ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Projeto arrojado de autoria de Lia Teixeira que acaba com o recesso parlamentar dos vereadores do mês de julho é aprovado

34ª CIPM reforça rondas na região visando o combate ostensivo ao roubo de veículos no município

Brumado: Homicídio é registrado na cidade na noite desta segunda-feira (21)

Economia: Ministério propõe privatização da Eletrobras

Saúde: Mosquitos modificados em laboratório podem ajudar no combate a dengue e zika

Frustração: Eclipse não pode ser visto em Brumado

'Tem idoso aqui de 75 anos levando lata d´água na cabeça', protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

Brumado: Fábrica de postes é furtada na madrugada de hoje (21); é a décima vez

Vereador José Carlos de Jonas realiza visitas em comunidades rurais na companhia do Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos

Itabuna: Jovens Vicentinos promovem tarde de recreação em orfanato

Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Brumado: Polícia realiza reconstituição de possível tentativa de homicídio

Brasil: Apenas 30% das cidades têm planos municipais de saneamento

Como acompanhar o eclipse solar de hoje (21)

Quem recebe auxílio-doença tem até hoje (21) para agendar nova perícia

Intermunicipal 2017: Seleção de Brumado vence Palmas de Monte Alto fora de casa

Câmara tentará votar reforma política nesta semana; PEC prevê fundo eleitoral

Criança de 5 anos toma coice de cavalo, não resistiu ao ferimento e veio a óbito

Cinema: Jerry Lewis morre aos 91 anos

Interior da Bahia poderá ver eclipse parcial do Sol nesta segunda-feira (21)


Vereador de Luís Eduardo Magalhães é um dos mortos em desastre na BR-020

(Fotos: Reprodução)

Um gravíssimo acidente que ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 17h próximo a localidade conhecida como Novo Paraná zona rural do município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo informações colhidas no local, o vereador Mardonio da Rocha Carvalho de 38 anos, conduzia seu veículo Kia Sportage com mais duas pessoas identificadas como Danilo seu assessor e Jorge Vieira Novais de 68 anos que estavam em seu veículo e com a colisão, vieram a óbito no local. O vereador Mardonio vinha de sua chácara na Vila I no Novo Paraná em sentido LEM, enquanto a Caminhonete S-10 estava em sentido contrário seguindo para Brasília. Segundo informações, o vereador teria perdido o controle após ultrapassagem colidindo frontalmente com a S-10.



Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

A Dra. Maiara Teixeira, médica neurologista, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel na próxima Segunda-feira (21), realizando atendimento em neurologia, tratando de diversas patologias, tais como: Dores de cabeça; Dores cervicais e lombares; Epilepsia; Doenças cerebrovasculares como AVC (Derrames); Tremores e Doença de Parkinson; Demências (como a doença de Alzheimer); Esclerose Múltipla; Distúrbios do sono e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807. Praça dos Meiras, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Brumado: Polícia Civil recupera veículo que tinha sido roubado em Tanhaçu

(Foto:Divulgação 20ª Coorpin)

Equipes da Polícia Civil (20ª COORPIN e DRACO) de Brumado e Vitória da Conquista, numa operação conjunta, recuperaram, nesta quinta-feira (17), um veículo Vw Cros Fox na BA-148, nas proximidades do Parque de Exposições, em Brumado. O referido automóvel tinha sido objeto de um assalto que foi efetuado no dia 07/08/2017, na região do Pau Ferro, Município de Tanhaçu. O possuidor do veículo não fora localizado no momento da apreensão, mas a Polícia Civil deve chegar à autoria do referido roubo nos próximos dias.



Brumado: Secretário André Cardoso confirma amplo pacote de obras nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura

O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que Brumado irá receber um grande pacote (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação precária, para alguns caótica, da infraestrutura do município está com os dias contados, já que o titular da pasta, engenheiro André Cardoso, confirmou um grande pacote de obras que serão realizadas a partir do mês de setembro. Ele garantiu ao 97NEWS que "no momento estamos realizando um grande levantamento das principais urgências, tendo as unidades de saúde, as escolas e as vias públicas como principais pontos a serem observados. Estamos com uma equipe de engenheiros e topográfos que nos irão passar um amplo relatório para que possamos iniciar os serviços. Ele fez questão de ressaltar que não há equipes suficientes para realizar os serviços de forma simultânea, então, as obras serão operacionalizadas de forma gradual. Já na questão verbas, o município estaria tranquilo, tando que alguns afirmam que agora está com o "cofre cheio" já que os R$ 40,9 milhões advindos do Fundef/Precatórios poderão ser utilizados para financiar esse grande pacote de obras. Confira abaixo as principais ações que serão realizadas pela administração municipal: 

Unidades Básicas de Saúde e Escolas serão totalmente reestruturadas (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Educação: 
O secretário garantiu que 8 escolas serão totalmente reformadas, atendendo assim um grande clamor da comunidade, já que os pais dos alunos vêm fazendo constantes reivindicações para a reestruturação dos prédios escolares. Porém não foram citadas as escolas que irão receber os serviços. 


Esportes: 
Foi confirmada pelo titular da pasta de infraestrutura a construção da quadra poliesportiva do Bairro Cidade das Esmeraldas, que é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira e uma indicação do vereador Zé Ribeiro, que vem cobrando há vários anos a realização da obra, já que é um anseio muito grande dos moradores do referido bairro. Também foi confirmado pelo secretário a reforma completa do Campo de Futebol da Vila Presidente Vargas. 

Saúde:
O secretário André Cardoso garantiu que as UBSs que estão com estrutura deficitária, tanto do meio rural, como da zona urbana, serão todas reestruturadas. Ele citou a da Comunidade da Lagoa Funda e da Vila Presidente Vargas como um das primeiras a receberem os serviços. 

Ruas, avenidas e praças da cidade também serão contempladas no pacote (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Infraestrutura: 
Cardoso garantiu que uma grande ação será realizada nas ruas e avenidas de Brumado, um projeto moderno e grandioso que dará um novo aspecto à cidade que hoje passa por um de seus maiores déficits estruturais, com inúmeras ruas e avenidas esburacadas e outras tantas sem o devido calçamento. Informações de bastidores dão conta que o prefeito Eduardo Vasconcelos, em reunião com os vereadores de sua base, garantiu que não ficará uma via pública sem calçamento em Brumado. Um dos primeiros bairros a serem atendidos, pelas informações passadas pelo secretário, será o Santa Tereza, que já teve as emendas parlamentares liberadas. 


Praça do Rotary:
Segundo o secretário, a tão esperada reestruturação da Praça Dr. Nelson Lula, a popular Praça do Rotary, agora sairá do papel, pois os engenheiros da Caixa Econômica Federal estiveram em Brumado na semana passada e fizeram algumas modificações no projeto que está em fase final. Segundo o secretário a licitação para a obra deverá ser aberta ainda no próximo mês de setembro. O vereador Zé Ribeiro também fez uma indicação nesse sentido.


Nova Ponte do São Félix:
Tecnicamente classificada como Passagem de Nível, a popular nova ponte do São Félix, que vem sendo um dos grandes entraves do município, já que foi concluída em 2011 e até hoje não foi liberada devido a um processo burocrático com a FCA - Ferrovia Centro Atlântica, segundo o secretário André Cardoso, deverá ser liberada a qualquer momento, atendendo assim o grande clamor popular, já que a antiga ponte já está defasada e não vem comportando mais o grande fluxo de veículos. Com a liberação a iluminação no local, que é outra solicitação dos moradores devido aos muitos assaltos que vêm ocorrendo no local, também deverá ser operacionalizado. 

A nova ponte do São Félix e a Cleóbulo Meira Leite também serão contempladas (Fotos: 97NEWS)


Brumado: Neste sábado (19) tem mais uma edição do 8º Agosto Gospel

(Divulgação)

Neste sábado, 19, terá continuidade o Projeto do 8º Agosto Gospel, evento realizado pelos jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) em Brumado. O preletor será o Pastor Fernando Fernandes e o devocional ficará a cargo do Ministério de Louvor da (IMEP) de Guanambi. Pastor Fernando é brumadense e hoje dirige a IMEP de Guanambi, realizando um trabalho que já ganha o reconhecimento regional. O evento terá início às 19:00 na rua Coronel Tibério Meira Nº 477, centro, Brumado. Venha com sua família participar deste momento especial de adoração ao Criador e de reflexão sobre as Sagradas Escrituras! 



Tecnologia: Carteira de Habilitação Eletrônica deve ser disponibilizada em 2018

Foto: Divulgação

Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) deverá ser implantado pelos Detrans até o início de fevereiro de 2018. Segundo informações do Auto Esporte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou nesta quarta-feira (16) uma resolução que estabelecia o cronograma para implantação do documento. O texto inicial, de 25 de julho, apontava que a CNH-e seria distribuída a partir de 1º de fevereiro. No entanto, a nova publicação determina a emissão do documento "até" essa data. Ou seja, no início de fevereiro, todos os Detrans já deverão disponibilizar aos interessados a carteira eletrônica. A CNH-e será emitida por meio de aplicativo no celular e terá o mesmo valor jurídico do documento impresso.



Bahia: Mais de 2.600 espécies de animais são consideradas ameaçadas de extinção

Foto: Rui Rezende/ Sema

Uma lista de animais ameaçados de extinção, com espécies da fauna baiana, foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Das 2.607 espécies de animais listados no documento, 331 animais foram classificados em grau de ameaça. Arara azul, macaco prego de papo amarelo, onça-pintada, tamanduá bandeira, tatu bola, cobra-coral e tubarão baleia estão na lista. Espécies de interesse social, como o carangueijo-açu, guaiamun, pitu, aratu e os peixes bagre, badejo-amarelo e tubarão-martelo também foram listados. A Bahia é o sétimo estado do Brasil a publicar a lista de espécies ameaçadas e, de acordo com a Sema, ocupa posição de destaque na conservação do patrimônio material. A divulgação da lista ocorreu na quarta-feira (16). Conforme a secretaria, a lista da flora ameaçada também será publicada. Os níveis de ameaça das 331 espécies em extinção que estão e estado mais crítico foram divididos entre Regionalmente Extinta (RE), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU). Destas categorias, cinco espécies foram classificadas como RE, entre elas, o peixe-boi-marinho. Outras 54 são tidas como CR, 131 como EN, e 140 espécies se enquadram na categoria VU. As espécies que são enquadradas nestas categorias ficam protegidas de modo integral, além de terem a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.



Padaria Divina: Irresistível: Delícias com uma qualidade inigualável

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para começar o seu dia em grande estilo passe primeiro na Padaria Divina, porque lá você encontra um mix de produtos de muita qualidade, além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de um serviço self-service de café da manhã todos os dias com: tortas doces e salgadas, sanduíches naturais, salgados, pão na chapa, sucos, vitaminas, tapiocas irresistíveis dos mais varios sabores, farofa de carne e também uma grande variedade de pães como: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, integral e cebola. Os salgados também são um grande atração bem como as tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Então, não fique mais em dúvida, quando você pensar no seu café da manhã e só ir à Padaria Divina, pois lá você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso. Outro grande diferencial é o atendimento, onde uma equipe muito qualificada de funcionários estão totalmente à disposição clientes, criando um ambiente muito agradável, o que fez com que todos se sintam em casa. Outra dica maravilhosa são as pizzas brotinho, que tem um toque especial e um sabor único. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. Confira abaixo algumas dessas delícias irresistíveis: 



Parceria entre o deputado Bobô e o vereador Elias Piau beneficia cada vez mais o Esporte em Brumado

O vereador ao lado das atletas com os novos uniformes (Foto: Assessoria Parlamentar)

Defensor fervoroso do Esporte, com um histórico muito positivo de conquistas, o vereador Elias Piau (PV), assim que iniciou o seu mandato parlamentar deu um destaque muito grande ao desporto, com ações muito importantes que visam o crescimento da área esportiva em todo o município. Uma dessas ações de maior relevância foi a celebração de uma parceria com o deputado Bobô (PC do B), a qual já rendeu muitos frutos e continua a render, já que essa semana foram disponibilizados para Brumado uma grande quantidade de equipamentos esportivos, os quais estão sendo distribuídos pelo vereador Elias Piau para as comunidades, tanto da zona urbana, como do meio rural. A última entrega foi feita na Comunidade do Fundão, ao time de futebol feminino, que agradeceu imensamente ao vereador e ao deputado Bobô pelos jogos de uniformes que foram dados às atletas. Várias comunidades ainda receberão, o que mostra uma grande proatividade do mandado parlamentar do vereador Elias Piau em prol do Esporte em Brumado. 

O momento da entrega do material esportiva (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: AUCIB questiona critérios adotados pela prefeitura quanto ao Concurso Público e REDA

Foto: Montagem l 97News

O tão esperado Concurso Público de Brumado foi anunciado pela Administração Municipal, tendo o seu Edital já publicado. Concomitantemente também está sendo divulgado um Processo Seletivo - REDA para à área de Saúde. Diante disso, a AUCIB - Auditoria Pública Cidadã Baiana, questiona os critérios adotados nos dois certames, os quais, segundo a entidade, causam estranheza. Para o presidente da AUCIB, Genivaldo Azevedo, "existem possíveis anormalidades no Concurso Público, por isso questionamos os critérios, primeiramente ao número de vagas oferecidas que são de apenas 39, sendo 20 para pedagogos e 6 para professores de outras áreas, restando apenas 13 para outros setores. A nossa confrontação é que a Prefeitura de Brumado atualmente tem em seus quadros 489 contratados, que perfazem uma folha de R$ 672 mil, uma quantia muito significativa, não só em valores como em pessoal". Azevedo continuou a sua argumentação destacando que "é realmente um grande contrassenso, ainda mais nos dias de hoje, onde a transparência tem que ser o norte adotada pelas gestões". E subindo o tom disparou que "o prefeito nos classifica como escaravelhos, que vasculham os excrementos, que só procuram a sujeira, em parte ele não deixa de ter razão, pois a nossa missão é vasculhar se existe sujeira e, caso ela seja constatada, levar o caso para os órgãos competentes". Ele ainda fez questão de citar outras situações que ele analisou como estranhas relatando que "a data das provas do concurso e do reda é no mesmo dia, tirando assim a chance de muitos. Outra situação discutível é que no REDA o cargo de enfermeiro e psicólogo tem remuneração de R$ 3mil, já no concurso a remuneração é de R$ 1.937 para as mesmas 40 horas. Tem ainda a questão que para o reda não precisa psicoteste, já para o concurso sim. Então diante de tantas situações questionáveis iremos entrar com expediente no Ministério Público para que o tão competente órgão analise a situação se existe ou não irregularidades". 



Bahia: Dinheiro do Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos

Foto: Reprodução

O dinheiro do programa Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social. Ainda segundo a pasta, o bloqueio atinge beneficiários que apresentaram problemas no cadastro e que não atenderam ao chamado para regularizar a situação. Em Brumado, cerca de 18 mil famílias estão cadastradas no programa. Periodicamente, os beneficiários são chamados para prestar informações sobre o cadastro. Eles são dividos em grupos, cada um diz respeito a uma situação, como revisão, atualização cadastral e averiguação. Ao todo, são oito grupos. Dessa vez, quatro grupos foram chamados com uma mesma data limite e, por isso, várias pessoas foram à Casa do Bolsa Família em Brumado no início do mês. Pendências na atualização do cadastro e averiguação, como subdeclaração de renda, que é quando alguém da família passa a trabalhar com carteira assinada, são as situações que mais levam ao bloqueio do Bolsa Família. A ausência dos filhos na escola também é outro fator que leva ao bloqueio. Isso porque na regra para se manter no programa, a frequência exigida é de 75% a 80%, dependendo da faixa etária. Nesses casos, os pais podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para buscar ajuda. Alguns problemas podem causar a falta às aulas ou até mesmo o abandono escolar. Por isso é necessário procurar o Cras.



Livramento: Viatura da PM capota durante perseguição policial, bandidos são capturados

Foto: Divulgação l PM/BA

Na noite desta quinta-feira (17), uma viatura da Polícia Militar, da 46ª CIPM capotou na rodovia BA-152, em um trecho que liga os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim. De acordo com informações , a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional – PETO foi acionada para atender uma ocorrência no Distrito de Itanagé, onde dois meliantes estariam abordo de uma motocicleta CG Titan 150 e teriam realizado um assalto a um posto de combustíveis que fica localizado a margem da pista. Ainda segundo informações, os militares se depararam com os elementos, que de imediato realizaram vários disparos de arma de fogo contra a viatura, que acabou capotando após o condutor perder o controle de direção. Os PMs conseguiram sair do veículo. Logo em seguida os bandidos foram capturados, um deles que conduzia a moto também perdeu o controle de direção, ambos foram lançados ao solo. A dupla foi identificada como Washington Rafael Santos Silva, de 24 anos, natural de Brumado e um menor de 17 anos. Na viatura havia três policiais que sofreram ferimentos leves, os mesmos foram socorridos e encaminhados para UPA 24h, e passam bem. Já os assaltantes foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Brumado.



Modera propõe ao Comitê do Contas representação contra o Inema

(Foto: Divulgação)

Em 23 de maio de 2014, depois de sucessivas plenárias discutindo os impactos ambientais dos projetos das barragens do agronegócio em Piatã – BA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC deliberou solicitação a órgãos federais, estaduais e municipais, incluindo o INEMA, para que fossem feitas a fiscalização e a paralisação da liberação dos documentos ambientais e de recursos hídricos para construção daquelas barragens no Riacho das Pedras, afluente do Rio das Contas, pelo Consórcio Hayashi, Bagisa e Arikita até que os estudos de enquadramento dos corpos d’água da Bacia do Contas fossem aprovados pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH. Mas, para a surpresa do Comitê, em 22 de agosto de 2015 foi publicada no Diário Oficial do Estado, Portaria Nº 10.268 do INEMA, autorizando construção de barramento com altura máxima de 17 metros, no Riacho das Pedras, para acumular até 9.589.375 m3 de água. Tal autorização deixou o então Presidente do Comitê do Contas, Aurelino Meira, indignado, levando-o a considera-la uma ofensa às atribuições legais do Comitê na Política Estadual de Recursos Hídricos, reduzindo-o a um fórum sem utilidade.A Portaria 10.268 fez perdurar o debate sobre os projetos das barragens do Consórcio Hayashi, Bagisa e Arikita no Comitê e em sua última plenária, realizada em Tanhaçu-BA, no dia 17 de agosto, os Coordenadores do MODERA, Henrique Moreira Rocha e Jorge Valério Gomes abriram mais uma discussão, apresentando uma proposta de representação contra o INEMA para ser protocolada no Ministério Público. No documento, o MODERA diz que desde 2013 vem crescendo a preocupação com os projetos das barragens do Consórcio, os quais foram destinados a uma região fisiográfica de longos períodos de estiagem, chuvas irregulares, rios temporários e efêmeros e de vegetação resistente à seca, mas de difícil regeneração, salientando que o Município de Piatã está localizado em área susceptível à desertificação, conforme informa o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Segundo os Coordenadores do MODERA, a Entidade encaminhou ao Governador Rui Costa,  relatório sobre o impasse decorrente dos projetos das barragens, por meio do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Jair Tércio Cunha, que se dispôs a interceder na questão, vindo a obter do Governo, a Nota Técnica Nº 01/2016 da EMBASA, que se posiciona desfavorável à implantação de uma nova barragem no Alto do Rio das Contas, uma vez que impactará os níveis de recarga da Barragem de Cristalândia e aumentará os riscos de desabastecimento dos sistemas alimentados por aquela Barragem. Também em sua proposta de representação, o MODERA considera que o INEMA ao ignorar a Deliberação do Comitê, relativa à paralisação da liberação das licenças aos projetos das barragens do agronegócio, descumpriu o seu papel de secretaria executiva do Comitê, previsto na Lei Estadual 11.612. Como encaminhamento da proposta, a Plenária do Comitê decidiu que tanto o documento do MODERA como outros em objeção aos projetos das barragens serão enviados não só ao Ministério Público, como ao CONERH, ao Forum Baiano dos Comitês de Bacia e ao próprio INEMA. Na Plenária, o MODERA também propôs que o Comitê solicite ao INEMA, a realização de um balanço hídrico na Sub-Bacia do Alto Contas para se avaliar principalmente a quantidade de água para abastecimento humano e agricultura irrigada, bem como controlar o seu uso. Essa proposta por sua vez, também foi acolhida pela Plenária.  

O coordenador do Modera, Jorge Valéria Rocha Gomes durante a explanação (Foto: Divulgação)


Nota de esclarecimento sobre o encerramento dos contratos das casas dos estudantes brumadenses

Foto: Luciano Santos l 97News

O encerramento dos contratos das casas de estudantes brumadenses localizadas em Vitória da Conquista e Salvador tem sido incompreendido devido à falta de alguns esclarecimentos. Ao contrário do que tem sido especulado, o objetivo não é a contenção de gastos, haja vista que a prefeitura gastará bem mais com bolsas individuais do que atualmente se gasta com o aluguel dessas residências. O objetivo maior é a eficácia nos gastos, a universalização dos locais de estudos, a justiça social e a desburocratização da assistência ao estudante realmente necessitado, sem criminalização do gestor público. O projeto que será enviado à Câmara de Vereadores do Município de Brumado não tem a finalidade de desamparar os estudantes da cidade, pelo contrário, o que a prefeitura está propondo é justamente criar igualdade de oportunidades e acesso ao ensino superior para os estudantes em situação de risco social, considerando a corresponsabilidade do poder público municipal em minimizar o impacto das desigualdades sociais que interferem no sucesso e permanência dos estudantes que buscam concluir o ensino superior. É dever da administração pública criar políticas que promovam a inclusão social através da educação e, por meio desse programa, a gestão municipal visa contribuir com o pagamento das despesas do estudante que esteja regularmente matriculado e frequente em cursos universitários realizados em outros municípios, não só em Vitória da Conquista e Salvador, desde que atendam aos seguintes critérios: Estar matriculado em cursos universitários com renda familiar que não ultrapasse 03 (três) salários mínimos vigentes no país; Ter desempenho acadêmico igual ou superior a média mínima exigida pela instituição de ensino frequentada, em todas as disciplinas cursadas no semestre letivo; Frequência escolar igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento); Ter registro, individual ou familiar, atualizado no Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal (não obrigatório, apenas classificatório); Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social comprovar, mediante visita de Assistente Social, a real situação financeira da família do beneficiário para a liberação do recurso das bolsas de estudos.

 



Brumado: Diretor do AA revela que 13% da população é alcoólatra; índice está acima da média nacional que é de 3%

O diretor do AA de Brumado, Manoel 'Patinha' Gonsalves confirmando que Brumado tem 13% de dependentes do álcool (Fotocomposição: 97NEWS)

O Brasil é considerado por alguns institutos de pesquisa com um país em que o consumo de bebidas alcóolicas chega a ser 40% acima da média mundial, o que não deixa de ser um dado muito preocupante. Segundo estudos atualmente existem 4 milhões de dependentes do álcool no país acima de 15 anos e, o que é pior, com tendência de aumentar, já que nos últimos 10 anos os índices aumentaram em quase 50%. Outro dado alarmante é que 78% de jovens bebem com regularidade. Neste contexto, temos ainda a tendência de que cidades mineradoras, como é o caso de Brumado, têm um consumo etílico acima da média, a qual foi confirmada pelo diretor da unidade do AA (Alcoólicos Anônimos) de Brumado, Manoel "Patinha" Gonsalves, que acabou de retornar do Encontro Estadual da entidade que aconteceu na cidade de Paulo Afonso. Segundo ele o evento foi muito produtivo, com trocas de informações e atualização da metodologia que é utilizada. "O tema foi Trabalhar em Conjunto e ficou acertada novas ações que serão feitas na Bahia. Nós aqui em Brumado estamos expandindo nosso trabalho e iremos realizar em breve reuniões em Ibicoara, Tanque Novo e Ibotirama. Também estamos certos para realizarmos um trabalho periódico em Aracatu". Sobre a situação de Brumado diante do Alcoolismo ele relatou que "quando eu vejo a situação de muitos que adotaram a região da Cesta do Povo como lar, que se mostram totalmente sem esperanças, eu fico ainda mais preocupado, pois aquele local virou um verdadeiro sarjetão". Questionado sobre os índices atuais ele respondeu que "hoje temos 13% de nossa população depende do álcool, o que é um dado que nos deixa muito preocupado, além do que a tendência é que se não forem feitas campanhas sistemáticas esse índice tende a aumentar". A declaração causa mesmo uma certa perplexidade, ainda mais quando fazemos uma comparação ao índice nacional que é de 3% da população. Outro fator que corrobora para uma mudança de postura das autoridades sanitárias e judiciais é que o consumo de bebidas entre os jovens na cidade é muito grande, muitas vezes com vendas sem o menor controle para menores de idade. A falta de servidores que atuam na área da Infância e Juventude facilita a venda para menores de idade, tanto que em um grande número de bares não se pede documentação caso haja dúvidas quanto à maioridade penal. Fica então o desafio, pois se não forem feitas campanhas educativas e o combate à venda ilegal, poderemos ter um índice ainda maior de alcoólatras nas próximas gerações.

 



Paramirim: Sessão da câmara para discutir o abate clandestino de animais termina em `bate-boca´

Foto: Divulgação

Em sessão extra realizada na noite desta quarta-feira (16) na Câmara de Vereadores da cidade de Paramirim, Sudoeste da Bahia, terminou em “bate-boca” entre a população e os palestrantes. A sessão extra foi para discutir as viabilidades de acabar com o abate clandestino de animais que estão acontecendo na cidade. A reunião promovida pelos vereadores teve a participação do promotor de justiça, açougueiros, produtores, população em geral e do representante do Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado (MAFRIRB). A sessão começou com todos os representantes convidados mostrando os perigos e as soluções apara o abate clandestino, mas logo a reunião ficou acalorada. De acordo com informações, as discussões começaram quando o representante do frigorífico de Brumado tentou convencer os açougueiros e produtores a levarem seus animais para serem inspecionados e abatidos em Brumado, mas os açougueiros não aceitaram e reivindicam a construção de um frigorífico em Paramirim. Como os ânimos começaram ficar em alta, os vereadores encerraram a sessão, prometendo realizar outra já com soluções para decidir se constrói ou manda os animais para o frigorífico de Brumado. Os manifestantes apoiam à construção do frigorífico em Paramirim. O prefeito de Paramirim, Gilberto Martins Brito (PSB) também concordou, e prometeu buscar fundos junto ao Governo do Estado para a construção do tão sonhado frigorífico. 

O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de gerar a contaminação do meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal. O fornecimento de carne não inspecionada prejudica o controle de zoonoses e a segurança alimentar, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, cisticercose, brucelose e tuberculose. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pela Lei 8.137, a comercialização de produtos impróprios para consumo é crime, com pena de detenção de até cinco anos ou multa.

 



Nova Polêmica: Pais insatisfeitos com a qualidade do ensino integral disponibilizado na Escola Idalina Azevedo

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após o episódio da Casa dos Estudantes de Brumado em Vitória da Conquista uma nova polêmica envolvendo a área de Educação, vem à tona, desta feita, envolvendo a qualidade do Ensino Integral disponibilizado nas escolas municipais de Brumado, tendo a Escola Idalina Azevedo como primeiro cenário. Na manhã desta quinta-feira (17), uma forte movimentação de pais e alunos que não escondiam a sua indignação com o atual estado das coisas. A equipe do 97NEWS esteve no local e confirmou a insatisfação dos pais que alegaram que até água está faltando para os alunos. Segundo a dona-de-casa Neuza Guimarães (34) "é muita bagunça, não tem organização, nem água para os alunos está tendo. Meu filho quer vir para casa e não deixam, já que, principalmente no período da tarde tem algumas atividades que são feitas por monitores que se mostram totalmente inexperientes, então, por isso, tudo vira uma grande algazarra". Na mesma linha vários pais relataram os seus descontentamentos e solicitam da administração municipal que se resolva a situação com urgência, dando mais qualidade aos serviços prestados pela modalidade integral. Outro ponto muito questionado pelos pais é a alimentação que é oferecida aos alunos, que teria uma rejeição muito alta por parte dos mesmos, tanto que muitos solicitam para ir para casa almoçar e depois voltar para o período complementar.

A diretora Vera Tânia Carvalho garantiu que a qualidade do ensino é boa, mas ainda algumas adequações terão que ser implantadas (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Visando esclarecer a situação ouvimos a diretora da unidade, a pedagoga Vera Tânia de Oliveira Carvalho, a qual fez questão de relatar que "os pais reclamam muito da alimentação, que já vem pronta, mas eu garanto que a alimentação é de boa qualidade. Eu mesma almoço aqui todos os dias. Ontem à tarde foi feita uma reunião com os pais e ficou acertado que aqueles que não estão se dando bem com a comida, que possam ir para os seus lares e depois retornarem". Sobre as atividades paralelas, que são ministradas pelos monitores do IEL ela explicou que "temos 4 oficinas, onde são ministradas aulas de karatê, dança, xadrez e reforço escolar. São jovens muito esforçados que dão o melhor de si, então não vejo motivos para a insatisfação". Sobre a falta de água potável na unidade. a diretora abordou que "esse é outro ponto muito questionado, aí não vou negar que os pais têm um pouco de razão, pois faltam mais bebedouros, mas já fomos informados que uma licitação está em curso para a compra de vários deles, o que resolverá o problema". Mostrando uma certa impaciência a educadora desabafou que "eu não estou mais conseguindo trabalhar em paz, o ambiente está ficando cada vez mais carregado. Ontem dois alunos pularam o muro para fugir da escola, então, atitudes têm que ser tomadas. Aqui é uma escola boa, mas ainda não está totalmente preparada para receber o ensino integral, estamos em fase de adequação, mas a evolução será constante, pois temos uma equipe de muita qualidade, com profissionais experientes e muito capacitados". Questionada sobre as denúncias dos pais de que práticas sexuais estariam acontecendo dentro das dependências da escola, inclusive com preservativos encontrados, ela respondeu que "não é do meu conhecimento, mas como a área da escola é muito grande, não podemos descartar que isso possa ter acontecido, pois não temos como acompanhar os alunos em todo o tempo".

A escola garante que a comida é de boa qualidade (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)


Título de 'doutor honoris causa' que seria entregue a Lula pela UFRB foi barrado pela Justiça

(Imagem: Reprodução)

A Justiça Federal acatou a ação movida pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) e deferiu liminar que pede o cancelamento da entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O juiz Evandro Reis, da 10ª  Vara Federal Cível da SJBA, determinou a suspensão da solenidade. Evandro pede ainda que em caso de desacato, o ofício seja encaminhado à Polícia Federal, “para que esteja presenta na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis”.



Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

A Dra. Rita de Cássia, médica nefrologista, passa a fazer parte do novo quadro de médicos do Centro Médico São Gabriel, tratando de diversas patologias, tais como:
- Hipertensão Arterial
- Infecção Urinária
- Nefrites
- Doença Renal Policística
- Nefropatia Diabética
- Insuficiência Renal
Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807. Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



10 profissionais do SAMU de Brumado e região receberão treinamento no Hospital Albert Einstein

O SAMU 192 presta um excelente serviço em Brumado e região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Brumado, enviará 10 profissionais, entre médicos e enfermeiros  para treinamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que é considerado uma referência continental. O curso será realizado no fim deste mês e será de grande relevância para a qualificação dos profssionais. A coordenadora do SAMU, enfermeira Regina Coqueiro, enfatizou que a equipe de Brumado já faz um trabalho de treinamento em escolas, ongs, empresas e setores do município e esse trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, e por isso disponibilizou 10 vagas para a regional de Brumado, o que viria comprovar a excelência dos serviços prestados. O curso irá capacitar e proporcionar a atualização das técnicas e condutas dos profissionais. Segundo a coordenadora “nós contemplamos alguns municípios, porque não dava para ir aos 21 que integram a nossa regional, então escolhemos os municpios que mais se destacaram no serviço. Serão cinco vagas para Brumado, e as cidades de Dom Basílio, Tanhaçu, Paramirim, Livramento e Macaúbas, cada uma terão um representante”, ressaltou. 

Os profissionais do SAMU em ação. Dedicação em prol da vida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

De acordo com Regina, a capacitação será feita com simulação realística, um treinamento inovador que conta com tecnologias de alta complexidade. A estrutura do curso contará com cenários clínicos e réplica de experiências da vida real. Serão utilizados simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais. “Essa estrutura favorece um ambiente de um aprendizado mais prático e interativo. Tudo isso irá criar um ambiente semelhante ao de um hospital, favorecendo um treinamento prático”, ressaltou. Ela comentou também que o SAMU de Brumado ainda não possui o Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP), mas eles já fazem um trabalho de capacitação, e foram premiados por isso, "vamos continuar com esse objetivo, o nosso trabalho não vai parar, esse curso servirá de incentivo para nós profissionais da área", disse Coqueiro. 

A diretora do SAMU 192, enfermeira Regina Coqueiro durante a ministração de uma capacitação (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Com o curso, os profissionais atualizados serão multiplicadores e irão capacitar os colegas em todos os municípios no atendimento imediato dentro ou fora dos hospitais, como no caso dos servidores do SAMU, que realizam o atendimento inicial em situações de emergência antes que o paciente chegue aos hospitais. Para o médico Dr. Carlos Batista, que participará do curso, a capacitação tem total relevância uma vez que há constantes mudanças no protocolo de atendimento. “O treinamento beneficiará tanto os profissionais, com atualização de suas técnicas de trabalho, quanto à população, que receberá a atenção de profissionais cada vez mais capacitados”, complementou.