ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Criança é internada na UTI em estado grave após ser atropelada por ônibus escolar na zona rural

Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Benito Gama

Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Lama de obra invade casas e moradores perdem tudo em Brumado

Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Brumado: 'Gatuno' é preso pela PM logo após roubar moto no bairro São Jorge

Unip: A Educação transforma sonhos em realidades!

Apagão de 40 minutos atinge Brumado e municípios da região

Brumado: Choveu forte na madrugada desta segunda-feira (18) na 'Capital do Minério'

Bahia bate o Vitória da Conquista e assume a liderança do Campeonato Baiano

Agência Nacional de Mineração recomenda extinção de barragens a montante até 2021

Brasil vai precisar de 10 mi de profissionais em saúde e educação até 2040, diz BID

Brumado: Estudantes participam de tarde de autógrafos com prefeito Eduardo Vasconcelos

Artista plástico 'Dil Rocha' recebe Prêmio Giuliano Ottaviani; o brumadense ficou em 1º lugar com o quadro 'Pedalando na Trilha'

Após um mês e meio baiano é o último vencedor da Mega da Virada a retirar o dinheiro

Previsão indica vento forte e chuva na tarde desta sexta-feira em Brumado

Brumado: Câmara de Dirigentes Lojistas pede flexibilização na implantação da 'Zona Azul'

Brumado: Cratera se abre em antiga galeria de água próximo a 'passagem em nível' na rua que liga os bairros São Felix ao Centro


Para impedir articulação do PCC na Bahia, operação do MP transfere nove presos

Foto: Reprodução l Acorda Cidade

Um operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) na manhã desta quarta-feira (13), transferiu 9 presos que estavam custodiados no Conjunto Penal de Feira de Santana. A transferência faz parte da operação "Spot", que visa coibir a articulação do PCC na Bahia. Os presos, estavam custodiados há mais de um ano e tinham envolvimento com tráfico de drogas. Segundo o MP, eles foram transferidos de avião para presídios de segurança máxima. 7 foram para o presídio de Serrinha e 2 foram encaminhados para outros estados. A operação foi deflagrada com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações do Ministério Público Estadual (Gaeco), da Unidade de Execução da Pena (Umep) e da 3ª Promotoria de Justiça de Feira de Santana, em conjunto com as Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap)  e de Segurança Pública (SSP). 



Cândido Sales: Homens são presos por traficar maconha de outros países em apartamento

Foto: Divulgação

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (13) suspeitos de traficar maconha de várias regiões do Brasil e de outros países, em Cândido Sales. Segundo a Polícia Civil, o dono da droga, um bancário de 34 anos, importava as sementes e cultivava a planta no apartamento onde morava, com a ajuda de um comparsa, de 24 anos. Conforme a polícia, a dupla colocava a droga em potes de suplemento alimentar para entregar aos clientes sem levantar suspeitas. Os suspeitos foram identificados como Paulo César Favila Cardoso Junior, que seria dono da maconha, e Jessé Novaes Dias, apontado como ajudante. A droga também era comercializada na cidade de Vitória da Conquista. Ainda segundo a polícia, foram encontrados diversos pés de maconha, sementes da droga, uma estufa com ventilação e iluminação própria, sistema de irrigação com controle de temperatura e PH digital, anfetaminas (ecstasy), produtos químicos para processamento das drogas, máquina para embalagem a vácuo e balanças de precisão. O material e os suspeitos foram levados para a delegacia da cidade. A dupla foi autuada por tráfico de drogas e está à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução


Brumado: No 'Dia Mundial da Rádio' a nossa conversa é com o radialista 'Kaka'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A rádio é o meio de comunicação mais importante no Mundo. É através dela que as pessoas recebem notícias e informações, também é na rádio que os assuntos são debatidos e as comunidades encontram soluções para os seus próprios problemas. Porque a rádio também é importante no crescimento de uma cidade. Celebrando o "Dia Mundial da Rádio", hoje 13 de Fevereiro, o 97NEWS entrevista o radialista Carlos Silva, o Kaka, de 52 anos. Ele que também defende a rádio como um meio vital para a missão de criar um futuro mais pacífico, mais sustentável e mais inclusivo, falou do momento atual que vive a rádio. Carlos Silva começou a carreira cedo como locutor das madrugadas na extinta rádio Gospel FM. Fazia um programa gospel. "Ali eu tocava uma música e fazia minhas orações, aos poucos fui me desenvolvendo", disse. Mas a primeira vez que o homem de pouco menos de 18 anos ouviu um apresentador em ação, algo aconteceu. “Ouvia bastante a rádio Globo nas madrugadas eu ficava imitando os locutores”, lembra. Os anos se passaram, e após algumas conversas, o locutor foi para a rádio Alternativa FM, -- onde permanece atualmente. Kaka ri das histórias até hoje, relembrando momentos difíceis no rádio. Mas se o começo da carreira foi marcado por tropeço, o resto da empreitada registrou sinais de precocidade e pioneirismo. Aos 15 anos no ar, -- 5 anos em outras emissoras, Carlos Silva, já atuou como repórter, apresentador de programa sertanejo, narrador de futebol e, a 13 anos apresenta o principal jornal da emissora, uma das mais importantes da Região Sudoeste. Ao longo desses anos, Kaka já recebeu convites para trabalhar em emissoras de Vitória da Conquista, Guanambi e outros estados, mas como ele mesmo diz, "sua paixão é aqui, na Capital do Minério".  

O radialista também é fã do motociclismo - Foto: Reprodução l Rede Social

Kaka também teve participação direta no quadro "Se vira nos 30" do Faustão na Rede Globo, na época, o radialista descobriu o galo "Red" que ficou famoso ao adar de ré. Depois que virou matéria no 97NEWS, o galo acabou indo para a TV, fazendo um sucesso a nível nacional, levando também o nome de Brumado a todos os lugares do país. Com sua extrema habilidade, o “galo” conseguiu arrancar até elogios do próprio Faustão (Veja). Hoje, Kaka afirma que o rádio mudou, o que para ele é “bom e natural”. Mas segundo o radialista, o veículo continua sendo importante na hora de anunciar um produto, o que é comprovado nas tabelas de venda da emissora. De acordo com o radialista, nada disso seria possível não fosse aquele começo de carreira na rádio pequena e todo o aprendizado que obteve na maior lição tirada do veículo: “o saber se comunicar” usando a magia do rádio. O Dia Mundial da Rádio é, assim, uma oportunidade de celebrar a rádio enquanto meio de comunicação, de promover uma melhor cooperação internacional entre emissoras, e de promover um conteúdo diversificado, bem como o acesso à informação e a liberdade de expressão através das ondas da rádio. A rádio moldou a forma como comunicamos entre nós, e continuará a encurtar as distâncias entre as diferenças culturais, políticas, econômicas e sociais. A internet e outras novas tecnologias vieram estender ainda mais o alcance da rádio, um meio que promove o desenvolvimento, a aprendizagem ao longo da vida e a diversidade cultural e ajuda a preservar as culturas locais e as línguas, ao mesmo tempo que contribui para um entendimento global.



Mais Médicos: Prefeitura capacita profissionais que chegaram a Brumado pelo programa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado já recebeu os novos médicos designados pelo programa Mais Médicos do Governo Federal e que agora reforçam o trabalho da prefeitura voltado à saúde da população. Nesta terça-feira (12) os profissionais receberam treinamento no auditório da Secretaria Municipal, onde aprenderam um pouco sobre a estrutura da atenção básica da cidade. Hoje, a rede municipal de saúde conta com 45 médicos, entre especialistas em saúde da família e comunidade atuando nas unidades básicas de saúde. Os novos médicos foram lotados nas unidades de vários bairros da cidade. Há cinco anos funcionando em Brumado, programa tem desafogado a saúde pública. Em entrevista ao 97NEWS, a tutora do Mais Médicos na região sudoeste, Rita de Cássia Natividade, explicou que os médicos brasileiros estão ocupando os seus postos de trabalho na região. “Abordamos a Política Nacional de Atenção Básica e a Política do Programa Mais Médicos, principalmente no que diz respeito às obrigações da gestão e do médico com relação ao programa”, comentou a tutora.

 



Brumado: Após idas e vindas, 1º suplente Girson Ledo assume vaga do vereador Dudu Vasconcelos na Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o afastamento do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, na Câmara de Brumado, o cabeleireiro Girson Ledo Silva (Sem Partido), suplente de 50 anos vai assumir a cadeira na sexta-feira (15). Girson que nas Eleições municipais de 2016 recebeu 873 votos para vereador, assume a cadeira pela terceira vez. Após ações judiciais, o suplente senta na cadeira da Casa da Cidadania mais uma vez, mas desta feita, pelo visto, por tempo indeterminado, haja vista que para surpresa de todos, o prefeito e pai de Dudu Vasconcelos, enviou na última sessão ao presidente da Câmara, Leonardo Vasconcelos, um ofício informando que por motivos de saúde, seu filho não teria mais condições de continuar atuando como vereador. Diante dos fatos, o presidente da casa foi até a capital baiana para obter mais informações junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a posse do suplente. De posse das informações, o presidente então comunicou que durante a sessão da próxima sexta (15), o suplente retorna mais uma vez para assumir o posto de vereador. A sessão acontece às 08h.



UniFG se manifesta sobre decisão que suspendeu temporariamente a chamada pública do curso de medicina em Brumado

Foto: 97NEWS

Após uma decisão da 4ª Vara Cível Federal de Vitória, no Espírito Santo, que suspendeu temporariamente a chamada pública do prosseguimento do curso de medicina, que está sendo construída as margens da BA-262, em Brumado, a unidade de ensino se manifestou sobre o caso. Segundo a UniFG, a decisão aconteceu após a Justiça ser acionada por uma faculdade capixaba, que perdeu a concorrência na primeira fase do processo. De acordo com a faculdade, a suspensão afeta os procedimentos administrativos em andamento posteriores à publicação da Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de medicina na cidade. A UniFG informou ainda que, “tomou conhecimento que uma instituição com sede na cidade de Vila Velha, Espírito Santo, inabilitada na primeira fase (entregou documentos incompletos), ingressou na justiça naquele estado, solicitando a suspensão do resultado de Brumado e Porto Seguro. A Procuradoria do Ministério da Educação (MEC) já fez a defesa, e o CESG também tomará as providências cabíveis. O Centro de Educação Superior de Guanambi está levantando mais informações sobre a contestação feita na justiça para poder se manifestar. Acreditamos que a situação irá se resolver em breve", diz a nota.



Mini salgados da Padaria Divina: fazendo o seu fim de tarde muito mais gostoso

Mini salgados da Divina: delícias irresistíveis para o seu final de tarde (Foto: Divulgação)

Sabe aquela vontade de comer uma coisa gostosa que dá sempre no final da tarde, o que deixa muita gente sem saber realmente o que fazer. Então, que tal mais uma das pedidas irresistíveis da Padaria Divina, que tem uma variedade de produtos de ótima qualidade, os quais fazem a alegria da criançada, da galera e também do grupo da terceira idade, ou seja, para todos os gostos e idades.  Já sentiu a água na boca, então, não pense duas vezes e vá agora mesmo provar os deliciosos mini salgados da Divina, com certeza você vai se impressionar com a qualidade, sabor e o desejo de “quero mais”. A variedade também é outro ponto que merece ser destacado. Outra dica é que podem ser feitas encomendas para festas e, agora, que estamos chegando a este período, para as boas e inesquecíveis confraternizações de final de ano. Então, está esperando o que, vá agora mesmo à Padaria Divina que fica localizada na Av. Antônio Francisco da Silva, número 200, no Bairro do Tanque e prove os deliciosos e irresistíveis mini salgados, com certeza você vai se apaixonar.



Projeto quer liberar uso de spray de pimenta e arma de choque para mulheres

Foto: Divulgação

Foi apresentado na Câmara um projeto de lei para que mulheres possam adquirir spray de pimenta e armas de eletrochoque. O texto assinala que o porte dos equipamentos é destinado somente a maiores de 18 anos, para “proteção pessoal”. “Os estabelecimentos responsáveis pela comercialização de spray de pimenta e de armas de incapacitação neuromuscular (armas de eletrochoque) deverão manter, pelo prazo mínimo de 60 (sessenta) meses, banco de dados com o registro cadastral das adquirentes, que será encaminhado à Polícia Civil do respectivo Estado federado”, ressalta. O projeto foi apresentado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE).



Brumado: Prefeitura celebra contrato milionário com empresa de refeições; contrato ultrapassa os R$ 4 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Parece que em termos de contratos milionários, nós estamos bem servidos aqui em Brumado. É que a prefeitura municipal, divulgou no Diário Oficial, o contrato com a empresa Refeições Industriais Cuca Ltda, do empresário Valdomiro Oliveira Júnior, que também é sócio da empresa Alquimia. A empresa será responsável pelo fornecimento de alimentos para as escolas de Tempo Integral do município. O contrato passa dos R$ 4 milhões (R$ 4.201.356,00). Esse não é o primeiro contrato que a prefeitura faz com essa empresa. A Alquimia, que tem como sócio Valdomiro, presta serviço ao município desde 2013, mas nem de longe chegou a esse montante. A pergunta é: por que aumentou tanto o valor da alimentação, visto que, as escolas ainda não estão 100% em Tempo Integral? O que se observa é que, não deixando o fato de que as crianças devem sim ter uma alimentação diária. No entanto, vários bairros da cidade, ainda sofrem com a falta de pavimentação. Outro questionamento feito pela população é: Será que os vereadores, que são pagos pelo povo para fiscalizarem as contas e os contratos, vão pedir explicações ao município? No Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da Bahia, consta que a empresa Alquimia, não tem contratos com outros municípios da região e, desde 2013, o único município que ela participou de licitações, foi em Brumado. (Veja)



Brumado: Quebra de braço entre a CDL e SMTT gera polêmica sobre vagas para comerciários

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um impasse que se estabeleceu entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, após o ínício da implantação da Zona Azul, gera discussões. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a CDL teria buscado uma nova abertura de diálogo com o Superintendente de Trânsito, André Cardoso, no sentido de que os comerciantes e lojistas tenham o seu espaço de estacionamento reservado para quem trabalha na área do comércio. De acordo com a CDL, as referidas vagas devem ser liberadas sob a alegação do valor das taxas, que seriam pagas todos os dias. Já que os preços que serão praticados pela Zona Azul em Brumado, estão acima do aplicado em outras cidades da região. Diante deste impasse, nós entramos em contato com o Superintendente da SMTT, André Cardoso, o qual relatou que, "a gente está fazendo é rotatividade para o cliente, e não para o lojista. Se o empresário quiser vaga, que ele crie suas vagas particulares”, comentou. Ele continuou argumentando que “cidades onde a zona azul já foi implantada, como Caetité e Guanambi, não há espaço reservado para os lojistas. As vagas preferenciais, são apenas para idosos e portadores de necessidades especiais”. A CDL também reivindica que as ruas adjacentes ao centro comercial poderiam ter sido liberadas para estacionamento de funcionários. No entanto, André Cardoso completou que agora não cabe mais essa discussão. "Antes da implantação nós chamamos os lojistas, comclamamos a população e a imprensa participou. No chamamento, nós discutimos a proposta, mas somente dois empresários apareceram". O Superintendente destacou também que na apresentação do projeto de lei na Câmara Municipal, aconteceu a mesma coisa, ninguém apareceu. “Tudo isso já foi ultrapassado. Agora, estamos no processo de implantação da zona azul, o martelo foi batido”, afirmou o engenheiro André. 



Polícia apreende 850 kg de explosivos que seriam usados para explodir bancos na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Cerca de 850 kg de explosivos que, segundo a polícia, seriam destinados a quadrilhas de roubos a bancos e carros-fortes, foram apreendidos na noite de terça-feira (12) na cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o material foi encontrado em um esconderijo no povoado de Palmeirinha. Os suspeitos de serem os donos do material conseguiram fugir. A SSP informou que os policiais chegaram a um esconderijo usado por contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração na região, a SSP informou que as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios. Na casa usada pelos criminosos foram encontrados 400 kg de emulsão (bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais. O caso foi registrado na Delegacia de Seabra.



Exército retoma Operação Caminhão-Pipa nas cidades de Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A distribuição de água para os que sofrem com a estiagem na zona rural de Brumado começou na última semana, com a retomada da Operação Pipa, executada pelo Exército. A situação em municípios do Sudoeste da Bahia se agravou nos últimos meses, com a previsão de que várias famílias ficaram em Brumado e Malhada de Pedras sem água potável para beber e cozinhar. "Todos os caminhões pipa que estão à disposição do Exército já estão rodando normalmente", informou Alana Gomes, presidente da comissão de Defesa Civil de Brumado. Os decretos de emergência foram reconhecidos pela União, com portaria publicada no último mês, e era aguardada a autorização para iniciar a distribuição da água. O governo estadual assinou decreto de emergência em virtude dos efeitos da seca - reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Um dos objetivos do decreto de emergência é garantir a retomada da Operação Pipa, que foi suspensa pelo governo federal após recentes chuvas. Porém, segundo a Alana, elas não foram suficientes para encher lagoas e cisternas. "Os moradores sofreram com a falta de abastecimento, mas agora a situação será normalizada aos poucos em todas as mais de 200 localidades serão assistidas", relatou. A operação conta com 16 caminhões pipa para abastecer as comunidades rurais.



Suspeito de manter mulher, filha e neto em cárcere privado é preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 69 anos foi preso em flagrante suspeito de manter a mulher, a filha e o neto em cárcere privado por 8 dias, trancadas dentro de uma casa na comunidade de Alto dos Poções, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. A informação foi repassada pela Polícia Militar e a prisão aconteceu esta semana. De acordo com as investigações policiais, o homem as deixava trancada em casa sempre que saia. Mãe, filha e neto só conseguiram se libertar do cárcere após uma vizinha ter percebido a situação e chamou a polícia. O homem passou mal no momento da abordagem, sendo conduzido para uma unidade de saúde. Em depoimento à polícia, o suspeito negou todas as acusações. Segundo ele, a mulher tinha liberdade para ir e vir, ela, a filha e o neto não eram agredidas. O homem preso foi identificado como Equiberto Caires dos Anjos. Ele foi autuado por cárcere privado. Após ter tomado conhecimento do caso através da imprensa, a equipe do Conselho Tutelar da cidade de Livramento de Nossa Senhora foi à delegacia para apurar as informações e adotar as medidas cabíveis. 



Vídeo mostra momento exato da queda do helicóptero que transportava Ricardo Boechat

Foto: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que caiu o helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci, mortos nesta segunda-feira (11). No vídeo é possível ver a aeronave aparentemente sem controle caindo sob as rodovias. Um caminhão que havia recém passado pelo pedágio acabou sendo atingido.



Mulher que socorreu motorista de caminhão vira heroína em desenho

Foto: Reprodução l Angelo France

O ilustrador Angelo France, 40 anos, acordou na terça-feira (12) com uma imagem fixa na memória e uma inspiração. Ele não conseguiu apagar a cena da vendedora Leiliane Rafael da Silva, 29 anos, socorrendo o motorista de caminhão João Adroaldo Tomanckeves, 52 anos, que se envolveu no acidente com o helicóptero onde estava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, na tarde desta segunda-feira (11). A força da mulher foi o que o inspirou para desenhar. France esperou o filho de 4 anos ir para a escola. Sozinho em casa, foi ao computador e pegou um frame do vídeo em que a Leiliane aparece e colocou ao seu lado. Na tela, ele começou a reproduzir a imagem digitalmente. Não demorou muito e ele, sem ainda perceber o feito, acabara de fazer um HQ que viralizou nas redes sociais. Além do desenho, ele fez o seguinte post no Instagram: "Minha visão da imagem marcante no momento do acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci. Heróis reais existem! Leiliane, que assistiu de perto a queda do helicóptero, desce da moto e corre salvar a vida do motorista do caminhão atingido no acidente. Uma mulher forte, de coragem, que arriscava sua vida enquanto os homens a sua volta apenas se importavam em filmar ao invés de ajudar. Parabéns Leiliane!! Verdadeira Heroína!!!" O ilustrador afirmou ainda que "quando eu vi a cena dela agarrada no caminhão, acho que a heroína que melhor representaria ali era a Mulher Maravilha, poderia ter colocado qualquer outra heroína ali, mas achei a Mulher Maravilha dentro do contexto ter retratado. Deu força para as pessoas enxergarem o que eu enxerguei." Ele disse ter ficado encantado com a atitude da vendedora. "A reação dela foi sair correndo da moto e tentar ajudar. Entra na comoção, tinha pensado na indignação de outros homens com celular na mão e de que poderiam ter ajudado. Espero um dia poder encontrar com ela. Espero que ela tenha visto o desenho e gostado da homenagem."



Ibotirama: Motorista é preso com 17 tabletes de cocaína; flagrante ocorreu na BR-242

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista foi preso e 11 quilos de cocaína foram apreendidos em Ibotirama, na noite de segunda-feira (11). O flagrante ocorreu por volta das 18h na altura do km 582 da BR-242. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os policiais abordavam um veículo VW/Fox quando notaram certo nervosismo no condutor ao responder perguntas sobre onde o homem se dirigia. Após averiguação minuciosa, os agentes encontraram 17 tabletes de pasta base de cocaína, escondidos em compartimentos do interior do automóvel. Ainda segundo a PRF-BA, o motorista, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ibotirama.



Brumadenses dão início ao primeiro grupo de motociclistas adventistas de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Brumadense sempre foi amante de motocicleta, tanto que na cidade, vários grupos de motociclistas foram formados, dando ao município uma conotação à nível nacional. Quebrando preconceitos, na manhã do último sábado (9), cerca de 15 participantes do MAM, que significa Ministério dos Motociclistas Adventistas, estiveram na cidade e deram início ao primeiro grupo de motociclistas formados por fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O grupo é formado por motociclistas de Brumado e Região. Através de atividades pertinentes há um motoclube, os participantes do MAM vão realizar projetos missionários como Feiras de Saúde, entrega de livros sobre qualidade de vida, estudos bíblicos, contribuindo para o crescimento da mensagem Adventista nas cidades onde atuam. O programa surgiu nos Estados Unidos e sua proposta tem sido colocada em prática em várias cidades do mundo. Na Região Sudoeste, eles vão trabalhar ativamente em várias cidades. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o capelão José Márcio, o MAM tem como objetivo principal evangelizar. “Temos muitos povoados, famílias isoladas, que moram em estrada de terra e que, muitas vezes, o trabalho executado pelos pastores e muitos líderes não é suficiente. Por isso, temos esse esquadrão do bem rodando de moto com um só objetivo, que é levar o amor de Cristo às pessoas”, explica. Além disso, o ministério também tem objetivos sociais. “Nós também ajudamos lares, prestamos assistência a famílias necessitadas. Ou seja, o MAM trabalha em duas frentes, social e espiritual”, pontua. Os novos membros receberam um colete personalizado com seu tipo sanguíneo e o nome da cidade a qual pertence escrito na vestimenta. Os membros da igreja interessados em participar do motoclube devem ser habilitados e terem uma motocicleta devidamente documentada, além de fazerem o pedido perante à igreja. O evento contou com a presença de representantes dos MAM's de Salvador, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora e Ilhéus, além de membros dos motoclubes seculares da cidade, como Giramundo, K9 e Rota 100, que foram homenageados com troféus simbólicos pelos trabalhos assistenciais realizados no município.



Homem perde controle da direção e colide veículo contra poste na zona rural de Livramento

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem perdeu o controle da direção enquanto dirigia uma picape D-20, no início da manhã desta terça-feira (12), na zona rural, em Livramento de Nossa Senhora. Ele perdeu o controle do veículo e acabou colidindo com um poste na comunidade de São Gonçalo. Um morador, que pilotava uma moto no sentido contrário ao da vítima, viu quando o acidente aconteceu. Após subir em um barranco, o carro bateu no poste e parte fiação caiu na via. O morador prestou socorro ao motorista. Segundo relato da vítima, ele teria perdido o controle de direção em curva e acabou chocando contra o poste, apesar do susto o motorista não sofreu ferimentos. O veículo ficou parcialmente danificado. A Coelba foi acionada e fez a substituição do poste. A energia da comunidade foi restabelecida horas depois.



Brumado: Aconteceu no último domingo (10) mais duas rodadas do Campeonato Sub-17 do Bairro São Félix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aconteceu no ultimo domingo (10) no Campo Bela Vista no Bairro São Félix, em Brumado, mais duas rodadas do Campeonato Sub-17. O evento que teve a participação de quatro times,  e demonstrou o quanto o bairro investe na prática esportiva, em especial o futebol. No primeiro jogo se enfrentaram Atletas do Bairro x Pequeno Craque. A equipe do bairro São Felix levou a melhor e venceu o adversário por 2x1. A equipe do 97NEWS esteve no local o pôde perceber que foi um jogo muito equilibrado, onde a equipe do Bairro São Felix começou melhor a partida e abriu o placar, ainda na etapa inicial, o Pequeno Craque partiu pra cima. Já no segundo tempo, o jogo se encerrou em 2x1. Já no segundo jogo, entraram em campo Ajax x Feirense, um jogo também disputado, e a equipe do Ajax deu um banho no adversário e venceu a partida por 3x0. Os Organizadores, Fredson Sodré, o Fequinho e Robson Wilson, o Galego convidam a todos para a semi-final que acontece no próximo domingo (17), entre as equipes: Atletas do Bairro São Félix x Ajax (08h da manha), e no segundo jogo, se enfrentam, Campo Seco x Pequeno Craque (10h da manhã). Eles ainda deixaram bem claro que, "enquanto estiverem a frente do campeonato, não medirão esforços para que o esporte cresça cada vez mais no bairro São Felix".  



Fake News: É falsa alegação de suposta jovem que teria sido encontrada desacordada na estrada da PPCAT em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

É falsa a mensagem que circula em grupos de WhatsApp com a alegação de que uma jovem havia sido encontrada desacordada as margens da Rodovia PPCAT que da acesso a mineradora RHI Magnesita. As informações são acompanhadas por uma foto da possível vítima e de uma mensagem de texto que dizia, "acabaram de achar um aqui mas não sabe se tá viva ou morta, tem que esperar o Samu chegar". As alegações falsas viralizaram durante toda esta segunda-feira (11). A montagem creditada a garota da foto como sendo "uma brumadense", é falsa. A imagem é de uma garota ainda desconhecida e, que possivelmente mora em outra cidade. A redação do 97NEWS falou com a Polícia Militar e com a Polícia Civil que desconheciam qualquer fato em relação à um corpo encontrado na região da PPCAT. Buscando mais esclarecimentos sobre o fato, a nossa equipe falou com o coordenador do SAMU 192, o enfermeiro Luiz Carlos Russo, que desmentiu o fato, e ainda esclareceu que tudo não passou de um mal-entendido. "Na realidade no início da manhã, por volta das 06h30 um funcionário do Samu que mora nas proximidades, ao se deslocar para o seu plantão do dia, encontrou um homem com sintomas de embriagues deitado as margens da rodovia, e solicitou um apoio de uma unidade do Samu 192 para que o mesmo fosse removido até o Hospital professor Magalhães Neto. Ainda segundo o enfermeiro, infelizmente pessoas com má intenção propagam este tipo de Fake News que acaba se propagando nas redes sociais. "Toda vítima encontrada com sinais de espancamento ou situação suspeita, de imediato o protocolo é salvar a vida daquela pessoa e, em seguida informamos as autoridades policiais sobre o fato. E neste caso citado, posso afirmar que não houve nenhuma ocorrência sobre o fato", relatou ao 97NEWS. As falsas informações da mensagem que circula pelo Whatsapp também foram checadas e desmentidas pelo CICOM, que destaca não haver qualquer registro sobre o ocorrido. É uma iniciativa do 97NEWS combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para redacao@97news.com.br.