ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado: Prefeitura divulga atrações para o São Pedro dos Olhos D'água

Foto: Divulgação

A prefeitura Municipal de Brumado confirmou a realização do São Pedro do Bairro Olhos D'água nos próximos dias 1 e 2 de julho. No primeiro dia de evento, que acontece na Praça Donatila Meira Lobo, irão se apresentar: Jorginho dos Teclados, Celino e Banda, Leide e Daí e Lázaro Jacarine. No segundo dia, a programação conta com shows do forrozeiro Edgar Mão Branca, Cigano Cantador, Chris Pimenta e da banda Magnatas. A tradicional festa de São Pedro do Olhos D'água promete movimentar os brumadenses em dois dias de muita alegria e música boa.



Operação prende quatro pessoas envolvidas com crimes de pirataria virtual na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Durante uma operação nacional batizada de "404", em referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível, quatro homens foram presos na Bahia. Os mandados de prisão temporária foram executados na terça-feira (21) e, no ato, automóveis de luxo, computadores e documentos foram apreendidos. De acordo com informações da Polícia Civil, os presos foram levados para a sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, passaram por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e estão à disposição da Justiça. A operação foi realizada pelas polícias da Bahia,  Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco.



Caetité: Câmara abre CPI para investigar denúncias contra o prefeito

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caetité apresentou na terça-feira (21), um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contratação direta de serviço de transporte escolar municipal em 2022. As denúncias de improbidade administrativa foram feitas pelo vereador Jorge Magno de Carvalho Ladeia Júnior (PSDB) contra o prefeito Valtércio Neves Aguiar (PDT). A denúncia já foi protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Guanambi e 13 dos 15 vereadores da Casa Legislativa assinaram o requerimento, inclusive membros da própria bancada de situação. Segundo o parlamentar, a contratação direta, sem a devida licitação, destinou-se a atender projeto político e de poder do gestor. Durante a sessão, o vereador José Leonardo Fernandes Monteiro (PDT) disse, em seu pronunciamento na Tribuna Livre, que o prefeito está "tomando as providências devidas para sanar as irregularidades". Já o parlamentar autor da denúncia ironizou ao falar que o gestor "acha normal a contratação de amigos e parentes".



Brumado: Decreto proíbe venda de fogos de artifício em local não autorizado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último dia 20 de junho, a Prefeitura Municipal de Brumado emitiu um decreto proibindo a venda de fogos de artifício em locais não autrizados. Surpresos com a decisão, vendedores da região do Mercado Municipal, criticaram a decisão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Ao site 97NEWS, os ambulantes disseram que eles trabalham na localidade há vários anos. “Todo mundo aqui tem contas a pagar. Aproveitamos esse período pra fazer um extra”, disse um dos ambulantes. Eles ainda aproveitaram para dizer ao gestor que a prefeitura poderia se organizar e cobrar dos ambulantes um imposto para utilização da área, bem como oferecer aos mesmos um curso de segurança para manipular os fogos. “Eles poderiam se organizar e colocar a gente aqui ao lado do casebre. O prefeito só precisa olhar com bons olhos e ter cuidado com o trabalhador. Aqui todo mundo tem responsabilidade”, destacou. Os ambulantes têm até 72 horas para deixarem o local.



Receita Federal deixa de exigir autenticação de documentos

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Quem precisar solicitar serviços ou prestar algum tipo de esclarecimento para a Receita Federal não precisa mais autenticar os documentos de comprovação de informações. Para isso, bastarão cópias simples ou até mesmo digitais.  Os detalhes foram publicados em Instrução Normativa do órgão (veja). De qualquer forma o contribuinte deve ter os documentos originais sob sua guarda, a fim de serem apresentados caso seja necessário atestar sua veracidade. A autenticidade poderá ser verificada por meio da comparação com as bases de dados da Receita Federal, contato telefônico ou eletrônico.

 



São João com frutas e verduras é na Bete Fruits

Foto: Divulgação

Quer ter um São João saudável com frutas e verduras de qualidade? A Bete Fruits oferece os serviços de entrega em domicílio. Tudo em frutas, verduras, legumes, hortaliças, condimentos e especiarias em geral. Nesse tempo de pandemia e arboviroses, o bom mesmo e se manter em alta com sua saúde. E nosso lema é: Estar presente, levando ate você os nossos produtos como frutas, verduras, hortaliças  e especiarias em geral. Faça seu pedido pelo 77 99973-4328, e  receba sem precisar sair de casa. E ainda, escolha sua melhor plataforma de pagamento. WhatsApp: 77 99973-4328. Bete Fruits, Mercado Municipal, Brumado.



Após abrir processo administrativo contra colega, procuradora é agredida no interior de São Paulo

Foto: Reprodução

Depois da abertura de um processo disciplinar contra um colega, a procuradora-geral do município de Registro, no interior de São Paulo, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos, foi agredida pelo homem alvo do processo dentro da própria prefeitura, onde trabalha, e ficou com o rosto ensanguentado. A ação foi filmada por outra funcionária e mostra que o também procurador de 34 anos, desferiu socos e chutou a colega. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (20), por volta das 16h50. Segundo relatos, a agressão teria sido motivada pela abertura de um processo administrativo contra o procurador por conta de sua postura no ambiente de trabalho. Um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) do município. A procuradora estava trabalhando quando foi surpreendida pelo ataque. Segundo consta no BO, ele a agrediu primeiro com uma cotovelada na cabeça e continuou com socos no rosto. Segundo relato da vítima, ela teria tentado se defender e, inclusive, recebeu ajuda de uma funcionária que foi empurrada contra a porta e bateu as costas na maçaneta. Macedo ainda deu socos e chutes mesmo com outras duas funcionárias tentando contê-lo. Também é possível ouvir no vídeo que ele ofende a procuradora várias vezes. Em determinado momento, Gabriela conseguiu ser retirada da frente do agressor. Assim que ouviram os gritos, dois funcionários do setor jurídico foram até o local e conseguiram controlar o procurador. A procuradora relatou à polícia que o colega apresentava comportamento suspeito e que já havia sido grosseiro com outra funcionária do setor. Ela disse que cobrou providências, pois estava com medo de trabalhar no mesmo ambiente com ele. A procuradora informou ter enviado um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo. O processo administrativo foi instaurado na segunda-feira, dia da agressão. 



Governo do Estado anuncia pavimentação em mais 68 km de rodovias

Foto: Divulgação

As obras de pavimentação em um total de 68 km de rodovias baianas serão em breve realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Entre os trechos as serem asfaltados, os 39 km da BA-461, que liga o entroncamento da BA-460 até a localidade de Bunge, que passa pelo distrito de Bela Vista, e os 14,8 km do Centro Industrial dos Imbóres, em Vitória da Conquista. As ações beneficiarão o escoamento da produção agrícola e pecuária local no território baiano. Os serviços ocorrerão em seis regiões baianas, que são: Bacia do Rio Grande; Sudoeste Baiano; Bacia do Rio Corrente; Portal do Sertão; Baixo Sul e Chapada Diamantina. Os avisos de licitação saíram no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) da última quinta-feira (16). A próxima etapa, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, acontecerá até o final do mês de julho. Confira a lista das obras que tiveram o processo licitatório iniciados na quinta (16): Pavimentação da BA-461, em Luís Eduardo Magalhães, que liga o entroncamento da BA-460 até a localidade de Bunge, passando pelo distrito de Bela Vista. Extensão Total: 39 km; Recuperação e pavimentação do Centro Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista. Extensão: 14,8 km; Pavimentação dos acessos ao município de Cocos, que faz ligação com a BR-135. Extensão: 6,2 km; Pavimentação da BA-499, entre o povoado de Poço e Bonfim de Feira, em Feira de Santana. Extensão: 3,40 km; Pavimentação dos acessos à BR-101 e da travessia urbana das BA's 250 e 544, em Gandu. Extensão: 2,4 km; Pavimentação do Contorno Rodoviário de Barra da Estiva, na BA-142. Extensão: 2,3 km.



Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões nesta quarta-feira (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões no sorteio desta quarta-feira (22) pelo concurso 2.493. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, que fica na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa. Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá R$ 468,5 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir em imóveis, o prêmio é suficiente para comprar 280 apartamentos no valor de R$ 250 mil cada. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50. 



CCJ da Câmara aprova piso salarial para enfermagem

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição 11/2022, que dá segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Agora, o texto segue para a comissão especial, que deverá discutir a PEC antes de sua apreciação em plenário. A votação, ocorrida de maneira simbólica, só não foi unânime porque o partido Novo foi divergente. Já o deputado Bilac Pinto (União Brasil-MG) afirmou que a comissão especial deve definir qual será a fonte de custeio desse piso salarial. “Nós somos a favor, mas não podemos botar essa conta somente para as prefeituras e para os hospitais”, disse. A matéria foi proposta após senadores e deputados aprovarem o PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750. Pela proposta, esta será a remuneração mínima a ser paga nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. No caso dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.



Câmara chega a mais de 500 indicações no ano de 2022

Foto: Divulgação l CMB

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado chegou, na última sessão da casa legislativa, a 20ª Sessão Ordinária, a mais de 500 indicações realizadas pelos vereadores do município de Brumado em 2022. As indicações são de autoria dos vereadores Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Rubens Araújo, João Vasconcelos, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), José Santos (Santinho), César Bar, Tiago Amorim, Renato Santos e Luís Carlos Palito. As indicações legislativas funcionam como uma espécie de sugestão que o representante do legislativo faz para outros órgãos municipais. Elas são necessárias porque os vereadores, ao contrário do que muita gente ainda acredita, não podem executar e realizar obras, contratação de médicos e implantação de rede de esgoto. As atividades parlamentares são de legislar e fiscalizar. Isso quer dizer que o vereador atua como um representante dos moradores da cidade, com objetivo de fiscalizar e orientar o Poder Executivo Municipal para atender as necessidades da população. As indicações são feitas pelos vereadores e seus assessores a partir de observação do cotidiano na comunidade. Contudo, muitos cidadãos procuram os parlamentares para solucionar questões que podem ser levadas ao Executivo através de indicação. Elas são enviadas ao Gabinete do Prefeito e depois endereçada aos setores competentes, seja secretaria, diretoria ou fundação.



PM apreende fuzil, submetralhadoras e drogas avaliadas em R$16 milhões na Bahia

Foto: Divulgação

Cinco homens foram presos, na cidade de Iramaia, ao serem flagrados por militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central com um fuzil calibre 7,62, duas submetralhadoras calibre 40, quatro carregadores para submetralhadoras e drogas avaliadas em R$16 milhões, escondidas nos veículos em que estavam. O caso ocorreu por volta das 16h30 do domingo (19). A equipe, em apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF),  realizou a abordagem de um veículo Jeep Renegade e um caminhão, estacionados no pátio de um posto de combustível, quando  os ocupantes apresentaram excesso de nervosismo e se contradisseram sobre o motivo da viagem e destino. Os PMs localizaram o arsenal dentro do caminhão, juntamente com os 943 comprimidos de ecstasy,  3 mil porções de cocaína, 64 quilos da mesma droga, 12 quilos de crack, 2.283 tabletes de maconha e  mil pinos com a droga produzida em laboratório através de vários cruzamentos de tipos de maconha, o chamado skank. "Ações conjuntas são de suma importância, uma vez que a integração entre as forças de segurança propiciam resultados favoráveis como esses. Essa atuação faz parte das ações  preventivas com vistas à Operação São João. A droga, procedente do estado de São Paulo, tinha como destino a região de Santo Estevão e Feira de Santana e certamente iria irrigar o comércio ilegal de drogas nesse período junino", acrescentou o comandante da Cipe Central, major Ricardo José Souza e Silva. Todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Jaguaquara, assim como os homens, autuados por tráfico de drogas.



São João deve movimentar mais de R$ 550 milhões em cidades de 'médio porte', diz SDE

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE-BA) estimou que as festividades de São João movimentem mais de R$ 550 milhões entre os municípios de "médio porte". Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20), a SDE espera que as festas juninas gerem cerca de 40 mil empregos temporários. A secretaria destacou a alta nas procuras por produtos típicos da culinária durante o feriado de São João, principalmente em feiras e mercados municipais. “O comércio baiano está esperançoso! As festas juninas trazem ótimas oportunidades para atraírem ainda mais consumidores e aumentarem a receita do território baiano. O mês de junho impulsiona a venda de diferentes produtos para este mês, além de contribuir para o turismo nos municípios do Estado e gerar empregos nas regiões. É um momento de valorização cultural para a Bahia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes. De acordo com a SDE, os setores que mais se destacam com aumento no seu volume de vendas e de serviços prestados nesse período são as farmácias, padarias, lanchonetes, lojas de roupas e calçados; o de turismo, com a chegada de turistas de outros estados, por meio dos aeroportos e as hospedagens no segmento hoteleiro em todo interior; o setor de transportes com a grande procura por passagens áreas, vans e locação de veículos.



PF apreende mais de uma tonelada de cocaína na Bahia entre janeiro e junho de 2022

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de uma tonelada de cocaína entre os meses de janeiro e junho deste ano. O índice apresenta crescimento quando comparado ao do ano passado, que no mesmo período registrou 28,3 quilos de droga apreendida. Segundo a PRF, o número de apreensões de maconha e anfetaminas também cresceu em 2022. Enquanto em 2021 foram apreendidos 58 quilos da erva e 754 comprimido, no primeiro semestre deste ano o índice subiu para 696 quilos e 282 mil comprimidos, respectivamente. Segundo o inspetor da PRF, George Paim, os locais de maior dificuldade para encontrar drogas são dentro dos veículos de carga. "Nós temos tráfico em ônibus, dentro dos bagageiros e nas mochilas. E tem tráfico nos automóveis, que é mais complicado e mais complexo de encontrar. São drogas ocultadas em compartimentos de veículos de carga", explicou. 



20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado tem apresentação de textos importantes à comunidade

Foto: Divulgação l CMB

Nesta segunda-feira, 20 de junho de 2022, durante a 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, houve apresentação de projeto de lei, e aprovação de projeto de resolução, projeto de lei e dezenas de indicações. Estiveram presentes os seguintes edis: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, João Vasconcelos, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Tiago Amorim e Rubens Araújo. Depois, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse. A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Verimar do Sindicato, após as considerações finais dos vereadores, encerrou a sessão convocando para a próxima, que será realizada na segunda-feira, 27 de junho de 2022, em seu horário regimentar, a partir das 18h30.



Tanhaçu: Motorista perde controle de veículo após cair em buraco na BA-026

Foto: Divulgação

Um condutor de um veículo HB-20 perdeu o controle do automóvel após passar por um buraco na BA-026, na manhã de sexta-feira (17). Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, o condutor de 49 anos relatou que trafegava pela BA-026 trecho entre os municípios de Tanhaçu e Contendas do Sicorá, quando se deparou com um buraco, no qual bateu e perdeu o controle do veículo. O carro acabou saindo da pista, o condutor não sofreu ferimentos. O automóvel ficou parcialmente destruído e precisou ser guinchado.



Polícia apreende motocicleta clonada em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu uma motocicleta clonada, de cor amarela, cadastrada no sistema de mototáxi, em Salvador. Segundo a 34ª CIPM, a apreensão ocorreu na última sexta-feira (17), no bairro Mercado, em Brumado. Conforme a PM, o veículo apreendido tinha as mesmas características do original, mas com a diferença na cor da placa, sendo a apreendida cinza e a mototáxi trabalha com vermelha. A apreensão só foi possível ser realizada após o proprietário da motocicleta, em Salvador, ter acionado a Polícia Militar, devido a constantes multas que estavam chegando em sua residência da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. O condutor e a motocicleta clonada foram apresentados na Delegacia de Brumado.



Caculé: Homem mata a esposa com golpes de machado na cabeça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de domingo (19), por volta das 6h20, a Polícia Militar foi informada por populares que, no distrito de Várzea Grande, em Caculé, que um homem havia acabado de matar a mulher e se matar em seguida. Ao chegar na residência, no quarto, foi encontrado o corpo de Maria José Neves Gomes Rocha, 35 anos, com um corte profundo na cabeça. Em seguida, no quintal do imóvel, foi localizado o corpo do Nivaldo Santos Rocha, 51 anos, caído ao solo ao lado de um frasco que, possivelmente, continha veneno. No quintal também foi localizado um machado com manchas de sangue que, provavelmente, foi a arma utilizada para matar a mulher. A área foi isolada pela Polícia Militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos de Maria José e Nivaldo foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.



Ministério da Saúde deve liberar quarta dose contra a Covid para todas as pessoas acima de 18 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Saúde deve liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população adulta em 2022, segundo informações do jornal O Globo. A pasta avalia ainda, no entanto, se todas as faixas etárias serão contempladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se parte do grupo terá que se imunizar em clínicas particulares. Nesta etapa, as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca devem ser aplicados e o intervalo será de quatro meses contados a partir da terceira dose. "Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos" afirmou ao jornal o secretário-executivo, Daniel Pereira. O Ministério já aprovou a aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 50 anos e deve também baixar a faixa etária em pelo menos uma década. O anúncio oficial deve ser feito nesta semana, junto à publicação de uma nota técnica. A medida se baseia na recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI) e ocorre em meio à estagnação da vacinação contra a Covid-19 no país em todas as faixas etárias, especialmente nas crianças de 5 a 11 anos. 



Diesel fica mais de 6% mais caro na Bahia, após aumento da Petrobras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O óleo diesel passou a custar 6% mais caro na Bahia, no sábado (18), após o reajuste de 14,26% anunciado pela Petrobras na sexta-feira (17). Este é o 12º reajuste de combustível no estado, só este ano -- sendo o nove aumentos e apenas três reduções. De acordo com a Acelen, empresa constituída pelo grupo árabe Mubadala Capital para administrar a Refinaria Mataripe, o repasse para o consumidor será de 6, 4% no caso do diesel S10, enquanto o S500 chega a 6,5%. A gasolina não sofreu alterações.