ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Vídeo mostra momento em que Lázaro é levado por ambulância ao Hospital

Foto: Reprodução l Vídeo

Foragido desde o último dia 9 de junho, após uma chacina em Ceilândia (DF), Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, foi morto após troca de tiros com policiais nesta segunda-feira (28) (veja aqui). A Polícia Civil de Goiás (PCGO) confirmou a morte. Em um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que Lázaro, baleado, é transportado de uma viatura para uma ambulância. Em seguida, ele foi levado ao Hospital Municipal Bom Jesus, mas não resistiu aos ferimentos. Lázaro passou 20 dias foragido, quando invadiu uma chácara de uma família no dia 09 deste mês. Eles moravam com dois filhos. Lázaro reagiu matando o marido e os filhos. A esposa foi encontrada morta próximo à um córrego. Ela estava nua e com ferimentos na nádega esquerda quando foi encontrada. 



Lázaro Barbosa morreu durante ação de captura, diz coronel

Foto: Reprodução l Vídeo

O criminoso Lázaro Barbosa teria sido baleado e morto durante a ação dos policiais que o capturaram nesta segunda-feira (28) (veja aqui). O governador Ronaldo Caiado (DEM), no entanto, foi taxativo na confirmação que o criminoso foi preso: "Acabei de receber a informação que Lázaro foi preso". O jornalista Roberto Cabrini, da TV Record, disse ao vivo que confirmou a informação com o coronel da polícia e que Lázaro morreu. "Ele não resistiu aos ferimentos e morreu". Lázaro é suspeito de matar uma família (pai, mãe e dois filhos) em Goiás. Desde então, a polícia empreendeu uma enorme caçada, usando helicópteros, drones e cães farejadores. Lázaro é natural da cidade de Barra do Mendes, no centro-norte da Bahia. No estado, ele também cometeu crimes e foi preso pela polícia após longa fuga de 15 dias.



Após 20 dias de fuga, Lázaro é preso em Goiás

Foto: Reprodução

Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi preso após ser baleado nesta segunda-feira (28), em Goiás. Na manhã de hoje, o criminoso foi encurralado por policiais em Água Lindas de Goiás. Informações levaram a força tarefa até a casa da ex-sogra de Barbosa, mas o criminoso não foi encontrado. Moradores afirmaram que Lázaro passou pelo local por volta das 22h deste domingo (27), mas fugiu ao ser reconhecido. Após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, ele foi preso. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás. As buscas começaram no dia 9 de junho, após o crime no DF. Na fuga, Lázaro roubou um carro e foi para a cidade de Cocalzinho de Goiás, a 80 km de distância. Desde então, foi perseguido pela força-tarefa policial pelas matas da região. Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão com uma plataforma de observação elevada de videomonitoramento ajudaram nas operações. Cães farejadores também atuaram na caçada a Lázaro. Durante a perseguição, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).



Brumado: Sessão que votaria projeto que pode dificultar ligações de água e energia foi transferida para quarta-feira (30)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Brumado votaria o projeto de lei complementar (nº 041/2021), que altera a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. O projeto foi encaminhado ao Legislativo pela segunda vez pelo Executivo Municipal para ser votado em regime de urgência especial. No entanto, o site 97NEWS obteve informações que a sessão foi transferida para a próxima quarta-feira (30), às 09h e será transmitida pelas Rádios Câmara e Alternativa FM, além dos canais oficiais do Legislativo nas redes sociais. De autoria do Poder Executivo, em sua justificativa o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), afirma que foram observados alguns dispositivos que necessitam ser alterados e outros que devem ser inseridos para adequar a sua aplicabilidade à realidade das normas edilícias vigentes, bem como à dinâmica da construção civil no município. No projeto, em seu artigo 457 diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Outra parte plêmica do projeto é com relação ao artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma, que devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos devendo suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. Ou seja, quem tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros já exigidos no passeio, com a nova proposta do Executivo, o proprietário deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento. 



Projeto já rejeitado pela Câmara de Brumado pode dificultar ligações de água e energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de lei complementar (nº 41/2021), que altera a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, foi encaminhado mais uma vez à Câmara Municipal de Brumado para ser votado em regime de urgência especial. De autoria do poder executivo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em sua justificativa, diz que após a aplicação da referida, foram observados alguns dispositivos que necessitam ser alterados e outros que devem ser inseridos para adequar a sua aplicabilidade à realidade das normas edilícias vigentes, bem como à dinâmica da construção civil no município. "Como se pode observar do contexto do projeto, alguns dispositivos facilitam o ajuste das construções, outros podem exigir um pouco mais de adequação, porém, em tudo isso, vislumbra-se obedecer aos ditames das normas edilícias, para que as construções possam oferecer as melhores condições possíveis de habitabilidade e de prática comercial, tanto em respeito aos limites legais, bem como às condições e ambientais peculiares à cidade de Brumado", diz. No projeto, em seu artigo 457 diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. "somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação". No entanto, essa mesma proposta já foi derrubada no dia 15 de fevereiro deste ano. Outra parte plêmica do projeto é com relação ao artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma, que devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos devendo suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. Ou seja, quem tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros já exigidos no passeio, com a nova proposta do Executivo, o proprietário deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento. Além disso, o projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e nem o prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. 

 



PRF apreende carga de celulares avaliada em mais de R$ 620 mil em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com celulares e outros equipamentos eletrônicos, avaliada em mais de R$ 620 mil, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um ônibus na BR-116, no município de Vitória da Conquista, na manhã de domingo (27). De acordo com a PRF, o ônibus fazia a linha entre São Paulo e Natal. Durante averiguação no bagageiro, foram encontradas duas caixas com 130 itens, entre celulares, carregadores, fones de ouvido, relógios e outros eletrônicos. Dois passageiros foram identificados como responsáveis pelo transporte das mercadorias. Eles não apresentaram notas fiscais ou qualquer documentação comprobatória e disseram aos policiais que os produtos seriam levados para Aracaju. Segundo a PRF, os homens e todo o material apreendido foram encaminhados para a Secretaria da Receita Federal em Vitória da Conquista.



BA-262: Motociclista de 40 anos morre ao atropelar animal entre Vitória da Conquista e Anagé

Foto: Reprodução l Rede Social

Um motociclista de 40 anos foi vítima de um acidente no KM-319 da BA-262, próximo a Vitória da Conquista. O condutor da moto identificado como Nilson Ferreira da Silva, morreu após colidir com um animal solto na pista. O fato aconteceu por volta das 21h30 da noite de domingo (27) quando a vítima recebeu atenção pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu. A 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. 

 



Covid-19: Brasil recebe novo lote de vacinas Pfizer

Foto: Divulgação

Um novo lote com 936 mil doses de vacinas  Pfizer/BioNTech contra Covid-19, desembarcou no  Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã de domingo (27). Com o novo lote, a Pfizer soma 2,4 milhões de imunizantes fornecidos ao Brasil em menos de uma semana. Na terça-feira (22), foram 529 mil doses entregues e outras 936 mil chegaram na quinta (24). A previsão é de que o novo lote siga para as unidades da Federação nos próximos dias. No total, o Ministério da Saúde contratou 100 milhões de doses para serem entregues até setembro. Mais 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer neste ano.



Prefeitura de Brumado inicia imunização contra Covid-19 das pessoas com 45 anos ou mais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado inicia a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idade igual ou superior a 45 anos a partir desta segunda-feira (28). Os pontos de imunização vão funcionar das 08h às 16h30. Os postos de vacinação serão nas Escolas: CMEAS e Idalina Azevedo Lobo. É obrigatório levar cartão de vacina, documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

 

Foto: Divulgação


Brumado: Boletim aponta 286 casos ativos da Covid-19

Foto: Divulgação

No domingo, 27 de junho, o município de Brumado registrou 9.046 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 286 pacientes em tratamento e 8.579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Motociclista morre após ser atingido por um carro no Distrito de Ubiraçaba

Foto: Divulgação l PM

Na tarde do último sábado (26), um motociclista de 45 anos, identificado como Adailton Aguiar Batista, morreu após ser atingido por um veículo de passeio na estada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Batista morreu na hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. Após o acidente, populares detiveram o motorista do veículo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. 

Foto: Divulgação l PM

O corpo de Adailton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O condutor do veículo foi conduzindo até o posto da 2ª CIPRv/Brumado para realizar o teste de alcoolemia tendo este se recusado a efetuar tal procedimento, então foi conduzido até o Hospital Municiapl para receber atendimento médico e após liberado, foi levado até à 20ª Coorpin  para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Quina de São João: oito apostas dividem prêmio e levam R$ 25 milhões cada

Foto: Divulgação

Oito apostas levaram o prêmio de R$ 204,8 milhões da Quina de São João. Cada uma receberá cerca de R$ 25,6 milhões. O valor em jogo foi o maior da história do sorteio. O apostador acertou as seis dezenas do concurso 2382 sorteadas na noite de sábado (19). Os números sorteados foram: 25 - 28 - 36 - 60 - 61. Outros 2.143 apostadores acertaram a quadra e receberão R$ 9.276,34, cada.



Brasil registra 1ª morte por variante indiana do coronavírus

Foto: Reprodução

O Brasil confirmou a primeira morte pela variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia. Segundo o Ministério da Saúde, o óbito aconteceu no fim de abril, mas só foi divulgado na sexta-feira (25). Até o momento, 11 casos foram detectados no país. Apenas a Região Norte continua sem incidência da variante. As informações são do Estadão. Os primeiros registros da cepa no País foram confirmados em maio, entre os tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que atracou em São Luís. No momento, 6 dos 11 casos listados pela pasta federal são de tripulantes da embarcação. Há ainda dois casos de Apucarana (Paraná), e ocorrências isoladas nos municípios de Campos dos Goytacazes (Rio), Juiz de Fora (Minas) e Goiânia (Goiás).  Goiânia é a única cidade do País a constatar transmissão comunitária da cepa. A cepa foi identificada em uma jovem com sintomas leves e sem histórico de viagem.



Brumado: 284 pessoas estão em recuperação por conta da Covid

Foto: Divulgação

Neste sábado, 26 de junho, o município de Brumado registrou 9.044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8.579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro..



Menino de 9 anos é encontrado morto em rio da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (25), um menino de 9 anos foi encontrado morto no Rio Paraguaçu, no povoado Volta do Rio, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do menino foi encontrado por mergulhadores do 13º Grupamento de Bombeiros (13ºGBM/Gmar) em conjunto com bombeiros do 11ºGBM/Itaberaba. As buscas foram iniciadas na tarde de quinta-feira (24), quando o 11ºGBM foi acionado através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). No início da noite as buscas foram encerradas, sendo retomadas no início da manhã desta sexta-feira. Por volta das 9h os mergulhadores localizaram o corpo do garoto, que foi reconhecido por familiares. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais.



Passageiro é preso ao transportar drogas de SP para vender em Boquira

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um homem foi flagrado com drogas prontas para a venda, na última quinta-feira (24), por equipes da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Macaúbas). O suspeito estava em um ônibus que saiu de São Paulo em direção ao município de Boquira. Policiais da unidade faziam blitz na BA-156, quando abordaram um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Boquira. Na bolsa de um dos passageiros foram encontradas mais de 1,5 mil porções de maconha e cocaína. De acordo com o major Paulo Vinícius Rego, comandante da unidade, a droga seria comercializada na região que abrange os municípios de Boquira , Macaúbas e Ibipitanga. "O homem foi preso e encaminhado à Delegacia Territorial de Boquira", contou.



Jacobina registra sexto tremor de terra em dezenove dias

Foto: Divulgação

Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Jacobina, na última sexta-feira (25). O evento sismológico ocorreu por volta das 3h45. Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.8 mR. Este é o sexto tremor registrado na cidade nos últimos 19 dias. O último ocorreu em 18 de junho, de magnitude preliminar calculada em 1.9 mR.



Brumado chega a 181 óbitos por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 25 de junho, o município de Brumado registrou 9.044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8.579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Continuidade dos cuidados contra o coronavírus é de vital importância para evitar contaminação, alerta pneumologista da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A pneumologista da Clínica Mais Vida, Dra. Damille Sandes chama a atenção para a fundamental importância da continuidade dos cuidados relativos a COVID-19 para que se diminua a transmissão e salienta a principal sendo a de ficar em casa, diminuindo o contato com as pessoas, contendo a proliferação do vírus. Continua observando a importância da lavagem das mãos de forma regular, com água e sabão, a utilização de álcool gel, tendo que durar pelo menos vinte segundos. A cada atividade realizada lavar as mãos novamente, evitar tocar o rosto e as mucosas, olhos, nariz e boca, sem antes ter higienizado as mãos e preservar ao máximo o contato com os grupos de risco: os idosos e portadores de doenças crônicas. Dra. Damille explica que o coronavírus afeta principalmente a parte pulmonar, sendo que algumas pessoas terão sintomas leves, como uma gripe e outros sintomas mais graves – pneumonia, embolia pulmonar, etc. Destaca que estamos em um momento crítico da pandemia de COVID-19 no Brasil, com mais de 8,5 milhões de casos, 210 mil vidas perdidas, mais de mil mortes diárias. “As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no “tratamento precoce” para a COVID-19 até o presente momento”, alerta. A autorização pela ANVISA para uso emergencial das vacinas Coronavac nos enchem de esperança, pois as vacinas têm o potencial de evitar a Covid-19 grave, evitando internamentos hospitalares, necessidade de oxigenioterapia, admissões em unidades de terapia intensiva e óbito. Dra. Damille observa que hoje, os brasileiros representam 10% dos óbitos por COVID-19 no mundo. “Precisamos mudar esta trágica realidade. Por isso, precisamos manter, mesmo com o início da vacinação, o uso correto de máscara, distanciamento físico, evitar aglomerações, higienização correta e frequente das mãos com álcool e água e sabão”, pontua a especialista. É de extrema importância o acompanhamento após infecção pelo coronavírus, todos pacientes devem passar por uma consulta com pneumologista para avaliação pulmonar adequada. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.