ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Portal dos procurados oferece recompensa por informações sobre ‘Dr. Bumbum’

Itabuna: Cabo da PM é presa após tentar agredir comandante dentro de batalhão

Brumado: Idoso é detido suspeito de assédio sexual dentro de antiga construção

Partido dos Trabalhadores convida população brumadense para participarem do 'Programa de Governo Participativo'

Menina de 12 anos deficiente é estuprada por 22 homens durante sete meses na Índia

Bahia: Certidões emitidas pelo TCE podem gerar R$ 7,6 milhões para o Estado

Brumado: Professores da rede municipal de ensino recebem Capacitação de Robótica para aplicar em sala de aula

Brumado: Adolescente desaparecido volta para casa

Em meio a desinteresse e insatisfação da população, Rui Costa estará em Brumado nesta sexta-feira (20)

Brumado: Após revogação de licitação, Prefeitura abre nova concorrência para empresa administrar 'Zona Azul'

Brumado: Agentes de trânsito recebem curso sobre a importância do aprimoramoramento de técnicas de relacionamentos interpessoal para a vida pessoal e no trabalho

Cirurgião geral na Clínica Master com Dr. Pedro Thiébaut

Brumado: 34ª CIPM confirma nova viatura e possibilidade de aumento do efetivo

Brumado: GCM´s participam de capacitação para criação de Grupamento Especializado (GE)

Após 100 dias de prisão, perfil de Lula no Facebook posta vídeo do ex-presidente

Bebê de dois meses sobrevive após cair do segundo andar de casa no Espírito Santo

Brumado: Jovem é apreendida com drogas e carregador para rádio comunicador no bairro São Felix

Atenção: Após surto no Brasil, Sesab quer elevar cobertura vacinal de sarampo

Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas

Conquista: Leilão de carros e motos apreendidos acontece na quinta-feira (19); são lotes com preço mínimo de até R$ 100


Homem segura guarda-chuva para prefeito de Camaçari durante almoço

Foto: Divulgação

Uma foto divulgada nas redes sociais chamou atenção da população da cidade de Camaçari, no Litoral Norte do estado. Na fotografia, um homem segura um guarda-chuva que protege o prefeito Ademar Delgado (PT) do sol, enquanto ele almoça em companhia do seu padrinho político Luiz Caetano (PT) e alguns aliados, durante um farto almoço que aconteceu após a Lavagem de Barra de Pojuca, na última sexta-feira (10). A cena remete às mucamas do tempo da escravidão, que empunhavam sombrinhas para proteger suas "sinhás" do sol escaldante. Só se vê na Bahia! 



“O modelo de gestão de Wagner se esgotou”, diz Lídice da Mata

A senadora Lídice da Mata (PSB), pré-candidata ao governo da Bahia garantiu que não vai adotar um discurso auxiliar ao Partido dos Trabalhadores durante a campanha político-eleitoral no estado, mesmo tendo feito parte da base de Wagner e Dilma até o final do ano passado. A presidente do PSB na Bahia afirmou que “o modelo de gestão de Wagner se esgotou e as pessoas não querem um retorno ao passado”, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira. “O modelo de gestão se esgota num determinado momento e é preciso construir novo. E construir novo e para frente não é construir apontado o dedo. A cabeça do eleitor está mudando muito. O eleitor quer alguém que apresente coisas que ele possa acreditar e que podem mudar e eu acredito nisso. Eu não sou uma linha auxiliar do PT. Eu sempre tive independência, eu nunca fui PT. Eu fui prefeita de Salvador e o PT me apoiou pela metade, se dividiu na época e uma parte apoiou com apoio crítico, rompeu comigo dentro do governo, teve uma candidatura que bateu na minha gestão mais do que a candidatura do PFL, à época. Então, eu tenho uma construção independente do PT como liderança política na cidade e no estado. Me aliei ao PT para acabar com a hegemonia do carlismo no nosso estado e isso passou.

Essa tarefa histórica nós já fizemos na Bahia, agora nós temos novos desafios: a construção de uma Bahia moderna, desenvolvida, com inclusão social e sustentabilidade ambiental. Esse é o desafio do futuro. A etapa que o governo de Wagner cumpriu foi a ampliação dos serviços, nós queremos agora a qualificação dos serviços e foi isso que a rua nos falou”, explicou. Lídice também lamentou a crítica ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), publicada no site oficial do Partido dos Trabalhadores. “Não acreditei que o PT pudesse patrocinar uma coisa daquele tipo. Aquilo foi lamentável, mesmo Eduardo ajudando e fazendo parte do governo da presidente Dilma por tanto tempo”, e criticou a tentativa de polarização entre o PT e PSDB nas eleições de 2014. “O Brasil não é divido entre PT e PSDB. Essa é uma divisão paulista e esse conceito paulista de dominação do quadro brasileiro em que sempre se planeja uma eleição plebiscitária e ela não acontece há algum tempo. Lula foi para o segundo turno e Dilma também. Nada indica que não tenha um segundo turno também agora”, concluiu. 

Política Livre

CONTINUE LENDO


Brumado: Chopada Vip, a festa mais esperada do ano

A Chopada Vip acontece anualmente em Brumado e é um dos eventos mais esperados do ano por brumadenses e turistas. Considerada uma das melhores festas da cidade, a Chopada Vip reúne em só espaço muita gente bonita, conforto, requinte, segurança e, claro, o som de Léo Magalhães, Ê Paixão, DJ. Rafa Gouveia e Gabriel Gava. O evento será dia 19 de janeiro, véspera de feriado, às 18h, no espaço Planet Show2, saída para Vitória da Conquista.



MEC divulga primeira chamada do Sisu 2014

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) a primeira lista de chamada dos aprovados na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado já pode ser consultado pelo sitehttp://sisu.mec.gov.br.

Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

G1



Inscrições para bolsas do ProUni serão abertas nesta segunda-feira (13/01)

Começam nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) pela internet. Segundo o Ministério da Educação, o sistema estará aberto desde o início da manhã, mas não definiu horário. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro. O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Portal Oficial ProUni



Carro cai em precipício e duas pessoas morrem em Rio de Contas

Foto: L12

Acidente na tarde de domingo (12/01), no município de Rio de Contas, deixa duas pessoas mortas e uma ferida. De acordo informações de testemunhas, o condutor de um veículo modelo Gol, de placa policial KIM-2629, licença de Rio de Contas, teria perdido o controle da direção e o carro caiu em uma ribanceira que fica as margens da Barragem Luiz Vieira.

Valmir José de Souza, 19 anos, ficou levemente ferido, foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado para o Hospital de Rio de Contas.

Os outros ocupantes, Valdemar José de Souza, 33 anos, conhecido como “Biscoito” e José Paulo Oliveira Ramos, 40 anos, foram arremessados para fora do veículo e morreram na hora. Ainda segundo testemunhas, os jovens estavam voltando do Balneário Ponte do Coronel e os mesmos teriam ingerido bebida alcoólica. 



Consignado Bradesco

Por meio de um convênio especial, o Bradesco está trazendo a você que é funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado, Magnesita, Xilolite, EPCL e aposentado ou pensionista do INSS, vantagens exclusivas e as melhores condições do mercado para contratação do CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO. Confira:

  • Taxas Especiais;
  • Amplo Prazo para Pagamento;
  • Parcelas Descontadas em Folha de Pagamento;
  • Contratação Simples e Rápida:

Para mais informações, ligue para agência 3009-0 Bradesco Brumado tel. (077) 3441-3020/3814/2112/2113/3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco.

Se preferir envie um e-mail para [email protected]

 
 



Brumado: Jovem sofre tentativa de homicídio no Bairro Dr. Juarcy

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um jovem identificado como Cleber da Silva Dias, 25 anos, vulgo “Pebinha” sofreu uma tentativa de homicídio na noite de sexta-feira (10/01), na Rua Presidente Costa Silva, no Bairro Dr. Juracy. Segundo informações, dois homens em uma moto passaram perto de Cleber Silva, e o carona atirou contra o jovem. A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia para retirada do projétil que estava alojado no ombro.

Esta não é a primeira vez que a vítima sofre tentativa de homicídio, em outubro de 2013 ele já havia sofrido um atentado.



Ufba divulgará lista de aprovados na graduação pelo Sisu

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai divulgar, nesta segunda-feira, 13, a lista com a primeira chamada de aprovados nos cursos da instituição  para o primeiro semestre de 2014. A seleção é a primeira após o fim do vestibular da Ufba, que passou a promover o ingresso dos candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu, por sua vez, avalia as notas dos 5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. A decisão de adotar o Sisu como porta de entrada para os cursos de graduação foi adotada pela Universidade Federal da Bahia em uma votação que aconteceu durante a reunião do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), no dia 19 de junho do ano passado. A medida causou polêmica entre estudantes e professores, dividindo opiniões. Os críticos consideravam o tradicional vestibular da instituição mais seletivo, enquanto os defensores destacavam a possibilidade de democratização do acesso com o Sisu. Prevaleceu a segunda tese. 



Polícia apreende 19 pássaros silvestres em Vitória da Conquista

Pássaros silvestres que eram transportados ilegalmente foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual no município de Vitória da Conquista. A apreensão dos 19 animais aconteceu neste sábado (11). De acordo com informações da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária, que realizou a abordagem, o veículo, os ocupantes e os pássaros foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).



Brumado: Jovem de 28 anos infarta e morre durante jogo de futebol

Um jovem de 28 anos morreu nesta manhã de  domingo (12/01) no campo da Vila Pedra Preta, enquanto jogava futebol com amigos. Flávio amorim, 28 anos começou a passar mal e foi encaminhado ao Hospital Municipal, mas sofreu um infarto e chegou ao hospital já sem vida. Flavinho, como era conhecido o jovem, morava no Bairro São José (URBIS I), era casado e tinha um filho de 4 anos.

Estudos indicam que corações de qualquer idade têm limites de esforço. Se tiver um coração que não for preparado, que não estiver 100%, e tiver qualquer alteraçãozinha, desde o ritmo do batimento cardíaco, e ser submetido ao esforço físico máximo, ele pode consequentemente ter uma parada cardíaca.



Resultado da primeira chamada do Sisu sai na segunda-feira

Os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir o resultado da primeira chamada do programa na próxima segunda-feira (13). As inscrições do Sisu foram encerradas na noite de sexta-feira (10), com 2,4 milhões de candidatos inscritos. Os convocados para a primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionadora perderá a vaga. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro.Aquele que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro. O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã de segunda-feira (13).

BN



Consignado Bradesco

Por meio de um convênio especial, o Bradesco está trazendo a você que é funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado, Magnesita, Xilolite, EPCL e aposentado ou pensionista do INSS, vantagens exclusivas e as melhores condições do mercado para contratação do CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO. Confira:

  • Taxas Especiais;
  • Amplo Prazo para Pagamento;
  • Parcelas Descontadas em Folha de Pagamento;
  • Contratação Simples e Rápida:

Para mais informações, ligue para agência 3009-0 Bradesco Brumado tel. (077) 3441-3020/3814/2112/2113/3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco.

Se preferir envie um e-mail para [email protected]



Criança morre em acidente na BR-030, trecho entre Caetité e Guanambi

Foto: Sudoeste Bahia

Um acidente envolvendo um caminhão baú de placa policial JSI 7126 licença de Caetité e um carro de passeio, Chevrolet Zafira de placa policial DNB 1654 licença de Guarulhos – SP, deixa uma criança morta na tarde deste sábado (11/01), na BR-030, trecho entre Caetité e Guanambi. Segundo um motorista que trafegava pelo local no momento do acidente, o caminhão havia invadido a contramão colidindo na lateral do Zafira. Com o forte impacto, o caminhão foi parar no matal, distante mais de trinta metros da pista. O condutor do baú evadiu-se do local.



Brumado: Chopada Vip, a festa mais esperada do ano

A produção da festa mais esperada do ano, a Chopada Vip, lançou esta semana as duas camisas do evento. O resultado ficou mega bacana, cheias de estilo nas duas versões, camarote e pista. Adquira já a sua camisa. A Chopada Vip acontece anualmente em Brumado e é um dos eventos mais esperados do ano por brumadenses e turistas. Considerada uma das melhores festas da cidade, a Chopada Vip reúne em só espaço muita gente bonita, conforto, requinte, segurança e, claro, o som de Léo Magalhães, Ê Paixão, DJ. Rafa Gouveia e Gabriel Gava. O evento será dia 19 de janeiro, véspera de feriado, às 18h, no espaço Planet Show2, saída para Vitória da Conquista.



Estado quer criar mil vagas de UTI pelo SUS

A Bahia terá, pelo menos, mil leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) até o final deste ano. Esta foi a estimativa feita nesta sexta-feira, 10, pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, em visita a Barreiras (a 858 km de Salvador), no oeste do estado. O problema da falta de vaga em UTIs voltou à tona, nesta semana, com o registro de duas mortes, no intervalo de oito meses, na cidade de Queimadas, no nordeste baiano, de pacientes que estavam na fila de espera da Central Estadual de Regulação (CER). No entanto, o número projetado ainda é menor do que o recomendado pela ONU, de 330 leitos de UTI para cada um milhão de habitantes. Dentro desta regra, a Bahia, com 14.016.906 habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE, necessitaria de, pelo menos, 4.620 leitos especiais para tratar casos graves. Solla reforçou números já divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), referentes ao crescimento do número de leitos de UTI, que era de 311 em 2006, para os atuais 932, disponibilizados pelo SUS. O secretário enfatizou que, "em sete anos, não conseguimos alcançar o número ideal, mas triplicamos a oferta", disse Jorge Solla. Para ele, mais do que ampliar o número de leitos de UTI pelo SUS, "estamos nos preocupando em descentralizar a oferta. Por isso, estamos licitando mais vagas para Salvador e, em breve, deveremos ter também leitos de UTI em Seabra e Ibotirama", afirmou, mas sem mencionar datas nem quantidades específicas para estes locais. Jorge Solla e equipe visitaram ontem o Hospital do Oeste, em Barreiras, onde foram entregues seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para municípios da região. Também estiveram na cidade de Barra, a 650 km da capital baiana, onde foi entregue um posto de saúde e o secretário conheceu o Hospital Ana Mariani, conveniado com a Grupo São Rafael.

A Tarde



Operadora de telefonia Oi é campeã de violação de normas do Conar

A Oi foi a campeã de violação de normas do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2013. De acordo com informações publicadas neste sábado (11), pelo colunista Lauro Jardim, a operadora foi condenada a suspender ou alterar suas propagandas treze vezes. Em segundo lugar do ranking ficou a Claro com oito punições, seguida da NET.



Ministério da Saúde recebe primeiro lote da vacina contra HPV

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra o papiloma vírus (HPV), com quatro milhões de doses, que serão distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano, em março, no Sistema Único de Saúde (SUS). O insumo, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, a partir do ano seguinte, será ofertado também para meninas de 9 e 10 anos. O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV. “O dia de hoje marca dois passos importantes na história da saúde pública. O primeiro é a proteção de futuras mulheres, e consequentemente também homens, contra uma doença sexualmente transmissível. Por meio da campanha de vacinação, vamos iniciar um processo de conscientização e orientação sexual para essas meninas que ainda vão iniciar a vida sexual. O segundo passo importante é a redução dos gastos da população na área da saúde: ao ter acesso gratuito à vacina contra o HPV no SUS, as famílias vão deixar de gastar R$ 1 mil reais na rede privada na compra de três doses para proteger suas filhas contra um problema sério e grave, o câncer de colo de útero, que em algumas regiões do país é a principal causa de morte entre as mulheres”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (10), no Instituto Butantan, em São Paulo.O ministro participou de evento que marca o início da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do insumo, que envolve a transferência de tecnologia da empresa estrangeira atual produtora da vacina, a Merck Sharp & Dohme (MSD), para o laboratório público brasileiro, que passará a produzi-lo em território nacional.

O ministro vai visitar a área de formulação e envase de vacinas do Butantan, que foi reinaugurada com instalações mais modernas. “Através dessa parceria com o Butantan, damos um passo importante para fortalecê-lo e consolidá-lo como instituição pública de referência mundial. É uma grande aposta nesse instituto, o Brasil precisa de instituições como essa. Certamente eu e outros tomaram gosto pela ciência e pela pesquisa visitando o Instituto Butantan quando criança. Ao investir mais de R$ 400 milhões na compra da vacina contra o HPV este ano – dobrando o faturamento do instituto –, o Ministério da Saúde dá um forte apoio à modernização do Butantan, mantendo o seu papel na saúde pública e de espaço formador de pesquisadores. Vamos contribuir para que continuem fazendo pesquisa e inovação tecnológica.”, concluiu o ministro. O Ministério da Saúde vai investir R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina durante cinco anos – período necessário para a total transferência de tecnologia para o laboratório brasileiro. A Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Butantan e a Merck possibilitou uma economia estimada de R$ 78 milhões na compra da vacina em 2014. O Ministério da Saúde pagará cerca de R$ 30 por dose, o menor preço já praticado no mercado – 15% abaixo do valor do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A produção da vacina do HPV faz parte de um conjunto de ações que o Ministério da Saúde tem estabelecido com o Butantan para ampliar a produção brasileira de insumos e medicamentos.  Atualmente, o Butantan está envolvido em oito PDPs firmadas pelo Ministério da Saúde com laboratórios privados para a produção de oito produtos de Saúde – vacinas contra Hepatite A e Influenza e medicamentos oncológicos. Além desses medicamentos, o Butantan produz vacinas contra Hepatite B, contra Raiva, a Tríplice (Difteria, Tétano e Pertucis) e a Dupla (Difteria e Tétano), além de soros antiaraquinídico, antitetânico, antiescorpiônico, antibotulínico, antilonômico, antibotrópico. Com a parceria para produção da vacina contra o HPV, o faturamento do laboratório público paulista triplicará em cinco anos, passando de R$ 348 milhões em 2013 para 1,1 bilhão em 2018.  E o país passará a produzir 16 biológicos, dentre os quais medicamentos para câncer de mama, leucemia e artrite reumatoide.

CONTINUE LENDO


Morre aos 75 anos a atriz e diretora Marly Marley

Morreu na noite desta sexta-feira (10), aos 75 anos, a atriz Marly Marley. Ela estava internada desde o início de novembro em um hospital de São Paulo por causa de complicações relacionadas a um câncer no pâncreas. O velório será a partir das 9 horas deste sábado (11) no Cemitério Morumbi, em São Paulo, e o enterro será as 17 horas. Marly nasceu em Três Lagoas. Formou-se professora e psicóloga, mas logo resolveu seguir carreira artística. Na televisão, trabalhou nas redes Tupi, Excelsior, Band, SBT e Record. No cinema, participou, na década de 60, dos filmes O Puritano da Rua Augusta e Casinha Pequenina. No teatro, foi parceira de cena de artistas como Dercy Gonçalves e José Vasconcelos. Seu trabalho mais recente foi como jurada do Programa Raul Gil. Era casada com o humorista Ary Toledo.

UOL Notícias



Brumado: Comitiva faz visita ao canteiro de obras do Estádio dos Prazeres

Foto: 97NEWS

Continua lenta, quase parando, a reforma e ampliação do Estádio dos Prazeres. A obra estimada em R$ 1,5 milhão foi uma conquista do vereador Édio Pereira (PCdoB) junto ao deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). As obras de melhorias incluem novo gramado, vestiários, arquibancada com capacidade para mais de oito mil pessoas, novas torres de refletores, cabines de rádio, telamento em toda área do campo. Na tarde desta sexta-feira (10/01), uma comitiva composta pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), o deputado estadual João Bonfim (PDT), vereadores e secretários municipais, fizeram uma visita ao canteiro de obras do estádio, que tem previsão para ser entregue à população ainda neste primeiro semestre.