ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Prefeitura retoma obra parada há meses e inicia pavimentação de acesso a rua Padre Cícero

Brumado: Polícia Civil garante que as investigações sobre os homicídios ocorridos nesta segunda-feira (17) estão avançando

Sul da Bahia: PRF apreende mais de 200 animais silvestres escondidos em veículo

Brumado: Núcleo Regional de Saúde deverá ser inaugurado até o final do ano

Parceria entre TCE e CREA fortalece a fiscalização de obras e serviços públicos

Bahia completa dois meses sem explosões a banco e redução sobe de 26% para 31%

Ameaça de morte e recuperação de motocicleta com chassi adulterado na Comunidade do Tamboril

Livramento: Forte cerco policial é montado na busca de capturar integrantes do bando que explodiu carro forte na BR -116

Brumado e os paradoxos da violência

Brumado: Drogas apreendidas pela PRE chegam a quase meio milhão de reais

Nefrologia é no Centro Médico São Gabriel com Dra. Rita de Cássia

Sudoeste baiano: Segurança morre e outro fica ferido em ataque a carro-forte na BR-116

Brumado: Em noite sangrenta, encapuzados matam mãe no lugar do filho

Tanhaçu: PRE apreende quase meia tonelada de drogas na BA-026

Brumado: Mototaxista é morto com vários tiros no bairro do Mercado; uma mulher também foi atingida na perna

Liberação do trecho da nova ponte do São Félix acontecerá até o final do ano, garante secretário André Cardoso

Intermunicipal 2018: Mesmo com empate de 0x0 contra Paratinga, Brumado se classifica para a 2ª rodada

Brumado: Fábrica de Vassouras no Campo Seco deve produzir mil exemplares ao mês

Anatel começa domingo processo de bloqueios de celulares irregulares

A descoberta de uma fraude em pesquisa sobre autismo


Netos de Mandela estavam hoje na Bahia contra o HIV

Foto: Ruan Melo/ G1

Ndaba e Kweku Mandela, os netos do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, estiveram em Salvador na manhã desta quinta-feira (5). No começo da noite, foi anunciado pelo presidente sul-africano Jacob Zuma a morte do líder, que foi símbolo da luta contra o apartheid.

Eles participaram do pré-lançamento da campanha mundial de conscientização sobre o HIV, chamada "Proteja o Gol". Os irmãos fizeram um tour na capital baiana durante a tarde e ainda não há informação se eles já voltaram para a África do Sul.

Os dois netos são os porta-vozes da campanha. Na ocasião, Kweku lembrou a morte dos pais e da importância na redução de casos de HIV no mundo. "Meus pais morreram por causa do HIV. Nós temos que alcançar zero casos de HIV, zero discriminação e zero mortes", afirmou. O lançamento oficial da campanha irá ocorrer no dia 13 de junho de 2014.

O pré-lançamento da ação ocorreu no Forte de São Diogo, em Salvador. A campanha tem como slogan "De Soweto a Salvador" e foi iniciada na África do Sul na Copa do Mundo de 2010.



Bahia é escolhida sede da campanha global de conscientização sobre HIV

A Bahia foi escolhida como sede da campanha mundial de conscientização sobre o HIV, do Programa Conjunto das Nações Unidades para o HIV/AIDS (Unaids). O pré-lançamento da ação, batizada de, "Proteja o Gol", ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), no Forte de São Diogo, em Salvador. Ndaba e Kweku Mandela, netos do ex-presidente da África do Sul, Prêmio Nobel da Paz e referência no combate ao HIV, Nelson Mandela, participaram do evento e foram anunciados como porta-vozes da campanha. O ator e diretor de Hollywoord Richard Grant e o prefeito de Salvador, ACM Neto, também estiveram presentes.  A campanha tem como slogan "De Soweto a Salvador" e foi iniciada na África do Sul na Copa do Mundo de 2010. De acordo com Georgina Orillard, coordenadora da Unaids no Brasil, a ação irá utilizar o "poder de mobilização" do esporte durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, para promover ações de conscientização. O lançamento oficial da campanha irá ocorrer no dia 13 de junho de 2014.



Morre Nelson Mandela, herói da luta pela igualdade racial

Morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, símbolo da luta contra a discriminação racial. Mandela combateu o regime de segregação, conhecido como apartheid, que perdurou de 1948 a 1994 em seu país e impôs duras restrições aos direitos da maioria negra. A luta de Mandela o tornou um líder admirado e respeitado em todo o mundo. Mandela já havia diso levado ao hospital pelo menos seis vezes em dois anos. Em abril, ele chegou a ficar dez dias hospitalizado por causa de uma pneumonia. Antes, em março, o ex-presidente sul-africano já havia sido internado para ser submetido a exames de rotina. Meses antes, em dezembro de 2012, ele foi operado por causa de cálculos na vesícula, mas acabou passando mais de duas semanas no hospital devido a complicações respiratórias. Seus problemas pulmonares se devem, provavelmente, às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde Mandela passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.Libertado em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua atuação nas negociações de paz que instalaram uma democracia multirracial na África do Sul, ao lado do último presidente do regime do apartheid, Frederik de Klerk. Mandela foi o primeiro presidente negro de seu país (1994-1999), tornando-se um líder de consenso que soube conquistar o coração da minoria branca. Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Madiba, como era conhecido em seu país, faria 95 anos no dia 18 de julho. 



Brumado: Derrame de cédulas falsas preocupa comerciantes de Brumado

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Comerciantes de Brumado estão preocupados com o número de notas falsas que estão aparecendo no comércio neste fim de ano. As cédulas de R$ 50,00 e 100,00 são as que mais circulam. Com o aparecimento dessas notas os empresários passaram a suspeitar e começaram a usar aparelhos que detectam o dinheiro falso, evitando assim o recebimento e o prejuízo consequente.

A nova cédula de 100 reais é a mais falsificada no país, segundo levantamento do Banco Central (BC). A nota atrai os falsificadores pelo maior valor agregado.  A Bahia é o quarto estado com maior número de cédulas apreendidas no ano.

Segundo o BC, sempre que há lançamento de novas cédulas, aparecem algumas falsificações, pois a população ainda não conhece bem as novas notas e não verifica seus elementos de segurança, o que facilita a colocação dos exemplares falsos em circulação.

No site do Banco Central há orientações sobre como verificar se o dinheiro recebido é falso. 

A orientação para quem recebeu uma nota suspeita de ser falsa é entregar o dinheiro em uma agência bancária que vai encaminhar a cédula para a análise do banco. Não há troca por notas verdadeiras, de acordo com o BC, então a pessoa que recebeu o dinheiro falso fica com o prejuízo.



Carga de cigarros apreendida em Caetité está detida na Receita Federal em Vitória da Conquista

Uma carga de cigarros paraguaios foi apreendida após acidente na última quinta-feira (28) uma com uma carreta na cidade de Caetité. A carga foi encaminhada hoje (5) para a Receita Federal da cidade de Vitória da Conquista, juntamente com o “bi-trem” e o “cavalo” que compõem o transporte.

Segundo a Polícia Civil de Caetité, a carga está avaliada em torno de R$700 mil. 
De acordo com informações extra-oficiais, o mercado clandestino de cigarros falsificados sofreu reajuste de 25% após a apreensão.

Aprochego



Mensalão: Com mandado de prisão, Costa Neto renuncia: ‘Fui condenado por crime que não cometi’

Foto: Sérgio Lima/Folhapress

Com mandado de prisão expedido na tarde desta quinta-feira (5), o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no processo do mensalão a 7 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, renunciou ao cargo de parlamentar. "Inspirado pelo respeito que tenho pelos eleitores que me delegaram a representação que traz uma extensa folha de serviços prestados, renuncio ao meu mandato de deputado federal da República Federaltiva do Brasil", diz a carta lida nesta tarde pelo presidente em exercício da Câmara, Amauri Teixeira (PT-BA). Na semana passada, José Genoíno (PT-SP), já tinha renunciado após ser condenado e preso. “Fui condenado por crimes que não cometi”, completou Valdemar.

 



Gafe: Vereadores e secretários de Salvador fazem minuto de silêncio por 'morte' de Mandela

Foto: Reprodução/ Twitter

Vereadores e secretários municipais de Salvador fizeram um minuto de silêncio pela “morte” do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na manhã desta quinta-feira (5), durante evento da Secretaria de Educação no Centro Cultural da Câmara soteropolitana. O problema é que, apesar de debilitado, Mandela está vivo. Um dos presentes à entrega do prêmio Amigo do Esporte, o vereador Silvio Humberto (PSB), chegou a postar em seu perfil no Twitter uma mensagem dedicada ao antigo líder da África do Sul. “Acabamos de receber a notícia do falecimento de Nelson Mandela, um grande ícone da luta contra o racismo”, escreveu. Minutos depois, o socialista caiu na real: “Mandela está vivo e continua lutando”. Segundo a assessoria de Silvio Humberto, a informação sobre o falso falecimento foi repassada pelo mestre de cerimônias do evento, ao qual compareceram também os vereadores Léo Prates (DEM), Aladilce Souza (PCdoB) e Everaldo Augusto (PCdoB), além dos secretários Jorge Khoury (Educação) e Rosemma Maluf (Ordem Pública). Quem também já “matou” Mandela foi a ex-vereadora Olívia Santana. A lista de pessoas que já lamentaram o “óbito” incluiu o tenista espanhol Rafael Nadal e o ministro de Recursos e Energia da Austrália, Gary Gray.

BN



Dois primos de 10 e 11 anos morrem afogados em Pindaí

Foto: Divulgação

Dois primos de 7 e 10 anos de idade, desaparecem em um poço no final da tarde desta quarta-feira (04/12) próximo ao povoado de Tanque, no município de Pindaí, sudoeste baiano. 

Após populares encontrarem as roupas de Talita Farias Pereira e Carlos Deivid Farias Pereira do lado de fora da agua, passaram a procurar pelas crianças, que supostamente entraram na agua por desconhecer a profundeza do local. 

A Polícia Técnica se deslocou ao local e removeu os corpos para o IML - Instituto Médico Legal de Guanambi e passarão por necropsia nesta quinta-feira (05). 



Bola oficial da Copa do Mundo está à venda por R$ 400

A Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo, já foi colocada à venda desde o dia 15 de novembro, antes mesmo do seu lançamento oficial, que aconteceu na última terça-feira (4).  No total, sete versões da bola oficial serão lançadas. A bola de campo, igual às que serão utilizadas pelos atletas do Mundial, custarão R$399,90. Para atender a mais públicos, a fabricante lançou ainda versões mais baratas, como a Train Pro Campo (R$ 129,90), Top Xmas Campo (R$ 99,90), Glider 121 Campo (R$ 79,90), Glider Campo (R$ 69,90), Praia X (R$ 69,90) e a minibola Adidas Brazuca Glider (R$ 39,90). A bola oficial da Copa foi apresentada oficialmente durante um evento no Rio de Janeiro, que contou com presenças da atriz Sheron Menezes, além dos atletas Cafu, Hernane e Seedorf. Fabricada pela Adidas, a Brazuca vai substituir a Jabulani, bola da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O nome da bola foi escolhido em votação popular no ano passado. Brazuca venceu de lavada Bossa Nova e Carnavalesca. 

Correio



Em ensaio oficial de sorteio, Brasil cai em grupo da morte com Itália e França

Foto: Divulgação

A Fifa organizou no final da tarde desta quarta-feira (4) o ensaio oficial para o sorteio da Copa do Mundo, que acontece no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauipe. No "treino", o Brasil se deu mal - caiu no grupo da morte com Itália, França e Austrália. O sorteio mostrou que a manobra da Fifa para evitar um grupo mais forte não adiantou. Em uma mesma chave, estariam três campeões mundiais. O presidente Joseph Blatter afirmou que com a mudança, a chance disso acontecer caiu de 21% para 6%. O ensaio durou pouco mais de uma hora. O casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert esteve presente, simulando a apresentação do evento. Tambem estavam no local Jérome Valcke, da Fifa, e os oito embaixadores escolhidos pela Fifa para o sorteio, representando os campeões mundiais que estarão na Copa: Cafu (Brasil), Cannavaro (Itália), Zidane (França), Kempes (Argentina), Geoff Hurst (Inglaterra), Matthäus (Alemanha), Ghiggia (Uruguai) e Hierro (Espanha). O sorteio ainda terá números dos cantores Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Emicida, Alcione, Margareth Menezes, Olodum e Companhia de Dança Deborah Colker.



IBGE abre inscrições para 7.825 vagas temporárias

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta quinta-feira (5) as inscrições do processo seletivo simplificado para 7.825 vagas temporárias em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 765 a R$ 4.000. No site da Fundação Cesgranrio, é possível ver o edital (acesse o edital). São 7.600 vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio), para atuar nos 26 estados e no Distrito Federal, 27 para analista censitário de geoprocessamento (nível superior), para o Rio de Janeiro, 180 para agente de pesquisa por telefone (nível médio), para o Rio de Janeiro, e 18 para supervisor de pesquisa (nível superior), para o Rio de Janeiro. As oportunidades de supervisor de pesquisa são para candidatos com nível superior em qualquer área, estatística, administração e tecnologia da informação e comunicação. Entre as funções do cargo de agente de pesquisas e mapeamento estão visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando a realização de pesquisas de natureza estatística. O salário é de R$ 1.020. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O agente de pesquisas por telefone será responsável por coletar informações, via telefone, com segurança, presteza e atenção garantindo fidedignidade das informações e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistidos por sistema computacional, visando captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos. O salário é de R$ 765. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais. Já entre as funções do agente censitário de geoprocessamento estão executar tarefas voltadas à implementação de sistemas computacionais para aquisição, tratamento, gerenciamento e reprodução de informações espaciais, utilizando técnicas de geoprocessamento, que permita a coleta de informações espaciais. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Já o supervisor de pesquisa vai auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa, inclusive o detalhamento de âmbito, a elaboração do questionário e manuais e realizar pesquisa piloto, entre outras atividades. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Os profissionais ainda vão receber auxílio-alimentação de R$ 373.  As inscrições podem ser feitas no período de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2014 pelo sitewww.cesgranrio.org.br. A taxa varia de R$ 19 a R$ 80. As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários ainda serão divulgados. A validade do processo seletivo será de 2 anos.

CONTINUE LENDO


Pesquisa revela que os nordestinos são as principais vítimas de infarto no País

O atendimento precário e o acesso restrito a instituições hospitalares capacitadas tornam o norte e o nordeste as regiões campeãs em incidência de mortes por infartos do miocárdio e doenças do coração em geral. Esta é a constatação da pesquisa realizada nos últimos dois anos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em todos os estados brasileiros. No total, 150 centros de pesquisa foram instalados no país, espalhados em hospitais públicos e privados, onde informações de 15 mil pacientes foram tabuladas permitindo traçar o perfil das vítimas destes tipos de doenças. De acordo com o estudo, a população das regiões norte e nordeste morre duas a três vezes mais do que quem vive no sul e sudeste. “Isso é explicado, entre outros fatores, pela melhor oferta de atendimento médico nas regiões sul e sudeste em quantidade de UPAS e na distribuição gratuita de medicamentos para aqueles que ainda estão em tratamento de recuperação”, explica o presidente da SBC e superintendente do Hospital da Bahia, Jadelson Andrade. Ainda segundo ele, nas regiões situadas mais ao sul do país o diagnóstico das doenças do coração é descoberto mais cedo.O ranking de regiões segue da mesma forma quando o assunto é o tratamento das doenças do coração. Sobre este quesito, a pesquisa aponta que os pacientes nortistas e nordestinos abandonam o tratamento pós-infarto mais cedo, o que acarreta na reincidência da doença.

“Na verdade esta é uma realidade que acontece em todo o país, mas, mais uma vez, a maior incidência se dá nas regiões norte e nordeste, por conta da pouca disponibilidade dos remédios no sistema único de saúde”, continuou o médico cardiologista. Para mudar a realidade em todo o país, que atualmente tem 500 mil mortes por ano por conta de problemas no coração, a SBC encomendou a pesquisa que será repassada ao Ministério da Saúde para a elaboração de políticas públicas que mudem o quadro da doença e melhorem a vida dos brasileiros. Nas regiões onde a incidência do infarto do miocárdio é mais recorrente, a SBC tem intensificado as ações de divulgação sobre a importância da prevenção e do tratamento do problema, através de simpósios e elaboração de cartilhas informativas distribuídas gratuitamente. 

Tribuna

CONTINUE LENDO


Campanha contra abuso sexual na Copa é lançada hoje

O mais recente levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, feito em 2012, coloca a Bahia na terceira posição entre os estados com mais chamadas para o Disque 100, número destinado a denúncias de violência sexual. Para  reverter esse quadro, o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) lançam nesta quinta-feira, 5, às 10h, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), a Campanha Internacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Criada na França pela rede internacional End  Child  Prostitution  And Trafficking (em português, "fim  da  prostituição  e  do  tráfico  infantil"), a campanha, que tem o slogan  "não desvie o olhar", conta com apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia (UE). 

A Tarde



Brumado: Dois cães são resgatados após denúncias de maus- tratos no Bairro Olhos D'água

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Depois de várias denúncias anônimas, de maus-tratos a dois cães, a Polícia Militar e a ONG Au-Au, nesta tarde de quarta-feira (04/12), se dirigiram a uma residência no Bairro Olhos D’água, e encontraram os animais muito magros, anêmicos e cheios de parasitas. Os bichinhos foram encaminhados ao veterinário para serem examinados e receberem os devidos tratamentos. Segundo os donos dos cachorros, estes seriam seus cães de guarda.

Pela Constituição de 1998, os animais estão sob tutela do Estado e cabe a ele a função de protegê-los. Atos de abuso e de crueldade são crime ambiental e devem ser denunciados à polícia, que formalizará a ocorrência e instaurará um inquérito. 



Consignado Bradesco

Por meio de um convênio especial, o Bradesco está trazendo a você que é funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado, Magnesita, Xilolite, EPCL e aposentado ou pensionista do INSS, vantagens exclusivas e as melhores condições do mercado para contratação do CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO. Confira:

  • Taxas Especiais;
  • Amplo Prazo para Pagamento;
  • Parcelas Descontadas em Folha de Pagamento;
  • Contratação Simples e Rápida:

Para mais informações, ligue para agência 3009-0 Bradesco Brumado tel. (077) 3441-3020/3814/2112/2113/3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco.

Se preferir envie um e-mail para [email protected]



Comissão da Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos federais

Foto: Divulgação

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei que reserva um quinto das vagas em concursos públicos do governo federal para a população negra. A proposta, de autoria do Executivo, foi enviada ao Congresso Nacional no início de novembro. O texto prevê que 20% dos postos disputados na administração federal, de autarquias, fundações públicas e empresas sob o controle da União, deverão ser reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em tese, a matéria ainda deve ser analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Constituição e Justiça. Por tramitar com urgência constitucional, no entanto, ela não pode seguir direto para o plenário.

Agência Estado



Vereador de Maragogipe denuncia gerente do Banco do Brasil à ouvidoria da instituição

O vereador Eustilio de Carvalho Neto (PT) exigiu nesta quarta-feira (04) através de uma correspondência a ouvidoria do Banco do Brasil, uma medida  contra o atual gerente da agência da cidade de Maragojipe. De acordo com o denunciante, o profissional bancário estaria tratando os clientes da empresa, com prepotência, arrogância e abuso de Poder.  De acordo com Eustilio Neto, o gerente estaria ficando numa sala trancado sem contato com os correntistas impossibilitando um melhor atendimento. - Não bastasse tal procedimento, constantes são os problemas nos caixas eletrônicos do Banco, que além de apresentarem defeito, ficam na sua maioria das vezes quase todos os finais de semana sem numerário suficiente, causando inúmeros transtornos aos correntistas que ficam impossibilitados de terem acesso as suas contas correntes e efetuarem saques para suprir as suas necessidades -, afirma o vereador.  De acordo com Neto do PT, como é conhecido, espera que a ouvidoria adote providencia em relação às denúncias que vão de encontro com as normas do Banco Central, que regula as demais agências.  



Ex-prefeito de Xique-Xique terá que ressarcir R$ 1,9 mi por irregularidades

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, na sessão desta quarta-feira (4), as finanças da prefeitura de Xique-Xique, relativas ao exercício de 2012, sob responsabilidade do ex-prefeito Reinaldo Teixeira Braga Filho. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou o direcionamento do gestor ao Ministério Público Estadual, imputou o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$ 1.965.318,22, com recursos pessoais, e multa de R$ 38.065, por diversas infrações. De todos os ilícitos praticados pelo ex-prefeito, segundo o TCM, o que mais contribuiu para a reprovação das contas foi referente à ilegalidade na aquisição de Direitos Creditórios, através de Escrituras Públicas, para quitação de contribuições previdenciárias junto à União. Além disso, conforme a Corte, o ex-prefeito também realizou despesas imoderadas, ao ferir os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade; apresentação de Balanços e Demonstrativos contábeis com irregularidades; além de não cumprir com a aplicação dos recursos do Fundeb na remuneração do pessoal do magistério com o mínimo de 60%. O tribunal também avaliou que houve déficit financeiro de R$ 3.406.672,82.

BN

 



Brumado: Papai Noel chega ao comércio de Brumado com muita magia e interação

Foto: 97NEWS

Com o objetivo de promover um natal especial para os brumadenses, a CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, mais uma vez consegue superar as expectativas, este ano a “Casa do Papai Noel” está lindamente instalada no 1º andar da CDL. As crianças de Brumado e região poderão conhecer a “Casa do Papai Noel” e entregar a cartinha de natal pessoalmente, ao bom velhinho.

Música, muitas luzes e colorido fazem parte do cenário montado para receber os visitantes, tudo muito singelo, repleto de harmonia e brilho.

A casa estará aberta para visitação todas as noites das 18h até às 21 horas, com a presença do Papai Noel para atender a criançada.

Muitas crianças e adultos aproveitaram para tirar foto e conversar com o bom velhinho. “Foi tudo tão lindo. A minha filha de cinco anos ficou encantada. Mas eu também me emocionei”, revelou a enfermeira Jamile, que acompanhou com a sua filha, a  chegada do Papai Noel.

Duda, 9 anos e Ana Clara, 5anos, fizeram o pedido ao Papai Noel, e estão aguardando ansiosas pela noite de Natal, para que o bom velhinho deixe seus presentes na árvore de natal.



Prorrogada a campanha de vacinação contra febre aftosa

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) prorrogou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2013. Os agricultores terão até o dia 15 de dezembro para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. O Prazo para declaração foi prorrogado até o próximo dia 31 de dezembro.

Os motivos da prorrogação foram o início tardio das chuvas previstas para o mês de novembro e dezembro, além de um problema no sistema informatizado, que afetou os registros das declarações de vacinação dos criadores devido à lentidão e quedas constantes do sistema.