ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


Bahia registra 4.608 novos casos de Covid-19 e mais 118 óbitos pela doença

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.608 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 5.310 recuperados (+0,7%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (16) também registra 118 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas na terça-feira (16). Dos 748.835 casos confirmados desde o início da pandemia, 718.002 já são considerados recuperados, 17.374 encontram-se ativos e 13.459 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.078.221 casos descartados e 174.695 em investigação. 



Brumado ultrapassa 6 mil casos confirmados de coronavírus; 01 óbito foi confirmado nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na terça-feira (16), o município de Brumado registrou 6.076 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.938. Entre os diagnósticos: 57 internações, 92 óbitos, 660 pacientes em tratamento e 5.324 recuperados. No momento, 181 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.233 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Moradores cobram descontaminação das ruas próximas a UPA Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A higienização e descontaminação das ruas, deveriam fazer parte das medidas de biossegurança no enfrentamento contra a transmissão do coronavírus em Brumado, no entanto, desde o início da pandemia na Capital do Minério, isso não acontece. Em recentes entrevistas a imprensa brumadense, o secretário de Saúde, Cláudio Soares Feres, sempre foi contra algumas medidas adotadas por cidades vizinhas à Brumado, como: barreiras sanitárias, sanitização de praças e ruas. Na última reunião na paço municipal, na segunda-feira (15), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o então secretário, deixaram bem claro que são contra, inclusive ao lockdown, e apoiam o uso da ivermectina sem comprovação cientifica. Após denúncia de descarte irregular de máscaras e outros lixo nas ruas do entorno do Centro de Atendimento a Covid-19 (veja aqui), a UPA Covid, moradores pedem a pasta de saúde que realize com extrema urgência a descontaminação das ruas próximas à unidade hospitalar. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, a moradora Samara Moreira relatou que a cerca de um ano, ela vive em alerta, temendo ser contaminada com o vírus da Covid-19. "Agora você imagina, a população teme se contaminar na rua, em filas de bancos e até mesmo em bares. Aqui não, todos os dias eu temo sair de minha casa, porque as pessoas com sintomas vem para a frente da minha casa e sentam na calçada, ou seja, eu estou presa em casa por conta do vírus. Inclusive, tem gente que deita nas calçadas porque não tem onde elas ficarem", disse. De acordo com a moradora, na localidade moram idosos e crianças, e com o flagrante do descarte de materiais como máscaras e até travesseiros utilizados por pacientes infectados, eles possam contrair o vírus. "Nesse momento pedimos ao secretário de saúde que realize a descontaminação das ruas aqui", conta. Conforme a moradora, de um sonho, a UPA se tornou um pesadelo. "Nós estamos morando de frente à uma bomba biológica, então queria uma sensibilização por parta da saúde e mande uma equipe aqui para descontaminar as ruas do entorno a UPA", disse a moradora.

 



Rui Costa celebra redução de casos ativos de Covid-19 e anuncia abertura de 220 leitos de UTI

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta terça-feira (16), o governador Rui Costa celebrou a redução de cerca de dois mil casos ativos de coronavírus na Bahia nos últimos três dias. O último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado ontem (15), apontou 18.194 casos ativos da doença. Rui também anunciou que serão abertos mais 220 leitos de UTI em todo o estado nas próximas semanas em hospitais estaduais, em parceria com os municípios ou através de contrato com a rede privada.



Brumado: Máscaras descartadas nas ruas trazem riscos para os moradores que residem próximo a UPA Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As máscaras se tornaram de uso obrigatório nas ruas e em locais de convívio coletivo. Durante a pandemia, este acessório alterou a aparência e se tornou parte da rotina dos brumadenses. Ao andar pelas ruas do bairro Malhada Branca, em Brumado, é possível perceber que a função de evitar a propagação do coronavírus pode ser ineficaz se as máscaras não forem descartadas da forma correta. Na rua Antônio Neves, uma das principais vias de acesso ao Centro de Atendimento a Covid, a "UPA Covid", se tornou comum encontrar máscaras jogadas no chão, sem nenhum cuidado, principalmente pelas calçadas. Isto pode trazer riscos à saúde da população e principalmente dos garis, que recolhem o lixo e estão na linha de frente da limpeza da cidade. Mesmo com todos os cuidados, o perigo de se contaminar é maior com os itens espalhados ao ar livre, já que as máscaras podem estar infectadas. 

Até travesseiros estão sendo descartados em frente a unidade - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma moradora da localidade disse ao site 97NEWS que além das máscaras, os pacientes e acompanhantes se aglomeram em frente as calçadas das residências, trazendo um grande risco de contaminação aos moradores próximos à unidade hospitalar, que em dias de pico, chega a atender cerca de 150 pacientes com suspeita de Covid-19 por dia. "As máscaras descartáveis não devem ser jogadas no meio da rua, porque elas podem estar contaminadas com o vírus. Mas aqui eles jogam no meio da rua e nas calçadas", disse a moradora que pediu reserva de identidade. Além do risco para a população, os itens poluem o meio ambiente. Com a demanda no número de atendimentos na UPA Covid, mais pessoas procuram a unidade todos os dias, e para isso, é essencial carregar uma sacola plástica para armazenar as máscaras, trocadas ao longo do dia. São atitudes simples que evitam a proliferação do vírus. Para denunciar esse tipo de problema, basta ligar para Secretaria Municipal de Saúde que criou um novo telefone para notificações coronavírus (77) 99961-0113.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Em busca de saúde e bem-estar, adeptos da 'calistenia' cresce em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Álisson da Silva Porto, de 21 anos, é um dos jovens que pratica o novo método de treino com exercícios que usam apenas o peso do corpo com movimentos básicos, como flexão e agachamento, antes de evoluir para os mais complexos. O treino calistênico trabalha várias músculos ao mesmo tempo, o que proporciona grande gasto calórico e ajuda na definição do corpo. O 97NEWS acompanhou parte dos treinos em uma praça da Avenida João Paulo, no bairro Parque Alvorada. Ao grupo de jovem que o acompanha, ele ensina posições e movimentos que usam o peso do próprio corpo. Essa prática conhecida como calistenia nasceu no século 19, a partir da ginástica sueca, e se popularizou inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. O nome original em grego "kallistenés" (significa bela força). Porto conheceu a calistenia na internet há 1 ano. "Fiquei curioso ao ver as pessoas fazendo exercícios diferentes na barra. Comecei a pesquisar sobre os movimentos e a praticá-los. Gostei tanto que hoje tenho um grupo ativo de doze pessoas", diz Álisson, que treina todos os dias. "É um esporte sem restrição etária, acessível a todos. Além disso, sempre há um novo desafio a ser superado. Você nunca cai na mesmice, e sem contar que fica com o corpo bem definido", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A superação dos limites do corpo é, com frequência, apontada por praticantes da calistenia como um dos aspectos mais atraentes da modalidade. Uma vez adquirido o domínio sobre um movimento básico, é possível tentar uma série de outros novos, com graus variados de dificuldade. "Muita gente está saturada das academias, do ambiente fechado e da necessidade de contar o número de séries e repetições de exercícios, o que pode tornar o treino chato", afirma. Os chamados movimentos calistênicos envolvem diversas regiões musculares, e podem desenvolver simultaneamente habilidades como flexibilidade, força, coordenação motora, ritmo e equilíbrio. "Adotando bons hábitos alimentares e complementando a rotina de treinamento, a perda de peso é consequência", aponta Álisson. "Quem pratica calistenia não fica à mercê de horários determinados, além de não precisar de máquinas e nem de peso. As pessoas vão para locais abertos, praças ou no fundo de sua casa", diz. Sobre as praças de Brumado, esse foi o apelo de Álisson e os colegas. "Já procuramos alguns vereadores de Brumado para que eles possam recuperar as praças de nossa cidade, que estão deteriorada", afirmou.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Prefeito anuncia medicamento sem comprovação científica para tratamento precoce da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado voltou a mencionar o uso de ivermectina para o tratamento precoce da Covid-19 na cidade. Em reunião com o Comitê de enfrentamento à Covid-19 na manhã de segunda-feira (15) (veja aqui), o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) chegou a afirmar que o Município estaria disposto a fornecer o medicamento gratuitamente à comunidade. "Cláudio comprou, há pouco tempo, 15 mil comprimidos de Ivermectina. Agora, comprou mais 20 mil. Se for pra atender a população de Brumado, temos que pensar em 200 mil ou 300 mil. O remédio age de forma muito eficaz no início dos sintomas. Sou um exemplo disso. Não vacinei, vou vacinar quando chegar meu momento, mas tomo Ivermectina uma vez por mês", disse Vasconcelos. A cidade é a que possui mais pacientes com casos ativos da doença na região sudoeste: 631 até o último boletim divulgado pela prefeitura. As internações para tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também têm crescido no município. Até ontem (15), o balanço da administração municipal apontava que a ocupação leitos era de 55 pacientes na UPA Covid. Conforme o gestor, o medicamento já se encontra à disposição nas farmácias populares das unidades básicas de saúde. “Se a Ivermectina é um vermífugo e não faz mal, por que não tomar? Vai perder alguns piolhos, alguns carrapatos? Não é nenhum prejuízo. Coloco essa minha inquietação”, diz o prefeito Eduardo Vasconcelos. Já no lado cientifico, médicos de todo país não acreditam na eficácia do medicamento. Segundo a categoria, não existem evidências de que ivermectina, além de outros medicamentos, tenham efeito contra a Covid-19. Os profissionais salientam, ainda, que há pacientes na UTI do país que utilizaram medicamentos para o tratamento precoce e mesmo assim precisaram ser internados na terapia intensiva.



Três cidades da BA que receberam 'kit Covid' do ministério registram n° alto de óbitos

Foto: Divulgação

Entre os destinos das 7,4 milhões de comprimidos de cloroquina, distribuídos pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, estão seis municípios da Bahia e o próprio estado. Nos "kits Covid" enviados para a realização do tratamento precoce para o combate Covid-19 constavam difosfato de cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 200 mg, totalizando 280.500 comprimidos. Segundo documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde, através de pedido de lei de acesso à informação obtido pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso à informação, além do estado da Bahia que, recebeu através da Secretaria de Saúde do estado, os municípios de Jequié, Vitória da Conquista, Itapetinga, Porto Seguro, Feira de Santana, Vera Cruz tiveram os lotes dos medicamentos desembarcando nas cidades. O estado da Bahia recebeu a maior quantidade de comprimidos, com 51 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg em três cargas. Entre as cidades, o município que mais recebeu comprimidos foi Porto Seguro: 80 mil, em dois lotes de difosfato de cloroquina de 150mg. Já Feira de Santana recebeu 56 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg. Vitória da Conquista foi destino de 50 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg, em apenas um lote. Jequié recebeu ao todo 13 mil e 500 comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg e Itapetinga 9 mil comprimidos do mesmo medicamento. Diferentemente das outras cidades, Madre de Deus e Vera Cruz receberam a hidroxicloroquina de 200mg. Madre foi destino de 9 mil comprimidos e Vera Cruz recebeu 4 mil e 500 comprimidos. Dos 10 municípios com maior número de óbitos por residência, três deles receberam o "kit Covid". A cidade de Feira de Santana, segunda no ranking com 547 mortes, Vitória da Conquista, quarta colocada tem 354 óbitos e Jequié que registrou até a última segunda-feira (15) 245 óbitos por conta da Covid-19. Já com relação ao número de casos registrados, as três cidades ainda permanecem entre as 10 que mais têm infecções confirmadas. Feira de Santana já registrou 31.597 casos, Vitória da Conquista tem 22.374 e Jequié já contabilizou 12.666 casos da Covid-19.



Brumado: Comitê de enfrentamento à Covid-19 decide por permanência do comércio em funcionamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (15), o comitê gestor de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade de Brumado, se reuniu no auditório da prefeitura para debater novas medidas no combate à doença. Com a presença do gestor municipal, secretários de diversas pastas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, líderes religiosos, OAB, vereadores, imprensa, Conselho de Segurança, CDL e sociedade civil, foram discutidas mais uma vez medidas de enfrentamento contra a Covid-19. Na oportunidade, todos foram ouvidos, e o gestor decidiu em manter os decretos em vigor, aumentar a fiscalização e penalizações quanto aos infratores. Ainda na reunião, foi decidido que o comércio segue funcionando, mas com medidas mais rígidas. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) apelou à população para que circule o mínimo possível, apenas para o necessário, mantenha o distanciamento social e use a máscara. 

 



Rui Costa e russos celebram compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

Foto: Divulgação

O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato aconteceu na tarde de segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho e com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”. O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.



Brumado registra mais 7 óbitos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), o município de Brumado registra 5.955 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.605. Entre os diagnósticos: 56 internações, 91 óbitos, 631 pacientes em tratamento e 5.233 recuperados. No momento, 185 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.198 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia: Governo anuncia auxílio para famílias de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) anunciou durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), a criação de um auxílio para beneficiar as famílias de baixa renda durante a pandemia. “Nós vamos mandar um projeto de lei pra Assembleia Legislativa para apoiar as famílias de baixa renda que estão aí na faixa da extrema pobreza com uma renda complementar”, explicou o governador. Apesar do anúncio, as informações como a quantia que deve ser paga e o período não foram divulgados. No entanto, o gestor baiano estima que cerca de 300 mil famílias sejam beneficiadas. O governador afirmou que vai se reunir com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, para discutir o assunto ainda nesta segunda-feira. De acordo com Rui, para receber o benefício, a matrícula dos alunos nas escolas deve ser uma condicionante para o pagamento do auxílio, devido a isso, o cartão onde os estudantes já recebem o auxílio-alimentação pode ser aproveitado para o depósito desse novo recurso.



Brumado: Presidente da Câmara adia sessão que votaria projeto de compra de vacinas da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Marcada para a tarde desta segunda-feira (15), a sessão da Câmara previa a votação do Projeto de Lei (nº 023/2021), que autorizava o poder Executivo comprar vacinas contra a Covid-19. Também nesta mesma sessão, seria ouvido o Secretário Municipal de Saúde, o enfermeiro Cláudio Soares Feres, no qual o mesmo seria sabatinado pelos vereadores sobre a real situação da pandemia no município e quais as estratégias da Pasta para conter o número de mortes e de casos ativos. Entretanto, o adiamento da Sessão no Poder Legislativo, pegou os vereadores de surpresa, tendo em vista que, o presidente da Casa, o vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, segundo os edis, avisou de última hora, via aplicativo de mensagens. De acordo com a Câmara, “diante do agravamento da situação da doença no município, a Câmara de Vereadores vem adotando e reforçando as ações visando o combate à proliferação do vírus e a preservação da vida”. A sessão foi adiada para a próxima sexta-feira (19), às 09h. Diferentemente da Capital do Minério, o município vizinho, Vitória da Conquista, fez o inverso da Capital do Minério, e nesta segunda, o Poder Legislativo da Capital do Sudoeste votou e aprovou o Projeto de Lei (nº 02/2021), que tem como finalidade a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos direcionado aos procedimentos da pandemia. A sessão foi antecipada pelo presidente da Casa, Luís Carlos Batista de Oliveira (MDB), o Dudé.



Brumado: Empresário manda limpar por conta própria entulho de rua que margeia linha férrea na Vila Presidente Vargas

Foto: Leitor l 97NEWS

Dificultando a passagem de pedestres ou juntando moscas e animais, entulhos e lixo em ruas da Vila Presidente Vargas, em Brumado, irritam moradores. Em contato com a redação do site 97NEWS, o empresário Avilmar Leite de Souza, o popular "Geleia" disse que por várias vezes os moradores solicitaram da prefeitura a limpeza da comunidade, no entanto, nem sempre são atendidos. "Aqui só nos resta a gente mesmo limpar. Aqui mesmo do lado da minha casa eu paguei cerca de R$ 1.000 para limpar, isso é uma vergonha na Vila", relata. Ele contratou uma retroescavadeira e uma caçamba para remover pedaços de madeira, lixo, vegetação e resto de construção do local. "A prefeitura não limpa e nós somos obrigados a pagar, e olha que o presidente da Câmara de Vereadores mora ali ao lado", criticou fazendo referências ao vereador José Carlos Marques, o Zé Carlos de Jonas, que também mora na localidade. 

Foto: Leitor l 97NEWS

Ainda segundo o empresário,  é comum ver montes de lixo pelas ruas da Vila, tanto em vias principais quanto em locais mais afastados. "Com esse entulho aqui, dificulta a passagem de pedestres, deixando pessoas que andam a pé, mais vulneráveis no trânsito. Perto do trilho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Conforme Geleia, essa não é a primeira vez que ele paga para limpar o local. "Já é a segunda ou terceiro vez que mando fazer isso, cadê o representante dessa comunidade que é vereador. Aliás, presidente da Câmara né?", questiona Avilmar.



Bahia tem novo recorde de internados em UTI Covid; foram 80 mortes em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia registrou no domingo (14) um novo recorde de pacientes internados em leitos de UTI Covid, desde o início da pandemia. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), são 1.137 pessoas nesta situação, 26 delas crianças ou adolescentes. Com isso, a ocupação de leitos de UTI adultos atingiu 89%. Nas últimas 24h, 80 óbitos foram registrados por causa da doença - são 13.239 mortes desde o início da pandemia no estado. O boletim epidemiológico deste domingo também contabilizou mais registrados 2.916 casos de Covid-19, sendo que 743.064 já foram confirmados até o momento. Dentre os óbitos, 56,02% ocorreram no sexo masculino e 43,98% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,96%, preta com 14,95%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,48% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,21%). Os números de pacientes à espera de leitos mostram que o sistema de saúde baiano continua sob pressão. Às 15h de domingo, 495 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 255 pedidos eram para internação em leitos clínicos adultos. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.



15 de março - Dr. Jorge Malaquias Filho parabeniza o Consumidor pelo seu dia

Foto: Divulgação

Hoje (15) comemoramos o Dia Mundial do Consumidor, data celebrada desde 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, primeiro líder mundial a enfrentar diretamente a questão dos direitos do consumidor, enviou ao Congresso mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre estes o direito a segurança, informação e escolha. No Brasil, a proteção do consumidor ascendeu a status constitucional, de direito e garantia fundamental, exposto no inciso XXXII do art. 5º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. O CDC representa um microssistema jurídico, com normas que dispõem acerca da proteção do consumidor sob todos os aspectos, em caráter interdisciplinar: normas de natureza civil, administrativa, penal e processual civil, todas coordenadas entre si. A publicação da Lei Consumerista registrou grande avanço na defesa dos direitos do cidadão vulnerável, por representar política pública de interesse social inegável, sendo louváveis os avanços atingidos. Contudo, desafio atual é a eficácia desta legislação – busca incansável de toda a advocacia e de consumidores nos Tribunais pátrios. A comemoração deste dia reforça a necessidade de que toda a sociedade reflita sobre o movimento consumerista e o respeito ao cidadão consumidor, que luta arduamente para ver seus direitos observados, sempre se valendo da intervenção do Poder Judiciário. Os avanços vêm a passos lentos, mas não podemos esmorecer, nem retroceder. A todos os consumidores, mola propulsora da movimentação econômica em geral, que devem ser tratados como a alma do negócio, nossos parabéns. Desejamos que seus direitos sejam respeitados e suas obrigações cumpridas.



Vale-alimentação estudantil começa a ser pago a partir do dia 23 de março

Foto: Reprodução

Mais um crédito do vale-alimentação estudantil será realizado pelo Governo do Estado, a partir do dia 23 de março. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, durante a aula inaugural da rede estadual de ensino, nesta segunda-feira (15). O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o novo montante destinado ao vale-alimentação estudantil. “Serão destinados mais R$ 44 milhões, que, junto aos recursos já creditados até agora, somam R$ 220 milhões de investimentos com recursos próprios do Estado. Além do vale-alimentação, teremos também investimentos nas bolsas de 100 reais para 52 mil estudantes monitores do Mais Estudo. Serão dois monitores por turma. E tudo isso ressalta os esforços do governador Rui Costa em assistir aos estudantes e às suas famílias, neste momento de pandemia, mesmo com a baixa arrecadação no Estado”, afirmou. Todos os estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino têm direito ao vale-alimentação de R$ 55. O recurso, depositado no cartão Alelo e do qual os estudantes já têm acesso, poderá ser usado em qualquer um dos 18 mil estabelecimentos que aceitem a bandeira Alelo nos 417 municípios, distritos e povoados da Bahia. O cartão vale-estudantil é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.



Oeste: Incêndio atinge carretas em pátio de posto de combustível em Barreiras

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu quatro carretas, na madrugada desta segunda-feira (15), no pátio de um posto de combustível de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na BR-242 e não deixou feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM/Barreiras) foram deslocadas por volta da 0h30, e encontraram os veículos em chamas. Os bombeiros então atuaram para evitar a propagação do fogo aos semirreboques, uma vez que os cavalinhos (cabines) já haviam sido atingidos. Os bombeiros trabalharam durante toda a madrugada desta segunda-feira (15) conseguiu debelar o fogo por volta das 7h. Além de atuar com várias linhas de mangueiras, as equipes precisaram retirar parte da soja de um dos veículos, para identificar um dos focos de incêndio. Ainda segundo os bombeiros, não há informações sobre o que causou o incidente. A coreporação destacou, entretanto, que a disposição das carretas, que estavam estacionadas uma ao lado da outra, pode ter contribuído para a propagação do fogo entre elas.



Brumado: Fiscalização da prefeitura visita instituições financeiras visando cumprimento do Decreto que restringe quantidade de clientes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (12), a prefeitura municipal de Brumado, publicou um Decreto (nº 5.431) no qual estabelecem restrições à agencias bancárias e casas lotéricas, para combater a propagação do coronavírus (veja aqui). Com a medida, que passou a valer nesta segunda-feira (15), fica determinado aos bancos e instituições financeiras restrições à entrada e permanência de clientes em seu interior, com contingente de 30% de sua capacidade. Alem disso, o acesso de clientes a qualquer estabelecimento comercial ou prestação de serviços, fica limitado a uma pessoa a cada 15m² por área destinada ao público. O decreto também estabelece que cada estabelecimento comercial, especialmente as instituições financeiras e lotéricas, fica responsável pela organização de filas, seja no interior ou exterior, preservando o distanciamento de 1,5 entre os clientes. Visando o cumprimento das restrições publicadas pela gestão municipal, a prefeitura montou uma operação, na qual envolve Secretaria da Fazenda, Guarda Civil Municipal, SMTT, Sesau, Semar e Infraestrutura. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o fiscal de Tributos, Maurício Trindade, disse que após a publicação do Decreto, a operação prevê orientar aos donos e gerentes dos estabelecimentos, a cumprirem as medidas. "Hoje [15] especialmente a gente esta orientando as instituições financeiras para elas se adequarem. Porque a partir de amanhã e até quando for necessário, nós vamos cobrar e notificar, caso as empresas não cumpram as medidas de restrição", disse. De acordo como o fiscal, após esse período de orientações, mesmo assim, a instituição financeira seja ela bancos ou casas lotéricas não cumprindo o decreto, nós vamos interditar", relata. Conforme Maurício, um dos grandes problemas nas instituições financeiras são as filas. "De um modo geral, os comerciantes alegam que conseguem controlar o número de clientes, mas a gente sabe que as filas é o maior problema, não só em bancos e lotéricas, mas em supermercados também", afirma. 



Começa a imunização para idosos com 77 anos ou mais contra a Covid-19 em Brumado

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (15), mais uma etapa de imunização contra a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, serão vacinados idosos com 77 ou mais e profissionais da saúde. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) para os idosos e na Policlínica Municipal, para os profissionais da saúde, de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.