ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Prefeito de Rio do Antônio promete pagar professores na quinta-feira

Foto: Divulgação

Após manifestação dos professores solicitando da atual administração do município de Rio do Antônio os pagamentos dos salários referente aos meses atrasados, o gestor declarou que os salários dos professores devem estar liberados até a próxima quinta-feira (10). Paralisados desde a última terça-feira (8), os docentes cobram do prefeito José Souza Alves a liberação dos vencimentos como foi acordado em reunião com o sindicato dos professores municipais. Segundo o prefeito, ficou tudo acertado entre a categoria e o sindicato. ""Não houve atraso nenhum. Simplesmente foram dois dias apenas. Nós fizemos uma negociação e ficou certo que o pagamento iria ocorrer entre o dia 8 e o dia 10", afirmou. Conforme o gestor, a situação ocorre devido à queda de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e à contratação de servidores a partir de um concurso público de 2011. "A folha subiu demais. O que tem entrado na prefeitura é praticamente para pagar os servidores da educação", esclareceu.

 



Brumado: Sesau alerta população para o risco de novos casos de Sarampo

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

A Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica, está realizando uma campanha de "chamamento" para que a população brumadense compareça aos locais indicados, e verifiquem o cartão de vacina. O alerta serve para atualização das vacinas e principalmente a dose contra o Sarampo, que foi aberto um alerta na Bahia, após o surgimento de novos casos. O primeiro caso foi de pessoa residente em São Paulo, que chegou a Porto Seguro no mês de junho deste ano. Os outros casos foram de uma pessoa que veio de São Paulo e outra de uma menor de 12 aos que viajou para a Espanha. Diante da confirmação desses casos, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu o alerta para todos os municípios da Bahia, informando o risco de ocorrência de novos casos associados à importação da doença, o que torna essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção precoce de casos suspeitos e a adoção imediata de medidas para prevenção de surtos. Segundo o Estado, a situação é de risco para a doença. “Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, independente da idade e situação vacinal anterior”. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para os profissionais de saúde, a recomendação é que seja feita o bloqueio na faixa etária de 6 a 49 anos. “Contatos acima de 50 anos que não comprovarem nenhuma dose da vacina com o componente do sarampo devem receber uma dose da vacina tríplice viral”. Em Brumado, a Sesau está fixando cartazes com o alerta e indicando o local, horário e dias da vacina. Nesta quinta-feira (10), a equipe de Saúde do município estará na sede da Pax Nacional para atualizar os cartões dos comerciantes. O atendimento será das 08h ás 11h. Os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.



Brumado: SMTT descarta possibilidade de notificação da 'zona azul' virar multa

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Após denúncia de um motociclista na qual um monitor da Zadar que administra a Zona Azul o notificou por estacionar na faixa amarela na rua Antônio Mourão Guimarães, e a infração ser registrada na rua Coronel Tibério Meira no dia 02 de outubro, o superintendente de trânsito, Castilho Viana, descartou a possibilidade da notificação virar multa. "A demarcação da faixa amarela, ela é uma sinalização válida, porem é uma sinalização complementar, onde para poder de fato haver qualquer tipo de autuação por parte dos agentes de trânsito, é necessário haver uma placa vertical e, assim regulamentando a sinalização", disse Viana. No entanto, o superintendente alerta aos condutores que fiquem atentos com esta demarcação, na qual faz parte de um futuro projeto de organização do trânsito brumadense, feito pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). "Essa sinalização já serve de alerta para os condutores, indicando que aquela localidade não é permitido estacionar", citou.

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Castilho ainda chama a atenção sobre a instalação das placas nos locais onde já foram pintadas as faixas. "As placas serão instaladas, e a partir dai, os agentes vão autuar e fiscalizar a irregularidade", afirma. Ainda segundo o superintendente, as medidas servem para organizar o trânsito na Capital do Minério, que cresce a cada ano. "Essas alterações é para tornar a nossa vida melhor, no que diz respeito a questão do trânsito", disse ao 97NEWS. Conforme Castilho Viana, no caso do motociclista que recebeu a notificação com o nome da rua trocado, ele acredita que houve um mal entendido na hora de registrar a notificação. "Que fique bem claro que o monitor não tem o poder de multar, ele apenas pode notificar a irregularidade. No caso do endereço, pode ter havido uma interpretação errada, mas que não vai gerar prejuízos para o condutor citado", esclareceu. 

 



Trecho da ferrovia Oeste Leste entre Caetité e Brumado poderá ter nova frente de serviços até o fim do ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) entre os municípios de Caetité e Brumado poderá ter uma nova frente de serviços até o fim do ano. O trecho 1 da obra, que liga os municípios de Caetité, passando por Brumado e chegando a cidade de Ilhéus possui extensão de 537 km, dos quais mais de 76,2% da obra física já foram executadas  desde dezembro de 2018. Na última segunda-feira (7), o presidente Bolsonaro disse nas redes sociais que está fechando o primeiro trecho que vai para concessão em 2020 (Caetité-Ilhéus) e adiantando bem o segundo trecho (Caetité Barreiras). Ele ainda lembrou que o projeto prevê a extensão da linha até Tocantins, integrando-a à ferrovia Norte-Sul. “Conectando o litoral baiano à produção do interior do Brasil”, disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com anúncios de descontingenciamento do orçamento federal, a obra voltou a ser tocada após ficar completamente parada em vários lotes. No entanto, segundo apurou o site 97NEWS, novas frentes de trabalho vão ser contratadas em Brumado e Região, mas segundo a fonte ouvida pelo site, de forma gradativa. A reportagem também apurou que reuniões já estão acontecendo no escritório da empresa localizado na início da BR-030, próximo ao Terminal Rodoviário, a fim de reorganizar o galpão e os equipamentos. A principal função da ferrovia será escoar a produção de minério de Caetité e Brumado, até Ilhéus onde é prevista a construção de um porto. 



Homem morre a tiros após discussão em bar na zona rural de Aracatu

Foto: 97NEWS

Um homem de 32 anos, foi morto com tiros de espingarda na Fazenda Olaria, zona rural de Aracatu, na noite de terça-feira (08). Segundo informou a Polícia Militar ao site 97NEWS, Cleone Silva Pereira, estava em um bar da localidade bebendo com outros colegas, e a vítima começou ficar alterada e chegou a entrar em vias de fato com um jovem de 22 anos. Ainda segundo as investigações, após a discussão, o jovem identificado como Ramon dos Santos Teixeira saiu do estabelecimento por volta das 21h, e retornou minutos depois com uma espingarda do tipo "cartucheira" e deflagou o disparo contra Pereira que morreu no local. A Polícia Militar foi acionada mas o suspeito já havia fugido em uma motocicleta CG 125 na cor prata. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou perícia na cena do crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para exame de necropsia e, deve ser liberado na manhã desta quarta-feira (09), aos familiares. A PM segue nas buscas para prender o suposto jovem que assassinou Cleone. A Polícia Civil investiga o caso.



Bebê de 1 ano fica ferido ao ser atingido com garfo na cabeça durante briga entre os pais

Foto: 97NEWS

Uma criança de um ano foi atingida na cabeça por um garfo depois que a mãe dela tentou acertar o marido com o utensílio, durante uma briga, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na madrugada desta terça-feira (8). Conforme informou a polícia ao site G1, o caso ocorreu dentro da casa da família, na Rua Dois de Julho. Após o ocorrido, Tatiane Jacinta Anunciação levou a filha para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão, com o garfo cravado na cabeça. A criança, por conta dos ferimentos, precisou ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde dela, que segue internada na unidade. O caso é acompanhado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derrca).



Nova greve dos professores municipais de Rio do Antônio deixa pais e alunos indignados

Foto: 97NEWS

Atrasos nos pagamentos e caos no financeiro do município de Rio do Antônio, provocou mais uma paralisação dos professores municipais. Na terça-feira (8), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais declarou em nota que, “as aulas estão suspensas devido aos constantes atrasos do pagamento salarial dos profissionais de educação” e pontuou que “assim que for pago o salário referente ao mês de setembro, os profissionais retornarão às suas atividades normais”. O movimento parece que não agradou muito os pais e alunos da cidade. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, já são cerca de 15 dias sem aula nas escolas. “É repugnante a situação em que se encontra o nosso município em pleno século XXI, onde todos sabem que a Educação é a única forma de construir um futuro melhor, só que aqui em Rio do Antônio a gestão tem ignorado isso”, escreveu Clarice Brito mãe de um aluno. Outro fator que agravou a crise, foi a paralisação dos motoristas que fazem o transporte escolar da cidade, que também estão sem receber há vários dias. Com cerca de 200 professores lecionando no município e nos distritos, a categoria aguarda o pagamento até o dia 10 deste mês, como foi anunciado pelo prefeito. "Assim que o pagamento for feito, retornaremos à sala de aula”, garantiu Carlos Tadeu, presidente do Sindicato.



Dois atletas brumadenses passam em peneira do Clube de Regatas Flamengo

Foto: Divulgação

Duas promessas do futebol brumadense, Fabio Falcão, 10 anos e Carlos Eduardo, 12 anos, foram aprovados em uma peneira realizada pelo Clube de Regatas Flamengo, nos municípios de Vitória da Conquista e Caetité, entre os dias 23 e 28 de setembro. Eles são atletas da Escolinha de Futebol Lusac. Ambos foram avaliados e selecionados, entre mais de dois mil atletas, pelo olheiro Rafael Stival, integrante do Trieste Flamengo de Curitiba. Os brumadenses serão levados para Curitiba para o CT do Trieste.



'Bahia não merece esse deputado'; diz Rui Costa se referindo a Prisco, após rumores de greve da PM

Foto: Reprodução

O governador do estado, Rui Costa (PT), foi incisivo nas críticas contra o deputado estadual, Soldado Prisco (PSC), após esse liderar um movimento a favor de uma greve da Polícia Militar na Bahia na terça-feira (8). “A Bahia e os baianos não merecem um deputado com esse perfil”, disse o governador, durante o seu programa Papo Correria também na terça-feira. Durante a transmissão, o chefe do executivo estadual ainda lembrou dos áudios vazados de Prisco em 2012, que revelaram a organização de uma greve no estado, inclusive com a queima de ônibus. Porém, no vídeo, Rui afirmou que Prisco incentivou a queimada de transportes escolares “Em 2012 foi pego com áudios mandando colocar fogo em ônibus com crianças em transporte escolar para criar caos perante a sociedade”, disse Rui. Apesar do movimento, o Comandante Geral da PM na Bahia, Anselmo Brandão, descartou a possibilidade de greve. “Um deputado que quer fazer um movimento político-partidário, eleitoral”, completou o governador. 



'A tropa está nas ruas trabalhando normalmente', diz comandante geral da PM sobre greve

Foto: Reprodução l BNews

A notícia veiculada pela mídia baiana sobre uma possível greve dos policiais militares da Bahia foi desmentida pelo comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão. Em entrevista ao site BNews, o comandante explicou que a tropa não obedeceu a declaração do deputado estadual Soldado Prisco que, na tarde desta terça-feira (8), realizou uma assembleia com alguns policiais. “Foi declarada por ele [Prisco]. E nossa tropa está trabalhando. Ele está criando fato. A tropa está na rua, trabalhando. Não existe nenhuma movimentação por parte dos policiais. A tropa não obedeceu. Vamos continuar trabalhando e garantir a segurança da população”. A Polícia Militar ainda informou ao site que, "a Polícia Militar continua suas atividades policiais dentro da normalidade". Segundo a nota, o "Comando Geral da Polícia Militar afirma que recebeu a informação de uma greve decretada por um deputado estadual. Trata-se de um movimento político sem a adesão da PM. A Polícia Militar informa que o movimento político tem a intenção de criar clima de insegurança. Isso não será permitido. A Polícia Militar da Bahia garante o policiamento ostensivo em todo o estado e tranquiliza a população, que deve manter sua rotina normalmente", escreveu. A nota ainda reforça que o responsável pelas operações nas ruas "é o Quartel do Comando Geral, que está pronto para atender a todas as demandas da sociedade. Adianta ainda que, os policiais que não atenderem suas escalas responderão conforme Legislação Militar." Finaliza.



Brumado: Prefeitura abre concorrência pública para concessão de Terminal Rodoviário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal abriu concorrência pública para administração, exploração comercial, manutenção e operação de suas áreas e serviços do Terminal Rodoviário de Brumado. A publicação informando a abertura do processo está na edição desta terça-feira (8), no Diário Oficial do município. Conforme o edital, a licitação será na modalidade concorrência do tipo "Maior Oferta" para concessão de uso a título oneroso das áreas destinadas para venda de passagens (guichês/bilheterias) e demais áreas destinadas a exploração comercial (lanchonetes, sala de espera e lojas) da rodoviária. O processo de licitação ocorre no dia 25 de novembro, às 09 horas, na Sala de Licitações localizada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Mais informações sobre requisitos para participar da concorrência podem ser obtidas no site ou através do telefone (77) 3441-8781 ou pelo e-mail [email protected]. O valor estimado da contratação será de R$ 114.000,00 (cento e quatorze mil reais). O prazo da concessão será de 38 meses.



Policiais Militares deflagram greve em assembleia na tarde desta terça (8) em Salvador; SSP-BA nega

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia decidiu, em assembleia da categoria realizada na tarde desta terça-feira (8), decretar greve, a princípio na capital baiana. De acordo com a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) a mobilização deflagrada, chamada de "segurança por segurança", conta com a adesão de milhares de policiais que votaram por unanimidade pela greve. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) nega a existência de uma greve e trata a mobilização como um “pequeno movimento”. Os policiais reivindicam, entre outros pontos, melhorias do Planserv, reforma do estatuto, reajuste do auxílio alimentação, um novo plano de carreira e Isenção de ICMS para aquisição de arma de fogo. O comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, negou o movimento. “Foi declarada por ele [Prisco]. E nossa tropa está trabalhando. Ele está criando fato. A tropa está na rua, trabalhando. Não existe nenhuma movimentação por parte dos policiais. A tropa não obedeceu. Vamos continuar trabalhando e garantir a segurança da população”. Já o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (34ª CIPM), Major Mário Cabral, relatou que o movimento acontece apenas em Salvador, e que as unidades do interior continuam nas ruas. "A 34ª CIPM continua com o seu trabalho normal, os policias continuam comprometidos com a segurança do nosso município e região", destacou Cabral. Ele ainda garantiu que o movimento ainda não chegou no interior. "A população pode ficar tranquila que aqui na 34ª CIPM estaremos tranquilos com relação ao movimento", afirmou o Major.



Brumado: Carro desce ribanceira e quase cai em rio, no bairro São Jorge

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

No início da tarde desta terça-feira (8), por volta das 12h44 uma picape modelo D-20 quase caiu no Rio do Antônio no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, não havia ninguém no veículo na hora do acidente. De acordo com os moradores, o veículo estava estacionado na Rua Santa Madalena, uma via bastante íngreme, quando a picape acabou descendo uma ribanceira, com cerca de 30 metros, e ficou presa na mata na margem do rio. Logo depois, o dono da D-20 chegou e tomou um susto ao ver o veículo na ribanceira. Uma retro escavadeira foi chamada para remover a picape do local. Ninguém ficou ferido.

Foto: Huan Nunes l 97NEWS


Raio-X digital de última geração é na Clínica Master

Foto: Divulgação

O raio-X é um dos exames de imagem mais utilizados e mais comuns em todo o mundo, seja em clínicas ou hospitais. Para gerar as imagens, um feixe de raios-X é disparado e captado como numa fotografia. Nos tecidos moles, por serem menos densos, ele atravessa mais rápido, marcando o local escuro. Já os ossos e tecidos mais densos, dificultam a passagem e geram imagens mais claras. A diferença básica do raio-X tradicional e o digital é a mesma das fotografias. No convencional ainda é necessário um filme que precisa ser revelado para gerar a imagem, enquanto no raio-X digital a imagem é fica disponível no computador ao qual o aparelho está ligado. Existem muitas vantagens do raio-X digital em relação ao convencional. No digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos). As imagens digitais podem ainda ser manipuladas para destacar alguma parte e até remover uma estrutura para identificar melhor alguma lesão. Por último, mas não menos importante, as imagens podem chegar ao radiologista de forma mais rápida, pois ficam disponíveis imediatamente. Na Clínica Master você encontra equipamentos de última geração. Faça-nos uma visita, na Rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Prefeitos de Brumado e Vitória da Conquista defendem divisão do estado e querem 'Bahia do Sul'

Prefeito Herzem (Conquista) e Eduardo (Brumado) - Foto: Composição l 97NEWS

Se depender dos prefeitos de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) e Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), no sudoeste da Bahia, o Estado seria dividido em dois. Com 417 municípios, os dois gestores defendem a possibilidade da Bahia ser emancipada num território nas mesmas proporções da França. O assunto que vem sendo discutido há longos anos, voltou a ser destaque na mídia baiana. Em entrevista ao site Bocão News, Herzem Gusmão diz que tem apoio de vários prefeitos, entre eles o de Brumado, Eduardo Vasconcelos. “E quem sabe que a minha querida Vitória da Conquista fosse a Capital”, afirma o emedebista. O desejo existe, mas isso não se comenta no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Rui Costa Santos. Para Gusmão, com o estado dividido haveria maior atenção a municípios distantes da capital assim como melhor arrecadação. “Vitória da Conquista e toda a região sudoeste arrecada 1,98% do ICMS do estado. Daí a necessidade da divisão e, criar a [Bahia do Sul]. A Bahia é grande demais. É do tamanho da França. Os governos do estado não enxergam o interior”, disse Herzem. 

Foto: Reprodução

Conforme o gestor, a Bahia é mesmo um estado muito grande, maior que alguns países. Portanto, uma divisão seria algo que beneficiaria os municípios do interior, em especial cidades pequenas e regiões que sofrem com a falta de infraestrutura, escolas, saneamento e empregos, devido à ausência do Estado nas regiões mais longínquas. "Existe uma proposta que defende dividir a Bahia em 3 Estados, que abrangeria Salvador, Recôncavo, Nordeste, Chapada e Norte do Estado; Santa Cruz ou Bahia do Sul, que englobaria o Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado, tendo como opções para capital as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna ou Porto Seguro e São Francisco, abrangendo toda a Região Oeste a partir do Rio São Francisco, cuja capital poderia ser Barreiras ou Luiz Eduardo Magalhães", relatou Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista. 



Brumado: Moradores reclamam de esgoto a céu aberto próximo a ponte do bairro São Jorge

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Os moradores do bairro São Jorge reclamam de esgoto a céu aberto que passam entre as casas do bairro. Eles dizem que já não sabem mais o que fazer com tanto mau cheiro. A doméstica Bernardina Sousa mora no local e afirma que precisa conviver com a situação sempre. “Há 30 anos que eu vivo aqui e a situação sempre foi essa. Na verdade, está cada vez mais pior, porque agora o esgoto desce para o rio. A Embasa cobra uma taxa na conta alegando tratamento do esgoto. Mas que tratamento é esse, que a água com um mau cheiro é despejada na própria rua?” Reclamou Bernardina. E a situação não é só na casa da doméstica. Para chegar na residência da dona Izabel Dias que mora do outro lado da ponte, também é preciso passar pelo esgoto. “Vai fazer 11 anos que moro aqui com essa podridão desse rio, se é que posso chamar de rio mais, porque mataram o Antônio", brinca a morador fazendo referências ao Rio do Antônio, que antes era um afluente de referência no município. Mas com o crescimento de Brumado, virou o córrego de esgoto que corta a cidade. Segundo a moradora, de manhã, não dá nem para tomar café por causa do cheiro. "Dá vontade de jogar fora. Já peguei dengue, minha filha pegou vários tipos de micose que os meninos pegaram”, disse Izabel.



Homem é preso suspeito de estuprar garota de 11 anos em Amargosa

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 26 anos foi preso em Amargosa, suspeito de estuprar uma menina de 11 anos. Segundo informou a Polícia Civil ao site G1, a prisão ocorreu na segunda-feira (7). De acordo com a polícia, o homem foi identificado como Cláudio Silva dos Santos, conhecido como Claudinho. Ainda não há informações sobre detalhes do crime. Além do estupro, o homem é suspeito de envolvimento em assaltos ocorridos na zona rural do município. O homem foi conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), pelo crime de estupro de vulneráveis. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.



Alunas da UNEB/Brumado vão representar o Brasil na Universidade de Coimbra, em Portugal

Foto: 97NEWS

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Brumado, tem se destacado como instituição pública de educação superior na Região Sudoeste. Presente na Capital do Minério, e em mais 18 territórios da Bahia. Além disso, possui 29 departamentos instalados em 24 Campi, com a administração central da instituição em Salvador. Em Brumado, a instituição tem ocupado um papel importante na transformação social, colaborando com a economia, mas, sobretudo, oferecendo uma educação pública de qualidade, contribuindo para a formação de muitos profissionais, como é o caso dos cursos de Direito e Pedagogia. Dando mais um passo na consolidação dos saberes, com o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa do interior, a UNEB está implementando as políticas de internacionalização da instituição, através da iniciativa de Intercâmbios Internacionais. Prova disso, que duas estudantes do Curso de Bacharelado em Direito de Brumado, vão embarcar nos próximos dias, após serem selecionadas, para representar o Brasil no 4º Congresso de Direitos Humanos em Coimbra, Portugal. As duas estudantes, Jéssica Melo Martins e Nieda Machado da Silva, foram selecionadas através de um trabalho sobre "violência contra a mulher", que durou cerca de 1 ano. Segundo Jéssica, a pesquisa envolveu dados dos setores de segurança pública que mostram índices de feminicídio, casos da lei Maria da Penha e outras temáticas. "Baseado na temática que envolve a violência contra a mulher, nós desenvolvemos uma pesquisa que foi selecionada pela Faculdade de Coimbra, na qual fomos convidadas a apresentar esse trabalho lá. E ficamos muito gratas com este convite", ressalta a estudante. Para elas, o desafio não foi fácil, tanto que as estudantes tiveram que realizar vários eventos internos para arrecadar fundos e poder pagar as despesas, porque segundo Jéssica, o departamento da UNEB só conseguiu deferir apenas as despesas de uma aluna. "Como tenho minha colega que vai comigo, tivemos que realizar eventos para poder pagar pelas passagens [ida e volta], pela alimentação e pela hospedagem, seguro e passaporte", conta Martins. Mesmo assim, a estudante conta que tudo é válido, porque Brumado, a Bahia e o Brasil estará apresentando dados e pesquisas no combate à violência contra a mulher. "Pra nós do curso, que envolve minha colega Nieda e Igor Araújo, nosso professor e orientador Murilo Camelo, porque apesar de a gente saber que debruçamos um ano de muita pesquisa, e estudos, conciliando aulas, estágio e entre outras atividades, mesmo sabendo que era difícil, porque são muitos projetos que são enviados na esfera nacional, que envolve não só universidades públicas, como também particulares, ficamos surpresas por a nossa pesquisa ser selecionada para está lá, representando o interior, no meio internacional", conta Melo ao 97NEWS com muito orgulho, que apesar de ser natural da cidade de Guanambi, adotou Brumado como cidade do coração. 

 



Mototaxistas fora da nova lei ainda estão livres de multas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar de as novas regras que já estão valendo para o transporte escolar não autorizado e transporte remunerado irregular de pessoas ou bens, ainda não há consenso entre os estados sobre a aplicação de multa para quem estiver fora da lei.  Apenas algumas cidades já estão multando os que desrespeitam as regras. A multa pode ser de até R$ 293,47, para o transporte remunerado irregular de pessoas ou bens, a infração passou de média para gravíssima, remoção do veículo, e 7 pontos na CNH. Com as mudanças, os motoboys e mototaxistas devem usar certos equipamentos de segurança como: antena, proteção para as pernas, colete com faixas refletivas, tenham placa na moto na cor vermelha e passem por um curso de capacitação, que é o ponto mais polêmico. As aulas podem ser gratuitas ou pagas, dependendo da decisão de cada cidade. Em Brumado, alguns motoristas do transporte escolar, seja ele do município ou particular, já passaram pelo curso de capacitação e estão aptos as novas regras. Já os mototaxistas, que ainda continuam na resistência, ainda não se capacitaram, o que pode extinguir o serviço na Capital do Minério. Segundo a prefeitura, vários chamados já foram feitos para a categoria, que até o momento não se organizaram em busca da legalização. Com a falta de regularização, ações da Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transito e 18ª Ciretran podem acontecer e, realizar apreensões de veículos na cidade. Segundo os mototaxistas, a organização aponta "alto custo dos cursos", "alto custo dos equipamentos exigidos", "número reduzido de locadoras", além de "custos com encargos trabalhistas". O 97NEWS apurou que, se a categoria for legalizada, uma associação ou cooperativa terá que ser criada, o que garante direitos e benefícios aos profissionais. No entanto, eles alegam redução da categoria com a criação de uma corporação. A maioria das cidades ainda não adotou a multa e realiza apenas a fiscalização educativa, que apenas alerta quem descumpre a lei. As multas já estão valendo desde a última segunda-feira (7). 



Wagner tem o pior desempenho entre baianos no Senado, diz BN

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estreando no Senado Federal neste ano, Jaques Wagner tem tido um desempenho aquém do esperado o que tem decepcionado os próprios aliados. Logo após ser eleito para senador, esperava-se que o petista tivesse uma postura de um opositor contundente ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Mas, nos primeiros nove meses, o que se tem visto é que Wagner tem adotado um tom mais moderado. Prova disto é o número de discursos. Em comparação com os senadores baianos Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD, Wagner está bem abaixo. Alencar e Coronel são considerados parlamentares independentes ao governo Bolsonaro, mas não oposicionistas ferrenhos, como se esperava do petista. Além disso, Wagner também tem um desempenho menor no número de discurso ao confrontar com os dados dos outros cinco senadores do PT. Levantamento do Bahia Notícias aponta que Wagner subiu à tribuna do Senado sete vezes até o momento. Já Otto e Coronel fizeram 16 e 15 pronunciamentos, respectivamente. Os senadores do PT que mais fizeram discursos foram: Paulo Paim (155), Humberto Costa (80), Paulo Rocha (34), Rogerio Carvalho (28) e Jean Paul Prates (11). Ainda segundo o site, em seus pronunciamentos, Wagner tratou de diversos temas, como a decisão judicial que quase transfere o ex-presidente Lula de Curitiba para São Paulo (relembre aqui) e leu mensagens de solidariedades aos países africanos e ao general Villas Bôas após sofrer agressão do pensador Olavo de Carvalho. Em nota enviada ao Bahia Notícias, a assessoria de comunicação de Wagner afirmou que, ao avaliar a atuação dos parlamentares, "deve se considerar as características de cada um e não o número de discursos". "Para ele, há os que se pronunciam mais na tribuna, outros se dedicam mais à articulação política, à atuação nas comissões, à apresentação de projetos de leis, etc. Wagner, reconhecido pelo seu perfil de articulador, considera que os perfis são complementares e que todos são importantes", comunicou.