ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Crescem as reclamações de perturbação da ordem; estabelecimentos da área de entretenimento são os alvos

Brumado: Prefeitura tomará posse da área invadida por movimento; terreno será murado para evitar novas invasões

Justiça Eleitoral pede retirada de outdoor em apoio a Bolsonaro em Brumado

Vereador Lek apresenta novas indicações buscando melhorias para bairros periféricos de Brumado

Equívoco cometido por GCM, faz com que a Central de Marcação volte ao cenário das reclamações

Dia do Rotariano: Vereadora Lia Teixeira parabeniza os membros da organização

Brumado Profissionalizar: A sua chance de mudar a sua vida

Divulgado aviso de Licitação para concessão de empresa para gerenciar “Zona Azul” em Brumado

Começa pagamento do Pis/Pasep; Veja se tem direito a até R$ 954

Brumado: Cursos de Engenharia de Minas e Civil deverão ser implantados pelo IFBA

Brumado: Empresário do ramo alimentício, ‘Alex do Pirão’, indignado com a Embasa

Brumado: Investigadores da Polícia Civil recapturam foragido da justiça

Nesta sexta-feira (23) tem mais uma edição da Feirinha Comunitária do Bairro Baraúnas

Deu Bahêa: Com direito a nova dancinha de Vinícius, Bahia vence o Náutico na Fonte Nova

Procurador pede exclusão e rebaixamento do Vitória no Baianão

Barra do Choça ganhará uma nova rádio 100% internet a partir desta sexta-feira (23)

Luta pela vida: Jovem de Malhada precisa de doadores de sangue em Vitória da Conquista

Grupo Direita Brumado: Outdoor homenageia a ideologia defendida pelo deputado Jair Bolsonaro

Entulho deixado por empreiteira na Rua Nazaré vira objeto de revolta dos moradores

Chegou visita em casa, então a dica é os deliciosos pães de queijo da Padaria Divina


Brumado: MEC aprova implantação de curso de medicina no município

Foto: Conteúdo l 97News

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação do curso de Medicina em Brumado. O resultado do edital foi publicado nesta quarta-feira (21) pela pasta. Segundo informações passadas ao 97NEWS, em Brumado, a previsão é que o Hospital Professor Magalhães Neto receba boa parte dos universitários. Além de Brumado, outras 21 cidades do país serão contempladas com o curso de medicina.



Time do Feirense em luto: Esposa de Gerson treinador do clube tem morte súbita em Brumado

Foto: Divulgação

A esposa do técnico do Feirense, Gilda Barbosa dos Santos Pereira, de 42 anos, morreu na última segunda-feira (19) após sofrer mal súbito, em sua residência. A informação foi confirmada pelo próprio esposo, Gerson Pereira. O treinador informou que ela passou mal quando uma veia no esôfago rompeu, quando ela arrumava a casa, o que causou hemorragia interna. Os primeiros socorros foram prestados pelo marido e moradores e, em seguida, equipes do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto, mas os médicos já haviam constatado o óbito. Gerson informou ainda que sua esposa tinha passado recentemente por um tratamento de saúde, sendo impossibilitada de realizar esforços físicos. Gilda, deixa o marido Gerson e um filho de 13 anos de idade. O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira (21).

Feirense decretou luto

A comissão do Feirense publicou uma nota nas redes sociais lamentando o ocorrido. O clube decretou luto pelo falecimento da desportista que representava as mulheres brumadense: 

"O clube lamenta profundamente a perda, estamos dando apoio ao treinador neste momento difícil e decretamos luto. No próximo domingo (25), pelo Campeonato Brumadense entraremos em campo contra o Botafogo, juntamente com a comissão organizadora, e realizaremos uma homenagen à dona de casa amante do futebol".



Caminho da Escola: Ônibus escolares são utilizados para transportar pacientes em revisão de cirurgias de Catarata na cidade de Brumado

Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O 97NEWS, flagrou na manhã desta quarta-feira (21), o uso indevido de um serviço que deveria ser exclusivo para estudantes. Em muitas cidades do interior da Bahia, os ônibus escolares são usados no transporte de pacientes para hospitais e clínicas. A reportagem flagrou  vários ônibus que partiram de Tanhaçu, Caetité e Paramirim para a cidade de Brumado. Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão aos pacientes que fizeram as cirurgias no mutirão no início do mês no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os veículos, após deixarem os pacientes na clínica, no centro de Brumado, continuaram estacionados na Rua Coronel Paulino Chaves, próximo a Praça do Jurema. A reportagem também identificou ônibus escolares de Caturama, na região do Rio Paramirim. Esse último viajou 160 quilômetros até Brumado. 

 

Os ônibus só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Não é a primeira vez que o 97NEWS flagra ônibus escolares do "Caminho da Escola" fazendo viagens com pacientes. No Art. 3º da Lei nº 12.816, de 5 de junho de 2013 diz que "os veículos a que se refere o Artigo 2º são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico e instituições de educação superior, nos trajetos necessários". De acordo com o governo federal, os ônibus são comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município. A nossa reportagem tentou falar com os motoristas das referidas cidades, mas nenhum deles quizeram falar com nossa equipe.



Brumado: Após as chuvas, obras de canais no bairro São José retornam a todo vapor

Caminhões retiram entulhos da via para começar as obras de pavimentação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Nesta semana, após as chuvas, a empresa Coliseu Construtora e Empreendimentos Eireli deu continuidade na canalização do riacho e pavimentação da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado. Temporariamente parada devido as fortes chuvas de fevereiro. Desde a semana passada, a Coliseu Construtora, vencedora da licitação, concentra os trabalhos na construção das paredes da galeria e limpeza do aterro na rua. Atualmente a obra está com pouco mais de 50% dos trabalhos concluídos. Com a construção do canal aberto no Riacho do Bate Pé, no Bairro São José, o bairro ganhará uma nova cara, recebendo pavimentação asfáltica. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que o projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água, promovendo, assim, maior aproveitamento do terreno, bem como proporcionando a urbanização de toda a área. O secretário afirmou ainda que a obra irá melhorar a qualidade de vida dos moradores dos Bairros São José, Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos, que sofrem com transtornos causados pelo riacho em períodos chuvosos. 

O projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Atropelamento na Av. Centenário na manhã desta quarta-feira (21); vítima pode ter tido traumatismo craniano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Atravessar fora da faixa de segurança é sempre um perigo, mas, infelizmente, isso ainda é muito comum em Brumado. Na manhã desta quarta-feira (21) um episódio desta natureza teve como palco, mais uma vez, a Avenida Centenário, uma das mais movimentadas da cidade. Segundo as primeiras informações, um homem de prenome “Esmeraldo” foi atravessar a via fora da faixa em frente à Cesta do Povo quando acabou sendo atropelado por um caminhão. As informações dão conta que ele acabou sendo atingido pelo veículo, após sair de trás de um ônibus. Com o impacto, a vítima bateu com a cabeça ao solo, o que pode ter causado um traumatismo craniano. Os dados ainda são preliminares, mas ele foi levado pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Magalhães Neto, onde deverá passar por uma intervenção cirúrgica. Novas informações serão dadas assim que um laudo for divulgado.



O vereador Lek cabelereiro agradece a gestão municipal pelo início da recuperação da rua José de Souza Lima

As obras estão sendo finalizadas e o vereador fez questão de agradecer a ação da administração municipal (Foto: Assessoria Parlamentar)

O parlamentar que costumeiramente cobra da gestão municipal as ações necessárias em atendimento a nossa população, vem desta feita agradecer o início das atividades desenvolvidas na rua José de Souza Lima, do bairro Olhos d’água, segundo o vereador a rua estava intransitável. Ele declarou que “fui procurado por moradores daquela rua e de ruas vizinhas, fiz uma visita in loco e realmente estava impossível de trafegar, inclusive para os moradores estacionarem o seu veículo em suas garagens estava complicado, então queria agradecer ao secretário e ao prefeito por iniciarem a recuperação daquela via, após a indicação que fizemos de número 024/2018 na última sessão do dia (16)”. O gabinete do vereador Lek é um dos mais frequentados na casa legislativa, seja pela sua personalidade humilde e agradável, seja por atender a todos de modo indiscriminado, ele vem agradando a grande maioria dos munícipes com a sua atuação parlamentar, o que, em um cenário político atual é fato raro, tendo em vista o desgaste da classe com a população, Lek parece caminhar em sentido contrário, e se aproxima cada vez mais de sua comunidade. O vereador finalizou dizendo, “tenho defeitos como todo ser humano, mas a ingratidão não é um deles, sei parabenizar e agradecer, e estou fazendo isso muito feliz, espero que Brumado seja a cada dia uma cidade. De forma nenhuma eu sou adepto do quanto pior melhor, sempre quero o bem de nosso povo, podem ter certeza disso”. 

A situação da via era muito precária (Foto: Assessoria Parlamentar)


Ginecologia e obstetrícia na Clínica Master com Dr. David Tanajura

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece o mais completo serviço para cuidar de sua saúde em Brumado, contando com profissionais renomados e comprometidos com sua saúde e seu bem-estar. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente ginecologista e obstetra Dr. David Tanajura realizando consultas de rotina, acompanhamento pré-natal, realização de preventivo ginecológico, inserção e retirada de DIU, dentre outros procedimentos. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! A CLÍNICA MASTER, sob a coordenação de Dr. Joaquim Donato Júnior, fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Ligue já e agende a sua consulta. (77) 3441-5396; (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Preocupante: Primeiro caso de ameba que ‘come cérebro’ é registrado na América do Sul

Foto: Reprodução

O primeiro caso de uma ameba que ‘come cérebro’ foi registrado na Argentina. A informação passou a ser divulgada no início desta semana, no entanto, o caso aconteceu ainda em 2017. A vítima, um menino de oito anos, contraiu a Naegleria fowleri enquanto nadava em uma lagoa na região de Junín, cerca de 320 quilômetros da capital Buenos Aires. Segundo informações do jornal Clarín, a criança morreu cerca de sete dias após ter sido infectada. Ainda não se sabe como o tipo da ameba chegou ao país, no entanto, o ex-presidente da Associação Parasitológica da Argentina, Sixto Raúl Costamagna, acredita que alterações climáticas globais sejam as responsáveis. Casos do tipo são raros e o verme é responsável por destruir o tecido cerebral. Dos casos registrados em países como os Estados Unidos, por exemplo, é alto o grau de mortalidade. Dos 129 casos entre 1962 e 2013, duas pessoas sobreviveram.



Monte Santo: Espingardas, munições e peças de montagem são apreendidas em fábrica clandestina de armas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma fábrica clandestina de armas de fogo, na zona rural de Monte Santo, foi desmontada na noite de segunda-feira (19). No local, que funcionava dentro de uma serralheria, a polícia encontrou armas, munições e peças de fabricação de armamentos. De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidas quatro espingardas, uma pistola, munições, máquinas, além de artefatos para montagem das armas, como 22 canos, espoletas, máquina de solda, furadeira industrial, molde para coronha e recipiente com pólvora. Partes de fardas do Exército, como duas gandolas de camuflagem, uma calça e dois chapéus também foram apreendidos. Rondas foram feitas para procurar o dono da fábrica clandestina, que estava vazia, mas ninguém foi encontrado, conforme a PM. 



Rio de Janeiro: Senado autoriza intervenção na segurança pública

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou pouco antes da meia-noite desta terça-feira (20) o decreto do presidente da República, Michel Temer, que impõe intervenção do governo federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Foram 55 votos a favor, 13 contrários e uma abstenção. A matéria será promulgada. A medida iniciada em 16 de fevereiro tem agora o aval do Congresso Nacional para seguir até o último dia de 2018. Enquanto estiver em vigor, ficarão paralisadas as discussões e votação de qualquer proposta de emenda à Constituição (PEC) tanto na Câmara quanto no Senado. Essa é a primeira intervenção federal em um ente federado desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. É a própria Constituição que determina que a intervenção federal é competência da União, só podendo ser decretada e executada pelo presidente da República. A norma máxima do país também dá poderes para o Congresso Nacional aprovar ou suspender a intervenção federal. O Decreto 9.288/2018 foi aprovado por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 4/2018.



'Pleno momento da minha vida': Ivete Sangalo posta foto com gêmeas, filho mais velho e marido

Foto: Reprodução

Em momento de descontração a cantora Ivete Sangalo publicou, na manhã desta terça-feira (20), uma foto no Instagram em que mostra a família reunida. Na imagem, ela aparece segurando as filhas, Marina e Helena, acompanhadas de Marcelo, o filho mais velho, e o marido Daniel Cady. Essa é a primeira vez que Ivete posta uma foto das gêmeas após deixar o hospital. Marina e Helena nasceram no dia 10 de fevereiro, em Salvador. A primeira imagem delas foi publicada pelo pai das meninas, Daniel Cady, no mesmo dia do parto. Ivete também já tinha publicado uma foto das filhas no Instagram, um dia após o nascimento das meninas. Na publicação desta terça, a cantora fala da saudade que sente dos fãs, chamados carinhosamente por ela de "Zamurinhos", e revela que está no momento "mais pleno" da vida. Ivete ainda diz na postagem que manda a foto da família por meio da rede social para matar a saudade e avisar que vai ficar mais ausente das redes sociais, devido aos cuidados que as gêmeas precisam. 



Brumado: Falta de liberação de documentação da 18ª Ciretran ainda impede viatura da GCM de fazer a ronda escolar

Viatura está parada no estacionamento da prefeitura, impedida de ser abastecida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado relataram que a ronda escolar nas escolas estaria sendo impedida por conta da falta de abastecimento na única viatura utilizada com essa finalidade. Ainda segundo os GCM´s  a questão se centraliza no setor de finanças, o qual ainda não liberou a cota de abastecimento para atender o veículo, que está inoperante no estacionamento do paço municipal. Com isso as escolas estariam ficando desguarnecidas, durante a entrada e saída dos alunos. A presença dos guardas inibe o surgimento de elementos mal-intencionados contra os estudantes na porta das escolas. Vale ressaltar que a referida viatura está ainda com uma pendência de regularização de documentação junto ao Ciretran. O veículo rodou chegou a rodas vários meses com uma placa clonada, mas após ser constatada a irregularidade o mesmo foi tirado de circulação. Buscando esclarecer o impasse, entramos em contato com o chefe de gabinete municipal, Amarildo Bonfim, que informou que a 18ª Ciretran ainda não liberou a documentação, então, devido a isso, o veículo continua irregular e que, assim que a documentação chegar, ele será liberado para a realização da ronda escolar. Ele também fez questão de citar que a administração municipal reconhece a importância da ronda escolar e que, por isso, está buscando acelerar o processo de liberação. 



Em encontro informal, prefeitos de Conquista e Brumado sinalizam para futura parceria

O encontro foi marcado também pela descontração (Foto: Divulgação)

Em encontro informal, prefeitos de Conquista e Brumado sinalizam para futura parceriaO desenvolvimento da microrregião passa necessariamente pelos municípios de Vitória da Conquista e Brumado, os quais estão intensificando o planejamento nesse sentido. Na manhã desta terça-feira (20), mais um passo foi dado nesse sentido, num encontro informal entre os prefeitos Eduardo Vasconcelos (PSB) e Herzem Gusmão (PMDB), o qual aconteceu na sede da prefeitura de Vitória da Conquista. A troca de experiências deu o tom do encontro, que sinalizou para um fortalecimento da parceria entre os dois municípios. Os focos principais seriam as áreas de Saúde e Educação, com um possível intercâmbio entre as partes. A comitiva brumadense saiu muito otimista da reunião, pois a receptividade e a disponibilidade apresentadas pela administração conquistense foram muito intensas. 



Brumado: Sacola provoca colisão entre carroça e 2 veículos; carroceiro foi arrastado e animal fugiu desembestado

O fato inusitado chamou a atenção de quem passava pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acidentes, na sua grande maioria, são provocados pela imprudência, desatenção, falhas mecânicas e pela mistura perigosa do álcool com a direção, mas por uma sacola plástica é algo inusitado, mas foi justamente por esse motivo que uma colisão também muito incomum que  ocorreu por volta das 15h desta terça-feira (20) em Brumado, mais especificamente na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro do Tanque. A equipe do 97NEWS esteve presente ao local e falou com o carroceiro Edmilson Santos Nogueira (56), que estava fazendo um frete que vinha do bairro Olhos d’Água trazendo uma cama. 

O carroceiro acabou sendo arrastado, ficando com o braço ralado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele relatou que tudo foi provocado justamente por uma sacola de plástico, que voou na cara do animal, um burro, que acabou se assustando e se desembestando. Com isso o carroceiro foi arrastado por cerca de 10 metros, tomando um grande susto. Em seguida, a carroça ainda colidiu com 2 veículos, frontalmente com um Renault Sandeiro prata de placa policial OKN 2603 e, lateralmente, com um Fiat Palio prata, placa OSK 6158.

Uma cama estava sendo transportada e acabou sendo também danificada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Muitos populares se aglomeram no local para ver a cena, que ainda teve a fuga alucinada do animal que demorou para ser encontrado. Os prejuízos acabaram caindo no bolso de cada envolvido. Brumado ainda não tem uma legislação de trânsito que encaixe a questão do transporte em carroças, como acontece em Vitória da Conquista, onde as carroças têm até placa, como se fossem veículos normais. 



Brumado: Pacientes que fizeram cirurgias de catarata passam por revisão

Foi necessário bloquear a Rua Euclides da Cunha, onde foram instaladas tendas para receber os pacientes (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21) os 1.083 pacientes atendidos no Mutirão de Catarata realizado no início de fevereiro, estão fazendo a revisão das cirurgias, na Clínica Cevib, na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro. O horário do procedimento realizado pelo médico oftalmologista Dr. Marlúcio Abreu Filho é das 8h às 17h. Para realizar os atendimentos, foi necessário bloquear a Rua Euclides da Cunha, centro comercial de Brumado, onde foram instaladas tendas receber os pacientes. Dona Judite Lisboa, da cidade de Paramirim, disse que a cirurgia foi um presente de Deus, que devolveu sua visão "Antes da cirurgia eu não estava mais enxergando nada. Agora estou vendo tudo e agradeço a Deus e aos médicos, por ter me ajudado a voltar a enxergar". Realizado em parceria com o Governo do Estado, o Mutirão de Catara operou pacientes de várias cidades da região, como Livramento, Dom Basílio, Paramirim, Guanambi, Guajeru, Malhada de Pedras e Presidente Jânio Quadros. As cirurgias foram realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e atendeu à demanda de Brumado e região, cujos pacientes já haviam sido diagnosticados, cadastrados e aguardavam pelo procedimento cirúrgico. A expectativa é atender todos os pacientes nos dois dias de agendamento. Os pacientes com boas avaliações já deixam o consultório sem utilizar os óculos escuros receitados para repouso dos olhos no pós-operatório.



Polêmica: Kanu e Bryan denunciam jogadores do Bahia por agressão

Foto: Reprodução PFC

Os jogadores do Vitória, o lateral-esquerdo Bryan e o zagueiro Kanu, foram até a delegacia prestar queixa contra o volante Edson, do Bahia, nesta última segunda-feira (19). Eles denunciaram o meio-campista tricolor por agressão em virtude da confusão que aconteceu no BaVi neste último domingo (18). Além de Edson, os jogadores do Vitória também citaram o goleiro Anderson e o zagueiro Rodrigo Becão na denúncia. A participação de Becão, Edson e Kanu foi citada na súmula do árbitro Jaílson Macedo de Freitas. A partida acabou 3 a 0 a favor do Bahia porque o Leão teve 5 jogadores expulsos e tinha número insuficiente de atletas para continuar a partida. Lembrando que o jogador Vinícius, maior vítima das agressões durante o BaVi, também prestou queixa de agressão. O goleiro Fernando Miguel, o zagueiro Kanu, o meia-atacante Rhayner, o atacante Neílton e o também atacante Denílson foram citados na denúncia.



RotSat: Lider em recuperação de veículos

Foto: Reprodução

Promoções são sempre atrativas, ainda mais quando valorizam e protejem o seu patrimônio, que foi obtido por meio de muito trabalho e dedicação. Então, diante disso, surge uma grande oportunidade neste sentido, com a nova promoção lançada pela RotSat, uma empresa de excelência, que é líder em recuperação de veículos. Olha que interessante: não tem custo de instalação, nem taxa de adesão e o primeiro pagamento é com 30 dias. Com uma logística invejável, que utiliza equipamentos de última geração, alta precisão de localização e bloqueio. Além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para a sua frota, a RotSat é a melhor opção em rastreamentos inteligentes. Entre em contato pelos telefones: (77) 3453-1734 ou 9.9990-3048.



Petrobras reduz preço do diesel e aumenta o da gasolina

Foto: Conteúdo l 97News

A Petrobras promoveu, nesta terça-feira (20), redução de 0,05% para preço do diesel e aumentou em 1,8% o preço de gasolina comercializados nas refinarias. Na segunda-feira (19), a empresa mudou sua forma de anunciar reajustes, e passou a informar os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias – e não mais os percentuais de reajuste. Segundo a empresa, o preço do diesel nas refinarias passou de R$ 1,7369 em 20 de fevereiro para R$ 1,7360 no dia 21 de fevereiro – o que conduziu a um recuo de 0,05%. Já o preço da gasolina nas refinarias subiu de R$ 1,5148 para R$ 1,5432 no mesmo período, o que representou aumento de 1,8% no produto. Na última segunda, a companhia promoveu aumento de 1,82% no preço da gasolina, e elevou em 1,50% o preço do diesel, nas refinarias. A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho. Pela nova metodologia anunciada, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente. Desde o início da nova metodologia, o preço da gasolina comercializado nas refinarias acumula alta de 17,53% e o do diesel, valorização de 16,75%.



Brumado: Movimento de invasão do terreno ao lado do IFBA se organiza

O movimento de invasão do terreno se organizou e até placas já foram colocadas no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de no início ter existido um enfrentamento com a Polícia e o Poder Público Municipal, o movimento de invasão do terreno da União que fica ao lado do campus do IFBA, na região da Fazenda Santa Inês, mostrou resistência e, agora, organização. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta terça-feira (20) e verificou que inúmeros lotes já estão cercados, muitos dos quais têm placas com nomes dos seus possíveis proprietários. O movimento se mostra forte e já tem, segundo informações, até pagamento de taxas do futuro loteamento.

Quem passa pelo local percebe a diferença (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As edificações devem começar a ser feitas em breve, o que poderá, caso se concretizem, dar uma atmosfera mais urbana para o local. Mas vale ressaltar que, com as mudanças estruturais no Bairro São José, que englobaram a entrada do IFBA, o terreno passaria para o domínio da prefeitura municipal, que é totalmente contrária a invasão. Segundo o próprio chefe do executivo, Eduardo Vasconcelos, o terreno poderá sediar a futura Faculdade de Medicina que foi autorizada pelo MEC para ser instalada em Brumado.

O nome dos supostos proprietários está sendo colocado nas placas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Vasconcelos já teria ido, inclusive à Brasília, para regular a transferência do domínio do terreno para o município. Então, diante disso, um novo enfrentamento entre as autoridades e os invasores poderá acontecer a qualquer momento. 



Brumado: Zona Azul terá aplicativo digital e compra de créditos poderá valer em todo Estado

Com a informatização, os motoristas vão pagar pelo serviço de forma antecipada (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Rapidez no atendimento, redução das perdas de recursos e melhoria na fiscalização da rotatividade de ocupação das vagas. Essas serão as exigências da Prefeitura Municipal e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para a empresa que  gerenciar o serviço da Zona Azul em Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, o Superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo, relatou que após a implantação da Zona Azul, a empresa vencedora terá que realizar a contratação de um sistema digital de registro de ocupação de vagas. Hoje, os operadores utilizam talões de papel e muitos motoristas não respeitam o limite de duas horas de estacionamento. A decisão de digitalizar o registro do uso das vagas na Zona Azul de Brumado foi tomada pela Administração Municipal, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), "a nossa estratégia será baseada em algumas das principais dificuldades de funcionamento do serviço em outras cidades da Bahia e do Brasil. Com a informatização, os motoristas vão pagar pelo serviço no momento que estacionarem seus veículos, e não quando retornarem para fazer a retirada deles, como acontece nas cidades vizinhas, como por exemplo, em Vitória da Conquista".

O aplicativo permitirá um maior controle, evitando ocupação de vagas sem pagamento (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Ainda conforme o Superintendente, o motorista poderá comprar os créditos do aplicativo em postos de atendimento. "O tempo para os condutores ocuparem as vagas da Zona Azul permanecerá sendo duas horas. O sistema também permitirá um maior controle das metas de produção dos operadores, evitando as tentativas do não registro da ocupação de vagas e ao mesmo tempo um controle maior da rotatividade de vagas porque estará também conectado e será monitorado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)". Ainda segundo Jansen, o sistema prevê que os operadores que registrarem a ocupação das vagas, vão receber nos smartphones o comprovante, informando que aquele motorista que usa o aplicativo pagou para usar a vaga. "O sistema vai mostrar ao motorista, quais as vagas estarão disponíveis na área da Zona Azul que ele quer estacionar, ou seja, o aplicativo mostrará, o número e a localidade, e ao mesmo tempo, o fiscal ao passar pelo local, receberá em seu Smartphone ou Tablet, através da placa do veículo, a confirmação se aquele motorista está autorizado ou não ocupar a vaga solicitada". Ao serem implantados, a Zona Azul e o aplicativo, os motoristas de Brumado ainda vão passar por um período de adaptação, antes do sistema passar a vigorar de forma integral. Ainda não se sabe qual aplicativo será usado, mas segundo o Superintendente, o aplicativo para celulares será disponilizado para os usuários da Zona Azul gratuítamente, com capacidade de mostrar dados sobre o estacionamento do veículo e alertas sobre o encerramento do tempo limite de uso da vaga.