ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)

TRE garante recadastramento de eleitor em Planalto

Comunicado: Poder Legislativo de Brumado

Pioneirismo: Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos que realizam o Transporte Escolar

Tragédia na Lapa: Pai e filho morrem afogados durante banho no Rio São Francisco

Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene a presidente da OAB de Brumado

BA-148: Veículo com placa de Brumado se envolve em acidente com uma S10

Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017: Após intensa disputa, equipe da casa se sagra campeã em disputa de pênaltis

Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

PF encontra digitais de secretário parlamentar de Lúcio Vieira nos R$ 51 milhões

Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Salvador: PF faz busca em endereço de Lúcio Vieira Lima

Café da Manhã: As delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima

Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

Moradores da Rua Senhora Santana são vítimas de refluxo de esgoto; 'a água está voltando contaminada', relatam


Fiéis participam de tradicional procissão à Nossa Senhora de Aparecida em Brumado

Foto: Divulgação l Pascom l Brumado

Como em todos os anos, de berlinda enfeitada e florida, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida percorreu as ruas do centro de Brumado, numa procissão repleta de fé pelos fieis católicos que ali foram para rezar, pedir e agradecer alguma graça alcançada. Neste ano em que o Brasil comemora o tricentenário de aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida são muitas as manifestações de devoção, fé e carinho à Padroeira do Brasil. Em todas as paróquias e dioceses do país a mobilização de preparação para o jubileu dos 300 anos aconteceu por meio da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia de São Cristovão também teve um motivo a mais para comemorar, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira da Paróquia. A tradicional procissão começou por volta das 17h, saindo da Igreja Matriz com direção a Igreja São Cristovão, na Avenida Centenário, onde as 18h o Padre Cleonildio Alves Barbosa, celebrou a missa campal aos fieis. Foi no ano de 1717 nas águas do rio Paraíba, interior do estado de São Paulo, que a aparição nas redes de simples pescadores de uma imagem negra, transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil. 



Brasileirão: Bahia arranca empate com o Palmeiras no Pacaembu

Foto: Reprodução

O Bahia conseguiu um ponto empate na briga contra o rebaixamento na noite desta quinta-feira (12). Atuando no Pacaembu, o Esquadrão arrancou um empate contra o atual campeão brasileiro, o Palmeiras, com a partida terminando em 2 a 2 após os paulistas abrirem 2 a 0 no placar. O resultado manteve o tricolor fora da zona de rebaixamento, após esta que foi a estréia de Carpegiani com comando do Bahia

O jogo

Logo aos dois minutos de jogo, o Palmeiras saiu na frente. Em transição rápida para o ataque, o Verdão chegou pela esquerda, com Deyverson cruzando e Moisés desviando antes de Willian Bigode empurrar para as redes e surpreender o tricolor: Palmeiras 1 a 0. O Bahia sentiu o gol e mostrou desorganização, com o Palmeiras tentando pressionar. Após o susto, o tricolor igualou as ações no meio campo, chegando pela primeira vez com perigo aos 18, com Mendoza recebendo passe de Renê Júnior e batendo para boa defesa de Fernando Prass. O goleiro Palmeirense voltou a salvar aos 21, quando Vinicius aproveitou sobra após cruzamento de Mendoza. O meia do esquadrão chutou forte para grande defesa do arqueiro alviverde. Os donos da casa voltaram a conseguir saídas rápidas, e em uma delas, aos 38 minutos, ampliou o marcador. Depois de participar na origem da jogada, Bruno Henrique apareceu na frente de Jeanzinho para pegar a sobra após Willian errar o chute: Palmeiras 2 a 0. Mesmo com a desvantagem o Bahia seguiu pressionando e foi premiado no último minuto. Mendoza cobrou escanteio e Edigar Junio cabeceou sozinho para diminuir o marcador. Na etapa final, o Bahia pressionou o Verdão e foi premiado ao fim do confronto, quando Mendoza sofreu pênalti e Edigar Junio converteu para selar o empate na casa dos paulistas.



Dom Basílio: Governo anuncia edital para recuperar BA-148 e libera recurso para equipamentos hospitalares

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O governador Rui Costa viaja, nesta segunda-feira (16), para Dom Basílio, na Chapada Diamantina, onde anuncia a publicação do edital de licitação para recuperação da Rodovia BA-148. Durante o evento, que ocorre às 9h, na Praça São João Batista, próximo à feira, o governador inaugura a requalificação da Avenida Dr. Marilton Tanajura Matias. Na área de saúde, Rui anuncia a liberação de recursos, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), para aquisição de equipamentos para o Hospital Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias e faz a entrega de uma ambulância. Entre outras ações, o governador ainda entrega 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cinco tratores agrícolas com implementos para os municípios de Dom Basílio, Ibitiara e Caraíbas. Ao final, o governador faz uma visita ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel).



Ex-vereador de Jussiape, Adson Muniz Santos já foi reconhecido por 14 mulheres

Para a polícia, o número de mulheres violentadas pode ser muito maior. Chamado de 'predador' por delegada, saiba como Adson fazia para vítimas caírem nas suas armadilhas (Fotos: Reprodução)

Mais vítimas procuraram a polícia para informar que foram atacadas por Adson Muniz Santos (32), natural de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste baiano, preso suspeito de estuprar e roubar uma mulher nos Jardins, região nobre de São Paulo. Até agora, 14 mulheres reconheceram o homem depois que imagens dele foram divulgadas. O homem foi preso na tarde de quarta-feira (11). No momento da prisão, ele negou ter cometido os crimes. A investigação começou após a divulgação de um vídeo nas redes sociais e do boletim de ocorrência feito por uma vítima. As imagens mostram o carro de uma mulher saindo de um supermercado na região dos Jardins. Adson vai em direção ao carro, mostra um objeto para a motorista e faz sinal para que ela encoste. Com o cartão da mulher, ele fez um saque de R$ 1 mil e, em seguida, a estuprou. Segundo a polícia, ele usou uma carteira falsa da Justiça Federal para dizer que era policial. Adson também costumava se passar por diretor de produção com um crachá falso da TV Globo. Ele enganava as mulheres dizendo que as levaria para fazer testes na emissora. Numa das ocasiões, o criminoso levou uma vítima para um hotel no Centro e a estuprou. Adson também usava uma arma falsa para intimidar as mulheres. A delegada Cristine Nascimento Guedes Costa, da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo, disse que “ele é um predador sexual”. Para a polícia, o número de mulheres violentadas pode ser muito maior. Depois que a imagens da prisão de Adson foram divulgadas, três mulheres (uma do Rio, outra do Paraná e a terceira de Goiás) ligaram para a Primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) informando que já foram estupradas pelo homem. O delegado que investiga o caso acredita que Adson agia desde 2012e costumava abordar as vítimas em aeroportos, clubes e perto de bancos e supermercados. “Ele buscava mulheres com posse e posições sociais mais elevadas e com posse, até porque ele agia na região dos Jardins”, disse Marco Antonio de Paula Santos, seccional do Centro. A Polícia Civil orienta que qualquer pessoa que desconfiar de uma abordagem questione o motivo da ação. Em caso de suspeita, deve ligar para o número 190. 



Tragédia na Chapada: Ônibus que tombou levava crianças para passeio em parque aquático; veja vídeo

Segundo secretário de Saúde, entre vítimas estão uma mulher e o filho dela, uma criança de quase 2 anos de idade. Cerca de 30 ficaram feridos. Vítimas são de Itaberaba (Foto: Reprodução)

O ônibus que acabou tombando na BA-421, em trecho que fica no município de Piritiba, localizado na região da Chapada Diamantina, levava crianças para um passeio em parque aquático de Jacobina, no norte da Bahia. O número de mortos no acidente subiu para cinco, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Piritiba. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas. A viagem, organizada por conta do Dia das Crianças, teve início no municípío de Itaberaba, também na Chapada, e duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia. O ônibus, que transportava cerca de 46 pessoas, pertence à Empresa de Transportes Macaubense (Entram). Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi fretado para a realização do passeio.  Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, Margarida Lopes Mascarenhas, 68, e Penélope Pimentel Lopes, 2. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idades ignoradas. Conforme o secretário de Saúde de Piritiba, Antônio José, crianças e adolescentes, entre 2 e 16 anos estavam no ônibus, acompanhados de pais, avós, tios e outros parentes. O gestor afirmou também que, entre os mortos, estão mãe e a criança que iria fazer dois anos de idade no dia 22 de outubro. Ainda conforme Antônio José, outro bebê dela, que é gêmeo do que morreu, conseguiu sobreviver e tem quadro de saúde estável. “Era um ônibus fretado de Itaberaba, que iria levar as pessoas para passar o dia inteiro em Jacobina, num parque aquático. Infelizmente, isso aconteceu. Pela contagem feita no local, 46 pessoas estavam no veículo, mas a gente não sabe precisar ao certo quantas eram crianças”, disse José. Quatro pessoas, entre elas a criança e a mãe, morreram ainda no local do acidente. A quinta vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde de Piritiba, de onde seria transferida para outra cidade por conta dos graves ferimentos — teve dois braços amputados –, mas também não resistiu.

(Foto: Reprodução)

Das cerca de 30 pessoas que ficaram feridas, conforme o secretário, 20 tiveram ferimentos graves. Ele não soube dizer quantas dessas pessoas são crianças. Segundo relata, muitos feridos tiveram amputações, fraturas expostas e traumatismo craniano. Os sobreviventes foram levados para hospitais de Piritiba, Feira de Santana, Salvador, Jacobina e Miguel Calmon. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas. Mais de 15 médicos e quase 40 enfermeiros e técnicos de enfermangem de Piritiba e cidades vizinhas, como Miguel Calmon, Jacobina, Tapiramutá, Mundo Novo, Mirangaba, Serrolândia, Capim Grosso e Quixabeira, ajudaram no resgate das vítimas.“Demos todo o suporte às vítimas e contamos com a ajuda dos municípios vizinhos. Ambulâncias de todos as cidades da região foram enviadas para cá para ajudar no socorro. Todos já foram socorridos, uns já passaram por cirurgias. Infelizmente, uma tragédia”, disse o secretário. O secretário Antônio José destacou que a principal suspeita levantada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que o ônibus tenha tombado após a quebra da barra de direção. Ele disse, no entanto, que uma perícia será realizada no veículo para verificar as reais causas do acidente. O morotista do ônibus deveser ouvido pela polícia ainda nesta quinta.Por meio de comunicado oficial, a Prefeitura de Itaberaba informou que decretou luto oficial de três dias no município. Também em decorrência do acidente, o governador da Bahia, Rui Costa, cancelou a agenda que teria nesta quinta, em Itaberaba. O governador iria na cidade para participar de inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e para fazer a entrega da primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada). Na cidade, Rui também anunciaria a abertura do processo de licitação para restauração e pavimentação de 5,24 quilômetros da rodovia BA-046, no trecho da passagem urbana de Itaberaba, ao custo de R$ 1 milhão, e ainda entregaria 638 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de um trator com implementos. A agenda ainda previa visita ao programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que marca o Outubro Rosa, e a participação na entregas de obras municipais. O governo não informou se uma nova data para visitar do governador na cidade foi marcada. 



Parabéns 20ª Coorpin e 34ª CIPM: Brumado é contemplada na lista do Prêmio por Desempenho Policial

Fotocomposição: 97NEWS

Brumado é considerado um município tranquilo pelas autoridades policiais estaduais, resultado do baixo índice de crimes violentos e letais no primeiro semestre de 2017. Esse perfil positivo está diretamente atrelado ao ótimo desempenho das atuações da Polícia Militar e Polícia Civil, que, neste quesito, apesar ainda do baixo contigente, vem se desdobrando e promovendo ações muito positivas na área da segurança pública. Esse ótimo trabalho teve o seu reocnhecimento no âmbito estadual, já que o Prêmio por Desempenho Policial neste ano de 2017 contemplou a 20º Coorpin e a 34ª CIPM, as quais possuem uma circunscrição de cerca de 20 municípios da região. O resultado foi comemorado pelo comando das duas instituições que ressaltaram que esse é mais um estímulo para se realizar um trabalho cada vez melhor.  A premição que distribuirá cerca de R$ 13 milhões a serem distribuídos para os cerca de 15 mil policiais escolhidos. O Diário Oficial desta quinta-feira (12) publicou a ista com o nome de todos que receberão a gratificação. O coordenador da 20ª Coorpin, o conceituado delegado Dr. Leonardo Rabelo, o qual é muito respeitado devido pela excelência do seu trabalho ao longo dos anos citou em seu perfil nas redes sociais "estamos felizes por figurarmos na lista do Prêmio por Desempenho Policial pela . A lista foi publicada no Diário oficial do Estado. Toda a equipe da 20ª Coorpin merece esse reconhecimento".



Tragédia: Colisão na rodovia BR-101 deixa saldo de 4 mortos

O número de veículos envolvidos no acidente também foram atualizados: são seis carros, duas carretas e um caminhão. Desastre ocorreu em Viana, no Espírito Santo (Fotos: Reprodução)

Subiu para quatro o número de mortos no grave acidente da BR 101, em Viana, ocorrido no fim da manhã desta quarta-feira (11), por volta das 11h50. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um corpo estava no Renault Clio, dois estavam no Peugeot e o outro no Prisma. Três pessoas morreram carbonizadas. A quarta chegou a ser atendida no local, mas acabou morrendo. O número de veículos envolvidos no acidente também foi atualizado. De acordo com a PRF, a colisão envolveu seis carros, duas carretas e um caminhão. As carretas foram os únicos veículos que não pegaram fogo e os motoristas saíram ilesos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco feridos foram resgatados e encaminhados a hospitais. Um deles é major da PM. Às 16h40, a PRF informou que o sentido Vitória foi liberado. O sentido Rio de Janeiro pela via marginal seguia lento.

(Foto: Reprodução)


Evento em alusão ao Dia das Crianças é realizado na Vila Presidente Vargas

O popular 'Kau da Vila' fez a alegria da criançada (Foto: 97NEWS)

Diz o poeta que "ser criança é ser feliz", então, as comemorações do Dia da Criança são sempre repletas de alegria e felicidade. Foi dessa forma que um evento em alusão à data foi realizado na noite desta quarta-feira (11) na Vila Presidente Vargas. Idealizado e organizado pelos moradores e pelo intrépido "Kau da Vila" já há muitos anos, a comemoração de 2017 contou muitas brincadeiras, distribuição de presentes e de guloseimas para a criançada. "É um sentimento indescritível poder vislumbrar o sorriso dos pequeninos", ressaltou o organizador Kau que ainda fez questão de declarar que "em nome das crianças da Vila Presidente agradecemos a todos que cooperaram para esse evento que foi marcado pela felicidade. Feliz Dia das Crianças para todos!". 

Muitas brincadeiras e muita alegria marcaram a comemoração (Foto: 97NEWS)


Sindmineradores: Nenhum direito a menos !!!

O registro da importante celebração da parceria entre o Sindmine e os escritórios de advocacia (Foto: Sindimine)

Continuando a sua intensa história de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, o Sindmine tem buscado se estruturar, cada vez mais, para atender os anseios da categoria e, o atual momento é de fortalecimento para enfrentar as situações trazidas pelas Reformas Sindical e  Trabalhista, que entrarão em vigor em novembro. Nesse sentido, a diretoria da Entidade formalizou uma importante parceria com três renomados escritórios de advocacia, os quais irão desenvolver  assessorias de forma conjunta, para atendimentos integrados em todas as instâncias judiciais, inclusive junto ao Ministério Público do Trabalho, mas, também, para total acompanhamento, com assessoramento nas condutas relacionadas à busca dos direitos coletivos e individuais na relação com as empresas. Nesse contexto, foi celebrada a parceria com VNT Advogados Associados (que tem como integrantes o Dr. Acioli Viana Silva, Dra. Tahise Tanajura Cotrim e o Dr. João Coelho Narvaes) – advogados renomados da nossa cidade com competência comprovada e com qualificações técnicas, que dispensam maiores comentários;  com a Dra. Dervana Coimbra que tem serviços prestados a FETIM – Federação dos Metalúrgicos e Mineradores do Estado, com larga experiência em Direito do Trabalho Individual e Coletivo, a qual vem percorrendo o Estado conferindo palestras sobre a Reforma Trabalhista; e, por fim, com Luiz Viana Advocacia, que tem como integrante o Presidente da OAB da Bahia (Dr. Luiz Viana Queiroz), professor universitário, com larga experiência em direitos sociais e humanos e, portanto, conhecedor da necessidade de se enfrentar determinados aspectos da Reforma Trabalhista, que atinge toda classe de trabalhadores, até mesmo em sua condição humana. Visando um contato maior com os trabalhadores, estarão sendo realizados plantões semanais (todas às quartas-feiras das 8 às 11hs) para atendimento aos sindicalizados, prioritariamente, no assessoramento na área trabalhista e previdenciária. O presidente do Sindmine, Édio Pereira relata que “infelizmente, a Reforma Trabalhista foi aprovada tendo como objetivo precarizar e retirar direitos dos trabalhadores, colocando-os numa situação ainda mais fragilizada, motivo pelo qual o Sindmine articulou uma estrutura jurídica de peso para o enfrentamento dos grandes desafios que teremos pela frente, pois não vamos admitir NENHUM DIREITO A MENOS!!!  A luta sempre.



Ex-vereador de Jussiape é preso em São Paulo sob suspeita de estuprar uma mulher

Livramentense Adson Muniz Santos, também ex-candidato da deputado federal (PRB) em 2014, simulava ser “policial civil”, carregando distintivo falso e arma de brinquedo no momento da prisão.

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira, Adson Muniz Santos, de 34 anos, suspeito de ter se passado por um policial federal para sequestrar e estuprar uma mulher em São Paulo. Ele abordou a vítima na saída de uma delicatessen na região dos Jardins, em área nobre da cidade, no início do mês. Segundo investigadores, o homem foi detido portando um distintivo falso e uma arma de brinquedo. Ao longo da última semana, outras mulheres divulgaram áudios, textos e fotos alegando terem sofrido tentativas do golpe por parte do suspeito. Em todas as situações, que ocorreram em pontos próximos na capital paulista, as abordagens foram descritas de forma parecida: o homem se identificava como policial, mostrando o distintivo, e pedia que a mulher abrisse o vidro e encostasse o carro para que ele pudesse aplicar uma multa.



Os algoritmos da realidade na atuação jornalística

Tobias Peucer é considerado autor da primeira tese sobre Jornalismo apresentada em uma universidade (Reprodução)

O ano era 1690. O tempo, também de mudanças políticas e sociais, quando, na Alemanha, Tobias Peucer apresentou sua tese de doutoramento que tratava sobre relações e relatos de novidades, ou, podemos dizer, sobre jornais e notícias. Dessa tese pode-se extrair a afirmação de que “não há nada que satisfaça tanto a alma humana como a história, seja qual for a maneira como tenha sido escrita”. A história só nos é dada a conhecer por meio da visão particular do historiador, muitas vezes pela sua interpretação dos acontecimentos históricos, já que nem sempre estaria presente na ocorrência dos fatos narrados. No mundo moderno, em que a tecnologia é o “olhar” dos historiadores modernos, principalmente por meio da fotografia e da televisão e, mais recentemente, por meio da web, o fato e o acontecimento que ocorrem não nos sãos perfeita e corretamente transmitidos. Por que isso? Não é somente a interpretação distante do historiador, mas a filtragem que a tecnologia permite e exige para informar sobre aquilo que está acontecendo. Some-se a seleção efetuada pelos que interferem na informação (fotógrafos, repórteres cinematográficos, editores, designers, etc.) e o que chega à população é uma realidade manipulada e com conteúdo ideológico, econômico, financeiro e social não necessariamente idêntico ao que de fato ocorreu. No mundo atual todos os que participam de uma rede social (no Brasil, por exemplo, cerca de 80% da população está nessa condição), também são produtores de conteúdo de informação. Narram o que veem no seu dia-a-dia e sob a sua ótica, sua cultura, sua compreensão, às vezes sob sua maledicência, sem que quem quer que seja possa colocar um filtro ético ou moral nesse conteúdo. O efeito junto ao receptor é inusitado, incerto e, não necessariamente, tem consequência positivas. O historiador americano Timothy Snyder, autor do livro “Sobre a Tirania”, sintetiza um alerta sobre esse risco de informação: “…um dos temas mais delicados atualmente é o acesso aos fatos. Fala-se muito em pós-verdade, pois as pessoas só leem na internet aquilo que comprova suas visões do mundo”. Para ele a democracia atual corre risco com essa questão, pois entendemos que pós-verdade é algo novo, pós-moderno. Não é. A pós-verdade tem suas origens no fascismo, conforme explica Snyder: “A mentalidade da pós-verdade era e é contra o Iluminismo, contra a ideia de que a razão deve governar a vida e a política”. Snyder complementa que a democracia necessita de confiança mútua, o que só é possível quando “se compartilha um mesmo mundo de fatos”, o que, a realidade de produção de conteúdo de forma livre não favorece e, sim, pelo contrário, dá condições para que se criem mundos baseados na própria verdade de cada um, com o olhar particular sobre os fatos e acontecimentos.

A atuação do jornalista

De qualquer forma, a principal finalidade do jornalismo é fornecer aos cidadãos as informações de que necessitam para serem livres e se autogovernarem, definição dos jornalistas norte-americanos Bill Kovach e Tom Rosenstiel. Nada mas essencial na sociedade moderna e atual, na qual ,comparativamente, o jornalista possui também uma visão muito particular, com a agravante de que, com a internet, ele passa muito mais tempo na tentativa de sintetizar o grande volume de informação a que tem acesso, sem que atue na busca própria do que é efetivamente a sua visão do fato ou do acontecimento. Em outras palavras, o jornalista atual é passivo e pouco procura saber da realidade que é sua responsabilidade narrar.

A forma de mudar isso seria o jornalista entender melhor o significado original de objetividade para dar mais solidez e concretude à informação. O jornalismo tem suas raízes intelectuais no Iluminismo dos séculos 17 e 18 e que pode se traduzir na ideia da Primeira Emenda da Constituição Norte-americana: no meio da diversidade de pontos de vista é maior a possibilidade de se conhecer a verdade. Estudiosos entendem que essa ideia permitiu a objetividade no trabalho jornalístico.

No caso específico do fotojornalismo, que também gera conhecimento, provoca sensibilização, contextualiza e incita a imaginação de que quem vê uma foto produzida no campo da realidade, visualiza o arranjo do seu espaço no mundo digital, de modo que sua dimensão informativa seja percebida e observada. A fotografia dos meios digitais é um suporte da informação imagética. Apesar de partir de padrões tradicionais, tenta construir uma nova maneira de prover conteúdo no ambiente limitado da internet.

Entretanto, a necessidade que os produtores de imagens fotográficas têm em atender às regras impostas pelas instituições para as quais trabalham e ao público que se utiliza das publicações dessas instituições para se informar, cria um discurso característico para cada publicação. Esse público, porém, precisa estar amadurecido para que reflita sobre a imagem que recebe e que lhe informa sobre uma realidade distante e não presencial.

A narração do fato

Muniz Sodré trata dessa questão em seu livro A narração do fato: “Há que se fazer a distinção entre fato e acontecimento, para demonstrar que o discurso informativo constrói e comunica, por meio da narração, as transformações e passagens no fluxo cotidiano”. Podemos interpretar isso como a maneira em chamar a atenção de que o jornalista é um mediador privilegiado, que constrói uma narrativa e entrelaça os fatos ao mesmo tempo em que envolve o público, prendendo os leitores e o tema, sob sua visão particular, no enredo de uma notícia.

Mesmo nessa condição privilegiada, o papel do jornalista auxiliar que o público consiga colocar as coisas dentro de uma determinada ordem. Por isso, o jornalista atua como um mediador ou “explicador” dos acontecimentos, o seja, para que assim atue, deve checar corretamente a informação e de forma a esgotar dúvidas, o que lhe dará condições de transmiti-la de forma ordenada, confiável, para eu o haja o correto entendimento do público.

Muniz Sodré explica que “a narrativa não é o relato do acontecimento, mas o próprio acontecimento, a aproximação desse acontecimento, o lugar onde este é chamado a se produzir, acontecimento ainda por vir e por cujo poder de atração a narrativa pode esperar, também ela, realizar-se.”

Sob essa ótica, o jornalismo, ao relatar o acontecimento, o faz com uma linguagem diferente da literatura. Evidente que segue os critérios que definem o valor-notícia ou o valor da notícia, ao qual se somam as questões da atualidade, proximidade, impacto, interesse público, relevância, intensidade, imprevisibilidade, entre outros.

Muniz Sodré chama a notícia de “economia da atenção” e a classifica como um produto. Como mercadoria, diz ele, a notícia tem um desenvolvimento modelar na imprensa norte-americana, país que considera a liberdade “uma garantia do direito civil de livre expressão e de representação da realidade cotidiana”. A notícia, além de transmitir os aspectos da realidade, é também capaz de criar uma realidade própria.

O fato seria uma combinação das unidades de resistência, de coisas. Só que, acentuamos, não é a própria coisa e sim uma objetivação conceitual da realidade dos fenômenos. E, ainda, há que se diferenciar o fato genérico (relativo a objetos e fenômenos) do fato social (relativo ao ser humano).

O fato torna verdadeiras ou falsas as proposições. Por isso, seu significado inclui as ocorrências e as ações. Em outro momento, Sodré explica que existe o conhecimento de fato e o conhecimento da consequência do que se afirma sobre determinada coisa. A ideia é indicar que os fatos são selecionados no cotidiano para que se possa fazer jornal e a notícia é um recorte que destaca o que compõe o acontecimento.

O fato pode ser provado na realidade. Sua representação social é o acontecimento (ou fato-histórico), com a diferença de que fato é, na verdade, uma elaboração intelectual e o acontecimento decorre da realidade.

Deleuze e Guattari explicam o que entendem por acontecimento: “não é absolutamente o estado de coisas; ele se atualiza num estado de coisas, num corpo, num vivido, mas ele tem uma parte sombria e secreta que não para de se subtrair ou de se acrescentar à sua atualização: ao contrário do estado de coisas, ele não começa, nem acaba, mas ganhou ou guardou o movimento infinito a qual dá a sua consistência”.

É o acontecimento que dá caráter de verdade ao fato e o transforma em notícia ou dá-lhe as características de notícia. O acontecimento não tem explicação racional, necessita de um enquadramento que permita estabelecer a delimitação de um campo e um fora de quadro. Esse, o quadro, determina o que deve ser visto, o que os americanos chamam de framing, um sistema de referência para dar sentido ao acontecimento. Nessa condição, o enquadramento midiático é a principal operação que, por meio da seleção e ênfase, constrói o acontecimento. Ou seja: os fatos ganham sentido com base na sua seleção e no tratamento dado a eles para a transmissão.

Arquembourg explica que “os acontecimentos são certamente fruto de um trabalho de constituição coletiva, mas eles imbricam também a participação de atores e de um público que não é apenas uma massa de consumidores de informações” para ressaltar que os jornalistas são, na verdade, atores que se mobilizam para a determinação dos fatos transformados em acontecimento midiático. Sodré explica que o “jornalismo dispõe de uma forma própria de conhecimento, construído a partir do que cada fato/fenômeno extraído da realidade social tem de singular”.

A singularidade é um tempo marcado pelo que chama de “aqui e agora” do cotidiano, captado pela forma com que se constrói o jornal. É esse “formato” singular do jornal que permite o diálogo que se trava entre lei e regra, sociedade e comunidade, impessoal e particular.

É, porém, parcial, pois deixa de lado as diferenças entre o que de real acontece e o que se traduz no acontecimento jornalístico, pois isso se desenvolve após o fato. Em resumo, o jornalismo pauta como singular apenas o acontecimento da atualidade e com base na visão particular de quem apura ou narra esse acontecimento.

O acontecimento precisa também ser compreendido sob a ideia do seu registro afetivo, não só com base na lógica argumentativa de suas causas. Isto significa incluir o lado sensível da situação, o que provoca nos sujeitos envolvidos o que disso poderá advir. Sodré explica: “em vez da mera transmissão de um conteúdo factual, se trata da conformação socialmente estética de uma atitude”, acrescentando que a comunicação do acontecimento mais influência do que comunica.

Enfim, Sodré entende ser difícil que o jornalismo atente para essa questão, pois já habituou as pessoas a consumir o que é apresentado, o que acarreta deixarem de perceber a realidade dos fatos do cotidiano, narrativas da história e das práticas humanas.

CONTINUE LENDO


'Dez mil processos para um juiz', declara presidente da Amab sobre comarcas da Bahia

(Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (10), o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta Lima, destacou a necessidade de concurso público para as comarcas do interior do estado. O magistrado atribuiu o acúmulo de processos ao déficit de servidores. "A estrutura das comarcas precisa melhorar. Precisa de mais servidores. Os juízes precisam de mais auxiliares. Tem juiz, por exemplo, que trabalha com mais de 10 mil processos e apenas três serventuários", disse. "Estamos precisando de concursos urgente para as comarcas. Os magistrados das comarcas são pacificadores. As comarcas intermediárias e finais, que são as maiores, estão com magistrados. A notícia que a gente tem é que está melhorando, tendo audiências. Mas precisa melhorar", acrescentou.



Comissão torna ato de improbidade o parcelamento ou adiamento de salários de agente público

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que torna ato de improbidade administrativa postergar ou parcelar intencionalmente a remuneração de agentes públicos. A prática sujeita o gestor à perda da função pública, ressarcimento do dano, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos e pagamento de multa. O texto aprovado é o substitutivo da deputada Érika Kokay (PT-DF) ao Projeto de Lei 3883/15, do deputado Vicentinho (PT-SP). A deputada ampliou a abrangência da norma, inicialmente voltada apenas aos chefes do Executivo. Na nova redação, qualquer autoridade que adiar ou parcelar o pagamento intencionalmente poderá ser responsabilizada. A regra também vale para o adiamento de contraprestação financeira devida pelo governo a agentes públicos desde que haja dolo, ou seja, intenção. Erika Kokay afirmou que adiamentos e parcelamentos de salários de servidores e pensionistas têm se tornado uma realidade em diversos estados, o que deve ser proibido por lei, como determina a Constituição. “Essa prática traz grave prejuízo aos trabalhadores, pensionistas e suas respectivas famílias e impacto em toda a sociedade, pelo efeito danoso em cadeia que tais atrasos acarretam”, disse. Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal já parcelaram salários diante da crise fiscal dos últimos anos. A relatora também retirou do projeto original a determinação que a prática fosse tornada crime sujeito a reclusão, por considerar que basta incluí-la entre os atos de improbidade. “Para atingir a finalidade proposta, basta inserir tal conduta irregular no rol das que atentam contra os princípios da administração pública, que já prevê sanções apropriadas. Não há necessidade de um novo dispositivo de reforço, como previa o projeto original”, argumentou. A proposta, que precisa ser votada no Plenário, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 



Mais um veículo é recuperado pelo rastreador RotSat

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (10) um empresário brumadense teve o veículo de sua empresa roubado por elementos armados na região de Itaberaba/Bahia, em seguida foi acionada a equipe de monitoramento da RotSat juntamente com os policiais civis e militares da região, onde conseguiram com rapidez recuperar a pickup Strada, que já se econtra no patio da empresa brumadense. A RotSat cobre várias cidades da região como: Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e outras. Entre em contato agora mesmo e contrate o rastreamento de seu veículo. Ligue, (77) 3453- 1734, (77) 9.9990-3048, ou contato@rotsat.com.br. Visite a nossa página, www.rotsat.com.br. RotSat, Av. centenário, 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité), em Brumado



Moradores do Campo Seco cada vez mais preocupados com o déficit de iluminação pública na comunidade

A escuridão no ponto de ônibus, que tem um grande fluxo de alunos no período noturno é uma das preocupações principais dos moradores (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Com o crescimento assustador da atividade criminal no meio rural de Brumado, as comunidades começam a se mobilizar para que mecanismos de prevenção à violência possam ser efetivados pelas autoridades, especialmente na área de iluminação pública, já que a escuridão é muito convidativa aos bandidos. No início da tarde desta quarta-feira (11), moradores da Comunidade do Campo Seco entraram em contato com a redação do 97NEWS para expressar a sua preocupação com o déficit da IP no local. Segundo eles, só foram colocados refletores na ponte que faz a ligação com as comunidades do Campo Seco 2, Espinheiro e Fundão, mas o resto está às escuras. Um dos pontos mais críticos é o ponto de ônibus, que é muito utilizado por estudantes no período noturno. Os moradores esperam que uma ação urgente seja tomada pelo setor responsável para ampliar a iluminação pública na localidade para evitar a ação dos marginais.

Somente refletores foram instalados nas proximidades da ponte que faz a ligação com a comunidade (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Facebook e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (11)

(Imagem: Reprodução)

O Facebook e o Instagram registraram instabilidade nesta quarta-feira (11) em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil. Usuários reclamaram que não conseguiam acessar suas contas e outros verificaram lentidão na conexão com as redes sociais. Desde 2012, o Instagram é administrado pelo Facebook. “Sabemos que algumas pessoas estão com dificuldade para acessar o Facebook e o Instagram. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível", informou o Facebook, através de um porta-voz, no início da tarde.  O site Down Detector, que registra problemas de conexões a serviços, sites e apps de acordo com relatos de usuários, mostrou que a partir do meio dia de hoje houve um grande número de reclamações ligados ao Facebook e Instagram. Pelo site, um mapa real mostrava que o maior volume do problema vinha dos EUA e Europa, mas o Brasil também tinha casos.



Brumado e região apresentam temperaturas acima dos 30 ºC, a sensação térmica é de 40ºC

Foto: Luciano Santos l 97News

Nos últimos dias, Brumado e cidades da região Sudoeste do Estado vêm registrando altas temperaturas, com máximas de até 38ºC e sensações térmicas de até 40 ºC. Outro fator importante a ser observado é a umidade relativa do ar, que chega a 34% em algumas localidades, sendo que o ideal é que fique entre 40% a 60%. De acordo com dados do Climatempo, cidades como Brumado, Livramento, Malhada de Pedras, Lagoa Real e Dom Basílo terão temperaturas variando entre 18 ºC e 35ºC, sem previsão de chuvas nos próximos dias. O calor excessivo requer cuidados com a saúde, e profissionais alertam para os cuidados durante o período de calor. As altas temperaturas podem causar ansiedade, falta de apetite, indisposição, fraqueza, sonolência, diarreia e até mesmo depressão. A população deve adotar medidas preventivas como tomar sucos naturais, ingerir água várias vezes ao dia, água de coco e soluções isotônicas, que são fundamentais para evitar a desidratação e ajudam a reposição de potássio e magnésio, que se perdem por meio da transpiração excessiva, podendo acarretar câimbras, arritmia cardíaca e até uma parada cardíaca em situações extremas. Os idosos e as crianças são mais vulneráveis às temperaturas extremas, pois possuem uma superfície corporal menor que a de um adulto jovem e ficam expostos a uma perda significativa de água. No caso dos idosos, essa situação pode acarretar em tontura e queda de pressão postural (quando a pessoa se levanta rápido). Nas crianças, o excesso de calor pode causar irritabilidade, por isso é recomendável deixá-las sempre com roupas leves, se possível só com fraldas, e dar banhos frequentes. A população também deve estar atenta aos ambientes com a umidade do ar mais adequada. Algumas dicas são: molhar uma toalha e deixar no quarto ou colocar recipientes com água. Os umidificadores de ar, também são uma boa opção.



Vereador José Carlos de Jonas visita obras nas comunidades de Tamboril, Vereda de Fora e Formosa

(Foto: Divulgação)

O vereador José Carlos de Jonas tem mantida uma rotina constante de visitas às comunidades rurais a fim de juntos com os moradores identificar as principais necessidades para que possa buscar a efetivação dos benefícios. Na tarde desta terça-feira (10.10) o parlamentar esteve nas localidades de Tamboril, Vereda de Fora e Formosa verificando a realização de obras de melhoria nas estradas que dão acesso a estas comunidades, pois apresentam problemas de trafegabilidade. Zé Carlos de Jonas enfatizou que a administração municipal vem tendo uma grande sensibilidade em atender as suas solicitações, principalmente nas que buscam benefícios para os moradores da zona rural. “Temos trabalhado para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Agradecemos pelas melhorias já realizadas em diversas localidades em atendimento às nossas proposições”, pontuou.

(Foto:Divulgação)


Brumado: Vigep começará a utilizar uma nova metodologia para monitorar o Aedes Aegypti

O supervisor de Endemias, Francirlei Alves, ressalta a importância da ação da instalação das armadilhas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Brumado, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) começará a usar, a partir de agora, uma espécie de armadilha para monitorar o mosquito Aedes aegypti. O dispositivo, chamado "Ovitrampas" consiste em um criadouro com água que atrai o mosquito para dentro de um copo com uma palheta de amostra. Uma vez lá dentro, o inseto deposita os ovos e esta amostra será levada para uma análise laboratorial. É a primeira vez que o equipamento é usado em Brumado e as expectativas são muito positivas. Os dispositivos serão instalados com uma distância de treze quarteirões. Apenas profissionais capacitados pela Vigep, devidamente identificados com crachás, podem manusear o equipamento. De acordo com o supervisor de Endemias, Francirlei Alves, o objetivo da armadilha é saber qual a resistência com o inseticida usado no comabate ao vetor. Foram enviadas 110 armadilhas, as quais vão ser instaladas a partir do dia 16 de outubro, em todos os bairros da cidade. O grande objetivo da ação, será  para saber qual será o insenticida mais eficaz para os novos combates, já que existe mutações que precisam ser estudadas. Os membros da VIgep solicitam que a população receba os agentes e facilte o processo que será realizado nos próximos dias. Outro fator importante, é que os brumadenses, devido à ausência de novos casos da tríplice endemia, fiquem na zona de conforto, pois a luta deve ser constante contra o mosquito transmissor. 

Os competentes agentes da Vigep que irá operacionalizar o processo de instalação das armadilhas nas residências (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Espetáculo Infantil `João e o Pé de Feijão´ é apresentado na Escola Maria Nilza Azevedo

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (10), o grupo de Teatro Arte e Vida, realizou no Centro de Educação Maria Nilza Azevedo e Silva, escola ‘Cirandinha’, em Brumado, a apresentação da peça teatral infantil “João e o Pé de Feijão”, para comemorar o Dia da Criança. A peça foi dirigida e produzida pelo professor e psicopedagogo Wallas Rabelo. Os membros do grupo agradecem à coordenadora Telmira “pela a oportunidade de levarmos a arte teatral para as crianças da instituição e pelo carinho e respeito que foram recebidos”, além disso, agradecem também o estimulo que a instituição vem dando a imaginação e a criatividade infanto-juvenil a partir da arte literária e da dramatização. “João e o Pé de Feijão” conta a história de um menino que vive com a sua mãe em alguma parte do sertão nordestino. É uma família pobre que sofre a consequência da natureza como a seca. Resgatando de forma lúdica, a história permeia o universo do nosso folclore como a narrativa popular do boi, os folguedos e festejos juninos, as bandeirinhas, e a voz de Luís Gonzaga. Mostrando o que tem de bom também no sertão como o xote, xaxado, baião, o boi Bumbá e a beleza do luar desse Sertão. No decorrer da história João encontra um mercador que vai mudar a sua vida, mostrando que a perseverança, coragem e fé é o caminho para realizar todos os seus sonhos.