ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Categoria aprova por unanimidade orçamento do SEEB/VCR

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (29), bancárias e bancários filiados à base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região aprovaram por unanimidade em assembleia o orçamento da entidade para 2019 e ajustes para 2018. Para executar a construção coletiva do uso dos recursos financeiros do Sindicato, a diretoria convocou a categoria para discutir e avaliar um planejamento para os próximos meses. Foram apresentadas as despesas e receitas da instituição, e após o debate, foram realizadas alterações na proposta apresentada pela diretoria. Para 2019, a categoria avaliou a importância de fortalecimento de outras campanhas, diante da atual conjuntura adversa aos trabalhadores e uma Campanha Nacional reduzida, tendo em vista que o acordo coletivo assinado tem validade por dois anos. Também foi destacada a necessidade de investir na atualização do acervo de memória do sindicato, que já foi iniciado esse ano com a digitalização de fotografias e fitas cassetes, além de investimentos na comunicação. Devido à alta quilometragem de um dos veículos do Sindicato, também foi aprovada a venda e aquisição de um novo carro, pensando na questão da segurança e para evitar a elevação de custos com manutenção e perda de valor de revenda. “Mais uma vez foi possível fazer um orçamento balanceado, onde continuamos garantindo e ampliando as atividades do SEEB/VCR em sua base. Para o ano de 2019 teremos o desafio de mobilizar a categoria e os trabalhadores contra os retrocessos que estão sendo planejado e para isso foi fundamental pensar desde já como vamos garantir recursos para a elaboração de campanhas no decorrer do próximo ano”, ressalta Jornan Almeida, diretor de Finanças do SEEB/VCR.



Dia Internacional de Luta contra a Aids: prevenção ainda é o melhor remédio

(Foto: Reprodução)

Quando falamos em AIDS muitas coisas nos vêm à mente. O tabu e o preconceito relacionados aos pacientes acometidos pela patologia e, até mesmo, as mortes de grandes artistas contemporâneos, como as dos cantores Freddy Mercury, Cazuza e Renato Russo, que foram vítimas da AIDS em uma época em que a epidemia se alastrava de forma vertiginosa em todo o mundo, são temas que ainda têm um grande impacto emocional em todos nós. Para desmistificar o assunto e esclarecer a população sobre os principais meios de exposição ao vírus HIV, causador da doença, e os métodos preventivos disponíveis, no dia 1 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. A data foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, desde 1988, o Ministério da Saúde aproveita a ocasião para promover ações de conscientização relacionadas a esta que ainda é uma das doenças mais letais que conhecemos.

Embora a mortalidade por conta da AIDS no Brasil tenha caído 7,2%, a partir de 2014, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV AIDS 2017, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde), principalmente devido às boas políticas públicas de saúde e assertividade dos tratamentos, muitas pessoas ainda são negligentes quando o assunto é prevenção. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2007 e 2016, foram registrados mais de 136 mil novos casos de infecção por HIV no País. A principal via de transmissão do HIV, é, sem dúvida, a prática de qualquer relação sexual sem proteção, independentemente de haver ou não penetração.

 

Nesse cenário, a melhor forma de prevenção ainda é o uso da camisinha, embora o seu uso esteja ficando cada vez mais impopular, principalmente entre os jovens brasileiros. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), divulgada pelo IBGE e realizada com estudantes do 9o ano do ensino fundamental, mostrou que 33,8% dos entrevistados, jovens entre 13 e 17 anos de vida sexual ativa, não haviam utilizado o preservativo em sua última transa, o que é extremamente preocupante. Como principais justificativas, falta de informação e de preocupação, além do tradicional descuido foram citadas, embora, na prática, a eficácia da medicação dê uma falsa ideia de que os riscos de contaminação também diminuíram ao longo dos anos.  As informações são de 2015, mas ainda são bastante atuais.

 

Não podemos esquecer também que existem outras maneiras de infecção, como o compartilhamento de seringas por usuários de drogas, o momento do parto (transmissão vertical) e, até mesmo, uma transfusão de sangue. Portanto, todo cuidado é pouco. No caso de exposição ao risco de contágio, é recomendado que um médico seja imediatamente consultado. Para o diagnóstico, é necessário um exame de sangue ou da mucosa bucal para detecção dos anticorpos. A primeira etapa consiste em um teste rápido (anti-HIV) e, em caso de resultado positivo, realiza-se o Western Blot ou ELISA para a confirmação. Uma vez detectado o HIV, um infectologista deve ser acionado e o tratamento iniciado imediatamente.

 

Em geral, é indicada uma combinação de drogas antirretrovirais, que deve ser ingerida diariamente, sempre no mesmo horário. Atualmente, essas medicações são bem toleradas pelo organismo e fáceis de ministrar, com poucos efeitos colaterais, como enjoo ou alteração intestinal. Geralmente, os primeiros sintomas da contaminação pelo vírus são as chamadas doenças oportunistas. Ao destruir as células de defesa, o HIV impacta diretamente na imunidade do indivíduo, abrindo caminho para que estas patologias se instalem. Dentre as mais comuns, podemos citar a pneumocistose, a toxoplasmose, o Sarcoma de Kaposi e a tuberculose. As primeiras reações são febre persistente, tosse seca, garganta arranhada, suor noturno, rápida perda de peso, náusea, queda de energia, entre outras.

 

Muitas vezes, as pessoas ficam anos com o vírus incubado, sem apresentar sintomas. Por isso é sempre recomendada a realização de exames periódicos. Uma das principais novidades no tratamento da AIDS é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ou pílula anti-HIV, que é distribuída pelo Ministério da Saúde desde 2017 a todas as pessoas que apresentam risco da exposição ao vírus. No entanto, mesmo com a medicina em constante evolução, a prudência não deve ser descartada. Embora a eficácia da PrEP seja reconhecida cientificamente, a prevenção ainda é o melhor remédio.

CONTINUE LENDO


Sebrae premia Brumado como a cidade mais empreendedora da Bahia

Foto: 97News

Realizada na noite de quarta-feira (28), no Hotel Fiesta Convention Center, em Salvador, a 10ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae, elegeu oito prefeitos com as melhores iniciativas de promoção do empreendedorismo em seus respectivos municípios. A cidade de Brumado foi eleita em primeiro lugar no estado da Bahia como cidade mais empreendedora. A etapa estadual avaliou projetos de 38 municípios que concorreram em oito categorias, como Inovação, Sustentabilidade e Cooperação Intermunicipal. Destes, 26 foram à final - incluindo Brumado, que concorreu nas categorias de ações públicas, gestão pública eficiente e sala do empreendedor consolidada e com atuação rural, comercial e industrial. Para o Coordenador da Sala do Empreendedor em Brumado, Jansen Ricardo, ressaltou que Brumado foi destaque por sua eficiência em pouco tempo de abertura da Sala do Empreendedor. “O município de Brumado vem se inovando a cada dia com as ações públicas inteligentes e empreendedoras. Esse prêmio mostra que Brumado poderá ser uma cidade com geração de emprego e renda”, comentou. 



Justiça defere liminar e suspende contrato advocatício irregular firmado pela prefeitura de Esplanada

(Foto: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, a Justiça Federal suspendeu, em decisão liminar de 13 de novembro, todos os efeitos do contrato de prestação de serviços advocatícios firmado entre a prefeitura de Esplanada e os escritórios João Lopes de Oliveira Advogados Associados, por ter resultado no desvio da finalidade de R$ 6,5 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). O MPF requereu a liminar dentro de uma ação civil pública buscando a nulidade do contrato. A decisão da Justiça também atendeu aos pedidos do MPF de bloqueio dos valores de destaques já realizados no processo e de suspensão do pagamento de honorários advocatícios. A prefeitura de Esplanada celebrou contrato com a sociedade João Lopes de Oliveira Advogados Associados para dar aparência de legalidade aos serviços que já eram prestados pelo proprietário do escritório há dois anos. O gasto público foi de R$ 6,5 milhões, recebidos em precatórios do extinto Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – hoje substituído pelo Fundeb). Entretanto, os valores referentes ao ganho de causas relativas ao Fundo referido devem ser aplicados exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção do ensino, em atenção ao art. 2º da Lei 9424/96.



TSE reforma decisão e indefere candidatura de Caetano; 1º suplente ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes pode assumir o mandato

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e indeferiu o registro da candidatura do deputado federal Luiz Caetano (PT-BA). O parlamentar foi reeleito com 124.647 votos, porém foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por uma condenação por improbidade administrativa. Os ministros do TSE consideraram que o ex-prefeito de Camaçari não deveria ter tido o registro validado pela Justiça Eleitoral da Bahia e negaram o registro a Caetano de forma unânime por 7 votos a 0. Dessa forma, o primeiro suplente da coligação, Charles Fernandes (PSD), assumiria a cadeira. Charles Fernandes foi prefeito do município de Guanambi entre os anos de 2010 a 2016, fez o sucessor Jairo Magalhães. Nas eleições deste ano (2018), Fernandes foi lançado pelo governador Rui Costa (PT), como candidato a Deputado Federal e capitaneou mais de 74 mil votos.



Moradores da Rua Antônio Tanajura no Bairro São Félix alertam para buraco provocado por rede de esgoto estourada

O buraco foi sinalizado com galhos de árvores e plásticos para chamar a atenção dos condutores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os problemas relativos a redes de esgotos rompidas em Brumado são recorrentes, o que causa muitos transtornos para os moradores e também para a administração municipal, já que os reparos, os quais deveriam ser feitos pela Embasa que é a empresa dona da concessão da exploração do abastecimento e do saneamento, acabam tendo que ser feitos pela gestão municipal. Em contato com a nossa redação, moradores da Rua Antônio Tanajura, que fica localizada no Bairro São Félix, comunicaram um desses episódios, onde um esgoto rompido causou um buraco na via, o que pode provocar acidentes. Eles solicitam uma intervenção do poder público para sanar o problema antes que alguém possa se acidentar.



Quantos Somos Vereadores em Brumado?

A Câmara Municipal de Brumado está passando por reforma e ampliação, inclusive com adaptações para receber mais 2 vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na condição de Cidadão atuante no tocante ao exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais não poderia jamais deixar de emitir a minha opinião e posição acerca da atualíssima discussão sobre o aumento do número de Vereadores – ou diminuição – do Município de Brumado/BA. O limite máximo de cadeiras para o Legislativo Municipal está previsto na Constituição Federal de 1988 e leva em consideração o número de habitantes. Brumado está posicionado na faixa dos municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes, podendo ter 15 vagas para o exercício da Edilidade. Hoje temos 13 Vereadores. Felizmente não podemos praticar a democracia direita de Atenas. Antes de tudo é preciso entendermos que essa faixa não nasceu por acaso ou foi uma mágica ideia aflorada numa roda qualquer. É um princípio constitucional da representatividade popular que respeita a autonomia municipal, neste caso, para optarmos entre 13 e 15 Vereadores.

Existe na sociedade brasileira um descontentamento com o modelo democrático, evidenciando uma crise de representatividade e desgaste dos sujeitos políticos, mas a solução é reduzi-los, elimina-los ou extirpa-los? No caso de Brumado poderemos manter o número de treze, mas a opinião geral é a de que ainda é muito.

“O Poder Legislativo deve reproduzir, a diversidade de interesses, valores e ideologias existentes na sociedade que ele representa. O Parlamento não é, contudo, apenas o espelho da sociedade, porque ele, com suas ações e decisões, ajuda a transformar esta sociedade, atuando na própria formação de sua identidade”.

O Poder Legislativo é a expressão personificada do Estado Democrático Brasileiro. É a linha de frente da representação dos interesses da população local e nenhum Vereador usurpou aquela cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, e sim foram eleitos democraticamente pelo voto popular, portanto são legítimos. É a democracia indireta das Revoluções Francesa e Americana.

Ao meu ver, se os nossos representantes no Legislativo estão a faltar com o decoro, a moralidade e a competência para nos representar, é preciso elegermos outros nomes. Lembrando que a alma da representatividade popular não é agradar apenas a minha pessoa e sim a maioria. A minha insatisfação – ou de algum grupo – pode não ser o sentimento da maioria.

Volto com a resposta ao questionamento: a solução para o problema é o mesmo que o gerou. O voto!

Representatividade é cosia séria e projeta o Município, classificando-o como pequeno, médio ou grande.

Representatividade popular é coisa séria e é o meio mais viável para a efetivação de uma política democrática mais participativa.

Sou plenamente favorável ao aumento de 13 (treze) para 15 (quinze) Vereadores em Brumado e não tenho nenhum problema em assumir minha posição, até porque já fui Vereador e tenho plena consciência desta importante ferramenta democrática.

Brumado não pode continuar pensando pequeno. Só temos a perder em termos de projeção, participação popular e futuro prospero já chutando o pilar democrático da representatividade popular.

Se o problema é o distanciamento político do representante com a sociedade: outro no lugar!

Se o problema é o custo financeiro com subsídios, assessores, gabinetes, etc. Redução do custo, já!

O que é, ao meu ver, equivocado é achar que manter ou reduzir o quantitativo de vereadores será a solução para os mais diversos problemas da nossa sociedade. É verdade que alguns estão sendo incompetentes até para colher os frutos das realizações do Poder Executivo local em suas comunidades.

Brumado é uma cidade de médio porte e, convenhamos, não pode ter o mesmo número de Vereadores de cidade pequena. O problema pode não ser o número de cadeiras, mas a qualidade ou responsabilidade de quem as abancam. Aos que estão insatisfeitos com a “qualidade” não acredito que com menos Vereadores teremos a melhora. Nem a matemática fecha essa conta.

Uma coisa é certa: O DISCURSO POLÍTICO CONTRÁRIO AO QUANTITATIVO DE VEREADORES É MUITO FÁCIL!

Por todos esses aspectos, sou favorável ao aumento de 13 (treze) para 15 (quinze) Vereadores em Brumado. Sou favorável a redução dos custos por Vereador. Sou favorável a democracia e a representatividade popular.

Brumado não é mais uma cidade pequena!!

Weliton Lopes – advogado, professor e cidadão brumadense.

CONTINUE LENDO


Brumado: Secretário estadual de infraestrutura diz que após recuperação da BA-148 dará início as obras da Av. Lindolfo Azevedo Brito

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

As obras de restauração do pavimento da Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado, devem começar em breve. De acordo com informações passadas pelo secretário estadual de infraestrutura, Marcos Cavalcanti, ao chefe do executivo brumadense em recente reunião, a mesma empresa, assim que terminar as obras da BA-148, deverá efetuar a recuperação da avenida, que há anos está sem recuperação completa. A extensão total da área que receberá pavimentação é de aproximadamente 1 km. O investimento da recuperação não foi divulgado. Já a pouco mais de um mês com trabalhos de recuperação na BA-148 pela empresa Jurema que foi a vencedora do processo licitatório, a empresa também sinalizou a recuperação da Avenida Lindolfo Azevedo Brito. Essa é uma das vias em maior estado de degradação na cidade de Brumado. A via também é alvo constante de críticas da população, mas a administração municipal sempre retrucou dizendo que a via faz parte do "Marco Zero" da BA-148. Por tanto sendo de responsabilidade do governo do estado.



Gusttavo Lima se irrita com fã a quem prometeu cadeira de rodas: 'Não tenho obrigação'

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Gusttavo Lima não gostou de ser cobrado publicamente por uma fã a quem prometeu, durante um show no último fim de semana, doar uma cadeira de rodas para o filho de 14 anos, que é tetraplégico. Nesta terça-feira (27), Joyce, a fã, usou as redes sociais para reclamar da demora do presente. O cantor, então, colocou as coisas em seus devidos lugares. “A cadeira para o Brenno vai ser concedida, mas quero deixar bem claro que aqui que temos um tempo certo para fazer as coisas. Não é do dia para a noite que a gente resolve as coisas desse jeito. Nós fizemos o show no sábado, no domingo ninguém trabalha e só tivemos ontem para correr atrás disso”, disse ele, em vídeo. E prosseguiu: “Eu me sinto bem, feliz em poder ajudar o Brenno. Mas não é desse jeito… Não funciona assim, nessa pressão, indo para a rede social reclamar. Eu não tenho obrigação de ajudar ninguém. O que eu fiz foi de coração, por amor, e eu espero que você entenda isso. Eu nunca me senti tão triste e feliz em poder ajudar alguém e a mãe dessa pessoa querer me colocar como errado, como que eu não quis ajudar, como se eu tivesse prometido e não cumprido”. “O que foi pedido foi uma cadeira de rodas, não foi dinheiro. Então se você está esperando que eu mande dinheiro: esquece, isso não vai rolar. Brenno, sua cadeira de rodas está chegando, tá, garoto? Espero que você seja muito feliz e que essa cadeira te traga muitas alegrias, que faça a diferença na sua vida. Fico feliz em poder te ajudar”, concluiu. Joyce também voltou às redes sociais para responder ao cantor. Ela disse que em nenhum momento pediu dinheiro para o artista. “Em momento algum eu pedi dinheiro eu pedi a cadeira que custava R$ 12 mil. Muitas pessoas estão me criticando e falando coisas de mim. Eu não falei em momento algum que fui mal tratada por ele, falei sim que fui pelo segurança dele e alguns da equipe dele. Eu não coloquei pressão para comprar a cadeira até porque ele não tem obrigação alguma de comprar nada para ninguém. Ele fez de coração e porque gosta de ajudar”, escreveu.



Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região lança edital de convocação geral extraordinária

Foto: Divulgação

O Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado e Região, pelo presente edital, na forma da Legislação Trabalhista e disposições estatutárias, convoca todos os membros da categoria comerciária, empregados no comércio das cidades de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Brumado, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mirante, Nova Canaã, Planalto, Poções, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tanhaçu e Tremedal, sindicalizados ou não, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária Intinerante entre os dias 03 à 11 de dezembro, no Centro e bairros de Brumado e nas principais cidades da Base Sindical, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h00 e também de forma fixa no dia 11 de dezembro na Rua São João, n°46, Centro, de Brumado, no dia 12 de dezembro na Rua São Gonçalo, n°95, Centro, de Livramento de Nossa Senhora e no dia 14 de dezembro na Rua Timóteo Gonçalves da Costa, n° 247, Centro, de Poções, às 20h, com presença da maioria absoluta dos membros empregados trabalhadores integrantes da categoria, ou às 20h30, com qualquer número dos membros empregados trabalhadores integrantes da categoria presentes, em 1ª ou 2ª convocação, em conformidade com o legislação trabalhista vigente. (Veja aqui o Edital)

Ordem do dia: 

a) – Discussão e deliberação da PAUTA SALARIAL 2019, para toda categoria; b) – Autorização para a Diretoria da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia, FECOMBASE, a firmar Convenção Coletiva de Trabalho com Entidades Sindicais Patronais: Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, SINDLOJAS/BA; Federação do Comércio de bens, Turismo e serviços do Estado da Bahia, FECOMERCIO/BA, e Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviços do Estado da Bahia, SINDSUPER/BA; c) – Autorizar a Diretoria da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia, FECOMBASE, a propor Mediação ou Dissídio Coletivo caso não prosperem as negociações com as Entidades Sindicais Patronais; d) - Deliberar sobre instituição da contribuição vinculada a norma coletiva para todos os trabalhadores beneficiados pela convenção coletiva de trabalho nos Termo de Ajuste de Conduta/TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho N° 135.2018, IC 0001607.2014.05.000/4. 

Brumado/BA, 23 de novembro de 2018. 

JOILSON PEREIRA DA SILVA. 

Presidente.

 

CONTINUE LENDO


BA-148: Construtora alerta para riscos de acidentes próximo a canteiros de obras entre Brumado e Livramento

Foto: Luciano Santos l 97News

Com obras em rodovias da região Sudoeste, a empresa que realiza a recuperação das BA´s: 262, 263 e 148, alerta os motoristas para trechos que requerem mais atenção dos viajantes durante a execução das obras. As estradas em manutenção são algumas das mais movimentadas da região e devem garantir mais segurança quando as intervenções forem concluídas. O alerta veio após um motorista perder o controle do veículo na manhã da última terça-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o advogado Leonardo Castro, perdeu o controle do veículo por motivos desconhecidos e acabou capotando às margens da via. Em entrevista a imprensa brumadense, o engenheiro da construtora Jurema, Lúcio Flávio, relatou que a empresa instalou placas de sinalização em vários trechos da rodovia, justamente buscando alertar o condutor sobre os riscos de acidente. "É preciso prestar atenção à sinalização e respeitar o limite de velocidade nas rodovias que estão em obras", alertou. De acordo com o engenheiro, o trecho de maior imprudência, é o da BA-148, mas, a empresa redobrou a atenção nesse trecho para evitar quaisquer riscos aos usuários. "Foi reforçado a campanha de conscientização dos condutores nesse trecho. Além disso estamos com apoio da mídia local para reforçar este alerta aos condutores”, comentou o engenheiro.



Liberação de plantio de maconha para fins medicinais anda no Congresso Nacional

Foto: Reprodução

A proposta que libera o plantio de maconha para fins medicinais foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado nesta quarta-feira (28) e agora deve seguir para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O Projeto de Lei do Senado (PLS) 514/2017 é originário de uma ideia legislativa encaminhada ao portal e-Cidadania (SUG 25/2017) e libera o semeio, o cultivo e a colheita da Cannabis, em quantidade não mais que a suficiente ao tratamento médico. Pacientes, familiares ou associações de pessoas que fazem o uso medicinal da substância, poderiam cultivar a planta para fins terapêuticos. A proposta prevê a autorização da União para liberar a importação de plantas e sementes, o plantio, a cultura e a colheita da Cannabis exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados e mediante fiscalização. Enquanto a pauta anda no Senado, a discussão sobre o assunto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continua paralisada. Mesmo depois de ter havido uma sinalização de que seria prioridade na entidade. 



Assaltos sucessivos assustam passageiros da Viação Cidade Verde em Vitória da Conquista

Três assaltos ocorreram em menos de 24 horas (Foto: Léo Santos)

Passageiros, motoristas e cobradores da Viação Cidade Verde, que faz o transporte público em Vitória da Conquista vêm sendo alvo de assaltos sucessivos. Nas últimas 24 horas, 3 assaltos foram registrados dentro dos ônibus, sendo o primeiro na noite de ontem (quarta-feira) no Bairro Miro Cairo, no ônibus que faz a linha Morada Real-Miro Cairo. Um assaltante armado levou todo o dinheiro da empresa de ônibus. O segundo assalto foi no início da manhã de hoje (29), por volta das 06h, na Avenida Maranhão, em frente ao Hospital Afrânio Peixoto, também por um homem armado. O terceiro assalto foi logo em seguida, o qual foi efetuado pelo mesmo assaltante que desceu a avenida e assaltou outro veículo, no último ponto da Avenida Frei Benjamim.



Lava-Jato prende Pezão em nova operação contra corrupção

Agentes da Polícia Federal no Palácio Laranjeiras (Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)

Três semanas depois de prenderem dez deputados estaduais acusados de corrupção, agentes da Polícia Federal e procuradores da República voltaram às ruas na manhã desta quinta-feira (29) para cumprir ao menos nove mandados de prisão, cujo principal alvo é o governador Luiz Fernando Pezão . A ordem para esta nova fase da Lava-Jato foi dada pelo ministro e relator do caso Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também relatou a Operação Quinto do Ouro, que prendeu cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) em março do ano passado. Segundo o Globo, o pedido de prisão foi feito pela PF do Rio, com aval da Procuradoria Geral da República (PGR), a um mês do sucessor de Sérgio Cabral terminar o mandato. Os carros da PF deixaram o Palácio Laranjeiras, onde fica a residência oficial do governador, às 7h35m, com Pezão, em direção à sede do órgão, no Zona Portuária da cidade. Pezão chegou ao local às 7h50m. Entre os outros alvos de prisão da ação, denominada Boca de Lobo, estão o secretário de Obras do Rio, José Iran, e operadores financeiros ligados ao governador. O ex-secretário de Obras Hudson Braga também é alvo de um dos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ. Além de Pezão e Iran, há mandados de prisão contra o secretário de Governo, Affonso Henriques Monnerat Alves Da Cruz, já preso na operação Furna da Onça, Luiz Carlos Vidal Barroso (servidor da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico), Marcelo Santos Amorim (sobrinho do governador Pezão), Cláudio Fernandes Vidal e Luiz Alberto Gomes Gonçalves (sócios da J.R.O Pavimentação), Luis Fernando Craveiro De Amorim e César Augusto Craveiro De Amorim (sócios da High Control Luis).

 



Empresa de Vitória da Conquista poderá implantar ônibus elétrico em sua frota

Foto: Reprodução

Uma empresa que opera no transporte coletivo de Vitória da Conquista, na região Sudoeste poderá trazer para a cidade, o ônibus elétrico, que já foi colocado em prática em vários municípios do Brasil. Atuando há mais de 20 anos em conquista, a empresa Cidade Verde, foi alvo de várias críticas este ano, por conta de que a empresa estava operando com ônibus sem condições, sendo até ameaçada de quebra de contrato com a prefeitura. Mas, apesar do setor de transporte passar por um momento turbulento, a Cidade Verde anunciou esta semana que vem buscado novos investimentos com o objetivo de garantir comidade aos usuários. Nos próximos dias, segundo a empresa, 10 ônibus 0km estarão a disposição da cidade, entre eles, alguns serão elétricos. Com um custo de aproximadamente de R$ 1,8 milhão, cerca de seis vezes mais que um convencional, ao contrário dos outros modelos, o ônibus ecológico não vem com motor a diesel ou gasolina e, sim motores elétricos. Os veículos devem começar a circular por Vitória da Conquista a partir dos próximos meses. Os novos ônibus vão percorrer toda a cidade, já que seu itinerário será trocado frequentemente. O veículo tem bateria suficiente para circular até 250 quilômetros, um dia de serviço. São de três a quatro horas para recarregar a bateria. Um eletroposto será montado na garagem da empresa.



Secretária de Educação de Brumado será uma das palestrantes no II Seminário Nacional do Tribunal de Contas do Estado

Foto: Divulgação

A Secretária de Educação de Brumado, Ednéia Ataíde foi convidada para fazer uma apresentação da atual situação da Educação Municipal de Brumado no II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta.  O convite foi feito por representantes do TCM  porque  o município foi um dos destaques no IPEM -  Índice de Performance em Educação dos Municípios do Estado da Bahia. O evento será realizado pelo  Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), em cumprimento da missão de zelar pela qualidade do gasto público educacional, onde serão apresentados os primeiros resultados do Projeto “Educação é da Nossa Conta”, com o lançamento do Sumário Executivo do Projeto; do Índice de Performance em Educação dos Municípios do Estado da Bahia (IPEM) e o Aplicativo “Na Ponta do Lápis”



Dr. Carlos Junior Clínico Geral no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

A procura por um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas, sempre e indicado. O clínico geral, tem uma visão global do organismo humano e deve estar preparado para proceder aos diversos diagnósticos.Esse profissional está apto a tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é muito específico. Clínico Geral é no Centro Médico São Gabriel com Dr.Carlos Júnior. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / 99925-8807.



Bahia: Produtores iniciam nova safra de algodão; região sudoeste poderá ter 12 mil hectares de plantio

Foto: Conteúdo l 97News

Com o fim do período do vazio sanitário, encerrado na última semana, tem início a nova safra de algodão do oeste da Bahia. Os produtores já podem começar o plantio, depois do fim da restrição de 60 dias, que visa a eliminação de plantas vivas do campo. A medida, estabelecida por meio da portaria Nº 253/2018, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é uma das mais eficientes estratégias para a prevenção e combate às principais pragas na lavoura do algodão, principalmente o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis). Para a safra 2018/2019, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prevê o crescimento de 25,8% na área plantada de algodão, com a previsão total de 331,9 mil hectares, sendo 319,6 mil no oeste, e 12,3 mil no sudoeste baiano. Na safra passada, a Bahia produziu um total de 1,270 milhão de toneladas de algodão (caroço e pluma) em uma área de 263.692 mil hectares. A Bahia é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.



Conquista: Mãe é presa suspeita de matar filho de 3 meses com tapa no rosto; ela disse à polícia que bebê estava chorando demais

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma dona de casa de 30 anos foi presa suspeita de matar o filho de três meses com um tapa no rosto do bebê, na noite de terça-feira (27), em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, a mulher contou que bateu na criança porque ela estaria chorando demais. Conforme a Polícia Civil, um irmão gêmeo do bebê já havia morrido em 6 de novembro, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ainda segundo informações da Polícia Civil, no caso da última terça, em um primeiro momento, a mãe Graciane Almeida Silva disse aos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o filho havia passado mal e morrido em casa. Ela contou a mesma versão aos familiares e à polícia. O laudo da necrópsia, entretanto, apontou traumatismo crânio encefálico como causa da morte do bebê. Isso, aliado ao comportamento agressivo de Graciane com os filhos fez com que a primeira versão da mulher fosse questionada pela polícia. Durante depoimento, Graciane confessou a agressão ao bebê e disse ainda que foi a responsável por uma fratura no fêmur que a mesma criança sofreu no dia 12 de novembro. Por conta da confissão dela, a polícia informou que será feito um pedido de exumação do corpo do bebê que morreu em 6 de novembro, para verificar se houve algum tipo de violência que não foi percebida na época da morte.



Senado gasta R$ 32 milhões em mesadas para filhas solteiras

Foto: Reprodução

Quatorze filhas solteiras pensionistas do Senado Federal recebem o teto constitucional, que hoje é de R$ 33,7 mil. É o mesmo valor do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de deputados e senadores. A mais idosa desse grupo tem 88 anos. No total, 170 dependentes de ex-servidores do Senado recebem o benefício. O gasto anual com as filhas solteiras fica em R$ 32,4 milhões. A pensão mais antiga entre todas as pensionistas, no valor de R$ 28,8 mil, vem sendo paga há 64 anos.