ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Município de Caetité lidera extração de pequi na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A extração do pequi vem crescendo em Caetité, município que fica a 100 km de Brumado desde 2016. No ano passado, foram extraídas 145 toneladas do fruto no município. Segundo o site Agência Sertão, a cidade é considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), líder da Bahia e 44º município extrator nacional de pequi. O Brasil foi responsável pela extração de 17.859 toneladas de pequi em 2016; 21.915 toneladas em 2017 e 21.945 toneladas de pequi em 2018. Ainda segundo o site, no município de Caetité, o primeiro registro de extração de pequi pelo IBGE ocorreu em 2016. Naquele ano foram contabilizados apenas 2 toneladas. Já em 2017 e 2018 o município de Caetité saltou para 141 e 145 toneladas do fruto respectivamente. 

 



Brumado: Universitários fazem treinamento para eleição de Conselho Tutelar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 22 voluntários que vão trabalhar no processo de escolha dos conselheiros tutelares de Brumado, participaram na última segunda-feira (23), de treinamento para atuar no pleito a ser realizado em 6 de outubro. A capacitação foi conduzida por integrantes da 90ª Zona Eleitoral e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), de Brumado, e ocorreu na sala de reuniões do órgão. A diretora do Comdica, Célia Santos, deu as boas-vindas aos participantes. Ela também falou sobre a importância de cada um para que a eleição transcorra em um clima de normalidade e lisura. “O trabalho de vocês é essencial, pois estão colaborando com essa importante missão que é eleger um conselheiro tutelar”, afirmou. A coordenadora destacou as eleições do conselheiro tutelar, que chega em sua quarta etapa. “Estamos quase no finalzinho e gostaria de pedir a toda comunidade para que votem nos conselheiros no dia 06 de outubro e exercer o papel de cidadania nas escolha dos candidatos que irão defender as crianças e adolescentes de nossa cidade”, ressaltou ao 97NEWS.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Igor Araújo destacou a importância da Justiça Eleitoral nas eleições do Conselho Tutelar. "Pela primeira vez nós vamos ter aqui no município de Brumado as eleições do conselho com utilização das urnas eletrônicas, essas urnas já vem sendo utilizadas no Brasil desde a década de 1990, em eleições gerais e municipais com grande sucesso, que faz com que a gente tenha uma das eleições mais ágeis e modernas do mundo", comentou Araújo. Além de Brumado, as urnas eletrônicas serão utilizadas nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, cidades que fazem parte da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. Os conselhos tutelares foram criados com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar função estratégica: "zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente". Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis, e até mesmo, em razão de sua própria conduta. Em 6 de outubro, a população de Brumado vai às urnas para votar e escolher os conselheiros tutelares que atuarão nos anos de 2020 a 2023. São cerca de 26 candidatos concorrendo as vagas. As eleições acontecerão no Colégio Estadual de Brumado (CEB), das 08h às 17h, participe.



20ª Coorpin: Suspeito de homicídio é preso em ação conjunta de Policiais Civis de Minas e Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na terça-feira (24), Policiais Civis de Minas Gerais e da 20ª Coorpin (BA) cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. As ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário de Nova Lima (MG), local onde o fato ocorreu. Segundo a Polícia, o investigado Rubens Santos Gomes foi preso por suposta prática de homicídio qualificado e estava foragido desde 2013. O cumprimento da medida somente foi possível graças ao trabalho de integração entre as polícias judiciárias de Minas Gerais e Bahia. Rubens foi transportado de avião para o estado de Minas Gerais e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.



Homem é encontrado morto com características de execução em Igaporã

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um homem, que ainda não teve a identidade revelada, foi encontrado morto, na última terça-feira (24), na Fazenda Lagoa do Barro, às margens da BR-430, em Igaporã. Segundo o site Sudoeste Bahia, o corpo foi encontrado por volta das 19h30 às margens da rodovia em meio à vegetação local. A suspeita é que o homem tenha sido morto em outro local e desovado na localidade. Segundo informou a Polícia Militar ao site, a vítima estava com as mãos bastante feridas e com marcas de disparos de arma de fogo na cabeça. Ainda segundo a PM o crime tem características de execução. Nenhum suspeito foi preso. Não foram achados os documentos de identificação do homem. O corpo foi recolhido por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passou por exames necroscópicos. A motivação e a identificação dos suspeitos devem ser investigadas pela Polícia Civil.



Comunidade brumadense pede justiça com prisão de caminhoneiro acusado de matar Ariane Santos

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma comoção tomou conta da população brumadense e até do cenário regional com a morte de Viviane Ariane dos Reis Santos, de 32 anos. A moradora do bairro Esconso foi morta com um tiro na cabeça na madrugada de terça-feira (24), na Rua Ana Maria de Jesus. Segundo o pai da vítima, após o crime o suspeito ligou para ele informando que havia matado sua filha. Em entrevista a imprensa, o irmão da vítima, Ariel Santos, disse que a família foi pega de surpresa com a atitude do caminhoneiro identificado como Deuslirio Alves, natural do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. "Aparentemente, eles viviam bem. Estamos muitos abalados", relatou. Segundo ele, o assassino foi muito frio ao ligar para o seu pai, informando sobre o crime. "Ele ligou para a residência de nossa família falando que havia matado minha irmã e chamando para verificar a cena", conta. A Polícia Civil informou que o Deuslírio encontra-se foragido e já tem passagens pela Delegacia por assalto a mão armada, roubos e receptação. O irmão apela para que a justiça seja feita e que o criminoso possa responder pelo ato brutal. “Que a justiça seja feita!”, reiterou. Ariane Santos deixa uma filha de 9 anos, que está em choque com a morte da mãe de apenas 32 anos.



Brumado: Redução de 18% nas vagas da Zona Azul poderá acarretar em demissão de funcionários da Zadar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Projeto de Lei 031/2019, aprovado com emendas na sessão da última segunda-feira (23) na Câmara de Vereadores, no qual insere e altera o dispositivo de Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o estacionamento rotativo pago para veículos em Brumado, se sancionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, poderá provocar uma demissão de 40% do quadro de funcionários da empresa Zadar. Com cerca de 60 colaboradores nas principais vias da cidade, o projeto levado ao Legislativo e aprovado por 11 vereadores, com a abstenção dos vereadores Zé Carlos de Jonas e Rey de Domingão, reduz em 18% a quantidade de vias, principalmente em áreas de predominância residencial. Segundo apurou o 97NEWS, com a redução de vagas no estacionamento rotativo, a empresa terá que demitir alguns funcionários, que na sua maioria são jovens que conseguiram o seu primeiro emprego. Em entrevista a nossa reportagem, uma monitora, que por questões internas da empresa não pode se identificar, afirmou a nossa equipe que a medida será boa para a população, mas em contra partida trará desemprego para os jovens, que tiveram na Zona Azul a sua primeira oportunidade de emprego. "Infelizmente será bom para uns, e ruim para nós, porque esse foi o meu primeiro emprego de carteira assinada. E todos sabem que não é fácil conseguir o primeiro emprego em Brumado, se não tiver uma referência ou uma indicação, mesmo se tiver cursos, como é o meu caso", conta a monitora que fez cursos de vendas, atendimento e marketing. Outro questionamento foi levantado pela própria empresa Zadar na última reunião com a sociedade civil organizada no paço municipal. Segundo a empresa, se após seis meses, o que foi acordado com a comissão não gerar renda, a empresa poderá cessar o contrato com a prefeitura. Mas isto ainda está no campo das especulações, ainda há um longo caminho a ser definido com o tema: "Zona Azul" em Brumado. O projeto votado pelo Legislativo na sessão de ontem (23), teve emendas na qual dispõe de  Tolerância de 15 minutos para os condutores; Tempo de permanência na vaga de 4 Horas; Isenção de pagamento para Deficientes nas vagas demarcadas; Extinção da cobrança da taxa de regularização; Flexibilização nas Cargas e Descargas; Taxa de automóveis de R$ 2,00 para R$ 1,80 e motos de R$ 0,60 para R$ 0,50 e para finalizar a supressão de 18% das vagas de zona azul nas áreas de predominância residencial. O projeto foi enviado ao executivo para ser sancionado.



Brasil: Confiança do comércio recua 1,5 ponto em setembro, diz FGV

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,5 ponto de agosto para setembro deste ano. Com o resultado, o indicador caiu para 97,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A confiança dos empresários caiu em oito dos 13 segmentos do comércio pesquisados. A piora do índice foi provocada pelo recuo do Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente e que caiu 3,6 pontos, passando para 92,1 pontos, depois de duas altas consecutivas. Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, avançou 0,7 ponto e atingiu 102,5 pontos. De acordo com o pesquisador da FGV, a expectativa para os próximos meses é de recuperação gradual do setor, impulsionada pela liberação dos recursos do FGTS e pelas melhoras, ainda que moderadas, da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho. Apesar do resultado negativo de setembro, a média do índice de confiança no terceiro trimestre ficou 3,3 pontos acima do segundo trimestre. A média móvel trimestral subiu 1,3 ponto.



Júri popular do suspeito de matar Demétrius Leite está em andamento no Fórum de Brumado

Foto: 97NEWS

Paulo Sérgio Dos Santos Sousa, suspeito de assassinar à tiros Demétrius Leite Araújo, 32 anos, em 27 de novembro de 2015, vai a júri popular nesta terça-feira (24), no Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, em Brumado. Conforme informações do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA), a sessão foi estabelecida no último dia 29 de agosto. Ele será julgado por homicídio qualificado por intenção fútil e impossibilidade de defesa da vítima. Sérgio tornou-se réu após a Justiça aceitar a denúncia do Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA). O julgamento está sendo presidido pelo juíz Genivaldo Alves Guimarães e o promotor Tarcísio Robslei França. O suspeito que está detido em regime fechado, sendo condenado, dependendo do recurso ou não, pode ser encaminhado para a Penitenciária.

 

Foto: 97NEWS

Relembre o caso

Demétrius Leite Araújo, 32 anos, foi morto a tiros dentro da própria residência, localizada na Rua 1º de Maio, no Bairro São Félix, em Brumado no dia 27 de novembro de 2015. Na época a vítima foi surpreendida dentro do imóvel por Paulo Sérgio, o "Uga-Uga", que chegou ao local a bordo de uma bicicleta. O atirador adentrou a casa e efetuou os disparos. Demétrius não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda segundo informações, o atirador recebeu cobertura de outro indivíduo que estava em uma moto. Segundo a Polícia, o jovem já havia sofrido uma tentativa de homicídio em outubro de 2012 e, em mais outras duas ocasiões.



Brumado: Após investigação, veículo levado em golpe do 'falso depósito' é recuperado pela Polícia Civil

Foto: 97NEWS

A Polícia Civil de Brumado por intermédio da 20ª Coorpin, após trabalho investigativo, recuperou no fim da tarde de segunda-feira (23) o veículo Fiat Uno de cor prata que foi levado na última quinta-feira (19) por um estelionatário na cidade de Tanhaçu. A vítima, um aposentado de 72 anos afirmou ao 97NEWS que um homem, na qual supostamente seria de Brumado, foi até sua residência localizada na comunidade de Lagoa Grande, zona rural do município, com a finalidade de comprar o carro, avaliado em R$ 7 mil. Sendo que no mesmo dia, o suspeito que ainda não foi identificado pela polícia, fez dois depósitos na conta de sua família, um de R$ 5 mil e outro de R$ 3 mil. No dia seguinte, o aposentado Lorisvaldo Reinaldo de Almeida, consultou se o valor estava na sua conta, e teve a triste notícia que os envelopes estavam vazios, e o mesmo foi vítima de um golpe, o conhecido "depósito falso". Após registrar o fato na delegacia de Brumado, através de denúncia anônima, os investigadores da Polícia Civil chegaram até a localidade conhecida como Fazenda Rudiador, zona rural de Brumado. Ao chegar na localidade indicada, a Polícia encontrou o veículo escondido embaixo de uma árvore. Segundo informou a Polícia ao 97NEWS, o suspeito foi levado para prestar esclarecimentos e posteriormente liberado por falta de flagrante. O homem poderá responder pelo crime de estelionato.



Setembro Vermelho: Cuide da saúde do coração, preserve a vida

Foto: Divulgação

A melhor forma de evitar o aparecimento de doenças no coração é a prevenção. O desenvolvimento de hábitos saudáveis na rotina de toda a família, desde cedo, com o exemplo dos pais e incentivo nas escolas. Sendo importante também a prática de atividades físicas. As doenças cardiovasculares estão entre os males que mais matam e pelo fato de não apresentarem sintomas, muita gente tem alterações e não sabe, por isso é importante fazer exames regularmente, principalmente se tem histórico familiar. Além dos cuidados efetivados no dia-a-dia, todas as pessoas, mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis, devem visitar o médico com regularidade, uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. Portanto, vamos fazer exercícios, comer de forma saudável, trabalhar de forma tranquila e adequada, reservando tempo para se divertir. O ideal é ser feliz, viver muito e com saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Identificada mulher morta pelo companheiro no bairro Esconso; suspeito avisou ao pai da vítima por telefone

Foto: Reprodução l Rede Social

Na madrugada desta terça-feira (24), por volta de 00h10, a Polícia Militar de Brumado foi acionada a fim de apurar uma ocorrência na Rua Ana Maria de Jesus, no bairro esconso, em Brumado, onde o pai da vítima aguardava a guarnição, após o mesmo ter recebido uma ligação do seu genro, o qual teria dito que havia matado sua filha Ariane dos Reis Santos, de 32 anos. No local, os policiais verificaram que a chave se encontrava no portão do lado de fora da residência do casal, local onde a Ariane foi encontrada morta, supostamente vítima de feminicídio, pois a mesma se encontrava com marcas de espancamento e uma perfuração na cabeça causada por arma de fogo. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Ariane foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em seguida, liberado à família para sepultamento. O suspeito, Deuslírio Alves é procurado pela Polícia. Ariane deixa uma filha de 9 anos.



Número de acidentes e mortes também foi pauta na Semana do Nacional do Trânsito em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma solenidade realizada na última semana, no Paço Municipal, evento que abriu oficialmente a programação da Semana Nacional do Trânsito em Brumado. A solenidade reuniu autoridades locais e contou com a participação de alunos da rede pública municipal de ensino. Na ocasião, dentre diversos assuntos abordados pelas autoridades, foram ressaltados os dados apresentados pelo Oficial, Mota Araújo da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv) de Brumado, com relação ao número de acidentes nas rodovias da região e as mortes causadas em 2019. Segundo o Oficial da PRE, de janeiro a setembro deste ano, já ocorreram 320 acidentes em rodovias da região, e desses, 205 foram com vítimas, um número preocupante. "Esse índice preocupa, porque enquanto é um carro ou moto, a gente manda consertar, são bens materiais, mas quando envolve vítimas, temos que nos preocupar", alertou Araújo no evento aos alunos. Para o representante da 2ª CIPRv, este momento serve de alerta para que o trabalho de conscientização com as crianças continue, sendo eles os porta-vozes da família. “Desses 205 acidentes registrados até agora pela PRE, 36 tiveram vítimas fatais. Então não queremos que essas vítimas sejam os nossos pais, vocês, ou qualquer outro familiar. Infelizmente isso acontece, é uma realidade Mundial o número avantajado de acidentes. Então como a gente muda isso, não adianta só fiscalizar, tem que educar, e vocês são a base de tudo", disse Mota Araújo aos alunos das escolas municipais. Segundo ele, as pequenas ações pode mudar a forma de ter um trânsito mais seguro, basta cada um fazer sua parte. “O modo como caminhamos na calçada, quando atravessamos uma rua, se tem uma faixa use-a, até o modo como vocês vêem a faixa, sinalize ao motorista que vai atravessar. Então são aspectos que mesmo vocês como adolescentes  tem que observar”, afirmou o representante da PRE local.



Brumado: CAPS realiza Semana de Valorização da Vida

Foto: Divulgação

Começou na última segunda-feira (23), Semana de Valorização da Vida no CAPS de Brumado. No evento, são ofertados atendimentos aos pacientes, familiares e visitantes, com cortes de cabelo gratuito, cuidados de beleza, palestras educativas e cuidados técnicos. A programação segue até a próxima quinta-feira (26). A semana tem o objetivo de valorizar a auto estima de cada indivíduo alertando a população para os cuidados com a saúde mental e principalmente para a prevenção do suicídio. Apesar da intensificação das campanhas de conscientização, a coordenadora do CAPS, Leiliane Martins alerta que “todo mês é setembro amarelo, afinal todo o dia é dia de campanha pela vida”.



Explosão em casa deixa quatro pessoas feridas em Itabuna

Foto: Reprodução

Uma explosão, ocorrida dentro de uma casa no bairro Nova Califórnia, em Itabuna, deixou quatro pessoas feridas no último domingo (22). O Corpo de Bombeiros suspeita que um botijão de gás tenha sido o causador do acidente. De acordo com informações do órgão ao site Bahia Notícias, a explosão aconteceu após uma das vítimas tentar trocar o botijão da cozinha. A polícia disse ainda que uma das pessoas estava fumando no momento da substituição. A estrutura da casa ficou danificada. As vítimas, Klebson Moura Santos, de 17 anos; Crispiniano Moura Santos, 47; Éwerton Moura dos Santos, 15; Ian Geraldo Santos de Souza, 20 e Diego Elias dos Santos, 27 foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Cristo e para o Hospital de Base, em Itabuna - sendo três delas, Crispiniano, Ian e Diego, transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Conforme noticiou o site, não se sabe o estado de saúde dos acidentados.



Homem mata companheira com tiro na cabeça durante confusão em Brumado

Foto: 97NEWS

Homem é procurado, após matar a própria companheira com um tiro na cabeça. O crime aconteceu na Rua Ana Maria de Jesus por volta de 00h10 desta terça-feira (24) no bairro Esconso. De acordo com a polícia, a vítima identificada como Viviane Ariane dos Reis Santos, de 32 anos foi encontrada com sinais de agressão e sangramento na cabeça. Durante uma possível discussão, o companheiro identificado como Deuslirio Alves, acabou matando a mulher. Conforme a PM, a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Alves ainda ligou para o pai da vítima e informou o crime. Em seguida, abandonou o local. O pai de Ariane que acionou a PM. Conforme a Polícia Civil, as motivações do crime ainda estão sendo levantadas, mas a suspeita é de crime passional. O autor do crime, é procurado pela polícia.



Brumado: Projeto de Lei 031/2019 que readéqua Zona Azul é aprovado com emendas na Câmara

Foto: Luciano Santos l 97News

O Projeto de Lei 031/2019, do Poder Executivo Municipal, de urgência urgentíssima, foi apresentado e votado na noite desta segunda-feira (23) com emendas parlamentares. O projeto que insere, revoga e altera o dispositivo de Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o estacionamento rotativo pago para veículos em vias, logradouros público e da outras providências, chegou a Câmara Municipal de Brumado com os principais itens discutidos e aprovado perante a direção da empresa Zadar, Prefeitura Municipal, Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL), OAB e do Poder Legislativo na última quinta-feira (19) e teve emendas adicionadas. Onze vereadores votaram no projeto. Apenas dois se absteve,  que foram os vereadores: Rey de Domingão e Zé Carlos de Jonas sob a alegação de pouco tempo para à leitura das emendas apresentadas. Além disso, eles afirmaram que as emendas não estão de acordo com o que foi firmado na última reunião com os comerciantes. O projero foi votado com Tolerância de 15 minutos; Tempo de permanência na vaga de 4 Horas; Isenção de pagamento para Deficientes nas vagas demarcadas; Extinção da cobrança da taxa de regularização; Flexibilização nas Cargas e Descargas; Taxa de automóveis de R$ 2,00 para R$ 1,80 e motos de R$ 0,60 para R$ 0,50 e para finalizar a supressão de 18% das vagas de zona azul nas áreas de predominância residencial. O projeto segue para ser sancionado pelo prefeiro na terça-feira (24).

 



Brumado: Material ilícito é encontrado em residência no centro da cidade

Foto: Divulgação l PM/BA

No início da tarde desta segunda-feira (23), a Polícia Militar apreendeu vasta quantidade de cigarros de entorpecentes e um pequeno plantio de maconha no centro de Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, por volta das 12h30, a guarnição foi acionada na Rua Cel. Paulino Chaves, para averiguar uma situação de vias de fato entre tio e sobrinho. Chegando ao local a guarnição se deparou com uma confusão generalizada e um indivíduo se evadindo do local com uma embalagem não identificada. Um homem que se identificou como tio alegou ter sido agredido pelo seu sobrinho, o qual seria traficante e teria uma arma em sua residência, e o motivo da confusão teria sido o uso exacerbado de drogas na residência. O proprietário da casa convidou os policiais para fazer buscas a fim de encontrar a droga e arma, durante a busca, além de todo material apreendido também foi encontrado uma pequena plantação de maconha, a qual segundo a PM, foi subtraída pela mãe do suspeito, a fim de ocultar a materialidade. Diante dos fatos o solicitante e o material apreendido foi apresentado na Delegacia, ficando os mesmos a disposição da justiça. Também na residência foram encontrados vasta quantidade de papel de seda e um 1 destrinchador.



23 de setembro: No dia do 'Agente de Trânsito', servidor fala dos desafios de cada dia em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O que é ser agente de trânsito? Esse profissional trabalha em um ambiente complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, sinalizações complexas ou a inexistência delas na qual viabilize suas ações, como falta de equipamentos e, até incentivo salarial, como pagamentos de horas extras pela administração municipal. O agente de trânsito sai para o dia a dia com a expectativa de se tornar marcante na vida de alguém ou de uma cidade. A data é tão pouco lembrada por alguns, mas nesta segunda-feira (23), fizemos questão de falar com a categoria, na qual foi representada pelo agente Tony Pereira. Segundo ele, ao contrário do que muitos pensam, a função do agente não é só multar. "Muitos pensam que estamos nas ruas só para autuar, o que na verdade não é isso que acontece, nossa função principal é preservar a vida dos seres humanos, ou seja, educar realizar outras ações", disse Pereira. Ainda com foco para a Semana Nacional do Trânsito, o agente chama a atenção para os cuidados que todos nós devemos ter com a segurança nas vias da cidade, deixando o fluxo de veículos muito mais seguro para toda população. "Obedeçam as leis de trânsito, porque elas não estão ai para puni-los, e sim, para preservar vidas", esclareceu Tony. Segundo o agente, infelizmente a categoria ainda é vista pela população de forma injustiçada. "A população tem em mente que o agente só serve para punir, e isso não é verdade, nossa função como já havia dito, é de proteger e orientar o trânsito de nossa cidade", afirma Pereira. É com orgulho que neste dia 23 de setembro, comemoramos seu dia. Parabéns a todos os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. 



Livramento de Nossa Senhora: Viatura capota ao desviar de animal em estrada vicinal

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Policiais militares ficaram levemente feridos após a viatura em que estavam capotar em uma estrada vicinal, na manhã desta segunda-feira (23). Os policiais foram encaminhados para a UPA 24h, em Livramento de Nossa Senhora, onde foram examinados, fizeram alguns exames e foram liberados em seguida. O militar que conduzia a viatura teria perdido o controle da direção após tentar desviar de um animal, que saiu do meio do mato e atravessou a via, de forma rápida que obrigou a tentativa da manobra. O carro parou às margens da estrada, tombado em meio ao mato. A viatura ficou muito danificada. O acidente foi registrado por volta das 11h em uma localidade conhecida como Amoreira, distrito de Iguatemi, zona rural de Livramento.

 



Brumado: 'População que cobra, também é a que depreda bens públicos', diz morador do Brisa I

Foto: 97NEWS

Todos os meses é feito uma operação para a remoção de lixo e entulho das ruas e logradouros de Brumado. E quem paga por esses atos de depredação do patrimônio público -- crime com pena de até três anos de detenção -- é a mesma população. O vandalismo e o roubo desses bens custam caro para a administração municipal. Não há um levantamento por parte da Prefeitura de Brumado com atos de vandalismos, mas a conta é alta. Com esse valor, daria para garantir o funcionamento de unidades de saúde, escolas e investimentos na infraestrutura, mesmo considerando que não haja um valor específico por parte do executivo calculando os prejuízos. Isso é levado em conta com a quantidade de denúncias que a imprensa brumadense recebe ao longo de vários anos. A fatura final, no entanto, pode ser ainda mais alta, já que várias empresas terceirizadas não identificam em seus orçamentos os gastos específicos com equipamentos danificados. Nessa conta, o setor de iluminação pública é um dos mais afetados. São várias ocorrências com destruição de luminárias e lâmpadas em ruas e praças do município. 

Foto: 97NEWS

Outro registro que chama bastante a atenção é no setor de infraestrutura, na qual nos referimos bens como, lixeiras, quiosques, bancos de praças, alambrados de quadra poliesportiva e outros itens públicos. Na manhã desta segunda-feira (23) uma situação como esta chamou a atenção de um morador do bairro Brisa I, na qual vamos resguardar sua identidade. Segundo o denunciante, conçado de ver a depredação do bem público no conjunto habitacional em que ele é morador, mas não concorda com tal atitude, ele resolveu registrar em fotos a situação do referido bairro que vem sendo alvo de várias ações de vandalismo, que segundo ele, são provocadas pelos próprios moradores. Em algumas fotos, ele registrou muito lixo e entulho, jogados pelos moradores. "O vandalismo é absurdo, a ponto de eu não conseguir separar entulho do lixo", afirma. Em outro registro, é possível ver que o quiosque construído para abrigar as crianças em uma tarde ou noite de laser, foi completamente destruído por vândalos. "O interessante é que esta mesma população que cobra, também é a mesma que depreda o bem público", disse ao 97NEWS o morador.  

Foto: 97NEWS