ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga


Brumado: Boletim aponta 258 pessoas em tratamento e 8 hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (02), o município de Brumado registrou 2.445 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 08 internações, 29 óbitos, 258 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Clínica Mais Vida engajada na campanha oferece condições especiais para realização de Ultrassonografia da Próstata

Foto: Divulgação

O Novembro Azul é o mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A Clínica Mais Vida abraçando essa importante campanha de conscientização está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul oferecendo condições especiais para a realização de ultrassonografia da próstata por via abdominal. A prevenção é o melhor remédio. Procure nosso urologista e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Eleições 2020: MPE opina pela não divulgação de pesquisa eleitoral em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), apresentou nesta segunda-feira (02), por meio do Promotor, Millen Castro Medeiros de Moura, da Promotoria Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, uma Manifestação nos autos do Processo n° 0600655-96.2020.6.05.0090, que se trata de uma representação contra uma Pesquisa Eleitoral realizada pela Opinião Pesquisa e Assessoria. A representação foi apresentada pela coligação "Um novo Caminho Para Brumado" formada pelos partidos: Republicanos, PDT, Podemos e Democratas, onde foi alegada que existem indícios de Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta pela empresa acima citada, como também indícios de outras irregularidades na realização das pesquisas, onde a empresa Brumado Urgente Eireli aparece como contratante, e segundo a Representação, pelo fato da empresa manter contratos com a atual Administração Municipal, levanta suspeitas quanto a origem dos recursos e os verdadeiros contratantes da pesquisa eleitoral. Na petição inicial a coligação Um Novo Caminho Para Brumado, entre outros argumentos relata que não houve o cumprimento dos requisitos postulados no artigo 33 da Lei das Eleições, pois não se especificou em quais bairros a pesquisa fora realizada, bem como salientou que o resultado seria tendencioso: “não é possível verificar em qual área foram feitos os questionários, tampouco o número de eleitores consultados em cada local da pesquisa, impossibilitando a fiscalização e o controle da lisura acerca dos resultados obtidos." 

Foto: Reprodução l Rede Social

A coligação questionou na Justiça ainda que o então candidato a releição, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já sabia do resultado da pesquisa, e para isso juntou ao processo um vídeo em que mostra o então Prefeito adiantando os resultados: "Como já citado no início da petição, o candidato Eduardo Vasconcelos, em um de seus eventos políticos, cita que fora realizada uma pesquisa no município e que fará outra, mencionando que 'o olho pequeno estava com 41% e o olho maior estava com 14% e Dr. Geraldo com 8%', conforme podemos verificar no vídeo no tempo 4m:28s, que teve grande circulação no aplicativo de mensagem. Dessa forma, demonstra, mais uma vez, a necessidade da suspensão da pesquisa solicitada por empresa que mantém contrato com a atual gestão municipal.” O Promotor Eleitoral corroborou com os argumentos da coligação Um Novo Caminho Para Brumado e manifestou-se pela procedência parcial dos pedidos da representação. "Diante do exposto, verificando-se a irregularidade na pesquisa eleitoral, registrada sob o número BA 03716/2020, o Ministério Público manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos da representação, a fim de impedir a divulgação da pesquisa impugnada, sem, contudo, aplicar a pretendida multa requerida no item E da inicial porque não há, nos autos, provas de que o resultado da pesquisa tenha sido tornado público e o art. 17 da Resolução n° 23.600/2019 só pune a divulgação, e não a sua realização ou registro", conclui o Promotor Eleitoral Millen Castro Medeiros de Moura.

 



Polícia acaba com festa de paredão em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na noite do último domingo (1º), policiais da 46ª CIPM do município de Livramento de Nossa Senhora foram informados de que no bairro Jurema, acontecia uma festa com um "Paredão de Som". Diante dos fatos, segundo a PM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), por volta das 19h, se deslocou ao local comprovando a veracidade dos fatos. Ao chegar ao local, a guarnição do Peto encontrou em torno de 500 pessoas que foram dispersadas. Os policiais também constataram ao chegarem ao local, que não havia mais som automotivo ligado, restando orientar as pessoas presentes que deixassem aquele local. Os presentes deixaram o local sem oferecer resistência.



Brumado: Máquina caça-níquel é apreendida durante ronda do PETO

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

No último sábado (31), por volta das 22h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pelo bairro das Flores, em Brumado, avistou um grupo de pessoas em torno de uma máquina no interior de um bar. Segundo a 34ª CIPM, diante do fato, a guarnição procedeu com a abordagem e constatou ser uma máquina de “caça-níquel". Aos policiais, o proprietário do estabelecimento disse que não era dono da máquina, e que, apenas ganhava comissão da máquina. De acordo com a PM, nessas circunstâncias, a máquina e o dono do bar foram conduzidos para a Delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Senado pode votar mudança na concessão de transporte interestadual

Foto: Luciano Santos l 97News

O Senado deverá votar esta semana projeto de Lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. A proposta, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada por Acir Gurgacz (PDT-RO), tem apoio de outros senadores e pode ser incluída na pauta de votação da semana, que será definida na reunião de líderes. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor. O projeto considera que uma escolha pode ser feita por licitação, com transparência e definição clara de prazos dessa concessão. “O transporte rodoviário de passageiros, seja este urbano, semiurbano ou interestadual, cumpre uma importantíssima função social […] Nesse sentido, precisamos garantir a disponibilidade do serviço por meio de contratos sólidos e duradouros [...]”, afirmou Gurgacz em seu relatório. Para o relator, “a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], em plena pandemia, tem emitido autorizações sem qualquer critério técnico ou estudo de viabilidade operacional”. Segundo ele, em um período em que o setor enfrenta uma redução de 70% no número de passageiros transportados, “esse tipo de atitude levará o sistema de transporte interestadual e internacional de passageiros ao colapso”.

 



Feriado em Brumado é de céu nublado e muita chuva

Foto: Luciano Santos l 97News

Brumado e cidades da região sudoeste amanheceram com céu nublado e muita chuva nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. Após o final de semana de períodos de chuva, o mau tempo predominou nesta segunda-feira. A previsão é de que a chuva permaneça até a próxima sexta-feira (6). A Capital do Minério não apresentou alagamentos, mas houve acúmulo de água em alguns pontos da cidade. 

Foto: Reprodução l Seagri

De acordo com o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta segunda, a temperatura em Brumado varia entre 19ºC e 22ºC. O Seagri aponta que o tempo encoberto permanece ao longo da semana. Durante a semana, o dia de maior precipitação no tempo será na quinta-feira (05), com 32mm de chuva.

 



Secretário de Saúde da Bahia diz que Brasil ainda não vive uma segunda onda

Foto: Luciano Santos l 97News

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, reclamou dos eventos políticos do Estado que têm causado aglomerações e aumento da taxa de contágio da Covid-19. “Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas”, disse o secretário, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Para ele, o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas. Ele diz que o país não vive segunda onda ainda, mas uma “maré alta”.



Laudo do IML aponta que Tom Veiga, intérprete do Louro José, sofreu AVC

Foto: Reprodução

A morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José, foi ocasionada por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. As informações são da revista Época. O quadro é caracterizado pelo rompimento de um vaso -- artéria ou veia -- dentro do cérebro, fazendo com que o  sangue extravase. “Hemorragia intra craniana por rotura de aneurisma cerebral”, é o que diz o laudo do Instituto Médico Legal (IML) ao qual a publicação teve acesso. A necropsia no corpo de Veiga ficou pronta na noite de domingo (1º). O intérprete do Louro José foi encontrado morto em seu apartamento, durante a tarde de ontem, na Zona Oeste do Rio. O AVC hemorrágico mais frequente é causado devido a um pico elevado de pressão arterial.



Brumado: 29° morte é confirmada por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Neste domingo (1°), o município de Brumado registra 2.435 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 10 internações, 29 óbitos, 248 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, do 'Mais Você', morre no Rio

Foto: Reprodução l TV Globo

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). As informações são do site G1. Veiga trabalhou no "Mais Você" por mais de 20 anos interpretando o boneco. O personagem foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala", lembrou ela, em depoimento.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Várias pessoas foram testadas para manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote". Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte. Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele. "Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas".



Médico de Bolsonaro diz que vacina contra Covid matou brasileiro

Foto: Reprodução l Rede Social

Médico do presidente Jair Bolsonaro, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, divulgou uma mensagem de áudio em que afirma que a vacina contra Covid-19 matou um voluntário brasileiro e que as pessoas não devem ser cobaias. De acordo com a Folha de São Paulo, o áudio está circulando em grupos de WhatsApp e foi confirmado a veracidade. Em uma gravação de cinco minutos, Macedo se identifica como “cirurgião do aparelho digestivo, e conhecido no Brasil inteiro”. Ele pede ainda “respeito aos brasileiros, nós não somos cobaias para sermos testadas com vacinas que não têm aprovação de ninguém”. O médico de Bolsonaro diz ainda que os testes precisam ser feitos com “mais seriedade, com menos oba-oba, de modo que não se admita que um médico de 28 anos de idade morra testando uma vacina”. Na verdade, o médico que fazia parte do estudo do imunizante recebeu placebo no lugar da vacina, o que não tem nenhum efeito colateral. Sua morte foi decorrente da Covid-19. Ele atuava no grupo de frente em combate à pandemia. A Coronavac, imunizante contra a Covid-19 criado pela chinesa Sinovac e que será produzida no Brasil em conjunto com o Instituto Butantan, mostrou-se segura em seu teste da chamada fase 3 (a última antes da aprovação) em 50 mil voluntários na China.??O cirurgião afirma também, no áudio, que a Covid-19, “se for bem tratada, não mata ninguém”. Até a noite de sábado (31), 159,9 mil pessoas haviam morrido em decorrência da Covid no Brasil.



Começou neste domingo (1º), a segunda etapa de vacinação contra aftosa

Foto: Luciano Santos l 97News

A segunda etapa de vacinação contra aftosa para bovinos e bubalinos de até dois anos de idade pode ser feita a partir deste domingo (1°). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a meta é imunizar 3,3 milhões de animais no estado nessa fase. Caso o produtor não vacine nem declare os animais, ele fica proibido de vender ou transportar o rebanho. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, o produtor pode realizar a declaração da vacina pela internet, no site da Adab, ou nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais. A primeira etapa da vacinação, feita no primeiro semestre deste ano, atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias. Foram vacinados cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades do estado.



TRE-BA lança canal para denúncias de aglomeração nas eleições

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou no sábado (31), o Disque-Aglomeração exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. O canal é coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança - Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, e conta, também, com o assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. 



Empresários dizem a Bolsonaro que não há risco de faltar soja, mas preço não vai baixar

Foto: Reprodução

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na quarta-feira (28), grandes empresários da soja garantiram a ele que o produto não faltará no Brasil. Nem a soja nem o óleo de soja sumirá das prateleiras até a próxima safra, no início de 2021. No entanto, eles também salientaram que o preço não vai baixar. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, eles argumentam que as cotações seguem em alta no exterior e a próxima safra já está quase toda vendida. Outro fator que contribui para a manutenção do preço em alta é o lockdown na Argentina. De acordo com esses empresários, a medida fez com que compradores buscassem mais o Brasil. Ao ouvir as justificativas, Bolsonaro disse que não imporá restrições às exportações. Mas pediu que os produtores pensem na situação do país.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Aracatu: Candidatos à prefeitura decidem suspender atos de campanha presenciais

Foto: Reprodução l Rede Social

Em reunião realizada na última terça-feira (27), representantes dos dois candidatos à prefeitura de Aracatu, Valvinha (PSD) e Braulina (Republicanos), decidiram, sob a coordenação do promotor de Justiça da 90ª Zona Eleitoral, Millen Castro Medeiros de Moura, pela suspensão de todo e qualquer ato de campanha ou propaganda política presencial, como comícios, passeatas, reuniões públicas, carreatas e caminhadas. A medida leva em conta a dificuldade de partidos, candidatos e coligações garantirem o limite de 100 pessoas nos eventos, conforme estabelecido nas recomendações sanitárias do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a fim de conter a proliferação do novo coronavírus. Na reunião, os presentes reconheceram a inviabilidade de se cumprir as resoluções sanitárias e concordaram, por unanimidade, por fazer cessar os atos de campanha que envolvam fogos de artifício e o emprego de paredão de som. “Tal deliberação espontânea decorre da autonomia das agremiações partidárias, que optaram por não mais fazer uso do seu direito à propaganda em locais públicos, em prol da preservação da saúde para evitar a disseminação do coronavírus”, contou o promotor. “O seu descumprimento somente poderá gerar ônus políticos diante da população, a quem deverá satisfação pelo compromisso assumido, não havendo sanção legal, uma vez que a legislação eleitoral não a estabelece, a não ser que haja determinação judicial, o que não houve neste caso”, comentou Millen. 



Livramento de Nossa Senhora: Polícia flagra rinha de galo em comunidade da zona rural

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) flagrou uma rinha de galo na zona rural da Matinha de Baixo, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as aves se encontravam em condições de desgaste, não tinham água e nem comida. Uma ave estava cega e outras com ferimentos nas pernas. Além disso, havia vários indícios de que o local era destinado ao uso de rinha, tais como: esporas, buchas, bicos, balanças, anabolizantes e um tambor, local onde os galos são colocados para brigar. A guarnição levou 17 galos e todos os objetos e equipamentos à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências legais. Os animais foram encaminhados a uma ONG local para cuidados e tratamento digno.



Brumado registra 23 novos casos da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (30), o município de Brumado registra 2.398 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 09 internações, 28 óbitos, 212 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 201 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Baiana de 18 anos dá à luz gêmeas siamesas; gêmeas estão interligadas pelo fígado

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (29), uma jovem de 18 anos deu à luz gêmeas siamesas, na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A jovem é moradora da Capital Baiana. Ela e os bebês estão clinicamente bem e respiram sem a necessidade de respiradores. A Sesab explicou ainda que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estão interligadas apenas pelo fígado. No entanto, exames complementares serão feitos para confirmar a suspeita. A cirurgia de separação deve ocorrer dentro de um mês, na própria maternidade, por um especialista de Goiás. A necessidade da espera é para que as bebês ganhem mais peso e tenham evolução da maturidade pulmonar, além de ser o período de conclusão dos exames.