ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Lagoa Real: Homem morre em acidente em que mulher e filha ficaram feridas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem, de 55 anos, morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quinta-feira (21) em um trecho da BR-030 de Lagoa Real, no Sudoeste baiano. A vítima, identificada como Eduardo Machado da Silva, seguia para Caetité, na mesma região, quando teria perdido o controle da direção. O fato ocorreu perto da localidade de Pancadão. Ficaram feridas no acidente a esposa do condutor, de 33 anos, e uma criança, de 3 anos. Elas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas. O corpo do motorista foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. 



Bahia registra 20ª morte por dengue em 2024; caso ocorreu em Caetité

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou, nesta sexta-feira (22), o vigésimo óbito por dengue no estado. O caso ocorreu em Caetité, Sudoeste baiano, e configurou como a primeira morte por dengue na cidade. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, informou que 272 municípios estão em estado de epidemia e outras 34 cidades estão em risco e sete em estado de alerta. Até o momento, o índice de letalidade por dengue é de 1,5%, percentual abaixo da média nacional, de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. Os óbitos no estado foram registrados nas seguintes cidades: Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3) Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (2), Santo Estevão (1), Campo Formoso (1), Caetité (1) e Juazeiro (1).





Cinco milhões de brasileiros já possuem a Nova Carteira de Identidade Nacional

Foto: Divulgação

Cinco milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN. Entre esses, estão cerca de 70 mil pessoas com deficiência que fizeram sua CIN e já podem ter uma conta Ouro na Plataforma GOV.BR. Os números foram divulgado s nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). “A CIN é muito importante para a segurança pública, para diminuir as fraudes, mas também é fundamental para a inclusão digital das pessoas”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Este novo documento é uma porta para mais de 4.200 serviços digitais que estão disponíveis no GOV.BR. É também um caminho para a Administração Pública ser proativa e atender melhor os cidadãos”, acrescentou. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital. Para facilitar o reconhecimento facial, o MGI atualizou o aplicativo do GOV.BR para possibilitar o uso da câmera traseira dos dispositivos n esse processo. “Desta forma, estamos facilitando o uso para qualquer pessoa que precise de apoio para a captura adequada da foto, como por exemplo, pessoas com deficiência , idosos e também para pessoas com doenças neurodegenerativas, como Parkinson . O GOV.BR facilita a vida das pessoas, mas a transformação digital tem de ser para todos ”, explica Mascarenhas.



Guilherme Bonfim articula construção de sede própria para Núcleo Regional de Saúde em Brumado

Foto: Divulgação

O advogado e pré-candidato a Prefeito de Brumado Guilherme Bonfim, esteve nesta quarta-feira (20) em uma importante reunião com a secretária de Saúde do Estado da Bahia Roberta Santana. O objetivo do encontro foi solicitar a construção no município da sede própria do Núcleo Regional de Saúde (antiga DIRES). Durante a reunião, Bonfim enfatizou a necessidade e importância desse investimento para Brumado. "Fiz esse pedido à secretária Roberta Santana. Será um investimento de mais de R$ 2 milhões e meio de reais. Roberta manifestou grande interesse em realizar esse investimento em nossa cidade", destacou Guilherme. O pré-candidato ressaltou ainda que mantém um alinhamento constante com o Governo do Estado da Bahia, em busca de benefícios para a população de Brumado. "Minha luta por uma Brumado cada vez melhor não para. O governador Jerônimo Rodrigues tem nos atendido em diversas demandas, e tenho certeza de que teremos êxito em mais essa solicitação", afirmou. Guilherme reiterou ainda seu compromisso em trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento e bem-estar da cidade e seus habitantes.



Médico Alessandro Lôbo assume comando do PSB em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O médico Alessandro Lôbo Silva assumiu o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e além de Lôbo, o partido tem Aroldo dos Santos Meira e Jacilene Silva Santos como membros, Carol Souza Amorim como secretária e Flávio Alves Meira como secretário de finanças. A nova comissão provisória do PSB foi publicada na última segunda-feira (18) e tem validade até 31 de dezembro de 2024. Na carreira política, Alessandro já exerceu o cargo de presidente da Câmara e também é ex-candidato a prefeito. 



Mandados de busca são cumpridos contra falsos médicos nos hospitais de Itagimirim e Teolândia

Foto: Divulgação

Mandados de busca e apreensão contra investigados por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (21), nas cidades de Eunápolis, Teolândia e Itagimirim, durante a 12ª fase da Operação Unum Corpus. De acordo com o coordenador regional de Eunápolis, delegado Pedro Henrique de Oliveira, as investigações tiveram início em dezembro de 2023, com a prisão em flagrante de um homem por atuar como falso médico no Hospital Municipal de Itagimirim. “Durante a apuração, identificamos um segundo suspeito que também atuava na mesma unidade de saúde, com a anuência do diretor do hospital, o qual foi exonerado um dia após a prisão do primeiro falso profissional”, ressaltou. “Uma terceira médica plantonista da mesma unidade hospitalar, bem como os dois médicos diretores faziam constantes trocas de plantões nos quais os falsos médicos trabalhavam em seus lugares e dividiam o valor pago pelo plantão. Em uma das ocasiões, o prefeito da cidade foi atendido por um falso profissional, tendo que retornar ao hospital no dia seguinte em decorrência de má prescrição”, acrescentou o coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis. As investigações também identificaram um funcionário público do Hospital de Teolândia que mantinha contato com o primeiro falso médico, encaminhando-o para diversos hospitais do interior da Bahia onde poderia atuar como plantonista. “Representamos pela suspensão da função pública do investigado junto à administração da Fundação Hospitalar de Teolândia, do cargo de agente administrativo, a qual foi deferida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis”, destacou o delegado. “O Poder Judiciário também deferiu pedidos da Polícia Civil determinando a proibição dos falsos médicos de frequentar hospitais e postos de saúde públicos, exceto na condição de paciente. Os investigados também ficaram proibidos de manter contato entre si, de mudança de endereço sem autorização judicial e foi determinado o comparecimento bimestral no juízo do seu domicílio para informar e justificar suas atividades”, detalhou Pedro Henrique de Oliveira. Durante o cumprimento dos mandados de busca, documentos de um médico foram apreendidos em Eunápolis. No Hospital de Teolândia, foram encontrados diversos prontuários médicos assinados pelo mesmo falso profissional preso em flagrante em dezembro do ano passado. Um celular de um funcionário daquele hospital também foi apreendido. A companheira do primeiro falso médico utilizava a sua conta bancária para receber os pagamentos dos plantões, com o objetivo de ocultar a verdadeira identidade do investigado. Ela será indiciada por associação criminosa e lavagem de dinheiro.



Conselho Regional de Contabilidade da Bahia emite alerta de risco sobre atuação de profissionais sem registros

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia emitiu um alerta para as empresas que contratam serviços contábeis de profissionais sem registro. A nota, publicada no dia 10 deste mês, ressalta que, embora pareça uma opção mais econômica em curto prazo, pode representar sérias ameaças à saúde financeira e legal dos negócios. Conforme o Conselho, a falta de conhecimento técnico adequado pode resultar em erros graves no registro e na apresentação das finanças, além das situações em que falsos profissionais se utilizam do número de registro profissional de outras pessoas, que configura o crime de estelinato. “O exercício da contabilidade sem registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é proibido pela Lei 12.249/2010, que confere ao órgão a responsabilidade de registrar e de fiscalizar a atividade contábil em sua jurisdição”, ressaltou Sérvio Túlio dos Santos Moura, contador e presidente do CRCBA. Como maneira de coibir a utilização fraudulenta de registros de profissionais baixados no cadastro do conselho, o órgão tem adotado medidas, como solicitação à Secretaria da Fazenda do Estado da inativação das empresas que possuem profissionais contábeis irregulares em seus registros. Além disso, as denúncias são encaminhadas ao Ministério Público e às autoridades policiais competentes. O órgão oferece o serviço de consulta de profissionais registrados em seu site institucional, que permite verificar se o indivíduo possui registro ativo, garantindo a maneira de assegurar a regularidade dos serviços contábeis contratados.



Prefeitura de Brumado estende prazo de concurso público realizado em 2022

Foto: Divulgação

Em um anúncio conjunto, o Secretário de Administração, Carlos Mágno, "Maguinho", e o Prefeito Eduardo Vasconcelos, comunicaram a prorrogação do concurso público realizado em 2022 no município de Brumado. A medida visa assegurar que os aprovados, entre os quais estão professores pedagogos, médicos e fiscais de obras, tenham a oportunidade de serem chamados para ocupar seus cargos. O Secretário de Administração enfatizou que a decisão visa garantir que os candidatos aprovados tenham um tempo adequado para serem convocados, ressaltando a importância de reconhecer o mérito e a competência dos profissionais selecionados por meio do concurso. Já o Prefeito Eduardo Vasconcelos destacou que a prorrogação do concurso público é parte de uma política de transparência e compromisso com a eficiência na administração municipal. "A escolha dos servidores por meio de concurso público garante a igualdade de oportunidades e o acesso democrático aos cargos públicos", disse Maguinho. Com a extensão do prazo, espera-se que os aprovados sejam convocados de maneira gradual, de acordo com as necessidades dos diferentes setores da prefeitura. 



Lideranças criminosas estão entre os mais de 250 presos na 12ª Fase da Unum Corpus

Foto: Divulgação

Policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) já prenderam 267 pessoas desde as primeiras horas da 12ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada em mais de 400 municípios do interior da Bahia, nesta quinta-feira (21). As prisões são decorrentes de cumprimentos de mandados judiciais e também em situação de flagrante. Também foram apreendidas 42 duas armas de fogo durante as incursões. Dos presos, 97 têm envolvimento com crimes contra a vida. Entre estes, três lideranças de facções criminosas de outros estados com ramificação na Bahia foram alcançadas. Pedro Víctor Fatel Costa Leite, o “Fatel”, entrou em confronto com as equipes da Polícia Civil, foi atingido e não resistiu. Ele era líder de um grupo criminoso vinculado a uma facção do Rio de Janeiro, responsável pelo tráfico de drogas e homicídios na região sudoeste, baixo sul e sul da Bahia. Também foram alcançadas mais duas lideranças representantes de grupos criminosos de outros estados. Um alvo teve o mandado de prisão cumprido no município de Santo Amaro. Outro líder, Danilo Silva dos Santos, com histórico de homicídios, tráfico de drogas e roubo resistiu à prisão, entrou em confronto com as equipes policiais e também foi atingido e não resistiu, em Luís Eduardo Magalhães. Mais de 300 mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos durante as ações desenvolvidas pelos policiais do Departamento de Polícia do Interior (Depin), com o apoio das 12 equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).



Polícia prende acusado de atropelar e matar homem no Sudoeste Baiano

Foto: Divulgação

O acusado de atropelar e matar um homem em Manoel Vitorino, no Sudoeste baiano, foi preso nesta quinta-feira (21). O cumprimento do mandado de prisão ocorreu durante a 12ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada em todo o estado, desde as primeiras horas desta quinta-feira (21). Agentes da 9ª Coorpin prenderam o acusado de matar José Marculino de Souza. Imagens de vídeomonitoramento mostraram o momento do crime, ocorrido em uma rua do Centro da cidade, no dia 17 de novembro do ano passado. Após atropelar a vítima com violência, o homem volta e atira contra a pessoa já caída. Após o crime, o homem fugiu. Além da prisão, os agentes apreenderam o veículo usado na ação criminosa.



Como usar Smallpdf: simplifique a conversão entre diferentes formatos de arquivos

Foto: Divulgação

Quem nunca se deparou com a necessidade de converter um documento PDF para Word? Afinal, a forma como interagimos com nossos arquivos pode variar. Enquanto um arquivo do Word pode ser a escolha perfeita para edições detalhadas, um PDF (do inglês, “Portable Document Format”) se destaca pela praticidade na visualização e impressão.

A boa notícia é que, hoje em dia, a tecnologia nos oferece algumas ferramentas de conversão online, tornando essa tarefa complexa em algo simples e acessível para qualquer pessoa. E o melhor de tudo? Não é necessário instalar nenhum software extra no computador ou dispositivo móvel.

Uma dessas soluções mágicas é o Smallpdf, uma ferramenta segura e confiável que simplifica a conversão entre formatos (como pdf para word) de forma incrivelmente fácil, rápida e gratuita. Não importa se o usuário está no escritório, em casa ou em movimento; o Small PDF está sempre ao seu alcance para transformar os arquivos com resultados excepcionais.

Como essa mágica acontece? Confira abaixo os passos simples para converter um arquivo PDF para o formato .DOCX.

1.Acesse o Smallpdf

Escolha o seu navegador de preferência e acesse o site do Smallpdf.com.

2.Carregue seu arquivo PDF

Faça o upload do seu documento PDF diretamente no site do Small PDF. Não se preocupe com o tamanho ou complexidade do arquivo - o Small PDF lida com tudo isso de forma rápida e eficiente.

3.Escolha o formato de saída

Selecione o formato de saída desejado, nesse caso, o Word (DOCX).

4.Aguarde a conversão

Após carregar o arquivo e selecionar o formato de saída, o Smallpdf vai iniciar o processo de conversão automaticamente. Não levará muito tempo - a tecnologia avançada garante uma conversão super precisa em apenas alguns segundos.

5.Faça o download do arquivo convertido

Assim que a conversão for concluída, poderá baixar o documento convertido para o seu computador e dispositivo. Seu PDF estará em formato Word, preservando toda a formatação, estilos e imagens originais. Simples assim!

Qual o segredo por trás da eficiência do Smallpdf?

O segredo por trás dessa eficiência está na tecnologia avançada empregada pela equipe do SmallPDF. Algoritmos inteligentes garantem que a conversão preserve a formatação, os estilos e até mesmo as imagens do documento original, proporcionando resultados tão bons quanto se a conversão tivesse sido feita manualmente.

Confira alguns aspectos essenciais por trás do funcionamento da ferramenta:

·Tecnologia OCR

O Smallpfd utiliza tecnologia de Reconhecimento de Caracteres para reconhecer e converter texto em imagens dentro de documentos PDF em texto editável no Word. Isso é ideal para PDFs escaneados ou documentos digitalizados.

·Ampla compatibilidade

Uma das vantagens do Small PDF é sua ampla compatibilidade. É possível acessar e usar a ferramenta não apenas no computador, mas também em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tornando a conversão ainda mais conveniente.

·Opções de edição adicionais

Além da conversão básica de PDF para Word, o Smallpdf oferece opções avançadas de edição. É possível editar o conteúdo convertido, adicionar ou remover elementos, como cabeçalhos, rodapés e tabelas, e personalizar o documento conforme as necessidades.

·Velocidade e eficiência

Além de oferecer resultados precisos, o Smallpdf é conhecido por sua rapidez e eficiência. A conversão é feita em questão de segundos, permitindo concluir as tarefas rapidamente e sem complicações.

·Integração com outras ferramentas

O Smallpdf pode ser integrado a outras ferramentas e serviços, como armazenamento em nuvem (Dropbox ou Google Drive), editores de texto online e aplicativos de produtividade. Isso amplia suas funcionalidades e facilita ainda mais o fluxo de trabalho.

·Segurança e privacidade

O Smallpdf prioriza a segurança e privacidade dos dados dos usuários. Os documentos enviados para conversão são protegidos com criptografia de ponta a ponta, garantindo que suas informações permaneçam seguras durante todo o processo.

Outras opções de conversão com a Smallpdf

Além da conversão de PDF para Word, o Smallpdf oferece uma variedade de outras opções, como converter para Excel, PowerPoint e JPG. Essa incrível versatilidade torna a ferramenta indispensável para profissionais, alunos e qualquer pessoa que lida com documentos digitalizados regularmente.

Então, da próxima vez que se deparar com a necessidade de converter um documento, lembre-se do Smallpdf. Transforme seus documentos com facilidade e eficiência, deixando a tecnologia trabalhar a seu favor.

CONTINUE LENDO


STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Foto: Reprodução

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20), por 9 a 2, que Robson de Souza, nome do ex-jogador de futebol Robinho, deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo ao qual foi condenado na Itália. Pela decisão, assim que o processo de homologação encerrar sua tramitação no STJ, Robinho deve ser preso em Santos, onde mora. O ex-jogador ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de um habeas corpus ou de um recurso extraordinário. O crime ocorreu em uma boate de Milão em 2013, mostram os autos do processo. A condenação de Robinho foi confirmada em três instâncias na Itália e transitou em julgado, ou seja, não há mais recursos possíveis no Judiciário italiano.



Inscrições abertas para o GP Brumado 2024; saiba como

Foto: Divulgação

As inscrições para um dos maiores eventos esportivos na área do ciclismo de Brumado e Região já começaram. O GP Brumado 2024 acontecerá dia 19 de maio. A competição será palco de possíveis disputas emocionantes e acirradas. As inscrições já foram abertas e podem ser feitas no site (veja aqui). O evento é uma realização do atleta Benílio Pereira e conta com patrocínio e apoio de parceiros. A cidade deve receber atletas de diversos municípios e de outros Estados, e promete oferecer uma infra-estrutura completa. 



Polícia Civil prende 60 suspeitos de crimes contra as mulheres em 15 dias da Operação Átria

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia contabilizou centenas de resultados de atividades educativas e operacionais, realizadas entre o dia 1º e 15 deste mês, pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), por meio das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams), e pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neams), em diversas regiões da Bahia. Nos 15 dias de ações, foram feitas 60 prisões de suspeitos de violência doméstica e familiar, entre flagrantes e cumprimentos de mandados de prisão. Também foram apreendidos cinco adolescentes e 14 pessoas foram conduzidas para as unidades. No mesmo período, as unidades especializadas realizaram 345 registros de Boletins de Ocorrência, instauraram 234 inquéritos policiais e 248 foram encaminhados ao Poder Judiciário, com o indiciamento dos autores, além da solicitação de 228 medidas protetivas de urgência e 43 outras medidas cautelares. No reforço da prevenção da violência doméstica e familiar, também foram realizadas 128 ações educativas, entre palestras e panfletagens, as quais alcançaram 12.895 pessoas de diversas comunidades de municípios baianos. As equipes das unidades especializadas da Polícia Civil também participaram de caminhadas e eventos de outras instituições sobre o tema. As ações da Operação Átria têm continuidade até o final deste mês.



Você pode fazer cirurgia bariátrica? Saiba mais!

Foto: Divulgação

Para começo de conversa, é preciso lembrar que a cirurgia bariátrica pode ser uma ferramenta incrivelmente positiva (e hoje com baixo índice de complicações cirúrgicas) em pacientes obesos QUANDO BEM INDICADA. A indicação clássica da cirurgia bariátrica é um índice de massa corporal (IMC) > 40 kg/m2 (os antigamente chamados obesos mórbidos) ou IMC 35 a 40 kg/m2 em pacientes que tenham pelo menos uma doença agravada pela obesidade, como diabetes, hipertensão e apneia obstrutiva do sono. Contudo, há situações em que mesmo havendo os critérios acima, o risco não supera o benefício deste procedimento, tais como: 

- Uso abusivo de álcool ou outras substâncias causadoras de dependência (a dependência pode piorar após a bariátrica)

- Doenças psiquiátricas em atividade, como transtorno de ansiedade, psicose, compulsão alimentar ou transtorno depressivo 

- Pacientes que não costumam aderir a um estilo de vida saudável com atividade física regular e alimentação saudável guiada por nutricionista (risco elevado de fracasso da cirurgia)

Existe também a possibilidade de indicação em pacientes com IMC 30 a 35 kg/m2 DESDE QUE tenham diabetes de difícil controle diagnosticado há menos de 10 anos. Nesse caso, recebe-se o nome especial de CIRURGIA METABÓLICA. Tem dúvidas quanto à indicação da cirurgia bariátrica no seu caso? Conte comigo! Agendamento de consultas pelo WhatsApp (71) 99209-7355.



Trabalhador morre eletrocutado após desligar betoneira em canteiro de obras no oeste baiano

Foto: Reprodução

Um trabalhador morreu após sofrer uma descarga elétrica ao tentar desligar uma betoneira em um canteiro de obras, na noite desta terça-feira (19), em Serra Dourada, no oeste baiano. A vítima foi identificada como Gilson de Souza Jesus, de 41 anos. Ao G1, a Polícia Militar informou que uma testemunha assistiu ao momento do acidente e desligou o maquinário, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em seguida. No local, a equipe do SAMU constatou o óbito. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para fazer a remoção do corpo.



Março Lilás, ginecologista da Clínica Mais Vida fala sobre a importância da prevenção

Foto: Divulgação

Março destaca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A especialista da Clínica Mais Vida, a ginecologista Dra. Rosamaria Caracas observa que as mulheres têm se preocupado cada vez mais em manterem uma vida saudável, portanto para que esse objetivo seja atingido é imprescindível a prevenção, ou seja, manter uma rotina de cuidados e visitas aos especialistas, garantindo desta forma a detecção de qualquer problema logo em seu estágio inicial. Uma grande preocupação tem sido a ocorrência de câncer de colo de útero e também a garantia do pré-natal para evitar intercorrência na gravidez, no parto ou no nascimento da criança. Com relação ao câncer de colo de útero Dra. Rosamaria salienta que a mulher deve tomar cuidados para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, sendo ideal o uso de preservativo e a realização do exame de Papanicolau anualmente. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Dra. Rosamaria orienta que é fundamental que as mulheres que desejam engravidar realizem os exames necessários para a garantia da sua saúde e do bebê. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Estudantes de famílias pobres vão receber chips para acesso à internet

Foto: Reprodução

Estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irão receber chips para acesso à internet por meio do programa Internet Brasil, dos ministérios das Comunicações e da Educação. O programa atende alunos da educação básica da rede pública de ensino e que são de famílias inscritas no CadÚnico. Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo do programa é proporcionar o acesso à informação de forma mais democrática, contribuindo com a retenção escolar e favorecendo a implementação de outros formatos de ensino. Inicialmente, foram atendidos, pelo Internet Brasil, estudantes de escolas públicas que integram o Programa Nordeste Conectado. Foram contempladas unidades de ensino de Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). Em outra etapa, a iniciativa foi expandida para atender alunos de outros seis municípios de Minas Gerais: Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia. O programa foi ampliado na última terça-feira (12), passando a atender estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, da Bahia, do Maranhão, do Pará e do Rio Grande do Norte.



Brumado: Boletim de Arboviroses aponta 69 casos confirmados de dengue e um de chikungunya

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado divulgou na noite desta terça-feira (19) o boletim atualizado de arboviroses em Brumado. Nos dados apresentados a Secretaria de Saúde não confirma o óbito de uma moradora de 52 anos por decorrência de dengue hemorrágica. "Havia, sim,  uma paciente com suspeita de falecimento por esse motivo, mas o resultado para dengue deu negativo", diz a nota. A Prefeitura ainda pediu que toda a sua população continue se prevenindo contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.