ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Projeto Cidadão do Futuro atende crianças e adolescentes da Vila Presidente Vargas

Crescem as especulações sobre a privatização da Embasa em novo governo de Rui Costa

Brumado: Escola CMEAS conquista 1º lugar no concurso nacional ´Geração Sustentável´

Saúde Pública: Município de Dom Basílio obtém 'ótima' avaliação na atenção básica da saúde bucal

Empresário baiano descobre província de minério nível pré-sal no Sudoeste da Bahia

Universidade do Estado da Bahia prorroga período de inscrição para Vestibular UNEB 2019

Facebook começa a avisar brasileiros que tiveram dados roubados

'Manelão’ agradece os eleitores e garantiu estar com o sentimento do dever cumprido

Mineradores ampliam a mobilização da campanha salarial 2018

Brumado: Secretário de Planejamento garante que projeto Caminho da Escola está dentro das normas

Homem é preso após ameaçar mulher com arma de fogo em Aracatu

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato promoverá 'Gincana Estudantíl'

Paramirim: Incêndio destrói parte da vegetação na Serra de Maria Roxa; brigadistas trabalharam 24h no combate

Brumado: A inclusão da odontologia no programa saúde da família é uma realidade, mas ainda precisa melhorar; diz categoria

Feira: Câmara de Vereadores vota projeto de empréstimo do Executivo no valor de R$ 130 milhões

Com o tema ‘Ciência para a redução das desigualdades sociais’, IFBA de Brumado realiza Semana da Ciência e Tecnologia

YouTube sai do ar na noite desta terça e internautas reclamam

Denúncias de fraude em urnas serão registradas on-line, diz TSE

Superclássico: Sem inspiração, Brasil marca nos acréscimos e vence Argentina

PF indica participação de Temer em corrupção e pede bloqueio de bens do presidente


Caso Kauan: Inquérito do Ministério Público fará com que novas diligências e oitivas sejam realizadas

O clamor da sociedade brumadense pela elucidação da morte do pequeno Kauan continua ecoando forte (Foto: 97NEWS)

Considerado um caso emblemático e desafiador para a equipe da 20ª Coorpin, a morte do menino Emerson Kauan, de apenas 10 anos de idade, que ocorreu às vésperas do Natal de 2016, ainda continua sem ser elucidado. Passado quase dois anos do acontecimento que abalou a população de Brumado, já que a morte foi acompanhada de tortura e culminada com a carbonização do corpo que acabou sendo “jogado” no Morro do Cruzeiro, que fica no Bairro das Esmeraldas. O 97NEWS nunca esqueceu esse episódio trágico e sempre cobra das autoridades novos relatórios, já que o índice de resolutividade da Polícia Civil de Brumado é altíssimo nos crimes contra a vida e esse seria o único caso sem elucidação até o momento. Diante disso fomos ouvir o delegado titular Samuel Paz, o qual está responsável pelo caso, que, de forma muito consciente explicou que “realmente é um caso emblemático, mas temos novidades que podem culminar na solução e até na prisão dos culpados”. Questionado sobre quais seriam essas novidades, ele respondeu que “o Ministério Público reabriu o inquérito e recomendou novas intimações de pessoas e testemunhas que podem ter informações importantes para desvendar a morte do pequeno Kauã” e ainda complementou “as investigações não foram finalizadas, mas, agora surge um novo fôlego, pois até quem foi ouvido será novamente, o que poderá contribuir de forma significativa para a solução deste crime que chocou a sociedade brumadense”.  

O delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Samuel Paz, garantiu que todos os esforços estão sendo empregados para elucidar o crime (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. A Rotsat utiliza equipamentos de última geração e homologados a Anatel, com alta precisão de localização, bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, a Rotsat é a melhor opção custo benefício para você e sua empresa.  Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade. Contatos (77) 345-31734 / 9.9990-3048, ou acesse, www.rotsat.com.br.



MG: Acidente deixa seis vítimas fatais da mesma família na BR 381

Foto: Divulgação l PRF

Seis pessoas da mesma família morreram, cinco mulheres e um homem e, nove ficaram feridas em um acidente envolvendo uma Van e um caminhão na manhã desta segunda-feira (15) na BR-381, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta e uma van bateram de frente no km 388. De acordo com a PRF, a van saiu de Brasília (DF) com destino a Santa Bárbara do Leste, na Região Leste de Minas Gerais. A família tinha viajado ao Distrito Federal para participar de um aniversário de 80 anos. Oito vítimas foram levadas para um hospital em João Monlevade e o motorista da van para o Hospital João XXII, em Belo Horizonte. Duas pessoas que estavam na carreta e duas da van não precisaram de atendimento médico. Os bombeiros informaram que o motorista da van invadiu a pista contrária, onde não é permitido ultrapassar, e bateu de frente com a carreta. Com o impacto, a carreta que transportava rejeitos de minério, foi parar em um barranco. Policiais civis fizeram a perícia e a rodovia foi liberada nos dois sentidos por volta das 11h.

 

Foto: Divulgação l PRF


Pavimentação da Rui Barbosa é acompanhada de nivelamento da via e deixa moradores preocupados

A Rua Rui Barbosa tem um desnível latente, então, o projeto de urbanização tende a nivelar a via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diferente do que parece, o progresso traz consigo alguns contratempos, especialmente na área de infraestrutura, onde novos projetos trazem consigo transtornos inevitáveis, sendo que alguns deles culminam até na desapropriação de terrenos e propriedades em prol do bem coletivo. Em Brumado uma situação que pode se encaixar nesse contexto vem provocando temor e muita preocupação. O cenário é a Rua Rui Barbosa, situada no Bairro do Esconso, a qual já começou a receber a tão esperada pavimentação, só que, diferentemente do que os moradores esperavam, está sendo efetuado o nivelamento da via, o que provocará uma discrepância na escala de várias residências, ou seja, algumas ficarão mais altas que a rua e outras mais baixas. Como os moradores não tomaram conhecimento específico do projeto, o temor aumentou muito, já que alguns deles acreditam que seus imóveis serão desvalorizados, o que provocou até uma tentativa de bloquear a rua. Os moradores vêm buscando uma explicação da administração municipal, mas, até o momento não houve, segundo eles, um “feedback”. 

Insatisfeitos os moradores tentaram até fazer um bloqueio da via, mas acabaram desistindo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando esclarecimentos sobre a situação, o 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de planejamento, engenheiro André Cardoso, o qual explicou que “as obras já estão sendo iniciadas e o projeto será obedecido à risca, ou seja, da forma como foi aprovado”. Ele ainda fez questão de dizer que “existe todo um conceito na área de infraestrutura, então hoje temos um novo código de postura e várias adequações, então, como são verbas públicas, todos os critérios têm que ser rigorosamente obedecidos, então, o nivelamento da rua tem que ser feito como reza o projeto”. Cardoso ainda fez questão de dizer que “hoje mesmo iremos ter uma nova reunião com o prefeito e vamos tratar novamente desse assunto, para que uma solução alternativa possa ser encontrada, ou, no mínimo, uma adequação linear”.  

O projeto é de modernização, mas os transtornos são inevitáveis (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Jacobina: Dado como foragido, professor da Uneb suspeito de assédio se entrega à Polícia

Foto: Divulgação/MP

Um professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), acusado de assédio sexual, se entregou à Justiça. O docente era considerado foragido até o último sábado (13) quando se apresentou ao 12° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari. De acordo com o Bahia Notícias, nesta segunda-feira (15), Thiago de Oliveira Moreira segue à disposição da Justiça no 12° BPM. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), dezenas de estudantes relataram ter sofrido assédio sexual cometido pelo professor. Thiago lecionava Direito Constitucional no campus de Jacobina, Piemonte de Diamantina, da Uneb e também atuava nas cidades de Irecê e Itaberaba. O acusado também atuaria como procurador jurídico de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Ainda segundo o MP-BA, Thiago também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos.



CREA realiza reunião regional em Brumado nesta segunda-feira (15)

Os veículos oficiais do CREA chamaram a atenção e provocaram erros de leitura nas redes sociais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia vem dinamizando as suas ações na região sudoeste, o que vem sendo um elemento muito positivo na consolidação progressista das cidades, que poderão ser mais sustentáveis, com um viés muito interessante na mobilidade urbana e também no mercado imobiliário. Neste contexto Brumado tem um papel fundamental e, para comprovar essa posição de destaque, o órgão realizou uma reunião regional na manhã desta segunda-feira (15), a qual tinha como pauta principal a elaboração de uma planilha de ações na área de fiscalização na região sudoeste. Delegados, diretores e vários membros do órgão estiveram reunidos nesse sentido no escritório que fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite. Vale ressaltar que inúmeros erros de leitura foram postados nas redes sociais, já que vários carros do órgão, que tinham escrito Fiscalização Federal, com o símbolo do brasão da república, estacionaram ao lado da sede da prefeitura municipal, o que fez alguns incautos mencionar que o Ministério Público Federal estaria fazendo uma grande fiscalização na prefeitura, o que não teve a mínima procedência, já que são órgãos totalmente distintos, apesar de pertenceram a federação.

Diretores e membros do CREA de toda a região vieram a Brumado para a reunião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado goleia Uruçuca por 3X0 e dá passo importante para a classificação na próxima fase do Intermunicipal 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com um público ainda longe do ideal, a Seleção de Brumado conseguiu uma indiscutível e importante vitória sobre Uruçuca na tarde deste domingo (14) pela terceira fase do Intermunicipal 2018. Jogando em seus domínios, o adversário imprimiu um maior volume de jogo, pressionando, mas a defesa brumadense se portou bem. A partir da metade do segundo tempo, o jogo ficou equilibrado, onde as duas equipes acabaram criando boas chances de gol. Agora no segundo tempo, Brumado mostrou a força do mando de campo e sua soberania, marcando logo aos 2 minutos por meio de Ian. A equipe da capital do minério não se acomodou com o gol e continuou indo para cima, marcando ainda mais duas vezes, com Zé Márcio e Nego Dio. Com o resultado, Brumado dá um passo importante para a classificação inédita para a quarta fase do Intermunicipal 2018, considerado o campeonato amador mais difícil do país. Caso isso venha a se confirmar, seria uma prova que a parceria e participação mais ativa do poder público municipal na valorização do futebol já está já produzindo bons frutos, que pode estabelecer um novo paradigma, já que o talento do jogador brumadense é indiscutível tanto que vários atletas atuam no Brasil e no exterior. A decisão acontecerá em Uruçuca no próximo domingo (21), sendo que Brumado pode perder até pelo placar de 2X0 que estará classificada.



Semana começa com céu nublado, temperaturas em queda e previsão de chuvas para Brumado

O céu nublado trouxe a esperança de chuva (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado teve, neste domingo (14) um dos dias mais quentes do ano, com temperaturas variando entre 35 graus, mais com sensação térmica próximo dos 40. Com isso clubes e balneários particulares fizeram a alegria principalmente da criançada que ainda puderam comemorar o seu dia. Agora, nesta segunda-feira (15), o quadro mudou e o dia começou com nebulosidade em alta e temperaturas com projeção de queda para os próximos dias. Existe uma frase que exemplifica muito a vida nesta cidade que é considerada uma das mais quentes do semiárido baiano que é “se não esquentar até ferver, não chove”. Apesar de não existir respaldo científico nesse sentido, esta “lenda” parece ser verdadeira, pois a previsão, confirmando a tendência histórica é de chuvas para o segundo semestre de outubro. Vale ressaltar que o meio rural vive uma das suas piores crises no abastecimento, tendo alguns locais próximos do colapso, já que a distribuição por meio de carros pipas teve mudanças, o que vem deixando muitas comunidades à beira da escassez de água. Segundo os grandes institutos meteorológicos do país, a fusão entre os fenômenos “El Niño” e “La Niña” podem provocar uma queda nos índices pluviométricos na região sudoeste da Bahia, o que vier a se confirmar, pode gerar uma crise aguda no abastecimento, sendo, inclusive, ser decretado o estado de calamidade pública. A fé do brumadense ainda é grande, então, que os céus venham a derramar as tão esperadas chuvas, esse é o clamor da população.

A previsão do Seagri já aponta chuva para hoje (Reprodução)


Brumado: 21ª Edição do 'Sudoeste Criança' é realizado na Praça da Prefeitura; o domingo foi de lazer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem esteve na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), na noite deste domingo (14), na “21ª Edição do Sudoeste Criança” organizado pela Associação Casa de Caridade Idelson Silva através do empresário Idelson Silva, em parceria com empresas parceiras, pode participar das comemorações em alusão ao "Dia das Crianças", com promoção de brincadeiras, distribuição de presentes e várias atividades educacionais, voltadas para os pequenos que vieram de várias partes da cidade. Durante a noite festiva, as crianças participaram de brincadeiras, dança com palhaços, sorteio de brindes, pipoca, algodão doce, acarajé, sucos, pula-pula, atividades recreativas e muito mais para tornar esta edição ainda mais divertida. O evento aconteceu das 17h às 21h. “Sudoeste Criança” é um projeto implementado que visa promover o incentivo ao lazer, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Brumado.



Feira de Santana: Homem joga filho com pés e mãos amarradas em açude

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma sequência de agressões, tanto psicológicas quanto físicas, culminou com um pai arremesssando o filho de oito anos em um açude na zona rural de Feira de Santana. De acordo com a polícia, o vaqueiro teria jogado o garoto com mãos e pés amarrados na água porque encontrou o pequeno em um estabelecimento de jogos, onde o mesmo estava proibido de frequentar. A mãe da criança, confirmou à polícia que o menino foi castigado pelo pai, seu ex-companheiro, e que as agressões eram constantes. O conselho tutelar informou que o caso foi descoberto através de uma denúncia da escola onde a criança estuda. Após ouvir a vítima e a mãe, o Conselho Tutelar encaminhou o caso para a Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente. O menino também passará por acompanhamento psicológico. O pai será intimado pela delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso. 



Parceria entre Sebrae, RHI Magnesita e InterCement fomentará a valorização da prestação de serviços a nível local

A gestora local do Sebrae, Jéssica Lopes, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da economia local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A existência de uma ativa e produtiva rede de serviços em uma cidade pode ser o diferencial para o desenvolvimento econômico e, dentro desta nova lógica da modernidade, o Sebrae, juntamente com as empresas RHI Magnesita e InterCement , está celebrando uma parceria muito importante nesse sentido, a qual busca a valorização e comercialização da produção local do micro e médio empresariado. Buscando maiores informações sobre a ação, o 97NEWS ouviu a gestora local do Sebrae, Jéssica Lopes, a qual, logo de início destacou que “como hoje o encadeamento produtivo em Brumado está numa curva ascendente, o Sebrae formatou esse projeto com essas âncoras da nossa economia, as quais estão injetando recursos para o fortalecimento da cadeia de base da suas empresas associadas, ou seja, dos seus prestadores de serviços” e continuou argumentando que “com isso uma série de ações serão desenvolvidas, as quais, com certeza, culminarão numa maior qualidade dos serviços, o que contribuirá, inclusive, para a economia local”. Ela ainda destacou que “com o advento da criação da Sala do Empreendedor, um novo cenário vem surgindo, projetando uma grande positividade na ambiência do empreendedorismo brumadense, que já está vivendo um novo paradigma, muito mais dinâmico e contextual, onde a produção local é a grande vertente”. O evento de lançamento do projeto acontecerá na manhã do dia 25 de outubro, com a participação de autoridades e de integrantes dos respectivos parceiros.



Brumado: Homem tem carro roubado no bairro São Felix

Foto: Divulgação

Um homem de 55 anos, teve seu veículo roubado na noite da última quarta-feira (10), em Brumado. O fato aconteceu por volta das 22h, na Rua da Abolição, bairro São São Felix. Conforme o boletim de ocorrência, a vítima estacionou com seu veículo Fiat Uno, de cor vermelho, placas HZB-4301 na frente da casa de um amigo, quando retornou não o encontrou mais. Ainda segundo a vítima um outro veículo Comodoro na cor preto foi abandonado pelos meliantes no local -- provavelmente fruto de um outro roubo cometido pelos bandidos. Os criminosos foram vistos através do sistema de monitoramento de um posto de combustível abastecendo o Uno e fugiram em direção a cidade de Aracatu, pela BA-262. De acordo com relato da vítima, o veículo pode está na zona rural de Aracatu. A Polícia investiga o caso.



Promoção ligou Locar Rápido, ganhou!

Foto: Divulgação

A Locar Rápido Moto Táxi que há 20 anos em Brumado transporta passageiros com responsabilidade, segurança e rapidez, lança uma super promoção. Corridas a partir de R$ 3,00. Isso mesmo, ligue 3441-3589 ou no Whatsapp 9.9999-2434, e peça sua corrida a partir de R$ 3,00. Ligou Chegou! E atenção para a promoção que está rolando e vai até o mês de dezembro, a cada corrida solicitada, exija seu cupom e concorra todo dia 30 de cada mês, ao prêmio de R$ 500,00. E no próximo dia 30 de outubro, você poderá ser mais um contemplado. Por tanto, você que ainda não ligou e pediu a sua moto taxi, ligue para a Locar Rápido, e exija seu cupom com o mototaxista. Quem sabe se no fim do mês você não leva pra casa uma poupança de R$ 500. Lacar Ráido, 3441-3589 ou no Whatsapp 9.9999-2434.



Querendo convencer os eleitores da Bahia, Bolsonaro promete conclusão das obras da Fiol

As obras da Fiol foram paralisadas após o agravamento da crise econômica que atingiu o país (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O candidato a presidente da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, continua a sua estratégia de buscar o convencimento da população que reside no Nordeste, reduto histórico do PT e que pode ser o fiel da balança na decisão do segundo turno. Segundo informações da mídia, o presidenciável gravou, no último sábado (13), vídeos direcionados ao eleitorado nordestino e falou sobre o pagamento do 13º salário para o Bolsa Família e propostas para o semiárido, as quais interessariam aos moradores do sudoeste do estado, onde está localizado Brumado. Em suas propostas do plano de governo, foram incluídas pautas relativas à atuação do Exército na construção de poços artesianos no sertão nordestino. Agora o foco de sua estratégia foi garantir a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que irá escoar minério e grãos na Bahia, considerada a redenção econômica, a obra que inicialmente foi orçada em cerca de R$ 2 milhões, acabou indo para R$ 6 milhões, tendo sido paralisada devido ao agravamento da crise econômica, então, a sua retomada é vista com muito bons olhos pelos baianos. 



'O youtuber errado para seu filho pode gerar fobias', alerta psicóloga

Número de crianças que utilizam internet por aparelhos móveis cresceu de 21% (2012) para 91% (Foto: Unsplhash/Divulgação)

Nada de televisão. Com mais acessos a conteúdos pelos aparelhos móveis, a não ser quando se trata da Netflix, tem sido cada vez mais difícil observar uma criança  parando na frente da tela para assistir a um canal aberto (ou, até, fechado). O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou, em novembro de 2017, que 91% das 22 milhões de crianças brasileiras com acesso à internet navegam pelo celular. Em 2012, o número não chegava a  21%. Em comparação com a TV e com a própria Netflix, o YouTube é que domina hoje as produções digeridas pelo público infantil. Sem programas com horários definidos e com possibilidades tão variadas, a maior plataforma de vídeos do mundo tem preocupado pais, que disparam, diariamente, desabafos nas redes sociais pedindo ajuda para lidar com a relação dos filhos com os youtubers. As denúncias contam, por exemplo, com casos de crianças que chegaram a se machucar pelo desejo de imitar algum ‘desafio’ feito por um youtuber em um vídeo qualquer. “Meu filho colocou a mão no congelador, ficou com ela grudada no gelo e acabou queimado. Isso porque o youtube estava mostrando, em um vídeo, o caso de um menino que grudou a língua em um cubo de gelo”. Assim começa o relato de uma das várias mães que têm disparado denúncias pela internet em desabafos que acusam youtubers por ações perigosas tomadas pelas crianças. 

PERIGOS

Diferente do caso de Felipe, que já ganhou discernimento para dialogar com a mãe, crianças menores não devem acompanhar youtubers sem a supervisão dos pais.

Em relação à idade correta para deixar que os filhos  assistam  vídeos com menos monitoramento, a psicóloga Monise Gusmão,  36, indica: “Antes da alfabetização (até os 7 anos) é ainda mais perigoso que a criança assista sozinha aos vídeos, é bom ter os pais sempre ao lado,  porque é quando eles estão criando a base da própria personalidade. Depois, é bacana, ao menos, assistir a um vídeo ou outro e ir conversando, ajudando no senso crítico da criança”.

A psicóloga ainda alerta para a necessidade da construção de bons diálogos entre pais e filhos para que esse processo seja mais simples: “Aos 12 anos, por exemplo, ainda tem que haver essa supervisão, mas, para isso, é bom estabelecer vínculos de conexão com os filhos para além dos momentos diante das telas. Eles devem saber que estão sendo supervisionados para que uma certa revolta não seja gerada pela sensação da invasão de privacidade. Por isso, é importante que o momento de assistir com os pais (ou de saber que os pais vão poder assistir aqueles vídeos depois) seja prazeroso”, explica.

Como solução, Monise Galvão aponta que o ideal é incentivar as crianças a assistirem os vídeos completos, sem ‘pular rapidamente’ para outros e sem ficar passeando por outros conteúdos enquanto assiste (como fazem usuários que ficam lendo comentários enquanto ouvem o vídeo rolar).

Os psicólogos concordam que proibir o acesso dos pequenos ao YouTube não seria o melhor caminho. Além de acabar distanciando o jovem do seu mundo atual, prejudicando até a sociabilidade da criança, a proibição poderia afastar o filho dos pais. 

“É bacana ficar de olho também no que os coleguinhas da escola estão assistindo e comentando. É bom ter uma reunião da escola do seu filho para falar sobre esse poder do YouTube e até da Netflix atualmente. As séries também estão aí como uma nova febre e, para os menorzinhos, é bom deixar a Netflix somente na aba Kids”, aconselha Juliana. O próprio YouTube tem também um aplicativo fechado para o tema Kids que pode ser mais uma solução para os pais agoniados com a realidade atual.

CONTINUE LENDO


Homenagem ao Dia do Professor

(Divulgação)

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.  A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart. 

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo.

Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

CONTINUE LENDO


Eleitores podem emitir certidão de quitação eleitoral no site do TSE a partir de hoje (15)

(Foto: Divulgação)

Os eleitores que desejam emitir certidão de quitação eleitoral podem relizar o serviço no site do Tribunal Superior Eleitoral a partir desta segunda-feira (15). O certificado é gratuito. A certidão é um documento importante que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral, e é exigido na hora de tirar o passaporte ou para assumir cargos públicos.Também nos casos em que o eleitor perdeu o comprovante de votação, a certidão pode substituir o comprovante, já que ela é uma prova que o eleitor não possui débitos com o TSE. Além da internet, a certidão pode ser obtida também pessoalmente, em qualquer cartório eleitoral. Para isso, basta levar o canhoto entregue no dia da votação do primeiro turno. Se o eleitor preferir, ele também pode baixar o aplicativo E-titulo no celular ou no tablet e emitir o documento.



'Brasil tem que abraçar todas as religiões', diz Haddad ao criticar Bolsonaro

(Foto: Reprodução)

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad , disse neste domingo, em São Paulo, que o estado brasileiro "não pode ter uma religião, tem que abraçar todas as religiões ". Haddad falou aos jornalistas após um encontro com entidades representativas de pessoas com deficiência, no Centro da capital paulista.  —  Vejo com preocupação, quando uma igreja tem um projeto de poder que, inclusive, está descrito em livros —  disse o candidato petista, em referência ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, que declarou apoio ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro, e complementou: — É importante manter o Estado brasileiro aberto a todas as religiões. Haddad também atacou Bolsonaro por espalhar "mentiras" na internet sobre sua religiosidade. E incluiu a imprensa no desabafo:   — Não entendo por que razão a imprensa não está denunciando isso.  O petista também comentou a neutralidade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", publicada neste domingo, FH disse existir um muro entre ele e Bolsonaro, e que, por enquanto, havia uma porta a ser aberta na direção de Haddad. 

—  Se depender de mim, essa porta vai ser aberta em nome da democracia — disse o candidato, que mantém uma relação cordial com Cardoso, além de amigos em comum.

—  Independentemente de o PSDB ser oposição ou situação no próximo governo, o mais importante hoje é garantir as liberdades democráticas, que estão em risco em nosso país, como ele mesmo reconhece na entrevista.  

Haddad também comentou a campanha de Bolsonaro na TV e no rádio, que aponta o PT e seus principais líderes como defensores dos regimes de Cuba e Venezuela: 

— Olha, o PT nunca violou um princípio democrático enquanto esteve no comando do governo. O Estado democrático de Direito era e continua sendo um princípio basilar nosso. O meu adversário, ao contrário, defendeu tortura, a morte de 30 mil pessoas durante a ditadura, chamou Dom Paulo Evaristo Arns de vagabundo e charlatão. E está tudo registrado. 

O candidato petista também comentou um tuíte publicado pelo filósofo Olavo de Carvalho, e republicado por um dos filhos de Bolsonaro, dizendo que o candidato do PT defendia o incesto. Carvalho apagou a publicação logo em seguida.  

—  Já disseram que sou dono de uma Ferrari e que meu relógio, presente da minha família quando me formei, custa R$ 400 mil reais —  disse —  Onde essa loucura vai parar?

CONTINUE LENDO


Apostador sortudo ganha sozinho prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena

(Foto: Reprodução)

Um apostador de Marabá, no Pará, acertou sozinho o concurso 2.087 da Mega-Sena e vai receber um prêmio de R$ 27 milhões. Ele acertou as dezenas 02,18,19,23,34 e 53 sorteadas nesse sábado (13) em Joaçaba (SC). A quina teve 52 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 41.598,96 a cada uma. A quadra teve 4.898 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 630,91 a cada uma. De acordo com a Caixa, o próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para o dia 17 de outubro, com prêmio estimado em R$ 2,5 milhões.



A sua noite de domingo fica mais saborosa com as pizzas do Rey do Dellivery

(Publicidade 97NEWS)

Domingo sempre bate aquela preguiça, então se ela vier a falar mais alto, hoje isso é fácil de se resolver, porque as facilidades do delivery acabam com ela rapidamente, pois é só ligar, pedir e, depois, degustar as delícias da gastronomia. Dentre todas elas, uma em espacial tem tudo a ver com uma noite de domingo em família que é aquela pizza maravilhosa que dá água na boca só de pensar. Agora, ela está mais perto e mais fácil do que você imagina, pois é só ligar para o Rey do Delivery e fazer o seu pedido. Lá você encontra um cardápio variado de pizzas dos mais variados sabores preparados pela arte do conceituado pizzaiolo Darlan Ribeiro. Então não pense duas vezes, ligue ou mande uma mensagem pelo whatsapp agora mesmo para 9. 9925-4844 e faça o seu pedido.