ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado: 'Barreira sanitária fica inviável devido a quantidade de acessos no município', afirma secretário de saúde

Barreira sanitária em Guanambi - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Desde que iniciou o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Estado da Bahia, municípios como Caetité, Guanambi e Malhada de Pedras, iniciaram suas barreiras sanitárias. Motoristas que tentam entrar nas cidades, passam por uma verificação, na qual prevê se estão com os sintomas do Covid-19, como febre, gripe e problemas respiratórios. Estas medidas fazem parte de Decretos municipais, que inclusive solicitam o fechamento de parte dos comércios locais. Em Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado, barreira montada desde o mês de março na entrada, motoristas passam por triagem. Agentes de saúde fazem monitoramento da temperatura do corpo com termômetro infravermelho. O monitoramento maior são nas pessoas que chegam de outros municípios da região. Em Brumado, este tipo de ação ainda não é realizada e vários questionamentos surgiram a Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Em entrevista ao 97NEWS, o secretário de saúde, Claudio Feres salientou que fica inviável realizar barreiras nas entradas da cidade. A argumentação, segundo o secretário, são os inúmeros acessos que o município possui na zona rural. "O município tem vários acessos, e nós fizemos um calculo, Brumado teria que ter no mínimo cinco equipes trabalhando, e não temos efetivo para isso. Sei que alguns municípios tem feito essas barreiras, fomos cobrados sobre isso, mas não temos tantos profissionais assim", informou. 

Barreira sanitária em Malhada de Pedras - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o secretário, com a demanda de profissionais na área de saúde, ele solicitou da 19ª Dires de Brumado um apoio, realocando servidores da Base Operacional de Saúde (BOS) para o município, mas o pedido foi negado. "Fiquei sabendo que profissionais da Dires daqui estavam sendo enviados a Vitória da Conquista para o combate a pandemia lá. Então de imediato, solicitei da diretora local, que deixassem esses profissionais aqui em Brumado para uma possível barreira. mas infelizmente a resposta que eu tive foi que eles estão levando os profissionais para o município vizinho", lamenta Claudio. Conforme o secretário, com acessos em comunidades rurais como: Samambaia, Tamboril, Campo Seco 2, Vila Presidente Vargas, Arrecife, Cristalândia e Itaquaraí, seria necessário uma equipe enorme para fechar essas entradas e criar barreiras de proteção. Ele ainda informou sobre o transporte clandestino que utilizam desses acessos para transportar passageiros de outros Estados. "Inclusive tivemos uma denúncia que um ônibus de São Paulo, entrou pelo distrito de Ibitira e saiu dentro de Ubiraçaba. Então é difícil", esclarece o secretário de saúde.



Comentários

  • Maura Matos

    "Que faça como a Cidade de Anagé, a Prefeitura fechou as entradas com onibus e/ou micro ônibus escolares, se não estou enganada, ficaram somente dois acessos à cidade.. Brumado não tem mais que meia-duzia de acessos, não ficaria difícil este controle. "

  • Carlito

    "Já deveriam estar fazendo a mais de um mês ,tem GM ,PM e funcionários do trânsito que deveriam estar fazendo isso , pois não tem muito o que fazer exceto na saúde ."

  • Otavio augusto de faria filho

    "Onde esta sendo utilizado os 800 mil que o governo enviou para ser usado na pandemia "

Deixe seu comentário