ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Projeto Cidadão do Futuro atende crianças e adolescentes da Vila Presidente Vargas

Crescem as especulações sobre a privatização da Embasa em novo governo de Rui Costa

Brumado: Escola CMEAS conquista 1º lugar no concurso nacional ´Geração Sustentável´

Saúde Pública: Município de Dom Basílio obtém 'ótima' avaliação na atenção básica da saúde bucal

Empresário baiano descobre província de minério nível pré-sal no Sudoeste da Bahia

Universidade do Estado da Bahia prorroga período de inscrição para Vestibular UNEB 2019

Facebook começa a avisar brasileiros que tiveram dados roubados

'Manelão’ agradece os eleitores e garantiu estar com o sentimento do dever cumprido

Mineradores ampliam a mobilização da campanha salarial 2018

Brumado: Secretário de Planejamento garante que projeto Caminho da Escola está dentro das normas

Homem é preso após ameaçar mulher com arma de fogo em Aracatu

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato promoverá 'Gincana Estudantíl'

Paramirim: Incêndio destrói parte da vegetação na Serra de Maria Roxa; brigadistas trabalharam 24h no combate

Brumado: A inclusão da odontologia no programa saúde da família é uma realidade, mas ainda precisa melhorar; diz categoria

Feira: Câmara de Vereadores vota projeto de empréstimo do Executivo no valor de R$ 130 milhões

Com o tema ‘Ciência para a redução das desigualdades sociais’, IFBA de Brumado realiza Semana da Ciência e Tecnologia

YouTube sai do ar na noite desta terça e internautas reclamam

Denúncias de fraude em urnas serão registradas on-line, diz TSE

Superclássico: Sem inspiração, Brasil marca nos acréscimos e vence Argentina

PF indica participação de Temer em corrupção e pede bloqueio de bens do presidente


Aracatu: veículo roubado em São Paulo é recuperado pela Polícia

O veículo foi recuperado em mais uma ação exitosa da Polícia Militar (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Uma guarnição policial da 34ª CIPM, por volta das 17h deste sábado (13), dando sequência à sua rotina de ações no município de Aracatu, localizado às margens da BA-262, distante cerca de 40km de Brumado, conseguiu recuperar uma pickup Strada, a qual foi roubada em São Paulo. Os policiais consultaram o número do chassi do veículo e constataram ter havido alteração da placa. Há restrição no sistema de roubo desde novembro de 2012, quando ocorreu o crime. Por essa razão, o condutor e o carro foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na delegacia local.



Conquista: pequena plantação de maconha é encontrada pela polícia; jovens acabaram sendo detidos

A pequena plantação foi encontrada em uma casa do Bairro Urbis IV (Foto: Divulgação Rondesp)

Com a ventilação da possibilidade da liberação do uso da maconha no Brasil, inclusive sendo até tema de discussão durante a campanha presidencial, os usuários estão muito animados, sendo que alguns estão chegando ao ponto de cultivarem suas próprias reservas, só que vale ressaltar que isso é crime e pode incorrer ainda na ilicitude do tráfico de drogas. Em Vitória da Conquista, considerada a capital do sudoeste baiano, um fato dessa natureza acabou ocorrendo neste sábado, por volta das 17h, onde guarnições da Rondesp Sudoeste, durante patrulhamento no bairro Urbis IV, em Vitória da Conquista, perceberam um movimento muito estranho numa residência. Ao fazer a verificação e posterior abordagem no local, com a devida permissão do proprietário, os policiais perceberam que havia 3 jovens consumido a erva. Ao ser realizada a busca mais apurada no imóvel, foram encontrados 30 pés de maconha, 03 frascos contendo maconha, 04 celulares, R$ 696,90 em espécie, 01 veículo Renault Sandero Branco, 1/2 tablete de maconha e 03 sacolas contendo maconha. Diante do fato, os três jovens foram conduzidos ao Disep e, segundo informações, eles alegaram que os pés de cannabis sativa eram para consumo próprio. Eles ficaram à disposição da justiça.



Com dois de Vinícius, Bahia supera a retranca do Paraná e vence após cinco jogos

Vinicius comemora gol marcado diante do Paraná (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Bahia e Paraná chegaram em Pituaçu com um único pensamento: triunfo. Se a expectativa era de um jogo quente, o público terminou o primeiro tempo um tanto frustrado. Empurrado pelos 30 mil torcedores, o Tricolor baiano não conseguiu abrir o marcador na primeira etapa e viu o Paraná ser perigoso em contra-ataques. No segundo tempo, aquele famoso ditado: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O Bahia pressionou o Paraná no campo de defesa, mas a solução veio depois dos 40, com um jogador que saiu do banco de reservas: Vinícius entrou aos 25 minutos e resolveu a situação com dois gols.



Vitória enfrenta a Chapecoense em 'jogo do ano' para o Leão

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (14), às 11h, o Esporte Clube Vitóra enfrenta a equipe da Chapecoense, na Arena Condá, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no chamado "jogo de seis pontos", já que as duas equipes lutam contra a zona de rebaixamento. O Leão tem 29 pontos e é o 18º colocado, enquanto a Chape tem 31 e ocupa a 16ª posição. A partida pode livrar o Rubro-Negro do Z-4, em caso de triunfo ou afundá-lo ainda mais, se perder o jogo. O técnico Paulo Cézar Carpegiani tem desfalques e retornos para a partida. O meia-atacante Rhayner tomou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão nesta partida, bem como o atacante Maurício Cordeiro que foi expulso na última rodada. Em contrapartida, o volante Léo Gomes e o atacante Neilton retornam após cumprirem suspensão. Durante a semana Carpegiani abriu os treinamentos e treinou com Walter Bou de titular nas atividades táticas. Acontece que ele comandou dois treinos em Chapecó e fechou os portões, fazendo sigilo absoluto, mas a tendência é que ele entre em campo com a mesma equipe que vinha treinando.



Menino de 4 anos morre afogado em piscina de hotel em Rio de Contas; o corpo foi trazido para o IML de Brumado

A criança foi levada para o hospital local mas acabou falecendo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um dos municípios símbolos da Chapada Diamantina, o município de Rio de Contas, acabou sendo palco de uma tragédia neste sábado (13), pois uma criança de apenas 4 anos acabou morrendo após se afogar na piscina de um hotel. De acordo com informações da Polícia Civil, a criança foi identificada como Marcos Henrique Fernandes Lima, mas não se falou qual a cidade que ele morava. O menino chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico (Samu) e levado para o Hospital Municipal de Rio de Contas, mas acabou não resistindo. O corpo da criança foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por procedimento de necropsia. Não há informações sobre o sepultamento da vítima. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil. 



A partir deste sábado, candidato só pode ser preso em flagrante

Foto: Conteúdo l 97News

Começa a valer a partir deste sábado (13) a regra que impede que candidatos no segundo turno da eleição sejam presos, a não ser em caso de flagrante delito. A lei consta no Código Eleitoral e protege os concorrentes nos 15 dias que antecedem a disputa nas urnas. O segundo turno da eleição acontece no próximo dia 28 de outubro. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) concorrem pela Presidência da República. Em 13 estados e no Distrito Federal também vai haver disputa entre candidatos ao governo.



Motorista embriagado fura bloqueio policial em Brumado e acaba autuado pela Polícia

Os bloqueios policias vêm sendo um importante instrumento no combate à criminalidade em Brumado (Foto: 34ª CIPM)

O consumo etílico nos finais de semana e feriados em Brumado é muito alto, reflexo da cultura das cidades mineradoras, as quais têm índices altos do uso de bebidas alcóolicos pelos seus habitantes. Os reflexos disso são visíveis na cena policial, que apresenta várias ocorrências derivadas dos abusos provocados por esses exageros. Na noite desta sexta-feira (12), feriado santo, uma dos boletins registrados pela equipe da Polícia Militar teve a sua gênese justamente por esses abusos, onde um motorista, de identidade não revelada, o qual conduzia um gol prata, em velocidade acima do permitido na Av. Coronel Santos, entrada do Bairro São Félix, acabou sendo preso, após furar um bloqueio feito por guarnições da PM, derrubando cones sinalizadores e tentando a fuga. Segundo o próprio relato policial, o motorista estava visivelmente embriagado e acabou sendo conduzido para a DPT por descumprir a Lei Seca. Ele ficou à disposição da justiça, sendo liberado em seguida, após o registro da sua atitude, que também lhe causou perda de pontos na CNH e uma repreensão por não ter respeitado uma barreira policial.



Em estado de fúria, homem destrói objetos da esposa em mais um caso de violência doméstica registrado em Brumado

O fato ocorreu na Rua Felipe dos Santos, no Bairro das Flores (Foto: Google Maps)

Os casos de violência doméstica continuam a movimentar a página policial brumadense, especialmente nos finais de semana, onde, por muitas vezes, a mistura entre álcool e sentimentos alterados, acaba potencializando esse tipo de ocorrência. Na madrugada deste sábado (13), mais um episódio desse gênero foi registrado, desta feita na Rua Felipe dos Santos, Bairro das Flores. Segundo relatos da Polícia Militar, um homem, que não teve a sua identidade revelada, em estado de fúria, acabou destruindo alguns objetos de sua esposa, o que, por meio de denúncia, fez com que uma guarnição do radiopatrullhamento fosse acionada. Ao chegar à residência foi constatada a denúncia, o que obrigou os policiais a levarem o homem primeiramente para o Hospital Magalhães Neto para ser sedado e, em seguida, o mesmo foi encaminhado para a sede da 1ª Delegacia Territorial Brumado. Não foi comunicado se o homem também agrediu a esposa e se ele já é reincidente.



Mulher morre carbonizada dentro de bar em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Léo Santos

Uma mulher morreu carbonizada dentro de um bar na manhã deste sábado por volta das 9h na Av. Ilhéus no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. Segundo o blog de Léo Santos, a vítima estava sozinha no interior do estabelecimento, quando os moradores perceberam a fumaça. Uma equipe do 7º grupamento do corpo de bombeiros se deslocaram rapidamente para debelar as chamas, porém o fogo já teria destruído toda parte do comércio, uma mulher que ainda não teve a sua identidade revelada acabou morrendo carbonizada, uma equipe da Polícia Civil já se encontra em deslocamento para realizar o levantamento cadavérico.



Nem as igrejas estão sendo perdoadas pelos bandidos em Brumado; desta feita um templo foi furtado no meio rural

Foi mais uma ação exitosa do PETO em Brumado (Foto: 97NEWS)

A expansão das ações criminosas em Brumado acabou tendo na zona rural do município um de seus locais preferidos, aonde várias ocorrências, especialmente de assaltos e furtos, vêm sendo registradas. Visando combater com mais eficácia essa vertente, a 34ª CIPM vem intensificando as suas rondas no meio rural, o que vem inibindo a prática delituosa. Em mais uma ação exitosa, uma guarnição da PETO, se dirigiu à Fazenda São José, com a denúncia de que a igreja da comunidade tinha sido arrombada por 3 elementos, tendo sido levados vários objetos. Mostrando um ótimo faro policial, os soldados adentraram numa zona de vegetação mais densa, e, após algumas buscas, encontraram dois deles, os quais eram menores de idade, com os quais foram encontrados os objetos subtraídos do templo, além de uma motocicleta Honda Biz, de placa policial NYR 2441. Foram recuperados 01 aparelho de som; 01 caixa de som amplificada e 3 microfones. Todos os objetos e os menores apreendidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia Territorial de Brumado, onde foram feitos os procedimentos legais. O terceiro elemento, maior de idade, que pode ter sido o aliciador, conseguiu escapar, mas a Polícia já teria pistas do mesmo.



Brumado: Prefeitura divulga relação dos estudantes contemplados com a 'Bolsa Estudantil'

Foto: Composição l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, publicou a relação dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil. Segundo a prefeitura, dos 34 estudantes que realizaram as inscrições on-line e entregaram os documentos comprobatórios, 24 se encaixaram no perfil do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES), sendo que apenas 18 foram contemplados devido a quantidade de bolsas disponíveis. Para receber a Bolsa Estudantil, os estudantes aptos deverão entregar o comprovante de matrícula do atual semestre, 01 foto 3x4 e comprovante de conta bancária do Banco Brasil no próximo dia 15, na Sala de Treinamento da Prefeitura, de 14h30 às 15h20. Às 15h30, haverá uma reunião com o prefeito e o Conselho de Acompanhamento do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior. (Clique e veja a relação dos estudantes aptos)



Maquiador artístico brumadense Vanderlei Valério faz a alegria da criançada na Praça Heráclito Cardoso

O maquiador facial brumadense Vanderlei Valério vem ganhando projeção estadual com a sua arte (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A maquiagem artística é uma forma de expressão que está cada vez mais em alta, seguindo a febre dos “cosplay”, um hobby cada vez mais em evidência que traz caracterização de personagens, especialmente do universo do HQ. Em Brumado alguns artistas vêm se destacando nessa vertente artística e um dos maiores expoentes atuais é o professor e artista facial Vanderlei Valério que vem ganhando reconhecimento regional pelo seu trabalho diferenciado. Autodidata e desenvolvendo uma temática sintonizada com as transformações da atualidade, Valério, que iniciou a sua trajetória em 2017, em pouco tempo já ganhou muitos admiradores, tanto que ele já tem um grande número de seguidores em suas redes sociais. Na noite desta sexta-feira (12) em alusão ao Dia das Crianças ele foi convidado por uma pizzaria localizada na Praça Heráclito Cardoso para fazer a alegria da criançada, pintando o rosto dos pequenos que fizeram questão de fazer fila para receber as maquiagens faciais. 

As crianças fizeram questão de receber as caracterizações faciais (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A ascensão do artista é cada vez mais notável, sendo chamado para eventos em Barra da Estiva, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e região. Ele participou recentemente da 4ª edição Anicom 2018, um grande festival da cultura pop e oriental, que aconteceu em Vitória da Conquista e contou com a presença do maior dublador do Brasil Wendel Bezerra, que interpreta o Bob Esponja e o Goku entre outros. Bezerra admirou o trabalho de Valério e disse que ele está no caminho certo. Para consagrar o ano de 2018, o artista brumadense foi convidado para participar do Expo Nerd 2018, que será realizado em Ilhéus, que é um dos maiores festival de “cosplay” da região nordeste. Valério atua em eventos, lojas, festas de aniversários, etc e o seu telefone de contato é: 99953 2628, que também é seu whatsapp.

A alegria dos pequenos foi grande ao receberem as pinturas, se alegrando junto dos seus pais (Foto: 97NEWS)


Transformação digital: 75% das MPE baianas utilizam a internet para potencializar os negócios

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos. O número é da Pesquisa sobre Transformação Digital, realizada pelo Sebrae Nacional, que celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (5), em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei 9.841, de 1999. Outro dado importante diagnosticado pelo Sebrae foi a relevância da internet na busca por soluções. Pelo menos 41% dos micro e pequenos empresários na Bahia procuraram informações na rede mundial de computadores para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet.

 

A pesquisa realizada pelo Sebrae apontou também que grande parte (89%) das micro e pequenas empresas baianas se comunicam com clientes e fornecedores através da web. O estudo indica que 17% dos micro e pequenos negócios possuem página na internet e 31% utilizam Facebook, sendo o WhatsApp (68%) o principal meio de comunicação.

A transformação digital das micro e pequenas empresas baianas também se mostrou na busca pela diversificação de canais para ampliação das vendas. A pesquisa apontou que 24% dos empresários entrevistados tentou vender seus produtos ou serviços pela internet.

Mesmo com grande número de micro e pequenos empresários conectados no estado, pouco mais da metade (53%) faz a gestão financeira do negócio em um caderno ou papel e apenas 21% utilizam uma planilha eletrônica. Dos empreendedores entrevistados, 26% utilizam softwares para gerir suas empresas.

A Pesquisa sobre Transformação Digital entrevistou 229 empresários baianos, cujos negócios estão enquadrados como empresa de pequeno porte (EPP), microempresa (ME) e microempreendedor individual (MEI). De abrangência nacional, o levantamento ouviu 6.022 empresários.

CONTINUE LENDO


Ibicoara: Briga entre familiares acaba em prisão de suspeito de tráfico de drogas

O material apreendido na ação policial (Foto: Divulgação PM)

O que era para ser somente uma ocorrência de briga entre familiares, acabou se tornando em uma prisão de um suspeito de tráfico, o qual estaria, segundo moradores do local, comercializando entorpecentes. O fato ocorreu na comunidade de Pau Ferrado, zona rural de Ibicoara. Conforme relatados da PM, uma guarnição foi até o local após ser acionada e, chegando à residência onde a confusão estaria acontecendo, foi feita uma revista em um dos cômodos, sendo encontrada uma quantidade de substâncias análogas à maconha e cocaína. Diante do fato o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para a sede da delegacia local, onde ficou à disposição da justiça. Caso a perícia confirme que as substâncias eram drogas ele deverá responder pelo crime de tráfico de entorpecentes.



Brumado: Em procissão para Nossa Senhora Aparecida, centenas de fiéis lotam a praça São Cristovão

A procissão percorreu as principais ruas e avenidas do centro (Foto: Luciano Santos l 97News)

Um grupo com centenas de fiéis saiu em procissão na tarde desta sexta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, para homenagear a santa, na Igreja São Cristovão, em Brumado. A procissão começou por volta das 17h. Os fiéis partiram da Igreja Matriz, no centro, seguiram pelas ruas Dr. Marcolino Moura, Coronel Tibério Meira, Avenidas, Antônio Mourão Guimarães e Centenário, carregando a imagem de Nossa Senhora. Com o fim da procissão, foi iniciada a última missa do dia em homenagem à santa. A cerimônia começou às 18h, presidida pelo padre, Jordano. Neste ano, os fiéis comemoram o 1º aniversário de paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida na Diocese, em Caetité. 

Centenas de fiéis lotaram a praça São Cristóvão em homenagem a Padroeira do Brasil (Foto: Luciano Santos l 97News)

A programação do dia festivo começou às 6h30, oração da manhã e café partilhado; seguida de oração do Ângelus e carreata, às 12h. Por fim, a Missa Campal na Praça São Cristovão marcou o fim das celebrações. Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Foto: Luciano Santos l 97News


Superação: Aos 31 anos, mulher com 'ossos de vidro' que não passaria dos 2 se casa na BA

Amanda foi levada para o noivo pela mãe — Foto: Reprodução/TV Bahia

O feriado desta sexta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, ficará marcado nas lembranças da administradora Amanda Brito como a data de mais uma vitória. Aos 31 anos, ela se casou diante da família, em Salvador. O grupo foi o mesmo que ouviu de médicos que Amanda não passaria dos 2 anos, por conta da doença conheciada como ossos de vidro. Cientificamente chamada de osteogenesis imperfecta, a condição é hereditária, não tem cura e é caracterizada pela fragilidade óssea. Ao longo da vida, os portadores podem acumular dezenas e até centenas de fraturas, que são causadas por traumas simples e se iniciam antes mesmo do nascimento, inclusive durante as contrações do parto. 

 

A gravidade da doença varia a depender do paciente. Amanda nasceu em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana. Contudo, atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Convivendo com a condição, ela ultrapassou diversas barreiras até conseguir se formar em administração e passar em um concurso público. A administradora ainda mantém um blog, onde expressa reflexões sobre a vida. "Nunca esteve na minha lista de prioridades, de fazer na vida, casar. Sempre fui muito focada na carreira, mas acredito que, quando a gente encontra alguém que vale a pena celebrar o amor, a celebração não pode deixar de existir", disse Amanda. O pedido de casamento foi feito de uma forma nada convencional. O noivo, Fabiano Orleans, que é fotógrafo, pediu Amanda em casamento durante um passeio surpresa de helicóptero, em São Paulo. Mas Salvador foi a cidade escolhida pelo casal para a cerimônia. "Eu tirei a caixa e mostrei a caixa para ela, a aliança e tal. Aí o fotógrafo falou: 'Olha, não tem para onde correr. Daqui você não sai. Não tem paraquedas'", contou Fabiano. O casamento foi realizado na Igreja Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, centro da capital baiana. Além das famílias dos noivos, muito amigos compareceram à cerimônia. A noiva chegou às 17h na igreja. Acompanhada da mãe, ela seguiu até o noivo, que estava visivelmente nervoso. Em seguida, os dois disseram sim. "É emocionante. Acho que passa um filme pela nossa cabeça. Toda a nossa trajetória até aqui e o que a gente espera viver daqui para frente. Viver em união, com muito amor. Todo mundo merece", relatou Amanda. Emocionada ao ver a filha caçula se casando, Cristina dos Santos, mãe de Amanda, comemorou a união. "É a coroação de uma trajetória de muita luta, mas também de muita fé e de muito amor", contou.

 

CONTINUE LENDO


No retorno do horário eleitoral, Bolsonaro ataca PT; Haddad critica violência

Duelo de ataques marca a volta do horário eleitoral no rádio e na TV (Foto: Divulgação)

Na estreia do horário eleitoral gratuito no 2º turno no rádio nesta sexta-feira, 12, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) partiu para o ataque contra o PT e seu adversário, Fernando Haddad. Já o programa do petista ligou o concorrente à onda de violência gerada na campanha à Presidência da República e não citou, como havia feito no 1º turno, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro, que praticamente estreou no horário eleitoral, já que na 1ª fase da campanha tinha menos de 10 segundos por programa, lembrou a ascensão do socialismo e do comunismo na América Latina, citou a criação do Foro de São Paulo, "grupo liderado por Lula e Fidel Castro (ex-presidente de Cuba)" e até divulgou um áudio do ex-presidente brasileiro, preso em Curitiba. "Todos que participaram do Foro de São Paulo chegaram ao poder", diz Lula. O programa do candidato do PSL informou que Cuba é o país mais atrasado do mundo, lembrou as crises na Venezuela e do Brasil, governado pelo PT entre 2003 e 2016. "Estamos à beira do abismo (...) fizeram de Brasília um balcão de negócios e muitos estão presos". A locução citou também que o vermelho, cor do PT, jamais foi a cor da esperança.

 

Nesse 1º programa eleitoral de Bolsonaro, Haddad foi chamado de "boneco de Lula", e declarações de pessoas procuram afastar as acusações de racista e machista de Bolsonaro. "Sou mulher e negra. PT nunca mais. A nossa bandeira é verde e amarela", afirma uma apoiadora do deputado federal. Na parte final, o candidato do PSL é apresentado ao eleitor e reforça a questão feminina, com a repetição do relato emocionado de uma reversão de vasectomia para que pudesse ter uma filha, Laura, a única mulher após quatro homens. Na abertura do programa do candidato petista, a mensagem foi a de que a "democracia está em risco" e o que o 2º turno, "que deveria ser de debate de propostas, foi transformado por seguidores de Bolsonaro em onda de violência". As declarações do candidato do PSL de que iria "fuzilar a petralhada", é alternada com vários relatos de violência, como o assassinato do mestre de capoeira e produtor cultural Môa do Katendê, em Salvador (BA), com 12 facadas, após defender o voto no PT. Em seguida, Haddad repete o bordão que seu sonho é oferecer aos brasileiros ao menos uma oportunidade, com educação e emprego, "um livro em uma mão e uma carteira assinada na outra". Ao contrário de Bolsonaro, que está no 3º casamento, o programa do petista cita a relação de 30 anos com Ana Estela e filhos Frederico e Carolina. Lembrou que Haddad foi ministro da Educação e reforça o pedido de paz antes de citar algumas propostas para o governo, caso eleito - além de emprego, a retomada de obras paradas, incentivo à construção civil e a criação do ensino médio federal. Ao final, Haddad afirma que é hora de "olhar para frente", pede união e o voto "mesmo que você eleitor tenha votado em outro candidato no primeiro turno, eu quero conversar com você", disse. "Essa campanha não é de um partido, é dos que querem mudar para melhor o nosso País (...) Vamos nos unir, a hora é agora. Quero contar com todos que são a favor da democracia e dos direitos do povo", afirmou. Ao contrário do 1º turno, quando Lula dominou os programas de Haddad, o ex-presidente, ao menos neste primeiro, não foi lembrado.

CONTINUE LENDO


Boletos vencidos com valores a partir de R$ 100 podem ser pagos em qualquer banco

Foto: Reprodução

Os boletos vencidos com valor a partir de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco a partir deste sábado (13). A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho de 2017. Segundo a Agência Brasil, o novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos. Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago. As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos acima de R$ 50 mil. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.



TSE lança página na internet para desmentir notícias falsas

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou na quinta-feira (11) uma página na internet para desmentir notícias falsas sobre a eleição que circulam nas redes sociais. A ferramenta já apresenta exemplos de informações que foram negadas pela imprensa e pelo órgão. "Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a higidez do processo eleitoral  nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo", explica o TSE. Segundo o Tribunal, todos os relatos de possíveis irregularidades são encaminhados para órgãos de investigação, especialmente o Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal. Até o presente momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.



Torcida do Bahia esgota todos os ingressos para partida contra o Paraná na noite deste sábado (13)

Foto : Divulgação / Esporte Clube Bahia

O Bahia anunciou, por meio de sua assessoria de comunicação, que todos os ingressos para o jogo contra o Paraná, amanhã (13), já foram vendidos. Para ampliar a disponibilidade de ingressos para a torcida do tricolor baiano, o espaço para a torcedor visitante foi reduzido, mas, somados os sócios com acesso garantido às compras nos pontos de vendas, a carga foi esgotada. Bahia e Paraná se enfrentam às 21h, em Pituaçu. A partida é válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.