ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Contendas do Sincorá: Policiais civis da 20ª Coorpin prendem falsa médica que atuava de forma ilegal na Região Sudoeste

Brumado: Idoso morre ao ser atropelado por moto no bairro São Jorge

Brumado: Golpistas usam nome de mulher que teve casa incendiada no Brisa 1 para pedir no comércio

CICOM de Brumado auxilia no resgate com casal de turistas perdidos em trilha da Chapada Diamantina

Brumado: 'Nem abaixo assinado resolveu', dizem moradores do Apertado do Morro cobrando melhorias para o bairro

Brumado: Prefeitura concede alvará para início das obras da faculdade de medicina

TSE aprova normas para Eleições Municipais em 2020

Brumado: Bandido se passa por paciente, fica em fila e tenta roubar idoso

Clínica Master realizou workshop: ‘Saúde Ocupacional e o Faturamento de Sua Empresa’

Brumado: Em busca do selo Unicef, audiência pública debate o papel de meninas e mulheres como líderes

Adolescentes são suspeitos de estuprar menino de 7 anos em banheiro de escola em Vitória da Conquista

Grupo discutirá extinção do Nasf na Câmara de Vereadores

Barragens de Rio de Contas e Paramirim estão com estruturas comprometidas, aponta ANA

Brumado: Moradores da comunidade do Jatobá apontam abate clandestino de suínos e caprinos

Caminhão desgovernado atinge lava jato e residência no município de Ituaçu; Veja o vídeo

Brumado: Casa pega fogo no residencial Brisa 1, moradores ajudaram controlar incêndio

Eleições 2020: Pré-candidato 'Manelão' comenta consulta pública realizada pela Séculus

Em passagem por Brumado, ciclista gaúcho pedala em gratidão a Deus após obter cura

Gestão por blocos de municípios é solução para universalizar saneamento básico na Bahia

Brumado: Polícia Militar apreende motocicletas com placas falsa e chassi suprimido


Brumado: Em janeiro, acontece a 4ª edição do Campeonato Sub-17 do bairro São Felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sua 4ª Edição, o Campeonato Sub-17 do bairro São Felix começa a partir do dia 12 de janeiro de 2020 no campo bela vista do referido bairro, em Brumado. Cinco equipes farão parte do campeonato, são elas: Ajax, Alfa Pedra Preta, Campo Seco, Escolinha São Felix e Escolinha ABC. Os jogos acontecerão aos domingos pela manhã com rodada dupla. Primeiro joga acontece às 08h e, o segundo jogo, às 09h30. A final esta prevista para o dia 1º de março do ano que vem. A realização é de Fredson Sodré (Fequim) e Robson Wilson (Galego).

 



Brumado: Radialistas são vítimas de golpe que clona WhatsApp; polícia investiga o caso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A polícia de Brumado está em alerta para um velho golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com o envio de mensagens, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. Pelo menos dez pessoas procuraram a delegacia de Brumado, esta semana, para denunciar o golpe. O esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando dinheiro. Foi o que aconteceu com os radialistas: Lay Amorim e André Luiz. Pensando estar recebendo mensagens de um amigo, André copiou o código e mandou. "Ele mandou mensagens particulares e pediu para copiar, em seguida enviei de volta. E aí foi isso que eu fiz, achando que era o meu amigo", relata Luiz. Já o radialista Lay Amorim, recebeu uma mensagem com o nome do colega de profissão. "Na mensagem ele pedia para dar um [print] e enviar de volta. Trabalhamos com este tipo de reportagens todos os dias, mas em um momento de descuido não imaginava que cairia no golpe", afirma Amorim. 

Foto: Reprodução

Segundo ele, um Boletim de Ocorrência já foi feito na Delegacia local e o radialista tenta bloquear o número. "Não aceitem mensagens com suspeitas em meu nome, já fui à delegacia registrar uma ocorrência dos fatos. Tive informações que além da minha conta, outras mais foram clonadas aqui em Brumado", alertou o radialista. Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes. O golpista vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que ele pode se aproveitar para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar. Se você foi vítima, procure a Delegacia local.



Brumado: Longe da mídia, Yasmin Guimarães a artista brumadense que você precisa conhecer

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Não é de hoje que Brumado apresenta artistas extremamente talentosos, de diferentes estilos e gerações. Por toda a parte, é possível encontrar artistas que produzem com qualidade. E em algumas situações, o talento local não é reconhecido. Todo ano, uma nova geração aparece para nos lembrar que a nossa cidade é bastante harmoniosa musicalmente. A Brumado dos grandes carnavais, que outrora, teve bandas locais que faziam a festa dos brumadenses, ao longo dos anos sem o incentivo dos poderes públicos, foi perdendo a força. Mas como a Capital do Minério tem um povo que mesmo diante das dificuldades, ressurge como uma fênix das cinzas, aqui a história é feita de perseverança, luta e força e, aos que nunca desistem, buscam incansavelmente escrever a sua frase no livro da vida. O 97NEWS conheceu esta semana, mais um talento que estava guardado, mas que agora precisa receber o carinho de todos. Conheça Yasmin Guimarães de Brito, de 17 anos, que em 2013 começou a tocar violão em um projeto musical. "Eu tinha 11 anos, e surgiu o interesse de tocar. Ai procurei o projeto do professor Wanderley e, de lá para cá não parei", conta a jovem. A mistura musical não tem tradições na família, filha única, Yasmim conta que o incentivo veio do pai, após ganhar o seu primeiro violão. "Sou muito apaixonada por tocar, então eu não faltava a aula e fui evoluindo muito rápido, com três meses já tocava, e até hoje tento aprimorar mais ainda", diz Guimarães. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

De olhos nas redes sociais, a artista declara que conta com o apoio dos amigos e de seus seguidores. "Eu tenho o meu instagram e criei um canal no youtube, onde posto os meus vídeos. E muitos gostam, é muito gratificante", relata. Muito eclética, ela disse que gosta do Pop e do Rap nacional, mas canta as músicas que estão na boca da galera. "Eu toco de tudo um pouco, MPB, Pop, Sertanejo é uma mistura de ritmos", destaca. Estudando o terceiro ano do ensino médio, Yasmin diz que mesmo com a vocação com a música, ela segue com os estudos. "Mesmo com os nossos sonhos, o estudo é muito importante, sem ele, fica difícil ter uma base", disse a cantora. A artista ainda contou que a família tem incentivado bastante e apoia a sua proposta. "Minha família tem bastante orgulho de mim, isso é muito bom, incentiva muito", exalta. Sobre shows na cidade, a cantora disse que já fez alguns em bares e restaurante, mas por não ter equipamentos de som, muitos contratantes desistem. "Alguns precisam do som, e eu não tenho, apenas o meu violão e a voz", afirmou. Sobre a música em Brumado, ela espera que os artistas brumadenses sejam valorizados. "Temos muitos artistas na cidade, e alguns nem sempre são vistos, acho que por falta de incentivo ou apoio. Uma cidade também vive de cultura", destacou Yasmin Guimarães de Brito.



Brumado ficará sem reforço de verba federal após extinção do NASF

Foto: Luciano Santos l 97News

Vários municípios do país, incluindo a cidade de Brumado, ficarão sem o reforço mensal repassado pelo Ministério da Saúde para qualificar e fortalecer os serviços oferecidos na atenção primária em saúde. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), um programa do governo federal implantado desde 2008, será extinto. A forma de distribuição de recursos para a atenção básica pelo MS deverá ser modificada em 2020. A promessa é de fortalecer a atenção básica a longo prazo e torná-la responsável por seu papel organizacional do sistema de saúde. A medida deverá levar em consideração um princípio de equidade. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, com a nova portaria do governo federal mudando o financiamento, vários moradores de Brumado deixarão de ser assistidos. “Hoje, temos 21 equipes da atenção básica, 18 credenciadas e três aguardando aplicação. A partir do ano que vem o Ministério da Saúde passará a pagar por cadastro de pessoas”, afirmou. Para o secretário, a extinção do programa trás prejuízos para a saúde pública. "Nossa equipe é composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e educador físico. Esse pessoal presta um excelente trabalho nas unidades”, destacou.



Brumado: Mais de 600 famílias deixa de receber o Garantia Safra por falta do NIS

Foto: Luciano Santos l 97News

O Fundo Garantia Safra garante que os agricultores consigam ter renda por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. ?O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais. Em Brumado, dos 1.378, 622 deixaram de receber o benefício por não terem o Número de Identificação Social (NIS). Segundo o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alves, os benefícios liberados são de 2018. "Esses 622 ficaram pendentes devido a problemas no NIS", relatou. Ainda segundo o coordenador, na primeira parcela do mês de dezembro de 2019, 1286 agricultores foram beneficiados e o restante teve problemas no NIS. “Às vezes, o primeiro titular tem o NIS e o segundo não tem. Estou orientando o pessoal a procurar o INSS e o Bolsa Família. A partir da inscrição do Garantia Safra do ano que vem, para não termos mais esse transtorno, vamos pedir a apresentação do número do primeiro e segundo titular”, esclareceu Luiz. A regularização deve ser feita até o mês de junho de 2020.



Caixa libera saque do FGTS para 9,1 milhões nesta sexta

Foto: Luciano Santos l 97News

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (6) a nona e penúltima etapa de pagamentos do saque imediato do FGTS. A retirada de até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa do fundo será autorizada a 9,1 milhões de trabalhadores nascidos em setembro ou outubro. Nesta nova etapa do calendário de pagamentos, a Caixa estima que até R$ 3,3 bilhões em recursos do FGTS poderão ser destinados aos beneficiários. Os trabalhadores podem optar pelo saque nas agências, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes do banco, este último destinado só para quem tem o cartão cidadão e a senha. Quem não possui o cartão cidadão, mas tem a senha, pode realizar a retirada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas casas lotéricas com a apresentação do documento de identidade.



Brumado: Polícia apreende mulher por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar prendeu na quinta-feira (5), uma jovem de 19 anos por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, por volta dás 15h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi informado pelo setor de inteligência da Polícia Cívil  que no bairro Irmã Dulce, estava acontecendo um intenso tráfico de entorpecentes. No local, segundo a Polícia, um grupo de pessoas ao perceberem a presença da viatura fugiram, sendo que a jovem foi flagrada pelos policiais, tentando esconder uma sacola, ao jogar por cima do muro de uma residência. Com ela, foi encontrado 37 trouxinhas de maconha, 01 tablete pequeno de maconha, 29 porções de cocaína, 17 invólucros de alumínio com crack e mais R$ 440,00 em espécie. Diante das circunstâncias, a suspeita e todo material foi apreendido e entregue ao delegado de plantão.



Após receber resultado de teste de DNA homem mata cinco pessoas e se mata

Foto: Reprodução

Um homem de 40 anos matou cinco pessoas e tirou a própria vida, em São Vicente (SP), na manhã desta quinta-feira (5), após receber um resultado negativo de um teste de DNA. Segundo informações da polícia, o homem pagava pensão há algum tempo, achando que o filho era dele. Com o resultado negativo, ele foi até a casa da ex-namorada, a mãe do menino, e disparou cinco vezes contra ela. Ele atirou também contra a ex-sogra, o ex-sogro, a ex-cunhada e a filha da ex-cunhada, matando as cinco pessoas. Antes disso, ele também havia atirado contra a atual mulher dele. Ela foi socorrida para o Hospital de São Vicente e não corre risco de morte. Por fim, ele voltou para a casa dele e tirou a própria vida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Baixada Santista.



Presidente da 21ª Subseção da OAB Brumado vai a Salvador para dialogar com OAB, TJ-BA e TRT

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Esta semana, o presidente da OAB Subseção Brumado, Kleber Lima Dias, esteve visitando a sede da OAB, Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho, em Salvador. Na sede da OAB/Bahia, Dias foi recepcionado pelo presidente, Fabrício Castro e na oportunidade, o presidente da OAB Brumado solicitou uma atenção especial à 21ª Subseção e salientou a importância econômica da região. Já no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Kleber solicitou a implantação 2ª Vara Cível de Brumado, além de novos juízes para a região da 21ª Subseção. "Nós precisamos de novos juízes na vara crime de Livramento de Nossa Senhora, a vara cível de Tanhaçu, Barra da Estiva, Presidente Jânio Quadros e Paramirim. Então essa foi a nossa pauta em visita ao tribunal", relatou ao 97NEWS, Kleber Lima. O presidente da Subseção Brumado ainda destacou a nova presidência do TJ-BA e disse que buscará novos recursos junto ao novo presidente Lourival Almeida Trindade. "Já mantivemos contato com ele a respeito da nossa intenção e, em fevereiro do ano que vem quando ele assumir, vamos estreitar os laços para que haja melhorias para toda nossa região", disse. Ainda em Salvador, Kleber Lima visitou a sede do TRT e buscou informações sobre o processo de liberação para a inauguração do Conjunto Prisional construído próximo à BR-030, em Brumado. "Nossa visita no TRT, tratou de assuntos da vara da justiça do trabalho local, e na secretaria de administração penitenciária e ressocialização, buscando informações sobre o presídio de Brumado. A gente recebeu um panorama geral, mas detalhes ficaram de serem enviados por e-mail. Ai vamos aguardar as informações, inclusive para divulgar para a sociedade, na qual precisamos saber se vai ser aberto de imediato, se precisará de reforma, como que será feita, e prazo. Então estamos aguardando essa correspondência para que a gente possa divulgar à sociedade", esclareceu o presidente da Subseção da OAB Brumado, Kleber Lima Dias.



Economia Baiana registra alta de 0,8% no terceiro trimestre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Produto Interno Bruto (PIB) baiano apresentou crescimento de 0,8%, na comparação do terceiro trimestre de 2019 com igual período de 2018. O resultado foi decorrente do crescimento de 0,9% no Valor Adicionado das atividades econômicas e da retração de 0,3% nos impostos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (05), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cuja estimativa para o encerramento do ano 2019 é de 0,9%. O crescimento do terceiro trimestre de 2019 foi decorrente das seguintes variações dos setores produtivos da economia baiana: agropecuária (0,8%), indústria (-1,9%) e os serviços (1,9%). O comportamento do setor foi determinado, em grande medida, pelo desempenho positivo do comércio (1,7%) e da administração pública (2,2%). Outro destaque positivo foi à expansão de 3,3% das atividades de transportes. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 73,7 bilhões, sendo R$ 65,9 bilhões referentes ao Valor Adicionado a preços básicos – o que representa 89% do PIB - e R$ 7,8 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou valor adicionado de R$ 6,8 bilhões, a Indústria R$ 14,5 bilhões e os Serviços R$ 44,7 bilhões. Levando-se em conta a série com ajuste sazonal (3º trimestre de 2019 ante o 2º trimestre de 2019), a taxa foi de -0,6%. Com relação à indústria baiana, o destaque positivo ficou com a construção civil, que cresceu 2,7% e com a atividade de eletricidade e água, com alta de 3,7% devido ao aumento da geração de energia em 38,0%. Esse ganho na geração deve-se a contínua expansão da energia por fonte eólica e da energia fotovoltaica – que atualmente já responde por 5,0% da geração de energia elétrica na Bahia.



Rio do Antônio: Presidente da Câmara de Vereadores é afastado

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (5), o plenário da Câmara de Vereadores do município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, afastou o presidente, Nelson Antônio Soares (PSD). Soares foi afastado após denúncias de irregularidades como omissão e ineficiência no desempenho de suas funções regimentais na função de chefe do poder legislativo. Em votação, dos nove parlamentares, cinco votaram pelo afastamento de Nelson. De acordo com a denúncia, Nelsão, como é conhecido, é acusado de não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno; projetos de lei que não foram encaminhados às comissões e ausência de inclusão em pauta; omissão em mandado de segurança da Lei Municipal Nº 165/2019; contratação e nomeação de advogados para atuar em defesa de interesses particulares; não pagamento de subsídios aos vereadores no valor fixado em lei municipal e a não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno. As denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público Estadual (MPE). O vice-presidente, Antônio Coutinho Souza (PP), assume o cargo interinamente.



Sergio Moro comemora aprovação do pacote anticrime na Câmara

Foto: Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou na noite de quarta-feira (4), em sua conta pessoal no Twitter, a aprovação do projeto de lei do pacote anticrime na Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado. No Twitter, Moro escreveu que houve “avanços importantes” e deu “congratulações aos deputados”, citando que o projeto unifica o texto enviado pelo governo federal com as propostas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entretanto, para o ministro, há necessidade de algumas mudanças no texto. “Continuaremos dialogando com CN, para aprimorar o PL”. O ministro destacou, entre os pontos do projeto aprovado na Câmara, a “proibição de progressão de regime ao membro de crime organizado, execução imediata dos veredictos do Júri, agente policial disfarçado, regras mais duras de cumprimento de penas para condenados por crimes hediondos com resultado morte”.



'Gato de energia': Operação prende 35 pessoas e recupera 260 milhões de kilowatts este

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Coelba realizou durante todo o ano de 2019, a "Operação Varredura", em combate ao furto de energia e, cerca de 260 milhões de kilowatts de energia deixaram de ser desviada da rede de energia elétrica baiana. No total foram 190 mil inspeções em estabelecimentos e residências. Dessas, 64 mil ligações foram desativadas por terem origem clandestina. De acordo com a Companhia, os pontos de gato, como são intituladas as ligações clandestinas, eram suficientes para abastecer, durante um ano, duas cidades de grande porte, um número de aproximadamente 2,2 milhões de residências. A operação prendeu 35 pessoas em flagrante, penalizadas pelo crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.



Brumado: Moradores cobram da prefeitura recuperação de manancial do bairro Olhos D'água

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Com os crescentes riscos à segurança hídrica das cidades, a preservação e recuperação dos mananciais se torna um tema cada vez mais importante. A discussão envolve outras questões de difícil solução, como: "O que fazer para preservar essas nascentes?" A preservação e a recuperação dos mananciais estão entre os pontos de defensores do meio ambiente como o Modera de Brumado, uma ONG que luta para manter a preservação por exemplo, do Rio do Antônio, que corta o município e de nascentes que existem na Capital do Minério. O fato é, mesmo lutando por um ideal, as ONGs sozinhas não conseguem combater essa "morte" dos mananciais da cidade. E é nessa postura, que os moradores do bairro Olhos D'água pretendem recuperar um manancial, que há décadas "matou a sede" de muitos brumadenses em tempos de escarces de água. Localizado entre as diversas residências que foram sendo construídas ao longo dos anos, o manancial "Nascente Olhos D'água" que leva o nome do referido bairro está abandonado há vários anos e os moradores apelam para a administração municipal, no sentido que haja uma recuperação do local, preservando não só a natureza, mas toda uma história que faz parte da nostalgia da cidade. "Quando eu vim morar no bairro, foi numa época de seca muito grande, e todo mundo pegava água aqui, vinha gente até de outros bairros, até fila se formava para matar a sede da população", disse Deusdete morador do bairro. Em 1995, na gestão do ex-prefeito Geraldo Azevedo, um muro chegou a ser construído no local, mas com o passar dos anos a nascente ficou esquecida e sendo depredada ano a ano. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Para o morador, é triste ver a história de Brumado morrer aos pucos e não poder fazer nada. "Esse manancial é registrado nos órgãos de meio ambiente, então não pode ser aterrado ou esquecido, é preciso que o poder público tome providências. E não custa muito, basta limpar o local, consertar o muro e bater uma laje, preservando a área", afirma Deusdete. Ainda segundo os moradores, com a restauração do local, a própria comunidade vai preservar a nascente. "Não precisa de muita coisa, que faça a restauração e ai a gente vai preservar a nascente. Cada morador aqui vai fazer sua parte, porque como o prefeito mesmo diz, [água é vida], nos ajude a manter essa riqueza", cobra o morador. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos relatou que desconhecia a existência do manancial na localidade e acredita que mesmo sendo recuperado, a nascente não oferece capacidade suficiente para manter a comunidade. "Qual a capacidade de isso ai ser transformado em um manancial que possa nos atender? Praticamente nada. Outra coisa, se for preservada. O que fazer se não podemos colocar um guarda lá dia e noite?" questiona o gestor acreditando que não seria uma solução viável para o município. Mas de acordo com o prefeito, diante da cobrança da comunidade, ele vai visitar o local pessoalmente e, se haver consistência no pedido dos moradores ele vai avaliar a situação. "Vou avaliar de perto o que os moradores pedem, e se, de fato houver condições para que o município atenda a solicitação, a administração vai atender", afirmou Vasconcelos.

 



Mais de 70 famílias ficam desalojadas após forte chuva em Itambé

Foto: Reprodução l TV Bahia

Setenta e duas famílias estão desalojados após uma forte chuva, que caiu na última terça-feira (3), na cidade de Itambé, a 190 km de Brumado. A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Na terça, choveu 143 milímetros em três horas, o esperado para o mês inteiro. Os moradores desalojados foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde receberam doações, quartos para dormir e assistência psicológica. A prefeitura informou ainda que entre os moradores afetados estão 23 idosos e 158 crianças e adolescentes. As casas que ficam na região do rio Verruga, ficaram alagadas. Segundo a prefeitura, o bueiro não conseguiu drenar a água da chuva, que acabou represada. “Houve um alagamento de grandes proporções e na água não teve como drenar. Então, no momento da questão do dreno, ela retornou das camadas mais baixas e alagou quase todas as casas, chegando a três metros”, disse a administração municipal.

 



Bahia registrou novos casos de Aids em 2018; Sesab realiza ações de conscientização

Foto: Divulgação

Salvador foi a cidade baiana com o maior número de casos de Aids diagnosticados em 2018, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mês de dezembro é referência na conscientização e combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A condição crônica é causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo de lutar contra outras infecções. Durante todo o ano de 2018 o estado da Bahia registrou 736 novos casos de Aids. Durante este mês, a Sesab vai realizar ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

 



Ultrapassado: Comunidade rural de Brumado recebe orelhão 15 anos após solicitação

Foto: Ilustrativa

O ''orelhão", um telefone público que para muitos é considerado obsoleto na atualidade, há décadas atrás representava economia. É o caso da comunidade São Sebastião, zona rural de Brumado, que há mais de uma década atrás solicitou da empresa de telefonia, à instalação do equipamento na comunidade. Só que segundo os moradores, o tempo foi passando e o tão sonhado "orelhão" não era instalado. Mas para a surpresa de todos, no mês de novembro deste ano, o telefone público foi instalado, ou seja, 15 anos depois, algo que hoje virou peça de museu e chega a comunidade, deixando os moradores com um questionamento: "O que vamos fazer com esse 'orelhão' nos tempos de smartphone?" Na época, o objetivo dos moradores que encontravam dificuldades ao realizar ligações, já que não havia sinal e muito menos aparelho de celular, era de poder ter acesso a serviços de emergência, segurança e falar com parentes e amigos. Para o morador Euflávio Silva, no passado além de comodidade, o telefone público também gerava economia. “Naquela época, era uma riqueza ter um orelhão desse na sua comunidade, o custo era muito baixo. Mas na atualidade de hoje em que todo mundo tem um celular com internet, virou motivo de [chacota] pra nós aqui”, comentou. Ele ainda disse que o equipamento foi solicita em época de campanha política, mas pela demora não acreditava mais na vinda do equipamento. "Virou uma peça de admiração, desde que foi instalado no mês passado, ninguém usou ainda, todo mundo tem internet em casa", disse o morador da comunidade. 



Profissionais da Sesoc participam de Seminário de Acolhimento Familiar do MP

Foto: Divulgação

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), a Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SERAFA), Marta Cristina Porto da Silva e da Proteção Social Especial, Andréia Meira Gonçalves, participaram do I Seminário de Acolhimento Familiar do Ministério Público do Estado da Bahia, realizado no dia 25 de Novembro na sede Ministério Público, em Salvador. As participantes salientaram sobre a importância do evento no tocante ao tema Acolhimento Familiar, serviço de proteção especial de alta complexidade, de caráter excepcional e provisório, para crianças e adolescentes em razão de violação de seus direitos como; violência física, psicológica  ou sexual, dependência química dos genitores, negligência, ou abandono, os quais são afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial, em virtude da família se encontrar impossibilitada temporariamente de exercer sua função de cuidado e proteção.



Brumado: Cipe Sudoeste apreende mulher por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na quarta-feira (4), a guarnição da Cipe Sudoeste em rondas pelo bairro Irmã Dulce, em Brumado, apreendeu uma mulher por tráfico de drogas. Segundo informou a PM ao 97NEWS, quando os policiais passavam em uma determinada rua do referido bairro, a mulher que não teve o nome divulgado entrou na sua residência em atitude suspeita. Diante dos fatos, a guarnição adentrou na residência e encontraram a suspeita com um papel contendo anotações, uma quantia de R$ 99,00 e pinos de cocaína. Em buscas no interior da residência foram encontrados mais pinos cheios de cocaína, bem como outros vazios, um tablete de maconha e um estojo de munição calibre 38. A mulher foi detida e conduzida à delegacia para adoção das medidas cabíveis.



Eleições 2020: Fabrício Abrantes recebe apoio do ex-vereador Romar Pereira em Brumado

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeitura de Brumado, o jovem empresário Fabrício Abrantes (DEM), recebeu na última quarta-feira (04), o apoio do ex-vereador Manoel Romar Pereira (Sem Partido). Pereira já foi vereador do município por dois mandatos e suplente de vereador na legislatura em curso. Romar é liderança ativa na comunidade de Umburanas e no Distrito de Cristalândia. “O desejo é de mudança e precisamos mudar, são 16 anos de um mesmo grupo no poder. Fabrício é um jovem empreendedor, que tem capacidade para mudar para melhor a nossa cidade, em todos os aspectos, como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas, principalmente no que diz respeito às comunidades rurais”, disse o ex-vereador. Fabrício ressaltou a importância da oficialização do apoio para a consolidação do grupo. “Na caminhada de pré-candidatura esse apoio é importante para somar forças em prol de Brumado, construindo teias democráticas, positivas e fortes para atender a comunidade, seja ela da sede ou da zona rural”, afirmou.