ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Brumado confirma a 47ª morte por conta do novo coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira, 19 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.212 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.093. Entre os diagnósticos: 2 internações, 47 óbitos, 260 pacientes em tratamento e 3.905 recuperados. No momento, 133 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.166 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


Caoa pode substituir Ford na fábrica de Camaçari, afirma coluna

Foto: Divulgação

Uma esperança surgiu para recuperar os milhares de empregos perdidos após a saída da Ford da fábrica de Camaçari na última semana. Em entrevista para a coluna UOL carros, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, mostrou interesse em ocupar o espaço que a motadora americana deixou na Bahia. “Sempre tenho interesse em novos negócios, mas é preciso analisar todo o processo porque não queremos desgastar a nossa imagem. E só iremos para frente se eu sentir muita segurança”, disse o empresário. Segundo a coluna, a Cherry, uma das empresas chinesas que já foram contatadas para substituir a Ford, é a principal parceira da Caoa no Brasil, teria a preferência na negociação. O dono do grupo reforçou que é preciso que “o governo também precisa dar condições de trabalho”, e disse considerar bastante os incentivos fiscais do regime automotivo do Nordeste, prorrogado até 2025.



Vacina negociada pelo Governo da Bahia é rejeitada pela Anvisa

Foto: Divulgação

A vacina contra à Covid-19, negociada pelo governo da Bahia em um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) que garante até 50 milhões de doses da Sputnik V, teve seu pedido de utilização emergencial rejeitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, a restituição do pedido aconteceu porque os testes clínicos da Sputnik V no Brasil ainda não foram iniciados, e que o processo de aprovação poderá começar assim que iniciadas as pesquisas. “Há a necessidade de os estudos da vacina estarem em andamento para analisar o pedido de uso emergencial. Muitas informações faltantes são respondidas com o estudo em andamento no país,” explicou. “Quando o teste não existe, não há sentido iniciar análise de uso emergencial, por isso houve a restituição do pedido”, completou. Nesta terça-feira (19), o governador Rui Costa viajou para Brasília para tentar uma reunião com os ministros do Supremo Tribunal Federal, na tentativa de conseguir a liberação do imunizante, que já está sendo usado em outros países, como a Argentina.



Município de Brumado serviu como base de distribuição da Coronavac para microrregião

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com suas doses da Coronavac já entregues, diversos municípios baianos deram início à vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (19). É o caso de Brumado que já vacinou profissionais de saúde que atuam na linha de frente, como: Central de Atendimento Covid (UPA), SAMU 192, Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e na quarta-feira (20), a Casa dos Velhinhos. Em outros municípios da região como Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité, a imunização começou na tarde desta terça. De acordo com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a gestão municipal recebeu cerca de quatro mil doses. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sendo uma cidade estratégica na Região Sudoeste, Brumado foi uma das cidades escolhida para a distribuição regional. Cerca de 10 municípios receberam as dose na sede da Dires. Evangivaldo Alves Rocha, que faz parte da Base de Saúde da Região, informou que, além de Brumado, as cidades de Aracatu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape, Rio de Contas, Tanhaçu, Ituaçu e Ibicoara receberam as doses da Coronavac para imunização do público alvo.  



Brumado: Em nota, vereador denuncia que recebeu gabinete sem móveis e computadores

Foto: Divulgação

Eleito pelo PSB, o vereador Beto Bonelly, em nota de esclarecimento, denunciou as condições que recebeu o seu gabinete, assim que assumiu o pleito 2021/2024. O edil publicou na sua página na rede social alguns pontos para esclarecer a população sobre o ocorrido. Desde o ano passado, a Câmara Municipal aprovou o aumento do número de vereadores de 13 para 15, o que por consequência exigiu também o aumento do número de gabinetes, de forma a proporcionar aos novos vereadores boas condições de trabalho e para a recepção de pessoas. "Infelizmente isso não foi feito, e os novos gabinetes destinados não dispõem dos equipamentos e mobiliários suficientes para tais fins", diz parte da nota. Segundo Bonelly, no processo de divisão dos gabinetes, lhe foi destinado um destes novos locais, porém conforme o vereador, "desprovido de todo o tipo de equipamentos eletrônicos e mobiliários básicos, itens necessários ao desempenho de funções como representante municipal", escreveu. De acordo como o legislador, no dia 6 de Janeiro foi enviado um ofício ao atual presidente eleito da câmara municipal, José Carlos Marques Pessoa, o "José Carlos de Jonas", o informando a situação em que estava o gabinete e solicitando providências, mas segundo Beto, até o momento nada foi resolvido. "Destaco que sou constantemente abordado por populares, apoiadores e entusiastas de minha campanha que desejam encontrar-me em meu gabinete para apresentar sua realidade, suas necessidades e anseios, porém isto não está sendo possível no momento em virtude da ausência das mínimas condições de se estar recebendo pessoas lá, já que o gabinete nem mesmo possui uma cadeira para que elas possam se sentar e dialogar". Por fim, Bonelly afirmou que utiliza seu próprio notebook pessoal, para poder trabaalhar. "Espera-se que toda essa situação seja resolvida o quanto antes para que eu possa receber de portas abertas a população brumadense em meu gabinete e trabalhar em prol das medidas necessárias à melhoria de nossa cidade e da vida das pessoas que aqui estão", finaliza a nota de esclarecimento. 



Mais rápida, grave e letal entre jovens: médicos relatam

Foto: Reprodução l UOL

A velocidade e a gravidade da evolução da covid-19 em pacientes que buscam os prontos-socorros em Manaus têm chamado a atenção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Está inclusive formando infecções mais graves e em menos tempo do que a doença vista na primeira onda. Segundo o site UOL, relatos de profissionais atestam que a nova fase da covid-19 tem maior transmissibilidade causada por mutações que geraram uma nova variante no estado. Além disso, os dados mostram que pessoas mais jovens estão morrendo agora. Segundo registros de óbitos nos últimos 30 dias, quatro em cada dez vítimas fatais tinham menos de 60 anos no estado. "Algo de muito diferente está ocorrendo em Manaus. Não sei informar se é uma cepa nova ou se é algo diferente. Mas quem está na linha de frente está vendo um aumento da gravidade dos casos", contou a reportagem o infectologista e pesquisador Noaldo Lucena, que atua em clínica popular, atendimento domiciliar e hospitais públicos. As mudanças, diz, vão além da já sabida maior contagiosidade da nova variante do vírus. "Claramente estamos diante de um ser invisível que é muito mais patogênico e transmissível. Hoje chegam famílias inteiras com os sintomas ao mesmo tempo, antes era um de cada vez", disse ao site UOL Noaldo Lucena, infectologista.



Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega em Brumado; imunização começou na manhã desta terça-feira (19)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus chegou à Brumado por volta das 07h desta terça-feira (19). A carga saiu da capital Salvador com destino ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Em seguida, encaminhada a sede da 19ª Dires e depois para a Vigilância Epidemiológica. De acordo com o secretário municipal de saúde do município, Cláudio Soares Feres, Brumado recebeu 627 doses na primeira remessa de vacinas. "Essas doses serão direcionadas no primeiro momento aos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra ao coronavírus. Com esse intuito vacinaremos profissionais da UPA, Lacen, Hospital e aguardar a chegada das próximas vacinas", disse Feres que informou ainda que a segunda remeça pode chegar após duas semanas. "Sabemos que são duas doses, essa segunda remeça ainda esta com a Sesab em Salvador, e será enviada posteriormente ao município em até duas semanas", relatou. 

Bruna Cardoso foi a primeira a ser vacinada - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vacinação em Brumado começou por volta das 10h, no Centro de Atendimento Covid, localizado no bairro Malhada Branca. A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Bruna Cardoso, de 30 anos. Em entrevista ao site 97NEWS, a profissional que atua há 6 anos na área da saúde disse que a vacina trouxe mais perseverança para atuar na linha de frente contra o vírus. "É um prazer muito grande ser uma das primeiras a receber a dose da vacina em Brumado. Nos trás uma sensação de gratidão e de poder abraçar a causa sem pensar em mim, e sim, no próximo. Isso nos deixa mais forte para combater esse vírus que já destruiu várias famílias", contou a profissional. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é imunizar, com a Coronavac, também os idosos abrigados na "Casa dos Velhinhos", que com os colaboradores somam cerca de 30 pessoas.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Clínica Mais Vida traz para Brumado e região a médica Dra. Pâmela Araújo, que atua na área de Alergologia e Imunologia

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida, como tem feito nos seus sete anos de existência, sempre na busca da oferta do melhor serviço na área de saúde para Brumado e região, mais uma vez amplia seu quadro através da parceria com a médica Dra. Pâmela Santos de Araújo que atua na área de alergologia e imunologia. A alergologia/imunologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas da disfunção do sistema imune. Dra. Pâmela salienta que existem as doenças mais comuns, que fazem parte do cotidiano: rinite, dermatite de contato, dermatite atópica, alergias alimentares, alergias a medicamento, conjuntivite alérgica, asma, anafilaxia, entre outras. Ressalta que é possível ter uma vida de qualidade com tratamentos específicos, que devem ser realizados por um especialista na área. Dra. Pâmela destaca que existem as pessoas que nascem com predisposição genética a terem alergia e desta forma o sistema imune enxerga a substância existente no alimento como inimigo, desencadeando o processo alérgico. Os alimentos que mais causam alergias alimentares são: leite, ovo, amendoim, frutos do mar, trigo, soja, entre outras. Porém, com a idade pode ir criando tolerância e não mais ter reações a aqueles alimentos. Portanto, ao apresentar quadro alérgico é necessário procurar um especialista a fim de realizar uma avaliação e o tratamento específico. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegam em Salvador

Foto: Reprodução

As 376.600 doses vieram de um voo partido de Belo Horizonte e irão vacinar cerca de 188 mil pessoas no estado. Recepcionaram a aeronave o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas,. Segundo Vilas-Boas, as primeiras doses foram armazenadas em câmaras frigoríficas instaladas na sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A meta do governo estadual é começar a despachar os imunizantes para os municípios ainda esta noite, em uma operação que deve adentrar a madrugada de terça-feira (19). Após o processo de conferência e separação das doses, o envio das vacinas para os municípios será feito por sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para as demais cidades.



Nova doença pode gerar pandemia mais letal que Covid-19, alerta especialista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O microbiologista congolês Jean-Jacques Muyembe Tamfum, alertou para uma nova pandemia que pode ser mais letal que a Covid-19. Para a CNN, o especialista contou sobre o caso de uma paciente que apresentava sintomas da ebola, mas exames deram negativo para a doença. O cientista, que é um dos médicos que ajudou a descobrir o vírus ebola, no Congo, em 1976, teme que essa seja uma “doença X”, um conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) para alguma efermidade inesperada ou desconhecida que ainda pode aparecer. Tamfum acredita que um novo patógeno seguirá o mesmo padrão de transmissão de outras doenças, passando de animais para seres humanos. “Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão. E é isso que constitui uma ameaça à humanidade”, afirmou o pesquisador à CNN.



Bahia: Pelo menos dez cidades devem receber vacinas contra Covid-19 nesta segunda

Foto: Divulgação

Pelo menos dez cidades do interior da Bahia devem receber doses da vacina Coronavac contra Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). Os insumos estão previstos para chegar a Salvador por volta das 18h e devem começar a ser distribuídos para os municípios 3h após. No território baiano, os materiais serão transportados por aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A escolha das cidades foi feita levando em consideração a iluminação dos aeroportos desses locais, que são elas: Irecê, Lençois, Juazeiro, Barreiras, Guanambi, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, cada município receber as doses do imunizante, a vacinação pode ser iniciada imediatamente, no entanto, ressaltou que deve haver ordem para que o processo de imunização seja seguro. Um idoso, que vive um asilo de Salvador, será a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia. De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a aplicação pode ocorrer ainda nesta segunda-feira (18) a depender do horário que os imunizantes chegarem a Salvador.



Vacinação contra Covid-19 na Bahia deve durar 16 meses, estima Fábio Vilas-Boas

Foto: Divulgação

Com previsão de início para até quarta-feira (20), a vacinação contra Covid-19 na Bahia deve levar um ano e quatro meses. Este é o prazo para imunizar toda a população contra a doença, estima o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.  “A vacinação dos grupos considerados prioritários deve ser concluída em quatro meses. A partir do quinto mês, está liberada vacinação dos grupos não prioritários, que deve durar 12 meses”, explicou Vilas-Boas em entrevista nesta segunda-feira (18) a impresa baiana.



Profissionais de saúde compõem grupo da 1ª fase de vacinação contra Covid-19 em Brumado, diz secretário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O grupo prioritário para receber a primeira fase de vacinação contra a Covid-19, em Brumado, é formado por cerca de 700 profissionais, segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Em entrevista ao site 97NEWS, ele afirmou que ainda não tem uma data prevista para a vacinação, e que, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em primeiro momento, é atender os trabalhadores do setor de saúde, tanto da capital como no interior. "A vacina já se encontra em Salvador, são aproximadamente 360 mil doses, sendo 180 mil delas para o interior", disse Feres. Apesar da expectativa com o anúncio para a aplicação das doses da vacina, o secretário disse, nesta segunda-feira (18), que a SESAB ainda não definiu o quantitativo para cada cidade. "Estamos aguardando até o final do dia onde vai ser divulgada uma planilha com a quantidade para cada cidade. Mas algumas informações extraoficiais dão conta que essa primeira etapa é pra vacinar os profissionais que estão na linha de frente contra o coronavírus", afirma Cláudio Feres. O secretário municipal informou que, quando começarem os trabalhos de imunização, o grupo receberá as vacinas nos locais de trabalho. "Essas vacinas não vão para os postos de saúde. Nós vamos encaminhar direto para as unidades beneficiadas, devido ao quantitativo. Quando a gente começar a receber as doses em larga escala, ai sim, nós vamos disponibilizar para às unidades, vacinando o público alvo", disse Cláudio. A data da vacinação, contudo, depende da decisão da SESAB salientou o secretário. Sobre os profissionais de saúde que receberão as primeiras doses de vacina no município, Feres afirmou que vai depender da quantidade de doses. "Nós faremos a comunicação assim que o município tiver as vacinas, inclusive pela imprensa, e inciaremos a imunização o mais rápido possível dos cerca de 700 profissionais de saúde que Brumado possui", garantiu. Sobre os insumos, Feres disse que apesar da falta de materiais importantes e a alta nos preços, ele confirmou ainda que o município tem os insumos preparados para iniciar a vacinação, além de equipes treinadas. "A equipe de imunização já está com toda a estratégia traçada e treinada", afirmou.



Cidemar vence Covid-19 e tem reencontro emocionante com a família; vídeo

Foto: Reprodução

O Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), em Vitória da Conquista, comemorou mais uma alta de paciente recuperado de Covid-19, no último sábado (17). O empresário Cidemar da Silva Aguiar foi recepcionado pela família, que trouxe cartazes para agradecer o atendimento prestado pelos profissionais. O paciente deu entrada no HCC em dezembro de 2020 em estado grave. Ele ficou vários dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, boa parte intubado. Os dois filhos de Cidemar e a esposa acompanharam a alta de Aguiar. Amigos e parentes também estiveram na unidade de saúde. “Sabíamos da força do nosso Cidemar. Mas também do esforço, da competência, da capacidade e da dedicação de cada um de vocês. Recebam nossa eterna gratidão”, disse um parente ao site. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver diversos cartazes de incentivo, agradecimento a Deus e aos profissionais de saúde que cuidaram do empresário. Em boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município de Brumado ultrapassou 12 mil casos notificados. A divulgação aponta ainda que 87 pacientes aguardam resultado laboratorial, 7.067 exames foram descartados e 4. 165 pacientes já se contaminaram com o coronavírus. Além disso, 03 pacientes estão hospitalizados e já registramos 46 óbitos. 267 pacientes seguem em tratamento por conta da Covid-19. 3.852 pacientes já se curaram da doença. 

Foto: Divulgação


Após veículo capotar duas vezes, família sobrevive a acidente na BR-030 entre Brumado e Ibitira

Foto: Luciano Santos l 97News

Um veículo com quatro ocupantes da mesma família, pai, mãe, uma cunhada e uma criança, capotou duas vezes no Km-319 da BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, região do município de Rio do Antônio, na última sexta-feira (15). Em entrevista ao 97NEWS, Uelinton Ribeiro Nunes, de 44 anos, disse que ele e sua família nasceram novamente. "Estou sentindo um pouco de dor embaixo do peito mas já fui atendido". A família viajou de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do Estado para o litoral de Itacaré no último dia 10 de janeiro. Na sexta-feira (15), já retornando do litoral, no trecho entre Brumado e o distrito de Ibitira, Ueliton disse que foi surpreendido por uma caminhonete modelo S-10 que invadiu a pista contrária e atingiu seu veículo. "Na curva perigosa que existe naquele trecho eu diminui a velocidade para 90 km por hora, justamente pra eu fazer a curva. E de repente, a S-10 sai da outra pista e me atinge", relatou Ribeiro ao site. 

Foto: Luciano Santos l 97News

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros. As vítimas foram levadas uma Unidade de Saúde de Rio do Antônio e em seguida foram liberadas. Na delegacia de Brumado, nossa reportagem também falou com o condutor da caminhonete, Antônio Irismar Vieira Lira, de 61 anos. Segundo o motorista eles faziam o trecho Brasília/Ceará, quando por volta das 06h45 ele perdeu o controle da caminhonete. "Na curva eu perdi o controle e colidimos com o Celta", disse Irismar que contou ainda que o veículo jogou a traseira na curva. "Nós dormimos um pouco no trecho, mas acho que cochilei no volante. Mas graças a Deus estamos todos bem", afirmou. 

 



Sede do Graer abrigará vacinas na Bahia; distribuição será feita com aeronaves

Foto: Divulgação

As doses das vacinas contra a Covid-19 recebidas pela Bahia ficarão armazenadas na sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida. Câmaras frigoríficas já foram instaladas no local. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento. Toda a logística  está  preparada de forma conjunta e terá  as participações  das quatro forças de segurança.



Enfermeira de São Paulo é 1ª vacinada contra Covid-19 no Brasil

Foto: Reprodução l CNN Brasil

A enfermeira Mônicas Calazans, de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber uma dose da vacina contra a Covid-19 Coronavac, no domingo (17). A profissional da Saúde atua na linha de frente do combate à Covid-19, é funcionária da ala de UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. A aplicação da primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pela Sinovac e o Instituto Butantan, ocorreu no Hospital das Clínicas de São Paulo, minutos depois do encerramento da reunião extraordinária da Anvisa que aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac e da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fiocruz. Mônica faz parte do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. Além de ser profissional da saúde, ela é hipertensa. Ela fez discurso emocionado agradecendo a oportunidade. 



Mais da metade dos inscritos falta ao 1º dia do Enem em meio à pandemia

Foto: Divulgação

Mais da metade dos inscritos no Enem faltou ao primeiro dia do exame, realizado no domingo (17) em meio ao avanço da pandemia de coronavírus. Dos 5,7 milhões de inscritos, 51,5% (2.842.332) não compareceram ao exame. Essa é a maior taxa de abstenção da história do exame -- na última edição, de 2019, os faltosos representaram 23,7%. Além da alta taxa de faltosos, o segundo Enem realizado sob o governo Jair Bolsonaro (sem partido) foi marcado pela superlotação de salas e o impedimento de candidatos de diversos estados do país para fazer as provas. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) insistiu na realização do exame em meio ao avanço da pandemia. Defensorias e procuradorias haviam ingressado com ações judiciais para adiar a aplicação, o que ocorreu somente no Amazonas. Outras duas cidades de Rondônia decidiram pela suspensão. O argumento do Inep era de que seriam garantidos. 



Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Foto: Reprodução l Reuters

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19. A decisão depende de publicação no Diário Oficial e de comunicação aos laboratórios para entrar em vigor. A maioria na direção da agência foi alcançada às 14h54 de domingo (17), quando o diretor Alex Machado Campos tornou-se o terceiro a votar favoravelmente à imunização em caráter emergencial com as duas vacinas. A recomendação, no entanto, precisava ser submetida à diretoria do órgão. A primeira diretora a ler o voto foi a relatora do caso, Meiruze Freitas. Ela aprovou o uso emergencial, mas fez ressalvas. Disse esperar que o Instituto Butantan responda, até o m  de fevereiro, sobre os resultados sobre a imunogenicidade (capacidade de produção de anticorpos) da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A relatora destacou não haver alternativa terapêutica às vacinas. A diretora disse ter tomado a decisão com aval da ciência e após trabalho árduo dos técnicos da Anvisa nos últimos dias. “Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores [da Anvisa] vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, disse Meiruze ao ler o voto. O segundo voto foi dado pelo diretor Romilson Mota, que acompanhou a relatora. Terceiro a votar, Alex Machado Campos acompanhou os demais diretores. Ele foi seguido pela diretora Cristiane Jourdan Gomes e pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. A votação foi concluída por volta das 15h20. O uso emergencial pode ser liberado após a publicação oficial e assim que houver comunicação formal aos laboratórios. No caso da CoronaVac, a relatora do caso pediu a assinatura de um termo de compromisso, que também precisa ser publicado em Diário Oficial. 



Bahia: Roças com 120 mil pés de maconha são descobertas em Curaçá

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma plantação de maconha com 120 mil pés da droga foi descoberta na cidade de Curaçá, no Sertão do São Francisco. Na operação realizada na quinta-feira (15), outros 20 quilos da erva colhida foram apreendidos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), após denúncias do cultivo, equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) erradicaram os 120 mil pés da erva, em duas ações distintas. Segundo a pasta, ao chegar, os PMs localizaram 100 mil pés de maconha, divididos em quatro roças e 20 quilos do entorpecente, prontos para consumo. Quatro homens fugiram, após avistarem os policiais se aproximando. Na segunda ação, guarnições da 45ª CIPM localizaram cerca de 20,7 mil de maconha, em três roças, na Ilha de Araras. As plantações foram erradicadas e a droga levada para a Delegacia Territorial de Juazeiro.  “Esse trabalho foi gratificante pelo resultado. Continuamos no combate ao tráfico e com atenção redobrada nesses locais, pois são terras férteis e alvos desse tipo de crime”, ressaltou o subcomandante da 45ª CIPM, capitão Fagner Castro Santos.