ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Você já ouviu falar no Rap Geek? O Tema Livre Podcast bateu um papo com Dock Elo, criador desta arte em Brumado

Foto: Divulgação

Diogo, um jovem de 17 anos é artista e promove um som diferenciado. Conhecido como Dock Elo, o youtuber foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana. Diogo falou sobre a arte do Rap Geek, pouco conhecida em nossa região, mas que tem adesão de muitos seguidores e fãs nas redes sociais e nos canais do Youtube. O jovem explicou sobre a arte e seu trabalho, promovendo o assunto ainda pouco conhecido. Dock Elo compõe, canta e produz seus vídeos, postando no seu canal, onde vem ganhando grande repercussão. O vídeo completo do bate papo já está disponível no canal Tema Livre Podcast. Não se esquece de se inscrever.



Chuva de granizo atinge cidade de Mucuri, no extremo sul baiano

Foto: Reprodução l Rede Social

Moradores de Mucuri, no extremo sul da Bahia, foram surpreendidos na noite da última terça-feira (17) por uma chuva de granizo. O fenômeno destruiu telhados, árvores caíram e quedas de energia foram registradas em algumas regiões do município. Os moradores também relataram raios e trovões. A chuva foi formada por uma frente fria. Em todo o país estão sendo registradas ondas de frio e na Bahia, o efeito maior deve ocorrer em cidades do sul e sudoeste.



TCM adverte Prefeitura de Brumado por irregularidades em licitação da limpeza pública

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quarta-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por meio dos conselheiros, votaram pela procedência parcial da denúncia apresentada pela empresa R Barbosa Serviços de Limpeza, contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), e a pregoeira Luara de Jesus Dias, em razão de irregularidades no Pregão Eletrônico nº 16/2021. Segundo o relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, aplicou aos gestores penalidade de advertência. A empresa denunciante acusou ser irregular a vinculação da responsável técnica designada pela empresa junto à administração contratante, durante o curso da licitação (na fase preparatória), pois a engenheira sanitarista e ambiental, Allana do Nascimento Gomes, contratada pela licitante vencedora em 22/02/2021, exerceu, concomitantemente, a função de servidora na Prefeitura de Brumado, cargo efetivo de fiscal ambiental, no período de 09/04/2018 a 22/12/2021. Também argumentou que a adjudicação do objeto do certame se deu por valor drasticamente superior ao orçado, “pois o preço contratado foi de R$ 5.279.753,72, enquanto que o valor referência do certame era de R$ 4.799,985,36, representando uma média de 10% acima do estimado”. E acrescentou, por fim, que a pregoeira teria buscado guarida no fato de que foi optado pelo orçamento sigiloso sem um critério limítrofe, desatendendo aos princípios da razoabilidade e economicidade. Em relação ao primeiro item, o conselheiro Nelson Pellegrino destacou que servidora requereu o seu afastamento para tratar de assuntos particulares em 14/04/2021, evidenciando o decurso de 111 dias – quase quatro meses – entre o deferimento e a abertura do primeiro edital do PE nº 016/2021, não ficando assim comprovado o comprometimento da impessoalidade. Sobre a possibilidade de adoção do “orçamento sigiloso”, defendido pelos denunciados, a relatoria concluiu que a matéria não está pacificada na jurisprudência e, em que pese o art. 15, §2º, do Decreto nº 10.024/2019 e a nova Lei de Licitações, nº 14.133/2021, em seu art. 24, caput, prevejam a sua possibilidade, deverá ser justificado pela administração pública, “o que não ocorreu no Pregão Eletrônico nº 016/2021. Cabe recurso da decisão.



Grupo operativo da Ouvidoria Cidadã de Brumado toma posse na Defensoria Pública Estadual

Ao centro, o titular Osmagno Novais - Foto: Divulgação

No último dia 13 de maio, os membros eleitos do Grupo Operativo (GO) da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) tomaram posse para o exercício do biênio 2022/2024, em sessão solene realizada na Escola Superior da Instituição. São 34 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, que atuarão como um conselho consultivo na capital e no interior, em apoio à Ouvidoria, nas 54 comarcas da Bahia onde a Defensoria Pública está presente. Os membros foram empossados pelo defensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, e pela ouvidora-geral, Sirlene Assis. Em Brumado, foram eleitos: Osmagno Marcio Novais Meira (Titular) e Dionata de Jesus Silva (Suplente).

Ao centro, o suplente Dionata de Jesus - Foto: Divulgação

A Ouvidoria conta com representantes dos mais diversos movimentos no interior baiano, muitas vezes invisibilizados na sociedade, como os de terreiros, pescadores, quilombolas, indígenas, de mulheres e LGBT’s. Entre as atribuições do GO estão o auxílio na elaboração de prioridades, estratégias, diretrizes e metas da Ouvidoria; a formulação de críticas e sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição; a fiscalização das ações desempenhadas pelo ouvidor no exercício de sua atribuição, entre outros. A Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia é a única no país que conta com um GO nos moldes de democracia participativa, composto por representantes de organizações da sociedade civil, conforme a Resolução NR 01/2017 da Ouvidoria Cidadã. Os membros eleitos do GO exercem as atividades de maneira voluntária, sem remuneração, e não podem ocupar cargos nos poderes públicos e devem ter voz nos movimentos populares nas cidades as quais representam.

 

 



Termômetros podem marcar 10 graus nos próximos dias no Sudoeste da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma frente fria que se aproxima da Bahia deve trazer, além de chuva, redução de temperaturas em algumas regiões do estado. No Sudoeste do estado, por exemplo, os termômetros devem registrar entre 10º e 14º graus já na próxima semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacou que, apesar de parecer baixa, a temperatura é comum para esta época do ano nas duas regiões. Conforme o inmet, vai haver ocorrências de chuvas e após a passagem desse sistema, ocorre também uma ligeira queda nas temperaturas na Bahia, de uma forma mais perceptível no sul e sudoeste. Pontualmente, essas temperaturas podem atingir 10º durante as madrugadas. Em Brumado, a temperatura também deve cair nos próximos dias. entre os dias 20 e 25 de maio, as mínimas devem ficar em torno de 13ºC e 17ºC.



15ª sessão da Câmara de Vereadores de Brumado tem aprovação de projetos de lei, requerimentos e indicações

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022, a 15ª sessão ordinária do legislativo brumadense. A presidente Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato) iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Estiveram presentes os seguintes edis: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão) , Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly e João Vasconcelos. As ausências dos vereadores César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Tiago Amorim e Rubens Araújo foram justificadas. Depois, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Dentre os assuntos debatidos e aprovados, estão indicações, requerimentos, além de votação dos projetos de lei:

  • Projeto de Lei nº 021/2022, de autoria da vereadora Lia Teixeira, institui a campanha Oftalmologista na Escola para os alunos da rede municipal de ensino de Brumado (aprovado por unanimidade);
  • Projeto de Lei nº 022/2022, de autoria a vereadora Lia Teixeira, que autoriza o executivo a incluir medidas de conscientização, prevenção e combate e automutilação, depressão e suicido entre crianças e adolescentes (aprovado por unanimidade).

A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse. A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Verimar do Sindicato, após as considerações finais dos vereadores, encerrou a sessão convocando para a próxima, que será realizada na segunda-feira, 23 de maio de 2022, em seu horário regimentar, a partir das 18h30.



Bahia: Secretário da Segurança Pública defende descriminalização da maconha

Foto: Reprodução l Vídeo

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. As informações são do site G1. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, no final do mês de abril. "A maioria das pessoas que eu conheço, que usa maconha, são pessoas que trabalham todo dia. Tenho amigos que dizem: 'Eu fumo cigarro todo dia para dar uma relaxada'", disse o secretário. Mandarino afirmou ainda que a maconha "torna você um emancipado mental, que é o que a gente precisa ser". Concluiu com uma crítica: "A gente não pode ficar nessas caixinhas". O gestor da Segurança Pública na Bahia também falou sobre as pessoas que conseguem manter um controle no uso social da maconha. Também usou artistas como exemplo para comentar sobre um possível aumento da criatividade após o uso da droga. "Os bêbados não andam caindo pela rua. As pessoas que perdem o controle do uso social, o uso moderado da droga, são poucas, não é todo mundo que faz isso", discursou Mandarino. "Então ela libera as pessoas, aumenta a criatividade. No meio artístico isso é evidente. A gente conhece a história de grandes compositores que quando estão com uma 'bebidazinha' qualquer relaxam e fazem composições belíssimas", falou o secretário. No final, o secretário questionou que a criatividade aflorada pelo uso da maconha pode também ser pensada em outras áreas. "Por que não admitir que isso possa acontecer no meio científico e em outras atividades criativas?"



TSE e Telegram formalizam acordo para combate às fake news

Foto: Reprodução l Ivan Radic l Flickr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram celebraram, na última segunda-feira (16), um acordo de colaboração mútua inédito para enfrentamento da desinformação. A Corte é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas. Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a suspender o funcionamento do aplicativo no Brasil. A assinatura do acordo formaliza o termo de adesão do Telegram ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral.



Criança é encontrada viva depois de passar dois dias dentro de buraco na Bahia

Foto: Divulgação

Um bebê de 1 ano e 11 meses foi encontrado com vida na última terça-feira (17), após passar dois dias dentro de um buraco. O caso aconteceu em Santo Estevão, próximo a Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, Heitor Gomes de Araújo estava desaparecido desde a noite de domingo (15) quando a mãe saiu e deixou a criança sozinha. Ela percebeu o sumiço do filho cerca de 24 horas depois e acionou a delegacia da cidade. O menino foi encontrado por volta das 13h por uma mulher que passava pelo local e ouviu o gemido da criança. Ela disse que o garoto estava com os braços para cima. O buraco fica a 60 metros da casa onde Heitor mora com a mãe, no bairro Triângulo, as margens da BR 116 Sul. Ele foi levado para o Hospital com sinais de desidratação e febre, mas sem ferimentos. De acordo com o hospital responsável pelo atendimento, o bebê continua internado onde está sendo hidratado. O estado dele é estável e ainda não há previsão de alta. A mãe do menino foi presa e deve responder por abandono de incapaz.



Polícia desarticula esquema que abria contas bancárias em nome de terceiros na Bahia

Foto: Divulgação

A 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Jequié, desarticulou na última terça-feira (17) um esquema contra uma instituição financeira, onde os suspeitos realizavam aberturas de contas bancárias por aplicativo e utilizando documentos falsos. O prejuízo com a fraude já atinge mais de R$ 137 mil. De acordo com as investigações, o golpe consistia em contratar empréstimos pessoais e transferir os valores recebidos para diversas outras contas. De acordo com o coordenador da Operação Camaleão, delegado Rodrigo Fernando, para abertura das contas foram apresentados diversos documentos de identidade, no entanto, a biometria facial, em todas as propostas, pertencia a um único indivíduo. “No decorrer das apurações, foi possível identificar quatro pessoas que seriam responsáveis por ceder suas contas, justamente facilitando a fraude”, detalhou o Delegado, acrescentando que todos os envolvidos foram indiciados e podem responder pelos crimes de estelionato em concurso com associação criminosa.



Petistas de Brumado participam de PGP em Guanambi

Foto: Reprodução l Rede Social

Lideranças políticas estaduais, municipais e regionais participaram no último domingo (15), do Programa de Governo Participativo (PGP), realizado na cidade de Guanambi. Capitaneados pelo Presidente do PT de Brumado, Márcio Aguiar, a presidente da Câmara brumadense, a vereadora Verimar Dias Meira, e demais lideranças, participaram do lançamento do Programa, tendo Jerônimo Rodrigues como pré-candidato ao Governo do Estado. Segundo o petista, Márcio Aguiar, presidente do partido na Capital do Minério, quase 2 mil pessoas prestigiaram o PGP em Guanambi. "Foi uma grande festa da democracia participativa. Os movimentos sociais, organizações, sindicatos, gestores municipais, secretários juntos pra debatermos o programa de governo do nosso futuro governador Jerônimo Rodrigues (PT). Aquilo que vai traçar os 4 anos de governo. Foi um momento muito importante", destacou. Também participaram parlamentares estaduais e vereadores da Região.

 



Aposta de Uruçuca na Bahia acerta 15 números e leva mais de R$ 1 milhão na Loto Fácil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma aposta de Uruçuca, Sul da Bahia, acertou os 15 números do concurso 2.523 da Lotofácil, realizado na noite de terça-feira (17) em São Paulo. O prêmio foi de R$ 1.284.224,95. O próximo sorteio (2.524) será na quarta (18). O prêmio será de R$ 1,5 milhão. As dezenas sorteadas foram 01 - 04 - 05 - 06 - 07 - 10 - 11 - 12 - 14 - 15 - 17 - 18 - 20 - 23 - 24.

 



Itapetinga: Passageira morre e três pessoas ficam feridas em capotamento na BA-263

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher, de 26 anos, morreu e outras três pessoas ficaram feridas após um acidente em um trecho da BA-263 de Itapetinga, no Médio Sudoeste. Segundo a Polícia Civil, via G1, o fato ocorreu próximo a Ladeira do Peroba quando o veículo onde as vítimas estavam capotou. Uma das passageiras do carro, de nome Lenize Miranda Costa, de 26 anos, morreu no local. As outras três pessoas, que não tiveram as identidades divulgadas, foram socorridas pelo Samu e levadas para o Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. As causas do acidente, ocorrido no último domingo (16), devem ser ainda esclarecidas. 



Empresa abre várias vagas de emprego em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para Brumado. Confira a relação de oportunidades: Servente de Obras - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 65 vagas; Armador - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área construção Civil - 20 vagas; Carpinteiro - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 20 vagas; Montador de Andaimes - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área construção Civil - 02 vagas; Operador de Bomba de Concreto - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 01 vagas; Operador de Perfuratriz - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 01 vaga; Pedreiro - Ensino Fundamental (desejável), experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 15 vagas; Técnico em Edificações - Ensino Técnico na área, experiência mínima de 06 meses na função, área Construção Civil - 01 vaga. Os interessados devem comparecer à sede do Sine Bahia portando: Carteira de Trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e vacinação contra a Covid-19, além das especificidades das vagas e comprovações diversas para o trabalho. 



Botuporã: Três pessoas morrem e outras cinco ficam feridas em acidente na BA-156

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (17), um acidente grave provocou a morte de três pessoas na rodovia BA-156, próximo ao município de Botuporã. Segundo informou a 46ª CIPM ao site 97NEWS, o condutor de um Pajero, ocupado por mais sete pessoas, teria capotado o veículo após desviar de um outro carro na rodovia. Por conta do acidente, duas pessoas vieram à óbito no local e uma terceira vítima morreu a caminho do Hospital. Conforme a 46ª CIPM, outras cinco pessoas foram socorridas por equipes do SAMU 192 e encaminhadas a unidades hospitalares da Região. Não há informações sobre o estado de saúde das cinco vítimas. A Polícia Militar preservou o local do acidente até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado foi acionada.

 



Brumado: Campus da UNEB realiza a primeira sessão das oficinas de ‘Arteterapia’ no Bairro Urbis 2

Foto: Divulgação

No último dia 12 de maio, o Campus XX da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Brumado, por meio de parcerias, realizou a primeira sessão de oficinas de “Arteterapia”. O evento aconteceu no espaço Levanta-te, localizado no bairro Urbis 2, e contou com a participação de moradores de bairros próximos, representantes do Marcadas para Curar e coordenadoras do Arteterapia. Durante o evento, houve dinâmicas e a manobras de enfrentamentos. Na sequência, aplicação da terapia por meio do auto-retrato e da pintura. Ao site 97NEWS, as coordenadoras do Arteterapia, Cleonice Lima e Nilzabete Oliveira ressaltaram a importância da técnica da auto-imagem retratada em papel. “As percepções impactam profundamente as relações consigo mesmo, com o outro, e sinalizam para as formas de lidar com as dificuldades que se apresentam no cotidiano”, disseram. “Uma experiência de cuidado, reconhecimento e de valorização de si”, reforçou a diretora do Campus da Uneb, a professora Luciana de Oliveira Cruz. A oficina acontece todas às quintas-feiras, às 15h, no espaço Levanta-te, no Bairro Urbis 2.



Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida fala sobre a importância da fisioterapia no alívio das dores causadas pela Chikungunya

Foto: Divulgação

A Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus que leva o mesmo nome, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente). A persistência da dor articular é uma das principais queixas dos pacientes. É muito comum que os acometidos pela doença sintam: - Dores intensas nas articulações dos membros superiores e inferiores, extremamente incapacitantes; - Sensação de dormência nas extremidades; - Tenham edemas. O especialista da Clínica Mais Vida, fisioterapeuta Heitor Machado observa que o acometimento articular iniciado na fase precoce (entre os primeiros 10 dias) pode se estender para fase intermediária (+- 03 meses) e tende a se agravar. Continua explicando que se após esse período o paciente continuar se queixando, é dito que ele entrou na fase tardia (onde acomete 50% dos pacientes), que pode durar entre 5 anos, pois nessa fase, algumas pessoas apresentam sinais de destruição dos componentes articular. A fisioterapia tem um papel importante no alívio dos sintomas apresentados pela patologia: realização de exercícios aeróbicos (caminhada é super indicada); treino de fortalecimento muscular funcional, como o pilates, pode melhorar incômodos, cansaço; analgesia nos locais de dor (TENS, US, laser); crioterapia (uso de compressa de gelo de 2 a 3 vezes ao dia por 20 minutos), entre outros métodos. É importante ressaltar que só o profissional fisioterapeuta poderá desenvolver as melhores técnicas para o tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Bahia ocupa 3° lugar no ranking nacional de habitações precárias, aponta fundação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia ocupa o 3° lugar no ranking nacional de habitações precárias, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro. São quase 158 mil moradias (157.927), com famílias inteiras que vivendo em péssimas condições. Além disso, o estado tem o 5° maior déficit habitacional do país. No ranking de habitações precárias, a Bahia fica atrás de Maranhão (210.997) e Pará (159.751) lideram a triste estatística que mostra os desafios de garantir moradia digna para milhões de brasileiros. “Pessoas morando em barcos, em carros, em lojas, construções abandonadas. As paredes dos imóveis, se tiver formatos por taipa, outros materiais que não dão aquela condição de de estabilidade”, disse o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Frederico Poley. O número de casas precárias ajuda a determinar o índice de déficit habitacional no Brasil. De todos os nove estados da região Nordeste, a Bahia é o que tem o maior índice de déficit habitacional e o quinto maior do pais. São 584.628 moradias a menos do que o necessário.



Google Tradutor adiciona Guarani e outros idiomas da África, Ásia e América do Sul

Foto: Reprodução

A plataforma de busca Google anunciou que sua ferramenta de tradução vai passar a entender mais 24 idiomas, entre eles o guarani. Agora, ao todo, o Google Tradutor poderá traduzir 133 línguas. O anúncio foi feito na última terça-feira (10), durante o evento Google I/O 2022, uma conferência anual da empresa. Um dos idiomas oficiais do Mercosul, junto ao português e o espanhol, o guarani é falado por cerca de 7 milhões de pessoas em países como Argentina, Paraguai e Bolívia. O idioma também é comum entre algumas tribos indígenas do Brasil. Segundo dados do IBGE, mais de 26 mil pessoas falam dialetos do guarani no país. Outros idiomas incluídos na ferramenta de tradução incluem outros idiomas da América do Sul, como aimára e quechuá. Línguas da Índia, Gana e Nepal, como assamês, axante e boiapuri.



Polícia Rodoviária Federal registra apreensão recorde de cocaína em 2021

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma apreensão recorde de cocaína nas rodovias federais em 2021. Foram 40 toneladas. Esse número é 25% maior do que o último recorde, que foi apreendido no ano de 2020. Os dados estão presentes no Anuário 2021 da corporação, disponível no portal da PRF na internet. O estado de Mato Grosso foi o responsável por 32% das apreensões de cocaína pelo Brasil, em 2021. Além disso, foram apreendidos, no país todo, 1,7 tonelada de crack. É a maior apreensão desde 2013. O documento apresenta ainda outros números de combate à criminalidade, como os crimes ambientais. No ano passado mais de 24 mil animais silvestres que sofriam maus tratos e eram transportados de forma ilegal foram resgatados; e mais de 40 mil m³ de madeira apreendidos.