ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Bahia tem 465 novos casos e passa de 28,7 mil infectados pela Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registrou mais 465 casos de pacientes infectados pelo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na segunda-feira (8). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 28.715 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 12.406 estão recuperados e 910 morreram. Ainda no boletim epidemiológico, a Sesab aponta que 15.399 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.129 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 341 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 45.274 casos descartados e 76.423 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h de segunda.



Conquista registra mais de 500 casos de dengue, zika e chikungunya

Foto: Luciano Santos l 97News

O município de Vitória da Conquista registrou mais de 500 casos de dengue, zika e chikungunya de janeiro a junho deste ano. Todos esses vírus são transmitidos pelo mosquito aedes aegypti. Três pessoas morreram em decorrência de dengue grave hemorrágica. Nesse período, 547 pessoas foram diagnosticadas com dengue, sete com zika vírus e 11 com chikungunya. Há ainda 1.782 casos suspeitos de dengue aguardando resultado de exame, além de 367 de zika e 329 de chikungunya. Os números de contaminação são superiores aos apresentados pelo município acerca da pandemia do novo coronavírus, que alcançou 268 conquistenses, segundo os dados de casos confirmados. Entretanto, cinco pessoas morreram na cidade por Covid-19. Há ainda 4.121 casos em investigação.



Brumado: Boletim epidemiológico aponta 56 casos confirmados de Covid-19 e 30 pacientes em tratamento

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (08), o município de Brumado registra 56 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 3,81% do total de 1.467 notificações. Entre os diagnósticos: 5 pacientes estão internados, um óbito, 30 pacientes em tratamento e 25 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 334 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. 



Presidente Jânio Quadros: Cipe Sudoeste prende homem com grande quantidade de drogass

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite do último sábado (06), após denúncia referente ao tráfico de entorpecentes, a guarnição da Cipe Sudoeste deslocou-se até a Rua Manoel Isaque Sobrinho, na cidade de Presidente Jânio Quadros, onde encontrou com um indivíduo com 761 buchas de maconha e mais 90 papelotes de cocaína. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido até a delegacia de Brumado. Na unidade, foi lavrado flagrante em seu desfavor.



Caminhão é atingido por trem após motorista tentar atravessar linha férrea em Rio do Antônio

Foto: Leitor l 97NEWS

Um motorista de um caminhão tentou atravessar uma linha férrea na tarde desta segunda-feira (08) e o veículo foi atingido por um trem na cidade de Rio do Antônio. Segundo apurou o site 97NEWS, todos os procedimentos de segurança foram acionados para evitar o choque entre os veículos, como a buzina e os freios de emergência. No local em que ocorreu o acidente tinha sinalização e perfeitas condições de funcionamento, segundo informou as testemunhas a reportagem. No momento do acidente, o caminhão transportava uma carga de blocos. A VLI, empresa que administra a ferrovia foi acionada. Ninguém ficou ferido.



Ipiaú: Homem é expulso ao tentar entrar em posto de saúde usando 'calcinha' como máscara

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem foi expulso de um posto de saúde em Ipiaú, porque tentou entrar no local com uma calcinha no rosto em lugar da máscara. O caso teria ocorrido na última quinta-feira (04), mas só agora ganhou repercussão na mídia por conta de um vídeo em que ele narrar o fato. A secretaria de saúde local disse que foi oferecido máscara ao morador, mas ele recusou. O homem identificado como Florisvaldo, afirmou que foi até o posto tomar uma injeção. Para retirá-lo do posto, foi necessário o apoio da Polícia Militar. Após a confusão, a aplicação do medicamento foi realizada numa farmácia, no centro da cidade. Em Ipiaú é obrigatório o uso de máscaras nas vias públicas e estabelecimentos comerciais. Esse caso de Ipiaú não é exclusivo, em diversas partes do Brasil, foram registrados vários flagrantes de pessoas, principalmente do sexo masculino usando o acessório intimo das mulheres como máscara de proteção. 



Moradores são presos após desobedecer a isolamento e desacatar PMs em Teixeira de Freitas

Foto: Reprodução l Vídeo

Duas pessoas foram presas por desobediência e desacato após uma confusão que envolveu policiais militares em Teixeira de Freitas, no extremo sul. Segundo a Polícia Militar, policiais faziam rondas quando foram acionados para averiguar uma denúncia de aglomeração e som alto no bairro Liberdade II.  Conforme a PM, ao chegar no local, os policiais teriam constatado a aglomeração e o não uso de máscaras no local. Eles pediram para que o som fosse desligado, mas foram hostilizados. Uma pedra chegou a ser arremessada em direção à guarnição. Os agentes então deram voz de prisão, mas houve resistência. Na confusão, uma das pessoas teria tentado pegar a arma de um dos policiais. O caso foi controlado após apoio de agentes da 87ª CIPM.



Bahia registra 28.250 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registra 28.250 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 18,99% do total de notificações no estado. Os óbitos contabilizados no boletim epidemiológico referem-se a um período de 19 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Considerando o número de 28.250 casos confirmados, 12.131 recuperados e 879 óbitos, 15.240 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 337 municípios do estado. O boletim epidemiológico registra 44.903 casos descartados e 148.760 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16 horas de domingo (7).



Solidariedade que salva vidas: conheça o projeto 'Costurando Amor'

Foto: Divulgação

Em parceria com um grupo de mulheres de várias comunidades pertencentes a seus projetos sociais, a RHI Magnesita está produzindo e distribuindo máscaras de tecido artesanais a seus colaboradores e moradores de Brumado, Contagem e Uberaba. Cerca de 3.000 máscaras estão sendo produzidas diariamente para aqueles que mais precisam. O uso da máscara de tecido ajuda a combater a disseminação do Coronavírus. Por isso, lembrese sempre: ao sair de casa, use máscara. #JuntosSomosMaisFortes.



Brumado: Volta as aulas vai depender da avaliação do Conselho Municipal de Educação e do Ministério Público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a flexibilização do comércio atendendo todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde pública, o próximo passo da administração municipal de Brumado, é voltar as aulas na rede de ensino do município. Para o gestor, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a intenção é o retorno de algumas sérias a partir do dia 15 deste mês, mas segundo o próprio prefeito, a decisão será tomada após avaliação do Conselho Municipal de Educação juntamente com a 1ª Promotoria de Justiça de Brumado do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Ainda segundo a administração municipal, a ideia é que, as atividades escolares sejam retomadas da 1ª à 9ª série. Com a exclusão da base, quase dois mil alunos não vão retornar as aulas. “As crianças da primeira série têm de 7 anos pra cima e o entendimento é mais fácil. Vai ficar da primeira a nona série. Vamos adquirir a confiança da sociedade através de boas práticas”, disse o gestor em seu programa institucional de rádio. Sobre os funcionários que se enquadram no "grupo de riscos", o prefeito ressaltou que será dada à ele a opção de permanecer trabalhando em outras atividades. "Se forem retomadas as aulas, seguiremos regras rígidas de higiene e de distanciamento", comentou Vasconcelos. 



Geriatra da Clínica Mais Vida fala sobre cuidados especiais ao fazer compras no período da pandemia

Foto: Divulgação

A recomendação para evitar o aumento de casos da Covid-19 é para que as pessoas que tenham possibilidade fiquem em casa, porém quem precisar sair, é necessário que se tenha cuidados essenciais para preservação da saúde. Mediante essa situação o geriatra, Dr. Rafael Correia, especialista da Clínica Mais Vida destaca medidas importantes para evitar a transmissão do vírus. Entre elas: - O coronavírus pode se espalhar quando uma pessoa toca sobre uma superfície ou objeto que tem partículas vivas do vírus e, após, tocarem a boca, olhos ou nariz. O vírus pode continuar ativo em superfícies em até 72 horas, mas ele geralmente fica inativo já após 24 horas. O vírus pode ser eliminado ao lavar as mãos com água e sabão e limpando superfícies com desinfetante. A transmissão da doença não foi comprovada através da alimentação, mas precauções ao comprar alimentos podem evitar a propagação viral. - Evite apertos de mãos, abraços ou outros contatos físicos. Tente limpar superfícies tocadas com frequência, como carrinhos de supermercados ou alças de cestas. Evite tocar seu rosto, use máscara de pano no supermercado, para diminuir o risco de ser infectado e peça a outras pessoas para terem distanciamento social – dois metros de distância. Antes de sair do mercado ou enquanto espera na fila do pagamento, use um desinfetante para as mãos, se disponível. - Não vá fazer compras se estiver com febre ou tosse. - Depois de guardar as compras, jogue fora sacos descartáveis, lave as mãos desinfete as bancadas e outras superfícies. Limpe as mercadorias. É improvável que o conteúdo interno dos recipientes selados esteja contaminado. Enxague bem as frutas e os legumes antes do consumo. Evite que idosos saiam para fazer compras – outros familiares poderão ajudar nisso e alguns supermercados permitem compras pela internet. Tente ir ao mercado em horários que ele esteja menos movimentado. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Mesmo com fiscalização, ônibus continuam a desembarcar passageiros em Brumado

Foto: Whatsapp l 97News

Ônibus vindos do estado de São Paulo, continuam a desembarcar passageiros em Brumado, mesmo com as fiscalizações sanitárias realizadas pela Superintendência de Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No entanto, as ações realizadas pela prefeitura, acontecem durante o dia. Entretanto, durante a madrugada, registros de pelo menos três veículos com centenas de pessoas realizaram parada na Avenida Centenário na madrugada de sexta-feira (5) e na Avenida Coronel Santos próximo a rodoviária na madrugada de sábado (6). A situação, que não vem sendo monitorada durante esse horário, contribui para a possibilidade de se espalhar o vírus ainda mais rápido no município. No último boletim de domingo (07), Brumado registrou 52 casos confirmados da doença, sendo que, 28 pacientes estão com a Covid-19 em tratamento. 95 aguardam resultados e foram feitas 1.435 notificações para suspeitas de coronavírus.

 



Bahia tem mais de 400 médicos diagnosticados com a covid-19

Foto: Divulgação

Dos quase quatro mil casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em prossionais de saúde na Bahia, 456 são de médicos. A informação foi divulgada na tarde do último sábado (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O boletim mostra ainda que 1.310 técnicos ou auxiliar de enfermagem e 763 enfermeiros também receberam diagnóstico da doença e por isso estão afastados das suas atividades. A covid-19 já infectou mais de 27 mil pessoas e matou mais de 800 no território baiano. Ainda de acordo com dados da Sesab, casos do coronavírus também foram registrados em outros prossionais de saúde: outros (882 casos); assistente social (67); sioterapeuta (122); nutricionista (54); farmacêutico (55); agente comunitário de saúde (86); dentista (46); fonoaudiólogo (17); psicólogo (44); bioquímico (2); agente de combate a endemias (34); biomédico (9).



Brumado: Família procura por Denílson dos Santos de 39 anos que está desaparecido

Foto: Divulgação

A família de Denílson dos Santos Alves, de 39 anos, está a sua procura desde o último dia 03 de junho. O brumadense está desaparecido há seis dias. Um boletim foi registrado na delegacia de Brumado pelo irmão de Denílson. De acordo com os faimiliares, Santos foi visto pela última vez no Bairro Malhada Branca, saindo de sua residência. Segundo a família, Alves faz uso de bebidas alcoólicas. Quem tiver qualquer informação pode ligar para a polícia através do 190 ou entrar em contato através do número (77) 99807-9713.



Brumado registra 52 casos confirmados da Covid-19 e 1.435 notificações suspeitas da doença

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado registrou na noite de domingo (07) 52 casos da Covid-19, o novo Coronavírus. Os dados são da Secretaria de Saúde (Sesau). De acordo com a pasta, 28 pacientes estão com o vírus ativo, 23 curados e um óbito. Além disso, 1.435 notificações suspeitas foram registradas pela Secretaria e 320 casos foram descartados. 95 pacientes estão aguardando o resultado de exames do Lacen. Quatro pessoas seguem internadas. 



Segunda tentativa de homicídio é registrada em menos de 8 horas em Brumado

Foto: Whatsapp l 97News

Na madrugada deste sábado (06), uma segunda tentativa de homicídio foi registrada no município de Brumado, Sudoeste da Bahia. Segundo informou a Policia Militar, um homem de identidade não divulgada, foi baleado dentro sua residência, no bairro São Jorge. De acordo com a PM, o crime foi registrado na Avenida Rio do Antônio. Testemunhas disseram aos policiais da 34ª CIPM que quatro homens chegaram em duas motocicletas e pularam  o muro da residência e deflagraram diversos tiros de arma de fogo na vítima. 

Foto: Whatsapp l 97News

A vítima ainda tentou fugir, mas não obteve êxito e foi baleado. Ele morava sozinho no local. A Polícia Militar registrou a ocorrência e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que encaminhou o homem em estado grave para o Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar o caso. Esta foi a segunda tentativa de homicídio registrada no município em menos de 8 horas. O primeiro crime ocorreu no bairro Santa Tereza, na sexta-feira (05) por volta das 19h na Travessa Maria Cardoso. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brasil registra mais de 35 mil mortes por covid-19 e ultrapassa mil óbitos nas últimas 24 horas

Foto: Reprodução

Ao chegar oficialmente a 35.026 mortes decorrentes da covid-19, só nas últimas 24 horas, foram registradas mais 1.005, o Brasil tem mais óbitos do que os causados pela gripe espanhola, que enterrou milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, entre 1918 e 1920, deixou pouco mais de estimados 35 mil mortos em uma nação que amargava a chamada República Velha. As informações são do site UOL. Há cem anos fomos atingidos de forma periférica pela gripe, mas agora estamos no epicentro da crise, com 645.771 casos da doença causada pelo coronavírus, atrás apenas dos EUA (1.890.592, segundo a Universidade Johns Hopkins). Os norte-americanos (108.920) e o Reino Unido (40.344) estão à frente em número de mortes. Se hoje o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimiza a doença, em 1918 o responsável pela saúde pública no país, o sanitarista Carlos Seidl, afirmava que a gripe espanhola era "só mais um resfriado". Fake news e remédios milagrosos também se repetem com impressionante semelhança. Até sexta-feira (5), quase 393,4 mil pessoas morreram vítimas da doença, 0,005% da população mundial atual. Até a mesma data, aproximadamente 6,7 milhões foram diagnosticados com a doença. No Brasil, com uma população de 200 milhões, já são 35.026 mortos.



Homem de 40 anos é encontrado morto na zona rural de Guanambi

Foto: Reprodução

Um homem foi encontrado morto na tarde de quinta-feira (4) na zona rural de Guanambi. Decivaldo Pereira dos Santos, de 40 anos, foi encontrado com uma corda amarrada no pescoço dependurado em uma arvore, na fazenda Poço Cumprido. Conforme informação da polícia, os familiares informaram que Decivaldo estava desaparecido. A família acredita que o homem tenha usado a corda para interromper sua própria vida, mas só o exame de necropsia poderá confirmar. Há informação que ele sofria de depressão. O corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, sendo necropsiado e liberado para o sepultamento. A Polícia Civil vai instaurar. As informações são do site Folha do Vale.



Covid-19: Brumado registra 47 casos confirmados, 28 em tratamento, um óbito e quatro pacientes internados

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (5), o município de Brumado infelizmente entrou para as estatísticas de cidade que já registram óbitos pela Covid-19, o novo Coronavírus. A paciente foi uma mulher de 50 anos, com quadro de obesidade e outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e cardiopatia. Além do óbito, quatro pacientes estão internados em unidades de Vitória da Conquista. O número de registros do vírus chegou a 47, sendo que 29 estão em tratamento e 18 já foram curados. As notificações suspeitas somam 1.384. No momento, 103 ainda aguardam resultado laboratorial e 294 já foram descartados. De acordo com a Sesau, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.