ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue


Orçamento prevê 879 vagas em todo Estado para o novo edital do concurso da Embasa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Água e Saneamento pode divulgar a abertura de mais um edital de concurso público da Embasa para 2019. Acontece que consta na Lei Orçamentaria Anual (LOA), já sancionado pelo governador Rui Costa, a previsão de uma nova seleção para preenchimento de 879 vagas neste ano. O documento foi publicado no fim do ano passado e conta com o seguinte trecho: “concurso a realizar“. Os cargos e áreas que serão divulgados ainda não foram informados. A expectativa é que o novo edital da Embasa seja divulgado para cargos de ensino médio, técnico e superior, assim como aconteceu no último concurso, realizado em 2017. Na ocasião, o edital publicado contou com 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é uma sociedade de economia mista de capital autorizado e pessoa jurídica de direito privado. Em Brumado, várias vagas serão abertas. São elas: Assistente de Saneamento; Agente Operacional; Assistente de Saneamento e Assistente de Laboratório.



Casal se empolga e homem sofre fratura no órgão genital em Cuiabá

Foto: Divulgação

Um homem de 35 anos fraturou o órgão genial durante uma relação sexual, num motel da cidade de Sinop, a cerca de 500 km de Cuiabá. A companheira do rapaz acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros, para socorrer a vítima que estava com hemorragia. O acidente aconteceu na madrugada do último domingo (27). Por telefone, um atendente orientou a mulher sobre os procedimentos iniciais a serem adotados até a chegada da viatura. Ainda segundo os bombeiros, foi orientado enrolar o órgão da vítima em uma toalha para estancar o sangramento. Ao chegar no motel, os bombeiros constataram que o órgão estava torto e que havia uma ruptura na base lateral. No entanto, a hemorragia já estava estancada. A equipe orientou o rapaz a manter a compressa e, em seguida, foi levado para o Hospital Regional do município, onde permaneceu internado. Não foi divulgado mais informações sobre o estado de saúde, ou se ele já recebeu alta médica. Uma situação parecida como esta aconteceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora, em outubro de 2018. Um livramentense, que não teve o nome divulgado fraturou o pênis durante relação sexual com sua companheira. O homem relatou aos médicos que no dia 6 de outubro, mantinha relações com sua parceira, e levou um baita susto quando o fato aconteceu. De imediato, ele procurou o Hospital da cidade, mas como o caso era grave, o mesmo foi transferido para a cidade de Salvador, onde passou por procedimentos cirúrgicos para corrigir a fratura. 



Governo anuncia fiscalização em mais de 3 mil barragens de alto risco

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou, nesta terça-feira (29), que 3.386 barragens estão classificadas como de alto risco no Brasil. Ao todo, segundo o ministro, o país conta com mais de 20 mil estruturas deste gênero. De acordo com o ministro não há condição técnica para realizar a fiscalização de todas as barragens do país, por isso, segundo ele, é necessário priorizar as situações mais graves. “Essas são as barragens que a resolução, neste momento, colocou como prioridade para que reforçasse a fiscalização. Porque entendemos que essas (barragens) são o foco inicial, não total, mas precisamos priorizar. Não temos condições de avaliar e fiscalizar todas ao mesmo tempo, então, há a necessidade que priorizemos”. Apesar do risco, o ministro do Desenvolvimento Regional disse que não como há definir um prazo para finalizar a fiscalização, pelo menos, neste momento. Gustavo Canuto também disse que não deve ser permitida a construção de nenhuma estrutura como restaurantes, sedes administrativas e casa na chamada área 1, que corresponde a região mais próxima deste tipo de estrutura. O número de vítimas do desastre em Brumadinho continua sendo atualizado a todo momento. As últimas informações divulgadas pela Defesa Civil, confirmam a morte de 65 pessoas. Outras 288 vítimas seguem desaparecidas.



Animais soltos no anel viário de Vitória da Conquista causa acidente e viatura da PM fica destruída

Foto: Reprodução l Louro Magalhães

Uma viatura da Polícia Militar se envolveu em um acidente na manhã desta quarta-feira (30), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a PM, os policiais seguiam na via quando acabaram atingindo a traseira de um caminhão que freou bruscamente por conta de animais na rodovia. No momento do impacto, nenhum policial ficou ferido. Segundo o Blog do Louro Magalhães, o proprietário dos animais foi localizado e encaminhado para a Delegacia. Segundo a PM, ele terá que arcar com as despesas da viatura e, só pelo fato de negligenciar a guarda do bicho já incorre em contravenção penal. Além disso, se o animal vier a causar danos em veículo ou até ferimentos em pessoas, o dono poderá ser responsabilizado criminalmente. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar estiveram no local sinalizando a pista, que ficou parcialmente interditada por algumas horas.  

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Livramento de Nossa Senhora: PM apreende homem que dirigia em visível estado de embriaguez

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta terça-feira (30) foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora o indivíduo José Raimundo Jesus Costa, por estar dirigindo um Siena ELX, cor preta, placas LVY 7580 da cidade de Pedras de Maria da Cruz (MG), em visível estado de embriaguez. Porém, Raimundo se recusou a fazer o teste do etilômetro. De acordo com os policiais militares, que realizaram condução do acusado até a delegacia, o motorista estava na Av. Ulisses Cambuí Lima, Centro da cidade, dirigindo em zigue-zague, quando foi feita a abordagem. O motorista não possui CNH e nem estava portando os documentos do veículo, -- o que é obrigatório por lei. Raimundo foi autuado em flagrante pelo Delegado de plantão, por conduzir veículo automotor sob a influência de álcool, com base no artigo 306 inciso 1°II e 2° do CTB. Foi arbitrada fiança, e após ser paga, ele será liberado para responder em liberdade. O carro foi apreendido e esta a dispozição da justiça.



Assessor jurídico do Sindsemb acredita que Prefeitura de Brumado irá voltar atrás na questão do funcionamento nos dias de Carnaval

O assessor jurídico do Sindsemb, Irenaldo Muniz ao lado do presidente Jerry Adriano acredita que a decisão será revista (Foto: 97NEWS)

O Carnaval é a data mais amada pelos baianos, mas, apesar de muitos acreditarem que é um feriado, na verdade, os dias momescos não fazem parte do calendário nacional de feriados. Então, diante dessa brecha, a Prefeitura Municipal de Brumado voltou atrás em uma decisão tomada no mês dezembro, onde foi autorizada a compensação para os servidores públicos, ou seja, eles não iriam trabalhar nos dias carnavalescos e, no decorrer do ano, iriam ter acréscimo em sua jornada de trabalho até compensar as horas. Só que, segundo o Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, a administração municipal voltou atrás dessa decisão e irá dar dia normal de trabalho nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça de carnaval). Diante disso, o assessor jurídico do órgão, o advogado Irenaldo Muniz em sincronia com o presidente da entidade Jerry Adriano Garcia, garantem que será feito todos os esforços no sentido de reverter a situação. Muito confiante, Muniz declarou que “o Sindsemb já enviou um ofício à administração para que seja reconsiderado o calendário de compensação, já que essa é a decisão mais consciente para essa situação, já que tudo praticamente estará fechado e pode se gerar, inclusive, gastos desnecessários para o município”. Ele ainda fez questão de explicar que “realmente o carnaval não está inserido no calendário oficial de feriados, mas, ao longo do tempo, se tornou um costume, então colocar a máquina pública para funcionar nesses dias precisa ter uma avaliação sábia, a qual, com certeza seria a compensação”. E finalizou em tom otimista ao declarar que “diante desses argumentos tão fortes eu tenho a certeza que essa decisão será revista, pois é o melhor a se fazer”.  



Primeiro laboratório para certificação de placas fovoltaicas do Norte e Nordeste será implantado na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi inaugurado nesta terça-feira (29), o primeiro laboratório de certificação de placas fotovoltaicas do Norte e Nordeste do país e primeiro do Nordeste para desenvolver pesquisas em energia solar. O LabSolar, projeto iniciado em 2012, é uma parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Governo da Bahia, através das Secretarias de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura (SEINFRA). A energia solar fotovoltaica se utiliza da irradiação solar, através de uma célula solar, para gerar energia elétrica. Com o crescimento do conceito de geração distribuída, essa fonte passou a ser utilizada tanto pelas concessionárias como pelos geradores independentes. O LabSolar surge para, além de desenvolver pesquisas em energia solar, emitir certificação de painéis solares, com avaliação de qualidade, vida útil do produto, se atende aos padrões e normas estabelecidos pela regulação do setor e também para a capacitação e formação de mestres e doutores, o que passa a garantir mão de obra qualificada para o mercado. Com investimento de R$ 4 milhões, com verba do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o LabSolar foi construído no Parque Tecnológico da Bahia, que fará a operação e manutenção do laboratório junto com a SEINFRA. A UFBA entra com toda a especificação técnica, através do Instituto de Física. O primeiro projeto será o desenvolvimento de microrredes, pequenas usinas fotovoltaicas com capacidade dimensionada de acordo com as necessidades de carga de comunidades específicas. Uma forma de viabilizar o fornecimento de energia elétrica para áreas distantes dos grandes centros.



Justiça decide soltar médico conhecido como 'Dr. Bumbum'

Foto: Divulgação

O médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Dr. Bumbum", pode deixar a prisão ainda nesta quarta-feira (30). Ele aguarda apenas a chegada do alvará de soltura ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, para ser solto. Furtado estava preso preventivamente desde julho do ano passado, acusado de ser o responsável pela morte da bancária Lilian Calixto, ocorrida no mesmo mês, após a realização de um procedimento estético.

O habeas corpus foi concedido por unanimidade, na terça-feira (29), pelos desembargadores da 7ª Câmara Criminal. Na decisão, os magistrados resolveram substituir a prisão por medidas cautelares, como proibição de deixar o Rio de Janeiro sem autorização da Justiça e de sair de casa à noite. O médico também deverá se apresentar periodicamente à Justiça e não poderá manter contato com outros investigados no caso. O Dr. Bumbum responde a processo por homicídio doloso duplamente qualificado e associação criminosa. Também são rés no processo a mãe dele, Maria de Fátima Barros Furtado, que também é médica, a secretária Renata Fernandes e a técnica de enfermagem Rosilane Pereira da Silva. De acordo com o Ministério público, Lilian Calixto saiu de Cuiabá para fazer uma bioplastia nos glúteos na capital fluminense. O procedimento foi realizado no apartamento de Furtado, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Lilian teve complicações e foi socorrida pelo próprio médico para um hospital particular também na Barra. Ele a deixou na unidade e foi embora em seguida. Lilian chegou em estado extremamente grave, mas ainda com vida, ao hospital. Ela foi atendida, mas não respondeu às manobras de recuperação e morreu horas depois.

CONTINUE LENDO


Suspeito de balear PM que tentou impedir assalto em loja morre em confronto com a polícia

Homem suspeito de balear PM que tentou impedir assalto em loja morre em confronto com a polícia, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem morreu em confronto com policiais militares na noite de terça-feira (29), na BR-101, em Teixeira de Freitas. Segundo o site G1, ele era suspeito de atirar em um PM que tentou impedir um assalto a uma loja de móveis, na manhã do mesmo dia. Segundo a Polícia Militar, Heliandro Santana Lacerda, 34 anos, agiu junto com um comparsa. Os dois chegaram à loja em uma moto, roubaram um malote que estava com uma funcionária e tentaram fugir. O policial, que não teve a identidade revelada e que estava de folga, percebeu a ação e tentou impedir, mas foi atingido. Conforme o G1, Heliandro e o comparsa conseguiram fugir e seguiram pela BR-101, de acordo com a PM. Enquanto procuravam os dois suspeitos, os militares encontraram Heliandro com uma moto semelhante à usada no crime. Conforme a PM, os policiais tentaram abordar o suspeito, mas ele atirou e tentou escapar. Durante o confronto, Heliandro acabou ferido. A PM disse ainda que o suspeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito tinha passagens na polícia por assaltar uma agência de turismo no estado do Espírito Santo, onde ele atirou em uma atendente e fugiu com R$ 100 mil. Ainda de acordo com a PM, ele tinha mandado de prisão em aberto contra ele. O comparsa não foi encontrado.



Brumado: Ministério Público aciona município para realizar vistorias na frota escolar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público de Brumado provocou a prefeitura municipal para dar início à vistoria dos veículos que fazem parte da frota do transporte escolar do município. De acordo com o MP, devido o calendário escolar está programado para o início de fevereiro, a Secretaria de Educação deve providenciar o quanto antes a vistoria em toda a frota escolar, garantindo assim toda segurança aos alunos da sede e da zona rural. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, relatou que o número de veículos da frota é muito grande e o trabalho terá de ser feito através de mutirão a fim de atender a legislação. “A gente é responsável por inspecionar, mas os veículos já devem chegar para essa inspeção preparados. Os ônibus da prefeitura estão aptos ou não? Esse é o questionamento que eu passo para que a gente tenha esse entendimento antes de iniciarmos o trabalho”, disse Ricardo. Ainda de acordo com o coordenador da SMTT, os responsáveis pelos veículos devem observar os itens de segurança, bem como a realização da capacitação do condutor, que, neste ano, será obrigatória. Diante da recomendação do MP, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, já está viabilizando uma programação para que as vistorias aconteçam o quanto antes. Outro fator importante será a contratação de um pátio próprio para que a SMTT possa resguardar os veículos, inclusive ônibus e vans escolares, retirados de circulação por falta de condições de segurança. 



Novo secretariado de Rui confirma: não crie expectativas, crie cachorros

Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

O governador Rui Costa apresentou, parcialmente, a lista de secretários que devem auxiliá-lo neste segundo mandato à frente do Palácio de Ondina. Após muitas rodadas de conversa e de muito tempo cozinhando aliados, Rui apresentou durante um programa para redes sociais o nome de parte do secretariado. E a falta de novidades talvez tenha sido o grande destaque do anúncio. Afinal, apenas dois nomes são efetivamente novos: Lucas Costa – um nome bastante técnico até para o perfil estatal – e Davidson Magalhães – esperado como compensação ao PCdoB, que perdeu uma vaga na Câmara dos Deputados. De acordo com o site Bahia Notícias, por mais que o governador tenha sido bem avaliado nas urnas, havia a expectativa que houvesse algum tipo de choque de gestão após a recondução dele. No entanto, praticamente todos os nomes apresentados estavam na administração em meses recentes, com ligeiras alterações nos comandos de algumas pastas-chave. Rui preferiu repetir a fórmula, com a perspectiva de que o desempenho permaneça o mesmo. Em algumas áreas, pode até funcionar. Em outras, parece muito mais uma aposta arriscada.

 

 

Alguns titulares já eram dados como certos, mesmo que Rui não tivesse falado publicamente. Fábio Vilas-Boas na Saúde e Maurício Barbosa na Segurança Pública eram dois desses nomes que perderiam o posto apenas se pedissem, pois houve avanços nas duas áreas ao longo dos quatro primeiros anos. Situações semelhantes vivenciaram Bruno Dauster, Manoel Vitório, Edelvino Góes, André Curvello, Fabya Reis e Paulo Moreno. Nestor Duarte, mesmo que não tenha tido um desempenho acima da média, ainda possui um padrinho forte e garantiu a permanência na “equipe Correria”. Outro beneficiado por apoio de peso, Marcus Cavalcanti foi indicado de Otto Alencar para Infraestrutura e também só deixaria o cargo caso houvesse uma rearrumação de forças. No entanto, Rui preferiu não contrariar os aliados e arranjou outro espaço para o partido do vice, João Leão (PP), que ficou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com direito a levar a ponte Salvador-Itaparica embaixo do braço. É uma estratégia interessante para o xadrez político e mostra astúcia no equilíbrio de forças dentro do primeiro escalão. Talvez dois rearranjos tenham causado certa estranheza. O primeiro foi a saída de Walter Pinheiro para a Secretaria de Planejamento. Sem partido, Pinheiro é citado como parte da cota pessoal do governador e ainda seguiu numa pasta expressiva, ainda que tenha perdido a “cereja do bolo” do complexo viário da ponte Salvador-Itaparica. Foi um consolo relevante para quem perdeu o mandato de senador sem nem sequer cogitar a hipótese de ser reeleito. Já a chegada de Jerônimo Rodrigues para o lugar de Pinheiro, na Secretaria de Educação, é a grande incógnita dessa nova fase de Rui no Palácio de Ondina. Depois de dar sinais de que escolheria um nome técnico para o posto, o governador acabou optando por um nome político, indicado pelo PT e coordenador da campanha dele à reeleição. Com a educação considerada pelo próprio Rui como prioritária na segunda administração, deixar a SEC sob o comando de alguém ligado a um partido fugiu da expectativa criada pelo próprio governador. Rui preferiu obviedades, apesar de todo o suspense em torno da apresentação do novo secretariado. Como ainda faltam cerca de 10 nomes serem indicados, é possível que a renovação apareça nessa próxima lista. Todavia, o governador não deixou margem para criar muita expectativa. Ainda bem, porque a vida ensina que não se deve criar expectativas. Muito melhor é se criar cachorros, porque ao menos com certeza dão mais alegria.

CONTINUE LENDO


Sobe para 84 o número de mortos em barragem de Brumadinho

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Minas Gerais informou na noite desta terça-feira (29) que subiu para 84 o número de mortes causadas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais. Até o momento, 276 pessoas seguem desaparecidas e 391 foram localizadas. O último levantamento divulgado pelo órgão apontava 65 óbitos, 288 desaparecidos e 390 pessoas localizadas. No quinto dia de buscas, 290 militares estiveram empenhados na operação. Uma tropa com 136 combatentes israelenses também auxilia nas buscas. A partir desta quarta-feira (30), as equipes de resgate contarão com apoio de outros 80 militares. Mais quatro aeronaves estarão à disposição da operação. Segundo o Corpo de Bombeiros, dos corpos encontrados neste quinto dia de buscas, devem ser de vítimas que estavam no refeitório que foi levado pela lama de rejeitos. Acreditamos que os corpos sejam de pessoas que estavam no refeitório devido aos itens de mobiliário e botijões encontrados próximo a eles.

 



Brumado: Pacote com maconha é apreendido após homens tentarem arremessar a droga para os presos

Foto: Divulgação l PM/BA

Um tablete de maconha foi apreendido na noite desta terça-feira (29), por equipes da Delegacia e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), em Brumado, pouco depois de serem arremessados no pátio da delegacia por homens que ainda não foram identificados. Os policiais seguiam a rotina de trabalho quando viram o momento em que os traficantes arremessaram um pacote contendo a droga, que seria recolhido pelos presos, no dia seguinte, durante o banho de sol. Nenhum suspeito foi preso. Esta não é a primeira vez que traficantes são flagrados jogando drogas na carceragem da unidade. O material apreendido passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Foto: Divulgação l PM/BA


Estudo conclui que adoçantes não ajudam a emagrecer

Foto: Luciano Santos l 97News

Ao contrário do que pensa a maioria dos usuários, adoçantes artificiais e de baixa caloria podem não auxiliar na perda de peso ou na melhoria da saúde. A informação é resultado de um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram analisadas, segundo o jornal O Globo, 56 pesquisas sobre o impacto do uso de adoçantes no peso, no controle glicêmico e em doenças cardiovasculares. De acordo com os resultados, não há "nenhuma diferença estatística ou clínica relevante entre aqueles que utilizam adoçantes e açúcar". Os pesquisadores concluíram que as evidências que apontam redução do IMC e do açúcar no sangue relacionada ao uso de adoçantes são pouco convincentes. Com relação a efeitos colaterais causados pelos produtos, as análises foram inconclusivas. "Estudos de longo prazo são necessários para avaliar os efeitos sobre o sobrepeso e a obesidade, o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e doenças renais", afirmaram os pesquisadores.



Presidente da Vale ganha R$ 1,6 milhão por mês e vai pagar R$ 100 mil para famílias de mortos na tragédia

Foto: Reprodução l Brasil247

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, chegou à empresa em com a missão de recuperá-la depois do abalo sofrido com o crime de Mariana, rompimento da barragem do Fundão, em 5 de novembro de 2015, que havia deixado um saldo de 19 mortos e uma agressão sem precedentes ao meio ambiente do país. Schvartsman chegou à empresa já como um milionário, depois de presidir a Klabin, uma das maiores produtoras de papel do mundo. Na Vale, tornou-se multimilionário. Recebe R$ 1,6 milhão mensais - quase R$ 20 milhões por ano. Mas avaliou que a vida de cada um dos soterrados pelo novo crime da companhia não vale mais que R$ 100 mil - um pouco mais de 6% de sua remuneração mensal. Toda a cúpula da Vale é composta de milionários. A remuneração média anual dos diretores empresa foi de R$ 12,4 milhões em 2017 - mais de R$ 1 milhão por mês. Uma conta simples indica que mesmo que chegue a 300 o número de mortos pelo crime de Brumadinho, a "doação" da Vale, conforme o termo usado por Luciano Sani, diretor da empresa em coletiva à imprensa, será inferior a seis meses de remuneração da cúpula da companhia. O valor total dos proventos de Schvartsman e seus cinco diretores é superior a R$ 5,5 milhões mensais. 



Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição no bairro São Jorge em Brumado

Foto: 97News

O corpo de uma mulher foi encontrado dentro de sua residência na manhã desta terça-feira (29) em Brumado. A Polícia Militar (PM) informou que o corpo em decomposição foi encontrado em baixo de uma cama na Rua Santa Madalena, no Bairro São Jorge. A mulher identificada como Jaqueline Meire Duarte, 35 anos, foi localizada pelo próprio avô, Jesuíno José, que estranhou o desaparecimento da vítima. Ainda segundo a PM, pelo estado do corpo a morte ocorreu entre três e quatro dias. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. A família disse que Jaqueline costumava sair para beber, mas que não era de costume demorar muito. Com relação as possíveis causas da morte de Jaqueline, a família não soube informar. Segundo os policiais civis que atenderam a ocorrência, não havia registro de violência no corpo de Meire e provavelmente a morte pode ter sido natural. O caso está sendo investigado pela 20ª Coorpin de Brumado.



Vale registra maior queda da história e perde R$ 72 bilhões em valor de mercado

Foto: Divulgação

As ações da Vale sofreram desvalorização de 24,52% nesta segunda-feira (28) na Bolsa de Valores de São Paulo, a Ibovespa. A queda significa uma perda de aproximadamente R$ 72 bilhões em valor de mercado. Segundo a empresa de consultoria Economática, que coleta e analisa dados financeiros, essa é a maior desvalorização da história do mercado de ações brasileiro. Até então, segundo a Economática, o maior recuo em valor de mercado em um único dia havia sido da Petrobras em maio de 2018, durante a greve dos caminhoneiros, quando a estatal perdeu mais de R$ 47 bilhões. Após o rompimento da barragem, diversas casas de análise do mercado financeiro passaram a revisar as recomendações de investimento na empresa. Desde o incidente, 4 decisões judiciais já bloquearam mais de R$ 11 bilhões em recursos da Vale, além de multas que totalizam R$ 350 milhões.



Percepção da corrupção aumenta no Brasil em 2018, revela Transparência Internacional

Foto: Reprodução

A percepção da corrupção aumentou no Brasil em 2018. Segundo dados da Transparência Internacional, o país alcançou a pior nota, desde 2012, no Índice de Percepção da Corrupção produzido pela própria entidade. O relatório foi divulgado nesta terça-feira (29). Ao todo, o Brasil caiu nove posições e agora ocupa a 105ª colocação em um conjunto de 180 países analisados. Em 2017, a nota brasileira foi de 37 pontos, este índice caiu para 35 no ano passado. A escala vai de zero a cem e quanto menor o valor, maior a percepção de corrupção. Na 105ª, o Brasil ficou ao lado de países como Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia. A Dinamarca ficou na primeira colocação. O Índice de Percepção da Corrupção é calculado a partir de 13 fontes de dados diferentes, de 12 instituições. Elas estimam as percepções de profissionais do mercado e especialistas sobre a corrupção no setor público. O relatório aponta a relação entre democracia e corrupção. A Transparência Internacional concluiu que, quanto mais democrático um país, menor a percepção de corrupção em seu território. As democracias classificadas como plenas, tiveram 75 pontos, em média. Os regimes considerados híbridos, ou seja, com tendências autoritárias, registraram pontuação de 35, a mesma do Brasil. Países com governos pouco democráticos tiveram, em média, 30 pontos.



Indústrias Nucleares do Brasil é condenada a pagar R$ 100 mil por discriminar terceirizados em Caetité

Foto: Reprodução

A Vara do Trabalho de Guanambi condenou a mineradora Indústrias Nucleares do Brasil S.A (INB), em Caetité, a pagar indenização de R$ 100 mil. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, a empresa foi condenada por danos morais coletivos por tratar diferenciadamente seus funcionários efetivos e os terceirizados, no treinamento e nos cuidados com a segurança. Há registros de terceirizados atuando sem equipamento de proteção, inclusive numa das áreas da mineração que chegou a ser interditada por risco de contaminação radioativa em 2011. Cabe recurso à decisão da  juíza Karina Carvalho.



Artistas brasileiros 'Os Gêmeos' fazem arte lamentando tragédia em Brumadinho

(Reprodução: Instagram)

Pelo Instagram, a dupla de artistas brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos, lamentou a tragédia em Brumadinho através da arte. Os dois, que são conhecidos no mundo todo pela produção de painéis e por suas técnicas de pintura, desenho e escultura, produziram uma imagem que simboliza o episódio no Brasil. Banhados pelo barro, aparecem como protagonistas da imagem uma família. O pai e o cachorro, soterrados até o pescoço, choram junto à mãe, que segura nos braços um bebê. Ao fundo é possível ver ainda as casas engolidas e alguns animais mortos.  Três anos após o rompimento de uma barragem em Mariana, no Estado de Minas Gerais, um novo desastre ambiental tomou conta dos noticiários brasileiros na tarde desta sexta-feira (25). Desta vez, o palco da tragédia foi a cidade de Brumadinho, também no interior do Estado. Além do rastro de lama que deixou um número de casas e imóveis completamente destruídos, o número de pessoas desaparecidas ainda é incerto. Sete mortes foram confirmadas até o momento e o caso ganhou imediatamente repercussão internacional.