ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Em novo boletim, Sesau confirma mais dois casos de Covid-19; agora são 7 no total

Brumado tem 371 notificações de casos suspeitos da Covid-19; 18 foram descartados

Em boletim de fim de tarde, Bahia confirma 437 casos da Covid-19

Conquista: Em novo decreto, prefeito volta atrás e fecha comércio por 6 dias

Brumado: Sesau convoca médicos da rede privada para enfrentamento à pandemia do coronavírus

Brumado: Após duplicação de via, postes da Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães começam a ser removidos

Conquista: Em nota, Conselho de Saúde diz que município pode entrar em colapso com reabertura do comércio

Mesmo Brumado estando fora da lista de cidades que oferecem 'alto risco' de propagação do coronavírus, governo recomenda que 'fiquemos em casa'

Prefeito de Conquista reabre comércio em turnos escalonados

Bahia regista décimo óbito pelo coronavírus (Covid-19)

Coronavírus: Com apoio de órgãos da prefeitura, Guarda Civil continua intensificando fiscalização em Brumado

Brumado: Rotary doa 7600 máscaras para a prefeitura municipal; material será entregue à famílias carentes

Brumado: Juizado Especial doa R$ 50 mil para combate ao coronavírus (Covid-19)

Brumado: Com igrejas fechadas, católicos acompanham missa do 'Domingo de Ramos' pela rádio e internet

Cristãos se ajoelham nas ruas de Brumado para orar contra o coronavírus

Brumado: Município se inscreve no programa 'O Brasil Conta Comigo' para ampliar combate ao coronavírus

Brumado: Prefeitura distribuirá 3800 cestas básicas à alunos da rede municipal

Solidariedade: Caminhão carregado com limão tomba em Brumado e população ajuda motorista a recuperar carga

Brumado: Boletim fecha o domingo com 354 casos suspeitos de Covid-19

Mais um hotel é autuado em Brumado por descumprir Decreto de combate ao coronavírus


Rui Costa diz que busca recursos para obras da 2ª etapa da barragem e Esgotamento Sanitário de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na cerimônia de assinatura para ordem de serviço da Policlínica Regional ocorrida na última segunda-feira (16), em Brumado, o governador Rui Costa respondeu vários questionamentos da imprensa brumadense. Entre eles, a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, que atualmente possui a capacidade de armazenar 17 milhões de metros cúbicos, e se for ampliada, poderá receber até 36 milhões de metros cúbicos. Questionado sobre o assunto, Rui Costa foi cauteloso e culpou o governo federal por bloquear empréstimos à governadores de Estados. "Com essa postura do presidente da república, a situação na minha opinião só se agrava. Então eu não vou prometer fazer tudo de vez, porque não é meu estilo fazer tudo de vez como se o estado tivesse dinheiro. Não tá sobrando dinheiro, tá faltando", disse em seu pronunciamento. Mesmo assim, Rui declarou que está buscando financiamento internacional para obra e reestruturando a Embasa para cumprir o compromisso de ampliação de cota da barragem, para aumentar o volume de água. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro assunto cobrado pela imprensa local foi a inauguração do presídio, no qual há alguns anos esteve impedido de receber presos devido uma ação na Justiça do Trabalho. Em sua justificativa, o governador declarou que finalmente conseguiu, junto a Justiça, dar um pontapé no processo para que o presídio de Brumado comece a funcionar. “Saímos do impasse judicial que impedia a contratação de mão de obra para unidade e, agora estamos concluindo o processo de licitação para contratar a empresa que irá fazer a gestão da unidade prisional de Brumado", esclareceu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por fim, um dos assuntos mais questionados pela população, o tão sonhado esgotamento sanitário da cidade, que há décadas joga seus rejeitos no Rio do Antônio, um dos principais e mais importantes afluentes do município e, que hoje, se encontra morto e apenas recebe o esgoto da cidade. Sobre esse assunto, o chefe do executivo estadual  disse que o governo do Estado está limitado na aquisição de crédito e tenta com a Embasa, até mesmo com a venda de ações e empréstimos com bancos, fazer planejamentos e ampliar investimentos neste setor. "O que nós estamos fazendo neste momento é todo um planejamento de custos, para que de um lado, através das ações de venda da Embasa, que serão 40% delas, possibilitando a capitação de R$ 4 bilhões, sendo aplicados os 100% em projetos de água e esgoto. A outra medida, será através de empréstimos, para que possamos assumir este compromisso não só em Brumado, mas em outros municípios", afirmou Rui Costa.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comentários

  • Amaury

    "Discordo do governador Rui Costa, em governos passados do PT na esfera federal, ninguém se importou com a elevação da Barragem de Cristalãndia, as cobranças haviam, mas ao invés do PT usar o dinheiro do Fundo de Amparo do TRabalhador (FAT) para gerar empregos e melhorias para os Brasileiros o BNDES financiou grandes obras em outros países, só para lembrar foi construído um porto em Cuba e metrô na Venezuela e aqui em solo Baiano nossa FIOL e a construção do porto Sul parou por falta de recursos desempregando milhares de pessoas, no total o BNDES emprestou para de 55 bilhões de reais para diversos países aliados do PT, fica a pergunta como um partido que tem em seu slogan a defesa do trabalhador, e na prática desempregou milhões de brasileiros aqui e usou o dinheiro público para gerasr empregos em outros países em sua gestão."

Deixe seu comentário