primeira parcela do 13º salario, que foi paga no mês de junho, definiu também pelo pagamento da segunda metade antes do prazo previsto em lei. Esse dinamismo e modernidade na gestão têm sido aplicados de forma ampla na Câmara de Brumado, que conforme foi assumido no início da gestão tem cumprido todas as metas traçadas a fim de oferecer a parlamentares e servidores as melhores condições para a efetivação do trabalho. Léo Vasconcelos salienta que: “Estamos buscando realizar uma gestão que efetivamente utilize de forma responsável, coerente e comprometida os recursos públicos. Antecipar o pagamento do 13º salário de nossos servidores possibilita a todos que planejem com antecedência as festividades do final do ano, fato que contribuirá também de forma direta com o aquecimento do comércio local”, pontuou

 



Gerente da ADAB confirma que já existiu um caso de ‘Aids Equina’ em Brumado em 2018

O gerente da ADAB regional, Alessandro Monteiro, confirmou que existu um caso da doença esse ano em Brumado (Foto: 97NEWS)

A AIE - Anemia Infecciosa Equina (AIE), que é conhecida popularmente como "Aids Equina", é uma doença que se consiste numa afecção dos equídeos e é incurável. Os casos na região sudoeste, principalmente nos municípios próximos de Guanambi, vêm aumentando, o que acendeu ainda mais o alerta sobre os riscos aos animais. Comprovado que o animal é soropositivo, ele terá que ser imediatamente sacrificado, já que as formas de contágio são inúmeras além do contato sexual, como a transmissão por insetos, pelos bebedouros, e até pelos arreios e esporas infectados. Visando obter maiores esclarecimentos sobre a situação da doença em Brumado, nós ouvimos o gerente regional da ADAB, Alessandro Monteiro. Primeiramente ele fez questão de afirmar que “é uma doença de fácil transmissão, então é necessário que os criadores venham a tomar todas as medidas para evitar o contágio, inclusive fazer os exames, que apesar do custo, podem salvar a vida dos animais, que são caros”. Ele também abordou que “é bom ressaltar que confirmada a soropositividade o animal terá que ser sacrificado, pois a doença não tem cura”. Sobre os principais sintomas ele descreveu que “os animais vão definhando, ou seja, vão secando até a morte, o que mostra a gravidade da doença”. Questionado sobre casos ocorridos em Brumado, ele respondeu que “neste ano, mais precisamente em maio, houve um caso constatado aqui, onde um fazendeiro comprou o animal em Palmas de Monte Alto e não exigiu o exame. O animal foi sacrificado e, felizmente não apareceu um novo caso, o que mostra que os criadores aqui em Brumado vêm tomando os devidos cuidados para que os seus animais não sejam contaminados”. Ele também explanou que “recentemente tivemos um evento no Parque de Exposições Gilson Brito que envolveu 100 cavalos marchadores. Nós estivemos lá e fizemos a devida fiscalização e nenhum animal foi constatado com a doença, o que é um dado muito positivo, mas é bom sempre ficar alerta, ainda mais os criadores que participam de vaquejas na região, pois, como já citamos, a doença pode ser transmitida até por arreios infectados”.



Itarantim irá receber a primeira mina de nefelina sienito da América do Sul

(Foto: Divulgação CBPM)

A primeira mina de nefelina sienito da América do Sul deverá entrar em operação até o final deste ano, de acordo com o resultado dos trabalhos de pesquisa e prospecção realizados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O empreendimento está sendo implantado no município de Itarantim, local onde foi descoberta a jazida de nefelina sienito, com reservas superiores a 50 milhões de toneladas. A nefelina é matéria-prima essencial para as indústrias de vidro e cerâmica e, atualmente, o Brasil importa o insumo de outros países. O diretor técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, ressalta que, com o início de operação da mina, o Brasil passará de mero consumidor de nefelina a exportador. “A implantação de mais este empreendimento comprova a excelência da política de atração de investimento, realizada pela CBPM nos últimos 12, e a vocação da Bahia no segmento mineral”. Durante assinatura do contrato de arrendamento da área, realizada na última quinta-feira (8) com a B4F Mineração Ltda, empresa genuinamente baiana que fará a exploração da jazida em Itarantim, o presidente da CBPM, Alexandre Brust, falou sobre a importância da implantação na Bahia da primeira mina de nefelina sienito. “Esta conquista é resultado da dedicação e expertise de nossos técnicos e chega para somar a outras de igual relevância para a economia de nosso Estado, como por exemplo a mina de vanádio, instalada em Maracás, única da América do Sul, e com maior teor deste mineral no mundo”. Com investimentos superiores a R$ 20 milhões, a mina tem capacidade inicial instalada para a produção de 50 mil toneladas de nefelina sienito por ano, com previsão de chegar a 120 mil até o final de 2019. De acordo com o presidente do grupo B4F Mineração, Fernando Cabral, “o empreendimento atenderá a 90% do mercado cerâmico de nefelina do Brasil, além de fornecer matéria-prima para indústrias dos Estados Unidos, México e Espanha”. De acordo com o dirigente da B4F, antes mesmo do início da operação, o empreendimento já emprega 60 pessoas, em sua maioria moradores de Itarantim e região, e, em 2019, completa, serão gerados mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.



Artista facial Vanderlei Valério irá representar Brumado no Expo Nerd 2018

O artista facial Vanderlei Valério está muito feliz por representar Brumado no Expo Nerd 2018 (Divulgação)

A maquiagem artística, popularmente conhecida como pintura facial, é uma forma de expressão que está cada vez mais em alta, seguindo a febre dos “cosplay”, um hobby cada vez mais em evidência que traz caracterização de personagens, especialmente do universo do HQ. Na pegada desta nova vertente artística, um brumadense vem despontando como um dos maiores expoentes atuais desta modalidade que é o professor Vanderlei Valério que vem ganhando reconhecimento regional pelo seu trabalho diferenciado. Autodidata e desenvolvendo uma temática sintonizada com as transformações da atualidade, Valério, que iniciou a sua trajetória em 2017, em pouco tempo já ganhou muitos admiradores, tanto que ele já tem um grande número de seguidores em suas redes sociais. A ascensão do artista é cada vez maior e, depois de ter sido convidado para vários eventos na região, ele irá representar Brumado no Expo Nerd 2018, que será realizo em Ilhéus nos próximos dias 17 e 18 de novembro. O evento é reconhecido como um dos maiores festivais de “coldplay” do Norte/Nordeste, que também terá palestras, exposições e muitas novidades deste segmento que vem ganhando cada vez mais adeptos. Muito feliz ele relatou que “é um grande prazer, primeiramente, representar Brumado num evento tão importante como a Expo Nerd 2018” e complementou que “não posso negar que o reconhecimento pelo nosso trabalho também me deixa muito feliz”. Quem desejar contratar o artista para festas e eventos é só entrar em contato pelo celular: (77) 9.99532628.



Idoso morre em acidente na BA-265 entre Barra do Choça e Conquista após táxi colidir com animal

Populares tentaram salvar o idoso, mas ele não resistiu e morreu ainda no local (Foto: Whatsapp)

Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (13) no trecho da rodovia BA-265, que faz a ligação entre Vitória da Conquista e Barra do Choça. Ainda as informações sobre a causa do acidente são vagas, somente que o veículo colidiu com animal solto na pista. O acidente deixou uma vítima fatal, um isodo identificado apenas pelo prenome de Josias, o qual estava num táxi que ia em direção à Conquista, ele acabou morrendo no local. O acidente ocorreu nas proximidades do novo presídio e atraiu a presença de populares e motoristas que passavam pelo local. Além de Josias outros dois passageiros estavam no táxi, mas só tiveram pequenas escoriações. Já o motorista teve que ser encaminhado para um hospital em VCA, com alguns ferimentos, mas, o mesmo, não corre risco de morte.



‘AIDS Equina’ deixa criadores em alerta; na região de Guanambi 200 animais já tiveram que ser sacrificados

Os animais têm que ser enterrados em valas profundas em locais isolados (Foto: Divulgação)

Há quem pense que a AIDS é exclusivamente uma doença dos humanos, mas, isso não têm procedência, pois existem as suas variações no reino animal, como nos gatos (FAIDS) e, agora, está surgindo novas vítimas, que são os equinos. Denominada de Anemia Infecciosa Equina (AIE), a doença se consiste numa afecção dos equídeos, causada por um vírus, que uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. A principal forma de transmissão ocorre através de picada de mutucas e das moscas dos estábulos, mas o seu contágio pode acontecer pelo contato com o animal. Na região vários casos já estão surgindo, tendo a região de Guanambi como a mais atingida. Segundo relatos colhidos pelo 97NEWS, mais de duzentos animais morreram vítima da doença na referida região. No município de Palmas de Monte Alto 17 equinos já foram sacrificados recentemente, o que tem causado pânico nos criadores. A doença, assim como a versão humana, ainda não tem cura e os animais têm que ser sacrificados obedecendo o protocolo do Ministério da Agricultura. Segundo comunicado da ADAB de Guanambi existe preocupação cada vez maior com a doença e a recomendação é que os criadores e agricultores façam os devidos exames nos exame nos seus animais para evitar maior contaminação. Nossa equipe irá fazer o levantamento se existem casos já registrados em Brumado, mas, mesmo que isso ainda não tenha ocorrido, é bom que os criadores se previnam, evitando as principais formas de contágio.



Filho de ex-vereadora de Itamaraju morre em batida entre carro e caminhão na BR-101

Jovem morreu após batida de carro — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um jovem de 24 anos, filho da ex-vereadora de Itamaraju, Jocélia de Souza, morreu após o carro em que ele estava bater de frente com um caminhão, na BR-101, entre as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaruju, sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (12). Jefferson Souza, 24 anos, que conduzia o carro, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mãe dele também estava no veículo e foi levada para o Hospital de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O motorista do caminhão teve ferimentos leves e também foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas.



Trágico: Mulher grávida de gêmeos é esfaqueada pelo marido; bebês morreram

A mulher conseguiu resistir aos ferimentos, passou por cirurgia, mas ainda corre risco de morte (Foto: Radar 64)

Uma mulher grávida de gêmeos acabou sendo brutalmente esfaqueada pelo marido, na noite desta segunda-feira (12), no conjunto habitacional Paquetá, zona norte de Eunápolis. Segundo as informações ela estava com seis meses de gestação e foi identificada como Elirene Silva da Purificação, de 38 anos. Ela deu entrada na emergência do Hospital Regional em estado grave e teve que passar por procedimento cirúrgico, mas, infelizmente, durante a cirurgia, os bebês acabaram morrendo, Elirene conseguiu resistir, mas ainda corre risco de morte. O sexo das crianças ainda não foi confirmado. Segundo o histórico, o marido já a tinha agredido outras vezes, o qual ainda não foi preso pela Polícia. 



Novembro Azul: conheça direitos do INSS para portadores de câncer de próstata?

(Imagem: Luciano Santos | 97NEWS)

O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 68 mil novos casos foram diagnosticados no país em 2018. Além dos alertas direcionados para prevenção e diagnóstico, é preciso também informar pacientes diagnosticados com o tumor sobre direitos e benefícios.?De 2008 a 2015 a Previdência Social pagou mais de R$ 58 milhões para pacientes em tratamento, o que totaliza cerca de 48 mil benefícios concedidos.?Porém, muitos pacientes desconhecem os benefícios aos quais têm direito. O advogado especialista da plataforma Previdenciarista (https://previdenciarista.com/), Átila?Abela, listou os principais. Confira:

 

 

Auxílio-doença?

Para os homens diagnosticados e impossibilitados de trabalhar temporariamente, o auxílio-doença é garantido mensalmente ao segurado com câncer, desde que comprovada a impossibilidade de atuação na atividade profissional habitual. “Para contribuintes individuais, como profissionais liberais e empresários, a Previdência Social também manterá o benefício por todo o período de incapacidade laborativa, desde que o mesmo requeira o benefício e realize os pedidos de prorrogação enquanto perdurar a incapacidade temporária”, explica o advogado. 

Aposentadoria por invalidez?

Já para os segurados que passam por graves cirurgias ou que ficam impossibilitados de trabalhar por outras consequências, de forma total e permanente, é possível a concessão de aposentadoria por invalidez. “Para ter direito ao benefício, o segurado precisa ter iniciado as contribuições antes da incapacidade laborativa ocorrer, tendo direito a aposentadoria por invalidez independentemente de ter realizado as 12 contribuições estabelecidas como regra geral, pois o câncer está dentre as doenças graves que dispensam o cumprimento da carência”, afirma o especialista.?

Auxílio?acompanhante (adicional de 25%)?

Além dos benefícios acima, o segurado aposentado por invalidez que necessitar de um cuidador pode solicitar também o adicional de 25% previsto na Lei nº 8.213/91, mesmo quando o valor da aposentadoria for de um salário mínimo ou até mesmo teto previdenciário.??

Requerimento do benefício?

Para requerer benefício por incapacidade, o segurado precisará passar por um exame médico pericial no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por ser um processo burocrático e delicado, levando em consideração todas as situações emocionais que cercam a pessoa diagnosticada com câncer de próstata, é sempre indicado contar com a ajuda de um profissional especializado.?

Sobre o?Previdenciarista??

O?Previdenciarista?(https://previdenciarista.com/) é um site de consultoria especializado em Direito Previdenciário para advogados. Com mais de 2200 modelos de petições previdenciárias práticas e objetivas, usadas em casos reais e com clientes reais que ganharam processos, a plataforma está no ar desde 2013 e foi desenvolvida a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e?Átila?Abella. Em 2017 o site obteve mais de 2 milhões de visitas e cerca de 6 milhões de visualizações de páginas.??

CONTINUE LENDO


Empreiteiro garante que reestruturação em obra de canalização do Riacho do Bufão será realizado sem prejuízos ao erário público

As obras de reestruturação da obra já foram iniciadas (Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (12) os vereadores Léo Vasconcelos, Luiz Carlos “Palito“ e Wanderlei “Nem” estiveram inspecionando os estragos ocorridos na obra de canalização do Riacho do Bufão, em razão das chuvas ocorridos neste final de semana em Brumado. Conforme verificado uma parte do muro de contenção da obra cedeu, fato que deixou a todos preocupados, em razão de ainda estar previsto um período chuvoso para Brumado. Mediante este fato os parlamentares estiveram reunidos com o empreiteiro responsável pelo serviço, que assumiu total responsabilidade pelos problemas ocorridos deixando bem claro que toda a reestruturação da obra será realizada com recursos próprios da empresa, sem nenhum prejuízo ao erário público, inclusive já tendo iniciado os reparos. O presidente da Câmara, Léo Vasconcelos juntamente com os vereadores também esteve com o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Darlan, a fim de inspecionar outras obras que estão sendo realizadas no município. Sendo que puderam verificar que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas por parte dos empreiteiros. “As obras estão sendo realizadas conforme cronograma, ainda não estando pronta a fase de drenagem, sendo necessário ressaltar que ainda não foram entregues ao Município, portanto, de total responsabilidade da empresa executante o reparo de qualquer problema”, esclarece Léo. Os parlamentares ressaltaram que estão sempre atentos aos fatos que ocorrem no Município e desta forma, como representantes da população, primam em levar as informações de forma clara, principalmente com relação a utilização de recursos públicos.   

Os vereadores fizeram questão de acompanhar o empreiteiro para verificação 'in loco' (Foto: Divulgação)


Motorista de carro funerário surta, perde o controle da direção, veículo capota e caixão cai em estrada

Após surto, motorista de carro funerário perde controle da direção, colide em outro veículo e derruba caixão em estrada na BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O motorista de um carro funerário perdeu o controle da direção, colidiu com outro veículo e capotou em uma estrada vicinal da cidade de Sátiro Dias. O motorista do carro funerário sofreu ferimentos graves, e um caixão que guardava o corpo de um idoso caiu na estrada. O caso aconteceu por volta das 11h30 de domingo (11). Segundo a Polícia Civil, um outro homem que também estava no carro funerário não se machucou. De acordo com o G1, os passageiros do segundo carro não tiveram ferimentos. De acordo com a polícia, o condutor do veículo da funerária foi identificado como Rone Gonçalvez, que não teve idade revelada. Ele foi socorrido por populares e levado para o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, onde está internado. O atual estado de saúde dele não foi revelado e ainda não há previsão de quando Rone terá alta. A polícia disse ainda que o corpo do idoso que estava no caixão já foi enterrado, mas não soube detalhar o nome da vítima e as circunstâncias da morte.



Ladrão é pego 'pelo braço' em Vitória da Conquista

(Foto: Youtube)

Uma cena chamou a atenção de quem circula pelo centro de Vitória da Conquista na manhã de hoje (segunda-feira).Um ladrão foi pego ‘pelo braço’ tentando assaltar pessoas em pleno terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas. Não é a primeira vez que isso acontece. Nas redes sociais, circulam vídeos mostrando a ação do corajoso que tomou a atitude, revoltado ao ver o ‘gatuno’ agindo. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos.