ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Após autorização do STF para contratação de terceirizados, unidade prisional de Brumado será inaugurada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu parcialmente decisão da Justiça do Trabalho que havia proibido a contratação de mão de obra terceirizada nas unidades prisionais de Brumado e Irecê. Ao deferir pedido de liminar na Suspensão de Tutela Provisória (STP) 138, ajuizada pelo governo estadual, o ministro autorizou a terceirização apenas em duas unidades recém-construídas na Bahia, considerando que a superlotação extrema no sistema carcerário do estado acarreta risco potencial à ordem pública. Na época, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública visando à extinção dos contratos entre o Estado da Bahia e empresas privadas para gerir unidades prisionais estatais. Também pediu que o governo se abstivesse de renovar ou de firmar novos contratos de terceirização para as funções de agentes penitenciários. Com super lotação em outros presídios da Bahia, o ministro reconheceu, ainda, a existência de risco de eventuais fugas em massa, tendo em vista déficit de pessoal e sobrecarga da capacidade do sistema prisional. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Também entendeu configurado risco de lesão à ordem econômica do estado, que, além de suportar gastos de manutenção com duas novas unidades prisionais fora de atividade por falta de pessoal, tem despendido verbas públicas com a instalação de módulos prisionais improvisados e de condições precárias. Toffoli destacou que sua decisão não afasta a necessidade da realização de concurso público para suprir a falta de pessoal para administrar os novos presídios e lembrou que os dois últimos concursos para o cargo de agente penitenciário não foram suficientes para sanar o déficit de mão de obra no sistema penitenciário. “A autorização para o incremento provisório de mão de obra especializada, até a realização de concurso público, não só permitirá a ativação das unidades prisionais de Irecê e Brumado, representando 1.599 novas vagas no sistema penitenciário, como vem demonstrar a preocupação republicana do Estado da Bahia em sanear, ainda que provisoriamente, a superlotação e as precárias condições do cárcere, que atentam contra a dignidade da pessoa humana”, concluiu.



Brasil registra mais de 180 estupros por dia; número é o maior desde 2009

Foto: Ilustrativa

Brasil contabilizou mais de 66 mil casos de violência sexual em 2018, o que corresponde a mais de 180 estupros por dia. Entre as vítimas, 54% tinham até 13 anos. É o número mais alto desde 2009, quando houve a mudança na tipificação do crime de estupro no Código Penal brasileiro. Os dados foram divulgados na terça-feira (10). Foram recolhidas estatísticas das secretarias de segurança de todas as unidades federativas. O aumento nos casos de estupro, cuja maior parcela de vítimas é do sexo feminino (82%), vem acompanhado de um crescimento em outras modalidades de crime contra mulheres, como feminicídio e agressão doméstica, na contramão de uma queda nos demais índices de violência, como o de assassinatos. Historicamente, o crime de estupro tem baixa notificação, devido ao medo de retaliação por parte do agressor, receio das vítimas do julgamento e constrangimento, e falta de confiança nas instituições. Segundo relatório, apenas 7,5% das vítimas de violência sexual no Brasil notificam a polícia – percentual que varia entre 16% e 32% nos Estados Unidos. Os dados apontam que 76% das vítimas possuem algum vínculo com o abusador. O anuário apontou crescimento de 5% no número absoluto de feminicídios, com 1.206 vítimas, e de 4% nos casos de violência doméstica, com 263.067 boletins registrados. Entre os feminicídios, chama a atenção a parcela de casos em que o assassino foi o companheiro ou ex-companheiro da vítima, que é de 89%. Os dados do Anuário de Segurança Pública, que tem como fonte os boletins de ocorrência, são mais estarrecedores. São mais de 263 mil casos registrados em delegacias no último ano.



Governo quer cobrar imposto de 0,4% para saques e depósitos em dinheiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal planeja cobrar imposto de 0,4% em saques e depósitos em dinheiro, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. A cobrança integra a ideia do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Já para pagamentos no débito e no crédito, a alíquota inicial estudada é de 0,2% (para cada lado da operação, pagador e recebedor). Ambas as taxas tendem a crescer após serem criadas, já que ideia do governo é usar o novo imposto para substituir gradualmente a tributação sobre os salários, considerada pela equipe econômica como nociva para a geração de empregos no país.



Brumado: Há cerca de 7 anos sem uniformes, agentes de saúde dizem que categoria é 'humilhada'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Alguns Agentes Comunitários de Saúde procuraram a redação do 97NEWS para denunciar as condições de trabalho da categoria. As cobranças foram feitas por três servidores que alegam trabalhar a cerca de 7 anos sem uniforme e protetor solar. As denúncias relatam que os agentes são cobrados ainda pela falta de identificação na hora de visitar as famílias nos bairros. "Nós sofremos todos os dias quando realizamos visitas nas casas das famílias. Mesmo eu dizendo que sou agente de saúde, o morador exige uma identificação ou até mesmo uma camisa que prove que sou uma servidora, e eles tem razão, no mundo em que vivemos hoje, quem garante que não é um ladrão", lamentou uma agente. Segundo a categoria, eles se sentem humilhados pela administração municipal, pois segundo eles, a categoria vem lutando para que seja ao menos fornecido uniformes, que conforme eles, há quase sete anos, os agentes comunitários de saúde não recebem novas camisas para o trabalho. "Em alguns postos de saúde, os próprios profissionais confeccionam as suas fardas. O município está investindo muito em marketing e em coisa que não dá nem retorno. Queremos saber qual a questão pessoal que têm conosco”, questionou um agente que também preferiu não se identificar. Para ele, é importante que o agente esteja devidamente caracterizado para atendimento à comunidade. "Para se ter uma ideia, o nosso crachá desbotou de tanto sol. Se fazem camisas para vários eventos no município, distribuem revistas institucionais de altos valores, mas o investimento nos servidores que fazem a linha de frente das comunidades fica esquecido", almentou outro agente. Ainda de acordo com a categoria, para não sofrer uma doença de pele, eles são obrigados a custear do próprio bolso a compra do protetor solar. "Tanto as fardas como os protetores estão sendo custeados por nós. Só cabe registrar a nossa indignação”, disse o agente.



Brumado: 'Avaliações equivocadas gerou insatisfação com Área Azul', diz prefeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo não participando da última reunião que aconteceu no seu gabinete na prefeitura municipal no dia 05 de setembro, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos esclareceu que todo processo de mudança gera certa resistência e avaliações equivocadas. Segundo o gestor, tudo que sai da zona de conforto gera insatisfação. Em entrevista ao 97NEWS, Vasconcelos rebateu as críticas, e disse que só querem ouvir as críticas e, se esquecem dos elogios. "A gente as vezes se preocupa em pegar apenas o depoimento dos que são contra, mas não pegamos de quantos são a favor, então, um aspecto que tem que ser levado em conta, e que não tá colocado em tela ai, é que, a falta de compradores e a queda no comércio, não é [divinda] da zona azul", diz o gestor. Para o prefeito, o Brasil vive um momento sazonal, ou seja, de baixas vendas em todo o país. "Isso não é só em Brumado. É normal que todo ano, haja uma baixa, pois já se passou o dia das mães, dia dos pais, os festejos juninos, e o próximo horizonte agora é o natal. Nós estamos numa época de entressafra, de vacas magras", comenta. Eduardo citou à exemplo, a recente baixa na fábrica de cimento local, na qual ele diz que o fechamento da unidade em Brumado, foi devido a queda na construção civil de todo país. "A fábrica de cimento ela não fechou, ela temporariamente suspendeu suas atividades devido o baixo consumo de cimento no Brasil, o cimento é um termômetro, pois bem, se está consumido pouco cimento, o país diminuiu a construção civil", disse o prefeito que ainda completou na qual a empresa garantiu que assim que houver uma reação do mercado, a unidade de Brumado será reaberta. "Eles me garantiram que assim que haver uma reação, ela vai reabrir, vai gerar emprego, vai haver compra, vai ter confiança do comércio e muito mais", destaca. Sobre a rejeição da zona azul, o prefeito esclarece que será resolvido e que tudo está no caminho certo. "Nosso procurador do município, o Dr. Aciole deixou muito claro na última reunião sobre o assunto, e ainda vai haver uma última reunião para ser tudo equacionado, e tudo vai ser superado", relatou Vasconcelos.



Processo seletivo do IFBA para curso técnico será aberto dia 23 deste mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos do Instituto Federal Baiano (IFBA) estarão abertas a partir do próximo dia 23 de setembro. No total, serão 3.625 vagas disponibilizadas de forma Integrada ou Subsequente ao Nível Médio, disponíveis nas unidades localizadas em 14 municípios baianos. Os interessados poderão se inscrever a partir do site (Clique Aqui), preenchendo o cadastro online. A taxa de inscrição é no valor de valor de R$ 30 e deverá ser paga através de boleto gerado pelo sistema. Candidatos com cadastro no CadÚnico poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa, no período entre 23 de setembro a 4 de outubro de 2019, indicando, no momento da inscrição, a opção pela isenção e informando o Número de Identificação Social (NIS). Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante juntos dentro do IFBA. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio. Para os cursos da forma Integrada, 70% das vagas são reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Para os cursos da forma Subsequente, reserva de vagas é 50% para estudantes oriundos de escola pública, 45% ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. 



Justiça determina que Coelba execute obra do Programa Luz Para Todos em Brumado

Foto: 97NEWS

A  Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), recebeu da Justiça o prazo de 30 dias para executar uma obra do Programa Luz Para Todos que está atrasada na comunidade de Carrapicho, zona rural de Brumado. Sem energia elétrica há quase 10 anos, os moradores ganharam na justiça o direito de ter energia elétrica em seus lares. Na decisão obtida pelo juiz Rodrigo Britto da Vara dos Juizados de Brumado, determinou que a concessionária de energia execute a obra no prazo de 30 dias. “A concessão da energia elétrica é serviço público essencial, nos termos do art. 22 do CDC, devendo a Requerida, única concessionária de energia elétrica, possibilitar o fornecimento da mesma e a continuidade do serviço essencial aos consumidores”. Para o advogado dos autores, Mateus Matos, o caso representa uma grande vitória para todos aqueles que ainda não possuem energia elétrica em suas casas. “É inconcebível que no ano de 2019 ainda existam residências sem o fornecimento de energia elétrica, com crianças estudando a luz de velas. Conheci idosos com problemas visuais e respiratórios em virtude do constante contato com a fumaça de candeeiros. É revoltante”, disse. Cerca de 150 projetos do Programa Luz Para Todos estão atrasados em Brumado.



Geriatra da Clínica Mais Vida chama atenção sobre os cuidados com a pressão arterial: Você sabe como está a sua?

Foto: Divulgação

É uma doença que aumenta o risco de infarto, AVC e insuficiência renal. É silenciosa! Geralmente não causa sintomas, podendo ser descoberta só quando já é muito tarde. O que são aqueles dois números da pressão, como “12 por 8”? O primeiro é a pressão nas artérias quando o coração está se contraindo. O segundo é quando o coração está relaxado. A pressão arterial varia entre as pessoas e durante os períodos do dia. A meta de pressão “boa” também varia entre as pessoas, com a idade e a presença de outras doenças influenciando – sobretudo nos pacientes idosos! Quando a pressão arterial está muito baixa, também aumenta o risco de complicações, como AVC, infarto, tontura e quedas! Os pacientes idosos têm um maior risco disso acontecer, pois geralmente utilizam vários medicamentos e têm vasos sanguíneos mais frágeis. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



RHI Magnesita doa robô avaliado em quase R$ 16 mil para escola dos Estados Unidos

Foto: Divulgação

A mineradora RHI Magnesita com unidades em Belo Horizonte (MG) e principalmente em Brumado (BA), na qual possui uma das maiores minas de Magnesita e Talco do mundo, doou esta semana ao Estados Unidos um robô para alunos do centro de carreira e tecnologia da New Oxford High School, no distrito escolar de Conewago Valley. De acordo com anúncio da empresa em sua página oficial do Facebook, o equipamento “é usado para paletização e a escola estará programando-o para mover exercícios no laboratório. Apesar da tecnologia não ser inovadora, segundo a mineradora, a doação da empresa brasileira será para "os alunos que estão participando do processo educacional neste ctc estarão preparados exclusivamente para entrar na mão-de-obra com conhecimentos, habilidades e habilidades valiosas", diz o texto. A empresa não fala o valor do equipamento, mas uma pesquisa realizada por nossa reportagem aponta que o valor de mercado do robô de paletização custa cerca de US $3.900,00, aproximadamente R$ 15.946,68. A mineradora ainda escreveu, "temos o orgulho de apoiar as nossas comunidades locais a terem impacto no futuro da mão-de-obra dos Estados Unidos!" Disse na publicação.

Foto: Reprodução l Facebook


Carteira estudantil digital começará a ser emitida em 90 dias

Foto: Reprodução

A carteira estudantil digital começará a ser emitida em 90 dias e será ofertada nas plataformas Google Play e Apple Store. Com o documento, os estudantes vão poder pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. O prazo começou a contar de segunda-feira (9), com a publicação da medida provisória (MP) que dispõe sobre o pagamento de meia-entrada no Diário Oficial da União. O estudante que solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o Ministério da Educação (MEC) para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro, o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta. O MEC poderá usar essas informações apenas para formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. O sigilo dos dados pessoais deve ser garantido sempre que possível. O estudante com idade igual ou superior a 18 anos e o responsável legal pelo aluno menor de idade responderão pelas informações autodeclaradas e estarão sujeitos às sanções administrativas, cíveis e penais previstas em lei na hipótese de fraude.



Brumadenses investem em energia solar para economizar na conta de luz

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a energia elétrica subindo de preço, tem cada vez mais brumadense descobrindo que vale a pena usar a luz do sol para reduzir a conta. O empresário Flávio de Souza já não sabia mais como baixar a conta de luz que estava nas alturas. Segundo ele, só tinha um problema, o preço muito alto do sistema. "O orçamento ficou em R$ 8 mil. E como o governo não dá incentivo, ficou difícil. O preço das placas é o que mais encarece o sistema", comentou. Mas Souza não desistiu, fez um financiamento em um banco da cidade e conseguiu contratar a empresa para instalar o sistema, que hoje já é permitido pela Coelba. "Desde que seja por um engenheiro, uma empresa toda legalizada e o projeto passe pela Coelba, você consegui instalar a energia solar e reduzir sua conta de energia. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No telhado, tem 10 placas que geram o dobro de energia que ele gasta em casa. O que sobra, Flávio vende para a concessionária. “Na conta eu não pago nada, aliás pago uma tarifa básica de ligação”, relata. Desde 2012, o governo permite que o consumidor produza energia a partir de fontes renováveis e forneça para a distribuidora o que sobrar. Não há pagamento em dinheiro. Mas o consumidor fica com o crédito para abater no que for gastando. Para quem está pensando na ideia, antes de implantar o sistema em casa é preciso saber as regras da Coelba. Conforme Souza, para quem ainda está em dúvida, “vale muito a pena, não vale pouco, não, vale muito!" Disse ao 97NEWS. De olho nesse novo mercado, novos empreendimentos estão surgindo em Brumado, provocando um aquecimento no comércio local e gerando novos empregos.



Homem mata a esposa a marretadas e esconde corpo em quintal de bar

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia de Santo Antônio de Jesus prendeu na segunda-feira (9) um homem 44 anos, acusado de matar a esposa com golpes de marreta. A vítima, Maria Damiana dos Santos, 55 anos, estava desaparecida desde o dia 1º de setembro. Segundo a Polícia, Maria Damiana foi assassinada na noite do dia 31 de agosto pelo companheiro Antônio dos Santos Borges. Após investigações, os policiais realizaram uma campana e conseguiram pegar Borges em uma oficina mecânica onde estava o seu carro. Após encontrarem o celular da vítima por baixo do pneu estepe, o acusado confessou o feminicídio e contou que ocultou o cadáver da esposa, com quem também dividia um comércio. Ele enterrou o corpo de Maria Damiana no quintal do bar do casal e disse que, na noite do dia  31 de agosto, aplicou golpes de marreta na cabeça da vítima enquanto ela dormia. Depois, abriu uma cova rasa no fundo do estabelecimento comercial e a enterrou. Quando familiares e amigos perguntavam sobre a mulher, ele inventava que ela teria ida embora sem dar qualquer informação. O acusado foi preso em flagrante e está à disposição da Justiça.



Contrário ao censo do IBGE, prefeito prevê crescimento de Brumado com o primeiro vestibular de medicina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o advento da realização do primeiro vestibular de medicina em Brumado, previsto para acontecer em 2020, o prefeito Eduardo Vasconcelos prevê um crescimento da Capital do Minério, indo de encontro com o que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este ano. De acordo com levantamentos realizado pelo IBGE, entre 2016 a 2019, a Capital do Minério perdeu cerca de 2.278 mil habitantes. Ainda segundo o IBGE, em 2016 a população de Brumado era estimada em cerca de 69.473 habitantes, Já em 2018, a estimativa caiu bastante, chegou aos 67.048 mil habitantes. Este ano, o IBGE divulgou que o município chegou a uma estimativa de 67,195 moradores. Para o gestor, o Censo do IBGE está defasado, tanto que segundo ele, o  município chegou a pedir correção do número de habitantes em 2007. "Eu entendo que Brumado só teve que eu saiba, uma redução efetiva de 1996 a 2000, quando perdemos 0,1%. Depois por volta de 2007 antecedendo 2010, houve a possibilidade de Brumado sofrer uma outra redução, mas nós pedimos para refazer o censo, e isso foi perfeitamente retificado", relata o prefeito. Segundo Vasconcelos, isso foi oportuno porque se Brumado tivesse perdido população na época, a cidade poderia perder recursos. "Se nós tivéssemos perdido aquilo que se preconizava na época, por uma pesquisa não muito bem elaborada, Brumado teria perdido o fundo de participação dos municípios, e o percentual cairia de 2.0 para 2", comenta. Segundo o gestor, Brumado tem feito seu papel, principalmente no que se refere a geração de emprego. "Sabemos que o país enfrenta uma fase difícil, mas o dever de casa tem sido feito. Eu diria que à exemplo com o que aconteceu em Guanambi, com a chegada do curso de medicina, inclusive com a realização do vestibular no início ou até no segundo semestre de 2020, um aumento da população, como aconteceu em Vitória da Conquista e Guanambi que cresceu em função da escola de medicina cerca de 5 a 6 mil pessoas. O que nos leva a romper o patamar dos 70 mil em Brumado", disse ao 97NEWS. Ainda conforme Eduardo, com a retomada da geração de emprego no país, a economia vai ser fomentada. "Com a retomada de geração de emprego, o pais começou a ter índices positivos, e isso é o que importa, vai refletir em todos os municípios", finaliza o prefeito.



Atiradores do TG de Brumado se destacam durante atividade do Tiro de Instrução em Feira de Santana

Foto: Divulgação

No dia 30 de agosto, o Tiro de Guerra de Brumado se deslocou para o município de Feira de Santana, com a finalidade de realizar as atividades do Tiro de Instrução Básico (TIB), as quais foram realizadas nas instalações do 35º Batalhão de Infantaria. A Atividade faz parte do Plano Regional de Instrução (PRI), conduzido pela Seção de Tiros de Guerra (STG) da 6ª Região Militar na formação básica do combatente da força territorial. Os atiradores brumadenses colocarão em prática os ensinamentos assimilados por ocasião da instrução e deram uma demonstração de grande habilidade, ganhando destaque e o reconhecimento do comando militar da 6ª região. O trabalho que é realizado sob o comando do subtenente Edmundo de Souza, vem obtendo resultados expressivos, tanto que o TG de Brumado é reconhecido como um dos melhores da Bahia.



Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado elege novo diretório para o próximo biênio

Foto: Divulgação

A nova direção executiva do PT de Brumado foi eleita no último dia 8 de setembro, na sede do Partido dos Trabalhadores. Participaram da eleição os membros efetivos do Diretório do PT. Para o cargo de Presidente foi eleito Márcio Aguiar Santos, para o cargo de Vice-Presidente Jacson Leite. O PT realizou em todo o país o Processo de Eleições Diretas (PED), um mecanismo no qual cada filiado do Partido participa para renovar as instâncias de direção a nível municipal, estadual e nacional e escolhe, por meio de voto direto e secreto, os respectivos presidentes dessas instâncias. Em Brumado, segundo o Partido estiveram presentes 100 filiados que votaram e elegeram Márcio como novo presidente. Ainda conforme o Partido, os filiados demostram a unidade e organização partidária no processo eleitoral com 99 votos a favor e 1 contra.



Cantor brumadense Ricardo Mota participa do Programa da Eliane Camargo

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Ricardo Mota participou no último domingo (8) do programa de TV da apresentadora Eliane Camargo. O programa foi exibido no Canal do Boi, às 8h. Segundo o cantor, sua participação foi tão proveitosa que os produtores já fecharam mais duas apresentações no programa. O cantor brumadense teve passagens por diversas bandas em Brumado e agora segue carreira solo.



Agricultura familiar mista lidera produção em Brumado, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A divulgação dos primeiros resultados do Censo Agropecuário 2018, que mostrou um retrato atualizado do campo, foi um dos destaques na reunião do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável na última semana em Brumado. O ano foi marcado por avanços na consolidação dos sistemas Estatístico e Geocientífico nacionais, na qualidade de gestão, nas relações institucionais e no investimento em comunicação, o que ampliou o acesso e o uso dos produtos do IBGE. De acordo com o último Censo, a agricultura familiar é a base da economia de 90% de boa parte dos pequenos municípios. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo. Em Brumado, o levantamento mostra que a agricultura familiar tem um peso importante para a economia do município. Para o supervisor de pesquisa agropecuária do IBGE, Augusto Sampaio Barreto, os dados do Censo Agropecuário de 2018, mostra que a produção na microrregião é muito variada, que se baseia na produção do leite, frutas, verduras e grãos. Além disso, 90% dos trabalhadores têm laços familiares com o dono do estabelecimento rural. “É uma produção não caracterizada por grandes áreas, são propriedades menores, com agricultores com laços familiares”, comenta. Devido às dificuldades com a água e à falta de chuva, o supervisor destacou que algumas lavouras, a exemplo da de feijão, são prejudicadas na região, o que impede o crescimento do manejo na Região Sudoeste.



Brumado realiza 'Dia D' de incentivo à doação de órgãos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (06), o Hospital Regional Professor Magalhães Neto promoveu em Brumado, juntamente com a Central Estadual de Transplantes da Bahia e demais instituições parceiras, uma programação especial dedicada à doação de órgãos. Com o tema “Seja doador de órgãos, avise sua família”, a ação aconteceu no estacionamento do Hospital, de 8 às 14 horas. Durante o evento, foram realizadas atividades lúdicas destinadas a incentivar o gesto da doação junto ao público. Para o prefeito Eduardo Vasconcelos, a campanha tem o objetivo de incentivar a população que doar é um ato de amor. “É importante que cada pessoa se declare doadora de órgãos. Dessa forma, em um momento infeliz de perda, a família atenderá o desejo do ente querido. Estamos muito confiantes que essa campanha fortaleça ainda mais esse ato de amor ao próximo”, ressalta Vasconcelos que ainda lembrou e parabenizou a equipe do Professor Magalhães Neto pelo segundo processo de captação de órgãos em Brumado. "Nós já estamos na segunda coleta e vão vir outras. Mas nós queremos nesse momento chamar a atenção para essa transferência de vida, porque alguém ou seus familiares ainda em vida, ao doar os seus órgãos, estão dando prolongamento a vida daquele ente querido", disse o prefeito.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha também levou palestras sobre a hemodiálise que hoje tem vários pacientes de Brumado e Região, no qual aguardam na fila, para um possível transplante. O coordenador do Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB), Eduardo Almeida, destacou a importância do tratamento e a espera dos pacientes crônicos. "Hoje em Brumado nós temos 206 pacientes fazendo hemodiálise, são vários municípios que atendemos, então o sonho de praticamente 95% dos pacientes que tratamos é o transplante, mas para isso existe um processo bem rígido que deve ser executado pelos próprios pacientes, desde a escolha de quem vai receber o órgão até a realização da cirurgia, que pode acontecer ao longo do processo de hemodiálise", comenta Almeida. Ele ainda destaca que 5% dos pacientes desistem do transplante por medo de viajar de avião ou por conta de recursos financeiros. "Existem pacientes que estão cadastrados na Bahia e outros em São Paulo, e na maioria das vezes os que estão cadastrados em São Paulo acabam não viajando por medo de voar ou não dispõe do recurso financeiro naquele momento para se manter na cidade, porque tem que ir com acompanhante e isso requer despesas", esclarece o coordenador do INEB. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Este ano, nos meses de julho e agosto foram realizadas duas captações no Hospital Professor Magalhães Neto, totalizando 10 órgãos doados. Atualmente, 1.657 pessoas aguardam na fila de doação de órgãos na Bahia. No Brasil, já são 33.984 pacientes à espera. Para a diretora administrativa do hospital, Lucidalva Oliveira, a unidade hospitalar vem se engajando a cerca de seis meses para que tudo desse certo. "Dentro desse pequeno prazo, nós já estamos na segunda captação, e já salvamos várias vidas através desse ato das famílias que tiveram o compromisso de dar continuidade à outras vidas. E, é isso que a gente busca, a conscientização, estamos a disposição da sociedade brumadense para esclarecer as dúvidas", relata a diretora que ainda esclareceu na qual a campanha se estenderá às escolas do município. "Terminando esse evento a coisa não para, nós estamos levando essa campanha para as escolas, porque lá é o lugar de somar, dividir opiniões, ouvir os alunos e esclarecer dúvidas. Além disso, as unidades básicas de saúde vão fazer sala de espera e o Hospital também estará a disposição para quem quiser tirar dúvidas, porque nossa equipe hoje é qualificada", afirmou Lucidalva. Ela ainda fez questão de frisar que, 'é a vida do seu, movendo a vida de outros'.“Estamos todos envolvidos neste nobre trabalho de humanização e conscientização em prol da diminuição do número de pessoas que esperam nas filas por um transplante”, declara a diretora administrativa do hospital.

 



7 de Setembro: Escolas, PM e Exército são os grandes destaques do desfile cívico em Brumado, confira as fotos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O desfile de 7 Setembro em Brumado aconteceu sob um tempo nublado que em alguns instantes chegou a cair uma fina garoa nas Praças: Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira. A cerimônia se iniciou com o hasteamento da Bandeira que foi acompanhada pelo Hino Nacional Brasileiro entoado pela cinquentenária Lira Ceciliana. Com um cronograma bem organizado, o desfile teve a participação da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, que veio para a avenida em grande estilo, fazendo uma apresentação memorável e do Tiro de Guerra 06-024. Ambas as instituições arrancaram aplausos fervorosos do público, que ao longo de décadas, afirmaram, que este ano foi um dos mais emocionantes no quesito amor a pátria. O desfile também contou com a participação de entidades, instituições e agremiações. Veja as fotos:



Brumado: Motociclista é detido pela PM em estado de embriaguez no Bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação l Polícia Militar

O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Brumado, os casos de embriaguez ao volante, envolvendo veículos de duas ou quatro rodas são muito comuns. No Art. 165 diz, "dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência", é Infração "gravíssima" com a penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, tem recolhimto do documento de habilitação e retenção do veículo. Mas mesmo assim, muitos brumadenses se arriscam em desafiar a Lei. No domingo (8), um motociclista foi detido após fugir de uma abordagem policial. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, por volta das 10h50m, em rondas ostensivas pelo bairro Dr. Juraci, a guarnição se deparou com dois indivíduos fazendo manobras com uma motocicleta Honda 150 Titan KS, sendo que o passageiro estava sem capacete. Após ter sido dada a voz de parada na Rua das Pedrinhas, os mesmos tentaram se evadir, desistindo da ação na rua Virgílio Ataíde. Durante a abordagem foi constatado que o piloto não possuía CNH e estava com sinais de embriaguez, ao perceber que seriam tomadas as providências cabíveis, o conduzido retirou a chave da moto com o intuito de impedir a retenção do veículo e não aceitar a sua condução, sendo necessário o uso da força para colocá-lo no compartimento adequado da viatura, e com o apoio do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi possível a apreensão de seus bens. Conforme a PM, o motociclista foi conduzido para teste de alcoolemia e, em seguida, ao hospital regional para exames e logo após para a Delegacia de Brumado. Os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo à disposição da justiça.