ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado


14ª Sessão Ordinária será realizada nesta segunda-feira, 9 de maio de 2022

Foto: Divulgação l CMB

A 14.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado será realizada nesta segunda-feira, 9 de maio de 2022, em seu horário regimentar, a partir das 18h30. Na última sessão, realizada na segunda-feira (2/05), a presidente do Legislativo, vereadora Verimar do Sindicato, encerrou a sessão convocando a próxima para o dia 9 de maio. A presença dos cidadãos é sempre de extrema importância para promoção de transparência nos assuntos debatidos. Além disso, as sessões são sempre transmitidas no canal do YouTube, no site da Câmara e na rádio Câmara 103.3 FM. A pauta da sessão de hoje pode ser acessada por meio do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, clicando em “Pautas”.



Polícia apreende fuzil de fabricação americana e submetralhadora na Bahia

Foto: Divulgação

Um fuzil de fabricação americana e uma submetralhadora artesanal foram apreendidas pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) em Feira de Santana. Um homem também foi preso na ação, que aconteceu na última sexta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu após os militares abordarem o homem nas imediações do centro da cidade. O suspeito levou os agentes até o município de São Félix, na região do recôncavo, onde foi encontrada a submetralhadora. Não foram dados detalhes sobre as circunstâncias em que o fuzil foi achado. Conforme a polícia, as armas apreendidas são utilizadas em guerras e provavelmente seriam utilizadas por organizações criminosas que atuam na região. “Possivelmente estas armas seriam utilizadas tanto para o combate com rivais, quanto para roubos. Estamos apurando todas estas possibilidades”, disse o delegado Odair Carneiro, responsável pelas investigações. Ainda de acordo com o órgão, o homem que estava com as armas tem passagens pela polícia, por roubo e tráfico de drogas. O suspeito foi autuado em flagrante e ficará preso, à disposição do Poder Judiciário.



Guanambi: Plenária de Economia Solidária acontecerá no dia 17 de maio

Foto: Divulgação

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) promoverão no dia 17 de maio, às 7h30, a Plenária de Economia Solidária do Cesol Território Sertão Produtivo. O evento acontecerá no município de Guanambi. A plenária tem como tema “Economia Solidária, Democracia, Consumo e Comércio Justo”, sendo voltada para empreendimentos solidários, parceiros, autoridades e lideranças dos municípios que integram o Território de Identidade Sertão Produtivo. No evento, também será avaliada a assistência técnica prestada pelo Cesol. Em coletividade, será elaborado um documento para estabelecer pactos e deliberações sobre a Economia Solidária no Território.



Brumado: Curto-circuito pode ter provocado incêndio em residência do bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio, que destruiu parte de uma residência na tarde deste domingo (8), Dia das Mães, localizada na Rua Princesa Leopoldina, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. A casa vai ser periciada pela Polícia Técnica, mas somente após a conclusão do laudo será possível afirmar a origem das chamas. Em entrevista ao site 97NEWS, a dona da residência, Ilda Rosa de Jesus Silva, contou que um rádio estava ligado no quarto da filha quando ela ouviu um estalo. "Eu estava limpando uns blocos no quintal da casa, porque meu filho viria aqui nesta segunda pra fazer um fogão pra mim, ai só ouvi um [estalo] e minha filha pequena começou a gritar: 'mainha, mainha', foi quando eu vi só a fumaça", conta a moradora. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com Ilda, as chamas tomaram conta do quarto e ela saiu de casa. Em seguida os moradores agiram rápido e tentaram conter às chamas. "Graça a Deus, meus vizinhos vieram rápido. No quarto queimou tudo, móveis e roupas. A casa também ficou bastante danificada", disse a moradora. Vídeos gravados durante o incêndio mostram um vizinho subindo no telhado para conter às chamas. Ao site, Vitor disse que a intenção era conter o fogo. "Naquele desespero, a única solução foi tentar jogar água pelo telhado, porque às chamas estavam alta. Muita gente nos ajudou, os vizinhos foram solidários", contou. Parte do telhado e alguns móveis foram destruídos. Por sorte, ninguém ficou ferido e houve apenas danos materiais. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Três a cada quatro brasileiros apontam o dinheiro como sua maior preocupação, diz pesquisa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa da fintech Onze, mostra que 74% dos brasileiros dizem que o dinheiro é sua maior fonte de preocupação. O número é maior do que a angústia pela família (60%), pela saúde (57%) e pelo trabalho (44%). As informações são do site G1. Segundo a reportagem, a sondagem colheu respostas de 1.603 pessoas, todas elas trabalhadoras assalariadas em regime CLT. A segmentação da amostra é ainda mais preocupante, pois trabalhadores formais costumam ter renda maior que os informais. Das principais dificuldades quando o assunto é dinheiro, a pesquisa destaca o sacrifício de montar um "colchão" de conforto financeiro. Apenas 17,8% dos entrevistados afirmaram que conseguem cobrir os gastos e poupar algum dinheiro ao fim do mês. Na outra ponta, 42,7% disseram que a renda atual cobre os gastos, mas sem sobras. Outros 33,7% confidenciaram que os gastos são maiores que a renda mensal. Os demais não fazem nenhum controle financeiro e não souberam responder. Esse sentimento de pressão causado pelo dinheiro é chamado de "estresse financeiro". Os impactos se espalham tanto pela saúde física como pela produtividade no trabalho e nas relações pessoais. Dos entrevistados, 30,6% disseram que a preocupação constante com o dinheiro afeta o desempenho no trabalho. Dessa fatia, o principal sintoma é a perda de sono pela aflição financeira (59,1%), seguida de perda de foco (54,8%), mau humor e impaciência com colegas (20,3%) e necessidade de resolver pendências ao longo do dia (20%).

 



Brumado, Caetité e Guanambi registram maiores índices da arbovirose na Região

Foto: Composição l 97NEWS

Os municípios de Brumado, Caetité e Guanambi, estão em alerta para situação epidêmica de dengue e Chikungunya. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep/Sesab), conforme levantamento realizado até o dia 23 de abril. Foram notificados 24.500 casos das três arboviroses em todo o estado: dengue, Chikungunya e Zika. Somente de dengue, foram registrados 14.732 casos em 271 municípios, com 16 mortes. Segundo o levantamento, existe um surto de dengue em dez cidades. São elas: Urandi, Coaraci, Floresta Azul, Potiraguá, Apuarema, Mirangaba, Caatiba, Santa Cruz da Vitória, Remanso e Oliveira dos Brejinhos. Em relação à Chikungunya, no mesmo período, foram notificados 9.290 casos, um aumento de 19,6% em relação às notificações do mesmo período do ano passado. No total, 193 municípios notificaram casos, 49 deles com uma incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes. Na região, Brumado, Caetité e Guanambi, estão entre os que registraram os maiores índices para a arbovirose. Não houve registro de óbito. 

 



Obesidade deve atingir 30% da população no Brasil em 2030

Foto: Reprodução

O Brasil deverá ter, até 2030, quase 30% de sua população adulta com obesidade. A projeção foi feita pela World Obesity Federation, uma organização internacional voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade. Atualmente, dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2021, uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, indicam que 22% da população brasileira adulta apresenta obesidade. A condição é calculada por meio do IMC (índice de massa corporal), que consiste na divisão do peso pela altura ao quadrado. Quando o resultado fica entre 25 e 30, considera-se que há sobrepeso -- condição que atinge 57% da população adulta no país, segundo a Vigitel. Os números da World Obesity Federation também apontaram que a condição pode ser uma realidade para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo até 2030. Para efeito de comparação, em 2010 o número era aproximadamente a metade. "Alguns fatores relativamente conhecidos para obesidade estão impactando países que anteriormente não tinham altas taxas, como um largo acesso a comidas muito industrializadas e de alimentos refinados", diz Carlos Schiavon, cirurgião bariátrico e coordenador da ONG Obesidade Brasil.



Pedidos de demissão batem recorde em março e são 1 de cada 3 desligamentos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um levantamento feito pela LCA Consultores aponta que do total de 1.816.882 desligamentos registrados em março, 603.136 foram voluntários, ou seja, a pedido do trabalhador – o equivalente a 33,2% do total. Isso em meio a um desemprego que atinge 12 milhões de brasileiros. A pesquisa leva em conta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as vagas com carteira assinada no país. Trata-se do maior número de demissões a pedido em um único mês desde janeiro de 2020, início da série histórica do Caged com a metodologia atual de contagem de vagas.



Ministério da Saúde incorpora primeiro medicamento para casos leves de Covid

Foto: Reprodução l iStock

O Ministério da Saúde anunciou, na última sexta-feira (6), a incorporação do medicamento Paxlovid, composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir, para casos leves de Covid. Esse é o primeiro tratamento incluído no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19 e alto risco de complicações. Ele tem o objetivo de prevenir internações, complicações e mortes. Em 30 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do Paxlovid. Após a publicação da incorporação no Diário Oficial, na sexta-feira, o Ministério tem 180 dias para disponibilizar o tratamento na rede pública. Com potencial para redução da evolução da doença para quadros graves, o medicamento será ofertado para pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos.



Homem que mordeu e arrancou orelha de mulher por ciúmes é preso na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um rapaz de 22 anos foi preso preventivamente na cidade de Euclides da Cunha, na última quinta-feira (5), acusado de arrancar parte da orelha de uma ex-companheira com uma mordida. A ação de cumprimento de mandado foi realizada pelos policiais da Delegacia daquele município, com o apoio de guarnições da Polícia Militar. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a agressão – motivada por ciúme – aconteceu no início de 2022, em um caso que causou comoção na cidade, e o autor fugiu em seguida. Depois de uma intensa investigação, os policiais descobriram que o homem estava há dois meses escondido dentro de uma caixa d'água na zona rural de Euclides da Cunha. O suspeito foi apresentado na delegacia do município, onde deve ficar a disposição do Poder Judiciário.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Presidente da Petrobras diz que lucro recorde não tem relação com reajuste dos combustíveis

Foto: Reprodução l Ministério de Minas e Energia

O presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, disse nesta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro, em coletiva online, que não há relação significativa entre os resultados da companhia e o reajuste dos preços dos combustíveis. A estatal teve  lucro de R$ 44,5 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Coelho explicou que 80% dos ganhos no período foram provenientes da atividade de exploração e produção de petróleo e 20% dos demais segmentos. Segundo o presidente da estatal, no primeiro trimestre de 2022, a Petrobras pagou em tributos para a União, estados e municípios uma vez e meia o valor do seu lucro líquido. “Um bom resultado da Petrobras se repercute também para a sociedade como um todo. Isso gera investimentos em saúde, saneamento, transporte e uma série de outros investimentos importantes”. Coelho disse que, no primeiro trimestre deste ano, em tributos e participações governamentais, foram pagos mais de R$ 70 bilhões. Segundo o presidente, cada R$ 1 bilhão investido pela Petrobras gera cerca de 10 mil empregos. “Então, é emprego e geração de renda na veia”.



Conquista: Dono de oficina e mais dois homens são presos por vender motos furtadas

Foto: Divulgação l PC

Um proprietário de oficina foi preso na quarta-feira (4) em Vitória da Conquista.  Além dele, outros dois homens foram detidos, acusados de furto e receptação de motocicletas. Segundo a Polícia Civil, o dono da oficina automotiva, que não teve a identidade revelada, vendia as motocicletas furtadas. Ele foi encontrado no estabelecimento situado no bairro Brasil com três motocicletas furtadas. Conforme a Operação "Duas Rodas", o homem responsável pelos furtos também foi preso. Aos agentes, ele confessou que só em abril furtou pelo menos dez motocicletas. Após ser detido -- ele já usava tornozeleira eletrônica -- o acusado apontou outro suspeito. Na ação, cinco motos foram recuperadas. Ainda segundo a polícia, os três foram presos em flagrante e levados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.



Bahia registra média de 6 vítimas fatais nas estradas por dia; 80% são homens

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou uma média de 6 vítimas fatais em Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) em 2021. O levantamento foi realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que identificou aproximadamente 2,3 mil vítimas em todo o estado. O número diminuiu 0,7% em comparação com 2020. Os dados indicam que em 2021, a cada 10 vítimas, oito delas eram do sexo masculino. Já as mulheres representaram 20% das vítimas. A taxa de vitimização do ano também mostra que foram 15,3 vítimas de acidentes terrestres a cada 100 mil baianos. Em uma análise da série histórica de 2000 a 2021, a maior taxa foi de 20,2, registrada em 2012. Na distribuição de vítimas por acidentes por tipos de transporte, os veículos encabeçam a lista, com 38,0%, seguido das vítimas motociclistas, que representam 37,4% do total. Pedestres são 12,3% das vítimas. Outro dado levantado pelo estudo é a taxa de vitimização no interior,  que possui a maior taxa, com 17,7 vítimas a cada 100 mil habitantes. 

 



Litro da gasolina sobe pela quarta semana seguida, diz ANP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O valor médio do litro passou de R$ 7,283, na semana passada, para R$ 7,295, nessa semana, marcando novo patamar médio recorde no varejo. É uma alta de 0,16%. Desde janeiro, o avanço é de 9,37% nas bombas. O preço máximo da gasolina vendida no Brasil voltou ao patamar de R$ 8,999 em algumas cidades. Já o diesel subiu pela terceira semana seguida, passando de R$ 6,61 para R$ 6,630.  Avanço de 0,3%. No ano, aumento é de 23,99%. A Petrobras não reajusta os preços do diesel e gasolina nas refinarias desde o dia 11 de março. Mas, nesta sexta-feira (6), presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, disse que a empresa vai continuar seguindo os preços de mercado como forma de gerar riqueza para a sociedade e evitar o desabastecimento.



Conselho de Segurança convoca a imprensa de Brumado para união de forças

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As reuniões do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) foram retomadas neste ano de 2022 com a participação do delegado titular do município, Paulo Henrique. O delegado relatou que, na oportunidade, apresentou os desafios vivenciados pela Polícia Civil (PC) no dia a dia da segurança pública e as suas principais demandas. Também foi apresentado qual é o papel da polícia repressiva na sociedade. Presidente do órgão, Glauber Bacelar informou que as demandas se transformarão em provocativas para serem solucionadas, especialmente no que se refere ao número reduzido de efetivo na PC de Brumado. Na oportunidade, além da reunião com braços da segurança pública, o presidente convocou a imprensa para um encontro que será promovido no dia 1º de junho. “Poderemos ter essa troca de informação, instrução e também escutar as demandas da imprensa, profissionais tão necessários para a execução de diversas ações de segurança pública no município. A imprensa é fundamental”, afirmou.



Petrobras lucra R$ 44,5 bilhões no primeiro trimestre de 2022; Bolsonaro critica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou, na última quinta-feira (5), o balanço em que fechou o primeiro trimestre de 2022. A estatal teve um lucro de R$ 44,5 bilhões, o terceiro melhor resultado já registrado por uma companhia aberta no Brasil. Após o anúncio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o resultado de "estupro". Bolsonaro tem criticado os elevados lucros da estatal, enquanto a gasolina pesa no bolso do consumidor. Ele pediu à empresa que novos reajustes não sejam feitos. A Petrobras também anunciou o repasse de R$ 48,5 bilhões em dividendos aos seus acionistas. Em 2021, no mesmo período, a Petrobras registrou um lucro muito menor, de R$ 1,1 bilhão. Além disso, o resultado deste primeiro trimestre é anunciado logo após a empresa ter seu maior lucro anual na história, de R$ 106,6 bilhões.



Caetité: Restos mortais de Waldick Soriano voltam para terra natal

Foto: Reprodução l Estrelando

Uma cerimônia simbólica em Caetité, nesta sexta-feira (6) marcará o enterro dos restos mortais de um dos seus filhos ilustres: Waldick Soriano. O sepultamento deve ocorrer às 9h no cemitério Ladeira da Saudade e será restrita a familiares do cantor e alguns convidados. No mesmo momento haverá também o enterro de parentes de Waldick, Sebastião Soriano e João Soriano. Nascido em Caetité em 13 de maio de 1933, Eurípedes Waldick Soriano viveu a infância, juventude e início da idade adulta no município baiano. Trabalhou na roça, foi engraxate e garimpeiro, mas se destacou na música, se tornando um dos grandes nomes da chamada música brega. Ficaram famosos sucessos como “Eu não sou cachorro não”, “Tortura de Amor”, “Paixão de um homem”, entre outras canções. Waldick Soriano foi tema também de filmagens, como um documentário dirigido pela atriz Patrícia Pilar “Waldick, Sempre no meu coração”, de 2007. O cantor faleceu em 2008, aos 75 anos, no Rio de Janeiro, onde os restos mortais estavam sepultados até então.



Brumado: Criada comissão visando instalação de uma Santa Casa de Misericórdia no município

Foto: Reprodução l Jornal do Sudoeste

A primeira reunião de criação da comissão para instalação de uma possível Santa Casa de Misericórdia em Brumado foi relizada na última terça-feira (3). No total, 16 membros da sociedade brumadense foram convocados para a comissão. Outras reuniões vão acontecer para discutir aspectos fundamentais em prol da instalação da entidade na cidade. “Há um universo muito maior a ser discutido dentro das expectativas do que a Santa Casa pode oferecer para Brumado e é com esse intuito que estamos trabalhando”, afirmaram. A comunidade também foi convidada a se mobilizarem com a proposta. “Vamos abrir uma discussão maior para que a cidade também se envolva no projeto porque a instituição em si é filantrópica”, destacaram. No Brasil, cerca de 2.500 Santas Casas de Misericórdia já foram criadas.



WhatsApp anuncia atualização com restrições para o Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A rede social de troca de mensagens instantâneas WhatsApp, publicou na quinta-feira (5) em seu blog oficial que algumas mudanças anunciadas no mês passado já estão disponíveis na versão atualizada do aplicativo. Entre as novidades, a possibilidade de enviar arquivos de até 2 gigabytes (GB) protegidos por criptografia de ponta a ponta. Anteriormente, apenas arquivos de até 100 megabytes (MB) podiam ser enviados ou recebidos com a ferramenta. Outro recurso da nova atualização é a possibilidade de reagir a mensagens enviadas por outros usuários usando seis tipos diferentes de emojis. São eles: ??????????????????????. “Conforme anunciamos, estamos desenvolvendo novos recursos para que organizações, empresas e outras pequenas comunidades se comuniquem com segurança e realizem tarefas usando o WhatsApp. Os comentários que recebemos até agora têm sido muito positivos, e mal podemos esperar para disponibilizar mais recursos para vocês”, disse a empresa em comunicado. O WhatsApp também informou que a ampliação de grupos para até 512 usuários e a função “comunidades” não serão disponibilizadas no momento no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, a justificativa é a “estratégia de longo prazo para o Brasil”, que não está entre os mercados prioritários para a novidade.