ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Prefeitura antecipa 50% do 13º salário dos servidores para o dia 20 de junho

Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Alternativa FM em Luto: Faleceu na noite desta segunda-feira a 'Dona Neuza' mãe do secretário Ivan Oliveira

Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Equivocados: Brasil tem a 2ª população mais fora da realidade do mundo

Crea realiza da Caravana BIM em Brumado e mais 16 cidades da Bahia

Comandante da PM não confirma que mortes em Feira tenham relação com homicídio de policial

Salvador: Homem é preso em flagrante acusado de espionar mulheres em banheiro de igreja

Forró do Sítio Novo 2018: Valeu Brumado!

Agricultores de Palmas de Monte Alto recebem trator agrícola

‘Sertânia’: Filme que retrata o cangaço está sendo rodado em Brumado

RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Brumado: Coelba vai autorizar novos postos de pagamento para conta de luz; transtornos continuam

Brumadense é preso transportando cocaína na BR-030, próximo a Caetité

Fonoaudiologia na Clínica Master com Drª Marcela Cássia

Conquista: Lojistas protestam contra feira de negócios

Mega-Sena acumula e pode premiar R$ 35 milhões na próxima quarta

Polícia apreende pendrives e anotações em cela de Geddel Vieira Lima

Píton gigante mata e engole mulher na Indonésia

MEC divulga nesta segunda o resultado do Sisu


Brumado recebe a RedeSimples e a implantação do Regin

O coordenador da Juceb – Junta Comercial da Bahia, Diego Lima Pereira, veio especialmente de Salvador para o evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando facilitar e dar um maior dinamismo aos microempreendedores em Brumado, está sendo implantado no município a RedeSimples e o Sistema Regin que irá integrar, de forma digital, os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras) com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração de Empresas. Na manhã desta quinta-feira (14), na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado foi realizada uma palestra para explicar o funcionamento de ambos os procedimentos, que entrarão em vigor no próximo dia 18. A coordenadora regional do SEBRAE, Josinete Viana, falando ao 97NEWS declarou que “com a inauguração da Sala do Empreendedor, foi preparado o terreno para a implantação da RedeSimples, que, por meio da Juceb, irá promover a desburocratização dos serviços, facilitando e muito a vida dos futuros empreendedores locais, que, a partir de agora poderão receber o alvará em até 48h, sendo que antes demorava mais de 2 meses”. Ela ainda abordou que “é um passo importantíssimo, pois serão promovidas uma série de capacitações, além do Projeto Cidade Empreendedora, que irá disseminar essa cultura de forma muito abrangente. Ou seja, será uma agenda muito movimentada que será composta de palestras, cursos sobre a nova lei trabalhista e muitos outros”. O coordenador da Juceb – Junta Comercial da Bahia, Diego Lima Pereira, veio especialmente de Salvador para ser o palestrante do evento. Ele destacou que “a utilização da RedeSimples irá desburocratizar sobremaneira todo o processo atual de entrave empresarial. O sistema REgin irá facilitar e muito a vida dos microempreendedores, permitindo uma interface muito positivo com os órgãos municipais, principalmente na questão da legalização empresarial”.

Um grande número de servidores participaram do treinamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)




Márcio Moreira recebe mais um apoio à sua pré-candidatura

Márcio Moreira (direita) recebe mais um apoio à sua pré-candidatura (Foto: Divulgação)

Dando sequência à sua agenda de trabalho, que busca o fortalecimento de sua pré-candidatura, o pré-candidato Márcio Moreira (Patriotas) teve um encontro na manhã desta quinta-feira (14) com o ex-candidato a vereador pelo PSB de Brumado, Avenildo Araújo, o qual atua na área de representação comercial na região, mas que também tem uma vasta atuação na área política. Moreira foi recepcionado por Avenildo que confirmou apoio ao pré-candidato. Segundo Márcio, “nos já temos uma forte afinidade desde 2011, sempre na busca da defesa dos grandes interesses para a nossa terra. Agora, que um novo processo eleitoral se aproxima, voltamos a nos unir nesse objetivo. Foi uma grande satisfação de ter um cidadão com uma forte consciência político nos apoiando, isso nos estimula ainda mais para continuarmos a desenvolver o nosso projeto nesse momento de pré-candidatura. Avenildo Araújo expressou que “o meu apoio é livre e consciente pensando no bem de Brumado e em toda população, pois nossa terra tem perdido muito por não ter um representante filho da terra e neste momento Márcio é o melhor nome para nos representar, o que me dá a certeza que os votos não irão para outros municípios, beneficiar candidatos que não tem compromisso com a nossa cidade” e emendou destacando que “esses votos ficando aqui contribuirão para a eleição de quem conhece de perto as grandes necessidades de nossa gente e, com certeza, poderá ser um representante legítimo para nos defender na Assembleia Legislativa da Bahia. Outro fator relevante é que não iremos perder os poucos órgãos estaduais que ainda restam na cidade, pois com um representante local isso não irá acontecer como aconteceu no passado recente”.



Brumado: Categoria se mostra contraria a implantação dos taxímetros; ‘vai acabar de vez com nosso trabalho’, afirmam os taxistas

A grande maioria dos taxistas de Brumado se mostra contra a implantação dos taxímetros (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A modernidade, muitas vezes, não é bem vinda ao primeiro momento, já que o impacto absorvido com a mudança pode ser negativo, mas, com o tempo as coisas vão se equalizando e se tornando realidade. Em Brumado algumas situações aconteceram dessa forma como pasteurização do leite e a implantação do frigorífico, que, no princípio, foram avaliadas de forma negativa, mas, com o decorrer do tempo, se mostrou a mudança foi positiva. Agora uma nova mudança está prestes a acontecer, a qual quebrará o paradigma histórico dos táxis na cidade, que sempre correram a praça sem o uso do taxímetro, que é um dispositivo que registra o preço a ser pago pelo percurso e/ou pelo tempo em que este esteve ocupado. O 97NEWS já havia relatado o processo de implantação que, agora, está em vias de ser operacionalizado. Entramos em contato com vários taxistas e, a maioria deles, se mostrou contrária à instalação dos taxímetros. Segundo Leomedino Gomes Coqueiro (57), que já tem 32 anos de praça em Brumado “nunca existiu apoio aos taxistas e se caso, como se cogita, os taxímetros sejam colocados, vamos amargar ainda mais prejuízos, pois as corridas hoje já são poucas e, com isso, vai acabar com o pouco que tem”. Ela ainda destacou que “ainda existe a concorrência desleal dos mototaxistas que ainda não tiveram a sua regularização, bem como o dos clandestinos, que cobram mais barato, mas não oferecem a segurança aos passageiros”. Ele ainda lembrou que “a nossa tradição aqui e de se combinar o preço da corrida antes e, agora, ficará incerto, além de ficar mais caro, então, não vejo de forma favorável a implantação dos taxímetros”.



Lei Seca completa 10 anos e Detran intensifica ações educativas e de fiscalização

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em 2008, foi instituída no Brasil a Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica e outras substâncias psicoativas por condutores de veículos. Dez anos depois, a legislação está mais rígida. Atualmente, quem dirige embriagado fica sujeito à multa de quase R$ 3 mil, remoção do carro, recolhimento da carteira de habilitação e responde ao processo de suspensão do direito de dirigir. Em caso de acidente, que resulte em lesão corporal ou morte, a pessoa pode pegar até oito anos de prisão. Na Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) intensificou as ações educativas e de fiscalização para fazer cumprir a Lei Seca. Em 2017, a operação “Paz no Trânsito” abordou mais de 95 mil veículos e 390 mil pessoas, com a participação da Polícia Militar. Nesse período, foram abordados mais de 3,5 mil condutores sob influência de álcool. Em um ano, as ações alcançaram mais de 350 mil pessoas. Atualmente vivemos uma epidemia de mortes no trânsito. Os números são tão altos quanto o de mortes por arma de fogo, dizem as pesquisas. Para os motoristas profissionais, a Lei Seca provocou uma mudança de comportamento no trânsito. Hoje, muita gente que vai para bares ou eventos, preferem não beber, por medo de ser preso ou pagar multa cara. 



Homem é espancado por torcida organizada antes de jogo do Bahia

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um homem de 27 anos foi espancado antes da partida entre Bahia e Corinthians, na noite desta quarta (13), na Arena Fonte Nova,  só porque estava usando a camisa do Flamengo. O rapaz que é de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, passava pelo local quando foi avistado por  membros de uma torcida organizada do Esporte Clube Bahia, que o agrediram com socos e pontapés. A vítima foi levada para o Hospital Geral do Estado. Caso vai ser investigado pela 1ª Delegacia dos Barris.



Brumado participa do Congresso Baiano de Educação Integral

A secretária municipal de Educação, Ednéia Ataíde e o professor Adriano Santos durante o evento (Foto: Divulgação)

A SEMEC - Secretaria de educação de Brumado tem buscado melhorar cada vez mais as suas ações e trabalhos desenvolvidos nas escolas integrais do município e, diante deste desafio, a secretária da pasta, professora. Edneia Ataide e o assessor técnico da secretaria, Professor Adriano Santos, participaram do Congresso Baiano de Educação Integral, realizado entre os dias 12 e 14/06. O Congresso foi realizado pela Faculdade de Educação da UFBA em parceria com o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada e a UNDIME. A participação da SEMEC teve por objetivo buscar informações e experiências exitosas da Educação Integral em outras cidades do estado da Bahia, para que trabalho realizado com tanto afinco em Brumado tenha cada vez mais resolutividade. 



Câmara de Vereadores de Brumado antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Na continuidade dos trabalhos que vem desenvolvendo com muita transparência, responsabilidade e comprometimento com os recursos públicos a presidência da Câmara Municipal de Brumado, na pessoa do vereador Léo Vasconcelos antecipou na data de hoje, 14 de junho de 2018, a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores. De acordo com a lei trabalhista o décimo terceiro salário pode ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira tem o prazo de até 30 de novembro para ser efetivada, porém sempre com a intento de favorecer os servidores e também em razão dos festejos juninos que ocorrem neste período, uma das maiores tradições e muito esperada por todos, o legislativo brumadense liberou a primeira parcela do benefício. O presidente Léo Vasconcelos pontuou que sua gestão tem se empenhado em efetivar uma administração que tenha sempre como primordial a contribuição com os trabalhos dos parlamentares para que tenham sempre as melhores condições para a realização de suas ações, assim como com todos os servidores que são peças fundamentais na boa execução de todas as ações do legislativo. Na próxima semana, antes do São Joao, já será antecipado o salário referente ao mês de junho de todos os funcionários. “Nosso trabalho tem sido sempre direcionado na melhor aplicação dos recursos públicos para que possamos cumprir com nossos compromissos e ter a satisfação de beneficiar a todos que colaboram, de forma tão eficaz com nossa gestão”, declarou o presidente.  



Bahia: Cratera gigante misteriosa com quase 50 metros de profundidade surge na Ilha de Itaparica

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma cratera gigante, com 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura, se abriu misteriosamente perto de uma vila de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Além de chamar a atenção pelo tamanho, o buraco tem preocupado os moradores, que ainda não sabem como ele se formou. Uma empresa multinacional que atua na região está investigando se a erosão tem relação com o trabalho que desenvolve no local. O buraco se abriu na propriedade de uma multinacional americana, que utiliza a área para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A erosão foi descoberta pela própria empresa há 15 dias, durante um trabalho de rotina. A empresa multinacional diz que já iniciou uma série de estudos para descobrir o que provocou o surgimento do buraco. "Não sabemos o que está acontecendo. Eles dizem que é um fenômeno e não sabemos se é isso mesmo ou se foi por causa da perfuração deles. Então, a população toda está com medo", disse um morador. Os resultados dos estudos para descobrir as causas da erosão devem sair em até quatro meses. Até lá, a empresa quer tranquilizar os moradores. Técnicos de órgãos federais, como a Agência Nacional de Mineração, já estão na vila conversando com os moradores. Eles vão notificar a empresa para que ela faça estudos nas proximidades da vila, para verificar se o povoado corre algum risco.



Brumado: Após 18 meses, ‘Caso Kauã’ continua sem solução

A morte do menino Emerson Kauã chocou a comunidade brumadense (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Alguns crimes se tornam emblemáticos como é o caso da morte da vereadora Marielle Franco, que foi executada há 3 meses atrás e até agora, apesar de todos os esforços da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os autores ainda não foram identificados. O Brasil vive um novo episódio que está causando uma comoção nacional que é o desaparecimento da adolescente Vitória Gabrielly, que saiu de sua casa, no município de Araçariguama/SP, para patinar e não retornou mais. Equipes com auxílio de cães farejadores continuam a procurar a estudante que já tem 6 dias desaparecida. Trazendo para o âmbito local, Brumado assistiu às vésperas do Natal de 2016 um crime que pode ser considerado o pior de sua história, já que a vítima, o menino Emerson Kauã, de apenas 10 anos de idade, foi morto, torturado, teve partes do corpo carbonizado, sendo lançado no Morro do Cruzeiro, que fica no Bairro Cidade das Esmeraldas. Já irão se passar 18 meses do ocorrido, e, até o momento, nenhum suspeito foi preso ou teve o nome oficialmente divulgado pela Polícia Civil, que investiga o caso em sigilo. Nesse período, Gilmar de Oliveira Souza (32), pai do garoto, contou ao 97NEWS que as informações sobre o crime chegaram a ele apenas pela imprensa e que o silêncio das autoridades causa uma grande angustia. “A gente quer o sigilo, mas a gente exige que a resposta nos seja dada”, disse o pai de Kauã que ainda relatou que “se os órgãos não derem respostas à sociedade, vão dar carta branca para os mandantes e para as pessoas que cometeram essa barbaridade”. 

 

A Polícia encontrou o corpo no Morro do Cruzeiro (Foto: 97NEWS)

O ex delegado titular da DPT de Brumado, Dr. Leonardo Soares, em março de 2017 falou sobre o caso, e confirmou que o episódio é o pior crime da história de Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, ele explicou que “realmente é um caso envolto em muitos mistérios, mas é uma questão de honra para a nossa equipe desvendá-lo”. Ele também ressaltou que “já ouvimos várias pessoas para buscar informações que possam levar a solucionar o crime, mas a maior dificuldade ainda continua sendo a falta de provas, pois não foram obtidas as imagens de câmeras de monitoramento, além de que os relatos das testemunhas são muito vagos“. Diante disso, a Coordenadoria da 20ª Coorpin de Brumado ainda está diante de um caso altamente misterioso, mas a população de Brumado espera que esse mistério seja esclarecido e os autores do crime possam ser devidamente punidos pela Justiça.

A população cobra a solução do crime até hoje (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Otorrinolaringologia é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Glauber Aguiar

Foto: Divulgação

O Otorrinolaringologista é o médico especialista para  cuidar das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Entre as enfermidades, estão a paralisia facial, sinusite, renite, polipose nasal, desvio do septo nasal, alterações das pregas vocais, laringite, perfuração do tímpano, distúrbios da deglutição, entre outros transtornos. A avaliação do Otorrinolaringologista é de grande importância para o correto diagnóstico, tratamento e prevenção dessas doenças. O Centro Médico São Gabriel conta com o renomado especialista  Dr. Glauber Aguiar,  atendendo todas as sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Polícia faz operação contra o PCC em 14 estados

Foto: Reprodução

Polícia Civil de São Paulo cumpre na manhã desta quinta-feira (14) 75 mandados de prisão em 14 Estados contra o PCC, facção que age dentro e fora dos presídios e é responsável por diversos crimes em todo o Brasil. A operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Adminsitração Penitenciária de São Paulo, combate uma célula do PCC que atua em outros estados e países vizinhos. Segundo informações iniciais, a operação foca em célula da facção conhecida como "resumo final", que age em outros estados e em outros países. Os criminosos teriam assumido as funções da "sintonia final" quando os líderes da organização criminosa ficaram isolados no RDD, em 2016, em decorrência da operação Ethos (investigação que revelou esquema envolvendo advogados da facção). Na capital, os presos estão sendo levados para o Palácio da Polícia, na rua Brigadeiro Tobias.



A Copa do Mundo mais tecnológica da história começa nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

A Copa do Mundo da Rússia começa na manhã desta quinta-feira (14), será a primeira Copa sediada no Leste Europeu e o primeiro duelo será entre a seleção do país sede e a Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília), no Estádio Lujnik. O mundial está marcado pela inovação, devido a inclusão da tecnologia no futebol, com os árbitros sendo auxiliados pelas máquinas. Os jogos em solo russo dão espaço ao sistema do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês), que dá a equipe de arbitragem a opção de rever lances de gols, pênaltis, erros de identificação, cartões vermelhos e mudar decisões iniciais. A equipe de arbitragem em campo será auxiliada por outra que ficará em uma cabine fechada com inúmeros aparelhos de televisão. Na Copa no Brasil (2014), a FIFA  já tinha dado um passo para inclusão tecnologica, quando decidiu adotar a tecnologia da linha do gol. O sistema continuará na Copa 2018, evitando decisões polêmicas dos árbitros. A decisão final continua sendo do juiz, mas ele poderá ouvir a orientação da equipe de assistentes de vídeo através de um ponto eletrônico. Os árbitros de campo também poderão solicitar ajuda do VAR, fazendo um sinal com a mão para explicar que está tomando a decisão. Além da inovação tecnológica da história, a Copa terá curiosidades, afinal será realizada no país de maior faixa territorial do mundo. A competição estará espalhada em 12 estádio de 11 cidades diferentes. As seleções viajarão entre locais que vão desde a capital Moscou, com cultura futebolística vasta e quatro clubes tradicionais no país, até Kaliningrado – que fica fora da extensão territorial da Rússia, localizada entre a Polônia e Lituânia.



PM identifica todos os mortos e feridos em frente a escola municipal em Vitória da Conquista

Foto: Whatsaap l 97NEWS

No final da manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Militar foi acionada para deslocar até o Bairro Ibirapuera em Vitória da Conquista, onde quatro alunos foram vítimas de disparo de arma de fogo nas proximidades do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo. A diretora da escola informou que dois deles eram alunos. No local, os policiais constataram a informação e receberam a confirmação do óbito de Teônio Santos de Jesus, de 17 anos e Flávio Silva Santos, de 14 anos. Os outros dois jovens alvejados, K. S. S. (16 anos) e J. F. S. (15 anos) foram encaminhados para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Os médicos afirmaram que o quadro de um deles foi estabilizado, porém o outro ainda encontra-se em estado grave, devido o mesmo ter sido atingido por cinco disparos na região do ombro, tórax, abdômen e pernas. De acordo com informações, o crime foi praticado por dois homens a pé que fugiram logo após realizarem os disparos. Até o momento, não foram encontrados nenhum antecedente criminal das vítimas. Os policiais permanecem em operação no local para localizar os possíveis responsáveis. 



Padarias Divina e Ki-Pão lançam promoção imperdível para o Forró do Sítio 2018; 5X no cartão

Divulgação

A Padaria Divina, juntamente com a Padaria Ki-Pão estão lançando uma promoção imperdível para que você não fique de fora da maior festa de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo, que este ano de 2018 irá acontecer no clima festivo da Copa do Mundo. Então, quem ainda estava em dúvida, agora não ficará mais, porque na Divina e na Ki-Pão você poderá adquirir o ingresso para a festa em 5 vezes no cartão, facilitando a sua vida e garantindo a sua diversão. Então não espere mais, vá agora mesmo à Padaria Divina, que fica na Rua Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque ou na Padaria Ki-Pão, na Rua Deolino de Carvalho, 339 (ao lado da Praça da Prefeitura) e garante o seu ingresso para esse evento que será marcado pela alegria, pela boa música e alto astral. Vale lembrar que a promoção se encerrará às 12h deste sábado (16), dia do evento.



Saneamento básico: Apenas 4 cidades do Brasil atingem nota máxima no ranking nacional

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com 5.570 municípios no país, penas 4 cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Segundo o Ranking 2018, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneameto básico para toda a população. Somente 80 cidades, cerca de 15%, atingiram a pontuação para serem classificados na categoria mais alta – Rumo à universalização –, e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos), por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo. Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada na categoria "rumo à universalização" (acima de 489 pontos). A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: "primeiros passos para a universalização". Em tratamento de esgoto, Curitiba, Salvador, Maceió e Brasília alcançaram a universalização. Mas a Bahia ainda está muito longe de atingir o patamr de 100%. Em 2017, o mesmo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) apontou que na Bahia, para que todos os habitantes do estado tenham suas casas conectadas a redes de tratamento de esgoto seria necessário um investimento de R$ 18 bilhões até 2025. Apesar da alta soma, os benefícios ocasionados pela oferta maior de saneamento gerariam uma economia para o estado bem maior, de R$ 20 bilhões.  

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“A Bahia ainda enfrenta um grave déficit dos serviços e uma persistente incapacidade dos entes públicos no nível estadual e municipal para o enfrentamento deste quadro”, observa Patrícia Borja, professora doutora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Segundo a especialista, os baixos níveis de participação e controle social e, principalmente, segundo ela, as ameaças da privatização põem em risco a universalização dos serviços no estado. O assunto é controverso e outros especialistas defendem que como os recursos estatais são pequenos, o acesso aos serviços de água e esgoto só será ampliado caso haja maior parceria entre o estado brasileiro e a iniciativa privada. Dos 417 municípios baianos, a Embasa atua em 366 com abastecimento de água e em 122 com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A falta de um marco regulatório para os investimentos e prestação dos serviços de saneamento básico, gerou um atraso no desenvolvimento de ações estruturantes que visassem a ampliação do acesso a esses serviços. Voltando ao assunto ranking nacional de 2018, a pesquisa chama a atenção sobre a falta de destinação adequada dos resíduos sólidos na maioria dos municípios enquadrados na categoria "Primeiros passos para a universalização". Segundo a ABES, a análise dos dados de sanemaneto e e de saúde mostram ainda que quanto maior o acesso aos serviços de água e esgoto, menor a incidência de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


LDO do Governo do Estado prevê orçamento de R$ 46 bi em 2019

(Foto: Divulgação)

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai nortear o orçamento do Governo do Estado em 2019 foi aprovada hoje (13) nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças, Orçamento e Controle. O projeto, cujo parecer aprovado foi relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT), segue agora para apreciação em dois turnos no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em seu relatório sobre a LDO Zé Raimundo destacou que o Governo do Estado deve trabalhar em 2019 com um a receita total – e despesa de igual valor- da ordem R$ 46 bilhões. “O importante é que apesar da crise econômica nacional, o governo se compromete com sustentabilidade da dívida e com o princípio de responsabilidade fiscal no gasto dos recursos públicos. Além disso, se compromete em manter investimentos em obras estruturantes na capital e no interior, na melhoria das estradas, na infraestrutura hídrica e nos programas sociais que vêm destacando a gestão do governador Rui Costa como a que mais investe em melhorias para a população”, disse. A LDO deve ser votada nos próximos dias, sendo ela a peça conclusiva dos trabalhos legislativos do primeiro semestre.



Conquista: Homem cai em cisterna com 22 metros de profundidade e sobrevive após ficar na superfície da água

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um homem de 40 anos caiu em uma cisterna de cerca de 22 metros de profundidade, na noite de terça-feira (12), em Vitória da Conquista. A informação é do Corpo de Bombeiros da cidade, que fez o socorro da vítima, identificada como Marcolino Silva Santos. Segundo a vítima, como não havia sinalização no local, ele passou por cima de uma laje que protegia a cisterna, e a mesma acabou cedendo. Marcolino afirmou ainda aos bombeiros, que após ele cair no poço, conseguiu ficar na superfície da água que estava acumulada no local, a 13 metros de profundidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e também prestou atendimento ao homem, que foi encaminhado para uma unidade de saúde, e foi medicado. Segundo a família, Marcolino já está em casa e passa bem.



Geddel esteve em local de propina apontado por delator, diz Polícia Federal

Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Federal, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) esteve no local apontado como ponto de entrega de propina pelo delator Lúcio Funaro. Segundo a PF, um celular do ex-ministro foi rastreado por antena de telefonia móvel no local, exatamente nas datas e nos horários em que Funaro disse estar levando malas de dinheiro para Geddel. O rastreamento foi um dos motivos que levaram a PF a indiciar ex-ministro por corrupção na Operação Cui Bono. A polícia só conseguiu rastrear o celular de Geddel porque ele usou o celular para fazer ligações, boa parte delas para o deputado cassado Eduardo Cunha (MDB). Funaro era o operador de propinas de Cunha, segundo as investigações. 



Copa do Mundo: Presos iniciam greve de fome por TV a cabo em celas

Foto: Reprodução

Um grupo de presos da província de chubut, na Argentina, escreveu uma carta e deu início a uma greve de fome com o objetivo de conseguir assistir os jogos da Copa do Mundo, que se inicia nesta quinta-feira (14). De acordo com informações do jornal Olé, o sinal de televisão dos presos caiu há alguns dias e gerou protestos. A carta foi enviada para a direção do presídio e o único pedido é o retorno da programação. Caso contrário, eles não vão aceitar as refeições.Ainda segundo a publicação, a carta diz que os presos ameaçam entrar com um pedido de habeas corpus se o problema não foi resolvido antes do Mundial.A seleção Argentina faz a sua estreia na Copa no próximo sábado (16), contra Islândia, às 10h (de Brasília), em Moscou. Depois, a alviceleste joga contra a Croácia e a Nigéria no grupo D da competição.