ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Decreto autoriza abertura de alguns estabelecimentos com medidas de restrição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, publicou um novo Decreto nesta segunda-feira (13) que autoriza a abertura de alguns estabelecimentos com restrições para o funcionamento. As medidas já estão valendo. Para funcionar, as lojas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros deverão restringir os atendimentos, manter distância dos clientes de 2 metros entre eles e cobrar o uso de máscaras. O estabelecimento comercial deverá fornecer álcool em gel para higiene das mãos. As empresas também serão obrigadas fornecerem máscaras para proteção dos funcionários. Além disso, a administração municipal esclarece que com a ajuda de fiscais da prefeitura e apoio da Polícia Militar, irá realizar fiscalização específica nos estabelecimentos autorizados, podendo a loja ser fechada se não obedecer as restrições de funcionamento estabelecidas no Decreto de Nº 5.251. O documento trás ainda a informação na qual, segundo o gestor, outras atividades poderão ser abertas de acordo com as avaliações que serão feitas semanalmente, após analise do comportamento da doença no município. Brumado tem, até a manhã desta segunda, 8 casos confirmados, 441 suspeitos, 32 descartados e 2 pacientes aguardando resultado.

 



104 milhões de brasileiros têm pedido negado do auxílio emergencial

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 104,1 milhões de pessoas tiveram o pedido do auxílio emergencial negado até a última sexta-feira (10). Neste grupo, estão pessoas que não estão no Cadastro Único do governo federal, ou se inscreveram intencionalmente, na tentativa de fraude ou simplesmente por desinformação em relação aos critérios exigidos pelo governo federal. Os pedidos são analisados pela Dataprev, uma empresa de tecnologia ligada ao Ministério da Economia, com apoio do Banco do Brasil. O governo tem sido enfático sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial. A Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) já trabalham no mapeamento de quem busca se aproveitar da crise. A Caixa Econômica Federal informou que 31,5 milhões de brasileiros concluíram cadastro até sexta-feira (10) à noite. Ao todo, foram enviadas 135,6 milhões de mensagens por celular (SMS) para a confirmação do cadastro do auxílio emergencial. A central 111, na qual os brasileiros podem tirar dúvidas e pedir informações, recebeu até o momento 8,6 milhões de ligações. Portanto, a diferença entre a quantidade de cadastros aceitos e o número de mensagens enviadas por celular para a confirmação, sinaliza a quantidade de pessoas que não têm direito ao auxílio emergencial. 



Brumado: Prefeito destaca a possibilidade de flexibilização em novos setores do comércio local

Foto: Luciano Santos l 97News

Com casas lotéricas, postos de combustíveis, supermercados e feira livre em funcionamento, o prefeito municipal Eduardo Vasconcelos declarou que pode haver um "relaxamento" após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretário de Saúde, Polícia Militar e outras entidades, a fim de flexibilizar a abertura de novos estabelecimentos comerciais de Brumado. "Nós estamos com as portas fechadas desde o dia 19 de março e a gente imagina que dia 18 de abril agora tenhamos uma perspectiva de reabertura de algumas áreas, mas isso é claro após diversas reuniões, consultando profissionais de saúde do estado e união, para vermos se devemos ou não retornar as atividades", declarou o prefeito em seu programa de rádio no último sábado (11). Ainda segundo a administração municipal, se o número de casos se manter controlado, alguns setores serão abertos gradativamente, à exemplo das lojas de materiais de construção. Em Brumado, no último boletim divulgado no domingo (12), o município registrou 441 notificações de coronavírus (Covid-19), sendo 32 descartados, três são considerados como cura e dois aguardam resultados. Já o número de confirmados se mantém em oito. Nenhuma dos pacientes precisaram ser hospitalizados.



Mais de 21% dos infectados por Covid-19 na Bahia estão curados?

Foto: Divulgação

A Bahia registra 674 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e a boa notícia é que 148 pessoas já estão recuperadas, representando mais de 21% dos casos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de domingo (12).? Até o momento, 4.916 casos foram descartados e 66 pessoas encontram-se internadas, sendo 28 em UTI. Também foram registrados 21 óbitos. Os casos confirmados estão distribuídos em 71 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,16%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 365 (54,23%) são do sexo feminino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,93% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,68/100.000 habitantes), indicando o maior risco de adoecer.?? A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. 



Pandemia pode até dobrar o desemprego no Brasil, diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97News

A crise do coronavírus deixará até 12,6 milhões desempregados e provocará contração recorde de quase 15% na renda dos trabalhadores, caso o governo não amplie os instrumentos de transferência de renda à população e de ajuda a empresas para que mantenham empregos. Os números constam de um estudo dos pesquisadores do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). Mesmo com as medidas já anunciadas para garantir renda extra a trabalhadores formais e informais, que somam R$ 170 bilhões, a massa salarial deve cair 5,2%, retração recorde da série iniciada em 2003. Sem essas medidas, a queda seria de 10,3%. De acordo com a pesquisadora Silvia Matos, a queda do PIB de 3,4% é praticamente a mesma registrada em 2015 e 2016, mas a destruição de empregos, no Brasil e em outros países, não será comparável a nenhuma outra recessão dos últimos 40 anos.

 



Igaporã: Criança morre após ser atropelada por motocicleta

Foto: 97News

Uma criança morreu após ser atropelada por uma motocicleta em Igaporã. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. O caso ocorreu na Rua Juvenal Cotrim, bairro Alto da Varginha, na quinta-feira (9). Não há detalhes sobre circunstâncias do acidente. Segundo a PM, agentes foram acionados para atender a situação, mas, ao chegarem ao local, encontraram a criança morta. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os policiais chegaram a fazer rondas pela cidade, mas não encontraram o suspeito. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Brasil chega a 22.169 ocorrências do Covid-19

Foto: Divulgação

Com um aumento de 1.442 casos da Covid-19 nas últimas 24h, o Brasil elevou o número total de ocorrências da doença para 22.169. Já o número de mortes aumentou para 1223, sendo 99 desde a última atualização do boletim oficial. Os número foram divulgados pelo Ministério da Saúde no final da tarde de domingo (12). Na sábado (11), havia 1.124 mortes e 20.727 casos confirmados. São 1.442 casos (alta de 7%) e 99 mortes (alta de 9%) a mais, em 24 horas. Com 57,7% dos casos, a região Sudeste continua liderando o número de ocorrências e de óbitos em decorrência do novo coronavírus. 

Foto: Divulgação


Pandemia: Minstro diz que 'espera uma fala unificada' se referindo a dubiedade de questionamentos entre ele e o presidente

Foto: Reprodução TV Globo

Em entrevista ao Fantástico da TV Globo no domingo (12), o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, disse que o brasileiro não sabe se escuta ele ou o presidente Jair Bolsonaro. Ao ser questionado sobre a divergência de opiniões entre ele e o presidente, Mandetta pediu um alinhamento de discurso para evitar "dubiedade". "Quando você vê as pessoas entrando em padaria, em supermercado, grudadas, isso é claramente uma coisa equivocada. Eu espero uma fala única, uma fala unificada. Porque isso leva o brasileiro a uma dubiedade. Ele não sabe se escuta o ministro, o presidente, quem ele escuta", disse na entrevista. Mandetta também afirmou que os meses de maio e junho serão os meses mais duros no combate ao coronavírus. "Os meses de maio e junho serão os mais duros", declarou. "A tendência é que esse período de alta transmissão da doença se mantenha na sequência por até dez semanas, provocando uma grande pressão sobre o sistema de saúde", disse Mandetta. O ministro voltou a defender as políticas de isolamento social como forma de evitar a propagação do vírus. "Quem vai escrever essa história é o comportamento da sociedade", afirmou.



Brumado registra 441 casos notificados de Coronavírus; 32 foram descartados

Foto: Divulgação

O município de Brumado registrou neste domingo (12) de páscoa, 441 casos notificados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 32 casos foram descartados, e 2 aguardam resultados. 8 continuam confirmados e 3 foram curados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município orienta a população que o isolamento social ainda é a maior recomendação dada pelas autoridades de saúde com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).



Brumado: Moradores descumprem orientação de isolamento social e lotam ruas na véspera da Páscoa; veja o vídeo

Reprodução vídeo: Manu Nunes l 97NEWS

Mesmo com Decretos municipal determinando que não haja aglomerações a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), ainda é possível registrar concentração de pessoas nas ruas de Brumado. Na véspera de Páscoa, a nossa equipe registrou uma grande movimentação na manhã deste sábado (11). O 97NEWS flagrou a aglomerações, desrespeitando indicações do Ministério da Saúde (MS), como manter distância entre as pessoas. Em uma das localidades, na Rua Coronel Tibério Meira, no centro comercial da cidade, uma grande concentração de pessoas formou filas na frente da Caixa Econômica Federal e numa casa lotérica. Imagens feitas pela reportagem evidenciam que alguns moradores não respeitam a distância mínima de 1 metro e meio para o outro. Serviços disponibilizados nas agências bancárias e lotéricas são considerados essenciais, porém, a população precisa obedecer recomendações técnicas para evitar a disseminação do vírus. Outros pontos “essenciais”, como supermercado e lojas de utilidades na Avenida Centenário que vendem ovos de páscoa e derivados também teve uma aglomeração de pessoas acima do normal. Nos últimos dias, a Prefeitura Municipal, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram trabalhos de orientação junto à população para cumprir o decreto, porém, as aglomerações continuam.



Coronavírus pode ter novo sintoma raro, diz Exame

Foto: Composição l 97NEWS

A conjuntivite pode estar entre os sintomas da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Em comunicado, a Academia Americana de Oftamologia alertou que o sintoma pode ter passado despercebido em casos de contágio da doença. A entidade recomenda que os médicos oftalmologistas usem proteção que abrange olhos, nariz e boca ao atender pacientes que tenham quadro de infecção pelo novo coroanvírus ou suspeita de contágio. “Em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido por um oftalmologista pode estar infectado com SARS-CoV-2, independentemente de fatores de risco ou indicação para a visita”, diz a entidade. A conjuntivite causada pelo novo coronavírus seria como qualquer outra e, por isso, pode passar despercebida com um dos sintomas da doença. Práticas de higienização comuns contra o novo coronavírus, como a limpeza constante de ambientes, especialmente consultórios médicos, podem evitar o contágio do vírus e prevenir a conjuntivite associada a ele. Em um estudo que foi publicado no periódico científico Journal of Virology, pesquisadores analisaram 30 pessoas com covid-19. A conclusão foi que apenas um apresentou quadro de conjuntivite. No entanto, as outras 29 apresentaram secreções oculares com o coronavírus. Em outra pesquisa, com mais de mil pessoas, também mostrou casos de conjuntivite em pessoas com covid-19. Ou seja, o sintoma é considerado raro nos quadros clínicos de covid-19, o que a própria Academia Americana de Oftalmologia reconhece. Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse seca e dificuldade para respirar.



Brumado receberá cerca de R$ 890 mil do MS para o combate ao novo coronavírus

Foto: 97NEWS

Os cofres públicos do estado e dos municípios baianos receberão um reforço para o combate ao coronavírus. Em edição extra do Diário Oficial da União, publicado na noite da última quinta-feira (9), o Ministério da Saúde publicou uma portaria que libera mais de R$ 100 milhões para a Bahia. Em âmbito nacional, o valor chega a R$ 4 bilhões. Para o município de Brumado, o MS destinou cerca de R$ 890.120,47 para combater a pandemia do Covid-19. O valor será exclusivamente para evitar a disseminação do vírus na cidade. Até o último boletim, Brumado registra 8 casos confirmados, 427 notificados, 26 descartados e 3 curados.



Brumado: Prefeitura decreta estado de calamidade pública para enfrentamento e combate a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de Brumado publicou no Diário Oficial (DO) do município, um Decreto (nº 5.250), no qual decreta "Estado de Calamidade Pública" em todo o território do município para fins de prevenção e de enfrentamento à Covid-19. O decreto leva em consideração que o Município não dispõe de recursos financeiros e equipamentos suficientes na estrutura da rede pública de saúde para combate aos efeitos do coronavírus. Também frisa o número cresce de casos já confirmados da doença na cidade, bem como as centenas de notificações suspeitas.



Polícia prende acusado de matar paciente de Livramento de Nossa Senhora dentro de ambulância do Samu

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (10), um dia após o crime, a Polícia prendeu o suspeito de executar um paciente dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), na BA-148. O homem foi preso em uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de Caculé. Segundo a Polícia da cidade, o acusado que não teve o nome divulgado, foi preso por volta das 10h30, próximo ao hospital de Caculé. A vítima, Luciano Santos Silva foi morto próximo a comunidade de Lagoa Funda, em Brumado, na última quinta-feira (09), enquanto era transferido do município de Livramento para Vitória da Conquista. Ele e seu amigo foram baleados no bairro Estocada na noite de quinta. Durante a transferência, o acusado interceptou a ambulância e atirou várias vezes em Luciano que não resistiu e morreu dentro do veículo do SAMU. De acordo com as investigações, o acusado estava sendo monitorado, pois é suspeito de ter cometido diversos delitos, em Caculé, e no mesmo dia da execução do paciente, ele também participou de uma tentativa de homicídio na em Livramento. O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Guanambi.



Anatel comunica telefônicas que não interrompam serviço a inadimplente durante pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

As empresas de telefonia não podem suspender ou interromper o fornecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel ao longo do período de emergência de saúde relativa ao novo coronavírus (covid-19). Além disso, devem restabelecer os serviços no prazo de 24 horas para os consumidores que tiverem sofrido corte por inadimplência. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou a todas as prestadoras de telefonia fixa e móvel para que cumpram decisões dos dias 2 e 7 deste mês, que proíbe o corte dos serviços por falta de pagamento.  O pedido foi para proibir o corte de telefonia aos consumidores residenciais ao longo do período de emergência de saúde relativa à covid-19. No comunicado às empresas, a Anatel informa que defendeu a improcedência do pedido formulado pelo Idecon, apontando, especialmente, a impossibilidade de a agência proceder a suspensão do fornecimento de serviços de telefonia aos consumidores, por essa atribuição ser das prestadoras. A Anatel disse ainda que para esclarecer aspectos da decisão, a agência interpôs embargos de declaração, dirigidos ao juízo do caso. Embora não tenha ainda julgado os embargos de declaração, o juízo já esclareceu os principais pontos levantados pela Agência, deu prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão e estabeleceu multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A decisão é válida para todo o território nacional.



Brumado registra 427 casos notificados de Coronavírus; 26 foram descartados

Foto: Divulgação

O município de Brumado registrou nesta sexta-feira (10), 427 casos notificados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 26 casos foram descartados, e 6 aguardam resultados. 8 continuam confirmados e 3 foram curados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município orienta a população que o isolamento social ainda é a maior recomendação dada pelas autoridades de saúde com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).



Brumado: 'Patrulha Solidária da PM' distribui alimentos e produtos de higiene a famílias carentes

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma ação de solidariedade está sendo realizada por policiais da 34ª CIPM de Brumado. A "Patrulha Solidária PM", arrecada alimentos e material de higiene e doa a famílias carentes do município. Devido a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão desassistidas e precisam de ajuda. Com o lema "Doe quilos de amor", a Polícia Militar brumadense realizou na manhã de quinta-feira (09), a primeira etapa da Campanha, sendo entregues cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis e produtos de higiene, a famílias cadastradas pela unidade. De acordo com a PM, a ação solidária ainda continua. Para doar, basta procurar a sede da 34ª CIPM de Brumado localizada na Avenida Centenário ou diretamente aos policiais militares em patrulhamento pelas ruas. "A campanha seguirá com novas etapas de arrecadação de doações e entregas de produtos às famílias cadastradas", destaca a PM. 

 



Livramento de Nossa Senhora: Paciente é executado dentro de ambulância do SAMU com vários tiros

Foto: Luciano Santos l 97News

Na noite de quinta-feira (9), um homem foi executado dentro de uma ambulância, enquanto era transferido do município de Livramento de Nossa Senhora para a cidade de Vitória da Conquista. Segundo o site L12 Sudoeste, por volta das 21h, dois homens foram baleados no bairro Estocada. O atirador chegou em uma motocicleta, o qual estava na companhia de outra pessoa. As vítimas foram identificadas como Luciano Santos Silva e Claudejan. Após cometerem o crime, os acusados evadiram-se do local. Ainda segundo o site, os dois homens baleados foram socorridos para uma unidade de saúde da cidade e uma das vítimas, o Luciano, teve de ser trasferido para Vitória da Conquista em uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mas, durante o trajeto até Brumado, a ambulância foi interceptada por um outro veículo, onde um homem encapuzado e armado mandou a equipe médica abrir as portas do veículo, e em seguida, executou Luciano com vários tiros. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do crime.



Nota Premiada Bahia suspende sorteios, mas mantém repasses a filantrópicas

Foto: Divulgação

A suspensão dos sorteios da Loteria Federal pelos próximos três meses devido à pandemia do novo coronavírus levou a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) a interromper as premiações da campanha Nota Premiada Bahia. O sorteio toma como base os resultados divulgados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para definir o número da sorte a partir do qual são conhecidos os bilhetes ganhadores dos sorteios mensais e especiais. Apesar da interrupção, o programa vai continuar motivando os 550 mil baianos inscritos na campanha, que compartilham suas notas eletrônicas com mais de 530 instituições filantrópicas de toda a Bahia ativas no programa Sua Nota É Um Show de Solidariedade: estão mantidos os repasses para estas entidades, que ocorrem a cada quatro meses. Os pagamentos são feitos para as entidades que estão com as suas certidões do INSS e FGTS regulares. A cada quadrimestre, são destinados R$ 1,5 milhão para as instituições da área de saúde e R$ 1,5 milhão para as da social.  



Correios oferece serviço de inscrição de CPF

Foto: Luciano Santos l 97News

Ter CPF ativo é um dos pré-requisitos para os beneficiários receberem o Auxílio Emergencial do Governo, no valor de R$ 600,00. Nos Correios, é possível obter a inscrição do CPF para quem ainda não tem o documento. Nas agências de todo o país, também podem ser realizadas a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo. Para solicitar a inscrição no cadastro, o cidadão deve comparecer a uma unidade dos Correios munido da documentação necessária e pagar o valor de R$ 7,00. O número do documento sai na hora. Em atenção às recomendações do Ministério da Saúde, no contexto da pandemia da COVID-19, a estatal informa que adotou medidas preventivas e passou a seguir as rotinas de atendimento especificamente voltadas à segurança dos empregados e clientes. Entre outras medidas, há o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.