ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Abate de bezerras no frigorífico de Brumado gera polêmica e secretário geral da ADAB explica ação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a apreensão de 105 bovinos na noite da última quarta-feira, dia 30 de setembro, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB) autorizou o abate dos animais no frigorífico de Brumado. Na ação fiscais da ADAB realizaram a abordagem de cinco veículos que trafegavam na rodovia, mas dois deles conseguiram fugir. Em um dos veículos, cerca de 105 bezerras eram transportadas sem a Guia de Transporte Animal (GTA) e documento fiscal. Já os outros dois veículos possuía a GTA, mas segundo a Agência, os documentos eram falsos. No dia seguinte, na quinta-feira, 1º de outubro, os animais foram abatidos e gerou polêmica entre os criadores. Um deles chegou a gravar vídeos dos animais sendo abatidos no frigorífico e espalhou nas redes sociais. "Nós precisando de matrizes e olha o que está acontecendo com as nossas bezerras. O nosso país como é que está a situação", diz no vídeo Luciano Santos de Assis do município de Maracás. 

 

Indignado, Luciano Santos de Assis gravou um vídeo - Foto: Reprodução l Vídeo

Em respostas ao abate, o diretor geral da ADAB, Maurício Barcelar, explicou que a ação foi em defesa da pecuária do Estado. "A pecuária baiana gera renda para muitas famílias e por isso é um patrimônio. Este caso específico, foi um caso bastante estudado pela ADAB, e um animal para ser abatido, ele precisa transitar sem documento sanitário e também precisa ser pesquisada sua origem. Caso a gente não consiga identificar a origem, ai sim, os animais são abatidos, que é o caso desses animais de Brumado", disse Barcelar. Ele ainda ressalta que sem os documentos necessários, todos os envolvidos podem sofrer punições. "Em ações como esta, o motorista e o proprietário da carga são multados", afirmou. 

 

Foto: Reprodução l Vídeo

De acordo com o diretor, as investigações começaram na última terça-feira, dia 29 de setembro no município de Castro Alves, no qual um fazendeiro da região havia procurado uma agência da ADAB em Santo Antônio de Jesus para solicitar uma GTA. "Esse fazendeiro emitiu a GTA de sua propriedade informando o transporte de 105 bezerras que seriam transferidas para outra propriedade em Jaborandi, no Oeste do estado. No outro dia, este mesmo fazendeiro foi com uma autorização falsa ao nosso escritório e emitiu uma guia de sua fazenda em Jaborandi para a fazenda dele, simulando uma compra. Apreendido esse gado pela nossa fiscalização, nosso fiscais foram até a fazenda de Jaborandi, aonde o proprietário disse que o seu gado não tinha saído da fazenda naquele período e nem havia autorizado alguém em seu nome emitir uma GTA", disse o diretor informando ainda que ficou comprovado a manipulação de documentos para o transporte de animais. "O gado levado para o frigorífico de Brumado foi  abatido por uma questão sanitária. E todos devem observar que, o gado transitava sem nenhuma nota fiscal, como se tivesse sendo transportado de uma propriedade para outra aqui na Bahia. Visto que nossa legislação, não solicita documento fiscal para o transporte de uma cidade à outra dentro do Estado, apenas o documento sanitário", afirma. Conforme Maurício, sem documento sanitário, este mesmo gado pode ter sido de origem ilícita. "E se esse gado for roubado? Ele saiu de onde. Nós da ADAB estamos atentos para fazer a defesa agropecuária desse Estado", finaliza o diretor geral da ADAB.

 



Mais 15 novos casos de coronavírus são registrados nas últimas 24h em Brumado

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (1º), o município de Brumado registrou 1545 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 5410. Entre os diagnósticos: 09 internações, 17 óbitos, 186 pacientes em tratamento e 1342 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 1798 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Justiça Eleitoral convoca representantes dos partidos e emissoras de rádio para preparatória do Horário Eleitoral Gratuito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da 90ª Zona Eleitoral convocou nesta quinta-feira (1º) os representantes legais dos partidos políticos e representantes das emissoras de rádio de Brumado, para reunião preparatória do Horário Eleitoral Gratuito. A reunião aconteceu na sala do juri Magna Maria Pereira Santos. Durante a reunião foram definidos o prazo de entrega de mídias à emissora Alternativa FM, que em sorteio, ficou responsável pela geração do material. Além disso, foi definida as especificações técnicas de formato das mídias, a forma de entrega das mídias que será por meio eletrônico. Segundo o juiz eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, cada partido será responsável pela distribuição dos horários aos candidatos registrados seguinda a proporção de candidatos e número de cadeiras previstas na Câmara. "Isso varia porque cada partido tem um determinado número. Então entregue as mídias, a emissora vai programar os horários específicos previsto em Lei, para divulgar as propagandas dos candidatos registrados", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sobre as propagandas em vias pública, caminhadas, comícios e outros eventos, o magistrado destacou que haverá uma próxima reunião com os representantes de coligações e partidos para tratar do assunto. "Nós sabemos que neste ano, estamos vivendo um momento excepcional devido a pandemia, então existem orientações do TSE e do Tribunal Regional da Bahia no sentido de conciliar o direito a propaganda, com o direito a vida e a saúde. Então os candidatos que promoverem eventos, eles tem que observar essas diretrizes sanitárias", afirma o juiz eleitoral. Já a exploração nas mídias sociais, Genivaldo chama a atenção para os possíveis abusos. "A Justiça Eleitoral está sim atenta, e um candidato pode fiscalizar o outro. Já temos inclusive representações por supostas propagandas irregulares via internet, então tudo isso está sendo objeto de atenção da Justiça Eleitoral", pontua o magistrado.

 



Bahia registra 1.524 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Composição l 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.524 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.794 curados (+0,6%). Dos 312.050 casos confirmados desde o início da pandemia, 298.001 já são considerados curados e 7.254 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 620.669 casos descartados e 75.750 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (1). Na Bahia, 26.188 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 51 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

 

 

Foto: Divulgação

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.



Brumado: Processo de impeachment do prefeito é arquivado na Câmara Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto Legislativo (nº 003), publicado no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (1º), a comissão processante decidiu pelo arquivamento do processo de impeachment em face do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo o documento, os membros José Carlos Marques Pessoa (PSB) e Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, votaram a favor do arquivamento; o presidente da Casa, o vereador Leonardo Vasconcelos (DEM), votou contra. Segundo a Câmara, a vereadora Ilka Abreu (DEM) não compareceu à votação. O referido decreto anulou o Decreto (nº 002/2020), que havia acatado a denúncia e, consequentemente, determinou o arquivamento da mesma. O prefeito estava sendo investigado por suposto desvio do recurso do Fundeb e possíveis irregularidades na merenda escolar. “Decido, em homenagem ao principio da autotutela, pela nulidade do Decreto Legislativo 002/2020 de 07 de julho de 2020 que acolheu a denúncia nº 001/2020, com espeque nos indícios I e II do Art. 5º do Decreto – Lei nº 201/67, e consequentemente determina o arquivamento da denúncia em face do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos”, decidiu o presidente da Câmara Municipal, o vereador Leonardo Vasconcelos.



Tanhaçu: ADAB apreende três caminhões transportado gado com GTA falsa; animais foram abatidos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma fiscalização efetuada pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB), apreendeu na noite de quarta-feira (30), no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, 105 bovinos que estavam sendo transportados em situação irregular, com Guia de Transporte Animal (GTA) falsificada e sem nota fiscal. Segundo a ADAB, outros dois veículos tinham cerca de 35 animais cada, com documentos que ainda precisam ser verificados, mas segundo o órgão, eles apresentam irregularidades. Esses animais estavam em três caminhões, que estavam vindo do estado de Minas Gerais sem apresentar a documentação sanitária necessária para o trânsito. "Nós estávamos retornando de uma fazenda na região de Tanhaçu, justamente para investigar a emissão de GTA falsa, quando nos deparamos na altura do distrito de Sussuarana com cerca de cinco caminhões, que seguiam em comboio. Durante a abordagem, dois deles conseguiram fugir", disse o fiscal da ADAB, Clemente Fernandes. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outros 70 bovinos também foram apreendidos com documentos que podem ter sido falsificados em Janaúba (MG). "Estamos averiguando bem para sermos justos. Estes não foram para abates ainda. Porque se de fato os documentos forem falsos, eles também vão para o abate no matadouro", afirma Fernandes. Os 105 animais que estavam com a documentação irregular foram encaminhados para o frigorífico de Brumado e hoje (1º) pela manhã foram abatidos. 

 



PRF-BA apreende cerca de 300 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-110

Foto: Divulgação l PRF

Policiais rodoviários foram averiguar uma denúncia de direção perigosa e acabaram apreendendo 300 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O flagrante ocorreu na noite de quarta-feira (30) em trecho da BR-110 de Ribeira do Pombal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a denúncia afirmava que o motorista de um caminhão dirigia a ponto de causar acidente ao fechar outro veiculo na pista. Os agentes saíram em diligência e conseguiram interceptar o veículo na altura do km 170. Na fiscalização, foi encontrada uma pequena porção de cocaína na cabine do veículo. Aos policiais, o motorista que apresentava nervosismo disse que a carroceria estava vazia. Desconfiados, os policiais decidiram aprofundar a vistoria e ao verificarem o compartimento de carga, descobriram diversas caixas com pacotes de cigarros. O total dava 300 mil maços. Preso em flagrante, o motorista, de 31 anos, foi encaminhado, com o veículo e a carga, para uma delegacia de Ribeira do Pombal. Ainda segundo a PRF-BA, o crime de contrabando está previsto no art. 334 do Código Penal e prevê pena de dois a cinco anos de prisão.



Tanhaçu: Candidato à reeleição 'copia' jingle de Neto de 2016

Foto: Reprodução l Rede Social

O prefeito e candidato à reeleição em Tanhaçu, usou um jingle que lembra o feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, na última eleição municipal. A semelhança apareceu em vídeo postado no último domingo (27) nas redes sociais do prefeito Jorge Teixeira da Rocha, o Doutor Jorge (DEM), como informou o site Bahia Notícias. Na conversa com a apresentadora, que elogia a música, Jorge parabenizou o autor da canção-propaganda, que seria da própria cidade de Tanhaçu. “Eu sou muito grato por seu elogio. Dizer que a gente tem muita pessoa aqui capaz, que pode fazer boas músicas, a gente não precisa recorrer a fora. Então, quero parabenizar a todos aqueles que nos ajudam, todos aqueles que cotidianamente estão proporcionando músicas cada vez melhores”, agradeceu. O jingle de Neto de 2016 foi feito pela publicitária Ana Luísa Almeida.



Bahia gerou mais de 9 mil postos de trabalho em agosto deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia gerou 9.420 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2020, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados na quarta-feira (30). De acordo com sistematização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), o resultado que decorre da diferença entre 43.764 admissões e 34.344 desligamentos. O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 3.392 postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo. O resultado é, também, superior ao registrado no mês imediatamente anterior, quando 3.182 postos celetistas foram gerados. Sete setores geraram postos: Indústria geral (+3.001 postos), Construção (+2.553 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.906 postos), Informação, comunicação e outras atividades (+1.477 postos), Comércio (+1.248 postos), Administração pública (+407 postos) e Transporte, armazenagem e correio (+21 postos). Não houve registro de novos postos em Serviços domésticos. Alojamento e alimentação (-1.069 postos) e Outros serviços (-124 postos) contabilizaram saldos negativos no mês de agosto de 2020. No acumulado do ano, o resultado exibe saldo negativo de 48.052 postos no estado, em função dos efeitos da pandemia, que também deixa impactos na região nordestina, com saldo negativo de 178.667 postos, e no país, com saldo negativo de 849.387 postos.



Brumado: Justiça Eleitoral cassa diploma do vereador Leonardo Vasconcelos e decreta inelegibilidade por 8 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em face de Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM) e Jobson da Cruz Rocha, por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Segundo a ação, por meio de Jobson, o vereador teria praticado captação ilícita de sufrágio e contratado irregularmente pessoas para atividades de mobilização, valendo-se de recursos que não transitaram por conta bancária específica. Vídeo com a possível compra de votos foi arrolado no processo, além do depoimento de diversas testemunhas. “Está provado, por depoimentos e documentos encaminhados pelo banco, que Leonardo Quinteiro Vasconcelos lançou-se candidato a vereador em Brumado, e, com o auxílio de Jobson da Cruz Rocha, contratou irregularmente dezenas ou centenas de pessoas para as atividades de mobilização, valendo-se de recursos que não transitaram pela conta bancária específica. As provas documental e testemunhal revelam escancarado abuso do poder econômico em relação a atividades de militância, transporte e pagamento a pessoas para agitarem bandeiras e comparecerem a comícios ou outros eventos promovidos pelo então candidato. Em relação a ambos os investigados, o conjunto probatório é robusto e revela o alcance e a gravidade das condutas. Por todo o exposto, julgo em parte procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico a Leonardo Quinteiro Vasconcelos e a Jobson da Cruz Rocha a pena de inelegibilidade para as eleições a serem realizadas nos oito anos subsequentes. Em relação a Leonardo Vasconcelos, eleito vereador, procedo à cassação do diploma”, sentenciou o juiz Genivaldo Alves Guimarães. Em se tratando de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos; é necessário que a sentença transite em julgado ou confirmada por órgão colegiado. Em nota, o vereador Leonardo declarou que: “estamos muito tranquilos e confiantes na Justiça. Quero frisar que continuarei exercendo a presidência do Legislativo normalmente e que não haverá nenhum prejuízo aos trabalhos”. Já Jobson da Cruz disse em nota que: “vamos continuar normalmente na nossa campanha com a cabeça erguida, pois estamos confiantes na justiça e que seremos absolvidos na estância superior”.

 



Coronavírus: 17 novos casos da Covid-19 é registrado em Brumado nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (30), o município de Brumado registrou 1.530 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 28,75% do total de 5.322 notificações. Entre os diagnósticos: 07 internações, 17 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 1.307 recuperados. No momento, 125 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.797 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Desatenção de motociclista causa acidente na Av. Coronel Santos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No início da tarde desta quarta-feira (30), por volta das 13h20, uma colisão entre uma moto e um veículo na Avenida Coronel Santos, em Brumado, deixou um motociclista ferido. De acordo com o condutor da picape Saveiro branca, ele trafegava no sentido centro ao bairro São Felix quando o motociclista tentou uma ultrapassagem proibida e colidiu contra o seu carro. Como não houve tempo para frear, o motociclista acabou se chocando contra o veículo. "O acidente só não foi mais grave porque eu conseguir desviar um pouco o carro para não atingir ele de frente", disse o motorista da Saveiro. O motociclista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Municipal. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) registrou a ocorrência. Segundo o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, o acidente pode ter sido provocado por falta de atenção por parte do motociclista. "Esse é mais um acidente envolvendo motocicleta em nosso município, e na maioria deles, as causas, são por conta da desatenção no trânsito. Aqui nesta via, é possível ver que há a sinalização, e além disso, é uma via de grande fluxo de veículos, por se tratar de uma via de entrada e saída da cidade", disse Ricardo. 

 



Após quatro dias de queda, casos ativos da Covid-19 voltam a subir na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou um aumento no número de casos ativos da Covid-19 após quatro dias de queda. Os dados foram divulgados no boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) desta quarta-feira (30), e revelam que o estado tem 6.744 casos ativos. Os dados mostram também que dos 310.526 casos confirmados desde o início da pandemia, 296.207 já são considerados curados e 2.274 foram registrados nas últimas 24 horas. O boletim registrou novas 47 mortes em razão da doença, totalizando 6.744 desde o início da pandemia, representando uma letalidade de 2,17%.



Sindicato dos Bancários acusa banco privado por descumprir acordo e demitir durante pandemia

Foto: Divulgação

Quebrando acordo firmado com o Sindicato dos Bancários durante o período de pandemia, o Bradesco estaria realizando demissões sem justa causa na cidade de Vitória da Conquista. Segundo o Sindicato, somente neste mês, o banco promoveu duas demissões injustificadas na base de Vitória da Conquista e Região. De acordo com a entidade, neste ano, o Bradesco já lucrou mais de R$ 7 bilhões e, mesmo assim, desrespeita o compromisso firmado com o movimento sindical, em abril deste ano, de não desligar bancários durante a pandemia da Covid-19. Conforme o Sindicato, além das demissões serem sem justa causa, em pelo menos um dos casos existe o agravante do funcionário possuir histórico de adoecimento causado pelo trabalho no banco. “Repudiamos essa postura do Bradesco que descumpre o acordo firmado com a categoria. Não é possível que o banco só pense em lucro e ataque seus funcionários, mesmo neste momento de crise. Vamos entrar em contato com o setor intersindical da região para tentar reverter estas demissões injustas”, afirma Giovania Souto, diretora de Saúde do SEEB/VCR.



Piatã: Moradores denunciam mineradora por poluição em nascente de rio

Foto: Divulgação

Moradores da zona rural da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, denunciam que uma mineradora tem poluído as nascentes de rios locais, além de lançar no ar um resíduo em pó que causa problemas respiratórios na população. O grupo conta que a atividade extrativista no local existe há cerca de nove anos. No entanto, em 2018, as atividades foram assumidas pela mineradora Brazil Iron que tem causado transtornos para a população. A mineradora fica em um ponto mais alto da zona rural da cidade, o que facilita a propagação dos resíduos pelo ar e a contaminação dos rios locais. As nascentes mais afetadas são as do Rio da Bocaína, que também é o nome da comunidade que está sofrendo com os transtornos.

O Rio da Bocaína é um afluente, direciona água para o Rio de Contas, que tem cerca de 620 km de extensão e corta a cidade. Ele é o principal da bacia de mesmo nome, uma das maiores da Bahia. "Tem uma nascente [do Bocaína] que é bem abaixo da mineração. Ela traz água para as pessoas que ficam mais próximas do morro. Nos períodos de chuva, desce uma lama que entra na nascente e só sai barro. Não tem condições de tomar essa água. Temos idosos com problemas respiratórios que já tiveram que ir para o hospital por causa da poeira", disse uma moradora ao site G1. Os moradores relatam também que além da poluição do ambiente, a comunidade tem sofrido com a poluição sonora. Segundo a reportagem, a população já entrou em contato com a prefeitura da cidade por meio da secretaria de Meio Ambiente do município. Além disso, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também já foi acionado. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Piatã informou que está acompanhando a situação e solicitou ao Inema uma fiscalização, que já foi feita. A secretaria ainda disse que aguarda o relatório do instituto para tomar providências com relação à mineradora. Em agosto, o grupo voltou a se reunir com representantes da empresa, que sempre pedem uma prorrogação de prazo para resolver o problema da comunidade.

 



Brumado: Prefeito é intimado para audiencia de instrução no processo que pode levar ao seu impeachment

Foto: Reprodução l Vídeo

Na tarde de terça-feira (29), o presidente da Comissão Processante entregou a intimação ao gestor municipal, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos. A oitiva do prefeito e das suas testemunhas acontece na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, sendo este um dos últimos atos da comissão, para daí então o relatório final ser concluído e o mesmo seguir para votação em sessão plenária na Câmara de Vereadores. Na última semana, a 1ª Primeira Promotoria de Justiça de Brumado por meio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) chegou a opinar favorável pela anulação da comissão processante. Segundo o promotor Millen Castro, a referida comissão, criada para seguimento do processo de cassação movido contra o gestor, teria sido formada em desacordo com a legislação pertinente e, por isso, seus atos devem ser anulados.

Foto: Divulgação

“Diante do exposto, como ficou demonstrada ilegalidade na forma como se formou a comissão processante, o Ministério Público pugna pela concessão da segurança pretendida, a fim de que a Comissão Processante nº 01/2020, criada pelo Decreto Legislativo nº 002/2020, seja desconstituída, por ter sido formada em desobediência ao estrito cumprimento do art. 5º, II, do Decreto-Lei nº 201/67, e consequentemente, que sejam anulados os atos por ela praticados”, determinou. Durante a entrega do documento houve um clima de tensão, entre o gestor os membros da Comissão Processante. Segundo apurou o site 97NEWS, devido às alegações do prefeito sobre os riscos da Covid-19, o seu interrogatório vai ser virtual, não sendo necessária sua presença física. 

 



Estudo garante que vacina americana é segura e gera anticorpos

Foto: Divulgação

A vacina desenvolvida pelo grupo Johnson & Johnson contra a Covid-19 é segura e induziu resposta imune mesmo após uma única aplicação, segundo resultados preliminares e parciais da empresa. No Brasil, segundo a Anvisa, 7 mil pessoas vão receber a vacina ainda em testes. Segundo o G1, os resultados são referentes a uma parte dos participantes das fases 1 e 2, que foram conduzidas de forma conjunta. Na semana passada, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo, com 60 mil voluntários.



Começa hoje pagamento do auxílio emergencial de R$ 300 para nascidos em janeiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa começa a pagar nesta quarta-feira (30) a primeira parcela extra do auxílio emergencial de R$ 300 para 2,2 milhões pessoas nascidos em janeiro. O pagamento será por meio de depósito em conta poupança digital e o saque liberado em 7 de novembro, de acordo com o calendário do ciclo 3. Também nesta quarta, 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família, com NIS final 0, recebem a parcela de R$ 300, finalizando o calendário da primeira parcela residual para esse grupo, que segue as datas regulares do programa. Agora mais quatro com valor menor, de R$ 300, serão pagas até dezembro. O benefício já foi pago a 67,2 milhões de pessoas, num total de mais de R$ 213,8 bilhões.



Brumado ultrapassa os 1500 casos da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (29), o município de Brumado registrou 1.513 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 28,71% do total de 5.156 notificações. Entre os diagnósticos: 07 internações, 17 óbitos, 210 pacientes em tratamento e 1.286 recuperados. No momento, 84 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.797 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Vinte candidatos se autodeclaram analfabetos nas eleições deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As eleições municipais deste ano terão 20 candidatos autodeclarados como analfabetos. Dezenove deles concorrem ao cargo de vereador e um ocupa a vaga de candidato a vice-prefeito de Monte Alegre, no Pará. As candidaturas para o Legislativo estão espalhadas em todas as regiões do país. A maior parte dos candidatos no pleito, 38,1% do total, possui ensino médio completo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 24,2% declararam ter ensino superior completo, 12,2%, disseram ter o ensino fundamental completo e outros 3,1% declararam apenas ler e escrever.