ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado registra mais uma cura do Covid-19, o novo Coronavírus

Ônibus apreendido com motorista infectado com Coronavírus passará por desinfecção em Brumado

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Em vídeos da semana, Fabrício Abrantes fala sobre políticas para a família do campo e 'sentimento de mudança' em Brumado

BA-148: Motorista de caminhão surta e tenta invadir casas na comunidade de Fazendinha

Intenção de consumo cai para 18,3% na Bahia

Viatura da PM bate em muro durante perseguição em Licinio de Almeida

Valec e Exército assinam contrato para retomada das obras da Fiol em 60 dias

Mais de 21 mil litros de cerveja são apreendidos por sonegação fiscal em Conquista

Brumado registra 28 casos confirmados do Covid-19; 15 estão ativos

Operação conjunta da Policia Militar e Prefeitura fecha bares irregulares em Brumado

Brumado: Bombeiro Civil faz orientações de segurança com manutenção de gás de cozinha

Brumado: Motorista que testou positivo para Coronavírus é flagrado transportando passageiros na feira livre

Brumado: Moradores da zona rural preocupados com 'babas' e bares funcionando

Com os casos de dengue em alta, aumenta a procura por repelente nas farmácias de Brumado

Golpe: Jaques Wagner tem WhatsApp clonado por criminosos

Bahia prorroga vacinação contra a febre aftosa até 30 de junho

Câmara de Brumado aprova projeto de lei que altera horário de funcionamento de escolas em tempo integral

Brumado: Polícia Civil prende autores que matou Daiane de Jesus a pedradas

Brumado: Paciente natural de Ituaçu que testou positivo para coronavírus é transferida para Conquista


Queimar lixo: Um ato criminal e de desrespeito com o próximo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quase que diariamente, não é dificil ver um lixão ou um monte de entulho sendo queimado em algum bairro de Brumado, principalmente no final da tarde, quando várias nuvens de fumaça, e focos de incêndio, provenientes da queima de lixo, de galhos de árvores, de restos de móveis, entre outros materiais são vistos de longe. "Será que essas pessoas que adoram atear fogo aleatoriamente têm noção do perigo que correm, ou da consequência desse ato irresponsável no entorno?", questiona a moradora Jose que mora próximo ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado no bairro São José. "No meu bairro isso é frequente, vira e mexe sinto o cheiro de queimada, e vejo aquelas fagulhas invadir minha casa, sujar tudo, e aquela fumaça irritar meus olhos e gargantas", relata a moradora. Mas, esta é atitude é criminosa, e há punição quando denunciada. A queima que todos fazem de maneira corriqueira é considerada um dos grandes problemas ambientais e de saúde pública urbana, por isso é ilegal e sua punição é prevista na Leis de Crimes Ambientais, e nas Leis Municipais que combatem essa prática. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), a queima doméstica de resíduo domiciliar, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo de resíduo em quintais, é crime. A queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada para o cultivo de plantações ou formação de pastos, e não para deve ser feita nos centros urbanos. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo esta mesma Lei, queimar lixo (restos de comida, plásticos, borrachas, podas de árvores, folhas secas, etc) a céu aberto, dá multa que varia de R$ 500,00 a R$ 50 milhões, e a pessoa que fez o responsável poderá ser encaminhado até a delegacia de Polícia Civil, onde será aberto um procedimento criminal necessário. “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, e causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos a saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos” - Art. 54- Lei nº 9605/1998.” O ato traz inúmeras consequências sérias, como a possibilidade de gerar um incêndio no local. Outro fator, são os produtos químicos existentes no lixo, quando há queima do material, principalmente plásticos e borrachas, além de sujar, encher de fumaça, e poluir o ar, a fumaça lança no ar dezenas de substancias tóxicas juntamente com a fuligem. Essa fumaça que tanto nos irrita, ela está cheia de substancias cancerígenas provenientes da queima de dos plásticos, chamadas de dioxinas, além de outras causadoras do efeito estufa, e de doenças respiratórias. Os problemas respiratórios como: asma, bronquite, renite alérgica e outras doenças, que assolam principalmente crianças e adultos em períodos de baixa umidade atmosférica, se agravam ainda mais com a fumaça geradas nestas queimadas.



Comentários

  • zilma

    "verdade.... moro próximo ao IFBA..tb... TA FICANDO INSUPORTÁVEL.. todos os dias colocam fogo .. não da p fazer caminhada.. nem ficar em casa com janela aberta ... nossa respiração fica toda comprometida.. sem falar nos meus filhos doentes por conta dessa fumaça todos os dias..... providencias precisam ser tomadas.."

Deixe seu comentário