ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado tem 52 hospitalizados com a Covid-19

Foto: Divulgação

No domingo (21), o município de Brumado registrou 6.352 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.235. Entre os diagnósticos: 52 internações, 103 óbitos, 717 pacientes em tratamento e 5.532 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia recebe 441 mil doses de vacinas contra a Covid-19; carga é a maior recebida pelo estado

Foto: Divulgação

A Bahia recebeu neste sábado (20) a maior carga de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo estado. De acordo com o secretário de saúde do estado Fábio Vilas-Boas são 263 mil doses de Coronavac e 178 mil da vacina de Oxford. "Seguimos na luta, com o governador Rui Costa para garantir a imunização do nosso povo", comentou em públicação nas redes sociais. Salvador terá direito a mais de 60 mil doses do lote e permance vacinando durante o final de semana.



Toque de recolher é antecipado na Bahia, de 20h para 18h

Foto: Luciano Santos l 97News

O toque de recolher terá o horário antecipado de 20h para 18h em toda a Bahia a partir da próxima segunda-feira (22). A medida terá vigor até o dia 29 de março. Portanto, as restrições ocorrerão entre 18h e 5h. Nesse mesmo período, está proibida também a venda de produtos não essenciais, a exemplo de eletrodomésticos e vestuário, em hipermercados e atacadistas. Ou seja, assim como as bebidas alcoólicas no fim de semana, a seção deverá ter o acesso fechado ao público.



Brumado registra um óbito e ultrapassa 700 casos ativos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

No sábado (20), o município de Brumado registrou 6.339 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.235. Entre os diagnósticos: 49 internações, 103 óbitos, 704 pacientes em tratamento e 5.532 recuperados. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Morre vereador e cantor gospel Irmão Lázaro, vítima de complicações da covid-19

Foto: Reprodução l Agência Câmara

O vereador de Salvador Irmão Lázaro morreu na sexta-feira (19) em Feira de Santana, onde estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Matheus. O parlamentar estava no hospital há cerca de um mês por conta das complicações causadas pela covid-19. A informação da morte de Lázaro foi confirmada por sua filha, Marta Silva, nas redes sociais. Logo em seguida, a assessoria de imprensa de Lázaro também confirmou a morte. “Hoje a pessoa mais importante da minha vida se foi, o homem que eu mais amei e continuarei amando o resto da vida!!”, anunciou a filha do político e artista gospel. Por volta da 1h deste sábado (20), o perfil oficial do artista e político comunicou a morte. 



Brumado: Poucas doses e filas geram críticas durante vacinação à idosos acima dos 74 anos

Foto: Luciano Santos l 97News

Na sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma etapa de vacinação à idosos. Nessa fase, idosos acima dos 74 anos podem se vacinar contra a Covid-19 em três postos disponibilizados pela Sesau, que São: Escola Municipal Graça Assis, Escola Municipal Zilda Neves e Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS). Entretanto, a campanha continua recebendo críticas e reclamações. Na escola Zilda Neves, um dos locais de vacinação, uma fila extensa se formou ao longo da Avenida Centenário. A professora Lucidalva levou a sogra de 76 anos, na última quinta-feira (18), no entanto, teve dificuldades em adquirir senhas. "Fomos na escola Graça de Assis e nada, e depois de muita luta conseguimos uma senha para a tarde aqui no Zilda Neves", reclamou pela falta de organização e orientação aos idosos que aguardavam na fila. “O pessoal está ansioso pra se vacinar. Eles se reúnem, reúnem e não dão uma definição”, criticou. O idoso Roque de 74 anos cobrou maior transparência no processo de distribuição das senhas. “Se acabou as senhas, estou aqui feito um tonto desde as 05h, muito desorganizado”, disse. 

 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Em carta aberta, médicos defendem, com o consentimento do paciente, usar métodos não comprovados ou novas medidas contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Esta semana, em uma carta aberta a população brumadense, médicos que atuam na cidade de Brumado declararam apoio a novas medidas e métodos ainda não comprovados pela ciência para o combate ao novo coronavírus. Na carta eles pedem: "A democracia do paciente em ter o direito de opinar e decidir pelo próprio tratamento. A democracia do médico ter o direito de escolher e informar a melhor conduta terapêutica ao seu  paciente e, com sua anuência e permissão, prescrever as medicações que achar convenientes. Essa democracia está ameaçada por quem almeja cercear esses direitos." Na carta a categoria também defende protocolos amparados pelo Ministério da Saúde. "Quanto ao gestor, que crime comete ao anunciar uma 'Estratégia de Saúde Pública' amparada por Protocolos do próprio Ministério da Saúde? Embasada em uma série de experiências positivas observadas ao longo desses meses de pandemia? Amparada e legitimada por médicos de diversas especialidades, que se debruçaram voluntariamente sobre o tema, estudaram a fisiopatogenia da doença e encontraram formas de minimizar a gravidade dos acometimentos sistêmicos, evitando internamentos, agravo à saúde e tentando salvar vidas?", escreveram. Os médicos defendem ainda o tratamento a Covid-19 como novos métodos, mas ressaltam que a medida deve ser com o consentimento do paciente. "Quando, do diagnóstico aos métodos terapêuticos, não há eficácia no tratamento, o médico, com o consentimento do paciente, deve estar livre para usar métodos não comprovados ou novas medidas: diagnósticas, profiláticas e terapêuticas, caso estas sejam, uma promessa de vida, o restabelecimento da saúde ou o alívio de um sofrimento (Helsinque, 1962)".  Abaixo, leia a carta completa:

"A democracia do paciente em ter o direito de opinar e decidir pelo próprio tratamento. A democracia do médico ter o direito de escolher e informar a melhor conduta terapêutica ao seu  paciente e, com sua anuência e permissão, prescrever as medicações que achar convenientes. Essa democracia está ameaçada por quem almeja cercear esses direitos. Quanto ao gestor, que crime comete ao anunciar uma Estratégia de Saúde Pública amparada por Protocolos do próprio Ministério da Saúde? Embasada em uma série de experiências positivas observadas ao longo desses meses de pandemia? Amparada e legitimada por médicos de diversas especialidades, que se debruçaram voluntariamente sobre o tema,  estudaram a fisiopatogenia da doença e encontraram formas de minimizar a gravidade dos acometimentos sistêmicos,  evitando internamentos,  agravo à saúde e tentando salvar vidas? Onde está o caminho do meio? Onde está o bom senso e o respeito à dignidade humana? Estão na mesma vala onde são enterrados os corpos dos desvalidos que morreram à míngua, negligenciados,  sem alguma oportunidade de tratamento ou consolo. “Quando, do diagnóstico aos métodos terapêuticos, não há eficácia no tratamento, o médico, com o consentimento do paciente, deve estar livre para usar métodos não comprovados ou novas medidas: diagnósticas, profiláticas e terapêuticas, caso estas sejam, uma promessa de vida, o restabelecimento da saúde ou o alívio de um sofrimento” (Helsinque, 1962) ". Vejam a relação dos médicos e outros profissionais da área: Danilo Menezes CRM 17600; Erickson Dias Cambuí CRM 17554; Luiz Fabiano CRM 31181; Murilo Camelo Fernandes CRM 31386; Renata Britto CRM 31696; Lavínia Caires CRM 34198; Bruno Andrade CRM 23459; Carlos Alves de Jesus Júnior CRM 24695; Maurício Rios de Castro CRM 23660; Bruno Leandro Neves Brandão CRM 31322; Thiago Torres  CRM 27950; Carla Torres CRM 27951; Breno Fernandes CRM 32122- BA; Marcolino Souza Aguiar CRM 22958 e Joaquim de Castro Donato Júnior CRM 20176."

CONTINUE LENDO


Brumado: Câmara aprova projeto para compra de vacinas contra Covid-19

Foto: Reprodução l Vídeo

Na sexta-feira (19), em sessão virtual realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, o legislativo aprovou o projeto para compra de vacinas contra a Covid-19, bem como o sistema de vacinação através de drive-thur. A proposta não obriga o prefeito na compra das vacinas, no entanto, se haver uma oportunidade, o projeto já estará disponível. O projeto segue para a sanção do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Já com relação à implantação do sistema drive-thur para organizar o processo de imunização no município, segundo os edis, o sistema tem bons resultados para evitar aglomerações e garantir a menor exposição das pessoas ao vírus. “Temos espaços físicos para isso. Tenho certeza que o secretário de saúde dará o ok. A ideia é contribuir. Precisamos de união”, ressaltou o vereador Beto Bonelly (PSB) que também votou a favor dos projetos.



Brumado: Boletim registra queda no número de hospitalizados nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (19), o município de Brumado registrou 6.283 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.235. Entre os diagnósticos: 47 internações, 102 óbitos, 649 pacientes em tratamento e 5.532 recuperados. No momento, 284 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Em nota, INEB esclarece falta de 'capilares' e insumos na clínica de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Na última quarta-feira (17), familiares de pacientes que fazem tratamento por hemodiálise no Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (INEB), em Brumado, fizeram uma denuncia ao site 97NEWS relatando a falta de capilares durante o procedimento (veja aqui). Segundo a denunciante que inclusive gravou um vídeo mostrando os pacientes na sala de espera, que na segunda-feira, dia 15, tiveram que retornar para suas casas por falta de capilar (tubo por onde circula o sangue). "Os pacientes retornaram às suas cidades sem fazer HD [terapia renal substitutiva] por falta de Capilar", disse. Em nota enviada ao site, o  Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia – INEB, esclareceu que: "O INEB tem na sua direção clínica o Dr. Paulo Roberto Aguiar Novaes, médico nefrologista, como médica responsável técnica a nefrologista Drª Rita de Cássia Martins Pinto e a Enfª Nefrologista Helena Rafaela Pereira Rocha Spíndula, como responsável técnica de enfermagem. Contamos também com médicos plantonistas de segunda a sábado, ou seja, em todos os dias de hemodiálise, além da atuação de um médico cirurgião vascular, que atende as demandas conforme necessidade", disse a clínica. Sobre o procedimento médico de inserção de catéter de duplo lúmen e demais procedimentos privativos, a clínica afirmou que "estes somente são realizados por profissionais habilitados e capacitados". Sobre às máquinas de hemodiálise, o INEB informou destacou: "dispomos de 32 unidades que estão aptas para serem utilizadas e contamos diariamente com um técnico em manutenção responsável por realizar as manutenções preventivas e corretivas." Sobre à falta de capilares, o INEB esclareceu que foi algo pontual, ocorrido na semana do dia 15 deste mês: "devido atraso na entrega da mercadoria comprada pela clínica, nenhum paciente ficou sem dialisar, pois novo agendamento foi realizado.", Por fim, o INEB salientou que: "os bibags não são reutilizados e os capilares são reutilizados conforme preconizado na RDC 154, de 15 de junho de 2004, do Ministério da Saúde, [...] até 20 (vinte) vezes quando utilizado reprocessamento automático em máquinas registradas na ANVISA”. O Instituto também reforçou o seu compromisso em prestar uma assistência de qualidade aos seus pacientes.

Veja a nota na íntegra:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"O Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia – INEB, vem através deste prestar os devidos esclarecimentos acerca da matéria veiculada no dia 17/03/2021 em um site local. O INEB tem na sua direção clínica o Dr. Paulo Roberto Aguiar Novaes, médico nefrologista, como médica responsável técnica a nefrologista Drª Rita de Cássia Martins Pinto e a Enfª Nefrologista Helena Rafaela Pereira Rocha Spíndula, como responsável técnica de enfermagem. Contamos também com médicos plantonistas de segunda a sábado, ou seja, em todos os dias de hemodiálise, além da atuação de um médico cirurgião vascular, que atende as demandas conforme necessidade. Referente ao procedimento médico de inserção de catéter de duplo lúmen e demais procedimentos privativos, estes somente são realizados por profissionais habilitados e capacitados. Relativoàs máquinas de hemodiálise dispomos de 32 unidades que estão aptas para serem utilizadas e contamos diariamente com um técnico em manutenção responsável por realizar as manutenções preventivas e corretivas. No que tange à falta de capilares, que foi algo pontual, ocorrido na semana do dia 15 do corrente mês, devido atraso na entrega da mercadoria comprada pela clínica, nenhum paciente ficou sem dialisar, pois novo agendamento foi realizado. Vale salientar que os bibags não são reutilizados e os capilares são reutilizados conforme preconizado na RDC 154, de 15 de junho de 2004, do Ministério da Saúde, “[...] até 20 (vinte) vezes quando utilizado reprocessamento automático em máquinas registradas na ANVISA”. Reforçamos o compromisso da instituição em prestar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes."

CONTINUE LENDO


Petrobras reduz preço da gasolina pela primeira vez no ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias a partir deste sábado (20), informou a companhia nesta sexta-feira (20). É a primeira queda no preço do combustível este ano – desde janeiro, já havia subido seis vezes. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,69 por litro, queda de R$ 0,14. O preço do diesel não será alterado e permanece em R$ 2,86 por litro. Com a mudança, a gasolina passa a acumular alta de 46,19% desde o início do ano, enquanto o diesel subiu 41,6%. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02. As sucessivas altas nos combustíveis este ano irritaram o presidente Jair Bolsonaro, que indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente Roberto Castello Branco do comando da estatal, como mostra o vídeo abaixo. O mandato de Castello Branco, no entanto, termina em 20 de março, e ele segue no cargo. A troca provocou um forte forte abalo nas ações da companhia, que chegou a perder R$ 75 bilhões em valor de mercado em um só dia. A Petrobras encerrou o quarto trimestre de 2020 com lucro recorde de R$ 7 bilhões, apesar do momento de crise. Segundo a Economatica, o resultado é tanto recorde nominal entre as empresas brasileiras como também quando se ajustam os valores dos maiores lucros da história pela inflação.



Ala cirúrgica de hospital é adaptada para receber UTIs de Covid-19 em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após anúncio do Governo da Bahia, Rui Costa, as obras para receber dez leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, estão a todo vapor, em Brumado. Uma ala cirúrgica do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto tem sido adaptada para receber os equipamentos de alta complexidade. A previsão é que a adaptação seja concluída neste sábado (20). O diretor da unidade, Gleison Ferreira, disse que além dos dez de UTI, a clínica vai contar também com dez leitos de retaguarda, que vão servir para assistir os pacientes que estão em processo de receber alta vai ficar isolada no hospital. Pacientes que precisem ir para a unidade de saúde devem passar antes pela Central de Regulação de Leitos.

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Defensor da ivermectina, prefeito Eduardo Vasconcelos toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos (PSB) recebeu nesta sexta-feira (19), a primeira dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. O prefeito tem 74 anos de idade, e foi imunizado junto a outros idosos do município que tem entre 74 e 76 anos, além do público entre 80 e 90 anos, que tiveram vacinas liberadas. Mesmo sendo um defensor da Ivermectina (fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas como piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática), ao receber a vacina, o prefeito fez questão de lembrar da importância da população se vacinar. "Desde o início da pandemia tenho me cuidado, acreditando na minha imunidade, e agora chegou a minha vez", explicou. O gestor foi imunizado na Escola Municipal Graça de Assis. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Pasta tem adotado a estratégia de imunizar os idosos seguindo o cronograma do Ministério da Saúde. Na quinta-feira (18), 1.090 doses chegaram ao município de Brumado, mas mesmo assim, segundo o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ainda está abaixo do esperado. Brumado registrou na quinta, mais 7 mortes em virtude de complicações da doença. Também na quinta-feira, eram 6.212 casos positivados. O município está com o maior número de casos ativos para a doença, são 656 pessoas.

 



Brumado: PM prende homem acusado de ameaçar a família com arma de fogo

Foto: Divulgação l PM

Na última quinta-feira (18), por volta de meio dia, um homem foi preso em Brumado, após ameaçar a família com um revólver 38. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, o suspeito que não teve o nome divulgado foi detido na Rua São Cristóvão, no Bairro Novo Brumado. De acordo com a Polícia, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Opercacional (PETO) se deslocou até a referida rua e constatou que havia um indivíduo ameaçando a própria família com o emprego de uma arma de fogo. Chegando ao local, os militares conduziu o agressor e vítimas para a Delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Maior procura por leitos de UTI pode ter relação com infecção 'diferente' da 1ª onda da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a Bahia atingir o maior número de óbitos notificados pelo estado no período de um dia, a procura diretamente por leitos de UTI pode ter crescido por conta de uma infecção da Covid-19 mais forte. De acordo com a infectologista Clarissa Cerqueira, a infecção é "diferente da primeira onda da pandemia".  "Estava no hospital que estavam com Covid na primeira onda. A evolução é bem diferente. Algumas pessoas estão usando medicações em horas erradas, corticoides. Se é essa cepa, que tem resultados preliminares apontando uma maior gravidade. Estamos observando uma demanda alta para leitos de UTI e mais grave", explicou Clarissa. A última quinta-feira (18) também registrou um novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19: 1.162 pessoas. Esse número está ocupando leitos de terapia intensiva para adultos, além de 21 crianças em vagas de UTIs pediátricas, somando 1.183 baianos. Na Bahia, a diferença de ocupação entre leitos de UTI e enfermaria é de 20%. A ocupação das UTIs para adultos subiu de 86% para 87% nas últimas 24 horas, com as unidades de terapia intensiva para crianças, a taxa teve uma queda de 64% para 58%. Já nas enfermarias, o percentual de vagas preenchidas é de 67% entre as para adultos e 69% nas infantis, segundo a secretaria de saúde do estado.



Prova de vida de aposentados é suspensa até maio, diz INSS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão precisar fazer a prova de vida até 31 de maio e não terão seus benefícios bloqueados. A instrução normativa publicada na terça-feira (16) no Diário Oficial da União muda o calendário divulgado no fim de fevereiro e adia por mais um mês a obrigatoriedade da comprovação de vida. O procedimento anual é obrigatório para que os segurados do INSS não tenham o benefício bloqueado. Desde março de 2020, quando a pandemia prejudicou a realização da prova de vida de forma presencial, os bloqueios haviam sido suspensos e a medida vem sendo prorrogada desde então. O governo, no entanto, tem estudado uma maneira para que a prova possa ser realizada de modo remoto, pelo celular. Em nova etapa do projeto, foi disponibilizado, em 23 de fevereiro, o serviço digital para mais de 5 milhões de beneficiários do INSS.



Brumado volta registrar 7 mortes por Covid-19 em 24h; já são 102 óbitos

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (18). o município de Brumado registrou 6.212 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.097. Entre os diagnósticos: 56 internações, 102 óbitos, 656 pacientes em tratamento e 5.454 recuperados. No momento, 231 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.313 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Luto morre aos 72 anos o prefeito Herzem Gusmão

Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (18), o prefeito da cidade de Vitória da Conquista,  no Sudoeste baiano, Herzem Gusmão (MDB). O político testou positivo para a Covid-19  em dezembro do ano passado e, a partir daí, enfrentou um longo processo na luta pela cura da doença. Após apresentar sutis melhoras no quadro, na manhã dessa quinta, Herzem chegou a ser transferido novamente para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio Libanês, onde estava internado em São Paulo desde 26 de dezembro de 2020, mas acabou não resistindo. Natural de Vitória da Conquista, onde nasceu em 02 de junho 1948, Herzem Gusmão deixa esposa, três filhos e um neto.  Na vida pública e profissional, o político era formado em direito, mas se especializou em jornalismo e se destacou pela paixão ao radiojornalismo. Atuou como gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (ASPEB),  e também trabalhou no  Banco Econômico em 1984. Na  Assembléia Legislativa da Bahia, após assumir mandato como deputado pelo PMDB em 2015, Herzem atuou como  vice-presidente  da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e também foi titular de comissões que abordaram temas como: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, Direitos Humanos e Segurança Pública, Finanças.



Grupo é preso por estender faixa de protesto contra Bolsonaro em Brasília

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (18), cinco homens foram presos pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) enquanto estendiam uma faixa de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a PM, "o grupo foi detido sob a acusação de infringir a Lei de Segurança Nacional ao divulgar a cruz suástica associando o símbolo ao presidente da República". A faixa chamava o presidente de "genocida". O grupo foi levado para a Delegacia da Polícia Federal. A PF disse que não se pronunciaria "por enquanto". Por uma rede social, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) disse que estava acompanhando o caso e "analisando medidas concretas pra combater o avanço autoritário que utiliza esse entulho da ditadura que é a Lei de Segurança Nacional". Segundo ela, que é advogada, "o delegado da PF já descartou esse enquadramento absurdo". A parlamentar disse ainda que espera que o grupo seja liberado "em breve".