ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta


Considerada como uma das maiores do Brasil, 3ª edição da 'Caminhada Passos que Salvam' é realizada em Brumado

Mesmo com céu nublado e abaixo de chuva a população não arredou o pé (Foto: Divulgação)

A edição 2018 da "Caminhada Passos que Salvam", realizada no último domingo (25) foi um sucesso, dizem os organizadores. A maior mobilização promovida pelo Hospital de Amor, com o objetivo de levar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, movimentou mais de 650 municípios, em 20 estado do Brasil. Em Brumado, cerca de 3 mil pessoas se reuniram para percorrer o trajeto do evento em prol dessa causa. Ainda de acordo com as organizadoras do evento, Patrícia Correia e Iara Lobo, a terceira edição da Caminhada Passos que Salvam realizada na cidade na tarde do último domingo, foi a maior do Brasil. 

Cerca de 3 mil pessoas tomaram as ruas de Brumado (Foto: Divulgação)

Com as avenidas tomadas pela população, os colaboradores deram um show de solidariedade. “Para nós cada ano é surpreendente, os brumadenses abraçaram esta causa, só temos que agradecer a Capital do Minério”, comentou Patrícia. De acordo com Iara Lobo, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos kits serão destinados ao Hospital do Câncer em Barretos, que hoje recebe pacientes de todo Brasil diagnosticados com câncer, além da Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase). Ao 97News, Iara falou emocionada de como cada ano o evento vem chamando a atenção dos brasileiros e, como sempre, dos brumdenses. “Foi uma festa linda. Minha palavra hoje é gratidão. Muito obrigada, povo de Brumado”, desabou em lágrimas Iara Lobo, colaboradora do evento.



Caetité: Idoso de 81 anos é encontrado morto ao lado de rodovia

Foto: Whatsapp l 97News

Dejaniro Nascimento Cerqueira, de 81 anos, foi achado morto na tarde de segunda-feira(26), as margens da BR-430, entre os municípios de Caetité a Igaporã. Segundo o site Sudoeste Bahia, Dejaniro foi achado por um popular que passava pela rodovia. O corpo estava a pouco metros da via. A Polícia Militar e o SAMU 192, foram acionados e constataram o óbito. Dejaniro era morador da Fazenda Mandacaru zona rural de Caetité e, segundo populares tinha o costume de fazer o percusso a pé. A Polícia trabalha com duas hipóteses. Dejaniro pode ter sido atropelado ou ter tido um mal súbito. O Polícia Técnica de Guanambi esteve no local onde o corpo foi submetido a pericia que poderá indicar as reais causas da morte. O laudo poderá sair em até 30 dias.



Sistema de Iluminação da Israel Dias e A.F. da Silva deverá entrar em funcionamento até o início de dezembro

Os ajustes finais estão sendo feitos e o sistema de iluminação deve entrar em funcionamento no início de dezembro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma ótima notícia para a “turma da caminhada” foi confirmada pelo coordenador do sistema de iluminação urbana, Roni Bezerra, que garantiu ao 97NEWS que o sistema de iluminação da Israel Dias e Antônio Francisco da Silva, na região dos bairros Norberto Marinho e Santa Tereza, será inaugurado até o início de dezembro. Considerado atualmente um dos melhores circuitos para a prática da caminhada em Brumado, o local está sendo totalmente revitalizado pela administração municipal. Há cerca de uma semana, foram feitos os testes com a iluminação, o que deixou muito gente satisfeita, inclusive utilizando o percurso, só que como eram somente testes, a energia foi desligada, o que causou algumas reclamações. Segundo Bezerra “como eram somente testes, o desligamento era necessário, já que ainda tem que ser feitos os últimos ajustes quanto à queda de tensão e o aterramento”. Ele finalizou destacando que “quem passar pelo local vai ver as equipes trabalhando com muita intensidade e, quem sabe, até neste final de novembro tudo já estará em perfeitas condições para entrar em funcionamento”. A ansiedade é grande e o local deverá ser muito frequentado, ampliando assim a oferta de lazer e esporte na cidade.

Os serviços finais estão em ritmo intenso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Parabéns: Rio de Contas completa 295 anos de emancipação política

Foto: Luciano Santos l 97News

Na Chapada Diamantina, o município de Rio de Contas é considerada uma das mais antigas cidades planejadas do país e a mais antiga da região. Criada por Provisão Real em 1745, Rio de Contas possui um dos três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes e belos da Bahia, dos quais fazem parte o Teatro São Carlos e as igrejas do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora de Sant’Ana. Já em 1885, a vila foi elevada à cidade. As suas casas e ruas de pedras são muito bem conservadas e passam um clima de aconchego e tranquilidade. Segundo os historiadores, a cidade já foi rota do ouro, através da Estrada Real. A cidade é tão atraente e suas belezas ainda continuam exuberantes que já foi cenário do filme "Abril Despedaçado", lançado em 2001, pelo cineasta Walter Salles.

Foto: Luciano Santos l 97News

Rio de Contas também possui um dos picos mais altos do Nordeste. Entre os atrativos turístico estão o carnaval de máscaras e os vilarejos quilombolas e de descendência portuguesa. Os grupos quilombolas são conhecidos como comunidades de Barra e Bananal. Eles sobrevivem da agricultura, do artesanato e da pesca e conservam a cultura de seus ancestrais de raízes africanas. Já a comunidade de Mato Grosso foi fundada por portugueses, e do lugar se extraiu muito ouro na época do garimpo. O site 97NEWS, parabeniza a cidade de Rio de Contas pelos seus 295 anos de emancipação política. 

 



Brumadenses brilham no Salvador Spring International Open de Jiu-jitsu

O Jiu-jitsu brumadense no alto do pódio (Foto: 97NEWS)

O Jiu-jitsu de Brumado é considerado um dos melhores da Bahia, com vários atletas que vem mostrando a força desta modalidade esportiva que vem atraindo um grande número de praticantes. Com resultados expressivos, os atletas brumadenses vêm participando de várias competições figurando sempre no pódio. No último final de semana (24 e 25) na capital do estado foi realizado o Salvador Spring International Open de Jiu-jitsu, uma prova de alto nível que reuniu a nata da categoria baiana, além de lutadores renomados de todo o país. 

Em ótimo fase, Hugo Possidônio declara que 'o céu é seu limite' | Foto: 97NEWS

Brumado esteve muito bem representado por dois dos seus melhores atletas, Hugo Possidônio, representando a equipe PJA – Bicudo JR Team e Mabson Araújo, da equipe Ajub-Garra, que ficou em primeiro lugar na categoria GI (com kimono). Já Hugo fez ainda mais bonito faturando o título do NO-Gl (sem kimono) e ficando na segunda colocação no Gl. Falando rapidamente ao 97NEWS ele citou muito confiante que “o céu é o limite e só o impossível me interessa" e finalizou destacando que “estamos nos preparando cada vez mais para as grandes competições, muito otimistas que outras grandes conquistas estarão por vir”.



Em ronda na Rua 2 de Julho, jovem é flagrado com substância análoga a crack

O dinheiro e a substância encontrada foram levados para a 20ª Coorpin (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Dando continuidade as suas ações de combate ao tráfico de drogas em Brumado, a 34ª CIPM realizou mais uma apreensão no início da tarde desta terça-feira (27). Segundo informações uma guarnição da PETO, que fazia rondas pela Rua 2 de Julho, no centro da cidade, flagrou um jovem passando uma substância, possivelmente entorpecente. Após a revista, foi encontrado com suspeito 6 porções de uma substância similar a crack, além de uma quantia de R$ 103,00 em espécie. Diante disso o jovem foi levado para a DPT, onde passou pelos procedimentos policiais, ficando, segundo as informações da polícia, custodiado.



Em ação solidária, viatura da PETO faz papel de carro funerário em Livramento

O cortejo foi liderado por uma guarnição da PETO (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um cortejo fúnebre que estava acontecendo na manhã desta terça-feira (27) no município de Livramento de Nossa Senhora, região da Chapada Diamantina, acabou numa situação inusitada, na qual ficou demonstrado o lado solidário da Polícia Militar. Segundo informações passadas ao 97NEWS, o cortejo estava transcorrendo normalmente na Avenida Desembargador José Soares Sampaio quando o carro funerário que levava o corpo de uma senhora para ser sepultado acabou quebrando bem nas proximidades da 46ª CIPM. Diante disso, a família fez uma solicitação e foi autorizada uma viatura da PETO que fez o transporte, mostrando a força do braço social da instituição. Apesar disso a cena incomum, inevitavelmente, chamou a atenção da população, já que alguns pensavam que a viatura tinha sido acionada por uma questão de segurança, o que não ocorreu. A redação do 97NEWS manteve contato com o proprietário da funerária e, o mesmo informou que outro veículo teria sido providenciado, mas a família decidiu deixar que o veículo militar fizesse o cortejo. 

O cortejo segui normalmente (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Caminhão com placa de Brumado que transportava uma grande carga de cigarros contrabandeados é apreendido pela PRE

Uma grande quantidade de cigarros contrabandeados foi apreendida na ação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O contrabando e a posterior comercialização de cigarros oriundos do Paraguai ainda é uma atividade muito exercida na região sudoeste, sendo que Brumado é uma das cidades em que mais se pratica essa ilicitude. Para comprovar essa tendência, uma nova apreensão foi realizada pela PRE – Polícia Rodoviária Estadual na madrugada deste sábado (24). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, uma equipe de policiais rodoviários ao fazer uma abordagem de rotina a um caminhão modelo Mercedez Bens/710, cor vermelha, de placa policial JLE 9171- Brumado – Bahia, se depararam com uma situação a princípio muito suspeita, já que o motorista que terá a sua identidade preservada, bem como a do proprietário do caminhão, ao sair para falar com os policiais apresentou os documentos e, em seguida, abriu fuga numa louca escapada. Diante desta cena, foi feita uma averiguação na carga do caminhão sendo encontrada uma grande quantidade de cigarros sem nota, ou seja, num ato provável de contrabando oriundo do Paraguai. O caminhão foi apresentado na 20ª Coorpin e a Polícia já abriu investigação que pode resultar na prisão dos envolvidos. Ainda segundo informações a carga, que, a princípio, estaria avaliada em cerca de R$ 1 milhão viria para Brumado e seria distribuída na região.

O caminhão ficou apreendido na sede da 20ª Coorpin (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Projeto pode diminuir de 30 para 18 meses tempo de registro de marcas no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Um projeto de decreto legislativo (PDC 860/2017), em tramitação na Câmara dos Deputados, pode acelerar o processo de registro de marcas e diminuir custos no Brasil. A proposta ratifica o Protocolo de Madri, sistema internacional para a obtenção de proteção de marca em diversos países, em vigor desde 1996. O principal objetivo do Protocolo de Madri é a simplificação do sistema de registro internacional de marcas, diminuindo seus custos e prazo para obtenção do registro nos países incluídos no tratado. Desde 2001, o Brasil analisa as vantagens e desvantagens antes de aderir à proposta. Atualmente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas, demora cerca de 30 meses para analisar o pedido de uma única empresa. Segundo o projeto de lei, esse tempo seria reduzido para o máximo de 18 meses. No dia 7 de novembro, o projeto foi aprovado na comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, da Câmara. Agora, a matéria aguarda parecer do relator na comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, segue para apreciação no plenário da Casa em regime de urgência.



Avião explode em pouso e mata quatro pessoas em Minas Gerais

Foto: Divulgação

Um avião bimotor caiu e matou quatro pessoas no norte de Minas Gerais na manhã de segunda-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, não há sobreviventes. A aeronave caiu na zona rural da cidade de Jequitaí, a 415 km de Belo Horizonte pouco antes das 8h da manhã. Entre as vítimas estão o piloto, Marco Aurélio, o copiloto identificado apenas como Oliver, o dono da aeronave, Adolfo Geo e a mulher dele, Margarida Janete Geo. A aeronave, que tinha capacidade para transportar oito pessoas, decolou do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e tinha como destino uma das propriedades rurais do pecuarista Adolfo Geo. Informações preliminares dão conta que o avião teria explodido antes de tocar uma das asas no solo quando fazia o procedimento de pouso. Uma equipe com dez bombeiros e médicos do Samu resgataram os corpos das vítimas - todos eles estavam carbonizados. As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica.



Buraco na Rua da Laguna vira objeto de clamor dos moradores do Bairro Novo Brumado

Os moradores sinalizaram o local com galhos de árvores visando evitar acidentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A buraqueira na cidade, principalmente no período das chuvas, é uma rotina urbana, mas existem alguns casos que são piores, pois são acompanhados de rompimentos de esgoto. Esse é o caso de um buraco localizado na Rua da Laguna, no Bairro Novo Brumado. A nossa equipe esteve no local e pode verificar a inquietação dos moradores que dizem que de uns 15 dias para cá a situação se agravou, pois o mau cheiro está ficando insuportável, além do aparecimento de insetos. Segundo a moradora Marlene Souza “primeiramente nós pedimos ao vereador Santinho, que é o representante do bairro e ele veio aqui e disse que iria buscar a solução, mas, até agora, nada”. Já a dona-de-casa Anita Santos relatou que “como o vereador não conseguiu uma solução, fomos na prefeitura no setor de infraestrutura e eles nos falaram que situações como essa existem em toda a cidade, mas que as equipes estão nas ruas fazendo os serviços” e ainda observou que “ontem veio uma equipe aqui, mas somente olhou e não voltou até agora”. Eles alegam que além dos transtornos já citados, como o risco de acidentes, o caminhão do lixo está impedido de passar e, com isso, a questão está chegando ao limite do suportável, pois, segundo eles, já tem mais de 15 dias. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro que afirmou que o ritmo dos trabalhos está intenso, pois são vários locais que estão recebendo os serviços de recuperação e a prioridade é para os que têm um fluxo de veículos mais intenso, para que a mobilidade urbana não seja afetada, mas que vai buscar deslocar uma equipe para a referida rua, mas, que o problema tem indicativo de rompimento da rede, o que demandará mais tempo de serviço.



Renda recua e torna o Brasil o 9º país mais desigual

Foto: Luciano Santos l 97News

O relatório País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras – 2018, divulgado na segunda-feira (26) pela organização não governamental Oxfam Brasil, mostra que entre 2016 e 2017 a redução da desigualdade de renda no Brasil foi interrompida pela primeira vez nos últimos 15 anos – reflexo direto da recente recessão econômica. A estagnação fez com que o Brasil caísse da posição de 10º para 9º país mais desigual do planeta no ranking global de desigualdade de renda de 2017. “Vivemos uma crise econômica recente muito severa que gerou uma onda de desemprego. Essa onda reduziu a renda geral do Brasil, sobretudo a renda da base da pirâmide social, os primeiros a sofrerem nos tempos de crise. E como efeito, houve aumento da desigualdade da renda do trabalho, aumento da pobreza e a estagnação da equiparação de renda entre os gêneros, além de um recuo na equiparação de renda de negros e brancos. Esse cenário é o que compõe o país estagnado estampado pelo relatório”, avalia o autor do relatório e coordenador de campanhas da organização no Brasil, Rafael Georges.

Retração da renda

Em 2017, os 50% mais pobres da população brasileira sofreram uma retração de 3,5% nos seus rendimentos do trabalho. A renda média da metade mais pobre da população foi de R$ 787,69 mensais, menos que um salário mínimo. Por outro lado, os 10% de brasileiros mais ricos tiveram crescimento de quase 6% em seus rendimentos do trabalho. A renda média dessa parcela da população foi de R$ R$ 9.519,10 por mês, conforme dados da PNAD/IBGE.

O número de pessoas pobres também cresceu no período. Havia 15 milhões de pessoas pobres no Brasil em 2017, o que corresponde a 7,2% da população – aumento de 11% em relação a 2016, quando havia 13,3 milhões. É considerado pobre quem sobrevive com renda de até US$ 1,90 por dia, cerca de R$ 7, conforme critério do Banco Mundial.

Georges argumenta que do ponto de vista estrutural, o Brasil está tendo que aprender a “dura lição” de que conquistas sociais se perdem muito rapidamente. A distância entre os mais ricos e os mais pobres vinha diminuindo há 15 anos no Brasil desde 2002, conforme o índice de Gini de rendimentos totais per capita, medido pelas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (PNAD-IBGE).

“Em 2017, nós voltamos para os mesmos níveis de 2012 em termos de porcentagem da população na pobreza. A menor taxa foi em 2014, em 2015 ela subiu um pouco e em 2016 e 2017 ela saltou. Em dois anos, voltamos cinco. Esse movimento nos lembra que é importante adotar medidas estruturais. O Brasil aprendeu a combater a desigualdade por meio do incremento de renda, o que é importante, mas renda não é tudo. É importante garantir uma infraestrutura social por meio da oferta de serviços de saúde e educação, principalmente, com aumento de investimentos nessas áreas”, defendeu.

CONTINUE LENDO


Brumado: Juiz ministra palestra no TG 06-024 sobre malefícios do uso das drogas

Foto: Divulgação

O Tiro de Guerra (TG) 06-024, recebeu na segunda-feira (26) o Juiz de Direito da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, o qual ministrou para os Atiradores da Turma de Instrução de 2018 uma palestra gratuita, abordando sobre os malefícios do uso das drogas. Durante a palestra o Juiz Genivaldo demonstrou de forma didática todos os males causados pelo uso das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas e as suas consequências na vida das famílias brasileiras. Ao final da palestra o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, agradeceu ao magistrado pela excelente palestra ministrada e falou sobre a importância deste assunto na vida das famílias brasileiras.



Associação dos Olhos d’Água inicia construção da sede própria e irá intensificar a campanha de arrecadação de material

Operários já iniciaram os serviços da construção da nova sede (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Num misto de arrojo e desafio a Associação de Moradores do Bairro Olhos d’Água iniciou de forma inédita as obras de construção da sua sede própria. Localizada na Rua Sebastião Meira Lobo, 73 , a edificação foi idealizada para possuir dois andares, com salão para eventos, reunião e espaços comunitários para interação de grupos jovens e terceira idade. A primeira etapa da campanha conseguiu arrecadar o material para o início da construção, que é assinada por engenheiro e arquiteto, ou seja, totalmente dentro das normas. Segundo o presidente da associação, Delvair de Lima Messias, o popular “Vadinho” a próxima etapa da campanha se iniciará no mês de dezembro, onde o objetivo é obter novas doações, especialmente de cimento e material de construção para que a obra tenha o seu andamento. Quem quiser contribuir com o projeto pode entrar em contato pelo celular: (77) 99959–1178.

Para que as obras tenham continuidade serão necessárias novas doações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Aracatu: Professora e alunos da rede estadual de ensino apresentam projeto sobre 'Consciência Ambiental'

Foto: 97NEWS

A educação ambiental está presente na vida dos seres desde o início de sua existência na Terra, pois, para sua sobrevivência era imprescindível o homem saber relacionar-se com o meio ambiente. Desde o primeiro o momento em que os seres humanos começaram a interagir com o mundo ao seu redor, e ensinaram seus fi­lhos a fazerem o mesmo, estava havendo educação e educação ambiental.  Após o processo de urbanização e industrialização a percepção de que a educação ambiental se faz presente em nosso dia-a-dia começou a mudar, o mundo começou um modelo de “desenvolvimento insustentável”, pois não importava o destino dos resíduos químicos, sendo estes da indústria ou das residências, todos eram despejados nos rios, nas matas, no meio ambiente em geral. 

 

Foto: 97News

A Educação e Consciência Ambiental tem sido uma prática pedagógica constante nas atividades de algumas escolas municipais e estaduais. Seguindo o mesmo "mote" da educação mundial, o Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos da cidade de Aracatu, realizou no último dia 24, em parceria com alunas e professoras do referido colégio a apresentação do projeto pedagógico sobre "Educação e Consciência Ambiental" na Câmara Municipal de Aracatu. Estiveram presentes os vereadores e pessoas da comunidade que foram prestigiar o evento. O projeto foi idealizado pela professora Iraci Nunes contando com o apoio dos colegas da Direção do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos é jurisdicionado ao Núcleo Territorial de Educação 20 de Vitória da Conquista.



Ministério da Educação libera recursos para educação em tempo integral

Foto: Daniel Simurro l 97News

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a transferência de recursos para que os estados brasileiros implementem a educação em tempo integral no ensino médio. De acordo com a Agência Brasil, serão liberados R$ 99 milhões, distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso. A liberação foi feita no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O objetivo do MEC é complementar o pagamento da primeira parcela de recursos correspondentes ao ano de 2019. As unidades federativas precisaram encaminhar planos de trabalho e também apontar unidades de ensino em que a nova modalidade de educação deverá ser implementada. Cada estado pode usar o dinheiro para a remuneração de professores, aperfeiçoamento dos profissionais, intervenções na infraestrutura, aquisição de equipamentos entre outras necessidades das unidades escolares. 



Maranhão: Sobrinho-neto confessa assassinato de idosa de 106 anos a pauladas por causa de R$ 30

Foto: Reprodução / Facebook

O sobrinho-neto de Antonia Conceição da Silva, assassinada a pauladas aos 106 anos no último dia 17 deste mês, confessou a autoria do crime no sábado (24) em Feira Nova do Maranhão. Antonia era uma das moradoras mais antigas da região. Segundo o site Varela Notícias, o jovem, de 24 anos, era um dos quatro suspeitos de ter cometido o crime. Ele respondia em liberdade por uma tentativa de homicídio no início deste ano, quando tentou matar uma pessoa com golpes de machado. Segundo o delegado que acompanha o caso, o jovem apresentou versões diferentes durante o depoimento de quatro horas, chegando a afirmar também que não se recordava do dia do crime. Ainda de acordo com o site, o laudo sobre a causa da morte da idosa afirma que ela sofreu traumatismo encefálico. Segundo as investigações, ela chegou a ser arrastada pela casa antes de morrer. O neto da vítima, que morava com ela, havia ido para uma festa, e, quando retornou, encontrou a avó já sem vida.



Contrariando expectativas, Temer sanciona reajuste dos ministros do STF

(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (26) o reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux revogou o auxílio-moradia para juízes, integrantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e tribunais de contas. Segundo o G1, o reajuste para ministros do STF, de R$ 33 mil para R$ 39 mil, foi aprovado no Senado no dia 7 de novembro. Temer tinha até esta semana para sancionar ou vetar. Embora o Supremo tenha recursos no próprio orçamento para pagar o reajuste, o aumento causou preocupação no governo federal e na equipe do próximo presidente, Jair Bolsonaro, que temiam o impacto nas contas públicas. Isso porque o reajuste de ministros do STF gera um "efeito cascata" nas carreiras do funcionalismo, já que dispara um aumento automático para a magistratura e para integrantes do Ministério Público. Ainda de acordo com o G1, o salário de ministro do Supremo funciona como teto para o serviço público. O fim do auxílio-moradia foi uma alternativa negociada entre o Palácio do Planalto e o STF para reduzir o impacto do reajuste. Fux já havia dito, no começo de novembro, que os juízes não receberiam cumulativamente o reajuste nos salários e o auxílio-moradia. Segundo ele, quando o aumento fosse confirmado, o benefício do auxílio-moradia – nos moldes como é concedido atualmente – seria revogado.



Polícia de Vitória da Conquista intensifica investigação buscando prender o ‘Tarado do Buzu’ que ejaculou e agrediu passageira

O caso ganhou uma forte repercussão (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Polícia Civil de Vitória da Conquista intensifica as investigações na busca de identificar e prender o homem que ejaculou em uma mulher e em seguida agrediu a vítima dentro de um ônibus do transporte coletivo da cidade. Imagens de monitoramento eletrônico e de outros poderão contribuir para a prisão do ‘tarado do buzu’, como o caso acabou ficando conhecido.  De acordo com relatos policiais, a vítima, que teve a identidade preservada, registrou o caso na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. O crime que agora está enquadrado na lei de importunação sexual tem sobre isso uma forte pressão da sociedade.



Americanos em intercâmbio desenvolvem oficinas que valorizam a cultura afro com crianças da LBV

(Foto: Ascom | LBV)

O Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, é uma forma de ressaltar a luta contra à discriminação racial, refletirmos sobre a posição dos negros na sociedade e valorizarmos um povo que contribuiu para a formação social, histórica e cultural do nosso país. Em 9 de janeiro de 2003, o"Dia Nacional da Consciência Negra" foi instituído pela Lei Federal 10.639 e inserido no calendário escolar. Dessa forma, o estudo da cultura afro-brasileira foi incluído no currículo escolar em todo Brasil. Durante o mês de novembro, diversas instituições no país realizam diferentes ações para comemorar a luta dos negros. Na Legião da Boa Vontade (LBV) não poderia ser diferente, e por isso, entre as ações que celebram o Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (22), o Centro Comunitário de Assistência Social Idalina Cecília de Paiva, localizado em Itinga/ Lauro de Freitas, recebeu duas visitas muito especiais. 

Os americanos Michael Anthony e Phedra Cileen vieram ao Brasil em missão humanitária e escolheram a LBV para conhecer e apresentar um pouco da cultura afro para crianças atendidas. Os americanos foram a Instituição no período da tarde, mas já pela manhã, durante o encontro com famílias atendidas, os responsáveis ficaram sabendo que seus filhos teriam no turno vespertino a visita especial. A notícia foi recebida com alegria, pois para os pais seria a oportunidade de seus filhos conhecerem pessoas que falam outro idioma e aprender sobre a cultura de pessoas que vivem em um país diferente. O objetivo da ação foi valorizar a identidade negra e promover a interação cultural dos atendidos. A mistura de etnias contribui para a construção do nosso país e é tão importante quanto a de cada cidadão. Valorizar todas as culturas é compreender e valorizar o que cada uma delas nos dá. Ao chegarem no Centro Comunitário, Michal e Phedra foram conhecer todos os espaços, passaram pela brinquedoteca, auditório, escovódromo (local onde as crianças escovam os dentes), salas de atividades e o refeitório. Ainda durante o tour pela unidade assistiram a apresentações de flauta e percussão, feita de material reciclado, produzida pelas próprias crianças durante as oficinas. O momento foi de grande descontração. Os convidados não resistiram e se renderam ao som dos pequenos. Já pelas expressões das crianças, era possível notar o quanto estavam felizes. “Foi mágico ver como as crianças estavam durante a apresentação, cheios de brilhos nos olhos, orgulhosos de si. Ficaram encantados ao perceber que os americanos estavam dançando junto com eles”, disse a assistente social da LBV, Rita de Cássia.

Outro momento que chamou bastante atenção dos pequenos foi no refeitório. Michael e Phedra foram convidados a almoçar junto com as crianças. Por meio dos olhinhos encantados, era possível notar o quanto aquele pequeno ato tinha uma grande importância para eles.

Phedra é cabeleireira e realizou oficina de beleza com as meninas. Fez diversos penteados, ensinou a fazer maquiagens, usar turbantes, tudo valorizando a cultura negra. Ela presentou às crianças com pentes próprios para cabelo afro, com blusas ornamentadas por ela, xuxas, prendedores, tudo muito colorido e com desenhos. Brenda Vitória de 9 anos, adorou os presentes. “Amei tudo que ela deu. Eu ganhei laços, esmaltes, tiaras e uma blusa linda que ela pintou". Já a Aniára, de 11 anos, gostou da experiência de interagir com pessoas que falam outro idioma. “Sempre quis conhecer pessoas de Nova York, que falam inglês. Sempre via pela televisão. Nunca tinha visto de perto. Achei muito legal conhecer eles”.

Durante a entrega das lembrancinhas, Phedra fez questão de reforçar com as meninas que não importa o tipo de cabelo que se tem. Independente dele ser crespo, liso ou ondulado, todas elas poderiam sim usar os adereços que quisessem. Após a oficina de turbantes, ela colocou uma coroa de princesa em cada uma das meninas e reforçou a importância de se aceitar, ter a autoestima elevada, disse que todas deveriam se sentir como princesas. “As meninas estavam muito interessadas em aprender e fazer o proposto da oficina com alegria e entusiasmo. O brilho no olhar dessas crianças mexeu muito com nós dois. Sabemos que para quase todas elas, senão todas, se não fosse na LBV elas nunca iriam aprender tanto, especialmente o ato de compartilhar, o que todas elas fizeram de bom grado. Nos abraçaram o tempo todo e mesmo sem falar a nossa língua, sentimos perfeitamente o amor e gratidão deles em passar essa tarde conosco. É isso o que nós dois vamos levar daqui”, disse Phedra.

“Essa visita de pessoas de fora do Brasil trouxe um retorno muito positivo para as crianças. Todos os dias aqui na LBV já trabalhamos a questão da autoestima, da “gordofobia”, racismo, então ter pessoas de fora falando para eles sobre esses assuntos é extremamente enriquecedor. Todo material que a Phedra trouxe agregou ao que a gente já vinha trabalhando com elas. Com o apoio de um tradutor ela deixou a mensagem para todos nós: Bonito não é o que acham bonito, nem o padrão de beleza que é estabelecido pela mídia, bonito é você dizer o que você tem de bonito em você”, completou a assistente social Rita.

Já Michael é Professor de Artes e desenvolveu oficina de desenho com os meninos. Ele presentou os garotos com bonés e entregou para cada um deles um kit com diversos acessórios para enfeitar e pintar os bonés. “Fiquei tocado com um garotinho que customizou o boné dele, que fazia parte da minha oficina e no final ele veio até mim e disse que queria que eu levasse o dele para os EUA. Ele me pegou de surpresa, eu realmente não esperava por essa. Eu me senti extremamente tocado com aquela situação. Para uma criança abordar do nada um completo estranho e realizar um gesto tão amigável como esse, me faz pensar que a LBV está realizando um trabalho fantástico com essas crianças e com as famílias delas. Essas crianças nos presentearam com o sorriso e a alegria delas”, disse Michael, emocionado. Além disso doou kits de material para higiene bucal, contribuindo de forma lúdica para reforçar as práticas que os pequenos aprendem na LBV sobre a importância de escovar os dentes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Ainda de acordo com esses números, os negros representavam apenas 17,4% da parcela mais rica do país. “As pessoas não gostam do que é diferente. Elas não gostam de mudança. E sendo eu um negro norte americano, eu digo por todos que nós temos que mudar e irmos à luta com a mente positiva, para que haja um mundo onde as pessoas não vejam a sua cor e sim o indivíduo”, reforçou Michael.

 

Para a atividade de intercâmbio, a LBV contou com o apoio de um tradutor voluntário que acompanhou os convidados e auxiliou na comunicação. “Fiquei muito feliz e surpreso com a notícia de que iria interpretar. Eu amo me comunicar com as pessoas. Quando Michael e Phedra chegaram no Centro Comunitário eu não imaginei o que iria aprender com eles. Justamente por acompanhá-los pessoalmente eu tive a chance de ter um contato muito próximo e ver de perto como o serviço voluntário pode tocar as pessoas envolvidas de ambos os lados. Foi uma tarde muito agradável e marcante para todos nós. Eles trouxeram muitas coisas para nós, mas nós também devolvemos a cortesia para eles, e é muito gratificante, como tradutor e voluntário da LBV, estar ambientado nessa transação intercultural”, disse o tradutor, Arthur Marinho.

A visita do Michael e da Phedra faz parte do programa Blue Heart Ambassador (Embaixador Do Coração Azul), criado pela LBV dos EUA, com o objetivo de promover intercâmbio com jovens e adultos norte-americanos que queiram ajudar em ações humanitárias nos países onde a LBV está presente. “Para todos, eu indicarei agora que procurem na embaixada organizações como essa, que façam e proporcionem um trabalho tão profundo e renovador como o da LBV. Queremos mostrar aos nossos amigos que se interessam no serviço voluntário, e são muitos, a acessibilidade que é estar num ambiente tão favorável ao crescimento pessoal como esse centro. A mensagem que fica é: compartilhem. Tragam o que vocês tiverem e recebam o carinho e amor que essas pessoas tem para oferecer”, finalizou Michael.

O ideal de Boa Vontade ultrapassa barreiras e inspira também a atuação da LBV na Argentina, Bolívia, Paraguai, Portugal e Uruguai. Todas as ações no Brasil e nos 6 países são mantidas graças a doações da população local. 

CONTINUE LENDO