ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)


Brumado: Casos ativos da Covid-19 continuam em queda no município

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 22 de setembro, o município de Brumado registrou 9.932 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 9.572 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Com baixa adesão, Prefeitura realiza coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Brumado, por meio de uma empresa especializada de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas. A coleta itinerante aconteceu nesta quarta-feira (22), das 08h às 15h, mas segundo Tatiane Dutra, que trabalha na empresa especializada em Vitória da Conquista, houve uma baixa adesão na campanha. "Nós agendamos nessa região toda o recolhimento dessas embalagens, em Brumado e mais seis cidades. Mas aqui, a adesão foi bem fraca, esperávamos mais público conforme a perspectiva que temos todos os anos", afirmou Dutra. A coleta foi realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, localizado às margens da BA-148. De acordo com Tatiane, uma das medidas que devem ser adotadas pelos agricultores é a tríplice lavagem dos recipientes. "Se o agricultor guarda esta embalagem em sua propriedade sem realizar a tríplice lavagem, uma pessoa desavisada com uma criança pode tentar reaproveitar e isso é perigoso", afirma. Com base em uma Lei Federal, o agricultor é obrigado a devolver qualquer embalagem de agrotóxico. "O órgão fiscalizador já fez a parte de conscientização, e a partir de agora, eles já estão visitando as propriedades para fiscalizar e autuando", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme a gerente da central de embalagens, algumas cidades da região se destacam pela campanha realizada, e dois exemplos na região, segundo ela, acontecem nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. "Em Dom Basílio, dois meses antes, agentes comunitários visitam às comunidades realizando a conscientização, e no dia do evento, eles realizam o mutirão. Já em Livramento, em termo de volume, por meio de uma associação, eles cobram essa devolução a todos os agricultores, então nessa região existe uma mobilização muito grande e atingimos quase que 100% da meta", relata. Ainda conforme Tatiane Dutra, além dos benefícios ao meio ambiente ao devolver as embalagens de agrotóxicos, a devolução também contribui para um possível benefício do INSS. "Quando o agricultor devolve as embalagens, eles recebem um recibo que comprova o seu papel e sua obrigação. Até em questões futuras, como já aconteceu em várias cidades, o agricultor anexar junto à outros documentos o recibo de devolução das embalagens e conseguiram concluir o seu processo de aposentadoria", afirma a gerente da empresa.

 



Brumado: Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira no residencial Brisas II

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), encontrou na tarde desta quarta-feira (22), uma mulher desacordada e com aparente ferimento grave na cabeça após ser agredida pelo companheiro em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM, o fato foi registrado às 13h45, no bairro Brisas II. Os vizinhos preocupados com o estado de saúde da mulher e acionaram a PM. A mulher estava na companhia de seu filho, quando a polícia chegou ao local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a mulher para o Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda de acordo com a PM, em estado grave, a mulher necessita de vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em rondas no município, o acusado do crime foi localizado no Mercado Municipal e preso pela Polícia Miliar. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.



Brumado: Major PM Leila Silva realiza sua primeira visita institucional à 20ª Coorpin

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Em sua primeira visita oficial como comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM), a Major PM Leila Silva, realizou uma visita a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), em Brumado, na terça-feira (21). A visita teve por objetivo a aproximação e interação entre as Polícias Militar e Civil, com a finalidade de alcançar a prestação de um serviço de segurança pública eficaz e eficiente com a  garantia da manutenção da integridade e da dignidade da pessoa humana à toda a sociedade Brumadense e da região circunvizinha. Na ocasião a Major foi recebida pelo coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Arilano Botelho e pelo delegado titular, Dr. Paulo Henrique de Oliveira. 



Brumado: Com redução de casos, Sesau encerra atividades de UTIs Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto encerrou, nessa quarta-feira (22), as atividades da Unidade Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. Em seis meses, o HMPMN internou 470 pacientes, a maioria em leitos de UTI. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, a redução de casos e o avanço da vacinação possibilitaram a diminuição de internações graves em Brumado, o que permite o fechamento das UTIs Covid e retorno de outras atividades interrompidas durante a pandemia. Para o gestor, o sentimento é de felicidade. "É com grande alegria que comunicamos à sociedade o fechamento da última Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid aqui no Hospital", diz. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme Cláudio, com o avanço da vacinação, houve uma diminuição expressiva do número de internações, sendo possível fechar as UTIs Covid. "A UTI Covid atendeu cerca de 59 municípios da região, e nesse momento, só tenho que agradecer a todos que acreditaram na nossa cidade e nos nossos profissionais. Foram momentos difíceis, mas estamos conseguindo passar por todos eles. Deixo aqui a minha gratidão a toda equipe que enfrentou essa doença e não desistiu dessa batalha", disse o secretário. A UTI estava em funcionamento desde o dia 1° de abril.



Câncer de intestino - especialista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção

Foto: Divulgação

A campanha “Setembro Verde” tem como objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção do câncer de intestino. Ressaltando-se que este tipo de câncer já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. O especialista da Clínica Mais Vida, Dr. Ítalo Filipe observa que é importante ressaltar que o câncer de intestino é um dos poucos tipos de tumor que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. “Removendo-se antecipadamente o pólipo, conseguimos fazer com que ele não se transforme em câncer”, enfatiza o presidente da SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Sendo que a remoção ocorre com exames periódicos de colonoscopia. Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados. Dr. Ítalo Filipe, pontua que história prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto. Para a prevenção é de extrema importância o desenvolvimento de bons hábitos, entre os que devem ser seguidos a fim de prevenir o câncer de intestino estão: ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras) e peixes de duas a três vezes por semana; evitar a ingestão exagerada de álcool, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos; praticar atividade física regularmente e não fumar. A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Coloproctologia é que pessoas sem histórico de câncer colorretal na família procurem o coloproctologista a partir dos 50 anos. Porém, em breve, a SBCP também vai antecipar a recomendação para 45 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade do diagnóstico familiar. Portanto, faça consultas periódicas ao médico de sua confiança. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Mãe e filho morrem após casa onde moravam pegar fogo em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Uma mãe e um filho morreram após a casa onde moravam pegar fogo. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) na Avenida Macaúbas, em Vitória da Conquista. As vítimas foram identificadas como Sara de Jesus de Oliveira, de 33 anos, e Davi Miguel de Jesus dos Santos, de cinco anos. Segundo o Blog do Anderson, outras três pessoas - outro filho da vítima, a avó deles e um irmão da mulher - que estavam no imóvel conseguiram escapar do fogo com a ajuda de moradores que passaram pelo local. Os três feridos foram socorridos pelo Samu e levados em seguida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. O fogo foi controlado após ação conjunta da Defesa Civil, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não se sabe até o momento o que provocou o incêndio.



Governo da Bahia aumenta público de eventos para 1,1 mil pessoas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia está autorizada a realizar eventos com público de até 1.100 pessoas. Em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (22), o governador Rui Costa estabelece ainda que a medida é válida até o dia 1º de outubro. Eventos com venda de ingressos também estão liberados. A autorização é válida para eventos como casamentos, eventos rurais, em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e afins. O decreto também é válido para zoológicos, parque de diversões, museus e teatros.



Brumado: SMTT realiza ações na 'Semana Nacional de Trânsito 2021'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro, é o período definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a intensificação das orientações de educação, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas. Para este ano de 2021, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTTT) elaborou uma campanha direcionada à responsabilidade de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros. O tema deste ano é "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas" e conta com as participações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), 18ª Ciretran e 34ª CIPM. Diferente da campanha nacional, o município de Brumado prorrogou a data do evento, na qual vai do dia 18 a 28 de setembro. "Através de um ato administrativo, o superintendente da SMTT, Diego Evangelista prorrogou a data do evento em Brumado para que possamos ter mais condições de trabalhar na conscientização dos condutores e da população no que se refere ao trânsito", afirmou Jansen Ricardo, coordenador de educação no trânsito da SMTT. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo Ricardo, grande parte dos acidentes registrados na cidade estão diretamente ligados ao fator humano. Excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, desrespeito à sinalização e falta de atenção. "Se você observar, na maioria das vezes, os acidentes em Brumado acontecem por um desses fatores que citei. Então nada mais óbvio que trabalhar em cima dessa conscientização", destaca. Ainda durante a semana de eventos, haverá palestras com motoristas do transporte escolar, lives com órgãos ligados ao trânsito e ações nas ruas da cidade com blitz educativa. "Investimos em segurança viária e um dos caminhos é a educação, mostrando ao condutor que uma simples mudança de postura pode evitar um acidente", explica o coordenador de educação de trânsito da SMTT. 

 



Números de Covid na Bahia não são divulgados por falha no sistema do governo federal

Foto: Divulgação

Uma instabilidade na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos ambulatoriais da Covid-19 no Brasil, impossibilitou que a Bahia tivesse acesso aos dados das últimas 24 horas nesta terça-feira (21). Essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), diversas tentativas para a extração de dados foram realizadas sem que houvesse sucesso na operação. As equipes de tecnologia da Sesab e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), bem como da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) contactaram o Ministério da Saúde, mas até o momento não houve restabelecimento da conexão. A pasta afirma que assim que ocorrer o restabelecimento da conexão com o sistema ministerial, disponibilizará para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus.



Município de Guanambi é condenado a indenizar donos de carro atingidos por queda de árvore

Foto: Reprodução l Victor Boa Sorte

O Município de Guanambi foi condenado a indenizar duas pessoas pela queda de uma árvore em um veículo estacionado nas instalações do Estádio Municipal. Segundo a decisão, os autores serão indenizados em R$ 11,7 mil por danos materiais. O acidente aconteceu em agosto de 2015. As vítimas foram ao Estádio 2 de Julho para participar de um jogo do campeonato. Eles estacionaram o carro no estacionamento ao lado do estádio, pertencente ao município. Quando estavam dentro do estádio, ouviram um estrondo e foram avisados por populares que um pé de eucalipto havia caído em cima do seu carro, “amassando e danificando o mesmo totalmente”. Os autores lavraram um Boletim de Ocorrência Policial. No dia, não havia chuva, o tempo estava bom.

 

 

 

 



Vereadora Verimar solicita instalação de equipamentos adaptados em praça pública para crianças com deficiência física

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A presidente da Câmara Municipal de Brumado, a vereador Verimar Meira (PT), a "Verimar do Sindicato" encaminhou ao Executivo Municipal, na competência da secretária Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e a Secretária de Infraestrutura, solicitação requerendo a instalação de equipamentos adaptados em praça pública para crianças com deficiência física.



Foi preso em SP o suspeito de cometer latrocínio em Paramirim

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (21), policiais civis de São Paulo prenderam um homem investigado por um latrocínio ocorrido no município de Paramirim, em abril deste ano. Segundo a Polícia da bahia, além de participação em um sequestro relâmpago e outros crimes contra o patrimônio, um homem teve o mandado de prisão cumprido, na cidade de Ariranha, em São Paulo. Conforme a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª Coorpin) de Brumado, o suspeito vinha sendo monitorado. desde quando fugiu para o Rio de Janeiro e publicou fotos numa rede social, ostentando um fuzil, numa comunidade carioca. As apurações da Delegacia Territorial  de Paramirim culminaram na localização do homem, no interior de São Paulo, onde a ordem judicial foi cumprida por policiais civis daquele estado. O suspeito deverá ser recambiado para Bahia, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. De acordo com as investigações, três suspeitos mataram um homem, depois de roubar dinheiro e a motocicleta da vítima. A primeira prisão foi em flagrante.



Brumado: Parentes, amigos e colegas dão último adeus a Daniel Simurro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O velório do jornalista Daniel Machado Simurro, 58 anos, que morreu após sofrer um aneurisma da aorta -- dilatação da principal artéria do corpo, responsável pela condução do sangue bombardeado pelo coração. O óbito foi registrado às 4h da manhã desta terça-feira (21). No início da tarde de segunda-feira (20), Daniel chegou a dar entrada no Hospital Municipal, passou por exames e foi transferido para uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva (veja aqui). A cerimônia que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu amigos, políticos, personalidades e colegas de profissão. Com o caixão aberto e rodeado por feições de incompreensão, para muitos, a ficha ainda não tinha caído. A família foi confortada por amigos que em vão tentavam buscar uma explicação para a morte do comunicador. "O jornalismo escrito em Brumado perdeu um grande homem, ele tinha o DNA em seus textos, principalmente no meio político. Quem lia suas matérias já sabia, 'essa foi de Daniel'", afirmou o radialista Carlos Silva da Rádio Cidade Web. O advogado e redator chefe do Brumado Urgente, Laércio de Morais, lembrou o entusiasmo do amigo e colega de profissão. "O que eu levo do Daniel é o companheirismo, o profissional dedicado e amigo. Aprendi muito com ele, um profissional que tinha sua característica única de escrever", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Também presente na cerimônia, o redator chefe do site 97NEWS, Luciano Santos, lembrou dos momentos ao lado do comunicador quando participou de projetos na Rádio Alternativa e por quase dois anos, Simurro foi o jornalista do seu blog. "Como profissional, uma pessoa que deixou o seu legado na escrita de Brumado. Foi um dos pioneiros na imprensa digital quando escrevia para o [Pinga Fogo], uma crônica política da cidade em meados de 1990. De lá para cá, Daniel transformou o nosso cenário político com suas matérias que mexiam com os bastidores da política. Deixando de lado o profissional, vem o lado pessoal, no qual ele era uma pessoas maravilhosa, sem maldades e muito família. Tinha um amor muito grande por sua mãe a qual é portadora de Alzheimer e ele cuidava com muito carinho. E seus filhos, que ele tinha muita preocupação. Daniel era um cara excepcional", comentou Santos. O corpo do jornalista foi enterrado nesta terça-feira (21), por volta das 16h30, no Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado.



Osmar Botelho é o novo presidente da Auditoria Pública Cidadã Baiana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi referendada na tarde de segunda-feira (20), durante uma Assembleia Geral da AUCIB – Auditoria Pública Cidadã Baiana, a composição da nova mesa diretora do órgão para a Gestão 2021-2024. Osmar Botelho, é o novo presidente da AUCIB. O órgão fiscalizador foi fundado pelo ex-presidente Genivaldo de Jesus Azevedo, no qual ficou a frente da instituição por cerca de quatro anos. Em entrevista ao site 97NEWS, o servidor público da Justiça disse que deixa a presidência do órgão de cabeça erguida e com o dever cumprido. "Nós deixamos um saldo muito positivo de ações. Dentre elas, a denúncia de nepotismo em 2017, quando na época, o atual prefeito [Eduardo] nomeou o seu filho para o cargo de Diretor de Agricultura. Além disso, outras denúncias como superfaturamento em contratos e, por ai vai [...]", disse Azevedo. Ao todo, segundo Genivaldo, cerca de 38 denúncias foram feitas pela AUCIB aos Ministérios Público Estadual e Federal. Já o novo presidente do órgão, o também servidor público, Osmar Botelho destacou que, a sua gestão à frente da AUCIB não será diferente. Conforme o novo presidente, será pautada com muita seriedade e fiscalização. "Nós já conseguimos patrocinadores intelectuais no qual vão colaborar com as nossas atuações. A AUCIB agora entra numa nova fase, ou seja, muito mais fiscalizadora do que antes, agora nós teremos mais [mão de obra]. Além disso, qualquer cidadão de Brumado pode ser membro da AUCIB, basta nos procurar que faremos sua associação ao órgão", relatou o novo presidente.

 



Mais de 600 mil doses de vacinas serão distribuídas na Bahia nesta terça

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) distribui nesta terça-feira (21) mais 625.100 doses de imunizantes dos fabricantes Pfizer/BioNtech, Oxford/ AstraZeneca e Janssen. Os lotes contendo 168.000 doses de AstraZeneca e 800 doses de Janssen chegaram na segunda (20) em Salvador, às 14h05 e 11h40, respectivamente. Já no domingo(19), foi recebida uma remessa do imunizante da Pfizer, com mais 456.300 doses. Com estas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 18.856.608 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 7.014.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.785.960 da Pfizer e 261.900 da Janssen.



Jornalista Daniel Simurro morre aos 58 anos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O jornalista Daniel Machado Simurro morreu na madrugada desta terça-feira (21), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, aos 58 anos. Segundo a filha Thalita Simurro, Daniel veio a óbito após sofrer um AVC - Acidente Vascular Cerebral. No início da tarde de ontem (20) ele sentiu-se mal quando estava em casa no bairro Noberto Marinho (veja aqui). Os vizinhos contaram que antes do meio dia, Simurro gritou por socorro, momento em que eles conseguiram entrar na residência e socorrer o jornalista que foi encaminhado ao Hospital Municipal. Já na unidade hospitalar, ele foi submetido à exames e precisou ser entubado. Daniel ficou internado em uma sala especial, mas não resistiu e veio a óbito nesta madrugada. Além de Thalita e Daniel Filho (DJ Daniel), Simurro deixa outros dois filhos. O jornalista ficou conhecido pelos texto políticos em Brumado. Natural de São Paulo, ele deixou a capital paulista para vir morar na Bahia. Aqui casou-se, mas se separou e vivia com a mãe. Ainda em Brumado, Daniel Simurro fez parte de campanhas publicitárias de prefeitos e vereadores. Na imprensa local, Daniel passou por diversos veículos. No site 97NEWS, Simurro trabalhou por quase dois anos. Ele também já passou pela Rádio Alternativa FM. Na presidência do ex-vereador Leonardo Vasconcelos, Daniel recebeu o Título de Cidadão Brumadense. "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Daniel Simurro. Um profissional de grande competência, cuja genialidade marcou o marketing político em Brumado. Trabalhamos juntos por quase dois anos. Meus sentimentos à família e aos amigos", disse o radialista Luciano Santos, em sua rede social.

 



Brumado: Há 19 dias município não registra morte por Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 20 de setembro, o município de Brumado registrou 9.930 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 68 pacientes em tratamento e 9565 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Guanambi: Rui entrega reforma de estrada e autoriza R$ 35 milhões em ações

Foto: Divulgação

Em visita a Guanambi, no Sertão Produtivo, nesta segunda-feira (20), o governador Rui Costa entregou de 10,2 quilômetros reformados da BA-612. A extensão requalificada vai do entroncamento com a BR-030 até o acesso ao distrito de Mutãs e deve beneficiar as cidades de Caetité e Matina. Rui também declarou que mais R$ 35 milhões serão investidos na região. A soma será empregada em obras de implantação de uma nova maternidade no Hospital Regional de Guanambi e de um Centro de Parto Natural (CPN).  O valor também deve ser usado para ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), além de outras ações em infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar. Além disso, quase R$ 20 milhões em escolas, investimentos em abastecimento de água em diversas localidades e em infraestrutura, como a estrada de Mutãs. O governador ainda autorizou a contratação do Consórcio Alto Sertão para obras pavimentação de diversos acessos nos municípios de Ibiassucê e Iuiu, com um investimento de R$ 1,3 milhão. Rui Costa ainda anunciou ações para a agricultura familiar com aporte de mais de R$ 3 milhões, e abastecimento de água, com previsão de aplicar R$ 2,2 milhões.



Brumado: Blogueiro Daniel Simurro é internado após mal súbito em sua residência

Foto: Reprodução l Rede Social

Daniel Simurro, 58 anos, foi internado no início da tarde desta segunda-feira (20) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto de Brumado, após sofrer mal súbito em sua residência, localizada no bairro Noberto Marinho. Segundo as primeiras informações, o blogueiro teria passado mal antes do meio dia e chegou a fazer um pedido de socorro aos vizinhos, que de imediato conseguiram adentrar na residência e prestar os primeiros socorros a Simurro. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada e encaminhou o blogueiro ao Hospital. Por volta das 13h00, Daniel foi submetido à exames e seu estado de saúde requer atenção. Por volta das 13h30, ele foi entubado e aguarda uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O blog 97NEWS pede orações para nosso amigo Daniel Simurro que passa por este momento complicado em seu estado de saúde.