ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado: PETO apreende drogas no bairro São Felix

Foto: Divulgação l PM/BA

Em patrulhamento pelo bairro São Felix na manhã de quinta-feira (02), Polícia Militar apreende drogas. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, as duas porções de maconha foram apreendidas na Rua Francisco Ramos da Silva no referido bairro. De acordo com a Polícia, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizava patrulha pelo bairro quando avistou um indivíduo entregando a droga à um motociclista. Ao perceberem a chegada da guarnição, os dois suspeitos jogaram a droga no chão e fugiram do local. Ainda conforme a PM, buscas foram realizadas na região, mas os suspeitos não foram encontrados. Diante da situação, a PM encaminhou o entorpecente a Delegacia da cidade para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Como previsto, chove em Brumado; previsão aponta 76 mm até domingo (5)

Foto: Luciano Santos l 97News

Como previsto, chove desde a tarde de quinta-feira (02) em Brumado. O fenômeno não provocou estragos e aliviou o calorão de 33ºC na Capital do Minério. Há relatos de chuva na zona rural onde veio com forte pancada. Segundo o Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) as temperaturas se mantêm elevadas em Brumado com máxima de 31ºC nos próximos dias e chuvas principalmente no período da tarde. Nesta sexta (3), a previsão é de 29 milímetros. Já para o sábado (4) é de 33 milímetros. No domingo (5), a previsão é de pancadas de chuva que chegam à 14 mm e umidade do ar em 51%.



Bahia registrou 752 casos suspeitos de sarampo em 2019

Foto: Reprodução

O número de casos confirmados de sarampo em 2019 na Bahia chegou a 48 na segunda semana de dezembro. Porém, o número final pode ser ainda maior. O boletim epidemiológico mais atualizado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é do dia 14 de dezembro e indica que, até a data, foram notificados 752 casos "que atendem aos critérios de definição de caso suspeito de sarampo". Do número total, além dos 48 confirmados (6,4%) e dos 448 que foram descartados (59,6%), outros 256 (34,%) permanecem sob investigação. Foram confirmados casos de sarampo em 16 municípios da Bahia. A Secretaria de Saúde ressaltou que os outros 13 municípios com surto ativo vêm intensificando ações de controle para interrupção das cadeias epidemiológicas. Para isso, as cidades vêm adotando estratégias de vacinação a depender de cada situação e intensificando a busca ativa de casos novos nas áreas de risco e nas unidades de saúde da rede pública e privada. As crianças menores de um ano de idade representam a faixa etária de maior risco para o sarampo, porém o maior número de casos (11) está entre 20 a 29 anos de idade. De acordo com a distribuição por sexo, 62% são homens e 33% mulheres. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacinação. 



2020 ano Bissexto: Qual sua importância?

Foto: Reprodução

O ano bissexto serve para ajustar o calendário terrestre, pois na realidade um ano não tem 365 dias, mas sim 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro). Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra. Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é na realidade. Para saber quando será Ano Bissexto devemos seguir o seguinte princípio: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos. Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Caso o ano bissexto não fosse criado, com certeza teríamos prováveis imprevistos nos equinócios e solstícios, pois o calendário ficaria defasado e o dia em que se comemora o início do inverno, por exemplo, poderia passar a não coincidir com o evento. O mês escolhido para se ter um dia a mais no ano bissexto foi fevereiro, que passa a ter vinte e nove dias. Os cientistas esperar desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.



Em 2020 teremos quatro fenômenos astronômicos imperdíveis

Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

Graças a avanços tecnológicos, a observação espacial foi facilitada e fenômenos astrofísicos podem ser previstos com mais precisão. O calendário astronômico para 2020 prevê, por exemplo, uma grande atividade lunar. Mas também aponta que teremos que esperar até o final do ano para poder testemunhar um eclipse solar total. Teremos que esperar até 14 de dezembro para podermos apreciar o único eclipse solar total de 2020, um evento que ocorre quando a lua bloqueia a passagem da luz solar. O fenômeno poderá ser visto sobretudo no hemisfério sul, especialmente em algumas áreas da Nova Zelândia, Chile e Argentina. Também poderá ser visto parcialmente em áreas do Brasil. Em 2020, também haverá outro eclipse solar; não será total, mas anular, quando a Lua não está tão perto da Terra a ponto de bloquear o disco solar. O eclipse anular de 2020 ocorrerá em 21 de junho. O dia 9 de março trará um dos eventos mais marcantes do ano: a superlua. Isso ocorre quando o satélite natural está mais próximo da Terra e coincide com a fase da lua cheia. De acordo com os calendários de vários países, o fenômeno pode ser observado pela manhã e durante o pôr do sol. Nesses dias, a Lua parecerá 7% maior e 15% mais brilhante, e muitos observadores não especializados talvez nem percebam a diferença. Após a superlua de março, o fenômeno será repetido em 7 de abril e 9 de maio. 2016 foi o ano em que a Lua esteve mais próxima da Terra desde 1948 e ela não retornará a essa posição até 2034. As chuvas de estrelas são, na verdade, chuvas de meteoros vistas em intervalos regulares porque correspondem a momentos em que a Terra passa por rotas de "lixo" espacial. Embora durante o ano ocorram várias chuvas de estrelas (janeiro, abril, maio e junho) e todas valham a pena, talvez as mais impressionantes para os fãs estelares sejam aquelas que ocorrem em agosto e dezembro. 

Foto: Reprodução l Ricardo Moraes l Reuters

As que ocorrem no oitavo mês do ano foram chamadas de Perseidas ou Lágrimas de São Lourenço (10 de agosto marca o dia de São Lourenço em vários dos países onde o fenômeno pode ser visto). O espetáculo vêm dos fachos de luz de detritos — rochas deixadas pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1860 — entrando em combustão pelo atrito com a atmosfera terrestre. Os dias mais ativos desse fenômeno serão 12 e 13 de agosto. Um dos últimos espetáculos celestes de 2020 será a chuva de estrelas das Geminídeas. Ela ocorre uma vez por ano na Terra, pelo meio de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Faetonte, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço. Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera da Terra. Se o céu estiver limpo, é possível ver até 120 "estrelas cadentes" por hora no céu, no momento de pico do fenômeno. São as chuvas de meteoritos descobertas mais recentemente, bem no final do século 19, enquanto outros fenômenos semelhantes - como as Perseidas ou os Leônidas - foram descritos há mais de 1.000 anos. As datas para apreciar esse fenômeno serão de 13 a 15 de dezembro de 2020.



Brumado: IFBA/UAB abre seleção para vagas complementares em Especialização em Ciências

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), reabriu as inscrições para preenchimento de vagas remanescentes no curso de Especialização em Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental – Ciência é 10! O curso será ofertado na modalidade à distância e foram disponibilizadas 20 vagas para o Polo da UAB de Brumado. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2020 e deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site do portal.ifba. O edital e o formulário de inscrição também podem ser encontrados no site (aqui).



Réveillon das celebridades é comemorado com muito luxo e agitação

Foto: Reprodução

Os famosos se despediram de 2019 e entraram em 2020 em grande estilo. Teve gente que passou a virada trabalhando, como Ivete Sangalo e Anitta, também houve aqueles que decidiram fazer muita festa e outros que beijaram bastante. Ainda teve muita agitação em resorts de luxo pelo Brasil e fora dele. Trancoso, na Bahia, foi o lugar maus escolhido, deixando para traz Fernando de Noronha. Marina Ruy Barbosa esteve por lá na companhia das amigas e atrizes Luma Costa e Suzana Sandoval. Ainda em Trancoso, Gio Ewbank e família escolheram o destino para a chegada do novo ano. Claro que os filhos, Titi e Bless, estavam juntos. Pela primeira vez, Bruna Marquezine passou um Réveillon apenas com a companhia da irmã mais nova, Luana. Neymar e os parças: O jogador alugou uma mansão em Barra Grande (BA) e fez muita festa ao lado de amigos como o jogador Lucas Lima e o surfista Gabriel Medina. Sabrina Sato e família: Esteve em Itacaré com a filhinha, Zoe, o marido, Duda Nagle e a mãe. Ivete Sangalo como de costume, passou a virada trabalhando e tirando todos do chão, em Salvador (BA). Ela comandou a contagem regressiva na cidade.



Brumado: Durante chuva, água de esgoto inunda casa no bairro Maria José Viana, veja o vídeo

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A residência de uma moradora do bairro Maria José Viana, foi inundada por resíduos de esgoto e água durante a chuva que atingiu Brumado na quarta-feira (1º). “A minha casa toda vez que chove acontece isso, fica parecendo uma lagoa de esgoto, a casa toda inundada, perdi meus moveis e até alimentos, o esgoto joga para dentro de casa ratos e baratas. Eu fiquei desesperada, mais Deus sabe o que faz”, disse a moradora ao 97NEWS. A dona de casa conta ainda que toda vez que chove na sua residência localizada na Rua Dr. José Álvaro Dantas, a situação se repete. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Foram atingidos pela água móveis, eletrodomésticos, roupas e calçados. Segundo ela, o esgoto voltou pelo ralo do banheiro. Diante da situação, a moradora disse que já levou o fato ao setor de infraestrutura da prefeitura, mas nada foi feito. “Já fui na prefeitura atrás de uma solução e nunca me escutam, já fizeram um trabalho aqui que ficou tão mal feito, tivemos que abrir um buraco na rua para o esgoto de minha casa descer, é uma coisa muito triste, infelizmente não posso ficar feliz com a chuva”, diz. De acordo com a moradora, não é a primeira vez que o esgoto causa esse tipo de transtorno. "Já vieram aqui, e não fizeram nada, eu não estou mais podendo sair de dentro de minha casa, são três casas na minha rua que estão nessa situação", conta a mulher. A prefeitura ainda não se manifestou sobre a situação.

 



Definido: Salário mínimo será de R$ 1.039

Foto: Luciano Santos l 97News

Valendo deste a quarta-feira (1º), o salário mínimo será de R$ 1.039, conforme estabelecido em medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. Com isso, é a primeira vez que o salário mínimo ultrapassa a marca de R$ 1 mil. O valor serve de referência para 49 milhões de pessoas, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O reajuste foi de 4,1% em relação ao atual mínimo, de R$ 998. De acordo com a Constituição, o salário mínimo tem de ser corrigido, ao menos, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).



Subiu: Detran aumenta taxas da primeira habilitação; de R$ 197,98 para R$ 205,50

Foto: Luciano Santos l 97News

Passam a vigorar, nesta quinta-feira (2), os novos valores das taxas cobradas pelos serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). De acordo com o órgão, os números foram corrigidos em 3,80% e tiveram como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado no cálculo da inflação. O valor cobrado pela primeira carteira de habilitação passa de R$ 197,98 para R$ 205,50. O primeiro emplacamento também vai custar mais, de R$ 221,95 aumentará para R$ 230,38. 



2020 chega com o dobro de feriadões de 2019; veja as datas

Foto: Luciano Santos l 97News

O ano de 2020 vai ter o dobro de feriados prolongados que o registrado em 2019. Enquanto o ano velho teve apenas cinco datas comemorativas que caíram perto do fim de semana, o ano novinho em folha contará com o dobro de feriadões. São nove datas nacionais além do feriado estadual da Independência da Bahia, 2 de julho, que cairá numa quinta-feira. As nove datas do calendário nacional em que o dia de folga cai às segundas, terças, quintas ou sextas-feiras são: Carnaval (24 de fevereiro, segunda-feira), Paixão de Cristo (10 de abril, sexta-feira), Tiradentes (21 de abril, terça-feira), Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira), Corpus Christi (11 de junho, quinta-feira), Independência do Brasil (07 de setembro, segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira), Finados (02 de novembro, segunda-feira) e Natal (25 de dezembro, sexta-feira). O “destaque negativo” fica por conta do feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, que acontece num domingo. 



Feira de Santana: PRF apreende fuzis e 19 kg de cocaína na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Na noite de terça-feira (31/12), a Policia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu fuzis e drogas na BR-116, em Feira de Santana. Segundo a PRF, durante fiscalização na rodovia, os agentes deram voz de parada à um condutor de uma picape. Ao perceber o nervosismo do ocupante de 30 anos que estava acompanhado da esposa e um filho, os agentes decidiram aprofundar a fiscalização e encontraram o material escondido no assoalho do compartimento de carga da caminhonete em um fundo falso. Dois fuzis, três carregadores, cerca de 132 munições calibre .5.56 e aproximadamente 19 quilos de cocaína foram apreendidos. Segundo a PRF, o casal foi preso em flagrante e conduzidos com o material apreendido à Delegacia de Feira de Santana.



Itabuna: Fotógrafo é morto a tiros e policial é suspeito de cometer crime por ciúme da ex-companheira

Foto: Reprodução

Um fotógrafo de 36 anos foi assassinado a tiros, na quarta-feira (1º), no município de Itabuna, e um policial militar é suspeito de cometer o crime por ciúmes. A vítima foi identificada como Sandro Silva Santos. Testemunhas disseram à polícia que ele estava colocando uma porta na casa da sogra quando foi surpreendido pelo PM Felipe Prado de Araújo, que chegou ao local atirando. O policial estava fardado no momento do crime. A polícia informou que se trata de um crime por ciúmes, porque Sandro era o atual namorado da ex-companheira do policial. A corporação disse, ainda, que será aberta uma investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido. Sandro deixou três filhos. 



Brumado: Polícia Militar detém jovem de 23 anos com drogas no bairro Malhada Branca

Foto: Divulgação l PM/BA

Na última terça-feira (31/12), a Polícia Militar em rondas pelo bairro Malhada Branca, apreendeu um jovem de 23 anos com entorpecentes. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, por volta das 21h40 a guarnição realizava patrulhamento pela rua Joaquim Ferreira, quando avistou o jovem em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta. Ainda segundo a PM, ao realizar abordagens no suspeito, foram encontrados com ele 11 petecas de cocaína. O jovem foi conduzido a Delegacia e apresentado ao delegado de plantão para as medidas cabíveis. 



Apostadores de 'Bolão' dividem R$ 304,2 milhões da Mega da Virada com outros três ganhadores

Foto: Luciano Santos l 97News

Um bolão com 26 apostadores feito em uma lotérica de Juscimeira, a 163 km de Cuiabá, teve os números sorteados na Mega-Sena da Virada, na noite desta terça (31). Eles devem dividir o prêmio de R$ 304,2 milhões com outros três ganhadores, sendo dois de São Paulo e um de Criciúma (SC). Cada aposta deve receber cerca de R$ 76 milhões. As dezenas sorteadas foram: 03 - 35 - 38 - 40 - 57 - 58. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os ganhadores de Juscimeira apostaram 11 números. Caso eles dividam o prêmio em partes iguais, cada um deve receber cerca de R$ 2,9 milhões. Já os ganhadores de São Paulo e Criciúma fizeram apostas simples, com seis números cada. Na quina (acerto de cinco números), 1.031 apostadores vão levar R$ 57.537,06 mil cada um. Outros 77.055 apostadores que acertaram a quadra (quatro números) vão receber R$ 1.099,78 cada um. 



Feliz Ano Novo do 97NEWS

Foto: Divulgação

Adeus Ano Velho, Feliz ano Novo é uma das frases mais repetidas no final de cada ano e dentro de algumas horas estaremos iniciando o ano de 2020 - o tão esperado Ano Novo - um ano com uma página novinha, em branco, esperando pelo que cada um de nós vai decidir escrever nos próximos 366 dias, já que o próximo ano é bissexto. Vontade, coragem, determinação para seguir adiante e vencer e, também, recomeçar a cada tropeço é o que todos temos em mente, porém, como seres humanos que somos, portanto, imperfeitos, nem sempre fazemos as melhores escolhas. Certas ou erradas, elas são “tão somente nossas escolhas” e segundo Albert Einstein “Quem nunca errou nunca experimentou nada novo”, portanto, devemos ter em mente que só o fato de termos a oportunidade -- e a vida é cheia delas -- de tentar já é um privilégio para todos aqueles que, mesmo nos momentos difíceis, conseguem enxergar as coisas boas da vida e, a verdade, é que temos que ser fortes para fazer cada segundo de nossas vidas valerem a pena, não importando se são tristes ou alegres, pois são segundos que não voltarão jamais. A equipe do 97NEWS deseja a todos um Feliz 2020.



Aracatu: Vândalos atacam escola no centro da cidade e 'defecam' em documentos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No último final de semana, um Colégio localizado no centro de Aracatu, município que fica à 35 km de Brumado foi atacado por vândalos. Segundo apurou o site 97NEWS, a unidade escolar foi invadida provavelmente no domingo (29) e só na segunda-feira (30) os funcionários perceberam a ação. Dentro da escola, os invasores reviraram tudo que viram pela frente, e ainda defecaram em documentos, picharam paredes, jogaram objetos pelo chão. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Funcionários da escola disseram que a invasão teve a participação de adolescentes pelo fato de várias pegadas que foram deixadas nas salas. Ainda dentro da unidade escolar, os suspeitos foram até a cozinha e fizeram um lanche dentro do prédio público. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o ato de vandalismo.



Bolsonaro deixa Salvador e retorna a Brasília para passar Ano Novo

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

O presidente Jair Bolsonaro deixou a Base Naval de Aratu, unidade da Marinha do Brasil situada em São Tomé de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador e retornou a Brasília, na manhã desta terça-feira (31). Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ele deve passar o Ano Novo na residência oficial do Palácio da Alvorada. O presidente deixou a Base Naval de Aratu por volta das 8h30, em um helicóptero e foi para o Aeroporto de Salvador, onde embarcou as 9h05. Bolsonaro viajou para a Base Naval de Aratu (BA) no último dia 27, e a previsão inicial era ele retornar a Brasília somente em 5 de janeiro. Conforme a assessoria, o presidente decidiu antecipar o retorno para passar o Ano Novo com a família. Isso porque a primeira-dama Michelle Bolsonaro não viajou com o presidente, somente a filha deles, Laura Bolsonaro, de 9 anos. Na semana passada, Bolsonaro informou que ela não iria em razão de uma cirurgia. Segundo a assessoria da Presidência, a cirurgia ainda não foi realizada, e Michelle não será submetida a procedimento antes do réveillon.



Grupo que cometia fraudes contra Caixa e BNB na Bahia é alvo de denúncia do MPF

Foto: Reprodução l Agravo

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, na segunda-feira (30), uma denúncia contra oito membros da organização criminosa que atuava em Feira de Santana, cometendo fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Nordeste (BNB). O órgão acusador afirma que os prejuízos causados pelo grupo ultrapassam a marca de R$ 10 milhões. Segundo o site Bahia Notícias, os criminosos obtinham empréstimos ilegais para empresas fantasmas, constituídas por meio de contratos sociais e outros documentos com dados falsos. De autoria do procurador da República Samir Cabus Nachef, a denúncia é direcionada aos investigados que foram alvo dos oito mandados de prisão preventiva na Operação Assepticus, deflagrada no último dia 4. Segundo a assessoria de comunicação do MPF, na ocasião, cerca de 100 policiais federais cumpriram outros 29 mandados de busca em Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, todas cidades baianas, e em Fortaleza, no Ceará. O objetivo era desarticular a organização criminosa, que inclui servidores públicos do BNB e da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), entre outras entidades. Além disso, o MPF esclarece que a denúncia ainda não contempla todos os fatos criminosos praticados pelos denunciados, pois há uma grande quantidade de provas sob análise da Polícia Federal (PF). Quando o resultado da análise de todos os dados colhidos nos mandados de busca e apreensão (contratos, documentos e aparelhos de telefones celulares) for encaminhado ao MPF, o órgão irá avaliar a possibilidade de nova denúncia em relação aos mesmos denunciados por outros crimes e até contra outros possíveis integrantes da organização criminosa.



Convulsões febris neuropediatra da Clínica Mais Vida esclarece dúvidas sobre o assunto

Foto: Divulgação

As convulsões febris ocorrem em cerca de 2 a 5% das crianças com menos de 6 anos; a maioria ocorre entre 6 e 36 meses de idade. Mesmo falando e orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise de convulsão febril, que dura pouco tempo, que não é algo muito grave. Mesmo assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem os presencia. A convulsão febril acontece com sintomas de perda da consciência da criança, abalos generalizados nos braços e pernas, virada dos olhos para cima e dificuldade de respiração) que costuma durar poucos minutos, associadas a elevação rápida da temperatura corpórea (febre) devido a alguma infecção, como resposta do cérebro desta criança à condição e à velocidade de elevação da febre As crises convulsivas febris podem ser simples, quando duram de segundos até 10-15 minutos, e não voltam em um período de 24 horas ou menos. As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em um lado do corpo da criança apenas ou recorrem (voltar a acontecer) em menos de 24 horas da primeira, chamamos de convulsão febril  complexa, e podem indicar uma evolução mais séria. Se houver histórico de famil iares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado. É muito importante a mãe, pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível (medir a temperatura com uso do termômetro, no momento do ocorrido), pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre. Esta dúvida não deve existir. Depois do término da crise, orienta-se a procura de um especialista a fim de verificar o que causou a febre (local da infecção), e tratar este foco o quanto antes. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.