ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Criança é internada na UTI em estado grave após ser atropelada por ônibus escolar na zona rural

Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Benito Gama

Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Lama de obra invade casas e moradores perdem tudo em Brumado

Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Brumado: 'Gatuno' é preso pela PM logo após roubar moto no bairro São Jorge

Unip: A Educação transforma sonhos em realidades!

Apagão de 40 minutos atinge Brumado e municípios da região

Brumado: Choveu forte na madrugada desta segunda-feira (18) na 'Capital do Minério'

Bahia bate o Vitória da Conquista e assume a liderança do Campeonato Baiano

Agência Nacional de Mineração recomenda extinção de barragens a montante até 2021

Brasil vai precisar de 10 mi de profissionais em saúde e educação até 2040, diz BID

Brumado: Estudantes participam de tarde de autógrafos com prefeito Eduardo Vasconcelos

Artista plástico 'Dil Rocha' recebe Prêmio Giuliano Ottaviani; o brumadense ficou em 1º lugar com o quadro 'Pedalando na Trilha'

Após um mês e meio baiano é o último vencedor da Mega da Virada a retirar o dinheiro

Previsão indica vento forte e chuva na tarde desta sexta-feira em Brumado

Brumado: Câmara de Dirigentes Lojistas pede flexibilização na implantação da 'Zona Azul'

Brumado: Cratera se abre em antiga galeria de água próximo a 'passagem em nível' na rua que liga os bairros São Felix ao Centro


Clínica Master: Radiografia Digital

Você com certeza já fez uma radiografia ou conhece alguém que já fez, mas sabe a diferença entre o raio-x digital e o convencional? Olhando a imagem acima é fácil notar a grande diferença entre as duas modalidades do exame, imagine o quanto seu médico terá mais segurança para dar um diagnóstico utilizando uma imagem com muito mais nitidez. Mas não é só na qualidade da imagem que a radiografia digital supera a convencional. A radiação das máquinas digitais é menor. A radiografia digital não utiliza fluidos nocivos ao meio ambiente para a obtenção das imagens. Os pacientes e técnicos em radiologia ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde. Além da melhor resolução, o tempo é otimizado, com menos etapas e mais agilidade na obtenção dos resultados. Na clínica master você encontra um moderno aparelho de radiografia digital, numa sala ampla e confortável e técnicos altamente qualificados. Quando for escolher onde fazer seu exame de raio-x, escolha pela qualidade. A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (Whatsapp) | 77 99126-1903.



Juizado Especial Cível de Brumado recebe o Selo 'Ouro de Produtividade' do Tribunal de Justiça da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Responsável por reduzir significativamente o número de processos no Poder Judiciário e o tempo de resolução das ações, o Juizado Especial Cível de Brumado acaba de ser contemplado com o selo “Ouro de Produtividade”, conferido pelo programa Selo Justiça em Números, do Tribunal de Justiça da Bahia, pela excelente produtividade em seu papel social de tornar a justiça mais acessível e próxima da sociedade. Em 2018, foram cerca de quatro mil causas jurídicas atendidas pelo JEC. O programa Judiciário Eficiente tem como objetivo a busca constante por rapidez e qualidade dos serviços prestados à população, por meio do aprimoramento dos principais processos de trabalho na área administrativa e redução do tempo na tramitação dos processos. Essa é a primeira vez que o Juizado de Brumado recebe e premiação dos selos, -- desde a implantação do programa, em agosto de 2016. Responsável pelo JEC, o Juiz Rodrigo Souza Britto, vem mostrando o seu trabalho de excelência desde que assumiu os trabalhos. De acordo com o magistrado, atualmente o Juizado está totalmente saneado, pois dos 4.700 processos, 3.700 estavam no gabinete, sendo que alguns deles tinham mais de 10 anos. “Hoje temos apenas cerca de 5% dos processos no gabinete, comprovando os ótimos resultados da celeridade”, destacou o juiz. O programa Selo Justiça em Números tem como objetivo a busca constante por rapidez e qualidade dos serviços prestados à população, por meio do aprimoramento dos principais processos de trabalho na área administrativa e redução do tempo na tramitação dos processos. A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira (12), às 16 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.



Conquista: Polícia Militar lança programa de rádio para conscientização do cidadão

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (12) a Polícia Militar de Vitória da Conquista terá um programa semanal no rádio. Com início as 13h pela Uesb FM, a coorporação terá um epaço às terças que abordará vários temas relacionados a Segurança Pública. "Pelo Rádio da Polícia", estreia hoje como um programa inovador. Há um ano no ar, o programa serviu de inspiração para outras unidades policiais da Bahia que também aderiram ao projeto. De acordo com a PM, o programa tornou-se um importante instrumento de propagação da filosofia de policiamento comunitário, reforçando os laços de confiança com a Corporação e apresentando, de maneira interativa, o trabalho social realizado diariamente pela PM/BA. Além disso, o Pelo Rádio da Polícia, promove a conscientização de cada cidadão e conta com a participação de convidados, permitindo a participação da comunidade na construção de um trabalho policial mais comunitário e efetivo. O programa também leva até o ouvinte informações de cultura e música de qualidade. 



Brumado: Bicampeão baiano de ciclismo quase não viaja para disputar campeonato por falta de incentivo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Todo atleta sonha em disputar um campeonato e chegar ao topo do pódio representando a sua cidade e ao seu povo. Porém, o “sonho” de muitos expõe uma triste realidade, a falta de incentivo no esporte local, principalmente de atletas que lutam para representar Brumado. Exemplo da falta de apoio é o atleta Igor Neto. Com apenas 26 anos, o jovem já é bicampeão baiano de ciclismo na categoria Speed, representando Brumado em competições estaduais e até nacionais. No ano passado, Igor ganhou vários eventos, venceu campeonatos estaduais, o que garantiu sua vaga no Campeonato Baiano. Mesmo com os resultados positivos, Neto, juntamente com a família, sofre para conquistar apoio para disputar as competições. Em entrevista ao 97NEWS, ele fala das dificuldades e o desafio de mudar essa realidade. “Esse ano nem procurei a prefeitura e, não vou mais porque aí começa a somatória de pontos e já saio na desvantagem com relação aos concorrentes”, afirmou. Isto não significa que Brumado está fora da normalidade, contudo, é de suma importância que tanto o poder público e as empresas assumam a responsabilidade de fomentar o esporte, e que seja de qualidade.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para exemplificar o caos que estamos enfrentando, podemos citar a paixão que a cidade tem pelo futebol de campo, mas não consegue estruturar-se para que a nova geração de crianças e adolescentes tenha muito mais que eventos mensais. Cabe aos gestores do município considerar qual dos enfoques podem e desejam efetividade, já que apesar diversas “faces” do esporte, estas podem ser apoiadas em várias dimensões. Creio que para este tema em questão, estamos falando sobre o problema do ciclismo, mas também há outras modalidades, que caíram no esquecimento, pois a maioria dos jovens de Brumado, ainda que tenhamos um campo oficial, nunca participaram de um campeonato. Mas voltando ao assunto "Ciclismo Brumadense", que apesar de ter uma história recente de um bicampeã estadual, um feito para Igor, ainda requer de incentivo dos poderes público. Ainda em entrevista ao 97NEWS, o atleta disse que não dispõe do recurso para se deslocar até os municípios onde as provas de circuito são realizadas. No ano passado, o ciclista também passou pelo mesmo drama. “Acabo ficando desanimado. Você tem vontade de fazer aquilo que é a sua paixão, mas, sem ajuda, é complicado”, disse o atleta. Neste final de semana ele conseguiu viajar com incentivo de empresários e conquistou o sétimo lugar na primeira etapa.



Mulher diz que viu Boechat pedir ajuda antes de morrer: “Ele chamava com a mão”

Foto: reprodução l TV Band

Uma mulher em entrevista ao Brasil Urgente da TV Bandeirantes afirmou ter visto o momento do acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat, na segunda-feira (11), em São Paulo. Segundo a testemunha, ele teria chegado a pedir ajuda com a mão ao perceber a chegada dela. De acordo com Leilane Rafael da Silva, ela estava passando com o marido no momento que percebeu que o helicóptero estava voando baixo. “Eu vi um helicóptero amarelinho, vindo de frente comigo. Falei pro meu esposo: ‘Nossa, esse helicóptero vem muito baixo, parece que ele vai cair’. Nesse momento que eu falei, eu vi uma pessoa pulando na pista. Falei ‘vai cair sim, vai pegar fogo’. Aí vinha uma carreta saindo da autobahn. Quando veio a carreta, ele bateu de frente, passou toda lateral do helicóptero, tanto que a porta entrou dentro do vidro do motorista, e bateu no murinho. Quando bateu no murinho, caiu em cima da pessoa que pulou do helicóptero. Ai eu sai correndo”, afirmou. Conforme a testemunha, quando o marido dela achou que a pessoa que se jogou iria cair em cima deles, ele acelerou a moto, logo em seguida o helicóptero caiu. Leilane ainda afirma que conseguiu tirar o motorista do caminhão e, ao tentar ajudar Boechat, aconteceu outra explosão. “Tinha um pedaço do helicóptero na beirinha que desce, pra onde tava minha moto, e outro na pista. O que tava na pista estava com braço pra cima. Cheguei perto e ele chamava com a mão. (…) Sabe quando a pessoa não consegue falar e tá pedindo socorro, chamando alguém? Ele viu que tinha alguém lá, ele tava dando com a mão. Aí eu saí correndo para pegar na mão dele”, contou. “Ele dando (sinais) com a mão, eu sai correndo, ai veio o moço acho que da autobahn e falou ‘Não pega na mão dele não, porque se você pegar e ele fizer força, ele vai te jogar no fogo e você vai queimar junto com ele’. Eu falei, ‘Moço, ele tá vivo, tá pedindo socorro, tá mexendo a mão, vamos tirar ele de lá. Aí eu passei pro lado e explodiu de novo. E ele ficou lá queimado”, alega. Além de Boechat, o acidente matou o piloto Ronaldo Quattrotucci. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves.



Crueldade: Moradores denunciam maus-tratos e morte de animais no bairro Irmã Dulce em Brumado

Segundo a moradora o animal foi queimado com água quente - Foto: 97News

Moradores do bairro Irmã Dulce, e grupos de defensores de animais estão denunciou, através de fotos enviada a nossa redação, maus-tratos e extermínio de gatos que vivem na localidade. Os relatos são de que os animais são abandonados no local a céu aberto, muitos são envenenados e outros foram queimados com água quente. A nossa equipe, moradores dizem que esperam o canil prometido pela prefeitura há muito tempo. Alguns deles se uniram para divulgar a situação dos animais. Segundo a responsável pelas fotos, que preferiu não se identificar, essa é a forma que os moradores tentam dar visibilidade aos casos e chamar a atenção das autoridades. Os moradores dizem ainda que os órgãos públicos da cidade precisam olhar para situação dos animais e tentar resolver o problema. 

Foto: 97News

“Precisamos salvar os que ainda estão vivos na cidade, porque muitos já morreram e outros estão doentes ou são maltratados como este gato que foi queimado com água quente”. A responsável pela divulgação diz que existem vários registros de animais mortos no bairro. “Não foi somente esse gato que encontrei assim, como vocês podem ver nas fotos, temos registros de vários animais com lesões na cidade”, conta a moradora. Na cidade, existe uma ong que faz um trabalho incrível resgatando animais das ruas, mas com tantos animais já acolhidos por eles, não há mais capacidade de atender a todos. O município firmou um Termo de Compromisso com o Ministério Público para o recolhimento desses animais, mas o que podemos observar é, que até o momento, a situação continua fora de controle.



Malafaia repreende fiéis que exaltaram morte de Boechat, com quem brigou em 2015

Foto: Reprodução

O pastor Silas Malafaia desaprovou fiéis que, ao lembrarem de uma briga na qual o jornalista Ricardo Boechat o mandou ir "procurar uma rola", trataram sua morte nesta segunda-feira (11) como uma punição divina. "Não trabalho com um Deus que se vinga porque alguém me xingou. Então tinha que morrer um monte aí, sou caluniado a todo momento", disse Malafaia. A desavença entre os dois se deu em 2015. Boechat associou à intolerância religiosa a agressão sofrida por uma menina de 11 anos em seu programa na rádio BandNews FM. A criança foi apedrejada na cabeça por ser praticante do candomblé. O pastor retrucou em seu Twitter: "Avisa ao jornalista Boechat que está falando asneira, dizendo que pastores incitam os fiéis a praticarem a intolerância. Verdadeiro idiota. Desafio Boechat para um debate ao vivo. Falar asneira no programa de rádio sozinho, é mole, deixa de ser falastrão. Não incite o ódio". O jornalista leu o tuíte no ar e revidou: "Ô Malafaia, vai procurar uma rola, vai. Não me enche o saco. Você é um idiota, um paspalhão. Um pilantra. Tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia. E agora vai querer me processar. Você gosta muito de palanque, não vou te dar palanque porque você é um otário". Seguidores do pastor evangélico recordaram o episódio e, em redes sociais, postaram mensagens como "procurar problema com os de Deus é o mesmo que cometer suicídio" e "ninguém se levanta contra os ungidos do Senhor". Malafaia afirma que não endossa esse tipo de postura e acrescentou: ele pode até discordar do que Boechat dizia, mas é inegável que ele era um grande jornalista. Comparou: "Sou 100% contra Lula, mas desconhecer que ele é uma liderança é ignorância da minha parte. Também nunca desconheci que Boechat é um grande jornalista".

 



Brumado: Obras para a sede própria do Curso de Medicina segue cronograma, diz empresa

Foto: Luciano Santos l 97News

Localizada na BA-262, ao lado do Condomínio Euroville, o empreendimento já teve o serviço de limpesa concluído e segue o cronograma programado. Com um projeto inovador, a Universidade de Guanambi (UniFG), construirá seu campi na cidade de Brumado. Para que as obras comecem, a empresa aguarda apenas a liberação ambiental e o alvará de obras da prefeitura municipal. De acordo com o presidente da UniFG, Felipe Duarte, a programação da implantação do curso de medicina e a conclusão do campi não serão afetados, após uma decisão da justiça federal do Espirito Santo, que culminou na suspensão temporária da tramitação do processo no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A expectativa é que o município de Brumado possa ofertar o curso e realizar o primeiro vestibular ainda em 2019. 



Horas antes de morrer, Boechat comentou 'sucessão de tragédias no Brasil' em programa de rádio

Foto: Reprodução l TV Bandeirantes

Uma coincidência infeliz. É assim que se define o que ocorreu nesta segunda-feira (11). O jornalista Ricardo Boechat, morto em acidente de helicóptero, em São Paulo, fez um comentário de quase 10 minutos na rádio BandNews FM sobre a sucessão de tragédias no Brasil em 2019, cerca de duas horas antes da sua própria tragédia. Boechat relembrou os casos de Brumadinho – que deixou 325 mortos, dos quais 160 ainda não foram encontrados – e do Ninho do Urubu – quando 10 crianças da base do Flamengo morreram em um incêndio. O jornalista alertou para que essas duas tragédias não fiquem no “ôba-oba”. “É preciso que as consequências sejam mais rápidas no campo da polícia, do Ministério Público. Depois é apoiado pelo esquecimento, da nossa velha tradição de deixar para lá e tocar adiante”, afirmou. “Situações que são de responsabilidade do Estado, do campo da prevenção, do legislador, do judiciário. Quando a gente chora, sofre, lamenta o fato ocorrido ontem, a gente parece estar anestesiado ou gostar da anestesia que faz esquecer desse fato tão logo quando surge novo fato de amanhã, que terá o mesmo tratamento”, contou. Veja o vídeo:



Brumado: Criminosos usam estrada de acesso à comunidade dos 'Pebas' para cometer assaltos próximo a BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A estrada ainda incompleto que dará acesso ao Conjunto Penitenciário, localizado as margens da BR-030, em Brumado, se tornou o trecho de maior incidência de ataques a motoristas e motociclistas brumadenses. São ações em que os criminosos atiram pedras contra o para-brisa dos veículos ou armados rendem as vítimas para obrigar o condutor a parar e, assim, aproveitam a oportunidade para assaltá-los. São dezenas de casos que fazem do local, uma base para este tipo de crime, em especial próximo a entrada da BR-30, que também dá acesso à comunidade dos "Pebas". Ambos não tem iluminação, e a noite se torna um local deserto. De janeiro de 2017 a fevereiro deste ano, foram registrados vários ataques na localidade. No último ataque na região, três criminosos foram mortos em confronto com a polícia. Na ação do dia 05 deste mês (Veja), os jovens entraram em confronto com o Pelotão de Emprego Tático (PETO), da Polícia Militar, próximo a subestação da Coelba. Os três eram suspeitos de vários assaltos na localidade. Segundo a polícia, os policiais foram surpreendidos pelos indivíduos armados e encapuzados, saíram do matagal efetuando disparos contra a guarnição, atingindo a carroceria e quebrando o vidro da viatura. A grave situação do local preocupa quem precisa passar pela via para trabalhar nas fazendas ou ter acesso a comunidade. "Eu passo por aqui todos os dias para trabalhar em uma fazenda de manga, mas fico com bastante medo, e olha que eu passo durante o dia. A noite já mais", comentou o trabalhador, que por medo preferiu não se identificar. A Polícia Militar informou que na medida do possível vem realizando rondas pela localidade. 

A noite o local vira uma espécie de base do crime - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Delegacias da Região Sudoeste esperam inauguração do presídio de Brumado para desafogar as carceragens superlotadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um levantamento nacional de informações penitenciárias indicam que faltam no país 250 mil vagas em presídios. A taxa de ocupação média das cadeias é de 167%. A situação é vivenciada em boa parte das Delegacias do Sudoeste da Bahia, onde a população carcerária é quase o triplo da capacidade. Essa situação poderia ser contornada com a inauguração do complexo penitenciário de Brumado, que tem capacidade para 590 detentos e espaço físico com área de banho de sol, sala de ressocialização, guaritas de segurança, refeitório e setor administrativo. Concluído desde 2016, o complexo continua sem poder ser inaugurado devido à um processo de judicialização que burocratiza a inauguração do presídio. Em visita à Brumado, o governador Rui Costa (PT) chegou a dizer que a licitação está feita, mas é necessário superar um processo. A equipe do 97NEWS retornou ao local e constatou que nada foi feito nos últimos anos e o complexo está tomado por vegetação e possui várias rachaduras na estrutura. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A nossa redação apurou também que uma equipe técnica da secretaria estadual de ressocialização prisional chegou a vir em Brumado para realizar um levantamento das condições estruturais do conjunto penal, no qual foi constatado que, antes mesmo de ser inaugurado, terá que passar por melhorias em sua estrutura. Em entrevista ao 97NEWS, o juiz da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, relatou que após reunião com o Conselho Municipal de Segurança na última semana, foi discutido o envio de um ofício ao secretário estadual de administração penitenciária e ressocialização, Nestor Duarte, solicitando informações sobre os motivos pelos quais, até hoje, o presídio da cidade não foi inaugurado. "O objetivo do Conselho de Segurança é a solução dessa pendência para que o presídio possa receber presos, porque a carceragem de Brumado é um local inadequado”, afirmou. Ainda segundo o magistrado, detentos de outras cidades encontram-se custodiados na carceragem da 20ª Coorpin, causando um super lotação. Destacando no entanto, que a carceragem da Delegacia, é um lugar provisório. “A necessidade efetiva de inauguração do presídio é extrema”, observou Guimarães.



Motos pegam fogo após fios de alta tensão caírem de poste em Vitória da Conquista

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Duas motocicletas foram destruídas na manhã desta segunda-feira (11) após fios de alta tensão despencarem de um poste em Vitória da Conquista. Segundo o Blog do Anderson, houve pânico e correria na Avenida Otávio Santos, ao lado de uma delicatessen, uma das vias de maior movimento. O fogo só foi controlado após ação do 7º Grupamento de Bombeiros Militar. Mesmo com o fogo, ninguém ficou ferido. Até o momento, a Coelba, concessionária do serviço de energia no estado, não se manifestou sobre o ocorrido. 



Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero

Foto: Reprodução l TV Bandeirantes

O jornalista e apresentador da Rede Bandeirantes Ricardo Boechat, de 66 anos, morreu hoje (11) em uma queda de helicóptero na região de São Paulo, na Rodovia Anhanguera. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto e ele, que estavam na aeronave, morreram carbonizados. A informação foi divulgada pelo governo do estado paulista. A corporação atende a ocorrência com um helicóptero e 11 viaturas. Ainda não há informações sobre o que causou a queda da aeronave.



Guanambi: Mulher relata momentos de pânico após ter o carro roubado com filho que dormia no banco de trás: ‘Pior sensação da vida’

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Após estacionar seu veículo no bairro Vasconcelos, na noite de sábado (9), uma mulher preparava-se para voltar para a casa com o seu filho, de apenas 2 anos. Enquanto ela estacionava, notou uma movimentação estranha de dois homens em uma motocicleta. Antes que pudesse deixar o local, porém, a família foi abordada por assaltantes, pouco antes das 19h. A seguir, vieram momentos de pânico, já que ela temia que a criança, deitada no banco traseiro do veículo, fosse levada pelos meliantes. De acordo com o site Sudoeste Bahia, a mãe relatou à um dos indivíduos, que retirasse do banco de trás o seu filho que estava dormindo. Eles o fizeram e em seguida fugiram levando o veículo, sentido ao Bairro Alvorada. “No momento só pensava em meu filho, foi segundos de terror. Já vi muito na televisão, mas passar por isso pessoalmente, é a pior sensação da vida", lembra a vítima, emocionada. No mesmo dia, a mãe, dirigiu-se à Delegacia da cidade onde registrou o caso. O carro levado pelos assaltantes é um VW Gol de cor vermelha e placas NZI-8253, da cidade de Guanambi. A Polícia Civil trabalha na identificação dos criminosos e recuperação do veículo.



Clínica Master: Como o tratamento a laser pode te ajudar?

Foto: Reprodução

Na amamentação, o tratamento é indicado para traumas mamilares comuns na fase inicial da amamentação, como as fissuras ou a sensibilidade dolorosa. O tempo de tratamento é variável, mas alguns casos apenas uma aplicação é suficiente. O tempo de aplicação é muito rápido e o laser é de baixa potência, diferente do laser utilizado para depilação e cirurgias, por exemplo. A técnica é uma ferramenta terapêutica que possui ações anti-inflamatória, anti-edema e analgésica. Sendo assim, podemos ainda contar com o efeito biomodulador dessa técnica para auxiliar no tratamento de obstrução de ductos mamários. Em crianças o tratamento a laser também é muito útil e indicado, contribuindo na erupção dentária do lactente, curando assaduras, aliviando dores e outras lesões, são muitos benefícios. A Clínica Master ainda oferece o “ILIB”, Intravascular Laser Irradiation of Blood, conhecida como a terapia da vitalidade, trazendo muitos benefícios no bem-estar, rejuvenescimento, auxílio na imunidade. A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Atrasos no pagamento do Garantia Safra prejudicam agricultores de Brumado e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Garantia Safra é um tipo de seguro pago ao agricultor quando a quebra de safra é muito grande. Na Bahia, é um recurso importante em tempos de seca, mas muitos sertanejos da Região Sudoeste, estão à espera desse dinheiro. Em Brumado, cerca de 150 agricultores estão nessa situação. Arnaldo Araújo é um dos agricultores que recorreram ao seguro. Ele mora na comunidade Maria Nova, onde há 5 famílias que vivem da criação de bovinos e do cultivo de feijão, mas por causa da escassez de chuva, os prejuízos na lavoura chegaram a 70%. O seguro é custeado pela União, estados, municípios e pelo próprio agricultor. Na região do Sertão Produtivo, cerca de 13, dos 20 municípios foram prejudicados. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Brumado, José Luiz, destacou que o programa é pago em cinco parcelas, e que o atraso veio devido a mudança de governo. "Com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, houve uma mudança na área de recursos humanos da pasta, foi diminuído a quantidade de técnicos no setor. E com essa nova estrutura, houve atrasos nos pagamentos". Ainda de acordo com José Luiz, o antigo Ministério, que hoje virou Secretaria de Desenvolvimento Agrário, é quem disponibiliza os técnicos para realizarem as vistorias em cada região, e isso acaba atrasando o processo de liberação do programa. "São retiradas amostragens em cada município para comprovar se realmente houve perca, e com poucos funcionários, isso requer tempo. Além disso cada região dentro de seus municípios, são escolhidas famílias para a amostragem", comentou. Segundo o coordenador do SETAF, agricultores de sete municípios já receberam o valor do programa, mas a previsão é que o município de Brumado receba no mês de março. "Já fizemos reuniões com o Conselho de Desenvolvimento Rural de Brumado informando sobre a previsão do pagamento e, a partir de agora só nos resta aguardar", afirmou Luiz.



Brumado: Cejusc realizará mutirão 'Pai Presente' para reconhecimento de paternidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o incentivo do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), mais uma edição do Projeto "Pai Presente" acontecerá no mês de agosto, em Brumado. O Mutirão ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SMDSC), a fim de mapear as crianças que estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Uma das coordenadoras do Cejusc, Marília Brito, explica os procedimentos inerentes ao Projeto. "O Pai Presente é um projeto em que se identifica a vontade do pai de fazer o reconhecimento de paternidade, o centro concretiza a ação através do projeto", relatou Marília. Para o mutirão, é realizado o cadastro de várias famílias. Irene Martins, que também faz parte do Cejusc, explicou que o Pai Presente consiste em um projeto de reconhecimento de paternidade do TJBA. É direcionado aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo tardio da paternidade após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos responsáveis que tiverem dúvida quanto à paternidade e desejem realizar exame de DNA. "Temos uma lista que foi colhida com a Secretaria Municipal de Educação de todas as crianças matriculadas nas escolas que não contavam com o nome do pai no formulário”, disse ao 97NEWS. As famílias que tenham interesse em participar do projeto devem entrar em contato por meio do telefone (77) 3441-2000, ou ainda no próprio Cejusc que fica localizado na Rua Dr. Mário Meira, 79, Centro (Ao lado do Juizado Cível), em Brumado.



BA-148: Motociclista sofre fratura exposta na perna após ser atingido por caminhão em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Whatsapp l 97News

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão deixou um homem gravemente ferido em Livramento de Nossa Senhora. A ocorrência foi na noite de domingo (10), na BA-148, no bairro Piçarrão. A primeiras informações são de que o motociclista, de prenome Leandro, foi surpreendido pelo veículo que saia de uma estrada vicinal que da acesso a comunidade de Campo Alegre. Segundo a polícia, o caminhão teria entrado de vez na rodovia e acabou atingindo o motociclista, que não conseguiu evitar o impacto. Com a batida, o motocicleta sofreu fratura exposta na perna. Ele foi socorrido pela Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para UPA 24h. A vítima deve ser submetida a uma cirurgia, ainda nessa segunda-feira. Leandro é morador da cidade de Dom Basílio.

 



Justiça obriga Embasa a cobrar apenas pelo valor consumido nas contas de água

Foto: Luciano Santos l 97News

A pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça determinou que a Embasa cobre nas contas de água apenas pelo valor consumido. A Justiça também determinou que, nos casos em que os consumidores paguem a tarifa mínima, a cobrança seja feita pelos dias em que a água foi fornecida. A promotora de Justiça Ana Paula Limoeiro, autora da ação civil, afirmou que o MP constatou a descontinuidade do serviço essencial à população da Bahia, sem que a mesma fosse notificada com antecedência. Na decisão, a juíza Ana Cláudia Silva Mesquita, determinou ainda que, em caso de falta de água por período superior a 24h, a Embasa promova o abastecimento através de carro pipa para as localidades atingidas e informe, através de rádio, televisão e jornal, aos consumidores sobre a data em que se dará a suspensão ou interrupção do fornecimento da água, indicando ainda quanto tempo será necessário para o reparo técnico.



Eures protesta contra não pagamento dos royalties: 'Rui não sai do estudo'

Foto: Divulgação

Presidente da União dos Municípios baianos (UPB), Eures Ribeiro (PSD) protestou contra o governo de Rui Costa (PT) pelo não pagamento dos royalties do petróleo que chegam aos cofres do estado e devem ser repartidos entre os municípios. “Tentamos dialogar, mas não tivemos sucesso. Ele [Rui] disse que vai estudar e não sai do estudo”, declarou, em entrevista à coluna Satélite, do jornal Correio. Uma lei federal obriga os estados a repassarem às cidades 25% do que recebem de royalties, equivalente a cerca de R$ 4 milhões mensais, no caso da Bahia.