ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Secretaria de Educação divulga lista de alunos contemplados no sorteio eletrônico da rede municipal de ensino; Veja

Duplo homicídio é registrado na tarde desta terça-feira (21) em Aracatu

Saiu mais um ganhador do 'Show de Prêmios' da Locar Rápido!

SMTT realiza mudanças no sentido de via nas Travessas Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão, centro de Brumado

Brumado: Secretaria de Educação realiza sorteio eletrônico de matrículas para rede municipal 2020

Brumado: Polícia Militar recupera mais uma motocicleta roubada

Crimes contra o patrimônio lideram ranking de registros em Brumado

Número de casos suspeitos de intoxicação por cerveja sobe para 21; 4 mortes já foram confirmadas

Endocrinologista Pediátrica da Clínica Mais Vida fala sobre os cuidados com as crianças diabéticas no retorno às aulas

Ônibus da empresa Novo Horizonte pega fogo e passageiros saem às pressas de veículo

Meteorologia prevê possibilidade chuva esta semana em Brumado e Região

Vitória da Conquista

RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Rio de Pires: Polícia localiza explosivos e suspeito morre em confronto

Lagoa Real: Acidente na BA-940 deixa uma pessoa morta e três feridas

Conquista: Carga de gado avaliada em mais de R$ 60 mil é recuperada pela polícia

Brumado: Motorista foge de abordagem policial e é detido com drogas e veículo com restrição


Brumado: 'Zitim do Bahia', um mito no futebol brumadense

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nascido em 1933 na cidade de Milagres, no Vale do Jequiriçá, Zezito Brito, o "Zitim do Bahia" com 86 anos acumula muita história no futebol de Brumado. A reportagem do 97NEWS esteve na casa do brumadense de coração e ouviu as histórias do Zitim, que foi um dos fundadores do time amador mais querido do bairro Dr. Juracy, o Bahia. Defensor ferrenho da modalidade esportiva, Zezito conta que assim que chegou na Capital do Minério resolveu junto com outros colegas montar um time, isso no fim da década de 70 para 80. "Esse time foi criado pelo finado Firmino e os filhos, por mim e minha mulher. Ai nasceu o Bahia, que foi tomando conta e se espalhando pela cidade, onde todos tinha respeito pelo Bahia", conta Brito. Também apaixonada pelo futebol, a esposa de Zezito, a dona Matilde Oliveira relata que o Bahia tinha uma energia contagiante quando chegava para jogar. "Era tanta torcida. Lembro de uma época que teve um jogo aqui no bairro e o time inteiro com a torcida saiu da minha casa em fila e foi para o campo, foi muito lindo", relembra Matilde. Para Zitim, o Bahia é um time de muitas glórias e alegrias, o que segundo ele, contribuiu muito para o futebol brumadense. "Em qualquer lugar desse sertão baiano, o nome de Brumado é lembrado por conta do Bahia", declarou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com uma galeria de troféus na sala de casa, Zezito lembra de cada um deles, sua história, cidade e momentos inesquecíveis que não saem da memória. "Nós temos aqui troféu de Rio de Contas, Dom Basílio, Brumado e outras cidades que o Bahia passou e venceu campeonatos por ai a fora. Tem muita história meu filho", lembra o treinador do Bahia. Sobre o futebol atual, Zitim como não tem "papas na língua", declarou. "O futebol de hoje acabou, a meninada hoje não quer nada não, muitos são mercenários jogam por dinheiro, não tem amor pelo futebol", afirmou. Sem atuar por vários anos, a novidade é que o Bahia poderá voltar à campo nos próximos anos, mas segundo seu Zezito, ele ainda estuda a proposta feita por um amigo dele. "Estão querendo voltar com o Bahia, mas estamos avaliando. O Bahia tem história, e eu não quero voltar só por voltar, tem que ser um time de coração", disse o desportista. Ainda sobre o amor ao clube, Zitim conta que sente saudades da época que o time jogava pela camisa, pela cidade de Brumado em jogos fora da cidade. "O Bahia está no meu sangue, na minha vida[...] me emociono quando revejo as fotos os troféus, quando alguns torcedores contam do Bahia de antigamente", se emociona Zitim, que ainda guarda uniformes, bolas e chuteiras do time. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comentários

  • Alex Sander

    "Bom dia a todos! Deixo minha indignação ainda na escolha ao deixar de ser homenageado a pessoa do Sr. Zezito (Zitin do Bahia) ao estádio do nosso município, assim dando um nome a pessoas que nunca fizeram por merecer tanto, apenas por ser uma pessoas de poder aquisitivo. "

  • Quelle Brito

    "Parabéns pela matéria! Sr. Zito fez e ainda faz muito pelo futebol Brumadense. "

Deixe seu comentário