ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Veículo sobe no canteiro central da Avenida João Paulo e estoura pneus

Foto: 97NEWS

Um condutor, que não teve o nome revelado, saiu ileso de colisão entre o veículo que dirigia e o canteiro central da Avenida João Paulo I, na noite deste domingo (21), no antigo cruzamento da Rua José Meira Leite, no Bairro Nobre, em Brumado. O rapaz conduzia um veículo picape Strada branca, quando por algum motivo que ainda será investigado, subiu no canteiro central e estourou os dois pneus do veículo. Indagado sobre o acidente, o motorista relatou que a sinalização no local é ruin. Em razão da batida, a parte da frente do carro ficou danificado. Ninguém ficou ferido. 

Foto: 97NEWS


Brumado: Morre 'Lagoa Sapateiro' após lutar contra um câncer

Foto: Divulgação

Um dos maiores profissionais de sapataria em Brumado, Onaldo Araújo Agra, de 67 anos, o "Lagoa Sapateiro", morreu na tarde de domingo (21) na cidade de Vitória da Conquista. Ele lutava contra um câncer na coluna e estava internado no Hospital Geral, e no fim da tarde após apresentar uma piora no quadro de saúde, veio a óbito. Natural de Alagoas, Onaldo adotou Brumado como sua cidade natal por vários anos, e de lá para cá fez vários amigos. Sendo um dos pioneiros na Capital do Minério, Lagoa Sapateiro mantinha um estabelecimento comercial no Mercado Municipal. Seus trabalhos na sapataria rendia muitos elogios, não só pelo atendimento, mas como pela qualidade. O velório está acontecendo na Igreja Testemunhas de Jeová, em Brumado, localizada na Praça Dr. Nelson Lula. O sepultamento acontecerá as 16h no Cemitério Jardim Santa Inês.



Análises apontaram presença de agrotóxicos na água consumida em Brumado e outras cidades da região

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Uma investigação mostrou dados alarmantes sobre a qualidade da água consumida nos municípios brasileiros. Segundo as informações obtidas junto ao Ministério da Saúde, das 36.523 amostras realizados entre 2014 e 2017, 80% apresentaram contaminação por resíduos de agrotóxicos. Entre os agrotóxicos presentes na água distribuída à população dos municípios citados, oito são associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Destes, três foram encontrados em níveis acima do permitido pela legislação brasileira. Se considerados os parâmetros usados na União Europeia, outros doze produtos encontrados estariam a acima dos limites considerados seguros para consumo humano. Na Bahia, quatro municípios encontram-se nessa situação. São Felix do Coribe, Itapetinga, Mucugê e Camaçari. O município de Brumado está na lista. A pesquisa revelou ainda que a falta de monitoramento também é um problema grave. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes na sua água entre 2014 e 2017. Em nota, a Embasa confrontou os resultados divulgados pela pesquisa. 

Foto: Reprodução

A empresa afirmou que todas as amostras de de água analisadas no período estão isentas de substâncias presentes em agrotóxicos. A empresa afirmou ainda que atende aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pela legislação brasileira e reforçou que a água tratada está sendo distribuída em condições de potabilidade e não apresenta risco à saúde humana. Questionada sobre a ausência de análises em alguns municípios, a empresa disse analisa a água distribuída em todos os municípios que atua, e que os resultados analisados são divulgados na plataforma Siságua, à qual os municípios têm acesso por meio dos técnicos da vigilância sanitária ou solicitando diretamente à Embasa. A empresa disse ainda que todas as análises na água distribuída pela Embasa, realizadas entre 2014/2018, estão isentas de substâncias presentes em agrotóxicos. Ela atende aos parâmetros de potabilidade, conforme as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde, legislação brasileira que está conforme com a 4° Edição do Guia de Qualidade de Água da Organização Mundial da Saúde (OMS). A investigação foi feita pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye.



Brumado: 'Marquinhos Pezão' é pego mais uma vez após arrombar bar no mercado municipal

Foto: Divulgação l Polícia Militar

No último sábado (20) a Polícia Militar prendeu mais uma vez Marcos Pereira dos Santos, o "Marquinhos Pezão", após o mesmo roubar um bar no bairro do Mercado, em Brumado. Segundo a PM, por volta de 19h45m, uma guarnição de radiopatrulhamento capturou e apresentou Marquinhos, após este ter arrombado e subtraído pertences de um bar, nas proximidades do Mercado Municipal. Esse indivíduo foi flagrado por câmeras de vídeo e encontrado pela guarnição na Praça da Cebola, nas proximidades da Avenida Centenário. O proprietário do bar reconheceu Pezão e registrou o fato na sede da Delegacia, onde foi apresentado e permaneceu custodiado a disposição da Justiça. 



Aluno do curso de soldado da PM é atingido por disparo acidental de colega e morre

Foto: Divulgação

Um aluno a soldado da Polícia Militar foi atingido por um tiro, disparado acidentalmente por um colega, e morreu neste domingo (21), na cidade de Senhor do Bonfim. As informações são da Polícia Militar. De acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 8h, durante a passagem de serviço, no Núcleo de Formação da Polícia Militar da cidade. A polícia não detalhou a identificação do rapaz que morreu, nem do que teria atirado acidentalmente. Disse, apenas, que conforme informações iniciais apuradas no local, um aluno de serviço manuseava a arma quando atingiu acidentalmente o outro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros, mas quando chegou ao local o aluno já estava morto. A PM informou, ainda que os procedimentos iniciais para apurar o caso estão sendo realizados pelo Comando.

 

 



Bahia reduz em 39% no número de roubos a estabelecimentos comerciais

Foto: Luciano Santos l 97News

O índice de roubos contra estabelecimentos comerciais apresentou redução de 39,2% no primeiro trimestre de 2019 na Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A pasta indicou que entre janeiro e março deste ano foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado. "Nos três primeiros meses foram registrados 307 casos em todo o estado. Nos 403 municípios do interior do Estado a redução chegou a 41,9%, sendo registrados 181, uma média de 0,44 delito por cidade. A Secretaria atribui os índices as reuniões, articulação com empresas de segurança e ações que desarticularam quadrilhas especializadas. 



Conquista: Ônibus da Novo Horizonte tomba e três pessoas ficam feridas na BR-116

Foto: Whatsapp l 97News

Na última sexta-feira (19), um ônibus da empresa Novo Horizonte tombou na BR-116, trecho urbano de Vitória da Conquista. O acidente deixou três pessoas feridas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o ônibus descia uma alça do anel viário da cidade, quando tombou perto de um atacadista. O ônibus fazia a linha Ilhéus x Barreiras. Conforme a PRF, os feridos sofreram lesões leves. Não há informações sobre o estado de saúde deles.



Homem ateia fogo em carro e morre queimado ao entrar no veículo no Ceará

Foto: Whatsapp l 97News

Um fato lamentável aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 11h na cidade de Alcântaras, no Ceará. O homem ainda sem identificação ateou fogo em seu veículo GM Celta, depois entrou no carro. De acordo com informações de populares, a vítima ainda teria sido retirada do veículo pelas pessoas que moram nas proximidades, mas conseguiu se soltar e voltou para dentro do carro já em chamas e permaneceu no interior do veículo até morrer queimado. Um vídeo foi gravado pelos moradores, mas como as cenas são muito fortes, não vamos publicar.

Foto: Whatsapp l 97News


Caetité: Presos que arrombaram celas, furtam munições e armas de grosso calibre morrem em confronto com a Caesg

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Após receber informações que indivíduos fugitivos da carceragem da delegacia de Caetité na madrugada desta sexta-feira (19) estavam homiziados em um matagal na zona rural da cidade, guarnições da Cipe Sudoeste, Polícia Civil e Polícia Militar se deslocaram até os locais informados onde foram recuperadas: 02 Submetralhadoras, 01 espingarda calibre 12 e dois revólveres. Durante a diligência houve confronto e dois indivíduos identificados como Marcelo Pereira de Castro, vulgo Chuck e Thiago Chiringa não resistiram e vieram a óbito. Um terceiro suspeito continua foragido.

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste


Caetité: Presos arrombam celas, furtam munições, armas de grosso calibre e fogem da delegacia

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Na madrugada desta sexta-feira (19), três detentos de alta periculosidade fugiram da Cadeia Pública de Caetité. Segundo informou a Polícia Civil ao site Sudoeste Bahia, antes da fuga, os presos invadiram uma sala da administração e levaram vasta quantidade de munições e três armas de grosso calibre de propriedade da Polícia Civil – duas submetralhadoras e uma espingarda calibre 12 – além de outras armas apreendidas que estavam na unidade polícial. Os foragidos foram identificados pela Polícia como, Marcelo Pereira de Castro, vulgo Chuck e Thiago Chiringa. O terceiro foragido segue sem identificação. Conforme a 22ª Coorpin, uma sindicância será aberta para apurar os fatos e saber como os detentos conseguiram fugir. Equipes da Polícia Militar fazem buscas pela região para tentar localizar os foragidos que podem está em cidades vizinhas. 

 



Cipe Sudoeste realiza 'Operação Tiradentes' para coibir delitos durante o feriado de Páscoa

Foto: Divulgação

A Cipe Sudoeste iniciou na quinta-feira (18), em toda região a 'Operação Tiradentes'. De acordo com o comandante da Caesg, Major Edson Mascarenhas, o objetivo maior da operação é trazer uma sensação de segurança maior para a comunidade nesse período de feriado. “Mesmo caindo no domingo, a gente sabe que existem pessoas que se deslocam para casa de seus parentes para passar esse momento em família e, por consequência disso, existe uma movimentação também de oportunistas de plantão que queiram praticar determinados delitos”, afirmou. Pensando ainda na famosa saidinha de Páscoa nos presídios da região, o comandante informou que a polícia irá intensificar os pontos de abordagem e investigação a fim de coibir o tráfico de drogas e armas. "A operação funcionará como um sistema de cinturão de proteção", disse.



Dois suspeitos de manter 10 venezuelanos em situação de trabalho escravo são presos em Itabuna

Foto: Divulgação

Dois homens foram presos em flagrantes na quinta-feira (18) por suspeita de manter 10 venezuelanos em situação similar a trabalho escravo em uma oficina de manutenção de equipamentos de parques de diversões em Itabuna. Segundo informou a Secretaria do Trabalho de Ilhéus ao site Varela Notícias, os venezuelanos estão em situação regular no Brasil, mas sem autorização para trabalhar. Após denúncias, a Polícia Federal e integrantes da secretaria esteve no local e encontraram os venezuelanos. Eles dormiam no local de trabalho e não tinham cama. Além, eles eram obrigados a repassar parte do salário, que ainda não foi divulgado, para o pagamento de passagens, alimentação e serviços de TV e internet. Os venezuelanos foram encaminhados para a Polícia Federal de Ilhéus. Conforme o site, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) afirmou que está acompanhando este caso.



Conquista: Mãe de recém-nascido abandonado é localizada após denúncia anônima

Foto: Reprodução l Anderson Oliveira

A mãe do bebê recém-nascido que foi abandonado na rodoviária de Vitória da Conquista, foi localizada pelo Conselho Tutelar de Barra do Choça, na quarta-feira (17). A mãe da criança, que não foi identificada, foi encontrada após uma denúncia anônima. Ela sofre com transtornos emocionais e receberá assistência psicológica. Não foi informado detalhes do depoimento prestado pela mulher. Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, a mulher pediu para outra pessoa segurar o bebê enquanto ia ao banheiro e não voltou, na terça-feira (16). A mulher com quem ela deixou o bebê denunciou o abandono. A criança tinha um pouco mais de 24 horas de nascida e foi levada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Após o atendimento médico, o bebê foi encaminhado para uma casa de acolhimento na cidade. Segundo a Delegacia do Núcleo da Criança e do Adolescente, a mãe da criança pode responder pelo crime de abandono de incapaz.



Bolsonaro defende que invasão de terra pode ser tratada como terrorismo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a pretensão de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que tipifique a invasão de terras como crime de terrorismo. A informação foi divulgada durante uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook na quinta-feira (18). Segundo o site Bahia Notícias, o presidente ressaltou a redução no número de registros de "invasão" de terra no primeiro trimestre deste ano, contra 43 no mesmo período do ano passado. "No que depender de mim, será tipificado como terrorismo", afirmou. Ele disse que conversará com parlamentares para buscar uma proposta que seja viável para aprovação no Legislativo. Na ocasião o presidente também defendeu um projeto de lei que possa estender o direito de legítima de defesa para quem atira contra pessoas que tentem invadir domicílios privados. "Invasão de domicílio ou de propriedade outra, uma fazenda ou uma chácara, o proprietário pode se defender atirando, e se o outro lado resolver morrer, é problema dele. Propriedade privada é sagrada", disse. Ele também alegou que uma medida dessa natureza precisa ser costurada com parlamentares para ter alguma viabilidade.



Batida entre van e caminhão deixa quatro mortos e quatro feridos em Barreiras

Foto: Reprodução l Blogbraga

Na madrugada desta sexta-feira (19), quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, depois que uma van bateu com um caminhão, na BR-242,  em Barreiras. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta de 0h20. O impacto da batida foi tão forte, que a van ficou completamente destruída, e o caminhão bastante danificado. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da batida. Segundo o site G1, dos quatro mortos, três estavam na van, incluindo o motorista, e o outro foi o condutor do caminhão. O carona do caminhão ficou gravemente ferido, assim como três passageiros da van. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, que foram socorridos por equipes do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital do Oeste. O carona do caminhão ficou preso nas ferragens e precisou ser resgatado.

 



Barra da Estiva: Jovem baleado durante feminicídio não resiste e morre

Foto: Reprodução l Rede Social

O  jovem de 19 anos identificado como Iranildo Ribeiro Santos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital de Vitória da Conquista, para onde foi transferido. Ele foi baleado nesta quinta-feira (18), por Edvan Santos, o qual matou a namorada, Itamara Santos Caires. O crime aconteceu na comunidade de Cachoeirinha,, zona rural de Barra da Estiva. Iranildo foi baleado na cabeça, no tórax e braço. Maria Santana, que também foi baleada na cabeça, segue no hospital, seu estado de saúde não foi divulgado.



Brumado: 34ª CIPM realiza 'Operação Semana Santa' durante o feriado prolongado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), em Brumado, no sudoeste da Bahia, estará realizando neste feriado de sexta-feira santa e ao longo do final de semana a "Operação Semana Santa". A PM ira promover uma série de blitz na cidade, abordando os condutores, checando a documentação, estado do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Irregularidades podem resultar em notificação, retenção do veículo e até condução à delegacia para efeito do devido registro. Além disso, as guarnições estarão fazendo abordagens em pontos estratégicos. Segundo o Tenente Ferraz, a operação visa diminuir criminalidade através de ações ostensivas. "O Major Cabral preocupado com os níveis de ocorrências na cidade, reforçou o policiamento, não só rondas, mas também abordagens. Conseguimos também colocar um efetivo a mais em todo final de semana. Inclusive com mais viaturas nas ruas", relatou Ferraz. Segundo o militar, outro ponto de destaque será o agrupamento Carcará nas ruas da cidade, dando uma dinâmica maior no policiamento preventivo. "O objetivo sempre é trazer a tranquilidade para a população de Brumado e Região", comenta. Além disso, conforme o Tenente, haverá outras unidades como o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e reforço no radiopatrulhamento. "Toda equipe trabalhando juntas, justamente para evitar que situações desagradáveis ocorram com a população", disse ao 97NEWS.

 



Começou nesta quinta (18) o recadastramento de clientes com celulares pré-pagos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Começou nesta quinta-feira (18) o recadastramento dos dados de clientes de celulares pré-pagos. A medida atende Lei 10703/2003, que trata do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal. Eles terão que cadastrar junto as operadoras o número do RG e do CPF. Os consumidores com DDD 62, na região de Goiás, serão os primeiros a passar pelo recadastramento. O procedimento será aplicado aos usuários com pendências cadastrais. Os clientes receberão uma mensagem de texto (SMS), informando sobre a necessidade de atualizar os dados. Os clientes que receberem o informe terão 30 dias, a partir de 24 de abril, para realizar o recadastramento. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), para atualizar seus dados, o consumidor que receber o SMS de aviso deverá entrar em contato com a central de atendimento de sua operadora e  informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo, com CEP. O objetivo do recadastramento é dar mais segurança e transparência para os usuários e a sociedade. A partir de 26 de junho, o projeto será estendido para dez Estados: Goiás, Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e de Santa Catarina. Em 17 de julho, o recadastramento chega para os demais estados brasileiros, com o envio do SMS. 



Homem mata ex-namorada grávida de três meses e fere mais duas pessoas em Barra da Estiva

Foto: Reprodução l Google Street view

Na manhã desta quinta-feira (18), uma mulher grávida de três meses foi morta a tiros pelo ex-namorado na cidade de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segundo a polícia, Edvan Santos da Silva, matou com um tiro no rosto a namorada, Itamara Santos Caíres e feriu com disparos a mãe da vítima, Maria Santana Santos e um amigo da família, Iranildo Ribeiro Santos. O crime aconteceu na comunidade de Cachoeirinha, zona rural de Barra da Estiva. Conforme a Polícia, Itamara estava gravida de três meses, e não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. Já a mãe e o amigo foram socorridos e encaminhados ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há informações sobre o estado de saúde deles. A Polícia Militar registrou a ocorrência e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a pericia. O corpo da vitima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. De acordo com a Policia Civil, a motivação pode ter sido por ciúmes. O autor do feminicídio está foragido. 



PRE inicia operação da Semana Santa nas rodovias do Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) inicia a Operação Semana Santana nas estradas do Sudoeste nesta quinta-feira (18), a partir das 16h. A fiscalização mais intensa, com policiamento e ações educativas, segue até as 8h de segunda-feira (22). De acordo com a PRE, a operação visa também reduzir a criminalidade. A polícia usará carros, motocicletas e um caminhão guincho, além de radares móveis em pontos estratégicos para fiscalizar o excesso de velocidade dos condutores. Equipamentos que medem o consumo de bebidas alcoólicas também serão usados, para reduzir o número de acidentes relacionados à embriaguez e direção. A recomendação da PRE é que os motoristas não dirijam após ingerir álcool, façam revisão mecânica no veículo antes de viajar, confiram a validade dos documentos obrigatórios, a descansem antes de viagens prolongadas e atentem para o uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças.