ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Prefeitura antecipa 50% do 13º salário dos servidores para o dia 20 de junho

Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Alternativa FM em Luto: Faleceu na noite desta segunda-feira a 'Dona Neuza' mãe do secretário Ivan Oliveira

Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Equivocados: Brasil tem a 2ª população mais fora da realidade do mundo

Crea realiza da Caravana BIM em Brumado e mais 16 cidades da Bahia

Comandante da PM não confirma que mortes em Feira tenham relação com homicídio de policial

Salvador: Homem é preso em flagrante acusado de espionar mulheres em banheiro de igreja

Forró do Sítio Novo 2018: Valeu Brumado!

Agricultores de Palmas de Monte Alto recebem trator agrícola

‘Sertânia’: Filme que retrata o cangaço está sendo rodado em Brumado

RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Brumado: Coelba vai autorizar novos postos de pagamento para conta de luz; transtornos continuam

Brumadense é preso transportando cocaína na BR-030, próximo a Caetité

Fonoaudiologia na Clínica Master com Drª Marcela Cássia

Conquista: Lojistas protestam contra feira de negócios

Mega-Sena acumula e pode premiar R$ 35 milhões na próxima quarta

Polícia apreende pendrives e anotações em cela de Geddel Vieira Lima

Píton gigante mata e engole mulher na Indonésia

MEC divulga nesta segunda o resultado do Sisu


Conquista: Dois jovens são mortos e outros dois ficam feridos em ataque perto de escola

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Dois jovens foram mortos e outros dois ficaram feridos após um atentado perto de uma escola municipal de Vitória da Conquista. O fato ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (13). Segundo o Blog do Anderson, duas das vítimas vieram a óbito no local. Os outros dois foram encaminhados pelo Samu ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Após os disparos, os atiradores fugiram. Por conta do crime, as aulas na Escola Municipal Ridalva Correa de Melo foram suspensas. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade.



Comunidade do bairro São Felix celebra hoje (13) Santo Antônio em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

Em Brumado, a comunidade do Bairro São Felix celebra na noite desta quarta-feira (13), uma tradição de vários anos, a festa de Santo Antônio. A capela é uma das mais antigas da Paróquia, e fica em um dos maiores bairros de Brumado. A trezena dedicada a Santo Antônio começou no dia primeiro de junho e terá seu ponto alto nesta quarta, que as 6h da manhã, os sinos e fogos anunciaram, o grande dia de celebrar o padroeiro da comunidade. Já ao meio dia, haverá Alvorada Festiva com orações, cantos, bendito de Santo Antônio e queima de fogos. Logo mais a noite, às 18h30min, segue procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas e logo após, celebração da Santa Missa. A missa será campal. Lembrando que durante a semana, houve celebrações diárias ao santo casamenteiro. 



É sábado! Forró do Sítio Novo em Brumado

Foto: Divulgação

Atenção Brumado! Contagem regressiva para o Forró do Sítio Novo 2018 em Brumado. É neste sábado (16) o evento que, mais uma vez, ficará marcado na história da região. O Forró do Sítio será marcado pela alegria, gente animada e bonita e momentos inesquecíveis. Chama a galera e venha para melhor festa da região. O Forró do Sítio é All Inclusive. Garanta já o seu ingresso, não fique de fora dessa que será a melhor festa de todos os tempos. A alegria está garantida com: Solange Almeida, Luan Estilizado, Edigar Mão Branca, Donas do Bar e Fann Estourado. Mais uma festa com a qualidade Beto Bonelly e Só legal Produções. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Padaria Kipão, Villas Lounge, Bar do Rei, Loja PG Store na Power Gym, Boutique Sandes, Padaria e Mercadinho Pão de Mel no Bairro São Félix, Subway e MM Armazém. Em Aracatu você encontra na Farmácia Santo Antônio.



Protestos: Antes do WhatsApp bombar no Brasil, Facebook era a plataforma mais usada; veja o que mudou

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Se olhasse para o Brasil, Mark Zuckerberg teria uma ótima notícia e outra nem tão boa assim. Aquela de que ele não vai gostar é que o Facebook já não é crucial para debates e mobilizações sociais, como as que ocorreram nas manifestações de junho 2013. A boa é que a rede social deu lugar a outro produto de sua empresa, o WhatsApp, que virou o canal para organizar encontros e greves, como a dos caminhoneiros, que paralisou o país por 10 dias neste ano. Segundo especialistas, acadêmicos, ativistas e empresários, em cinco anos, o aplicativo de bate-papo tornou-se a forma mais simples de se comunicar para muita gente que teve contato pela primeira vez com a internet, e deu abrigo aos insatisfeitos com as políticas de distribuição de conteúdo do Facebook, que ganha milhares de dólares dando visibilidade a grupos de conversa. Nada disso, no entanto, seria possível sem que os smartphones virassem a principal ponte entre os brasileiros e o mundo online. Um dos marcos na migração do computador para o celular foi 2014. Naquele ano, mais de 50% das casas brasileiras passaram a estar conectadas pela primeira vez. A maior inclusão online foi puxada pelos celulares que, coincidentemente, desbancaram os desktops naquele ano e viraram o aparelho mais usado pelo brasileiro na hora de entrar na internet. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mas hoje, para entrar em rede social e mandar e-mail, você já faz em um aparelho na palma da sua mão. Se com o Facebook, o debate girava em torno dos algoritmos “que mediavam a forma como recebíamos as informações”, com o Whatsapp, essa discussão não existe. A informação circula conforme as suas redes de contato e grupos dos quais você faz parte, sem qualquer tipo de filtro editorial. Isso leva a uma outra dinâmica. Como o Facebook tem priorizado posts de pessoas e não de páginas, isso tem diminuído muito o alcance de veículos de imprensa, o que fez com que as articulações para manifestações passem mais pelo WhatsApp e YouTube. Apesar de ter nascido como aplicativo de bate-papo, o WhatsApp ganhou ares de redes sociais graças a recursos como as listas de transmissão, e aos grupos. Esse panorama já ocorre na China, onde aplicativos como o Wechat já permitem agendar corridas de táxis ou carros particulares ou mandar dinheiro a amigos. A era do WhatsApp, no entanto, está longe de acabar. Durante muito tempo, o WhatsApp vai continuar dominando o mercado de mobilização, a não ser que ele crie algum tipo de nova burocracia ou dificuldade para os usuários.



Faça um gol pela infância brasileira!

(Foto: Divulgação)

Fazer do Brasil campeão é o que desejam os ídolos do futebol nacional e também todos os brasileiros. Por isso, mais uma vez, a Legião da Boa Vontade (LBV) também entra em campo, com seu time solidário, para jogar por um Brasil vencedor e ajudá-lo a conquistar um título que ainda lhe falta: o de país justo. Para isso, a LBV inicia sua campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, iniciativa realizada tradicionalmente a cada edição da Copa do Mundo da Fifa, que visa mobilizar doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a Instituição realiza em todo o país. Essas ações oferecem educação, cultura, saúde, alimentação e capacitação profissional, melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de pobreza.Nesta edição, a campanha recebeu a adesão de jogadores que autografaram uma camisa, a qual poderá ser adquirida pelo site da campanha. Quem entrar no site e fizer doação para a LBV, terá direito a camisa. Destacam-se os jogadores: Miranda (zagueiro), do Internazionale, de Milão; Marcelo (lateral-esquerdo), do Real Madri, da Espanha; Cássio (goleiro), do Corinthians; Roberto Firmino (atacante), do Liverpool, da Inglaterra; Renato Augusto (meia), do Beijing Guoan, da China; Rodrigo Caio (zagueiro), do São Paulo; Eduardo Sacha (atacante), Gabigol (atacante), David Braz (zagueiro) e Vanderlei (goleiro), do Santos; Fábio Santos (lateral-esquerdo), Róger Guedes (atacante), Victor (goleiro) e Erik (atacante), do Atlético Mineiro; Fábio (goleiro), do Cruzeiro; Marcos Júnior (atacante) e Gum (zagueiro), do Fluminense; Marcelo Grohe (goleiro), do Grêmio; Rildo (atacante), Yago Pikachu (lateral-direito) e Wagner (meia), do Vasco da Gama. A campanha ainda homenageia vários ídolos do esporte que também assinaram a camisa: Pelé, Careca, Rivellino, Clodoaldo, Paulo Roberto Falcão, Ronaldo Fenômeno, Zico, Dunga, Taffarel Marcos e Caio Ribeiro (comentarista). A LBV convoca você para se juntar a este time em prol da construção de um país justo, solidário e com oportunidades iguais para todos. Sua ajuda é fundamental. Acesse o site e vista esta camisa para viver toda a emoção que a Solidariedade oferece. Vamos ganhar essa partida!

A camisa autografada pelos craques brasileiros (Divulgação)


Léo Vasconcelos reafirma rompimento com os Bonfims e garante que continua firme com o grupo liderado pelo prefeito

Léo Vasconcelos confirmou que está firme ao lado do prefeito e do grupo de situação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Os atritos com os Bonfims provocados pela candidatura local que foi lançada pelo grupo de situação, liderado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), ainda continuam repercutindo, só que desta feita, de forma espúria, principalmente por mensagens que circulam no aplicativo Whatsapp. Nesse momento é o presidente do Poder Legislativo de Brumado, o vereador Léo Vasconcelos (PDT) que foi alvo de uma montagem na qual é afirmado que “Mais uma vez Léo Vasconcelos engana Eduardo e o povo de Brumado em benefícios próprios”. Ainda segundo o “post”, Léo Vasconcelos teria indicado o filho, no mês de abril, para o cargo de secretário parlamentar do deputado Vitor Bonfim (PR) e que, mesmo após ele ter anunciado o rompimento, ele continuaria trabalhando no gabinete. Visando esclarecer o fato, entramos em contato com Léo Vasconcelos que, com muita segurança, garantiu que “primeiramente eu reafirmo o meu rompimento político com os Bonfims e meu total apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira” e subindo o tom disparou que “é uma montagem maldosa, que só interessa aos que buscam semear a discórdia em nosso grupo”. E ainda destacou que “já foi pedida a exoneração do meu filho, só que ainda não sei o motivo porque ele não foi exonerado, deixando no ar a possibilidade de que poderia ser para se criar um fato político com isso”.



Suspeito de abusar e matar mãe de 75 anos é detido no interior da Bahia

Foto: Ilustrativa

O homem suspeito de ter estuprado e matado a mãe foi detido, na manhã desta terça-feira (12), na cidade de Valença. Segundo informações da Polícia Civil, o pedreiro, Reginaldo da Boa Morte Santos, de 60 anos, teria cometido o crime nesta madrugada. De acordo com o delegado, José Raimundo Néri Pinto, da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin / Valença), a vítima de 75 anos, que não teve o nome revelado, chegou a entrar em luta corporal com o suspeito. “Ele estuprou e assassinou por asfixia a própria mãe, que iria fazer 76 anos, nesta quarta-feira (13), na casa onde morava com ela. Durante o interrogatório Reginaldo alegou que a bebida o fez cometer o crime”, explica o delegado. O suspeito foi autuado por estupro seguido de morte e segue preso à disposição da Justiça.



Criança impedida de comer no Shopping da Bahia ganha oportunidade no Vitória

Foto: Reprodução l TV Aratu

Na tarde da última segunda-feira (11), um segurança do Shopping da Bahia tentou impedir um rapaz de pagar um almoço para uma criança que vendia balas dentro do centro comercial. O garoto aparece no vídeo com a camisa do clube baiano Esporte Clube Vitória e despertou revolta e comoção na sociedade. O vídeo foi compartilhado pelo ex-goleiro e ídolo do clube Julian Viáfara, que fez um apelo em suas redes sociais para que o clube procurasse o garoto. “O Vitória precisa ir atrás e procurar essa criança, abraçar a causa, dar estudo e colocar dentro do CT, quem sabe seja um craque ou se torne um exemplo de vida e superação graças ao Esporte Clube Vitória”, escreveu o ex-jogador. A resposta foi dada no mesmo dia, com o clube indo ao encontro do menor e disponibilizando para o pequeno Matheus a entrada no programa “Vitória Cidadania”, voltado para incentivo ao esporte para crianças e adolescentes. A informação foi confirmada pela  coordenadora do programa Many Gleize. O clube abriga hoje 300 crianças e adolescentes no projeto “Vitória Cidadania”.



Rui assina acordo para ampliar combate ao câncer de mama e do colo do útero na Bahia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer o combate ao câncer de mama na Bahia, o governador Rui Costa assinou na terça-feira (12) um acordo com o Instituto Avon, por meio da Fundação Pio XII – entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos. Serão investidos R$ 12 milhões na implantação e operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama na Bahia. Como contrapartida, o Estado arcará com a manutenção de unidades fixas e móveis, a um custo superior a R$ 16 milhões por ano. A estimativa do governo é atender, aproximadamente, 80 mil mulheres por ano. “A Bahia está em primeiro lugar no rastreamento do câncer de mama, e nós vamos ampliar esse serviço. Hoje nós chegamos a esse resultado com uma unidade móvel do Hospital da Mulher e com as policlínicas, e com a parceria com o Hospital de Barretos e o Instituto Avon, teremos mais quatro unidades móveis para realização de exames para prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero nos municípios”, afirmou o governador. O investimento deve expandir o rastreamento mamográfico na Bahia por meio da realização de exames em mulheres que não apresentam sintomas da doença. Serão construídas quatro unidades móveis adaptadas, vinculadas às policlínicas regionais de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi. Duas unidades já existentes receberão suporte, uma em Salvador, no Hospital da Mulher, e outra no município de Juazeiro. Além destas, seis unidades fixas serão equipadas nos mesmos municípios.



Dermatologia e medicina estética na Clínica Master com Drª. Stephane Spínola

Foto: Divulgação

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. Na CLÍNICA MASTER você pode se consultar com a médica especialista em dermatologia e medicina estética Drª. Stephane Spínola. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Amor & Veneno: Baiana mata namorados envenenados com chumbinho

Mulher foi presa em Itabuna suspeita de matar dois namorados envenenados no período de oito meses (Foto: Divulgação/Policia Civil)

A mulher que foi presa na tarde de segunda-feira (11), em Itabuna, no sul da Bahia, suspeita de matar dois namorados envenenados, no período de oito meses, teria dado chumbinho a um deles dentro de um hospital quando ficou sabendo que a vítima teria alta médica depois de ser intoxicado pela primeira vez por ela. De acordo com a polícia, Wane Brenda Oliveira utilizou chumbinho para matar dois parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela. As investigações apontam que as vítimas namoraram com Wane em 2017. A mulher negou os crimes, mas foi levada para o presídio da cidade. Uma das vítimas foi Evandro Bonfim de Souza, de 40 anos. Ele foi o segundo a ser morto envenenado por Wane. Após ser envenenado pela primeira vez por ela, Evandro ficou internado por cerca de nove dias e e quando deveria receber alta médica, teve uma parada cardíaca. Brenda, segundo a polícia, esteve o tempo todo o acompanhando na unidade médica e por isso foi levantada a suspeita de que ele tenha sido envenenado pela segunda vez. "O médico realmente suspeitou contando com o resíduo gástrico, o retorno que veio da sonda nasogástrica. Realmente, estava um aspecto parecendo chumbinho. E quando subiu para o CTI, depois de alguns dias, eu insisti em fazer um [exame] toxicológico de urina. Então eu queria que realmente fosse desvendado mesmo. E a suspeita veio dela, porque da primeira vez ele estava com ela e da segunda vez ela estava com ele. É uma pessoa má, perversa", disse a irmã de Evandro, Eumara Bonfim.

Evandro Bonfim (à direita) teria sido envenenado duas vezes pela mulher; Edvaldo Araújo Alves (à esqueda) também foi morto com chumbinho. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)


Bahia precisa vencer Corinthians para ter paz na parada da Copa

(Foto: Reprodução)

Se não quiser passar os próximos 36 dias com a corda no pescoço, o Bahia vai precisar vencer o Corinthians, nesta quarta (13), às 21h45, na Fonte Nova. Um triunfo na 12ª rodada do Brasileirão é a última oportunidade que o tricolor tem de sair da zona de rebaixamento antes da parada para a Copa do Mundo, que inicia na quinta (14). Com apenas nove pontos, a equipe baiana é a 18ª colocada e não depende apenas das próprias forças para respirar na competição. Além de fazer o dever de casa, o tricolor precisará torcer por tropeços de Santos, Atlético-PR e Paraná. A equipe paulista ocupa o 16º lugar, com 10 pontos, e hoje enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 19h. Assim como o Bahia, o Atlético-PR também está na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com os mesmos nove pontos e melhor saldo de gols (-3 contra -8). O rubro-negro também entra em campo hoje, às 21h, contra o Botafogo, no Nilton Santos. Se o Bahia perde para o Atlético-PR no saldo de gols, ganha do Paraná no mesmo quesito (-8 contra -9). Também com nove pontos, a equipe paranaense é a 19ª colocada e enfrenta o Cruzeiro, na Vila Capanema, às 19h30. Se o Esquadrão vencer, o Paraná pode fazer o mesmo que ainda assim continuará em posição inferior na tabela, desde que não ganhe por dois gols a mais que o Bahia. 

Mais do que secar os rivais, o Bahia precisa acabar com o jejum de triunfos: não vence há quatro rodadas. A última vez foi no dia 27 de maio, quando bateu o Vasco por 3×0, na Fonte Nova. De lá pra cá, lamentou derrotas para Flamengo, Grêmio (ambas por 2×0) e Paraná (1×0), além do empate com o Botafogo (3×3), no domingo. O adversário também não passa por momento empolgante no Brasileirão. O Corinthians não vence há três rodadas. Com 16 pontos, ocupa a nona posição e só venceu uma vez fora de casa. Na 2ª rodada, goleou o Paraná por 4×0 na Vila Capanema. No ano passado, a equipe baiana não se intimidou com o atual campeão e venceu na Fonte Nova por 2×0. O triunfo foi um dos 11 que o Bahia acumula contra o time paulista na história do Brasileiro unificado, de 1959 pra cá. Com 21 vitórias, o Corinthians leva vantagem no duelo. Treze jogos terminaram empatados.Os ingressos estão à venda no site e bilheteria da Arena e shoppings Salvador, da Bahia, Salvador Norte e Estrada do Coco. Preços: R$ 50, R$ 70 e R$ 140 (valores de inteira). O Bahia deve repetir a escalação que empatou com o Botafogo no domingo (10) em 3×3, na Fonte Nova: Douglas, Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Elber, Régis e Zé Rafael; Kayke.

CONTINUE LENDO


STJ nega recurso para que Lula seja solto e possa disputar eleição

(Foto: Reprodução)

O ministro Félix Fischer, relator dos casos da Operação Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conceder efeito suspensivo ao recurso que o petista apresentou ao STJ. Se tivesse aceito as argumentações de Lula, Fischer suspenderia todos os efeitos da pena, o que incluiria libertar o ex-presidente da prisão e torná-lo elegível para as eleições de 2018. Na avaliação do ministro, como o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ainda não decidiu se vai ou não remeter o recurso especial do ex-presidente ao STJ, seria “uma verdadeira antecipação do julgamento” autorizar o efeito suspensivo nessa altura do processo. Na petição ao ministro, a defesa alegou que a pressa se justificava pelo fato de Lula ser pré-candidato à Presidência da República pelo PT e precisar da suspensão da pena para participar do processo eleitoral. De acordo com seus advogados, o ex-presidente “corre sérios riscos” de ter “seus direitos políticos cerceados” se ficar de fora da eleição. O chamado “efeito suspensivo” é um mecanismo possível em recursos apresentados ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio dos quais os ministros podem identificar, de antemão, a existência de contestações grandes na condenação, que justifiquem o não cumprimento de nenhuma pena até uma decisão definitiva. Em um mal sinal para novos pleitos do ex-presidente nesse sentido, o ministro Félix Fischer já adiantou considerar que esse tipo de decisão é a exceção, não a regra. A defesa do ex-presidente Lula ainda pode tentar outros caminhos para a aprovação desse pedido. Primeiro recorrendo desta decisão de Fischer à Quinta Turma do tribunal e, posteriormente, reiniciar todo o processo se – e quando – o TRF4 admitir que seu caso é passível de ser analisado pelos ministros do STJ.



Proposta que permite venda direta de etanol aos postos ganha urgência

(Foto: Reprodução)

Os senadores aprovaram em Plenário nesta terça-feira (12) a urgência na tramitação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 61/2018, que autoriza o produtor de etanol a vender o produto diretamente aos postos de combustíveis. A proposta susta o artigo 6º da Resolução 43/2009, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que só permite ao fornecedor comercializar o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência ou com o mercado externo.Para o autor do projeto, senador Otto Alencar (PSD-BA), a recente crise institucional causada pelas paralisações de caminhoneiros contra a alta no preço dos combustíveis fez surgir a necessidade de alterar a política de comercialização do setor. Segundo o senador, a limitação imposta pela ANP “produz ineficiências econômicas ao impedir o livre comércio através da venda direta entre produtores de etanol e postos de abastecimento”. Ao sustar a proibição, explica o senador, cria-se a alternativa dos fornecedores adquirirem o etanol, tanto das distribuidoras, quanto das usinas e das destilarias, incrementando a concorrência do mercado de combustíveis e, consequentemente, a redução no preço do produto para o consumidor final. Com a urgência, a proposta passa a constar na Ordem do Dia da próxima sessão deliberativa da Casa.



Passando por processo de renovação, Seleção de Voleibol de Brumado participa dos Jogos de Inverno 2018

(Foto: Divulgação)

Nos dias 9 e 10 de junho aconteceu a 3ª edição dos Jogos de Inverno da cidade de Itarantim-BA, o torneio que teve um alto nível de competição, tendo a participação da renovada seleção de voleibol de Brumado, que contou com alguns atletas mais experientes, mas, na sua grande maioria, com os novos jovens atletas que vem se formando em nossa cidade. A Seleção de Brumado mostrou que vem a cada dia buscando mais seu espaço no cenário do voleibol baiano, e vem por essa agradecer as empresas parceiras do projeto, e apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.



Rui Costa está fechando ciclo de apoios; parceria com Brumado ainda está incerta

A aliança entre Rui Costa e o prefeito de Brumado ainda está no campo das incertezas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para muitos a vida política do governador Rui Costa (PT) está navegando nos mares da tranquilidade, tanto que há os que acreditam que ele está com a “mão na taça” mesmo antes do jogo começar. Só que, como dizia o sábio Salomão que “o orgulho precede a queda”, o governador garante que está mantendo o “pé no chão” e buscando o máximo de apoios possíveis para a recondução do seu cargo de chefe do executivo baiano. Questionado pela imprensa nesta terça-feira (12) sobre o nome que irá compor a chapa majoritária, já que ele garantiu que isso aconteceria na primeira semana de junho que, inclusive já se findou, Rui somente se limitou a dizer que “vou conversar com Leão assim que ele chegar da China”. Sobre a pressão que aumentou de forma considerável nos últimos dias, ele argumentou que “quem não faz pressão para aquilo que quer, não cria ambiente favorável. A vida real não é um cemitério. A mim cabe ouvir todo mundo e, com serenidade, tomar decisão. Neste aspecto a questão da composição vai levar mais em conta cenário estadual do que nacional”. Então diante disso, o governador irá intensificar a sua agenda na busca de consolidar os apoios, pois o prazo se encerra no dia 07 de julho. No âmbito de Brumado as especulações são muitas, mas já há quem “aposte todas as fichas” que o governador irá rejeitar o apoio do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pois, já teria sido convencido por amigos e assessores que o gestor brumadense seria uma “persona non grata” para o PT. 

A aliança já teria sido até confirmada, mas acabou retrocedendo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, um dos principais interlocutores nesse sentido foi o próprio ex-secretário estadual de agricultura, o deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que já estaria em rota de colisão com Vasconcelos e, devido a isso, estaria trabalhando a favor da aliança com o grupo oposicionista local, tanto que já se cogita que o governador poderá até compor o palanque da oposição que está em vias de ser finalizado. Caso a aliança para as eleições de outubro não se consolide entre o prefeito e o governador, Brumado poderá ser ainda mais prejudicado, já que foram feitas as promessas, de “pé juntos” inclusive, pelo próprio governador, que em sua última visita ao município em dezembro de 2017 garantiu que iria iniciar, de forma gradual, as obras do esgotamento sanitário e também da ampliação da Barragem de Cristalândia, mas que, até agora não aconteceram e, pelo “andar da carruagem”, neste ano de 2018 não deverão acontecer. Diante dessas promessas não cumpridas, que são dinamizadas pela falta de uma participação mais ativa do governo do estado em Brumado nesses últimos 18 meses, que segundo comentários de bastidores, pode chegar ao ponto inacreditável de se encerrar a parceria com a UTI do HMPMN, a qual estaria na “corda bamba”, com incertezas nos repasses, o que, caso venha a ocorrer, poderia provocar desdobramentos graves para o município. Mesmo com o advento da Copa do Mundo, que costuma, historicamente, deixar a política para um plano inferior, Rui Costa garante que irá selar seus apoios nos próximos dias, colocando assim fim a esse suspense.



Salvador: Segurança tenta impedir criança de comer em shopping; empresa pede desculpas

Foto: Reprodução l Vídeo

Na tarde de segunda-feira (11), um segurança do Shopping da Bahia tentou impedir um rapaz de pagar um almoço para uma criança que vendia balas dentro do estabelecimento. No vídeo, de mais de cinco minutos, que o rapaz compartilhou em suas redes sociais é possível ver o segurança cercando a criança e o rapaz impedindo que a comida seja paga. É possível também ver o momento em que ele arremessa a bandeja que o menino seria servido e em seguida vai em direção a criança e tenta pegá-lo na força. O rapaz então intervém e continua a tentativa de pagar o almoço. “Eu querendo dar o almoço ao menino aqui e o segurança dizendo que vai me tirar do shopping a força e o menino também. Bora ver. Ele vai comer, eu vou pagar…Eu não estou pedindo nada, eu vou pagar “, diz irritado o rapaz durante a gravação. “Ele não vai comer, meu trabalho é esse”, dispara o segurança. O segurança só recua quando outros seguranças chegam e um deles tenta apaziguar a situação e permite que a criança coma. Nesse momento, o rapaz explica que a criança chegou perguntando se ele poderia comprar uma bala em sua mão para ajudá-lo e ele preferiu pagar o almoço. Em nota, o Shopping da Bahia pediu desculpas. “O Shopping da Bahia vem a público pedir desculpas pelo ocorrido. A postura adotada não condiz com o treinamento recebido pelos funcionários, tanto que a atitude tomada pelo supervisor de segurança reforça o direito do cliente e o acolhimento com a criança. Reforçamos que nossa operação atua em alinhamento com órgãos de defesa dos direitos humanos, como o Conselho Tutelar e o Juizado de Menores. O empreendimento reforça ainda que, em seus 42 anos de história, sempre teve orgulho de manter uma relação de proximidade e respeito com seus clientes, valorizando a cultura e o povo da Bahia”.



Fã pede dinheiro a Xuxa para tratamento médico e resposta da apresentadora surpreende

Foto: Reprodução l Facebook

A apresentadora Xuxa Meneghel mostrou que tem um bom coração e decidiu ajudar uma fã que pediu quantia em dinheiro para o tratamento contra uma doença no olho. A seguidora relatou nesta segunda-feira (11) que sofre com Diplopia e explicou: “O cérebro manda duas imagens de um objeto só”. “Tudo fica duplicado e, no meu caso, só se resolve com cirurgia. Sinto tonturas e fortes dores de cabeça. Parei de estudar, não posso trabalhar e a cirurgia custa 7 mil reais. Não tenho como arcar com isso. Em 2017, tentei de tudo pelo SUS e não consegui”, lamentou a internauta. Xuxa respondeu e foi direta: “Thiara, coloca a conta aqui”. A fã respondeu: “Eu agradeço de coração o apoio e por ter me respondido”.

 

Foto: Reprodução l Facebook


CE aprova isenção do Ecad para rádios comunitárias

(Foto: Divulgação)

A proposta (PLS 410/2017) do senador Hélio José (Pros-DF) isenta as rádios comunitárias do pagamento de direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O texto ainda dispensa a necessidade de autorização para a execução das músicas. Hélio José lembrou que estas rádios não tem fins lucrativos e estão proibidas de fazer publicidade ou receber patrocínio. E argumentou que a cobrança do Ecad acaba prejudicando e inviabilizando o funcionamento das comunitárias. A relatora, senadora Fátima Bezerra, (PT-RN) explicou que existem quase cinco mil rádios comunitárias outorgadas no país, que funcionam em baixa potência, com um alcance limitado. Bezerra destacou o trabalho destas emissoras, que prestam serviços e ajudam a dar voz e valorizar a cultura regional, além de democratizar a comunicação. O projeto aprovado pela CE deve ser analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.



Bancos irão alterar seu horário de atendimento em dias de jogos da seleção brasileira

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Os bancos vão atender em horário diferenciado durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos jogos às 9h, horário do embate com a Costa Rica, o expediente será das 13h às 17h. Quando a bola rolar às 11h, os bancos abrem das 8h30 às 10h30 e retornam às atividades das 14h às 16h. Nas partidas marcadas para as 15h, caso do terceiro jogo dos brasileiros, as agências operam das 9h às 13h. Para quem quiser pagar contas, a Febraban informa que canais de atendimento estarão disponíveis. São eles: caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking) e as operações bancárias por telefone. Segundo a entidade, a recomendação entra em vigor “por motivos de segurança das agências e de transporte de valores”. A Febraban esclarece, ainda, que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com uma com antecedência mínima de 48 horas.