ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


Brumado: Caminhoneiro com sintomas de Covid-19 passa mal na BR-030 e é socorrido pelo SAMU

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caminhoneiro de 44 anos, passou mal na manhã desta quarta-feira (03) na BR-030, após ter dificuldades respiratórias. Ele, que é do interior do Pernambuco, estava passando por Brumado quando apresentou os sintomas da Covid-19 enquanto dirigia. Ele foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado até o Centro de Atendimento a Covid-19 localizado no bairro Malhada Branca. Na unidade médica, a equipe de plantão percebeu que ele apresentava febre, mal estar, falta de ar, que são sintomas compatíveis com a doença. Foi realizado a coleta de sangue e encaminhado ao Lacen de Salvador. O motorista que está entubado, aguarda vaga em uma unidade de saúde em Vitória da Conquista.

 



Mais um ônibus é retido com 25 passageiros em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em barreira sanitária na manhã desta quarta-feira (03), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) flagrou mais um ônibus usado no transporte de passageiros, em Brumado. Segundo a SMTT, um ônibus que, habitualmente é usado no transporte de passageiros, foi abordado perto do entroncamento das rodovias BA-262 e BR-030. Ao verificarem o destino com os passageiros, foi constatado que o veículo estava se deslocando da Bahia para a colheita de café no Estado de Minas Gerais. Ainda durante a operação, os militares e agentes da SMTT abordaram outros veículos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido a Decretos publicados pelo Governo da Bahia, as empresas responsáveis pelos veículos, não podem fazer transporte interestadual de passageiros. O veículo foi removido para o pátio da PRE. A Vigilância Epidemiológica esteve no local e fez a aferição da temperatura de todos os passageiros. "A superintendência municipal está observado e registrando a entrada desses veículos no município de Brumado. Nosso trabalho não para", relatou Jansen Ricardo ao 97NEWS.



Número de mortos pelo coronavírus foi maior do que o esperado para 63% dos baianos

Foto: Reprodução l Nelson Almeida l AFP

Para cerca de 63% dos moradores da Bahia o número de mortos pelo novo coronavírus é maior do que se esperava. A informação consta nos resultados de um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o site Bahia Notícias. O país registrou um novo recorde de óbitos incluídos no registro total da última terça-feira (2) com novos 1.262 ocorrências. O total de vítimas fatais do vírus no país a 31.199. A Bahia acumula até esta terça 736 óbitos por Covid-19. Em todo o mundo já passam de 378 mil o número de mortos pela pandemia. O índice da população baiana que acredita que o número de mortes é menor do que esperava foi de 22,2%. Enquanto para 7,9% o somatório de vítimas está dentro do esperado. Os dados indicam que 6,8% não souberam opinar. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. Segundo o site, o trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio de 2020. O nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.



Brumado: Servidores públicos que pertencem ao grupo de risco serão afastados durante a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado publicou no Diário Oficial (DO) do município uma Portaria (Nº 121), que dispõe a identificação e eventual redimensionamento dos servidores que integram o grupo de risco do coronavírus. Segundo a portaria, esses profissionais deverão ser colocados em home office. Os pedidos deverão acontecer até esta quarta-feira (3). Os servidores devem apresentar requerimento junto à coordenação do setor em que trabalham, acompanhado de documento comprobatório da comorbidade que possui, solicitando a necessidade de deslocamento para outro setor. Consideram-se grupos de risco: gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias (incluindo hipertensão), distúrbios metabólicos (incluindo diabetes), transtornos neurológicos e do desenvolvimento, imunossupressão, nefropatias e hepatopatias, obesidade e pacientes com tuberculose de todas as formas. 

 



34ª CIPM: 31 policiais testam negativo para o coronavírus após colega contrair o vírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

31 policiais militares lotados na 34ª CIPM de Brumado, passaram por testes para detectar coronavírus após um colega da coorporação testar positivo para a Covid-19, o novo Coronavírus. De acordo com a Polícia Militar, os exames deram negativo. O PM confirmado com a Covid-19 está de quarentena em sua residência. Ele está estável e apresenta boa recuperação. Em entrevista a rádio Alternativa FM, o comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, assegurou o retorno dos soldados as suas atividades. “A PM e os profissionais da saúde são a linha de frente do combate à pandemia, então, estamos propensos a adquirir a doença. Fazemos de tudo para que não aconteça, mas, infelizmente, até pela nossa demanda de trabalho, fica complicado dizer que 100% dos policiais não vão pegar”, disse o Major.



Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Foto: Divulgação

O Brasil tem, até o momento, 555.383 casos confirmados de coronavírus, com 31.199 mortes. Foram 28.936 casos novos e 1.262 mortes só nas últimas 24 horas. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 21.430 pessoas até o momento. Destas, 736 morreram. Em relação ao boletim divulgado ontem, foram 2.532 novos casos e 35 óbitos. Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado. Ao todo, 7.247 pessoas estão recuperadas na Bahia. No estado, dos 1833 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 1.032 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 540 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%.



Macaúbas: Paciente com Covid-19 morre após traumatismo craniano

Foto: Reprodução

O primeiro caso confirmado da Covid-19 em Macaúbas, acabou falecendo em um hospital de Salvador no último sábado (30). Mas a doença não foi a causa do óbito, segundo informações da prefeitura ao site Bahia Notícias. O homem teve traumatismo craniano encefálico, tendo sido encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Macaúbas para um hospital de Salvador. Entretanto, o paciente não resistiu e terminou morrendo. Após o falecimento, o hospital realizou uma coleta para exame no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), que deu diagnóstico positivo para a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo a prefeitura, ainda não há indícios de que o paciente tenha sido infectado em Macaúbas. A vigilância epidemiológica está monitorando as pessoas que participaram do sepultamento, familiares, contatos e profissionais de saúde do município. Até o momento, todos os testes deram negativo. 



Brumado registra 40 casos de Coronavírus e 25 pacientes estão com o vírus ativo

Foto: Divulgação

Em boletim divulgado na noite de terça-feira (02) a Secretaria de Saúde (Sesau) do município de Brumado registrou 40 casos da Covid-19, o novo coronavírus. O número de pacientes com o vírus ativo é de 25. Desse total, 15 já foram curados. A Sesau notificou ainda 1.259 pessoas com a suspeita da doença e 60 pacientes ainda aguardam o resultado do Lacen. Já 269 pessoas testaram negativo. De acordo com a secretaria de saúde, 3 pacientes estão internados em Vitória da Conquista. Caso necessite sair de casa, use máscara.



Brumado: Mais um profissional de saúde do hospital municipal testa positivo para o novo coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado confirmou mais um caso do novo coronavírus, o 38º da cidade, nesta terça-feira (2). Quem testou positivo é mais um profissional de saúde, que encontra-se em isolamento domiciliar. Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, 15 pacientes estão curados. A técnica em enfermagem que trabalha no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para o novo coronavírus em teste rápido. Este é o segundo caso registrado de funcionária da unidade com o vírus. O primeiro foi de uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A secretaria de saúde montou uma força-tarefa para monitorar todos os profissionais da área.

 



Brumado: Pré-candidato a prefeito Alessandro Lobo é condenado a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder econômico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (1º), o Dr. Genivaldo Alves Guimarães, Juiz da 90ª Zona Eleitoral, condenou o médico e pré-candidato a prefeito de Brumado, Alessandro Lobo e Silva, a 8 anos inelegibilidade por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Na época, o médico também pretendia ao cargo no executivo. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em dezembro de 2016. Alessandro foi acusado por "abuso do poder econômico, arrecadação e gastos ilícitos, gastos eleitorais antecipados e/ou com violação às normas sobre prestação de contas, peças publicitárias antes da convenção partidária, outdoors, faixas e boletim informativo de modo que também houve propaganda intra-partidária por meio de veículo de divulgação em massa". Em se tratando de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos. "É necessário que a sentença transite em julgado ou seja confirmada por Órgão colegiado".



Brumado: Câmara aprova requerimento 05/2020 que prevê a devolução de quase R$ 800 mil ao Executivo

Foto: Divulgação

Sob o clima de tensão provocado pelo agravamento da crise da Covid-19 no município, a sessão do Poder Legislativo de Brumado da útima segunda-feira (01) foi novamente marcada por intensos debates entre situação e oposição, só que, diferentemente de outrora, a oposição por ter ampla maioria foi mais contundente em suas declarações. Tendo como principal objeto de discussão o Requerimento 05/2020, no qual prevê a devolução dos recursos no valor de R$ 790 mil ao poder Executivo para o combate a Covid-19. As discussões se estenderam até o fim do horário regimental, ou seja, foram 04 horas de “toma lá, dá cá”, só que, no final, o requerimento foi aprovado por unanimidade sob a prerrogativa de que seria benéfico para o município. Mas, não pode deixar de ser citado que o mesmo beirou a confusão e gerou vários questionamentos, já que pediria a devolução de uma verba de forma extemporânea e muito confusa. Diante disso o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos, explicou que “primeiramente os contratos foram apenas suspensos, sendo que um deles terá que ser executado, pois temos muitas metas para cumprir ainda como o pagamento do 13º salário, a construção de dois gabinetes para a próxima legislatura, instalação da Rádio Câmara, INSS, ISS e muitos impostos a pagar, então, além de tudo, não é o momento para a devolução do dinheiro à prefeitura, pois isso é feito no final do ano, então foi um requerimento totalmente extemporâneo, tendo, ao que tudo indica, um viés apenas político”. Ele ainda acrescentou dizendo que “o meu plano é devolver R$ 1 milhão para os cofres municipais, mas, esse não é o momento, isso só pode ser feito no final do ano depois que fecharmos todas as contas,” disse o vereador.

 



Brumado: Enfermeira da UTI testa positivo para Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma enfermeira que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, Cláudio Feres. De acordo com ele, a profissional trabalha na empresa contratada pela Prefeitura Municipal para administrar as UTIs, adulto e neonatal, do hospital. A enfermeira está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar.



Funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia testam positivo para Covid-1

Foto: Divulgação

Vinte funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, foram detectados com Covid-19. A informação foi divulgada pela presidência do órgão, nesta segunda-feira (1º). No dia 23 de maio, a morte de um servidor já tinha sido registrada. Cinquenta e quatro funcionários aguardam resultado do teste para Covid-19. Por causa da situação, a partir de terça-feira (2), a sede do órgão ficará totalmente fechada por sete dias. Desde que a pandemia do coronavírus começou, os deputados já não iam pessoalmente à Assembleia e faziam sessões remotas pela internet. No entanto, os funcionários dos setores de limpeza, de segurança e financeiro continuavam realizando trabalhos internos na Alba. Os deputados estaduais tinham previsto uma votação da Lei de Direitos Orçamentários (LDO), que prevê quanto o estado vai gastar em 2021. Logo em seguida, eles entrariam em recesso no mês de julho. Em uma reunião virtual realizada na segunda, os políticos decidiram suspender este recesso.



Brumado: 'Cuidem de nossas famílias' cobra diretor da CDL ao destacar relaxamento da população no combate a Covid-19

Foto: Reprodução l Vídeo

Com 37 casos confirmados, sendo 22 deles com o vírus da Covid-19 ativo, informações do último boletim de segunda-feira (1º), Brumado poderá se tornar o epicentro dos casos na próximas semanas, se a população não se cuidar. Em apenas um dias, 6 casos da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde (Sesau). A situação é tão preocupante, que alguns profissionais da linha de frente já apresentam sintomas da doença, como é o caso dos profissionais de saúde. Ainda na segunda-feira (1º), um oficial da 34ª CIPM também testou positivo para o Coronavírus. A Secretaria de saúde anunciou que vai monitorar de perto todos os profissionais envolvidos na linha de frente, principalmente servidores da saúde e da segurança pública. Nos primeiros registros da doença no município, Brumado chegou a ficar cerca de 33 dias com apenas oito registro da doença. Durante este período, o comércio local chegou a baixar as portas, e parte da população manteve o isolamento social. Após diversas reuniões com a sociedade civil organizada, foi flexibilizado alguns setores, principalmente o comércio local, no qual já sentia os efeitos da crise econômica, que pode deixar o país com uma situação de calamidade. Com a retomada do comércio gradualmente, o setor vai retomando as forças mas com todas as medidas de segurança. Com isso, o comércio teve que se remodelar e criou protocolos de segurança aonde não se permite a entrada nos estabelecimentos sem o uso das máscaras. Além disso, é fornecido aos clientes o álcool em gel e o acesso aos estabelecimentos é controlado à algumas pessoas. 

Bares foram interditados após desobedecerem as restrições - Foto: Luciano Santos l 97News

Mas com a retomada da rotina essencial, a população em sua maioria não fez o seu papel, e voltou a realizar aglomerações em bares, eventos particulares, atividades físicas e até cavalgadas foram realizadas na zona rural. Diante da situação preocupante, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, através do seu diretor de relações institucionais, Orlando Gomes, gravou um vídeo e demostrou sua preocupação com o relaxamento por parte da população. Segundo ele, não adianta ir em busca do vetor da doença em barreiras sanitárias, e sim, mudar o comportamento da população. "Fomos os primeiros a fechar os comércios e os primeiros a reabrir. Agora, estamos indo de encontro com as estatísticas estaduais. Ficamos por mais de trinta e três dias sem casos em nossa cidade. Enquanto as outras cidades diminuem os casos, nós estamos em ascensão", destaca Orlando. De acordo com o diretor da CDL, não adianta o comércio fazer sua parte e pessoas saírem do isolamento como se nada estivesse acontecendo. "O que nos deixa triste, é ver inúmeras pessoas praticando atividades físicas sem o uso devido da máscara, as pessoas estão relaxando. Já voltaram até as cavalgadas, futebol, bebidas em aglomeração nas calçadas, paredões de som. E o pior, as festinhas particulares. Amigos, eu faço um apelo, cuidem de nossas famílias, cuidem da sua família. O comércio só etá aberto porque precisa, pra não causar um caos financeiro ainda maior", afirma Orlando Gomes, diretor de relações institucionais da CDL de Brumado.

 



Mortes por Covid-19 no Brasil dobram em 16 dias, chegando a 30 mil

Foto: Divulgação

O número de mortes por complicações da Covid-19 no Brasil dobrou em pouco mais que duas semanas e na segunda-feira (1º) chegou a 30.046. As informações são das secretarias estaduais de saúde. Desde que a primeira morte foi registrada, em 17 de março, o Brasil levou dois meses para somar 15.662 mortes, em 16 de maio. Depois disso o salto que faz dobrar o número de vítimas ocorreu em aproximadamente uma quinzena, de acordo com o site G1. Com esta contagem, o Brasil se junta a outros três países que ultrapassaram a triste marca dos 30 mil mortos, ficando lado a lado com a Itália, que já foi o epicentro da doença na Europa, o Reino Unido um dos que teve a taxa de mortes mais aceleradas do mundo e os Estados Unidos que já contam mais de 100 mil baixas. A taxa para cada 100 mil habitantes aponta que o Brasil tem 14 mortes a cada 100 mil. Essa taxa mostra o efeito do vírus em países menos populosos, como o Reino Unido (66,6 milhões) e a Itália (60,3 milhões de habitantes), em comparação com os EUA (329,5 milhões) e Brasil (209,5 milhões). Nessa comparação, o país fica atrás dos Estados Unidos (31,8), da França (42,9), da Itália (55,4) e do Reino Unido (58,7). Nestes países, o pico diário de mortes foi alcançado há mais tempo que no Brasil, e muitos já passam por um processo de desaceleração na contagem de mortos.



Brumado: Número de casos da dengue chega a 294; 13 possuem sintomas grave da doença

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Sáude (Sesau) de Brumado registrou 294 casos de dengue. Desses, 13 estão com sintomas graves. 498 notificações ainda estão sendo investigadas. Com relação à Febre de Chikungunya, são 4 ocorrências, bem como 10 casos do Vírus Zika (7 ainda estão em análise). Ainda de acordo com o boletim, os bairros mais afetados na sede continuam sendo: Santa Tereza, Olhos D'água e a Vila Presidente Vargas. Além do Coronavírus, a Bahia entrou em alerta com a epidemia das três doenças no estado. E também com a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.



Otorrino da Clínica Mais Vida chama a atenção para a essencial importância do uso da máscara

Foto: Divulgação

A pandemia do COVID-19 obrigou toda população a mudar hábitos, principalmente os de contato, como um simples abraço ou o cumprimento a amigos, já que através desses atos pode-se contrair a doença. Com o passar do tempo, através de estudos científicos, foram descobertas novas formas de comportamento do vírus, trazendo mais mudanças ao cotidiano das pessoas, sendo uma das principais a relacionada ao uso de máscaras. Dr. Anderson Abreu, otorrinolaringologista da Clínica Mais Vida, ressalta que o vírus em ambientes fechados e sem corrente de vento ficam suspensos no ar por um maior espaço de tempo, desta forma o uso de máscara passou a ser de vital importância para todos. Salienta que a utilização das máscaras é um cuidado pessoal, mas também é um benefício coletivo, pois além de proteger contra o vírus, que pode estar à sua volta, evita a transmissão do coronavírus, fato que pode acontecer caso não saiba que está com a doença. Portanto, faça a sua parte! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Mulher de 40 anos que estava internada na Central de Atendimento a Covid-19 não resiste e vem a óbito

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Internada na Central de Atendimento a Covid-19, localizada no bairro Malhada Branca, em Brumado, desde o último domingo (31) após complicações em seu estado de saúde, uma mulher de 40 anos morreu na noite de segunda-feira (1°) após a tentativa de transferência da unidade de saúde para o município de Vitória da Conquista. Segundo apurou o site 97NEWS, durante a transferência, já na saída da cidade, a mulher não resistiu e veio a óbito. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município não informou a causa da morte, mas esclareceu que foi encaminhado ao Lacen de Salvador a coleta de material para testar se a paciente havia contraído o vírus do Covid-19. O resultado será divulgado em alguns dias.



Servidores da Secretaria de Saúde de Brumado são monitorados após apresentarem sintomas de Covid-19, diz Sesau

Foto: Luciano Santos l 97News

Diante do crescimento no número de casos confirmados de Covid-19, o novo Coronavírus em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde começou a monitorar e realizar o teste rápido nos profissionais que tiveram contato com pacientes que testaram positivo para o Coronavírus. Ele revelou que todos os servidores que apresentarem sintomas característicos da Covid-19 deverão comunicar à pessoa do seu setor responsável em repassar os casos para Vigilância, que fará um agendamento para que o funcionário seja monitorado para coronavírus. “Estamos monitorando os nossos funcionários. Alguns fizeram o PCR, outros fizeram e vão fazer o teste rápido. Temos, no momento, seis profissionais com sintomas”, comentou Cláudio Feres secretário de saúde. O secretário disse que todos estão passíveis de serem contaminados, porque é um vírus novo e que ninguém tem imunidade ainda. Ele tranquilizou explicando a maioria das pessoas que foram contaminadas já estão recuperadas ou em recuperação. 



Decreto que suspende aulas e eventos na Bahia é prorrogado até 21 de junho

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa anunciou, na segunda-feira (1), mais uma renovação do decreto que impõe suspensão das aulas no estado da Bahia. Desta vez, a nova data limite é 21 de junho. As atividades escolares estão suspensas desde março, no entanto, conforme já havia anunciado em declarações anteriores, não há risco de suspensão do ano letivo. A manutenção ou suspensão do decreto após a nova data será avaliada de acordo com o crescimento ou redução da incidência de Covid-19. Também permanece suspensa a realização de eventos com mais de 50 pessoas em todo o território baiano. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador também destacou ainda a redução da taxa de crescimento da Covid-19 no território baiano, mas voltou a destacar a manutenção de altas taxas na região extremo-sul e na cidade de Senhor do Bonfim. Segundo Rui, no município, o crescimento nos últimos dias ultrapassou a margem de 80%.