ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Brumado: Homem esfaqueia colega ao saber que foi traído pelo próprio amigo na comunidade de Furado dos Veados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite de domingo (10), um homem, ainda não identificado, esfaqueou o próprio amigo na Comunidade de Furado dos Veados, zona rural de Brumado. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os dois estavam bebendo em um bar e, em certo momento, a vítima decidiu ir embora, foi quando o agressor pediu carona. Ainda segundo o Boletim, no meio do caminho, o passageiro do veículo totalmente transtornado pegou uma faca e desferiu vários golpes na região do peito, barriga e pescoço do motorista. Conforme a Polícia, a vítima foi socorrida por amigos e, em seguida encaminhada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A vítima passou por cirurgias e está fora de perigo. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso.



Médico da tapa na cara e depois atira em PM durante discussão em posto de combustível

Foto: Reprodução l Vídeo

Um policial militar foi baleado na manhã de sexta-feira (8) após uma discussão em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis em Sorocaba (SP). Nas imagens é possível ver o médico dando um tapa na cara da vítima antes de baleá-la. As imagens foram feitas por uma testemunha usando um celular. Ferido com três tiros, o policial se afasta e a testemunha continua gravando. Um rapaz aparece e pede calma e tira a arma de perto do médico. O PM se senta na rua ao lado de um caminhão e, aparentando estar assustado, ele é acalmado por pessoas que passam pela rua. Segundo o site G1, a Justiça decretou a prisão preventiva do médico Weber Chimello Blhester, de 50 anos, depois de uma audiência de custódia no sábado (9). A arma usada no crime pertence ao policial. O PM Leonardo Zucollin da Silva, de 30 anos, foi socorrido consciente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde passou por cirurgia. O estado de saúde é estável. O médico preso em flagrante falou à Polícia Civil que achou que o rapaz era um ladrão e cometeu o crime para se defender.



Jovem é encontrada morta em residência na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma jovem identificada como Roberta Caíres Pereira, 24 anos, foi encontrada morta em sua residência no 'Perímetro Irrigado do Brumado', zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a Polícia, a jovem foi encontrada no final da manhã desta segunda-feira (11), por volta das 11:30h. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, Roberta enfrentava problemas psicológicos, o que pode ter levado a cometer suicídio. A Polícia Militar registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizaou o levantamento cadavérico. O corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Roberta deixa uma filha de 3 anos.



Engenheiro diz que estrutura da Embasa em Brumado hoje é defasada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com estrutura ultrapassada, sistema de esgotamento sanitário em Brumado terá que ser removido e reconstruído, segundo o engenheiro civil Robson Guerra. O representante da empresa Previsam, é mais um que participou na última sexta-feira (8) da audiência pública realizada pelo município para apresentar o processo de licitação. O processo deve ser aprovado em 180 dias. Para o engenheiro, após visitas em algumas Estações de Tratamento de Água (ETA) e, até mesmo no processo de decantação do esgoto, como por exemplo, no bairro Urbis II, é possível constatar que é muito deficitária. "Podemos observar que nessas estações não há um funcionário manobrando os equipamentos. O local estava abandonado", relatou. Ele ainda destacou a falta de equipamentos reservas em estações de grande importância. "Nós visitamos uma elevatória que existe na comunidade de Lagoa Funda, e podemos observar que a elevatória não possui uma bomba reserva. E se esse equipamento queimar? A comunidade vai ficar vários dias sem água por conta disso", relatou o engenheiro. Após 46 anos de domínio como concessão, a empresa não possui um plano de urgência e emergência. Agora com o processo de licitação iniciado, o prazo de retorno para a população poderá ser rápido. "Essas questões de segurança como por exemplo, aumentar a pacacidade de armazenamento de água nas estações podem contribuir em casos de queima de bomba", comentou. Quanto ao esgotamento sanitário, Guerra salientou que há anos sem o tratamento adequado, Brumado investiu muito na saúde, algo que poderia ter sido evitado com investimentos no saneamento básico. “A cada R$ 1 investido em saneamento básico, você economiza R$ 4 em saúde. Isso nos tempos atuais de hoje é inadmissível”, declarou. O engenheiro ainda lamentou que, se investiu muito em caminhões pipas na zona rural, ao invés de construir redes que pudessem atender essas comunidades. "Eu não entendo, se há 20 anos tivessem feito redes até as comunidades, o custo seria muito menor, do que se tivesse levando por caminhões". Ele completou ainda dizendo que a situação foi tratada como "palanque político, ou seja, de alguma forma, a curto prazo, alguém falou. Opa, eu vou ganhar nome com isso, porque eu vou indicar o caminhão pipa para aquela comunidade", disse ao 97NEWS o engenheiro Robson Guerra.



Maetinga: Corpo de idoso é encontrado em matagal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O corpo de um idoso, de 60 anos, foi encontrado em um matagal em Maetinga, neste domingo (10). Segundo a Polícia, a suspeita é que Juvêncio Silva Campos tenha morrido de causas naturais. No entanto, ainda não há informações sobre as causas do óbito que é investigado pela Polícia Civil local. Após a constatação do óbito, o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. 



Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Foto: Divulgação

A Clínica Master está sempre atenta e preocupada em oferecer o que há de melhor para seus pacientes. Agora oferecendo atendimento em psiquiatria com a Drª. Claudia Felizola. Primeira agenda no próximo dia 16 de março. Ligue e agende a sua consulta! A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: Homem dispensa armas ao avistar viatura do PETO

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Uma espingarda calibre 36 e outra artesanal foram apreendidas pela Polícia Militar no Bairro Urbis III, em Brumado. Os materiais foram encontrados na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 10h30, quando militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) faziam patrulhamento pela região da Malhada Branca. Ao avistar a viatura, o motociclista fugiu e dispensou uma sacola na via. Ao verificarem, os policiais encontraram as armas. O suspeito não foi pego. As armas foram apresentamos na Delegacia para que fossem adotadas as medidas cabíveis.



Mulher perde controle da direção e carro entra dentro de lanchonete no centro de Guanambi

Foto: Reprodução l Vídeo

Um carro invadiu uma lanchonete na Praça Henrique Pereira Donato, no Centro de Ganambi, na manhã deste domingo (10). O veículo Toyota Corolla era conduzido por uma mulher, que não ficou ferida. O acidente, aconteceu por volta das 07h. Não houve registro de outras vítimas. Segundo informações da Polícia, a mulher, estava com o veículo estacionado em frente a lanchonete Subway e quando foi realizar uma manobra para sair da vaga não percebeu que o automóvel estava na posição "D". Assim, ao acelerar, o carro automático invadiu o estabelecimento comercial. De acordo com a PM, o impácto destruiu a porta de vidro da lanchonete. Câmeras de monitoramento da lanchonete registrou o momento em que o carro invadi a lanchonete. Parte do carro chegou a ficar dentro da empresa. No momento do acidente, o estabelecimento comercial estava fechado.



Assessoria jurídica diz que Brumado pode sim decidir sobre concessão dos serviços de água e esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na audiência pública realizada na última sexta-feira (8), em Brumado, a assessoria jurídica que representa o município no processo licitatório para contratar empresa que fornecerá os serviços de água e esgoto por 30 anos, disse que a cidade tem total potencial para realizar a licitação e criar novas regras para a nova empresa que assumir o saneamento básico. Ao 97NEWS, o advogado que representa a empresa Previsam, Rafael Dantas, relatou que a Lei Orgânica Municipal da ao município a competência de decidir sobre a concessão dos referidos serviços. "O projeto técnico para implantação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Brumado, do ponto de vista jurídico, é viável a concessão”. Outro ponto que foi discutido na audiência, no qual a Embasa alega que teria de ser ressarcida por ter realizado investimentos ao longo da gestão, como a construção de adutoras, estações elevatórias, da barragem em Cristalândia e estações de tratamento. Sobre o assunto, Rafael ressaltou que isso não impede ao gestor de promover o processo licitatório. “Não há nenhuma inviabilidade do prefeito realizar a licitação em razão dessas eventuais indenizações que a Embasa entende ser cabíveis”. Ele ainda completou dizendo que, "provavelmente esses investimentos foram pagos ao longo dos anos em tarifas cobradas pela própria empresa", finalizou.



Mulher morre após cair em poço durante busca de sinal de celular

Foto: Reprodução

Uma mulher de 22 anos morreu no último sábado (9) no distrito de Arraial D´ajuda, em Porto Seguro, ao cair em poço procurando sinal de telefonia móvel. Segundo a polícia, Elissa Emily Figueiredo estava hospedada com o namorado em um chalé e acabou caindo em um poço de 15 de metros de profundidade. Conforme a PM, durante seis horas, uma equipe do grupamento de bombeiro militar tentou retirar a jovem de dentro do poço, que fica em um terreno nos fundos do chalé. Os bombeiros contaram que conseguiram descer até o local e colocar uma máscara de oxigênio em Emily, para facilitar a sua respiração, mas ela entrou em pânico e sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito. Ainda segundo a polícia, o poço estava desativado, coberto apenas com uma tampa de madeira podre. Também havia muito mato ao redor. Um inquérito vai ser aberto para apurar o caso.



Brumado: Jovem é baleado no bairro Olhos D'água e consegue pilotar ferido até próximo a sua residência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem, identificado como Matheus, foi baleado por homens armados quando passava de moto pela Praça Donatila Meira Lobo, no bairro Olhos D'água, em Brumado. O caso ocorreu por volta das 20h40, deste domingo (10). Além da vítima, sua namorada estava na motocicleta na hora dos disparos. Ela não se feriu. Matheus foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto com um tiro na perna. Ainda de acordo com amigos, apesar de ele ter sido baleado, não corre o risco de morrer. O hospital ainda não divulgou o estado de saúde da vítima. Segundo informações da 34ª CIPM, os disparos foram feitos por homens que estavam em um veículo ainda não identificado. Ainda segundo a PM, a vítima baleada possui várias passagens pela polícia. Ele passou por uma cirurgia, mas não teve o estado de saúde revelado. 



Forró do Sítio Novo 2019: Garanta já seu ingresso no lote do mês de março

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo 2019 promete ser uma das melhores edições já realizadas, as atrações já estão confirmadas, confira: Gabriel Diniz, o dono do Hit do momento, 'O nome dela é Jenifer', além disso, muito forró com Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca, Maike José e o romantismo de Calcinha Preta.  A festa acontecerá no Sitio Novo no dia 15 de junho, uma festa de qualidade que você conhece. Aproveite o lote promocional até o dia 31 de março nos pontos de venda: Tiazinha Distribuidora e Bar do Rey. Você compra a vista no valor de R$180,00 e em até 5x no cartão no valor de R$200,00.  Aproveite que o preço promocional só vale para até o final do mês de março .  Forró do Sítio Novo, realização Só Legal e Beto Bonelly produções. Não fique de fora da melhor festa All Inclusive da região e garanta seu ingresso antes da virada de preço.



Brumado: Motociclista fica ferido após atropelar cavalo em estrada vicinal de Ubiraçaba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motociclista ficou ferido no fim da tarde da última sexta-feira (8) ao bater com a moto em um cavalo que estava solto em uma estrada vicinal, na região de Ubiraçaba, em Brumado. Segundo informações de familiares, a vítima não conseguiu frear a tempo e atropelou o animal. De acordo com amigos, o motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com ferimentos nos braços, pernas e boca. Ele foi atendido, e o estado de saúde do paciente é estável. "O animal saiu de um barranco e atravessou na frente da moto. Meu filho só está vivo porque não desenvolvia alta velocidade,  mais o risco de animais solto é constante na região", relatou a mãe do garoto ao 97NEWS.

 



Igaporã: Homem é morto com tiros de espingarda calibre 12; polícia suspeita de acerto de contas

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Na tarde do último sábado (08), um homem foi morto a tiros de arma calibre 12 no Centro da cidade de Igaporã, no Centro Sul Baiano. Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 16h30. Segundo o site, Sudoeste Bahia, Sergio de Souza Martins, foi abordado por três homens que estavam a bordo de um veículo modelo e ainda tentou fugir, mas, acabou atingido pelos disparos, teve o crânio parcialmente esfacelado e morreu no local. A perícia foi acionada e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A PM informou que o homem tinha passagens por furto, roubo, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Conforme a Polícia Civil, há indícios de que o crime tenha relação com "acerto de contas" por tráfico de drogas. Câmeras de segurança registraram a ação criminosa e poderão ajudar nas investigações. 



Paramirim: Homem é preso suspeito de tacar fogo na casa da ex-mulher

Foto: 97News

Um homem foi preso em flagrante neste domingo (10), em Paramirim, após colocar fogo na casa da ex-mulher. De acordo com a Policia Militar, vizinhos que presenciaram a ação, acionaram a guarnição, que se deslocou até local e, constatou os fatos. Conforme a PM, o suspeito Marcelo Sousa Ribeiro, é ex companheiro de Silvana Souza de Jesus Silva, moradora da residência localizada no Bairro Vila Nova. As chasmas queimaram toda mobília que havia na residência. Ninguém ficou ferido. Marcelo foi conduzido para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde o delegado de plantão registrou a ocorrência. Ele responderá por tentativa de homicídio. Além disso, Marcelo quebrou medida protetiva, por infringir a Lei Maria da Penha (Lei 11.306).

Foto: 97News


Empresário brumadense grava vídeo listando material roubado em madeireira na cidade de Barra da Estiva

Foto: Divulgação

Um empresário brumadense revoltado após ser roubado na cidade de Barra da Estiva, resolveu gravar um vídeo e postar nas redes sociais, listando todo material levado pelos meliantes. Com lojas em Brumado e Barra da Estiva, a filial de Barra da Estiva foi invadida por ladrões na madrugada deste sábado (9). Segundo o proprietário da loja, Merion, inúmeros materiais foram levados pelos bandidos, causando um prejuízo enorme para o empreendimento. Na ação, os assaltantes levaram, três furadeiras, uma plaina elétrica, motosserra, serra circular, serra tico-tico, esmeril, chaves diversas, politriz, brocas, chaves inglesa, lixas, colas, ar-condicionado, microondas, lâmpadas, extensões, pneus, sons automotivos, alto-falantes, janelas de madeira, portas, além de dois pneus de caminhão. "Esses foram os itens que podemos observar que foram levados da madeireira, a lista pode aumentar assim que conferirmos tudo", diz o empresário brumadense no vídeo. A empresa registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade. 



Prefeito dá tapa na cara de fazendeiro após ser chamado de 'moleque' em Morro do Chapéu

Foto: Reprodução l Vídeo

O prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Léo Dourado (PR), deu um tapa na cara de um fazendeiro após ser chamado de "moleque". A confusão aconteceu durante uma reunião entre o gestor e os moradores do distrito de Icó, que fica a 38 km do município. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma discussão entre o prefeito e o fazendeiro, identificado como Aderbal Oliveira. De acordo com site Notícia Livre, a briga começou depois da fala do fazendeiro, que teria sido acusado "de ter pedido a um funcionário da prefeitura para pagar o salário de um trabalhador de sua fazenda".



Motorista atropela três crianças; primas de 2 e 12 anos não resistem aos ferimentos

Foto: Reprodução / Giro Ipiaú

Um motorista atropelou três crianças na tarde de sexta-feira (8), na cidade de Itagibá, no sul da Bahia. As primas Ayala Lohana Lima, de dois anos, e Cinde Lohana de Jesus Oliveira, de 12, não resistiram ao impacto e morreram. Uma outra criança, identificada como Ávila de Jesus Santos, de cinco anos, foi retirada da parte baixa do carro, socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú, segundo informações do G1. Conforme a Polícia Civil, a criança mais velha, Cinde Lohana, foi atropelada quando tentava salvar as outras duas. O motorista se apresentou na delegacia após a tragédia e informou que a direção do veículo teria travado. Ele foi liberado após ser ouvido. Ainda de acordo com Polícia Civil, que os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. Os corpos de Cinde e Ayala foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.



Em Brumado, dono de bar é ameaçado por cliente armado com faca

Foto: Conteúdo l 97News

Policiais Militares da 34ª CIPM foram acionados pelo CICOM por volta das 10h deste sábado (9) para verificar a situação de um cliente, que estava ameaçando o dono do bar na Praça Teófilo Alves de Lima, no bairro do Mercado com uma faca. Ao chegar ao local, a equipe não encontrou o imputado, apenas a vítima que estava com o nariz sangrando. O proprietário do estabelecimento relatou que um indivíduo estava lhe ameaçando e que o agrediu fisicamente com um soco, que estava de posse de uma faca tipo peixeira e, que durante a agressão caiu e permaneceu no interior do estabelecimento. Diante das informações, foi realizada rondas com a vitima e o agressor foi localizado próximo ao local da agressão, sendo conduzidos e apresentados na Delegacia. O agressor foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão.



Passageira de ônibus é presa por transportar 28 kg de maconha em 4 mochilas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) em um ônibus que faz a linha Abaré/Salvador identificou uma passageira de 28 anos que transportava 28 quilos de maconha, na manhã de sexta-feira (8), no município de Macucuré, norte da Bahia. A droga estava distribuída em quatro mochilas de Valdilene dos Santos de Jesus. De acordo com a Polícia, a abordagem ocorreu durante uma vistoria de rotina na estrada. A droga seria entregue em Feira de Santana. A passageira identificada como dona das mochilas é Valdilene dos Santos de Jesus, a polícia chegou a esta conclusão depois de checar o adesivo de identificação na bagagem. Ainda de acordo com ele, a maconha vinha de Ibó, distrito de Abaré. A suspeita e os 28 quilos da droga foram encaminhadas para a Delegacia Territorial de Chorrochó. Valdilene foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com a delegada Lucynalva Freire, a Polícia Civil agora vai investigar quem receberia a maconha em Feira de Santana.