ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Morre aos 73 anos, uma das personalidades mais conhecidas de Brumado: 'Zé Borracheiro'

Quatro motoristas de aplicativos são torturados e assassinados na Bahia

Brumado: PETO apreende jovem com corrente de ouro roubada e drogas no bairro Baraúnas

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Contendas do Sincorá: Policiais civis da 20ª Coorpin prendem falsa médica que atuava de forma ilegal na Região Sudoeste

Brumado: Idoso morre ao ser atropelado por moto no bairro São Jorge

Brumado: Golpistas usam nome de mulher que teve casa incendiada no Brisa 1 para pedir no comércio

CICOM de Brumado auxilia no resgate com casal de turistas perdidos em trilha da Chapada Diamantina

Brumado: Em visita a comunidade de Campo Seco, Fabrício Abrantes diz que vai priorizar a zona rural

Brumado: 'Nem abaixo assinado resolveu', dizem moradores do Apertado do Morro cobrando melhorias para o bairro

Brumado: Prefeitura concede alvará para início das obras da faculdade de medicina

TSE aprova normas para Eleições Municipais em 2020

Brumado: Bandido se passa por paciente, fica em fila e tenta roubar idoso

Clínica Master realizou workshop: ‘Saúde Ocupacional e o Faturamento de Sua Empresa’

Brumado: Em busca do selo Unicef, audiência pública debate o papel de meninas e mulheres como líderes

Adolescentes são suspeitos de estuprar menino de 7 anos em banheiro de escola em Vitória da Conquista


Brumado: Pacientes do TFD relatam falta de banheiro em ônibus que faz linha para Salvador; Sesau diz que vai resolver situação

Foto: Ilustrativa

Pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), de Brumado, que fazem exames e outros procedimentos médicos em Salvador e Vitória da Conquista, relataram que um dos ônibus em que são transportados não possui banheiro. Segundo eles, o motorista tem que parar na rodovia para os pacientes fazer as necessidades. "Não é em todos os ônibus, mas tem um que quando eles [prefeitura] colocam para levar a gente, não tem banheiro", relata um paciente que não quis se identificar. Ainda segundo os pacientes, além do sofrimento com o tratamento, eles tem que passar por um constrangimento desses. "Muitos de nós retornamos com dores, ânsia de vômito e precisamos sempre ir ao banheiro, mas nem sempre o ônibus que eles fornecem tem o sanitário", afirma outro paciente do TFD. De acordo com os usuários, alguns pacientes que estão com câncer e fazem a radioterapia ou quimioterapia são os que mais sofrem. “A secretaria de saúde tem conhecimento da situação”, declarou uma das acompanhantes. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o ônibus do TFD sai todos os domingos, terças e quintas-feiras a noite e, retorna de Salvador às segundas, quartas e sextas-feiras. "Esse ônibus tem ar-condicionado, banheiro conforme reza o contrato. O que acontece é que, as vezes nós temos pacientes que viajam para Salvador nas segundas e quartas, que são ônibus extras, que é quando a gente atinge um número máximo de pacientes, e ai, mandamos um segundo veículo, e nesse ônibus, realmente não tem banheiro", afirma Claudio Feres, secretário de saúde. Ainda segundo ele, a partir do mês de dezembro, em acordo com a empresa terceirizada da prefeitura, serão ampliadas as paradas para este tipo de veículo. "Nós vamos realizar paradas de uma hora, e vamos pedir a empresa que faça um relatório fotográfico de cada local de parada e vamos afixar no TFD do município para todos os pacientes verificarem as paradas", esclareceu Feres. De acordo com o secretário, além dessas paradas programadas, se por algum motivo o paciente precisar, como em casos de emergência, a empresa está determinada a realizar. "O ônibus não vai parar apenas nesses locais definidos, se em algum caso de emergência o paciente precisar, o motorista está autorizado parar, tanto o micro-ônibus sem banheiro como o que tem o sanitário", disse o secretário de saúde do município.



Comentários

  • Amaury

    "Bom dia Secretário, Se o contrato regue que os veículos tem banheiro, não justifica os carros extras não ter aí é quebra de contrato, é obrigação do prestador do serviço colocar a serviço veículos que obedeça o contrato, se não faça locação para atender o contrato. - Vereadores pronunciem sobre o tema e cobrem o cumprimento do contrato."

Deixe seu comentário