ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Covid-19: Bahia recebe mais 264 mil doses de vacinas para a 1ª aplicação

Foto: Divulgação

A Bahia recebeu mais 264.520 doses de vacina contra Covid-19 na tarde de quarta-feira (30). Foram duas remessas, a primeira, com 228.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, chegou por volta de 13h50 ao aeroporto de Salvador. A segunda, com 36.270 doses da Pfizer/BioNTech, chegou às 16h20. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação. Os imunizantes devem começar a ser enviados para os municípios nesta quinta-feira (1º), em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Eles serão remetidos, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. Com a carga de quarta-feira, a Bahia chega ao total de 8.705.390 doses de vacinas recebidas, sendo 3.360.200 da Coronavac, 4.513.650 da AstraZeneca/Oxford, 739.440 da Pfizer e 92.100 da Janssen.



Brumado registra mais um óbito por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 30 de junho, o município de Brumado registrou 9.107 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 14 internações, 184 óbitos, 264 pacientes em tratamento e 8.659 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



2ª Vara Cível é instalada na comarca de Brumado com a presença do presidente do TJ-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A solenidade de instalação da 2ª Vara Cível da comarca de Brumado foi presidida pelo desembargador Lourival Almeida Trindade, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã de terça-feira (29). O diretor da comarca, juiz Genivaldo Alves Guimarães falou da importância da segunda vara para dar celeridade ao andamento dos 8.500 processos que tramitam somente na primeira vara, agilizando a prestação jurisdicional à comunidade dos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que na oportunidade também enalteceu o trabalho do presidente da 21ª Subseção da OAB, Kléber Lima Dias, para a criação da 2ª Vara Cível na cidade. O desembargador Lourival Almeida Trindade destacou que o avanço do Poder Juciário. "Essa vara é extremamente necessária porque as relações de consumo, via de regra, deságuam no poder judiciário e é preciso que haja uma justiça rápida e eficiente. É preciso que o jurisdicionário tenha uma resposta imediata", afirmou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o descerramento da placa alusiva à instalação da 2ª Vara Cível da comarca de Brumado, o desembargador comentou as ações da Justiça baiana. Quanto à nomeação do juiz titular da segunda vara, Trindade respondeu que o trâmite obedecerá o devido processo legal e que ainda não há um nome previsto. Também estiveram presentes no evento o juiz do Juizado Especial de Brumado, Rodrigo Britto, o juiz da 1ª Vara Cível de Brumado, Antônio Carlos Espírito Santo Filho, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, vereadores, advogados, servidores em geral e demais autoridades civis.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Com 3.200 metros quadrados de área construída Policlínica Regional de Brumado será entregue na sexta-feira (2)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Policlínica de Saúde de Brumado irá reforçar o sistema de atendimento na Região nos próximos dias. Na sexta-feira, dia 2 de julho, será inaugurada a unidade da região de Brumado, a 18ª entregue pelo Governo do Estado desde 2017. Nesta quarta-feira (30), em entrevista à imprensa local, Rui Costa (PT) anunciou a entrega dos equipamentos. "São equipamentos importantíssimos que completam a estrutura de que nós estamos fazendo ao longo desses anos. O objetivo é dar suporte às pessoas que vão no posto de saúde e depois precisam fazer o exame para dar continuidade ao diagnóstico. Lá, como nas outras policlínicas já implantadas, a população será atendida com o que há de melhor e mais moderno para diagnóstico, com equipamentos de alta qualidade, encontrados nos melhores hospitais particulares", afirmou Rui ao site 97NEWS. O governador explicou que o Governo do Estado construiu as policlínicas e irá arcar com 40% dos custos de manutenção. "Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Sendo que cada município pagará de forma proporcional a sua população". Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, a entrega será restritas à imprensa, aos prefeitos das regiões e autoridades. "Gostaríamos muito de convidar a população inteira para fazer um grande ato, como foram as inaugurações antes, mas o momento não permite. A população poderá acompanhar as entregas de casa. Nós vamos transmitir nas nossas redes sociais", concluiu Rui. Com 3.200 metros quadrados de área construída, a policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais.

 



Vereador Beto Bonelly comemora retirada do Projeto de Lei n° 041/2021 na sessão de hoje (30)

Foto: Divulgação

Durante a sessão virtual da Câmara Municipal desta quarta-feira (30), o vereador Beto Bonelly (PSB) comemorou mais uma de suas conquistas junto a população brumadense e demais vereadores que lhe acompanham. A comemoração se deu por conta da retirada do Projeto de Lei (nº 041/2021) de autoria do Poder Executivo o qual visava alterar a Lei que institui o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. Beto Bonelly além de tecer elogios a Presidente da Casa, a vereadora Verimar Meira (PT) quanto a sua sensatez pela retirada do Projeto, agradeceu e fez menção honrosa aos questionamentos da população, pois, segundo ele, foi uma conquista conjunta, através da voz e desejo do povo e o trabalho do vereador para faze-los ouvidos. "Mais uma vitória em prol do povo de Brumado a ser comemorada", disse Bonelly.



Bahia avaliará retomada de aulas presenciais nos próximos 15 dias, diz Rui Costa

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa já começa a traçar planos para que as aulas da rede pública estadual de ensino possam ser retomadas. A expectativa é que os alunos possam voltar a frequentar as escolas em modelo híbrido, o que será avaliado nos próximos dias. “Nós estávamos com 75% (de ocupação de leitos de UTI) e, se esse número se mantiver nesse patamar, ou inferior a esse, nos próximos 10, 15 dias, nós vamos voltar às aulas presenciais. Essa segunda etapa, chamada de modelo híbrido, terá alguns dias presenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareça a escola”, explicou. O Governo do Estado avaliará os números das próximas duas semanas para, então, organizar a data de retornos dos alunos à sala de aula. Ainda de acordo com o governador, caso a taxa de contaminação e ocupação continue caindo, haverá migração para a fase três, que é 100% presencial. As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020.



Brumado: Jovem de 23 anos agride irmã no bairro Apertado do Morro

Foto: Divulgação l PM

A agressão aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 10h30 na casa da família, no bairro Apertado do Morro. De acordo com a polícia, o jovem de 23 anos teve uma discussão com a irmã, de 21 anos, o que motivou a agressão. A vítima acionou uma guarnição e foi até a delegacia e denunciou o irmão. A polícia foi até a residência e conseguiu localizar e prender o jovem. Com o agressor a PM encontrou uma faca, munição calibre .38 e um cano de revólver. Ele vai responder por crime de lesão corporal e ameaça.

 



Caminhão tomba na BA-148 entre Marcolino Moura e Rio de Contas

Foto: Divulgação l PRE

Na última terça-feira (29), por volta das 08h30, um acidente foi registrado na BA-148, entre o Distrito de Marcolino Moura, na cidade de Rio de Contas. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no local, um caminhão tombou e o motorista do veículo, identificado como Marivaldo da Silva Lopes, de 48 anos, e o passageiro Paulo Souza Carvalho, de 48 anos, sofreram apenas ferimentos leves. Ambos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Rio de Contas para atendimento. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.



Brumado: Projeto que pode dificultar ligações de água e energia foi retirado de pauta na sessão de hoje (30)

Foto: Reprodução l Youtube

A Câmara Municipal de Brumado retirou de pauta o projeto de Lei complementar (nº 041/2021), que altera a Lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. O projeto foi encaminhado ao Legislativo pela segunda vez pelo Executivo Municipal para ser votado na última seguda-feira (28), no entanto, a sessão foi transferida para esta quarta-feira (30), sendo retirado de pauta pela presidente da Câmara, a vereadora Verimar Meira (PT). “Brumado agradece”, foi assim que os vereadores definiram a retirada do projeto que visava alterar a Lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo. De autoria do Poder Executivo, em seu artigo 457 diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Outra parte plêmica do projeto é com relação ao artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma, que devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos devendo suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. Ou seja, quem tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros já exigidos no passeio, com a nova proposta do Executivo, o proprietário deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento. A oposição foi até o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar os prejuízos que o projeto poderia causar para a comunidade. Entretanto, a bancada de situação defende a Lei complementar, mas entende que mudanças devem ser feitas no projeto apresentado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).



Brumado registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19

Foto: Reprodução l Rede Social

Nasceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, o primeiro bebê com anticorpos contra a Covid-19, após a mãe dele ter contraído a doença durante a gestação. A informação foi confirmada na última terça-feira (29) pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Não foi divulgado se a mãe da criança, Michele Silva Correia, tomou a vacina contra o novo coronavírus. O bebê foi testado e comprovado a presença de anticorpos aos sete dias de vida.



Músico de 39 anos é mais uma vítima da Covid-19 em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Amigos e familiares usaram as redes sociais para comunicar a morte do músico Klériston Gomes Cosme Ribeiro Silva, aos 39 anos, vítima de covid-19. O músico trabalhava no administrativo da Maxxnet e era muito querido na cidade de Brumado. Carinhosamente chamado de 'Keu Ribeiro' pelos amigos, o guitarrista estava em tratamento em uma unidade hospitalar na cidade de Vitória da Conquista, mas não resistiu e veio a óbito. Ele deixa esposa e três filhos. Na manhã desta quarta-feira (30), na Sessão virtual da Câmara Municipal, os parlamentares pediram um minuto de silêncio pelo falecimento do músico. Nas redes sociais, amigos prestam a última homenagem ao brumadense. "Você partiu meu amigo, cumpriu sua missão aqui na terra. Agora está nos braços de Deus. É isso que nos conforta. Estamos aqui de luto e o que fica é a saudade. Vai com Deus", escreveu Luciano, um dos diretores da empresa Maxxnet.



Brumado: Mulher é atropelada durante caminha de fim de tarde; motorista fugiu sem prestar socorro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de 43 anos ficou ferida, na tarde da última segunda-feira (28), após ser atropelada por um carro, na rotatória entre as rodovias BR-030 e BA-262, em Brumado. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv) de Brumado, o condutor do veículo seguia na rodovia BR-030 quando atropelou Maria de Lourdes Pereira dos Santos. A mulher ficou ferida e foi atendida por uma equipe do SAMU 192. Ainda segundo a 2ª CIPRv, o motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local logo em seguida. A CIPRv também informou que o motorista ainda não foi identificado nem localizado. Uma ocorrência foi registrada na Delegacia. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.



Caculé: Aparelhos de som e motocicletas são apreendidos em operação contra poluição sonora

Foto: Divulgação l PM

Vinte e cinco veículos irregulares foram abordados, até a última segunda-feira (28), durante operação de combate à poluição sonora na cidade e zona rural de Caculé. A operação realizada pela Polícia Militar em apoio à Vigilância Sanitária Municipal apreendeu aparelhos sonoros irregulares e motocicletas. De acordo com a PM, os flagrantes ocorreram no distrito de Várzea Grande e na cidade de Caculé. De acordo com o comandante da unidade, major Osvaldo Veloso Vidal, denúncias de poluição sonora levaram os policiais até os locais, onde automóveis com aparelhos sonoros irregulares e motocicletas adulteradas foram achados.  Quatorze motocicletas e 16 aparelhos sonoros  foram apreendidos. “Além de desrespeitarem o decreto estadual, os automóveis emitem níveis sonoros altos e causam desconforto a idosos, doentes e população em geral”, argumentou o oficial.



Justiça Federal dá prazo para Cofen explicar afastamento de presidente do Coren-BA

Foto: Divulgação

A Justiça Federal expediu uma liminar na terça-feira (29) determinando que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) explique em até 10 dias o motivo do afastamento do então presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA) Jimi Hendrex Medeiros de Souza. Ele foi afastado na última sexta-feira (25) por 90 dias, após indícios de participação em um esquema de “rachadinha”. A primeira-tesoureira da instituição, Rosane Santiago Alves da Silva, e o servidor Gabriel Ramos Daltro também foram afastados. Segundo Jimi Hendrex, foi ele quem apresentou a denúncia de um suposto esquema de “rachadinha” ao Cofen, mas acabou sendo afastado juntamente com os servidores denunciados. “Eu encaminhei a denúncia e acabei sendo afastado pelo Cofen sem nenhuma prova contra mim. Fui arrolado de forma caluniosa nesse processo administrativo”, afirma o ex-presidente do Coren-BA.



Investigação aponta que corpo encontrado dentro de rio é do jovem Natal, desaparecido há 7 dias em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um relatório preliminar da Polícia Civil de Brumado aponta que o corpo de um jovem de aproximadamente 26 anos encontrado no Rio do Antônio na cidade de Brumado na terça-feira (29), seja de Natal Batista Lima. Ele estava desaparecido há cerca de ste dias e, segundo os familiares, após ter saído com amigos. A família chegou a divulgar a foto de Batista nas redes sociais na tentativa de encontrá-lo. No entanto, na tarde de terça, por volta das 15h (veja aqui), o corpo de um jovem com as mesmas características de Batista foi encontrado por populares dentro do rio, próximo ao residencial Brisas 4. A vítima estava apenas de sunga e com pedras amarradas nos pés e nas mãos. Ação esta na qual dificultou que o corpo fosse encontrado. Segundo acompanhou o site 97NEWS, o corpo já estava em estado de decomposição e foi removido para Instituto Médico Legal (IML) para o necropsia. A polícia civil abriu uma linha de investigação para apurar o crime. No IML, a família reconheceu os brincos e o cabelo da vítima como sendo os de Natal Batista. Ainda no relatório preliminar perícia o o documento cita: "Salienta-se que em pesquisa no sistema de informações do Sigip, consta uma ocorrência de desaparecimento (BO-21-1779) registrada em 28/06/2021, relacionada com o desaparecimento do nacional Natal Batista Lima, desaparecido desde o dia 23/06/2021 e com registro efetuado pela genitora. Entretanto, aguarda identificação através do IML para uma conclusão mais acertiva", diz o relatório. Já na manhã desta quarta-feira (30), o site 97NEWS recebeu informações de peritos da Polícia Civil, que través das digitais, confirmou que o corpo encontrado é de Natal Batista Lima. 

 



Brumado registra mais dois óbitos nas últimas 24h por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 29 de junho, o município de Brumado registrou 9.085 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 15 internações, 183 óbitos, 259 pacientes em tratamento e 8.643 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia: Vacina Janssen serão destinadas para todos os municípios baianos, diz Sesab

Foto: Divulgação

As próximas doses das vacinas contra Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen que chegarem à Bahia serão destinadas aos 417 municípios baianos. A decisão foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada na manhã desta terça-feira (29). A primeira remessa havia sido distribuída apenas para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, Conde, Saubara e Santo Amaro. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, garantiu que o Governo do Estado continuará garantindo que as vacinas sejam enviadas ao interior no menor tempo possível. “Vamos usar toda a infraestrutura do Estado para entregar as vacinas rapidamente”, afirma Fábio Vilas-Boas.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Ficou definido também, durante a reunião da CIB, que será destinado o mínimo de 10% das doses para os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e também em resolução CIB. Os municípios que já concluíram os grupos prioritários poderão utilizar 100% das doses de forma escalonada, por idade.



Brumado: Jovem é encontrado morto dentro de rio com mãos e pés amarrados próximo ao residencial Brisas 4

Pedras foram amarradas ao corpo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta terça-feira (29), por volta das 15h30, um jovem de aproximadamente 26 anos foi encontrado morto no Rio do Antônio, em Brumado. A vítima que ainda não foi identificada, foi encontrada por moradores do residencial Brisas 4, nos fundos de uma creche. Segundo apurou o site 97NEWS, o jovem foi encontrado com pedras amarradas nos pés e nas mãos, provavelmente para dificultar que o corpo fosse encontrado. Outra situação observada pelos populares foi que o jovem estava apenas de sunga.

Populares ajudaram no resgate do corpo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar foi chamada e acionou a Polícia Técnica, na qual contou com a ajuda de populares para remover o corpo do Rio. Nossa equipe acompanhou de perto a remoção do corpo e o jovem já estava em estado avançado de decomposição. Há cerca de cinco dias atrás, um jovem desapareceu na cidade, mas segundo a Polícia Civil, só um laudo técnico pode identificar a vítima. Familiares já se deslocaram até a Delegacia local para identificar se é ou não, o jovem que se encontra desaparecido. O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Aneel aprova aumento de 52% na conta de energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 - cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – ou seja, alta de 52%. O novo valor entra em vigor a partir de julho (mês que começa esta semana). O reajuste contrariou a área técnica da própria Aneel. A agência havia recomendado uma alta de R$ 11,50 a cada 100 kWh consumidos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão na última segunda-feira (28) e pediu ao país uso "consciente e responsável" de água e energia. A última crise de energia elétrica no país foi em 2001, com racionamento durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. 
 



Feriado de 2 de julho não terá venda de bebidas alcoólicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A venda de bebida alcoólica estará proibida durante o feriado de 2 de julho, inclusive por sistema de delivery, em toda a Bahia. De acordo com medida publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado, a proibição passa a valer desde às 18h de quinta-feira (1º) até às 5h da segunda-feira (5). A exceção abrange regiões cuja taxa de ocupação de UTI alcancem a taxa de 75% ou menos, durante cinco dias consecutivos. Em todo o estado, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 8 de julho. O decreto mantém a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.