ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes


Livramento de Nossa Senhora: Neto é preso após ameaçar avó de 81 anos

Foto: Ilustrativa

A Polícia Civil do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado prendeu na última terça-feira (19), um homem de 32 anos por ameaçar uma idosa de 81 anos. Segundo a Polícia, a idosa estaria sendo ameaçada de morte pelo próprio neto. Diante das informações, uma equipe foi encaminhada ao distrito de Matinha, zona rural de Livramento, onde foi confirmada a denúncia. Conforme os agentes da Civil, a vítima contou que estava sofrendo dentro de sua própria casa ameaças de morte e maus tratos. De acordo com a polícia, o acusado identificado como Paulo Ricardo Vieira da Silva, que segundo a Polícia, estava embriagado, foi conduzido à Delegacia da cidade para a adoção das medidas necessárias. Ele está a disposição da Justiça. A idosa mora com três filhas que sofrem com problemas mentais.

 

 



Brumado: IBGE apresenta métodos para o Censo de 2020

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Representantes de Secretarias e Departamentos da Prefeitura de Brumado tiveram um encontro com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última segunda-feira (19). Como foco da reunião no auditório da CMAC, o Censo Demográfico 2020. A logística empregada, metodologias aplicadas e conceitos utilizados para desenvolver o levantamento, que iniciará em agosto do próximo ano, foram repassados pelo coordenador de área do IBGE, Dino Douglas e o trabalho de visitas nos domicílios das zonas urbana e rural de Brumado será feito por 55 recenseadores. A coleta de dados encerra no mês de outubro de 2020 e vai apontar o perfil de renda, escolaridade, trabalho, dentre outros aspectos gerais, além de atualizar a contagem populacional. Informações importantes que municiam o planejamento público e a administração do Município. Segundo o coordenador do IBGE, durante a realização do Censo 2020, o órgão contará com um dispositivo móvel de coleta, o que permitirá uma maior cobertura da área do município e maior controle de onde foram realizadas as entrevistas, evitando duplicidades. “As informações prestadas ao recenseador têm caráter sigiloso. A gente só levanta esses dados com finalidade estatística”, destacou. Ainda segundo Douglas, a equipe terá um posto de coleta, um imóvel que funcionará no extinto Derba para atuação dos supervisores e do pessoal que trabalhará no Censo 2020.

 



Brumado: Com problemas estruturais, pontilhão do bairro São José é demolido antes da inauguração

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um pontilhão recém construído no bairro São José em Brumado foi demolido na última semana. Os problemas no local começaram a aparecer antes mesmo da inauguração. Ainda na última semana, fotos foram divulgadas nas redes sociais relatando o problema. O pontilhão faz parte da obra de ampliação da malha viária do município e, nessa referida construção localizada no São José, o pontilhão liga o referido bairro a Avenida Cléio Antônio Diniz. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, após visitas à obra, foi constatado falhas nas vigas de sustentação e, por isso o equipamento foi demolido para corrigir os problemas. “As vigas da ponte sofreram desalinhamento, algumas apresentaram fissuras enormes. Para evitar maiores problemas, por questão de segurança, tomamos a medida de remover tantos os tabuleiros quanto as vigas”, disse à uma emissora local. De acordo com a pasta, um laudo técnico apontará as falhas, mas o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro adiantou que houve falhas na execução da obra. “O Município não empregará nenhum custo lá. Tudo será custeado pela empreiteira responsável”, afirmou Malheiro em entrevista à emissora de rádio.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Brumado: Câmara de Vereadores tem novo assessor jurídico

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O advogado Igor Luz Meira foi nomeado novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Brumado. Ele foi apresentado oficialmente pelo presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), na última sessão do dia 18. Formado em Direito pela Fainor, Meira tem experiência em administração pública, tendo, recentemente, atuado na Procuradoria Municipal. “Nós fizemos uma análise ampla para nomearmos o novo assessor jurídico e Igor mostrou o perfil ideal pela sua dinâmica e conhecimento”, ressaltou Vasconcelos. Para o presidente, os assessores poderão contar com uma assessoria jurídica moderna, o que trará muitos benefícios aos mandados e otimizará os trabalhos.

 



Em visita às escolas integrais de Brumado, prefeitos de Vitória da Conquista e Tanhaçu pretendem copiar modelo do município

À esquerda Herzem Gusmão (Conquista), ao centro Jorge Teixeira (Tanhaçu) e Eduardo Vasconcelos - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na segunda-feira (19), os prefeitos de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão e de Tanhaçu, Jorge Teixeira, acompanhados do gestor brumadense, Eduardo Vasconcelos visitaram as Escolas em Tempo Integral de Brumado. Os dois prefeitos estiveram nas escolas Clarice Morais, Idalina Azevedo e Maria Iranildes, além da escola Manoel Fernandes que fica no distrito de Ubiraçaba. Na visita, os gestores conheceram e avaliaram as instalações das escolas. Ao 97NEWS, o gestor brumadense comemorou os índices educacionais da Capital do Minério e, segundo ele, demonstram a evolução na educação do município. “Esse projeto começou em 2005, quando a gente acabou com as salas de aula multisseriadas e vem se consolidando através de várias ações, entre as quais a municipalização de todas as escolas do Estado e a Escola de Tempo Integral”, afirmou Eduardo Vasconcelos (PSB). 

 



Bahia lidera ranking de desocupados no país, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia ainda lidera o ranking de desocupação do país, mesmo com uma queda na taxa de desempregados em relação aos primeiros meses do ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo IBGE na terça-feira (19). É considerada desocupação quando a pessoa não está trabalhando e procurou trabalho. Os dados são referentes aos meses de julho a setembro de 2019. Segundo o site G1, no 2º trimestre, o estado baiano registrou a taxa de 17,3%. De acordo com os dados, no 3º trimestre foi registrado 1,170 milhão de pessoas desocupadas, 45 mil a menos que no segundo trimestre deste ano. O número de pessoas fora da força de trabalho na Bahia chega aos 5,017 milhões, atingindo seu maior patamar para um 3º trimestre. Na Bahia, no terceiro trimestre, os empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exceto empregados domésticos) somavam 1,454 milhão de pessoas. Já as pessoas empregadas sem carteira assinada, somaram 1,081 milhão de pessoas no terceiro trimestre. Ainda segundo o G1, o número também mostrou uma leve queda em relação ao 2º trimestre, quando havia chegado a 1,092 milhão de pessoas, e ficou igual ao do 3º trimestre de 2018. Já os trabalhadores por conta própria somavam 1,703 milhão no terceiro trimestre deste ano. Um número um pouco menor que o 1,707 milhão verificado no segundo trimestre. Mesmo com essas pequenas reduções de contingente, no 3º trimestre de 2019 os empregados sem carteira assinada e os ocupados por conta própria somavam 2,784 milhões de pessoas na Bahia, ou quase metade (48,0%) de todos os trabalhadores do estado.

 



Governo do estado pretende transformar Hospital Geral de Vitória da Conquista em complexo de oncologia

Foto: Divulgação

O governador do Estado, Rui Costa, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) quer transformar o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) em um complexo hospitalar dedicado ao tratamento do câncer. A notícia foi divulgado esta semana e, para isso, o prédio que atualmente funciona o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon) e os terrenos vizinhos estão em processo de desapropriação. Segundo a Sesab, a medida tem entre os objetivos, cumprir as portarias do Ministério da Saúde que determinam a realização dos tratamentos dentro de um único hospital, como forma de garantir mais segurança aos pacientes. De acordo com Fabio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, "os pacientes do Icon passarão a ser atendidos no HGVC, sem qualquer prejuízo às rotinas de tratamento". Ele ainda assegurou que, "os profissionais de saúde do Icon serão aproveitados, dada a sua experiência e qualificação específica no trato de pessoas com câncer".



Bandidos tentam assaltar carro-forte e trocam tiros com seguranças na Chapada Diamantina

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início da tarde da última terça-feira (19), bandidos tentaram assaltar um carro-forte e, na ação, trocaram tiros com os seguranças da transportadora de valores, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site 97NEWS, o caso aconteceu por volta das 12h, no povoado de Lagoa Nova. Os suspeitos chegaram em dois carros e atiraram contra o veículo, mas, na troca de tiros com os seguranças, acabaram fugindo. Nada foi levado do carro-forte. De acordo com a Polícia, os tiros atingiram uma escola municipal e outro veículo que passava pelo local, mas ninguém ficou ferido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Morro do Chapéu.

 



Prefeito de Vitória da Conquista envia à Câmara de Vereadores projeto de lei para criar Guarda Civil armada

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Esta semana, o prefeito de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, Herzem Gusmão enviou para a Câmara de Vereadores do município, o projeto de lei que prevê a criação da Guarda Civil Municipal. Segundo Herzem, a Guarda Patrimonial da Prefeitura já tem 350 homens como agentes e, eles receberão treinamento e capacitação para se tornarem guardas civis, inclusive com a permissão para o urso de arma de fogo. “Colaborar as forças de segurança e no trabalho social de resgate de crianças e adolescentes que estão entregues à drogas", disse o gestor. Sendo uma das promessas de campanha de Gusmão, se for aprovada pela Câmara, poderá e tornar realidade em 2020. Na manhã desta terça-feira (19), Herzen, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos visitou as escolas de Tempo Integral no município de Brumado.



Morre Dona Quita, aos 83 anos, uma das mais tradicionais vendedoras de fogueiras juninas de Brumado

Foto: Arquivo da Família

Maria José Marques de Oliveira, mais conhecida como Dona Quita, morreu aos 83 anos, na tarde de segunda-feira (18), no Hospital Geral Professor Magalhães Neto, em Brumado. Dona Quita era natural da cidade Tanhaçu, mas desde jovem, mudou-se para Brumado onde vivia com a família na residência localizada na Rua Bahia no bairro Jardim Brasil. Aos 23 anos, por influência do sogro e apaixonada pelos festejos juninos, ela começou a tradição de vender fogueiras no período de São João e São Pedro. Ao longo dos 60 anos de tradição em Brumado, Dona Quita conheceu gerações e fez grandes amizades na Capital do Minério. Segundo a família, nos últimos dias, Dona Quita estava internada no Hospital devido a complicações na saúde, não resistiu e acabou falecendo. O sepultamento aconteceu na tarde desta terça-feira (19) no cemitério Jardim Santa Inês. Dona Quita teve sete filhos, seis ainda vivos, além de vários netos e bisnetos. 



Homem de 45 anos é preso por agredir companheira e duas filhas em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (18), um homem de 45 anos foi preso acusado de agredir a companheira e duas filhas no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo a Polícia Civil, após receber denúncia de que havia um possível caso de agressão no bairro Taquari, por volta das 21h, uma equipe foi deslocada até a Rua Abaíra para verificar a denúncia. Já no local, a esposa e as duas filhas do casal relataram aos agentes que eram vítimas de agressões e maus tratos por pelo menos 25 anos. Diante dos fatos, a Polícia encaminhou o companheiro e pai das vítimas identificado como Francisco Gonçalves de Aguiar à Delegacia de Livramento onde foi preso em flagrante. Ainda na Delegacia, o delegado de plantão ouviu as vítimas e, constatou que Gonçalves já havia inclusive sido preso anteriormente pelo mesmo crime. O acusado está à disposição da Justiça.



Operação Faroeste: TJ-BA diz que foi 'surpreendido' por ação da PF

Foto: Reprodução l Yasmin Garrido

Após ação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (19) em Salvador, onde o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, e outros cinco magistrados foram afastados do cargo por 90 dias, o TJ-BA declarou em nota, que foi surpreendido com a operação da PF. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia, a Corte ainda que não teve acesso ao conteúdo do processo, que afastou desembargadores e juízes, incluindo o presidente do TJ-BA Gesivaldo Britto. A operação ainda prendeu advogados e um cônsul. "A investigação está em andamento, mas todas as informações dos integrantes do TJBA serão prestadas posteriormente com base nos Princípios Constitucionais". Ainda conforme a nota, "pelo princípio do contraditório tem-se a proteção ao direito de defesa, de natureza constitucional, conforme consagrado no artigo 5º, inciso LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes", afirma. Ainda de acordo com o TJ-BA "com o afastamento do presidente, o 1º vice-presidente, desembargador Augusto de Lima Bispo, é o substituto natural".



Brumado: Contas da Prefeitura Municipal de 2015 são analisadas por auditor contábil

Foto: 97NEWS

É competência das Câmaras Municipais julgar as contas dos prefeitos. Já o Tribunais de Contas dos Municípios (TCM) emitir parecer sobre as contas dos Prefeitos e julgar as contas dos Presidentes das Câmaras Municipais. O papel da Corte de Contas não é o de exercer julgamento sobre a culpabilidade subjetiva do responsável, mas, unicamente, o de examinar a regularidade objetiva da conta: segundo um adágio clássico, a Corte de Contas julga as contas, não os responsáveis. A decisão que o Tribunal de Contas profere é sobre a regularidade intrínseca da conta e não sobre a responsabilidade do exator ou pagador ou sobre a imputação dessa responsabilidade. Dentro desta prerrogativa, a Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo, devido à proximidade da votação das contas do exercício de 2015 da Prefeitura de Brumado, decidiu contratar o auditor contábil, Antônio Carlos Ramos, o qual participou da sessão desta segunda-feira (18). Na plenária, ele falou da sua análise das contas, as quais tinham como prefeito Aguiberto Lima Dias. Segundo o auditor, após a sua análise, as contas devem ser aprovadas. Nos próximos 15 dias, o TCM emitirá o parecer sobre as referidas contas, o que, imediatamente, dispara a votação na Câmara de Vereadores.

 



Bahia: PF cumpri mandados de busca contra 21 pessoas na 'Operação Faroeste'

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) cumpriu 21 mandados de busca e apreensão contra pessoas, entre elas, desembargadores, juízes, servidores e empresários, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Denominada de "Operação Faroeste", a ação de hoje segundo o site Bahia Notícias teve como alvos como o  presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, além disso: Adailton Maturino, Antonio Roque, Aristotenes Santos Moreira, Francisco de Assis Moreira Filho, Geciane Maturino, Irenilta Apolonio Castro, José Olegário, José Valter Dias, Júlio César Ferreira, Karla Janayna Leal Vieira, Luiz Ricardi, Marcio Duarte, Márcio Braga, Maria da Graça Pimentel, Maria do Socorro, Marivalda Moutinho, Ricardo Augusto, Rosimeri Zanetti, Sergio Humberto e Walter Yukio Horita. Segundo a reportagem, a PF apreendeu agendas, documentos com indicativos de ocultação de bens, procurações, alvarás, decisões, contratos, notas ficais, além de HD, pen driver, computador e telefone. O STJ autorizou ainda a apreensão de dinheiro em espécie e de joias.  A Justiça determinou a prisão de Marcio Duarte (advogado), Antonio Roque Neves (servidor) e os empresários Geciane Souza e Adailton Maturino. Segundo o MPF, o quarteto compõe o "núcleo duro na dinâmica de avanço da corrução sobre o Poder Judiciário baiano". De acordo com investigadores, Márcio Duarte fazia o "branqueamento de ativos" por meio de veículos de alto luxo, como Land Rover e BMW. Segundo o Ministério Público, o advogado intermediava o recebimento de valores ilícitos para a desembargadora Maria do Socorro. Além disso, o STJ mandou afastar os desembargadores Maria da Graça Osório Pimentel, Gesilvado Britto, Maria do Socorro e José Olegário Caldas, com o argumento de que "o afastamento [representa a] perda do poder de obstrução ou permanência da atividade criminosa que poderia prejudicar o andamento das investigações". De acordo com o MPF, Maria do Socorro movimentou R$ 17,4 milhões entre dezembro de 2017 e março de 2018, sendo que R$ 1,5 milhão não tem origem identificada. Já Maria da Graça movimentou no mesmo período R$ 13,3 milhões e R$ 1,9 milhão sem origem identificada. Para o MPF, os valores são "incompatíveis" com os vencimentos recebidos. 



Exame de Holter: um método eficaz, capaz de detectar e caracterizar arritmias do seu coração, diagnosticando e prevenindo futuras complicações

Foto: Divulgação

Os problemas decorridos de complicações no coração são, segundo pesquisas os que mais matam no mundo, desta forma médicos e pesquisadores analisam e estudam estratégias a fim de diminuírem essa incidência. A boa alimentação, prática de exercícios, evitar estresse são fatores importantes que auxiliam na incidência de problemas com esse órgão, mas um fator que tem sido considerado essencial é o atendimento rápido ao paciente. Desta forma a Clínica Mais Vida sempre com a preocupação de oferecer o melhor atendimento com agilidade e eficácia, está otimizando o atendimento cardiológico, passando agora a ofertar o exame de Holter, um grande aliado para diagnóstico e tratamento de muitas doenças do coração. O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante 24 horas do dia ou mais, podendo assim detectar alterações que em geral não aparecem em um exame de tempo limitado, como no ECG de repouso. Não espere que seu coração dê um grito de alerta. Procure um cardiologista e faça um check-up. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868. 



Aracatu: Homem tenta matar companheira com golpes de faca em porta de bar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de 36 anos foi esfaqueada no município de Aracatu, a 35 km de Brumado, no início da noite de segunda-feira (18). Segundo apurou o site 97NEWS, a tentativa de homicídio aconteceu por volta das 18h30 no Bairro Bons Ares, às margens da BA-262. Segundo a Polícia Civil, a vítima identificada como Fabiana Maria de Jesus Souza estava ingerindo bebida alcoólica com seu companheiro de prenome 'Jorge' quando iniciaram uma discussão. Ainda de acordo com depoimento de testemunhas à Polícia, Maria foi ferida pelo companheiro com golpes de faca. Conforme a Polícia, o suspeito fugiu. A mulher foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Geral Professor Magalhães Neto em Brumado. Segundo informações, ela passou por um processo cirúrgico e não corre risco de morte. Ainda conforme a Polícia, o suspeito já possui passagens pela Justiça, inclusive por agressão contra a companheira.  



Homem tenta atirar diversas vezes contra esposa e arma falha; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma cena está ganhando as redes sociais do Brasil, em um caso que aconteceu no dia 27 de outubro na cidade de Itacoatiara, a 127 km de Manaus, mas que só agora foram divulgadas. As imagens gravadas pelo sistema de monitoramento de uma mercearia mostram um homem que por volta das 20h22min, ao lado de uma possível cliente, conversa com outra mulher que está sentada no caixa do estabelecimento comercial. Após alguns minutos conversando, de repente o homem saca uma arma da cintura e efetua vários disparos a queima roupa na cabeça da vítima. Por uma circunstância de 'milagre' ou 'sorte', nenhum dos disparos foi deflagrado. Em outro determinado momento, por volta das 20h23min, a mulher que estava ao lado do homem, puxa a mão do suspeito, momento este que a arma dispara e um dos tiros é deflagrado. Após luta corporal com a possível cliente, não satisfeito, o homem retorna ao caixa, mira novamente na cabeça da vítima e, mais uma vez a arma falha. Por último, o homem dá uma coronhada na cabeça da vítima e foge. Segundo a Polícia Civil da cidade, o suspeito que aparece nas imagens, é marido da vítima e, o estabelecimento comercial pertence a família. Ainda segundo a Polícia, o homem foi preso e está a disposição da justiça. Pelas imagens é possível ver que foram mais de cinco tiros que ele tentou efetuar enquanto estava livre e de frente para a esposa. Em quatro delas, a arma falhou. O tempo todo, a vítima cobre o rosto quando o marido tenta efetuar os tiros, com a arma colada na cabeça. Conforme a Polícia de Itacoatiara, o homem que não teve o nome divulgado foi preso no último dia 12 de novembro, depois de a vítima faz a denúncia e levou o vídeo como prova. 



PETO é acionado para interromper 'paredão de som' em distrito de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde do último domingo (17), uma ação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora trouxe sossego aos moradores e resultou no Termo Circunstanciado, no qual o proprietário do veículo foi advertido sob a consequência dos seus atos que vão de notificação até a prisão e a apreensão dos equipamentos de som. Segundo informações, o veículo com o paredão de som estava em frente à um bar da localidade de Patos, zona rural da cidade. A guarnição do Peto foi acionada e interrompeu a prática de poluição sonora que incomodava moradores. Segundo informou os moradores a Polícia, a comunidade até tentou conversar com o dono do "paredão de som", mas o mesmo se recusou atender o pedido dos moradores. Em algumas cidades, o uso de som excessivo é proibido por Lei, mas os famosos 'bailes' ainda continuam nos distritos e zona rural, onde as ações de fiscalização quase sempre não acontecem. Mas o que muitos fãs desse tipo de ação não sabem é que, segundo a Polícia Militar, eles estão preparados para combater qualquer tipo de pertubação que incomode à sociedade.



Aumento de 2,7% no preço da gasolina tem início nesta terça-feira

Foto: Luciano Santos l 97News

A gasolina vai sofrer alta de 2,7%, nesta terça-feira (19), após 53 dias sem reajustes. O anúncio foi feito pela Petrobras na segunda-feira (18) e equivale a um aumento de R$ 0,05 no litro do combustível. De acordo com a estatal, a elevação no preço do litro do combustível acontece em razão da evolução da alta do petróleo e escalada do dólar, que atingiu o maior valor nominal da história. No entanto, para as importadoras de combustíveis a alta da gasolina ainda não elimina a defasagem com relação às cotações internacionais acumulada no período sem ajustes. A última alteração de preço, com aumento de 25%, aconteceu no final de setembro. Desde 2016, a política de preços da Petrobras considera um conceito chamado de paridade de importação, que significa a soma das cotações internacionais convertidas ao real com os custos de importação e margens de lucro. A última vez que o preço da gasolina ficou tanto tempo sem ajustes foi entre os meses de fevereiro e abril de 2017, com 55 dias sem alterações. Na época, o litro era vendido pela estatal a R$ 1,5901, em valores corrigidos pelo IPCA. Segundo a estatal, a política de paridade internacional permanece vigente, mas que o preço de paridade. A empresa afirmou ainda que não houve interrupção nas importações por terceiros, o que "evidencia a viabilidade econômica das importações realizadas por agentes eficientes de mercado".

 



Conquista: PM prende mulher suspeita de agredir filho de 1 ano após ele derrubar celular em balde com água

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um mulher foi presa suspeita de esmurrar o filho de 1 ano e dois meses após ele derrubar o celular dela em um balde com água, na cidade de Vitória da Conquista. Conforme a Polícia Civil, a situação aconteceu na última sexta-feira (15). Uma adolescente de 16 anos alisava os cabelos da mãe da criança quando o bebê derrubou o objeto. Ainda segundo a Polícia, a adolescente também foi agredida ao tentar salvar o menino. A garota conseguiu segurar o bebê e fugiu. A Polícia informou que a mãe do menino foi presa por policiais militares após denúncias de vizinhos. O bebê foi socorrido pela adolescente e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Conforme a Polícia, a criança foi atendido na unidade médica e liberado, sendo devolvido a familiares. A mulher permanece presa na delegacia de Vitória da Conquista e vai responder por tentativa de homicídio.