ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Durante evento da Plataforma Paulo Freire, municípios da região exaltam a qualidade da Educação de Brumado

Secretários de educação da região exaltaram o modelo do Ensino Integral durante palestra da Plataforma Paulo Freire (Foto: Divulgação)

A busca do conceito de excelência proposto pela Administração “Educar para Libertar” vem promovendo novos tempos para o setor educacional brumadense, os quais são comprovados pelos índices muito positivos no IDEB, que fizeram inclusive, que Brumado recebesse o reconhecimento e o destaque de dois órgãos de grande relevância na Bahia, que são o TCM e TCE, os quais, no último dia 06 de dezembro, realizaram em Salvador o II Seminário Nacional ‘Educação é da Nossa Conta’. Nesta terça-feira (18), um novo reconhecimento sobre os avanços obtidos no setor educacional municipal de Brumado ocorreu durante uma palestra onde estiveram presentes vários municípios da região que integram a Plataforma Paulo Freire. O grande destaque, mais uma vez, foi a Escola em Tempo Integral, que vem sendo objeto de aplausos devido à estrutura das escolas e a todo o trabalho desenvolvido por todos os que atuam neste segmento. Secretários de Educação dos municípios de Paramirim, Caculé, Ibiassucê, Planalto e Barra do Choça, que participaram de uma avaliação do Sistema Paulo Freire não esconderam a satisfação em conhecer de forma mais aprofundada essa metodologia de ensino que vem sendo empregada em Brumado. Na oportunidade o prefeito Eduardo Vasconcelos e a secretária Ednéia Ataíde foram convidados pelo responsável do sistema a apresentarem o modelo de educação de Brumado aos referidos municípios e mostrar que o sonho da Escola em Tempo Integral pode sim ser realizado em todas as escolas da região.



Homem é preso por matar ex-companheira a golpes de faca; ele alegou que não aceitava fim do relacionamento

Suspeito foi preso na terça-feira — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso na terça-feira (18), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, suspeito de matar a ex-companheira a golpes de faca. De acordo com a polícia, Gilvan Cerqueira Santos confessou o crime e alegou que matou Nilza Pereira de Oliveira, no dia 6 de dezembro, porque não aceitava o fim do relacionamento. Um mandado de prisão temporária já havia sido expedido contra o suspeito, que se entregou se no Núcleo de Proteção à Mulher, da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). O corpo de Nilza foi encontrado por policiais na casa onde ela morava. Ainda segundo a polícia, Gilvan já era indiciado pelos crimes de ameaça, lesão corporal, danos e injúria contra a mulher, que tinha medidas protetivas, deferidas pela Justiça. A delegada Patrícia Jaques, titular do Núcleo de Proteção à Mulher solicitou a conversão da prisão de Gilvan de temporária para preventiva. Ele segue preso, à disposição da Justiça.



Homem é resgatado por bombeiros dois dias após quebrar perna em trilha na Chapada Diamantina

Vítima foi resgatada por bombeiros — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um homem que fazia trilha com dois amigos, na região da Chapada Diamantina, foi resgatado por bombeiros militares, no final da tarde da segunda-feira (17), dois dias após fraturar a perna durante o percurso. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o grupo fazia a caminhada sem acompanhamento de um guia e, em um trecho entre a cidade de Lençóis e o Vale do Capão, no município de Palmeiras, a vítima pisou em um buraco e se machucou. O acidente ocorreu no sábado (15). O grupo só foi localizado na segunda-feira (17), após um guia que passava pela região encontrar os homens e acionar os bombeiros para fazer o deslocamento da vítima. O socorro foi realizado pelo 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM), de Lençóis. Conforme os bombeiros, o deslocamento começou na segunda e só foi finalizado por volta das 3h da madrugada desta terça (18). Segundo os bombeiros, os agentes contaram com o auxílio de prepostos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para locomoção da vítima até a viatura, a cerca de 7 km do local onde a vítima estava. Durante o percurso, os bombeiros chegaram a passar, inclusive, por rios da região, carregando o homem. De acordo com os bombeiros, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Regional de Seabra, a cerca de 70 km de Lençóis. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. 

 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros


Prefeitura de Brumado confirma pagamento da segunda parcela do 13º e a antecipação dos salários de dezembro para esta quinta-feira (20)

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Andando na contramão da crise que se abateu sobre a grande maioria dos municípios brasileiros, Brumado mostra uma gestão compromissada com a Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo resultados satisfatórios que confirmam uma saúde financeira muito positiva. Diferentemente da tendência nacional, onde inúmeras cidades e até estados da federação não conseguiram pagar o 13º do funcionalismo público, a atual gestão municipal, através de comunicado do prefeito Eduardo Vasconcelos, anunciou que o pagamento da segunda parcela do 13º salário será feita na próxima quinta-feira (20), bem como a antecipação dos vencimentos do mês de dezembro, que deveriam ser pagos no dia 30, mas foram antecipados devido ao Natal. Vale ressaltar que a primeira parcela foi paga no mês de junho, por ocasião dos festejos de São João. Outro anúncio importante feito pelo gestor diz respeito aos professores municipais, onde foi confirmado o pagamento do terço de férias para o dia 10 de janeiro de 2019. O chefe do executivo também fez questão de destacar que “Brumado está dando mais uma vez o exemplo de uma administração moderna, dinâmica, aústera e compromissada com o seu povo”. Ele ainda ressaltou que “a circulação desses benefícios irá incrementar o comércio local, o que é outro ponto muito positivo”. E no final deixou uma mensagem de boas festas citando que “um feliz Natal e que todos possam fazer o seus congraçamentos em paz no seio de suas famílias que é a grande alegria desta vida”.



Organização do evento confirma Noite da Sofrência para o dia 09 de fevereiro de 2019

Divulgação

A organização da festa "Noite da Sofrência" que seria realizada dia 08/12, comunica que o evento foi transferido para o dia 09/02 por conta das fortes chuvas que vieram sobre Brumado e, também por conta de vários outros eventos que acontecerão nos dias 21/12 e dia 20/01. Então já está confirmada a nova data de uma das festas mais aguardadas deste verão em Brumado, dia 09 de fevereiro na APAE.  Desde já agradecemos a compreensão de todos!



Brumado: Vereador que votou contra o 13º salário doa 200 kg de ração para a ONG AUAU

A presidente da ONG AUAU, Marli Lobo, recebendo a doação dos 200 kg de ração feita pelo vereador Edmilson Aguiar (Foto: Reprodução Facebook)

Quem conhece de perto a luta histórica da ONG AUAU, que a mais de uma década vem fazendo um trabalho heroico em defesa dos animais em Brumado, sabe das grandes necessidades da entidade, que muitas vezes, sobrevive da intervenção de seus próprios membros, que mostram uma grande abnegação em prol da causa. Conhecedor desta realidade, o vereador Edmilson Aguiar, o qual já possui um histórico muito positivo na defesa das causas sociais, mostrou também uma consciência com a questão animal, pois fez uma doação de 200 kg de ração para a referida ONG, a qual foi recebida com muita alegria pela sua presidente, a defensora Marli Lobo, que não escondeu a sua emoção pelo ato de generosidade. Vale ressaltar que o parlamentar votou contra o 13º salário para os vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito municipal e tinha anunciado que o dinheiro relativo a esses vencimentos iriam ser aplicados em causas humanitárias, sociais e na defesa das minorias. O vereador foi muito elogiado nas redes sociais pela sua atitude que veio comprovar uma ideologia firme, numa forma diferenciada de se fazer política.



Eleições Sindsemb: Chapa 2 defende o Plano de Cargos e Salários como plataforma de campanha

Os componentes da Chapa 2 (Divulgação)

Diferentemente de anos anteriores, as eleições para a nova mesa diretora do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, promete ser mais intensa e disputada. Desta feita serão duas chapas na disputa, as quais tem uma similaridade, são encabeçadas por guardas civis municipais. Em contato com a nossa redação, o candidato à presidência do Sindsemb pela Chapa 2, Aguinaldo Augusto, expressou a sua confiança na vitória e afirmou que o Compromiso e e Liberdade serão as metas que nortearão a sua campanha e gestão. A principal plataforma defendida pela sua chapa é a efetivação do Plano de Cargos e Salários, que vem se arrastando em negociações, reuniões e promessas, só que, segundo ele, até agora não foi colocada em prática. As eleições ocorrerão no dia 27 de dezembro e até lá a disputa promete ser cada vez mais acirrada.  



Livramento: Caso da violação dos túmulos é desvendado pela Polícia

Os túmulos foram violados na busca de objetos de valores (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um fato ocorrido no na última quarta-feira (12), o qual teve como cenário o Cemitério Municipal Campo Santo, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina, acabou ganhando uma repercussão estadual, já que o episódio acabou ganhando contornos macabros. Segundo as informações passadas ao 97NEWS, vários túmulos foram violados, sendo que até um caixão foi retirado de um mausoléu, o que deixou a população muito intrigada. Passado quase uma semana do ocorrido, a Polícia Civil elucidou o caso que, diferentemente do que muitos imaginavam, foi uma ocorrência de furto, tendo o autor sido identificado após análise de imagens de segurança de propriedades que ficam nas proximidades do cemitério. O autor do delito foi identificado como Jovenildo Caíres de Carvalho, antigo conhecido da Polícia, o qual tem o apelido de “Gil Loucão”. Ele, inclusive, já tem 3 recentes prisões por furtos à residências e outras tentativas de violação de túmulos, sempre na busca de objetos de valor. O inquérito policial já foi instalado e “Gil Loucão”, segundo o delegado responsável pelo caso, Dr. Claudio Oliveira, deverá ser preso em breve.



Seguindo a tendência do momento, moradores da Urbis II fazem parque sustentável

O parque infantil sustentável trouxe muita alegria para as crianças da comunidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo como mentora a aposentada Maria Silva, de 87 anos, que mora em Brumado há mais de 50 anos, a comunidade da Urbis II construiu um parquinho infantil sustentável, inclusive com um jardim cheio de plantas nativas. A tendência da sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força em Brumado e esse modelo é o segundo a ser construído na cidade. Idealizado pelo morador “Tonho Bolacha” o modelo do parquinho não tem um alto custo, já que é todo feito por materiais recicláveis que são colhidos pelos membros da comunidade, que se uniram e fizeram primeiramente a limpeza do local que estava invadido por lixo e entulho para, depois, começar a instalação dos brinquedos. As crianças são as mais felizes com a iniciativa que deve ser copiada por outros bairros da cidade. Muito motivada a aposentada informou que os últimos acertos estão sendo feitos para tudo ficar da melhor forma possível e ainda fez questão de convidar a vizinhança para a inauguração do parquinho que acontecerá no dia 25 de dezembro, data em que se comemora o Natal. Confira fotos abaixo: 



Banheiros do Mercado Municipal de Brumado voltam ao cenário da insatisfação popular

As reclamações são sobre deterioração da estrutura dos banheiros e não na questão da limpeza (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A novela envolvendo as condições estruturais dos banheiros públicos do Mercado Municipal de Brumado, que já foram apelidados de "banheiros dos horrores", volta à tela do “vale a pena ver de novo”, mostrando que é um grande “sucesso” popular em Brumado. Devido ao grande aumento do fluxo de pessoas como em todos os finais de ano que vão ao mercado atrás das iguarias da culinária sertaneja para compor a ceia das festas natalinas, as críticas ao atual estado de conservação do equipamento público voltaram ao palco da insatisfação popular. A questão não é a higiene do local, já que os usuários afirmam que a limpeza é constante, mas sim a estrutura física em estado de deterioração, com azulejos caindo e os utensílios sanitários muito antigos. Segundo o comerciante José Gonçalves, que tem um comércio no local “a situação é ruim e causa um aspecto muito negativo para os visitantes”. Segundo ele nunca houve uma reforma total dos banheiros, apenas medidas paliativas.  Já a comerciante Zita Lima, que tem um box no mercado há 35 anos, “já passou da hora de se fazer uma modernização dos banheiros, pois isso nunca aconteceu por aqui, mas ainda temos esperança que isso possa acontecer”. Segundo informações colhidas junto à administração municipal existe um planejamento para uma reforma total da estrutura, que será efetivada provavelmente em 2019, já que o antigo espaço do Derba irá passar por uma atualização estrutural para integrar o novo complexo do Mercado Municipal, que deverá ser bem mais moderno e funcional.

A estrutura está bem danificado pela ação do tempo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Prorrogado para 180 dias prazo para implantação da placa Mercosul

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Foi prorrogado para 180 dias o prazo para implantação da placa padrão Mercosul no estado da Bahia. Segundo a Associação dos Estampadores de Placas da Bahia, um novo projeto de lei visa suspender a resolução do Denatran para implantação da placa está sendo discutido em Brasília. “Um acordo foi firmado entre o Denatran e os sindicatos, alterando o prazo e, automaticamente suspendendo o uso das placas nos estados em que ainda não entrou em vigor, à exemplo da Bahia”, destacou George Lélis, presidente da Associação dos Estampadores de Placas da Bahia. Para Lélis os deputados chegaram à conclusão que o órgão não dispõe ainda de sistema para fazer a placa circular. "O nosso pedido é que não exista placa padrão Mercosul e, sim uma placa única que se chamará "Placa Segurança Brasil". Mas para isso é preciso que seja criada uma comissão onde os estampadores e os fabricantes façam parte da nova resolução". Destacou George.



Presidente do CDL de Brumado diz estar preocupado com PLs 34 e 35 e afirma que fracionamento é a melhor solução

O presidente do CDL de Brumado, Emanoel Messias, não escondeu a sua preocupação com os referidos projetos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ecoando a voz dos comerciantes de Brumado, o presidente do CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, Manoel Messias Pereira da Silva, expressou a sua preocupação sobre os Projetos de Lei 34 e 35, os quais preconizam a atualização das taxas do IPTU e da Localização de Funcionamento para o Comércio, os populares “alvarás”. Se dizendo aliviado porque os mesmos foram retirados de pauta, Messias, porém não negou que “reconhecemos que existe uma grande defasagem histórica dos valores atuais, mas a cobrança integral irá causar um impacto muito grande que prejudicará o setor, inclusive, podendo causar uma onda de demissões, o que, num momento de crise como iria aumentar o clima de instabilidade”.  Questionado sobre qual seria a melhor solução para o impasse, ele afirmou que “há cerca de dois anos atrás, participamos da comissão para tratar do assunto, só que desta feita, fomos pegos de surpresa com o anúncio da elevação das taxas de forma integral” e continuou argumentando que “naquela época já apresentamos a proposta de fracionamento em 10 anos no mínimo, pois assim o impacto seria gradual e muito mais fácil de ser absorvido”. E finalizou destacando que “essa seria a melhor solução, então espero que o bom senso prevaleça e na hora que se abra uma nova discussão e se encontre o consenso antes que esses projetos voltem para a pauta, pois, como já frisamos, os valores estão mesmo defasados, mas não se pode fazer a recuperação fiscal de uma vez só, então, a melhor saída mesmo é o fracionamento”.



Brumado: Decoração natalina sustentável promovida pela Prefeitura já foi inaugurada

Foto: Divulgação

Trazendo um novo conceito para o município nas comemorações das festas de final de ano, a Administração “Educar para Libertar” trouxe uma inovação para este ano de 2018, promovendo a tradicional decoração natalina da Praça Zeca Leite de uma forma diferenciada. Baseada na sustentabilidade e nas novas tendências ambientais, a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou, na noite do último sábado (15) aconteceu a inauguração da decoração natalina sustentável. Compostos por materiais recicláveis, o complexo decorativo tem no belo presépio o seu ponto alto, que vem agradando demais a criançada, que não vêm economizando nas “selfies”, registrando momentos de muita alegria junto a familiares e amigos. Com isso se criou um espaço de lazer diferenciado e cheio de positividade que irão marcar esse final de ano em Brumado. Então quem ainda não teve a oportunidade de conhecer de perto esta inovação, não perca tempo, porque realmente vale a pena conhecer e se encantar com a diversidade criativa que está exposta na Praça da Prefeitura.

Vale a pena conferir a novidade (Foto: Divulgação)


Eleições no Sindemb: Chapa 1 intensifica campanha buscando resgatar a credibilidade da instituição

O atual presidente do Sindsemb, Edilson Costa, vem tendo uma gestão muito criticada (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A atual gestão do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, que tem a frente o servidores público Edilson Costa, o popular “Dinda”, está sendo considerada uma das mais fracas da história da entidade, inclusive sendo alvo de críticas severas e de muitas especulações, muitas das quais apontam para um rombo financeiro que deixou o órgão muito fragilizado e sem crédito, ainda mais que um grande número de servidores se desligou do sindicato. O mandato está no seu final e, com isso foi iniciado o processo sucessório, que, desta feita terá um “bate chapa”, onde dois grupos irão buscar os votos sindicalizados. A “Chapa 1”, que tem o lema “Avante Companheiros”, entrou em contato com o 97NEWS e afirmou que a sua defesa é a bandeira do resgate da instituição, que segundo os seus membros, já teve um grande conceito junto a classe, mas, agora, está tomada pelo descrédito. Encabeçada pelo guarda civil municipal, Jerry Adriano Garcia, a chapa que é composta por mais 7 membros está muito confiante na vitória. As eleições irão acontecer no próximo dia 27 de dezembro e devem ser muito disputadas. 

(Divulgação)


Brumado: Celulares levados por dupla armada na Praça do Jurema são recuperados pela Polícia

Os aparelhos celulares recuperados foram levados para a sede da 20ª Coorpin (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A criminalidade continua a agir neste final de ano em Brumado, mas, em contrapartida a rápida ação da Polícia vem inibindo as práticas delituosas, especialmente de furtos e assaltos. Na noite desta segunda-feira (17), por volta das 21h45m, uma dupla que, segundo informações, estava de posse de um revólver, fez uma espécie de “arrastão” na Praça do Jurema, região central de Brumado, onde foram levados 7 aparelhos celulares . A Polícia Militar foi avisada e rapidamente chegou ao local e foi comunicada que os assaltantes tinham se evadido em direção à agência dos Correios e, diante disso, os policiais saíram logo ao encalço dos marginais, que conseguiram escapar, mas deixaram os aparelhos celulares, 1 Iphone, um Motorola e 5 Samsungs em um terreno baldio, os quais foram recuperados e entregues na 20ª Coorpin para serem devolvidos aos seus respectivos proprietários. A Polícia já tem pistas da dupla que pode ser presa a qualquer momento.



Conquista: Justiça suspende decisão que proíbe empresa de ônibus de operar

Foto: Léo Santos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a decisão que cancelava a licitação que permitia a empresa Viação Cidade Verde a operar em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Em maio, a Justiça tinha determinado o cancelamento da licitação com a Viação Cidade Verde e a realização de uma nova concorrência após uma ação pública apontar irregularidades na contratação da empresa. No primeiro momento, o juiz de primeira instância de Vitória da Conquista determinou a nulidade do contrato e que o município realizasse uma nova licitação. O município publicou um decreto , formou uma comissão para preparar todos os estudos necessários para a realização dessa licitação. Nós apresentamos judicialmente um cronograma aonde seria publicado outros atos após essas preliminares para a realização desse processo licitatório, mas agora em dezembro nós fomos surpreendidos com a decisão do tribunal", disse Jackson Yoshiura, coordenador de Trânsito e Transporte. Por conta da suspensão, a Viação Cidade Verde continua sendo a única empresa de transportes a operar no município, até fevereiro de 2019, prazo em que será aberta uma nova licitação. A Viação Verde atua sozinha na cidade de Vitória da Conquista desde agosto. A empresa assumiu as linhas que eram feitas pela Viação Vitória, em caráter emergencial, depois da falência da concorrente.



Mais de 200 municípios baianos terão aumento na participação do ICMS em 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

Em 2019, 207 municípios baianos terão aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), enquanto outros 210 irão sofrer redução em suas cotas de participação na arrecadação, em relação a 2018. Os números foram conhecidos a partir da aprovação, na última quinta-feira (13), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), da resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para aplicação em 2019. Para o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo filho, esse é um dos trabalhos mais importantes realizados pelo Tribunal, devido ao alcance dos resultados e impacto na economia dos 417 municípios do estado, “cuja maioria tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no ICMS suas principais fontes de receita”. No que diz respeito aos municípios que tiveram variação positiva, 75,36% registraram aumento de participação na arrecadação igual ou menor que 5%; 12,08 % terão aumento maior que 5% e igual ou menor a 10%; e 12,56% registram aumento superior a 10%. Já sobre os municípios que sofreram variação negativa em relação a 2018, um percentual de 67,62% viram sua participação na arrecadação cair em uma taxa menor ou igual a 5%; 17,62% terão redução maior que 5% e menor ou igual a 10%; e 14,76% terão redução superior a 10%. Confira a posição de todos os municípios 



Universidades públicas da Bahia divulgam vagas para Sisu 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

Universidades públicas na Bahia divulgaram o quadro de vagas dos cursos disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1. Os candidatos devem fazer a inscrição no período de 22 a 25 de janeiro de 2019, no site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas da chamada regular estão marcadas pelo Sistema entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. É importante que cada participante observe os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.



Decisão liminar do STF permite o retorno de policiais militares que atuam na 34ª CIPM

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após cerca de 7 anos de uma publicação de ato de punição que culminou na demissão dos soldados militares Luís Roberto Lima dos Santos, Cléber Ribeiro de Oliveira e Arlindo Santana da Silva, a qual foi proferida pelo juízo da Vara de Auditoria Militar da Bahia na época; uma nova decisão judicial, desta feita do STF, por meio do juiz Jonny Maikel, foi obtida uma liminar por meio de um Mandato de Segurança, o qual declarou a nulidade do ato de demissão, aplicando, inclusive uma nova punição aos referidos soldados. Segundo a alegação foi dada como inadmissível uma segunda punição a servidor público, baseado no mesmo processo em que se fundou a primeira, então, diante disso foi deferida a liminar para suspender os efeitos do ato de demissão que foi sentenciado pelo juiz Jonny Maikel. Como é uma decisão liminar, ainda cabe recurso. Segundo uma das advogadas que atuou no caso “não pode ser considerado justo que uma decisão dada ao bel prazer, a qual acabou ferindo os princípios constitucionais, decida sem a devida ilegalidade, a demissão de três servidores exemplares, sendo que um deles tem uma folha de serviços prestados com mais de 30 anos à Polícia Militar da Bahia”.



Guajeru: Malhapedrense morre após sofrer acidente de moto na BA-148

Foto: Reprodução l Google Maps

Na tarde deste domingo (16), um grave acidente tirou a vida do malhapedrense Edicarlos Ferreira Cangussu, de 21 anos, na rodovia BA-18 que liga os municípios de Malhada de Pedras a Guajeru. Segundo a polícia, quatro jovens seguiam em duas motocicletas na rodovia, quando saíram de um torneio de futebol e, em um determinado ponto da BA-148, Edicarlos perdeu o controle da motocicleta em um curva e caiu ao solo com o seu garupa identificado como Fabrício. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada até o local e os dois jovens foram levados para o Centro de Saúde de Guajeru com graves ferimentos. Já no pronto socorro os médicos constataram que Edicarlos tinha um grave ferimento no crânio e imediatamente foi encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista, mas não resisitiu aos ferimentos e veio a óbito antes mesmo de ser atendido na unidade de saúde. Já o jovem Fabrício segue internado na cidade de Guajeru com várias escoriações pelo corpo e lesões na cabeça.