ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Veja como usar cartão virtual do auxílio emergencial em Bete Fruits

Foto: Divulgação

Quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600 também pode usar o benefício através de um cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. O cartão permite fazer compras em farmácias, mercados, pagar boletos e até abastecer o carro. Essa estratégia está sendo adotada para diminuir as aglomerações nas filas de atendimento das agências da Caixa Econômica Federal durante a pandemia do novo coronavírus. A Bete Fruits está adotando a ferramenta. Localizado no coração do Mercado Municipal (Feira Livre), o hortifruti criou várias plataformas de pagamento, como: cartão de crédito, débito, alimento, transferência bancarias, links de pagamento, PicPay e agora pelo cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. Bete Fruits, em Brumado. Informações 77 99973-4328 ou 98829-3075.



Livramento de Nossa Senhora: Esposa espera que motociclista que atropelou e matou seu marido seja identificado e preso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite do último domingo (23), um homem de 49 anos morreu atropelado em uma estrada vicinal da comunidade de Várzea Grande, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. João Neves de Brito, veio a óbito no local do acidente. Segundo a PM ao site 97NEWS, o acidente aconteceu por voltas das 19h e o condutor da motocicleta evadiu-se do local. A esposa de de João Neves, Aparecida Maria de Jesus, de 44 anos, em entrevista ao 97NEWS na manhã desta segunda-feira (24) relatou que o marido saiu para uma outra localidade conhecida como Lagoa da Pedra, quando recebeu a informação de populares que o seu esposo foi encontrado sem vida as margens da via. "Ele foi encontrado na lateral da estrada, ele não foi atropelado no meio da estrada", afirma Maria. A motocicleta foi abandonada pelo condutor, o que segundo Aparecida, prova que o motociclista estava em alta velocidade. "Ele [correu] e não prestou socorro ao meu marido, é um irresponsável. Matou um pai de família", disse emocionada. Ele deixa quatro filhos, duas mulheres de 23 e 24 anos, e dois adolescentes, um de 12 e outro de 16 anos. A Polícia Civil abriu inquérito para localizar o motociclista responsável pela morte de João Neves de Brito.



Brumado: Homem de 54 anos é encontrado morto e em estado de decomposição no distrito de Umburanas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O corpo de um homem de 54 anos foi encontrado em uma área de mata no distrito de Umburanas, na manhã do último domingo (23). Segundo a polícia, a vítima Antônio Santos da Silva já estava em estado de decomposição. A causa da morte ainda é desconhecida. De acordo com a PM, populares da comunidade encontraram o corpo de Silva, quando sentiram um forte cheiro. Segundo a família, Antônio estava desaparecido a cerca de oito dias. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e liberado em seguida para os familiares. O caso será investigado pela Delegacia de Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS na manhã desta segunda-feira (24), o filho, Diego Dos Santos Silva, disse que não sabia do desaparecimento do pai. "Como eu moro em outra cidade, nosso contato era demorado. E quando soube da notícia, vim para Brumado verificar se era meu pai. E infelismente foi verdade, era meu pai", afirmou Diego. Segundo o filho, o pai trabalhava como caseiro em um sítio da localidade, e foi encontrado morto perto do local. "Meu pai era um homem trabalhador, um homem que não mexia com nada de ninguém", disse ao 97NEWS. Questionado se o pai tinha alguma doença que poderia ter provocado a morte, ele disse que o pai nunca comentou. "Ele não reclamava de dor nenhuma". Diego ainda afirma que há quinze dias quando viu seu pai pela última vez, ele estava bem de saúde. "Ele foi onde eu moro e estava bem", conta o filho que agora aguarda um laudo médico com a causa da morte do pai.



Bahia: Governo diz que avança no envolvimento em pesquisas de vacinas contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois de assinar protocolo de entendimentos para participar da fase 3 de pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus produzida por uma empresa da China, o Governo do Estado diz que avançou no envolvimento com a pesquisa de uma vacina da Rússia. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, um parecer técnico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir entendimentos com o país europeu foi concluído na última sexta-feira (21). Segundo o Estado, já estão em andamento  na Bahia os estudos para uma vacina da empresa Pfizer, dos Estados Unidos, que sendo tocados no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que estão sendo feitos no Hospital São Rafael, ambos em Salvador.



Brumado: Moradores voltam a reclamar de entulho jogado na estrada que dá acesso ao Campo Seco e adjacências

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A quantidade de entulho jogado na estrada que dá acesso as comunidade de Campo Seco e adjacências tem incomodado os moradores da localidade. Segundo eles, restos de materiais de construção, galhos de árvores e animais mortos estão sendo jogados as margens da estrada que recentemente foi limpa pela prefeitura municipal. Todo esse entulho, que está sendo jogado na estrada, pode causar acidentes aos motociclistas que usam a via todos os dias para trabalhar. "São pedaços de ferro, concreto e até animais mortos. A prefeitura limpou isso aqui há alguns dias, mas vem uma caçamba que ninguém sabe de onde, e joga isso aqui. É uma falta de respeito com os moradores das comunidades que vivem aqui", relatou Lúcio Porto, morador do Campo Seco 1. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com ele, empresas de Brumado estão jogando entulho no local, para que não sejam notificadas pela prefeitura. "Eles jogavam na entrada da cidade, ai a prefeitura proibiu e estão vindo pra cá. Mas nós pagamos nossos impostos e temos direito de acesso a estrada. E se uma pessoa se machuca com esse pedaço de ferro aqui a noite?", questiona o morador.



Câmara de Vereadores de Brumado suspende sessão após presidente ter contato com paciente que testou positivo para Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Brumado, suspendeu a sessão desta segunda-feira (24) depois que o presidente da Casa, o vereador Leonardo Vasconcelos comunicar que teve contato com um paciente que testou positivo para Covid-19. De acordo com a Câmara, o vereador também está sob suspeita pelo novo coronavírus após apresentar os sintomas. Segundo a portaria (nº 069) publicada nesta segunda-feira (24), em teste rápido, o exame deu negativo para a doença, mas por recomendação médica, foi colocado em isolamento, sendo afastado de suas atividades. Todos os funcionários que tiveram contato com o vereador também foram orientados a ficarem em isolamento, até que seja certificado que não houve contágio. O trabalho remoto deverá ser priorizado, especialmente para os colaboradores que integram o grupo de risco. A Câmara disse ainda que a Sessão Ordinária, datada no dia de hoje (24), às 18h30min, foi suspensa, "ficando reservado, posteriormente, uma nova data para designação da respectiva sessão." Em outra portaria (nº 070), o presidente da Câmara também cancelou a convocação do 1º Suplente do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos, Girson Lêdo Silva. Lêdo havia sido convocado para participar da Sessão na qual onde seriam votadas as contas do executivo, no exercício financeiro de 2017, do atual gestor, Eduardo Lima Vasconcelos.



Motociclista atropela e mata homem na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite de domingo (23), um homem morreu atropelado em uma estrada vicinal da comunidade de Várzea Grande, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª CIPM ao site 97NEWS, a vítima identificado como João Neves de Brito, de  49 anos, veio a óbito no local do acidente. Segundo a PM, o condutor da motocicleta evadiu do local deixando o veículo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado. A motocicleta foi apresentada na Delegacia de Livramento. A Polícia Civil abriu inquérito para localizar o motociclista responsável pela morte da vítima.



Frio de 9°C em MT mata cerca de 100 cabeças de gado

Foto: Reprodução

A chegada da massa de ar frio que derrubou as temperaturas em todo o país causou prejuízo para os pecuaristas de Mato Grosso. No município Reserva do Cabaçal, a 412 km de Cuiabá, cerca de 100 cabeças de gado morreram na madrugada de sábado (22), conforme levantamento preliminar feito pelos próprios fazendeiros em um raio de 5 km. Os termômetros marcaram 9°C, mas, segundo relatos de fazendeiros da região, a sensação térmica chegou a 0°C durante a madrugada. O pecuarista Amauri Nazaro contou ao G1 que cria touro reprodutor da raça nelore. Somente na fazenda dele foram encontrados 12 animais mortos e outros oito debilitados. Até agora, o prejuízo é de R$ 150 mil. Para tentar reanima-los, o proprietário está aplicando medicamentos, no entanto, ele acredita que mais cinco devem morrer. “A gente ouve muito falar que na propriedade de ‘fulano’ morreu um em outra dois. Tem muita gente também que nem sabe, porque isso nunca aconteceu aqui, nunca teve isso aqui”, contou. No domingo (23), as temperaturas na região voltaram a subir. A mínima é de 12°C e a máxima de 33°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para segunda-feira (24) a mínima é de 16°C e a máxima de 36°C.



Jovem é assassinado na porta de bar em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Vídeo

Um jovem foi assassinado na porta de um bar, em Vitória da Conquista, na noite de sábado (22). De acordo com a Polícia, Arnaldo Alves de Oliveira Neto, de 18 anos, foi morto a tiros em frente a um estabelecimento comercial situado na localidade de Jardim Copacabana, no bairro Jatobá. Segundo a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito, registrado em seguida pela 78ª Companhia Independente de Polícia Militar. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e o crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.



Brumado: 106 pacientes estão com o vírus ativo da Covid-19 e 7 hospitalizados

Foto: Divulgação

No domingo (23). o município de Brumado registrou 763 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 21,97% do total de 3474 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 106 pacientes em tratamento e 648 recuperados. No momento, 45 ainda aguardam resultado laboratorial e 1298 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sargento da PM aposentado é baleado e morre durante assalto em Conquista

Foto: Reprodução

Um sargento da Polícia Militar aposentado foi morto durante um assalto na manhã de sábado (22), no Caminho 15 do bairro Urbis V, em Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Militar, o sargento Antônio Carlos Porto Santana, de 64 anos, foi atingido com um disparo de arma de fogo na região das costas e teve o seu carro levado por criminosos. Antônio era sargento da reserva remunerado, que é quando o policial cumpre mais de 30 anos de carreira e solicita aposentadoria, explica a PM. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas Antônio Carlos não resistiu. No período da tarde, a Polícia Militar informou que a dupla, antes de assaltar o PM, já tinha roubado funcionários de um posto de combustíveis e pessoas que estavam em um ponto de ônibus. Já no fim da tarde deste sábado, durante buscas, a polícia informou que encontrou o adolescente de 17 anos, suspeito efetuar o disparo contra o sargento. Houve um tiroteio e o adolescente foi encaminhado para o Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), mas não resistiu aos ferimentos. A PM continua as buscas para encontrar o outro rapaz que participou do assalto. Ainda não há detalhes sobre o enterro do policial aposentado. O policial deixa uma filha. 



Bahia: Preço do Azeite de dendê dispara e produto some do mercado

Foto: Reprodução

Elemento central na culinária baiana, a cultura do dendê vive uma crise histórica na Bahia. Na atual entressafra, os preços do dendê dispararam -- o galão do azeite de 16 litros ficou 130% mais caro, saltando de R$ 65 em fevereiro para R$ 150 em agosto. Uma série de fatores explica queda, o que inclui regime de chuvas, luz e umidade. Mas a principal explicação está na menor produtividade, resultado da falta de recursos para investir em adubação e renovação das palmeiras. A Bahia já foi o maior produtor de dendê do país, mas a cultura entrou em declínio tanto no agronegócio quanto na agricultura familiar, com queda na produção e redução das áreas de plantio. Dados do último censo agropecuário do IBGE levantados pelo jornal Folha de S.Paulo, apontam uma produção de 13,8 mil toneladas o estado em 2017. O estado é o segundo produtor do Brasil, mas com uma diferença abissal para o Pará, que estruturou e profissionalizou sua cadeia e colhe 816 mil toneladas por ano, equivalente da 97% da produção do país. O ideal é que dendezeiros sejam substituídos por novos a cada 30 anos, mas na Misericórdia, maior fazenda produtora da Bahia, as árvores já chegam a 40 anos. Com isso, uma produtividade que poderia chegar a 18 toneladas por hectare está em 2,3 ton/ha. 



Brumado: 7 pacientes estão hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: 97NEWS

No sábado (22), o município de Brumado registrou 737 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 21,26% do total de 3468 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 88 pacientes em tratamento e 640 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 1262 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado registra mais uma morte por Covid-19; trata-se de uma idosa de 76 anos

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21), o município de Brumado registrou mais um óbito por Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de uma idosa de 76 anos. De acordo com a Sesau ela, era diabética e foi diagnosticada com sintomas da doença no dia 07 de julho. Foi internada em 14 de julho, apos o exame confirmar positivo para a doença. No dia seguinte, 15 de julho, foi transferida para a cidade de Salvador. Conforme a Secretaria, ela veio a óbito nesta quinta-feira (20) por complicações da doença. No total, Brumado registra 734 casos confirmados da doença. São 3.426 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações e 108 pacientes em tratamento e 617 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.262 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Em reunião, Prefeitura recomenda que bares e restaurantes criem protocolos de atendimento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o número de casos ativos crescendo a cada dia em Brumado, a Prefeitura Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (21), uma reunião de extrema urgência com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidades religiosas, Polícia Militar, donos de bares e restaurantes, vigilância sanitária e sociedade civil. Durante a reunião, o secretário de saúde, Cláudio Feres, chamou a atenção dos donos de estabelecimentos que voltaram a vender e permitir o consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos. Segundo argumentou o secretário durante a reunião, o retorno aconteceu sem que fosse realizado um protocolo de segurança, o que pode aumentar ainda mais a disseminação do coronavírus. "Essa retomada pode ter provocado novas notificações suspeitas da Covid-19 e, até dobrando este número após estes estabelecimentos reabrirem ao público", disse na reunião. Ele ainda informou que o número de internações no Centro de Atendimento a Covid-19 (UPA 24h) aumentasse, o que pode vir a provocar um colapso na saúde municipal. Como medida de segurança, a pasta de Saúde sugeriu aos donos de bares e restaurantes que montem um protocolo único a ser seguido por todos os estabelecimentos. Além disso, os proprietários deverão ainda ficar atentos para que clientes e funcionários cumpram as determinações. "Este protocolo deve ser apresentado na próxima reunião. Caso não seja apresentando um protocolo, ou os casos não estabilizem, será definitivamente proibida a abertura de bares e restaurantes", afirmou Feres. Conforme a Prefeitura, haverá uma fiscalização nos estabelecimentos, e se, caso haja descumprimento será suspenso o alvará das empresas que descumprirem as medidas. A próxima reunião está prevista para a próxima sexta-feira, dia 28. 



Governo desperdiçou mais de R$ 12 milhões destinados ao combate à Covid-19

Foto: Divulgação

Do montante destinado em Medidas Provisórias (MPs) para o combate à Covid-19, o governo federal já desperdiçou R$ 12,9 milhões. Isso porque as MPs perderam a validade sem que todo o dinheiro previsto fosse gasto. Esses dados são do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que tem acompanhado os investimentos do Ministério da Saúde semanalmente. "Estamos em uma situação emergencial. Não tem explicação para a demora em gastar", disse o economista Francisco Funcia, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, outras duas medidas vencem em breve: a MP 967, que previa gastos de R$ 5,5 bilhões, mas até agora R$ 3 bilhões permanecem nos cofres públicos, e a MP 969, que previa R$ 10 bilhões e teve 54%, ou seja, R$ 5,4 bilhões gastos até agora. Enquanto a primeira expira no dia 16 de setembro, a segunda vence no dia 17. Em meio à essa situação, o CNS questiona o Ministério da Saúde sobre o cancelamento de empenhos e em que ações os recursos deixaram de ser gastos.



Brumado: Após aumentar o número de casos ativos da Covid-19, reunião no paço municipal pode alterar flexibilizações

Foto: Arquivo l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde do município de Brumado convidou representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar, representantes da sociedade civil, comerciantes e líderes religiosos para discutirem o avanço no número de mortes e casos ativos da Covid-19 na Capital do Minério. No boletim divulgado na tarde de ontem (20), o município registrou em 24 horas, 32 novos casos de coronavírus, totalizando 88 casos ativos da doença. Além disso o número de hospitalizados passou de quatro, para 6 pacientes. Um dado que chamou a atenção foi  número de casos confirmados, que chegou a 706. Outra preocupação foi com relação ao número de óbitos, que já são oito. Em contato com o secretário de administração, João Nolasco, o gestor da pasta adiantou que, desde a manhã de hoje (21), a administração municipal está reunida com representantes do comércio, órgãos da justiça e membros religiosos. Segundo ele, ainda na tarde de quinta-feira, o secretário de saúde, Cláudio Feres, já havia manifestado preocupação com relação ao aumento no número de casos. "Na tarde de ontem, o secretário juntamente com o prefeito, solicitou de imediato que fosse marcada uma reunião na manhã de hoje [21] com toda a equipe. E assim foi feito, estamos reunidos aqui ainda na prefeitura com a CDL, Polícia Militar, donos de bares, representantes da sociedade civil e religiosos, justamente discutindo o assunto", ressalta Nolasco. De acordo com ele, no momento ainda não há uma decisão final do que vai acontecer. "Através dessa reunião, poderemos tomar medidas que venha conter e também não venha sufocar nenhum órgão ou o próprio comércio, e essa decisão só vai acontecer ao final da reunião", afirmou João Nolasco, secretário de administração do município de Brumado.



PM apreende veículo com sinais identificadores adulterados em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na última quinta-feira (20), após informações do Cicom, uma guarnição do PETO deslocou-se até a Praça Armindo Azevedo, em Brumado, para averiguar uma situação de um veículo com sinais identificadores adulterados. Sendo assim, a guarnição procedeu com a abordagem e conduziu o proprietário  e o veículo para a Delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Brumado: Com 16 caminhões na ativa, 'Operação Pipa' leva água para diversas comunidades rurais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado renovou o Decreto de seca, e 16 caminhões pipas continuam levando água tratada para as áreas afetadas pela estiagem. Diante desta situação, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos deu continuidade a “Operação Carro-Pipa”. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Exército Brasileiro, a operação leva água potável para várias comunidades rurais de Brumado. Ao todo são 310 comunidades beneficiadas, André Barros, secretário de meio ambiente e recursos hídricos, esclarece que a Capital do Minério tem uma região rural muito extensa, e que boa parte dela é afetada pela falta de chuvas. “A nossa região é uma área constantemente atingida pela seca, então esses decretos se fazem necessários, uma vez que a operação necessita da continuidade da entrega de água às comunidades”, disse ao site 97NEWS. Segundo ele, os decretos de seca são renovados a cada seis meses, e em cada comunidade, existe um controlador que monitora a efetiva distribuição do líquido para consumo. "Há mais de dez anos, a operação tem sido o socorro de diversas famílias nas comunidades rurais, no município", salientou Barros.