ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


PDT entra na disputa com o PPS para abrigar Marina Silva

Foto: Divulgação

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de recusar o pedido de criação da Rede Sustentabilidade - por falta de 50 mil assinaturas de eleitores apoiando o surgimento do 33º partido do país – está levando outras legendas além do PPS e do PEN a entrar na briga para ter a ex-senadora Marina Silva como sua candidata na corrida presidencial de 2014. Conforme apurou a reportagem , o mais novo partido na disputa por Marina é o PDT.

O presidente da sigla, Carlos Lupi, teria autorizado pedetistas ligados à ex-senadora no Distrito Federal a conversar com ela sobre uma possível candidatura sua à Presidência da República pelo PDT. Em troca, Lupi estaria disposto a entregar o Ministério do Trabalho ocupado como parte do apoio dado pela legenda ao governo da presidente Dilma Rousseff, uma fatia do controle do PDT exercido por ele e apoio de infraestrutura de campanha, incluindo tempo de televisão.

A proposta reflete o despejo do Ministério do Trabalho visto como iminente após denúncias de um esquema de corrupção deflagrado pela Operação Miqueias da Polícia Federal, envolvendo a cúpula da pasta ocupada pelo PDT desde o governo do ex-presidente Lula.

PPS é o preferido

Mas integrantes da cúpula da Rede indicam que Marina flerta com mais vontade com a proposta do PPS. O partido liderado pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP) teria oferecido uma “carta de alforria”, como classifica um dos interlocutores de Marina, que seria o compromisso para não buscar na Justiça o mandato de parlamentares do grupo da ex-senadora eleitos em 2014. O mesmo valeria para Marina em caso de vitória contra Dilma.

Nesta sexta-feira, Freire reiterou em seu perfil no Twitter o convite a Marina. : “Reafirmo convite do PPS para que junto com a Rede se integre conosco para se candidatar e disputar 2014!”. A Rede deve, contudo, buscar a neutralidade com independência, segurando o processo de criação da Rede no TSE. O novo partido pode ser concluído depois das eleições de 2014 para que Marina migre para ele sem correr o risco de enfrentar um processo de infidelidade partidária caso abandone o PPS com um mandato em mãos – a lei permite mudar para novas legendas sem riscos jurídicos. A Rede atuaria informalmente nas eleições.

Marina entrou a madrugada desta sexta-feira (4) em intensas negociações com seus pares. A decisão será apresentada ainda hoje, a tempo da pré-candidata estar habilitada para concorrer – a legislação eleitoral estabelece o dia 5 de outubro, exatamente um ano antes das eleições, como limite para filiações de potenciais candidatos.

PEN mudaria de nome

Outra proposta apresentada à Marina foi a Partido Ecológico Nacional (PEN), que propõe ceder a presidência da legenda para a ex-senadora e assumir o nome da Rede Sustentabilidade. “Se a Marina vir, podemos até mudar o nome do PEN automaticamente”, afirma o presidente Adilson Barroso.

A oferta deve ser recusada por dois motivos: o PEN tem apenas cerca de 30 segundos de tempo de televisão para a campanha e está em franco processo acelerado de encolhimento após a migração de dois dos seus três deputados federais para o Solidariedade , sigla criada na semana passada por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical. Barroso argumenta haver afinidade ideológica entre PEN e Rede, o que facilitaria a fusão. “Somos o partido da sustentabilidade e nossa ideologia é a mesma”, afirma o líder político, atualmente estudante de gestão ambiental – segundo ele, para “entender melhor de sustentabilidade”.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário